Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/26-02-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

25-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/25-02-2014.htm

24-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/24-02-2014.htm

22-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/22-02-2014.htm

21-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/21-02-2014.htm

20-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/20-02-2014.htm

 

 

 

 

Atenção

Considerando os feriados e dependendo da demanda poderemos suprimir o envio do email quando for o caso. Grato. Ismael Gobbo

 

 

 

 Patriotismo

 

 

Patriotismo é definido como o amor à pátria, qualidade de patriota, que é a pessoa que ama a pátria e procura servi-la.

Quase sempre, quando o vocábulo é dito, se pensa nos heróis, que deram a sua vida em campos de batalha. Na história dos países, são recordados aqueles que lutaram pela liberdade, os que deram o sangue por direitos dos cidadãos, os que defenderam a honra da pátria, em grandes feitos.

A História lhes registra os nomes e apregoa os atos. Os considerados grandes patriotas têm seus nomes assinalados no panteão dos heróis.

Recordamos que o grande compositor Giuseppe Verdi, que viveu os dias de uma Itália oprimida, se serviu da sua música para insuflar o veio patriótico em um povo que parecia adormecido.

Sua ópera Nabuco, que narrava a escravidão do povo judeu e sua libertação, levantou os brios nacionais de tal forma, com o extraordinário Vá pensiero, que esse passou a ser cantado pelo povo como símbolo de uma liberdade a ser buscada.

Verdi, mesmo sob a censura severa que sofreu, continuou, servindo-se da sua arte, a gritar pela liberdade, a lembrar aos seus irmãos a riqueza e a honra de ser livre.

A ópera A Batalha de Legnano lembrou aos italianos a que fora travada contra os germanos do norte, em 1176; Os lombardos na Primeira Cruzada surgiu como incentivo à luta contra a ocupação dos austríacos, em toda a parte lombarda da Itália.

A ópera Joana d’Arc lembrava aos italianos a luta dos franceses contra a ocupação inglesa no século XV.

O compositor e maestro, em 1861, foi eleito deputado de uma Itália que ressurgia, unificada, no cenário político europeu.

Contudo, pensamos: e cada um de nós, cidadão comum, sem grandes dotes artísticos, ou de oratória, sem uma luta armada para demonstrar o seu brio, como pode manifestar seu patriotismo?

Recordamos que, se os grandes heróis promovem os grandes feitos, são os cidadãos, a cada dia, que mantêm a nação.

Quando uma mulher gera um filho, contribui para o engrandecimento do país; quando os pais educam suas crianças, estão fornecendo matéria prima burilada para os alicerces da nação.

Patriotas podemos e devemos ser, a cada dia, todos os dias. Cumprindo os deveres ditados pela Constituição Federal, sendo homens e mulheres honestos, corretos e fraternos.

Quando mantemos a limpeza da calçada em frente à nossa residência, quando auxiliamos a preservar a grama dos jardins públicos, quando não colhemos nenhuma flor dos vasos que embelezam as ruas, estamos sendo patriotas.

Estamos servindo ao nosso país. Quando, com nossa ação diária, de trabalhador consciente, nos dispomos a ganhar o pão honrado de cada dia, somos patriotas.

Estamos contribuindo para a massa nacional de homens conscientes e honestos.

Quando colaboramos nas campanhas de reciclagem do lixo, de economia d’água e energia elétrica; quando respeitamos as leis e pagamos impostos; quando elegemos nossos representantes de forma consciente, somos patriotas.

E podemos, com orgulho, olhar para o Pavilhão Nacional e cantar com todo vigor: Salve, lindo pendão da esperança; salve, símbolo augusto da paz...

 

Redação do Momento Espírita.
Em 25.2.2014.

 

Busto de Giuseppe Verdi  (Roncole 10/10/1813 – Milão 27/01/1901)

na Casa de Repouso para os Musicistas. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 Sexo

 

                                                 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

1 –          A Doutrina Espírita condena o amor livre?

                          O Espiritismo não se situa como um tribunal. Apenas nos informa quanto às consequências de nossos atos e nos ensina que o amor nunca é livre, porquanto é impossível exercitá-lo em plenitude sem cogitar da felicidade e do bem-estar do ser amado.

 

2 –          O que é, então, o amor livre?

                          Apenas libertinagem sexual, em que se confunde amar com transar, nos domínios da inconsequência.

 

3 –          E isso é ruim?

                          Em princípio é muito bom, mas nunca nos realiza afetivamente, deixando sempre um resíduo amargo de inquietude e insatisfação.

 

4 –          Não se deve buscar o sexo antes do casamento?

                          Na atual conjuntura, pretender que os jovens esperem pelo casamento para exercitar o sexo, seria o mesmo que tapar o sol com a peneira. Mas deveriam colocá-lo no lugar certo: depois do amor. Não exercitá-lo antes da certeza de que há entre os parceiros uma ligação afetiva legítima.

 

5 –          Isso não fica complicado quando a disposição é apenas de um dos parceiros? A moça, por exemplo, cujo namorado insiste em transar?

                          Se tal orientação não serve para o parceiro, o parceiro não serve para ela.

 

6 –          Tal comportamento pode parecer fácil na teoria. Na prática não é assim, porquanto há um estímulo, quase uma indução à promiscuidade.

                          É um problema de consciência, um caminho a seguir. Nunca foi fácil remar contra a correnteza. Jesus dizia que tudo é possível àquele que crê. Se estivermos convictos de que esse é o caminho, chegaremos lá.

7 – Normalmente, logo nos primeiros contatos, os rapazes querem ir para o motel. Se a jovem se recusa, perdem o interesse. Como lidar com esse problema quando ela se sente atraída por alguém que age assim?

                          Se houver nele um sinal de vida inteligente, algo além do mero comportamento instintivo de macho obtuso, gostará de vê-la resistindo e mudará suas disposições. Se não mudar, a jovem deve partir para outra. Atração irresistível é filha de devaneios fantasiosos.

 

8 –          E quando o jovem não consegue passar sem o sexo promíscuo?

                          Experimente ocupar seu tempo em atividades produtivas, relacionadas com estudo, realização profissional, atividade religiosa, exercício do Bem. Pensamento vazio é forja do demônio – diz o velho ditado. Saem dela as brasas mais ardentes do desejo sexual.

 

Colagens diversas por turistas nas paredes da casa de Romeu e Julieta

Verona, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

1º. European Spiritist Life Philosophy Meeting

 Cracóvia, Polônia

 

 

 

(Informação recebida em email de CEI Europa Boletins [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

 

 

 Registro.  Jussara Korngold

Dublin, Irlanda

 

No dias 19 e 20 de fevereiro, Jussara Korngold proferiu palestras na Spiritist Society da Irlanda, presidida por Stevan Bertozzo

Os temas foram, Comunhão de Pensamentos e Fraternidade no Centro Espirita e, Reflexões sobre o que é ser espirita. 

Jussara continua em palestras durante toda a semana em Londres, de onde seguirá para a Finlândia. 

 

Jussara Korngold  e Stevan Bertozzo

John e Elsa Lee com Jussara Korngold

 

 

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco em

San Diego, CA, EUA

 

22-02-2014

 

         No dia 22, Divaldo Franco acompanhados pelos confrades Marcelo e Andreia Marshall, de Miami (Fla),  que vieram especialmente para participar das atividades,

    rumaram a La Jolla, na grande San Diego, em um pouco mais de 2 horas de viagem, para o Seminário que se iniciou às 14h, prolongando-se, com um pequeno intervalo, até às 18h, no belo salão do Sheraton La Jolla Hotel.

         Acorreram ao evento 150 pessoas de diferentes cidades da Califórnia, assim como de outros Estados do país.

         Iniciou-se a atividade com a apresentação da consóror Luísa Marques que apresentou o canto Ave Maria, de Gounot, criando excelente psicosfera.

         Logo após, Divaldo Franco foi apresentado e lhe concederam a palavra, abordou o tema Desafios da vida em família, iniciando os estudos a respeito do ser humano e sua complexidade, conforme a psicologia: Personalidade, Conhecimento, Identificação, Consciência e Individualidade.

          Estudou as excelentes propostas de Gourdieff e Pedro Ouspenski, passando pelos notáveis Carl Gustav Jung, Viktor Frankel para demonstrar o grande desafio que é o ser humano.

          Dando o primeiro intervalo, permaneceu, como em todas as outras cidades, assinando livros, e atendendo as pessoas.

         Ao recomeçar, fez oportuna abordagem a respeito da família, desde o conceito latino de Famulus, a família romana, a cristã, a medieval, a moderna e a contemporânea, advertindo os pais e educadores para o grave  problema da desorganização doméstica e as consequências lamentáveis nos desastres sociais, individuais e coletivos da atualidade.

        Narrou experiências hauridas no próprio lar e encerrou a atividade com bela oração ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues, evocando tudo quanto se gostaria de ser, embora as imperfeições...

        O tradutor foi novamente Daniel Assis, de excelente trabalho e qualificação.

       Após a agradável convivência com os amigos, o grupo retornou a Los Angeles, conduzido por um dedicado confrade que veio de Boston (MA), para cooperar com a organizadora Akemi Adams.

                         Fotos recebidas de Akemi Adams

                         Texto: Delcio Carvalho

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco em

Los Angeles, CA,  EUA

 

23-02-2014

 

Divaldo Franco encerrou, nesta data, seu atual roteiro pelo oeste estadunidense, em renovado testemunho de perseverança e amor à Causa espírita, com nova e grandiosa demonstração de talento e energia na sua dedicação em trabalhar para o bem do próximo, legando-lhe ensinamentos iluminativos que despertam a fé que proporciona segurança, estabiliza as emoções e engrandece sentimentos, encaminhando-o a diretrizes seguras de saúde física e mental.

      Sua primeira atividade teve lugar no Blossom Spiritist Group, em Los Angeles, na manhã deste dia 23, Grupo dirigido por Akemi Adams. Tratou-se de um encontro dos diversos grupos da Califórnia para uma reunião mediúnica de atendimento a sofredores e recebimento de instruções dos Mentores espirituais, lançado por Divaldo desde há alguns anos com excelentes resultados doutrinários e de unificação.

      Médiuns e dialogadores dos diversos Centros reuniram-se e, à semelhança do Cristianismo primitivo, entregaram-se ao Senhor durante 90 minutos.

      Várias comunicações tiveram lugar, culminando com a mensagem final apresentada pelo Espírito dr. Bezerra de Menezes, através de Divaldo Franco.

      Às 14h, teve lugar o Seminário no Felicia Mahood Senior Center, sobre o tema: Ansiedade, Medo, Solidão e Rotina.

     Compareceram 182 inscritos, gerando-se a agradabilidade de um clima saudável de confraternização, produzindo bem-estar e alegria no ambiente.

    O mestre de cerimônias Gregory, fez-lhe a apresentação, Marcelo Neto proferiu sensibilizadora prece de abertura e a palavra foi concedida ao nosso baiano, que iniciou entretecendo considerações sobre o ser humano hodierno.

    Logo após, Divaldo abordou o tema, retirado do livro do dr. Mira y Lopes, o notável psiquiatra espanhol, abordando esses citados quatro gigantes da alma, realizando um estudo psicológico e sociológico de cada um deles.

    Divaldo narrou fatos clássicos de patologias derivadas da ação dos mesmos e apresentou diversos exemplos do cotidiano, que comoveram o público.

    Usando habilmente o bom humor, expôs alguns fatos característicos dos desconfortos morais dessas ações doentias e após 1h30 de explanações, fez o intervalo.

    Andreia Marshall, à abertura do segundo módulo, leu a mensagem psicográfica ditada ao Divaldo em Jerusalém, traduzida ao inglês, que se intitula De Retorno, a todos sensibilizando profundamente.

   Ato imediato, nosso Divaldo reassomou à tribuna e concluiu o tema em mais 1h30 minutos, com exemplos convergentes ao Evangelho de Jesus, como sendo a grande solução de todos os problemas que afligem a criatura em particular e a Humanidade em geral.

    Ao terminar, ovacionado pelo público de pé, foi encerrado o Evento que a todos iluminou, proporcionando reflexões profundas a respeito da existência terrestre.

    Após mais esta etapa vencida, disseminando os ideais espiritistas, consolidando e dinamizando atividades doutrinárias, Divaldo retornou a Salvador, partindo no dia 24, via Miami.

                            Fotos recebidas de Akemi Adams

                           Texto: Delcio Carvalho

 

 

 

 

 Registro. Curso de Formação de Educadores Espíritas para a Infância, Juventude e Família. Stuttgart, Alemanha

 

 

 

 

Gostaríamos de dividir com vocês a alegria de realizar mais um Curso de Formação de Educadores Espíritas para a Infância, Juventude e Família. Desta vez a cidade escolhida foi Stuttgart, Alemanha.

 

O evento ocorreu nos dias 15 e 16 de fevereiro na sede da União Espirita Alemã e foi prestigiado pelos espíritas locais, assim como representantes de Munique, Hamburgo e Viena.

 

Vale ressaltar a recepção calorosa de Maria Gekeler, presidente da União Espirita Alemã e dos companheiros do Grupo S.E.E.L.E que não economizaram esforços para que tudo estivesse perfeito.

 

As conferencias, dinâmicas e atividades em grupos foram coordenadas por Milena Alborghetti, Claudia Werdine e Karina Rogalla, instrutoras desta Comissão. Na ocasião também tivemos a participação especial de Nabhila Piffano que, de maneira brilhante, abordou o tema Juventude Espirita.

 

Este Curso de Capacitação está inserido no Plano de Metas desta Comissão cujo trabalho vem sendo desenvolvido principalmente por meio das ações junto aos educadores, dirigentes de Instituições Espíritas e demais trabalhadores, com o apoio e colaboraçao das Federativas.

 

Os objetivos principais deste Curso sao:

a)     Sensibilização para a importância e preeminente necessidade da educação espirita para crianças e jovens;

b)    Capacitação de educadores nos aspectos didático-pedagógica e doutrinários, com objetivo de  melhorar seu desempenho nas classes;

Com a participação dedicada e entusiasmada por parte de todos os presentes, foram abordados os seguintes módulos:

 

*    Módulo 1:

1ª parte = Educação Espirita Infanto-juvenil

 

Ø A Educação, sua importância e fundamentos;

Ø A Educação Espírita =  Educação Integral; Objetivos Gerais

 

2ª parte = Elementos Fundamentais do Processo Educativo

                     A Criança/o jovem

 

Ø Quem é o educando/evangelizando?

Ø Psicologia Infantil: infância, faixas etárias e características, necessidades básicas da criança...

Ø Adolescência e suas características.

 

*    Módulo 2:

1ª parte = Elementos Fundamentais do Processo Educativo

                      A Família

 

Ø A família: sua constituição, convivência familiar, responsabilidades, conflitos familiares e seus reflexos na criança/jovem... 

2ª parte: Elementos Fundamentais do processo educativo

                    O Centro   Espirita

 

Ø O Centro Espírita: responsabilidade, participação, organização e funcionamento DIJ...

 

*    Módulo 3:

Elementos Fundamentais do Processo Educativo:

Planejamento, currículo, metodologia, didática, avaliação

 

Ø Currículo, sua organização, seus objetivos;

Ø Planejamento de Ensino: o que é, para que serve, características e condições para sua eficácia, suas fases...

Ø Os recursos técnicos e didáticos

Ø Avaliação: tipos de avaliação, critérios, técnicas…

 

*    Módulo 4:

1ª parte =  Elementos Fundamentais do Processo Educativo:

                       O Educador

 

Ø O Educador e suas funções;

Ø Condições necessárias para o exercício da tarefa.

2ª Parte = Jesus e Kardec – Mestres por Excelência

 

Também foram realizadas duas oficinas :

 

           1) A Criatividade e a Arte na Educação, Karina Rogalla

 

2) Juventude Espirita, Nabhila Piffano

Vale ressaltar os calorosos momentos de confraternização que sempre ocorriam no decorrer das pausas para almoço e café, assim como a divertida parte prática da Oficina sobre A Arte e a Criatividade onde os participantes foram divididos em grupos e, com o auxilio das mascaras, fantoches, marionetes e inúmeros outros recursos oferecidos tiveram que improvisar uma pequena dramatização visando ressaltar o poder criativo que todos carregamos dentro de nós, já que somos filhos do maior criador, Deus.

 

A noite chegou de mansinho e nos despedimos ansiosos para o reencontro no próximo dia.

 

O domingo amanheceu frio e chuvoso mas não impediu que, com o mesmo entusiasmo e dedicação, realizássemos as atividades previstas para este dia.

 

Também tivemos a oportunidade de apresentar a Campanha de Educação elaborada por esta Comissão e que vem sendo lançada nos diversos países da Europa.

 

O encerramento das atividades foi marcado pela Dinâmica do Amor, onde foram utilizados balões em forma de coração, proporcionando uma atmosfera  emocionante e envolvente, onde todos se confraternizaram externando a alegria interior pelos agradáveis e importantes.

 

Próxima parada, Berna, Suíça, onde nos dias 28 e 29 de junho estaremos realizando mais um Curso de Capacitação de Educadores para a Infância, Juventude e Família.

 

Até lá...

 

Comissão Europa de Educação – CEE/CEI

 

 

(Informações recebidas em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

 Seminário com Luiz Fernando Lopes no C.E. Emmanuel

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 Palestra com Claudio Vallim no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

 Reencontros com Herculano Pires Palestras com

 Heloísa Pires e Wilson Garcia. Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Vital Cruvinel [[email protected]] e de Leopoldo Dare [[email protected]])

 

 

 

 “Jornada de reforma íntima” no  Núcleo Assistencial Nosso Lar

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

 Pureza

 

           Estudando a palavra do Mestre, recordemos que no mundo não existiu ninguém com tanta pureza na alma.

           Cabe-nos lembrar como Jesus via no caminho da vida, para reconhecermos que sabia encontrar a Presença Divina em todas as situações e criaturas.

          Para muitos, a manjedoura era lugar desprezível; entretanto, Ele via Deus na humildade com que a Natureza lhe oferecia materno colo e transformou a estrebaria num poema de excelsa beleza.

          Para muitos, Maria de Magdala era sem valor, pela condição de obsidiada em que se mostrava na vida pública; Ele via Deus em seu coração feminino e converteu-a em mensageira da celeste ressurreição.

          Se purificares o coração, notarás a presença de Deus em toda parte, compreendendo que o Criador não desiste de criatura alguma, e notarás que a maldade é apenas lama que envolve a alma – o brilhante Divino que virá fatalmente à Luz...

Emmanuel / Médium Chico Xavier ; Livro: Religião dos Espíritos

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)__

Estrada da Galiléia, em Israel,  em cuja região ficava a antiga Magdala

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]