Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 06 de fevereiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/06-02-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

05-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/05-02-2014.htm

04-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/04-02-2014.htm

03-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/03-02-2014.htm

01-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/01-02-2014.htm

31-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/31-01-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Nos serviços de cura

 

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Cartas do Coração. Primeira Parte - Doutrina Cristã em Prosa. Página 45.

 

Não basta rogar ajuda pra si, é indispensável o auxilio aos outros.

Não vale a revelação de humildade na indefinida repetição dos pedidos de socorro, é preciso não reincidirmos nas faltas.

Não há grande mérito em solicitarmos perdão diariamente, é necessário desculparmos com sinceridade as ofensas alheias.

Não há segurança definitiva para nós se apenas fazemos luz na residência dos vizinhos, é imprescindível acendê-la no próprio coração.

Não nos sintamos garantidos pela certeza de ensinarmos o bem a outrem, é imperioso cultivá-lo por nossa vez.

Não é serviço completo a ministração da verdade construtiva ao próximo, preparemos o coração para ouvi-la de outros lábios, com referência às nossas próprias necessidades, sem irritação e sem revolta.

Não é integral a medicação para as vísceras enfermas, é indispensável que não haja ódio e desespero no coração.

Não adianta o auxílio do Plano Superior, quando o homem não se preocupa em retê-lo, antes de tudo, é preciso purificar o vaso humano para que se não perca a essência divina.

Não basta suplicar a intercessão dos bons, convençamo-nos de que a nossa renovação para o bem, com Jesus, é sagrado impositivo da vida.

Não basta restaurar simplesmente o corpo físico, é inadiável o dever de buscarmos a cura espiritual para a vida eterna.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Liceu  Coração de Jesus. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Depoimento

Regina Zanella, de Votuporanga, SP,

 fala de sua iniciação espírita em território italiano

 

Em cada pais, o Espiritismo pode ter conotações diversas, desde pequenas diferenças, até comparações esdrúxulas, que nem imaginamos.

Assim foi a minha experiência na Itália, quando me tornei espírita.

E porque me tornei espírita, morando no exterior?

Porque em um dado momento comecei a ouvir vozes, pedi ajuda, e me internaram em um hospital psiquiátrico. Ninguém sabia o que eu tinha, ou melhor, foi diagnosticada esquizofrenia e algumas outras denominações que não me recordo.

Na verdade, esta situação havia sido prevista por um frei franciscano, que mais tarde soube ser ele médium. Havia dito que eu estava correndo risco de vida, que me sentiria como Joana D’Arc, e isso uma semana antes de eu ser internada.

No momento não havia compreendido tratar-se das “vozes”.

Tive alta em brevíssimo tempo, contrario as primeiras diagnoses que diziam que eu ficaria ali durante anos. Os médicos ficaram sem entender a minha “cura”, repentina.

Melhorei porque  sonhei com minha avo materna, dizendo que eu não tinha nada e que não tomasse mais os remédios, para me recuperar mais rápido, pois eles estavam me drogando.

Eu vivia em duas dimensões contemporaneamente, com “visões”.

Outro motivo: minha família, católica, procurou ajuda em um centro espírita no Brasil, e um grupo de médiuns fez um atendimento de desobsessão.

Desde então, passaram-se 20 anos.

Entrei na Doutrina para transformar a minha vida, para transformar eu mesma, e assim a Doutrina entrou em mim.

Quando comecei a falar de Espiritismo na Itália, as pessoas ficavam com medo de mim.

Os anos passaram, mas eu não fechei a minha boca.

Encontrei um modo de dialogar, de me explicar, trazendo serenidade e segurança para as pessoas.

Para quem compreendia, eu falava abertamente, para quem ainda não estava preparado, eu ia contornando, falando, explicando, consolando.

Não sou um exemplo, mas cheguei onde queria: transmitir a mensagem espírita no meio em que vivo, e não importa se é a Itália, onde o Espiritismo era conhecido como magia, prática negativa e que ainda causa medo em muitas pessoas, certamente em numero menor  de pessoas que há  20 anos atrás.

Não graças a mim, mas porque os tempos estão mudando, as pessoas estão procurando respostas, sedentas de conhecimento…

Ainda é difícil em certos ambientes falar de Espiritismo, mas hoje já podemos falar de reencarnação, por exemplo, que até ontem era como falar de uma aberração, e isso é uma conquista.

Falei de Espiritismo onde me foi dada a oportunidade, até chegar aos mais comuns meios de comunicação.

Quinta-feira, dia 30 de janeiro, levaram ao ar, em um programa para jovens, que fala de Mistério, uma reportagem feita na nossa casa espírita, onde não encontraram Mistérios, mas, esclarecimento.

Ver a tv italiana, em uma casa espírita, relatando com naturalidade fenômenos mediúnicos, falando de espíritos, etc. e transmitindo a noticia como um fato, nem mesmo eu nos momento de maior otimismo poderia esperar.

Alias, nesta transmissão, a única coisa que não era um Mistério, era o Espiritismo.

Mas, é possível falar de Espiritismo, sem falar a palavra Espiritismo?

Sim, se necessário, por via do ambiente, da cultura e com resultados favoráveis a Doutrina e a sua divulgação.

Abriram uma porta, e nós entramos.

link video: https://vimeo.com/85816211

A  entrevistada Regina Zanella à esquerda

Entrevista levada ao ar em 30/01/2014.  A apresentação de Pintura Mediúnica com Florêncio Anton

que consta da entrevista se deu em  janeiro de 2013. O programa foi visto por 2 milhões de telespectadores

 

 

Entrevista de Divaldo Franco concedida

a CNT programa Márcia Peltier

 

 

Entrevista que Divaldo concedeu à CNT em 17 de setembro de 2013 e que foi  reprisada dia 04/02, no programa Márcia Peltier Entrevista, em razão da excelente temática abordada, com elogiosas  referências ao atual Papa, procedimentos necessários na conduta mental, a fim de termos saúde, e questões variadas , de real interesse a todos nós. São os constantes esforços desenvolvidos por esse querido baiano, que lhe traduzem a grandiosidade do amor, evidenciado por seus esforços constantes por uma Humanidade melhor.

     Abraços,

               Jorge Moehlecke

                       http://www.youtube.com/watch?v=rgUPHSVycnM

 

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Registro: FEB Comemora 130 anos na Sede Histórica:

Na manhã do dia 1º/2/2014 foi desenvolvido o Seminário “130 anos da FEB e 180 anos de nascimento de Bittencourt Sampaio”, na Sede Histórica (Ab. Passos, 30) no Rio de Janeiro. Compareceram o presidente, as vice-presidentes Edna Fabro e Maria de Lourdes Pereira de Oliveira e os diretores Affonso Soares, Regina Lúcia de Souza Barbosa Rodrigues, Tânia de Souza Lopes, Célia Maria Rey de Carvalho e Roberto Fuina Versiani; diretores do CEERJ, Cruzada dos Militares Espíritas, Rádio Rio de Janeiro, dirigente do Grupo da Fraternidade Espírita Bittencourt Sampaio (Aracaju, Sergipe) e público do Rio de Janeiro. Houve apresentação da modinha “Quem Sabe” – letra de Bittencourt Sampaio e música de Carlos Gomes - interpretada por Luiz Bonfim (cantor lírico) e Regina Lacerda (tecladista). A mesa foi coordenada pela diretora Regina Lúcia e integrada pelo presidente da FEB, vice-presidente Maria de Lourdes Pereira de Oliveira, diretor do CEERJ Humberto Portugal e a palestrante Marisa Priolli. O presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho fez um retrospecto desde a origem da FEB e a sua trajetória, relacionando com o trabalho do pioneiro Bittencourt Sampaio, até chegar ao momento atual da Entidade. Marisa Priolli discorreu sobre a biografia de Bittencourt Sampaio, com foco, nos versos de seu livro A Divina Epopéia (Ed.FEB) e uma análise inédita de mais de 300 mensagens espirituais do homenageado, destacando a presença constante de algumas palavras-chaves. Na Exposição dos 130 anos da FEB foram apresentadas as novas telas (do pintor Napoleão Figueiredo), de: Bittencourt Sampaio, Augusto Elias da Silva, Leopoldo Cirne e Frederico Júnior. Houve distribuição da edição de fevereiro de Reformador, com homenagem a Bittencourt Sampaio. O evento foi transmitido ao vivo pela TVCEI. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

Sede histórica da FEB, Rio de Janeiro. Diretores presentes

FEB. Sede histórica. Abertura do evento  pela diretora Regina

Evento na sede histórica da FEB no Rio de Janeiro. Palestra por Cesar Perri

Evento na sede histórica da FEB, Rio de Janeiro. Parte do público

Apresentação da música “Quem sabe”. Evento na FEB, Rio de Janeiro.

Palestra proferida por Marisa em evento na sede histórica da FEB. Rio de Janeiro

Exposição na FEB Rio. 130 anos. Em primeiro plano tela retratando Bittencourt Sampaio

Exposição com novas telas na sede histórica da FEB. Rio de Janeiro, RJ

 

 

Informações da SEEJA-

Sociedade de Estudos Espíritas Joanna de Angelis. Viena, Áustria

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

Evento em Moçambique

Em sequência a viagens de apoio e intercâmbio a Moçambique, no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, esteve em Maputo o colaborador da Federação Espírita Brasileira Jorge Godinho, em atividade representativa da FEB e do Conselho Espírita Internacional. A programação foi organizada pela UNEMO – União Espírita de Moçambique, que incluiu reuniões de diálogo, visitas à sede e a atendimentos de fitoterapia em região periférica da capital e seminário. Este, sobre o tema “Mediunidade e escolhos da mediunidade” foi desenvolvido em vários módulos ao longo de dois dias e com 28 participantes. Godinho iniciou há alguns anos na sede da FEB um grupo de apoio vibratório aos irmãos que passam por resgates dolorosos no Continente Africano, conhecido pela sigla GRAAPA e que se reúne semanalmente na FEB. Informações: [email protected]

 

 

 

 

Encontro: O Futuro do Espiritismo

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Cobem - DIJ - Departamento Infância e Juventude –

 Inscrição para a Evangelização. Salvador, BA

 

Departamento de Infância e Juventude da
 Cobem inscreve para a Evangelização

  ‘Vivendo o Evangelho na Comunidade Espírita’ é o tema da Evangelização deste ano na Casa de Oração Bezerra de Menezes (Cobem), centro espírita que funciona há 45 anos no bairro Daniel Lisboa, em Brotas, na capital baiana. O trabalho desenvolvido pelo Departamento da Infância e Juventude (DIJ) começa no dia 15 deste mês e será realizado durante todo o ano, aos sábados, a partir das 14h30. Neste sábado (8), das 14h30 às 16h, a equipe do DIJ permanece de plantão para realizar as inscrições voltadas aos grupos da Infância (zero a 5 anos), Pré-juventude (11 e 12) e Juventude (13 a 21). A Cobem disponibiliza ainda para o público adulto, o Grupo de Família, que funcionará no mesmo horário das atividades do DIJ, com o objetivo de apoiar os pais que acompanham seus filhos à Evangelização e também as pessoas interessadas em estudar as questões do âmbito familiar.

 03/02/14

Equipe de jornalistas voluntários da
Assessoria de Comunicação da Cobem
Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - BA 
Telefone  
(71) 3356 -0256

 

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

 Tel.: (71) 33560256

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Programação do Centro Espírita Seara do Mestre

São Paulo, SP

Reuniões Públicas - SEMANA COMEMORATIVA DE 52 ANOS DO SEARA DO MESTRE

 

Reuniões Públicas

4/02/14

ter

20h

 

Allan Vilches

 

O HOMEM DE BEM

 

 

 

 

 

 

 

7/02/14

sex

20h

 

Manolo Quesada

 

CAMINHOS DA FELICIDADE

 

8/02/14

sab

9h

 

Antonio Carlos Valim

 

ENFOCANDO 2 MUNDOS OS FÍSICO E O EXTRA FÍSICO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8/02/14

sab

15

 

Dr Adão Nonato

 

tema livre


--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

Av. São João, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr. no

Centro Espírita Aprendizes do Evangelho. São Caetano do Sul, SP

 

Imagem inline 1

(Informação recebida em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

CONJEB- Confraternização de Juventudes Espíritas do Estado da Bahia. Feira de Santana, BA

 

CONJEB - CONFRATERNIZAÇÃO DE JUVENTUDES ESPÍRITAS DO ESTADO DA BAHIA

 

 

Estão abertas as inscrições para a 27ª edição da Confraternização de Juventudes Espíritas do Estado da Bahia, a CONJEB. As inscrições serão realizadas por meio virtual, através de cadastro através do link www.conjeb.agencia7bahia.com .


Os coordenadores de juventudes e mocidades são responsáveis por inscrever sua instituição. Após esse cadastro, os jovens interessados a ir para o evento devem se inscrever para que o coordenador de sua juventude aprove seu cadastro.

A CONJEB acontecerá nos dias 01 e 04 de março de 2014 na cidade de Feira de Santana (BA). A CONJEB é administrada pela Coordenadoria de Infância e Juventude (CIJ) da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB).

NÃO PERCA TEMPO! GARANTA SUA INSCRIÇÃO!

Baixe aqui o tutorial de como se inscrever para a CONJEB  

Mais informações:
Coordenadoria de Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado da Bahia (CIJ FEEB)
Endereço: Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110 - Bela Vista de Brotas. Salvador – BA CEP: 40279-140
Telefone:
71 3359-3323/ 71 9197-3519/ 71 9670-9995
E-mail:
[email protected]
Blog: 
www.cij-feeb.blogspot.com

 

Imagem inline 1

(Informação recebida em emails de  ASCOM COBEM3 [[email protected]] e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Promoção da USE Intermunicipal Bauru – Pizza semipronta.

 Bauru, SP

 

Pizza semipronta 

R$15,00 

Sabores: Muçarela - Presunto e Muçarela - Calabresa

Dia:  15/março – sábado - das 10 às 18 horas

 

Local de entrega: Estacionamento do C.E. Amor e Caridade
Rua 7 de Setembro, quadra 8 – Bauru


Informações: Livraria Espírita – tel. 3227-0770
Vales à venda nas Casas Espíritas e na sede da USE - Rua Virgilio Malta, 7-60

Promoção: USE Intermunicipal Bauru – Depto.FEIRAMOR
www.facebook.com/USEintermunicipalbauru

www.facebook.com/FEIRAMOR

 

 

Vamos compartilhar com nossos amigos online e prestigiar mais essa Promoção daUSE Bauru e Feiramor - União das Sociedades Espíritas Intermunicipal Bauru

 

Fátima Antunes

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

 

 

 

Ponte da vida

 

Uma companhia de seguros aliou-se ao governo da Coreia do Sul para começar uma campanha publicitária específica, numa das pontes mais importantes de Seul, a capital, que, assim, transformou-se de ponte da morte em ponte da vida.

A Coreia do Sul é um dos países com maior taxa de suicídio do mundo, e a Ponte Mapo registrava média de vinte e uma mortes por ano.

Para solucionar o grave problema, o governo estudava duas alternativas: construir um muro ou fechar a ponte.

Até que surgiu uma terceira alternativa: realizar uma campanha publicitária a favor da vida, de tal modo que mensagens fizessem com que as pessoas pensassem duas vezes, antes de tomarem a medida extrema do suicídio.

A Companhia Corretora de Seguros criou parceria com publicitários, psicólogos e ativistas de prevenção ao suicídio, para que frases inspiradoras fossem criadas.

Na sequência, painéis luminosos de led com sensores foram instalados ao longo de mais de dois quilômetros, fazendo com que eles acendam, conforme os transeuntes caminham pela ponte, possibilitando que as pessoas leiam frases como:

Vá ver as pessoas de quem você sente saudade.

Os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir.

Como você gostaria de ser lembrado?

A campanha teve início em setembro de 2012. Até dezembro do mesmo ano, ou seja, no período de três meses, a taxa de suicídio na ponte diminuiu 85%, merecendo a campanha premiação especial do conhecido Festival Internacional de Cinema de Cannes. 

*   *   *

Embora a campanha possa ter, inclusive, um viés comercial, como afirmam alguns, considerando o envolvimento de uma corretora de seguros, o que ressalta é o efeito: muitas mortes voluntárias foram evitadas.

E isso é o que mais importa: a demonstração de que um ser humano se preocupa com outro ser humano, seu irmão.

O suicídio é dos mais graves delitos que o ser humano possa praticar. Diz, com sua atitude, que despreza a vida que a Divindade lhe conferiu e joga fora a oportunidade de crescimento individual.

Insurge-se contra o Criador Supremo, cortando, de forma voluntária, o fio da existência.

Se você está a ponto de atentar contra a própria vida, pense um pouco: O que está acontecendo que o faz alimentar esse desejo?

*   *   *

Se você perdeu o amor, o emprego, uma oportunidade preciosa, pense que nada melhor do que aguardar um pouco mais, porque tudo passa.

O escuro painel da desesperança que hoje sombreia as suas horas, logo mais se dissipará.

Pense que após a escuridão da noite, sempre surge a gargalhada da esplendorosa madrugada. E, logo mais, o sol, as cores.

Portanto, deixe que as horas da noite se escoem, aguarde a madrugada risonha e se permita viver o alvorecer de um novo dia.

Tudo se modifica rapidamente: o clima, as situações, as dificuldades, os problemas.

Aguarde o amanhã, confiante. Não abandone a vida hoje. A esperança se encontra à janela, sorridente, aguardando seu olhar.

Pense nisso. A vida, por mais rude, merece ser vivida em plenitude, dádiva do Pai amoroso e bom.

Redação do Momento Espírita.
Em 5.2.2014.

 

(Copiado do site Feparana)

 

Ponte Mapo:

http://www.redbubble.com/people/dean0000/works/7908957-mapo-bridge-seoul-korea

 

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]