Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 08 de janeiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/08-01-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

07-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/07-01-2014.htm

06-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/06-01-2014.htm

04-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/04-01-2014.htm

03-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/03-01-2014.htm

02-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/02-01-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

RECADASTRAMENTO PARA RECEBER ESTE EMAIL DE

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA

 

ESTAMOS REALIZANDO RECADASTRAMENTO PARA OS INTERESSADOS EM CONTINUAR RECEBENDO  ESTE EMAIL DIARIO DE NOTICIAS ESPÍRITAS.

SE DESEJAR RECEBÊ-LO FAVOR SE MANIFESTAR RESPONDENDO A ESTE EMAIL.

SE JÁ RESPONDEU DESCONSIDERE ESTA MENSAGEM.

PROXIMAMENTE DEIXAREMOS DE ENVIAR  AOS QUE NÃO SE MANIFESTAREM.

GRATO

ISMAEL GOBBO

 

 

As medidas da felicidade

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

 

A felicidade terrestre é relativa à posição de cada um. O que basta para a felicidade de um, constitui a desgraça de outro. Haverá, contudo, alguma soma de felicidade comum a todos os homens?

Com relação à vida material, é a posse do necessário. Com relação à vida moral, a consciência tranquila e a fé no futuro.

Questão 922 de O Livro dos Espíritos

 

Vivemos num mundo de relatividade, condiciona­dos pelo ambiente em que nos situamos, o que determi­na que cada indivíduo tenha suas próprias ideias quanto ao mínimo necessário à felicidade.

Um executivo com rendimento mensal de duzen­tos salários mínimos, aplicados inteiramente em favor de seus caprichos e diversões, conforto e bem-estar, sentir-se-á o mais infeliz dos mortais se reduzido à décima parte desse valor. Já o operário de salário-mínimo sentir-se-á no paraíso se receber dez vezes mais ─ uma fortuna para ele.

Portanto, sem recorrer a cifras, podemos considerar que o mínimo necessário à felicidade, sob o ponto de vista material, é desfrutar do essencial à existência, relaciona­do com alimentação, habitação, educação e saúde.

Aqui deparamos com o primeiro entrave à felicida­de na Terra, porquanto populações imensas sofrem per­turbadora carência desses recursos.

Se não nos enquadramos nessa população sofredo­ra não há porque nos sentirmos infelizes, a não ser que cultivemos vaidades e ambições. Há muita gente angus­tiada e até desajustada porque não pode ter o palacete de seus sonhos, “aquele” automóvel, o incrementado apa­relho de som, o sofisticado guarda-roupa ou porque não pode realizar a desejada viagem. Muita gente que viveria bem melhor se cuidasse de assuntos mais importantes.

 

* * *

Seremos felizes, materialmente, se nos contentar­mos com o necessário para viver, superando as pressões da sociedade de consumo que, com seu incrível agente ─ a propaganda ─ induz-nos a desejar o supérfluo e a consu­mir até mesmo o que é nocivo, como o fumo e as bebidas alcoólicas.

A esse propósito vale lembrar Diógenes, famoso filósofo grego, que demonstrava um absoluto desprezo pelas convenções sociais e pelos bens materiais, em obe­diência plena às leis da Natureza.

Proclamava que para ser feliz o homem deve liber­tar-se do supérfluo, limitando-se ao essencial: andava descalço, vestia uma única túnica que possuía e dormia num tonel, que se tornou famoso em toda a Grécia.

Certa feita viu um garoto tomando água num ria­cho, a usar o côncavo das mãos.

─ Aí está ─ exultou o filósofo ─, esse menino acaba de ensinar-me que ainda tenho objetos desnecessários.

Ato contínuo, dispensou a caneca que usava, pas­sando a utilizar-se das mãos.

Alexandre, o grande, senhor todo poderoso de seu tempo, curioso por conhecer aquele homem singular e desejando testar seu famoso desprendimento, aproxi­mou-se dele em fria manhã de inverno, quando Dióge­nes se aquecia ao sol.

Conversaram durante algum tempo. Então, Ale­xandre se propôs a atender a qualquer pedido seu. Que escolhesse o bem mais precioso, que enunciasse o capri­cho mais sofisticado e seria prontamente atendido.

Diógenes contemplou por alguns momentos o ho­mem mais poderoso da Terra, senhor de vasto império. Depois, esboçando um sorriso, disse-lhe:

─ Quero apenas que não me tires o que não me po­des dar. Estás diante do sol que me aquece. Afasta-te, pois...

Evidentemente não podemos levar Diógenes ao pé da letra, mesmo porque estamos longe do desprendi­mento total. Ele representa um exemplo de como pode­mos simplificar a existência, despindo-nos de condicio­namentos e modismos, superando o artificial e o supér­fluo, para que, efetivamente, sob o ponto de vista mate­rial, não haja impedimentos à nossa felicidade.

 

* * *

Se nos contentarmos com o necessário teremos condições para tratar de assuntos mais importantes, co­mo a felicidade em plenitude, que é uma edificação inte­rior, uma espécie de conquista moral.

Seremos felizes em nosso universo interior se tiver­mos “a consciência tranquila e a fé no futuro”.

Aqui o assunto começa a ficar complicado...

Será que temos feito o que é absolutamente certo, justo, verdadeiro? Temos respeitado integralmente o se­melhante? Temos contido nossos impulsos inferiores? Temos trabalhado pela paz, onde estamos? Temos con­tribuído para a harmonia no lar?

Tudo isso e muito mais é necessário para que tenha­mos tranquilidade de consciência.

Raros se furtam a dias aflitivos de angústia, em que sentem um imenso vazio em suas almas, mente tortura­da por ideias infelizes.

Uma análise retrospectiva dirá que esse estado de­pressivo se originou de uma má palavra, de um compor­tamento vicioso e irresponsável, de uma atitude agressi­va, de um gesto impensado ─ tudo isso passível de ferir nossa consciência, precipitando-nos no desajuste.

* * *

Consideremos o mais importante:

Se há milhões de pessoas que não dispõem do míni­mo necessário à existência, muitas delas residentes em nos­sa cidade, podemos proclamar que temos a consciência em paz sem estar tentando algo em seu benefício?

Afinal, admitindo que Deus é nosso pai, somos todos irmãos! E o mais elementar dever de fraternidade impõe que o irmão melhor situado ampare o irmão em penúria.

Que diríamos de alguém que edificasse confortável residência num oásis, em pleno deserto, cercando-a de altos muros e se negando sistematicamente a socorrer os viajores cansados e sedentos que passam lá fora?

É exatamente isso que fazem os homens em sua maioria: preocupam-se com o oásis. Esquecem-se de seus irmãos...

Não nos iludamos. O Espiritismo é suficientemen­te claro ao demonstrar que a angústia existencial que afli­ge muita gente, que tem tudo para ser feliz, sustenta-se na criminosa indiferença, na deliberada surdez aos ape­los da própria consciência, que pergunta, insistente: O que está você fazendo em beneficio de seus irmãos?

 

Ficheiro:Waterhouse-Diogenes.jpg

Diógenes. Óleo sobre tela de John William Waterhouse

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Waterhouse-Diogenes.jpg

 

 

 

  Palestras programadas para o C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

OBSERVAR ALTERAÇÕES

 

Boa tarde, meus amigos.

 

Informamos que, por motivo de força maior, precisamos inverter a ordem de palestrantes dos dias 08 e 15 janeiro. Desta forma a nova programação é a seguinte:

 

Amanhã, quarta-feira, 08 de janeiro de 2014, 20:00 h:

 

DR. AGUINALDO DE PAULA VASCONCELOS

 

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014, 20:00 h:

 

EVANDRO OLIVA

 

 

C. E. Francisco C. Xavier

Avenida Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado

São José do Rio Preto - SP

 

--

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 9702-7066

 

(Informações recebidas em email de antônio carlos navarro [[email protected]])

 

 

Preparação de Monitores do ESDE

São Paulo, SP

 

Ficha de Inscrição

 

Nome do participante:

Endereço completo:

Cidade:

Estado:

Fone com DDD:

e-mail:

Função na casa espírita que frequenta:

Já participou de treinamentos ou cursos do ESDE? Quando e onde?

 

Nome da Instituição:

Endereço e bairro:

Cidade:

Estado: SP

Fone com DDD:

e-mail:

Site:

 

 

 

Ficha de Inscrição

 

Nome do participante:

Endereço completo:

Cidade:

Estado:

Fone com DDD:

e-mail:

Função na casa espírita que frequenta:

Já participou de treinamentos ou cursos do ESDE? Quando e onde?

 

Nome da Instituição:

Endereço e bairro:

Cidade:

Estado: SP

Fone com DDD:

e-mail:

Site:

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]] e de [email protected]; em nome de; ESDE - USESP [[email protected]]; e de Katia Penteado - Gmail [[email protected]])

 

 

Cursos de Doutrina Espírita no C.E. Fraternidade

Jundiaí, SP

 

Centro Espírita Fraternidade

Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511 - Centro, Jundiaí - SP, 13201-002

Telefone:(11) 4521-7741

 

 INSCRIÇÕES ABERTAS NA SECRETARIA DO C.E. FRATERNIDADE

(Informações recebidas em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]]))

 

 

Seminário com Lucia Moysés no C.E. Trabalhadores de Jesus

Cabo Frio, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Curso sobre as obras do espírito André Luiz

Marília, SP

 

 

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Divulgamos cartaz referente curso sobre as obras de André Luiz, ministrado no  Núcleo

Espírita Amor e Paz, conforme cartaz abaixo.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

Imagem inline 1

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra com Agnaldo Paviani no CEAK

Penápolis, SP

 

Centro Espírita "Allan Kardec"
Av. Luiz Osório 1262, Penápolis.

 

 

PALESTRA.

 

 

 

DIA 13/01/2014 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS.

 

PALESTRANTE:- AGNALDO PAVIANI.

 

 

TEMA:- “EM BUSCA DA FELICIDADE”.

(Haverá venda de livros)

 

OBS.:- A transmissão dos passes começa às 19:30 horas.

 

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

Informativo do C.E. Ismênia de Jesus

Santos, SP

 

 

topo_email_sup.jpg
topo_email.jpg
INFORMATIVO 01/2014                                                                   janeiro/2014

vansan.jpg

cursos_ceij.jpg

 Visite nosso site: www.ismeniadejesus.org.br

(Informações recebidas em email de Boletim_CEIJ [[email protected]])

 

 

Palestra no GELC com Manolo Quesada

São Paulo, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informações recebidas em emails de angela bianco [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Palestras programadas para o SERTE- CEIE

Florianópolis, SC  

Prezados Irmãos,
 
Para conhecimento e divulgação,
envio-lhes a planilha com as palestras de janeiro
SERTE - CEIE - Cachoeira do Bom Jesus.
 
Um abraço e muita PAZ!!!

Jorge Cameu

 

 

 

SERTE              Centro Espírita Irmão Erasto

              PALESTRAS      JANEIRO/2014

DIA/HORA

DIRIGENTE

EXPOSITOR(A)

TEMA

QUA 20h

SÁB 17h

01

 

Geisa

Magna Martins

LIVRE

 

04

Bia

Felipe Wagner

LIVRE

08

 

Roberta

Luiz Alberto Silveira

O Homem no Mundo

E.S.E. Cap. XVII, 10

 

11

Felipe

Laércio B. Pereira

Cuidar do Corpo e do Espírito

E.S.E. Cap. XVII, 11

15

 

Dineide

Magna Martins

A Porta Estreita

E.S.E. Cap. XVIII, 3 a 5

 

18

Grasi

Cícero Tirloni

Poder da Fé

E.S.E. Cap. XIX, 1 a 5

22

 

Alexandre

Gabriela Mager

A FÉ: Mãe da Esperança e da Caridade E.S.E. Cap. XIX, 11

 

25

Ricardo

Teresa Cherem

A Força do Pensamento

29

 

Pedro

Roberto Valmorbida

Os Obreiros do Senhor

E.S.E. Cap. XX, 5

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Jorge Cameu [[email protected]])

 

 

Programação comemorativa de 23 anos do Bezerrinha

Guarulhos, SP

 

O CENTRO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES (BEZERRINHA)

Tem imenso prazer em informar que em Janeiro/2014 estamos Comemorando o 23º Aniversário.

E neste clima de festa, convidamos você para partilhar desses momentos conosco !

Nesta semana os Expositores são:

ALLAN VILCHES

ROSÂNGELA PIRES

GRUPO MUSICAL PORTAL DO SOM

As demais informações estão descritas no folder abaixo.

Colabore com a Divulgação.

 

COMPAREÇA !!!

A FESTA É NOSSA !!!

 

 

 

(Informação recebida em email de Centro de Fraternidade Espirita Dr. Bezerra de Menezes [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Programação do Centro Espírita Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Reuniões Públicas

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

07/01/14

ter

20h

 

Paulo Bonfim

 

Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai

 

 

 

 

 

 

 

10/01/14

sex

20h

 

Nelito

 

Ninguém Pode Ver o Reino de Deus se não nascer de novo

 

11/01/14

sab

9h

 

Edilson

 

Bem Aventurados os Aflitos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11/01/14

sab

15

 

Não haverá palestras

 

Férias - Não haverá palestras

 

14/01/14

ter

20h

 

Pedro Nunes

 

O Cristo Consolador

 

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Guerra e Paz

 

 

Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)

 

            Guerra e Paz é o título de um magnífico romance da literatura russa de Leon Tostói. Liev, como era conhecido, foi um pensador notável, sendo considerado um renovador da vida cristã na Rússia, dedicando-se, nessa obra, a esmiuçar a questão do livre arbítrio, quando a situação e a história adquirem poder de imposição. A guerra adquire tal predicado quando os homens falam no diálogo e no cultivo da paz.  Desde as épocas mais remotas da humanidade, a guerra, mais do que a paz, joga com uma força poderosa, arrastando pessoas, comunidades e nações ao comportamento coletivo beligerante. Em 1917, conflitos isolados, se estenderam envolvendo nações aparentemente pacíficas. Estava em curso o que foi denominado de primeira guerra mundial. Menos de quarenta anos depois, países que estiveram no epicentro daquele grande conflito iniciam a segunda guerra mundial. A destruição em tão grande proporção, o horror, a morte de milhões de crianças e jovens deixou um rastro de vergonha e dor presentes em nossa história coletiva.

            Todas as conseqüências derivadas daquele período assustador deveriam nos impelir à paz tão almejada. Contudo, embora se reconheça alguns progressos nos dias atuais, nossa paz ainda é frágil e necessita de muita atenção. Agora mesmo, quando tudo parecia caminhar bem autoridades de Israel e Palestina se acusam de negligência nos cumprimento dos acordos. Do outro lado, os Estados Unidos parecem se esquecer de erros históricos e se arvoram em arbítro do planeta. Por sua vez, a maioria dos países europeus faz vista grossa aos incessantes gastos militares, não obstante as enormes dificuldades econômicas vividas pelo povo. Fazemos ouvidos moucos ao que Jesus, há cerca de dois mil anos sabiamente esclareceu: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá” (Jo, 14-27). Essa paz de Jesus não é a mesma dos tratados entre os países e não temos, ainda, salvo experiências isoladas, clareza sobre sua vivência. Ela, certamente, vai além dos acordos de não agressão, de convênios de cooperação firmados entre governos e perdão de dívidas.

            A paz romana era a paz do vencedor da guerra, ou seja, conveniente à expansão de Roma. Essa é a paz ainda predominante no círculo das nações. A paz de Jesus exige uma aprendizagem, uma nova maneira de ver o mundo e uma glorificação contínua da vida. Essa paz começa no âmbito da família, se desdobra para a vizinhança e alcança a comunidade. Essa paz não compactua com lutas de qualquer natureza, denominadas eufemisticamente de esporte. Também não aceita que torcedores de times adversários sejam tratados como inimigos. Precisamos lembrar que Jesus ensinou os seus discípulos a dizerem: A paz esteja contigo. E, em outra ocasião completou: “Vim para que tenham vida e que a tenham em abundância” (Jo:10, 1-10). Paz é a força protetora da vida!       

 

Ficheiro:Leon tolstoi.jpg

Leon Tolstoi. Óleo sobre tela de Ivan Nikolaevich Kramskoi

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Leon_tolstoi.jpg

 

 

Norma de luz

 

       Deus nos ampara, a fim de que amparemos aos mais necessitados que nós mesmos.

       Ajuda-nos para que ajudemos.

       Sustenta-nos a fé, para que apoiemos os irmãos que vacilam.

       Releva-nos as faltas, de maneira a relevarmos as faltas dos outros.

       Socorre-nos em nossas necessidades de modo a socorrermos as necessidades alheias.

       Guarda-nos a fortaleza de ânimo, a fim de que possamos fortalecer os companheiros mais fracos do que nós.

       Educa-nos para que saibamos educar.

       Em suma, esta é a norma de luz da Providência Divina: “auxilia e serás auxiliado.”

Bezerra de Menezes

(De “Aulas da Vida” de Francisco Cândido Xavier – Espíritos Diversos)

(Texto recebido em email de Ama Maria Spranger Luiz)

Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP