Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 14 de maio de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/14-05-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

13-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/13-05-2014.htm

12-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/12-05-2014.htm

10-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/10-05-2014.htm

09-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/09-05-2014.htm

08-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/08-05-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 Se a Alma não é pequena

 

Richard Simonetti

[email protected]

Nem sempre as pessoas fazem o que querem; nem sempre querem o que fazem.

A criança gostaria de ficar brincando. Os pais impõem-lhe a escola, em seu próprio benefício. O doente não tem nenhuma disposição para internar-se no hospital. Inadiável, porém, a cirurgia para debelar o mal que se agrava. O operário preferiria o clube. Impossível. A família depende de sua atividade profissional.

Algo semelhante ocorre na experiência reencarnatória, indispensável recurso evolutivo no estágio em que nos encontramos. Retornaremos à carne vezes sem conta, até que nos tornemos aspirantes à angelitude.

Espíritos imaturos estimariam permanecer numa boa, evitando as limitações da matéria, as complicações do esquecimento, os problemas de reconciliação com desafetos, o suor do rosto, as dores do mundo, as angústias existenciais... Mesmo os mais esclarecidos encaram com relutância o retorno, embora conscientes de que, como diria Camões, reencarnar é preciso.

Não raro o Espírito sente-se tão inseguro ou tão contrariado, reluta tanto que chega a rejeitar a experiência que se inicia. Dispara ele próprio problemas fetais que podem resultar no aborto.

Esta fuga acontece particularmente no início da gestação, quando tênues são os laços que o prendem ao corpo.

A gestante nem chegará a perceber, julgando-se às voltas com mero atraso no ciclo menstrual. Há casos em que se consuma a reencarnação, mas o Espírito recusa-se à nova existência, originando um comportamento autista, como se buscasse esconder-se dentro de si mesmo.

Fácil concluir que reencarnar não é simples ligar de uma tomada. Há vários fatores que precisam ser harmonizados. Imperioso, sobretudo, trabalhar os pais para que se disponham ao encargo, evitando grave problema: a rejeição.

A jovem senhora vai buscar o resultado do teste de gravidez.

No papel que lhe é entregue destaca-se o desenho de uma cegonha carregando sorridente bebê, simpática maneira escolhida pelo laboratório para transmitir-lhe a notícia de que o resultado é positivo. Será novamente mãe.

­− Meu Deus! Outro filho! Vai complicar!

A reação do marido é pior: − Culpa sua! Bem avisei que não deveria interromper o uso das pílulas!

− E continuar engordando como suíno confinado!... Por que não fez você a vasectomia, como recomendou o médico?!

Acirra-se a discussão. O ambiente esquenta. Agridem-se verbalmente os cônjuges, trocando acusações e asperezas...

Pobre reencarnante!... Como se sentirá? Um enjeitado, sem dúvida. Será difícil evitar a sedimentação da ideia de que o consideram um intruso, alguém que veio para atrapalhar, sem pedir licença.

E quanto a nós, qual teria sido a nossa motivação para o retorno à carne? Não é difícil definir. Basta analisar como encaramos a existência. Gastamos tempo a reclamar do cotidiano? Damos guarida a mágoas e irritações? Resvalamos para estados depressivos e angustiantes? Desentendemo-nos frequentemente com pessoas de nossa convivência? Sucedem-se, ininterruptos, desajustes físicos e psíquicos que nos incomodam?

Se a resposta é afirmativa, estamos numa compulsória. Reencarnamos meio na marra, como diz o povo.

Mas podemos mudar isso, considerando que é irrelevante como viemos. Importante é saber o que nos compete fazer na experiência humana. Neste particular o Espiritismo tem muito a nos oferecer, ensinando-nos, sobretudo, que nossa vida será exatamente o que dela fizermos. Por opção diária, não seja a Terra para nós uma jaula, uma prisão, um hospital, um reformatório...

Vejamo-la sempre como abençoada escola/oficina, onde nos compete valorizar todas as experiências em favor de nossa edificação. Ensina Fernando Pessoa, o poeta filósofo: Tudo vale a pena, se a alma não é pequena. Dores e lutas, trabalhos e esforços a que somos chamados na Terra, desde o simples varrer de uma casa às funções mais complexas, tudo vale a pena, se desenvolvermos em nossa alma a grandeza necessária para enxergar a oportunidade de fazer sempre o melhor.

 

Cegonha na chaminé. Segóvia, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Bruxelas, Bélgica

 

12 de maio de 2014

 

Concluída a etapa de atividades em Londres/Reino Unido, Divaldo Franco e aqueles que o acompanham em seu trabalho em terras europeias, partiram em direção à Bruxelas/Bélgica na manhã fria de 12 de maio de 2014. Na capital belga Divaldo Pereira Franco proferiu uma conferência à noite promovida pela NEECAFLA – Núcleo de Estudos Espíritas Camille Flammarion, contando com a colaboração da doce Sophie Giusti, vertendo para o Idioma Francês a conferência A Conquista da Saúde Integral.

  Divaldo narrou a bela história da jovem Ananda que abnegada, após passar por grandes sofrimentos, busca na Índia o auxílio de Madre Teresa de Calcutá, dedicando-se à partir de então a servir ao próximo com abnegação e amor. Referiu-se aos missionários, que esquecendo-se de si e amando profundamente o próximo, mantém e mantiveram contato constante com as doenças e os doentes não se contaminando, em razão do amor que os alimenta e move.

Citando o Dr. Bernie Siegel, escritor americano e cancerologista, conhecido, também, por seu best-seller, o livro Amor, Medicina e Milagres, Divaldo apresentou números sobre a incidência de doenças no mundo. O câncer, disse, é a terceira causa de morte e que as estatísticas apontam que em 2025 a primeira causa de morte será o suicídio decorrente da depressão. Existem hoje 360 milhões de depressivos crônicos na terra e a ciência moderna atribui isto à hereditariedade, as doenças contagiosas, as sequelas destas doenças e aos denominados eventos de vida, em especial o medo, a ansiedade e a solidão.

Esclareceu Divaldo que todo aquele que ama, que busca perdoar, que procura não carregar mágoas, está caminhando para a harmonia cerebral, o equilíbrio emocional e a conquista da saúde e da paz. William James, um dos fundadores da psicologia moderna, nobre cientista do Século XIX, afirmava que tudo começa no pensamento. Dessa forma, e com esse entendimento, o Embaixador da Paz e Arauto do Evangelho frisou que para se viver com saúde, o indivíduo deve cultivar ideias positivas, esforçando-se, toda vez que surgir um pensamento negativo, em substitui-lo por um pensamento positivo, prosseguindo pensando no bem.

Ao encerrar a conferência o Seareiro do Cristo conclamou aos que o assistiam, com profunda emoção, nesses termos: Nós estamos na terra para sermos felizes, ninguém veio aqui para sofrer, levem esta mensagem para casa e digam ao seu familiar: - Eu amo você. Nunca permitamos que o mal encontre ressonância em nós.

Efusivamente aplaudido, sua mensagem calou nas mentes e nos corações como um convite ao amor. Suaves vibrações pairavam no ar como doce perfume da primavera. De imediato, na companhia de amigos, o semeador da boa semente, seguiu em direção à Luxemburgo/Principado de Luxemburgo, chegando nas primeiras horas desta terça-feira, 13 de maio, para novos compromissos de divulgação do Evangelho de Jesus. 

      Fotos e texto: Ênio Medeiros

 

                      Abraços,

                         Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 

Agenda Divaldo Pereira Franco

Europa 2014. Copenhagen, Dinamarca

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

 Lançamento de “O Livros dos Espíritos” em dinamarquês

Copenhagen, Dinamarca

 

Invitation for book publication 
 
Foreningen Allan Kardec / Geeak-DK is publishing "The Spirits Book" (in Danish), by author Allan Kardec. 
 

Books are displayed and sold after the lecture:  

"The Psychology of Forgiveness" 
by Divaldo Franco, spiritist medium and speaker
Book's price: 179DKK

The lecture is on Monday 19/5 at 6 p.m.
 

At: Dag Hammarskjöld Allé 30 
2100 Copenhagen Ø 
 

Divaldo Franco and Florencio Anton are our special guests in connection with the publication.

 
We hope many will want to come and greet us. 
 
Foreningen Allan Kardec /Geeak-DK

****

Convite para publicação de livro 

Foreningen Allan Kardec / Geeak-DK convida para a publicação  de "O Livro dos Espíritos" (em dinamarquês), de Allan Kardec .
 
O livro estará à venda após a palestra:
"A Psicologia do Perdão" 
Com Divaldo Franco, médium  e palestrante espírita
Preco do livro: 179kr.

 

A palestra será na segunda-feira 19/05, às 18h.


Endereco: Dag Hammarskjöld Allé, 30 
2100 Copenhagen Ø 
 
Divaldo Franco e Florencio Anton são nossos convidados especiais por ocasião da publicação.


Esperamos que muitos possam prestigiar o nosso evento. 
 

GEEAK-DK Grupo de Estudos Espírita Allan Kardec / F.A.K. Foreningen Allan Kardec
www.geeak.dk / [email protected]

 

(Informação recebida em email de GEEAK - DK Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec [[email protected]])

 

 

Curso Básico de Formação de Educadores Espíritas

Berna, Suiça

 

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine)

 

 

 Lançamento de Livro “Saúde Mental”.  AME- Minas Gerais

Belo Horizonte, MG

 

É nesta quinta-feira, 15 de maio ! Lançamento Saúde Mental | confirme sua presença!

 

Associação Médico-Espírita de Minas Gerais

 

 

 

 

 Palestra na Abrape: Depressão e Espiritualidade

São Paulo, SP

 

cartaz_depressao_mauro_final_02.05.2014.jpg

 

(Informação recebida em email de Abrape)

 

 

 Palestra no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

DOMINGO - DIA 18 DE MAIO DE 2014

 

DAS 15:00 às 18:00 hs.

ENCONTRO DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

TEMA: A OBSESSÃO – ORIGENS, SINTOMAS E CURAS  

 

 

EXPOSITOR: JOÃO BATISTA MOREIRA (CECEM)

 

 

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA CASA DE EMMANUEL

RUA LUIZ MOMENTEL, 366

BAIRRO CORINTINHA – ITATIBA-SP

FONE: 4538-6434

 

(Informação recebida em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

 Seminário “Vencendo seus Conflitos”

Fortaleza, CE

 

Prezados (as) Amigos (as),

Não deixem para a última hora. Aguardamos todos vocês nesse evento que será com certeza um encontro de Bênçãos, Paz, Luz, Enriquecimento Doutrinário e Amor ao Próximo, venham compartilhar conosco essa alegria em nome de JESUS o Cristo.

Abraços fraternos

Arlane Lopes
Coordenadora de Eventos do Grupo Espírita Luz no Lar - GELUZ

 (Informação recebida em email de Geluz *Luz no Lar* [[email protected]])

 

 

 5º. Encontro Espírita de

Carmo do Rio Claro, MG

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 Seminário “Homossexualidade e Espiritismo

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em emails de Claudio Palermo e  de Regina Bachega)

 

 

 

 XIII Femeu- Festival de Música Espírita de

Uberaba, MG

 

XIII FEMEU É LANÇADO EM UBERABA-MG

 

A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba lança na cidade de Uberaba-MG, a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.

            O FEMEU tem como objetivos:

·        Valorizar a arte produzida no movimento espírita;

·        Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas;

·        Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita.

·        Divulgar a música espírita, elevando o espírito.

·        Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional;

·        Promover a Doutrina Espírita.

O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.

O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto de 2014 no Cine Teatro Vera Cruz em Uberaba-MG, conforme calendário abaixo:

 

DATAS

ETAPAS DO XIII FEMEU

02/06 a 22/06

Inscrição das músicas através do site do FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.

23/06 a 29/06

Seleção das músicas inscritas pela Comissão.

01/07 a 05/07

Os músicos enviam as músicas em MP3 aprovadas pela Comissão juntamente com uma foto para o e-mail: [email protected].

07/07 a 31/07

Votação das músicas no site do FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.


01/08 a 08/08

Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 09/08.

09/08

Realização da grande final do XIII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas no Cine Teatro Vera Cruz às 19h.

10/08 a 30/08

Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.

Podem se inscreverem no XIII FEMEU, músicos espíritas:

·        Residentes em qualquer cidade do Território Nacional (Brasil).

·        Brasileiros que residam em outros países.

·        Dos países de língua portuguesa.

Os músicos estarão concorrendo a:

·        1º Lugar (01 violão, 01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        2º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        3º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        4º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        5º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        6º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

Observação: Não haverá repetições de prêmios.

As informações podem ser obtidas através:

Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu  

Blog: http://femeu.blogspot.com

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 9969-7191

Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:

Músicas do VII ao X FEMEU:

http://www.youtube.com/user/FEMEU1

Músicas do XI FEMEU:

http://www.youtube.com/FEMEU2

Músicas do XII FEMEU:

http://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA

 

Luiz Carlos de Souza

  • Diretor Artístico da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba
  • Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba

 

(Informações recebidas em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

 Filme espírita: Causa e Efeito.

Estréia dia 3 de julho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ACESSE O LINK ABAIXO

 

E ASSISTA AO TRAILER DO

 

PRÓXIMO FILME ESPÍRITA.

 

trailer2.jpg

 

https://www.youtube.com/watch?

v=9jnL9fOLm7Q&feature

 

"A MAIOR CARIDADE QUE SE

PODE FAZER AO ESPIRITISMO É

A SUA DIVULGAÇÃO".

 

EMMANUEL / CHICO XAVIER

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informação em email de Andre Luis da Silva Marouco <[email protected]>    repassada em email por [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]]

 

 

 Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Reuniões Públicas no Seara do Mestre

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

13/05/14

ter

20h

 

Sônia Nascimento

 

Pedi e obtereis

 

 

 

 

 

 

 

16/05/14

sex

20h

 

Deusa Samu(Seara Bendita)

 

Maternidade é missão

 

17/05/14

sab

9h

 

Jobert

 

Buscai e achareis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

17/05/14

sab

15h

 

Edilson

 

Não vim destruir a lei

 

20/05/14

ter

20h

 

Manuel Resende

 

Quem é minha mãe e  quem são meus irmãos


--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 Palestra por Jaime Moraes no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

 Palestra com Tais Ciuffo no GEFA

São Pedro da Aldeia, RJ

 

Palestra no GEFA- Quarta-feira

 

Palestra no GEFA

Tema: Fazer o bem sem ostentação
Palestrante:Tais Ciuffo- CEAC- Cabo Frio
Data: 14/05/2014
Horário: 18h

Rua Manoel Ribeiro, 143- Porto - São Pedro da Aldeia

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

 Palestras com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 Almoço Beneficente no ICEF

Florianópolis, SC

 

 

(Informação em email de [email protected]' via NEOPE - Núcleo de Estudo e Orientação da Pesquisa <[email protected]> repassado por Ricardo di Bernardi)

 

 

 

 Violência Moral

 

Jane Maiolo

 

 

O Sermão da Montanha, proferido por Jesus num final de tarde nas proximidades de Cafarnaum, tinha como objetivo libertar consciências infantis e adormecidas despertando-as para uma realidade transcendental.

Essa voz que ecoava nas montanhas, ainda hoje ecoa na psicosfera do Planeta Terra e pode ser ouvida pelos corações brandos.

Na ocasião, a pregação do Mestre era procurada pelos pobres, os estropiados, as pessoas de má vida e uma grande massa que queria ouvir a Boa Nova do Reino ou curar-se de alguma doença física. Buscavam modificar os rumos sofridos de suas miseráveis vidas.

 Era um final de tarde, o sol se punha e a Claridade Divina começava entoar o poema que seria ouvido pelos Espíritos imortais.

Jesus naquele instante teria que multiplicar – se em focos de irradiação de muitas luzes, teria que alcançar os corações ali presentes. O Manso por excelência cantaria o código de conduta para uma vida feliz. O Evangelho adentraria o solo pedregoso. Era o preparo para receberem a semente das virtudes que em vindouras eras dariam seus frutos. Ele, o Agricultor divino, desbravaria a mata fechada da subjugação romana, abriria estradas para uma rota com claridades novas, prepararia os corações para receberem a mensagem imortal. Regaria com amor, os solos mais áridos, mais violentos, mais hostis, fertilizaria com o adubo da compaixão as regiões íntimas de mais difícil acesso, fortaleceria os corações mais desesperançados da época e por fim, lançaria a semente da Boa Nova aos desconsolados do mundo.

 “Bem aventurados os que são brandos e pacíficos” assim Jesus convidava para a implantação do seu Reino da Terra. O Mestre falava para o Espírito Imortal, ao mesmo  tempo em que essa cantiga ia penetrando o âmago do ser,  o  consolo jungia-se  ao timbre da voz Daquele Galileu. Era como se toda a violência moral e física, sofrida por aquele povo tivera recebido o bálsamo celeste minimizando seus efeitos nefastos.

 Muitos gravaram a lição na alma e compreenderam que Jesus não se referia ao mundo material ou aos bens terrenos. Após entendida a lição teriam agora um caminho a seguir: desapegar-se de todos os valores terrenos, vencer as más inclinações, pois da maneira com que Ele falava,  era possível àqueles deserdados da sorte entrar no Reino dos Céus.

Qual daqueles, encarnados ou desencarnados, não tinham motivos legítimos para o choro, o desespero, as aflições, as incertezas do futuro?

A Terra, um dia será morada dos espíritos mansos e pacíficos. Essa afirmativa parece ainda ser nos dias atuais uma utopia. Não o é!

Os violentos, habitantes temporários desse orbe, estão ouvindo o soar dos últimos clarins, embora pareça que eles sejam senhores são na verdade escravos e terão que renovar-se ou partir desse orbe, dado a chegada do período de Regeneração que a Terra adentra.

Convidados por Jesus a habitar esse Planeta, tínhamos um contrato a cumprir, nos renovar pelo trabalho e amor, uma oportunidade valorosa e assim voltarmos a Casa do Pai.

Muitos se demoram na senda do crime, da morte, da injuria, da violência, da perturbação. Evidentemente, Jesus sendo o Governador Espiritual do orbe, esteve sempre ciente desses fatos que se desenrolaram a guisa da nossa infantilidade espiritual.

Na jornada evolutiva muito se violentou em nome de Deus, Jesus, em nome de uma divindade quase que personalística. O recurso dos fracos sempre foi à violência, mas a proposta de renovação a todos é o abandono de toda e qualquer forma de violência, seja ela física, cultural, emocional ou espiritual.

Quando Jesus afirma que são bem aventurados os mansos e pacíficos é entendível que é preciso desistir de qualquer ato egoístico e exaltar a paz e a mansidão. Importante à mensagem de Paulo de Tarso na sua epístola aos Romanos “Porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero esse faço”, preciso será nos submetermos à lei soberana de amor, de justiça e de caridade, saindo da condição e violentos e passando a condição de Filhos de Deus.

Naquele fim de tarde, nas proximidades de Cafarnaum o amor fora plantado, até o fim dos tempos!

 

Jane Maiolo – É professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em  Psicopedagogia.

Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales.

 

Lago da Galiléia nas proximidades de Cafarnaum. Foto Ismael Gobbo

 

 

 O exemplo da fonte

 

Pelo Espírito Meimei. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Idéias e Ilustrações. Lição nº 08. Página 38.

 

Um estudante da sabedoria, rogando ao seu instrutor lhe explicasse qual a melhor maneira de livrar-se do mal, foi por ele conduzido a uma fonte que deslizava, calma e cristalina, e, seguindo lhe o curso, observou:

- Veja o exemplo da fonte, que auxilia a todos, sem perguntar, e que nunca se detém até alcançar a grande comunhão com o oceano.

Junto dela crescem as plantas de toda a sorte, e em suas águas dessedentam-se animais de todos os tipos e feitios.

Enquanto caminhavam, um pequeno atirou duas pedras a corrente e as águas as engoliram em silêncio, prosseguindo para diante.

- Reparou? - disse o mentor amigo - a fonte não se insurgiu contra as pedradas. Recebeu-as com paciência e seguiu trabalhando.

Mais à frente, viram grosso canal de esgoto arremessando detritos no corpo alvo das águas, mas a corrente absorvia o lodo escuro, sem reclamações, e avançava sempre.

O professor comentou para o aprendiz:

- A fonte não se revolta contra a lama que lhe atiram a face. Recolhe-a sem gritos e transforma-a em benefícios para a terra necessitada de adubo.

Adiante ainda, notaram que, enquanto andorinhas se banhavam, lépidas, feios sapos penetravam também a corrente e pareciam felizes em alegres mergulhos.

As águas amparavam a todos sem a mínima queixa.

O bondoso mentor indicou o lindo quadro ao discípulo e terminou:

- Assinalemos o exemplo da fonte e aprenderemos a libertar-nos de qualquer cativeiro, porque, em verdade, só aqueles que marcham para diante, com o trabalho que Deus lhes confia, sem se ligarem às sugestões do mal, conseguem vencer dignamente na vida, garantindo, em favor de todos, as alegrias do Bem Eterno.

 

(Texto recebido em email de Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Cachoeira Três Quedas em  Santa Rita do Passa Quatro, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]