Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/17-01-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

16-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/16-01-2014.htm

15-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/15-01-2014.htm

14-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/14-01-2014.htm

13-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/13-01-2014.htm

11-01-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JANEIRO/11-01-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

RECADASTRAMENTO PARA RECEBER ESTE EMAIL DE

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA

 

ESTAMOS REALIZANDO RECADASTRAMENTO PARA OS INTERESSADOS EM CONTINUAR RECEBENDO  ESTE EMAIL DIARIO DE NOTICIAS ESPÍRITAS.

SE DESEJAR RECEBÊ-LO FAVOR SE MANIFESTAR RESPONDENDO A ESTE EMAIL.

SE JÁ RESPONDEU DESCONSIDERE ESTA MENSAGEM.

PROXIMAMENTE DEIXAREMOS DE ENVIAR  AOS QUE NÃO SE MANIFESTAREM.

GRATO

ISMAEL GOBBO

 

 

 

Folha Espírita- São Paulo

Centenário da prece “Deus” de Eurípedes Barsanulfo

 

 

Assine a Folha Espírita

www.folhaespirita.com.br

 

 

 

 

Suely Caldas Schubert no GELC

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de angela bianco [[email protected]]e de Regina Bachega)

 

 

 

Convite para o Curso “Passes” da UEK

Lima, Perú

 

Invitación Curso Pases UEK

 

Me es grato compartir con ustedes la invitación de la Unión Espírita Kardecista. Saludos.

 

Queridos hermanos:

Con mucho entusiasmo, los invitamos a participar del Curso de Pases, que se realizará los martes 21y 28 de enero a las 7 pm., en el local institucional del CE Joanna de Angelis.

Este curso será desarrollado por Isabel Loo, Presidente del CEJA, y está dirigido a trabajadores espíritas de todas los centros y casas de oración que deseen conocer o profundizar los fundamentos y mecanismos de esta práctica, siguiendo las directrices y lineamientos de la Doctrina Espírita.

 

Los esperamos para crecer en el ejemplo del Maestro Jesús.

 

Mucha paz,

Unión Espírita Kardecista

 

 

 

(Informação recebida em email de Maria Reyna, Lima Peru)

 

 

 

Palestra pública na SSI

Dublin, Irlanda

 

Dear friends,

We'd like to invite you to our Public Meeting this Sunday 19/01/14 at, 11 am.

This week, Luanda will talk about Positive Thinking.

We'll also have our weekly healing session from 11:00 to 11:30 am. And the Children's Gospel during the speech.

And at the end of the meeting, we'll serve delicious food and hot drinks in our canteen. Our shop will also have books on sale.

We hope to have all of you there.

Our address is 15 Synge Street, Dublin 8

This venue is located in The Lanern Centre www.lanterncentre.org (near to Camden Street)

https://maps.google.ie/maps?hl=en&q=lantern+centre+17+synge+street&ie=UTF-8

It has easy access from the city centre via the following buses: 16, 9, 122, 15, 15A, 15B or LUAS Green Line Harcourt Stop.

Kind Regards,

Juliana Lazzari

Communication Department

 

--
Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

Feira do Livro Espírita de

Guaxupé, MG

 

 

(Informação recebida em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

Palestra musical espírita com Vansan

Guaxupé, MG

 

 

(Informação recebida em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

Teatro: Um Amor de Renúncia

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Artigo

Ribeirão Preto, 1928

 

Wilson Garcia

Recife, PE

 

A volta ao passado pode ser uma realização, uma frustração ou pura perda de tempo. Quando o passado revela-se como esclarecimento, realização; quando mostra o que não gostaríamos, frustração; quando não diz nada, perda de tempo.

Voltar ao passado pode ser questão de necessidade, de curiosidade ou mera bisbilhotice. Quando é preciso esclarecer fatos obscuros, necessidade; quando se deseja saber como os fatos se deram, curiosidade; quando o interesse é de apenas desvendar intimidades, bisbilhotice.

Seja qual for o motivo do seu interesse ou desinteresse, aqui está um documento assinado e datado por Vinicius, o espírita. Para mim, realização e necessidade, porque entendendo o passado, tendo a compreender melhor o presente.

Vinicius teve seu prestígio reconhecido muito cedo nos meios espíritas, como orador de grande capacidade de emocionar o público, mas também pela capacidade de construir raciocínios e provocar reflexões. Era capaz de desenvolver temas sociais, políticos e outros, mas dominavam-no dois grandes temas: educação, como base, e a moral, enquanto ética.

Ambos, educação e ética, tinham em Vinicius o guarda-chuva dos Evangelhos e, este, de acordo com a Doutrina Espírita. Eram sua predileção, seja na oratória, seja na escritura. Seus livros são uma prova irrefutável do interesse que a figura de Jesus ornava sua mente e orientava seus passos.

“A religião no lar”, documento que publico aqui, foi o texto que escreveu para uma palestra na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, antes como hoje, cidade de grande importância econômica para a região. A motivação na época foi o casamento dos filhos de amigos da região, casamento que se realizara no dia anterior à palestra, essa feita, como se observa no registro da capa do folheto, no Cine Ideal.

A linguagem empolada reflete bem a cultura da época mas não esconde a inteligência do seu autor, nem seus conhecimentos e menos ainda seus sentimentos elevados. Vinicius tinha convicções claras, honestas, sensíveis e as defendia com argumentos providos de lógica e virilidade. Pode-se discutir suas convicções, mas não se pode ignorar a sinceridade de seus argumentos.

O exemplar que reproduzo tem uma particularidade especial: publicado pelo Clarim, editora de Cairbar Schutel, em 1929, está com inúmeras anotações feitas s mão por Vinicius. A começar pela capa, onde aparece a anotação “26 anos!”, cuja razão desconheço. Imagino que possa ter sido feita para registrar o momento, apenas, quando Vinicius, talvez surpreso, constata o tempo decorrido entre a palestra e aquele momento. Se tal for verdadeiro, a anotação nos leva ao ano de 1954.

As anotações feitas a partir da página sete, quando o discurso começa, são mais claras em seus objetivos: Vinicius faz uma adaptação no texto, escrito para ser dito em determinada época, com a finalidade, agora, de levá-lo ao rádio. O que marca esse objetivo é a primeira anotação, que substitui os cumprimentos protocolares: “Exmas. Senhoras – Meus Senhores – Presados Confrades”, por “Prezados rádio-ouvintes”. O texto inteiro recebe anotações, alguns trechos são eliminados e outros substituídos.

Levando-se em consideração, como anoto em meu livro biográfico de Vinicius, que ele atuou no rádio, na capital paulista, no período de 1939 a 1942, primeiramente dirigindo e apresentando um programa espírita na Rádio Educadora Paulista e depois, em 1940, na recém-fundada Rádio Piratininga, emissora essa que ficou conhecida como a “rádio dos espíritas”. As alterações no textos indicam que ele foi preparado para esse segundo período radiofônico de Vinicius, que durou cerca de dois anos.

Para os interessados, o documento está disponível para leitura e download em http://pt.scribd.com/doc/200074460/A-religiao-no-lar .

Maiores subsídios sobre Vinicius em “Vinícius, educador de almas”, Editora EME, Capivari, SP.

--
WGarcia
Recife,PE

 

 

 

 

Em nossos caminhos

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Viajor. Lição nº 01. Página 17.

 

Revisando a parábola do samaritano, lembramo-nos de que hoje milhares de irmãos nossos sobem do passado em direção do futuro pelos caminhos do presente, desfalecendo, muitas vezes, sob dificuldades e provações que os deixam semi mortos:

- os que não contavam com as tempestades de renovação da atualidade e se marginalizaram em desequilíbrio;

- os que forjaram algemas para o amor transformando-o, logo após, no fogo passional em que se atiraram na delinquência;

- os que desertaram do trabalho e tombaram em penúria;

- os que converteram a inteligência em antena das trevas e se horizontalizaram, por dentro de si mesmos, nas depressões da culpa;

- os que abusaram da misericórdia dos medicamentos pacificadores e, tentando fugir das próprias responsabilidades, se precipitaram em despenhadeiros de alucinação e loucura;

- os que perderam a fé em meio das experiências necessárias à evolução e estiraram-se no desânimo, à beira do suicídio;

- os que não suportaram a transformação dos seres amados e se acomodaram, revoltados, sobre pedras da angústia;

- e aqueles outros que tateiam a lousa, nos parques da saudade, perguntando pelos entes queridos que a morte lhes arredou da convivência, a carregarem o coração encharcado de lágrimas.

À frente de quantos surpreendas na estrada, caídos em sofrimentos, interrompe-te para compreender e servir.

Determina a caridade nos situemos no lugar daqueles que necessitam de amparo, doando-lhes o melhor de nós, com a certeza de que provavelmente amanhã serão eles, os socorridos de agora, nossos próprios benfeitores.

Entre os companheiros de Humanidade que conhecem o campo de trabalho e passam, de longe, com receio de serem incomodados, e aqueles que foram espoliados na coragem de caminhar e na alegria de viver, recordemos o samaritano que se deteve na marcha dos próprios interesses e auxiliou espontaneamente ao próximo sem nada perguntar e, conforme a lição do Cristo, façamos nós o mesmo.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Paisagem com o Bom Samaritano. Óleo sobre painel de Carvalho. Autor: Rembrandt

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rembrandt_Krajobraz_z_mi%C5%82osiernym_Samarytaninem.jpg

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP