Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 25 de março de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/25-03-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

24-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/24-03-2014.htm

22-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/22-03-2014.htm

21-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/21-03-2014.htm

20-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/20-03-2014.htm

19-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/19-03-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Via de Mão Única

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.

O Homem de Bem, em O Evangelho segundo o Espiritismo.

 

            Há um princípio básico em todas as religiões: Deus, o Criador, é a justiça perfeita. Governa o Universo com absoluta equidade.

            Considerando assim, forçoso admitir que as adversidades estão relacionadas com o comportamento do homem. Algo fizemos ou estamos fazendo, a determinar que as enfrentemos. A alternativa seria Deus impor-nos algo que não merecemos, inconcebível injustiça.

            Se não encontram justificativa na vida presente, não seria razoável cogitar a possibilidade de remontarem ao passado remoto, antes de aportarmos neste vale de lágrimas? Aqui caímos na reencarnação, milenar princípio que está presente em todas as culturas e em todas as épocas, deturpado, não raro, pela fantasia.

            Na Índia, eminentemente reencarnacionista, há a equivocada ideia da metempsicose, segundo a qual o Espírito pode retornar à carne em condição sub-humana.

            Diz o guru:

            – Não mate aquela mosca. Pode ser sua avó reencarnada!

            Diz o sociólogo:

            – Reduzamos o crescimento da população plantando árvores. Quando mais almas a envegetar, menos almas a reencarnar.

            Diz o religioso:

            – Não cultive a maledicência. Você poderá retornar como uma jararaca.

            Sugestivas fantasias, distanciadas da realidade. O Espiritismo nos oferece uma visão mais objetiva e real da reencarnação, situando-a como uma lei divina que atende à característica fundamental do ser humano – a perfectibilidade.     Somos, antes que homens, Espíritos imortais, destinados à perfeição. Seremos um dia copartícipes na obra da criação, chegaremos onde Jesus está, tanto quanto ele esteve um dia onde estamos.

             A reencarnação agiliza esse processo, no suceder de múltiplas existências na Terra, uma escola compatível com nosso estágio evolutivo.

            E atente ao detalhe, caro leitor: Ninguém retrograda a estágios inferiores, no reino vegetal e animal. De lá viemos, mas para lá não tornaremos, ainda que muita gente bem o mereça. A evolução é uma estrada de mão única.

             A dor, a dificuldade, o sofrimento, a morte, fazem parte de nosso aprendizado e atuam como lixas grossas que desbastam nossas imperfeições mais grosseiras, preparando-nos para luminoso porvir.

            Por que existem esses problemas na Terra?

            Porque aqui é uma escola primária, frequentada por Espíritos que mal saíram da animalidade e ainda são orientados pelo egocentrismo dos seres inferiores, a tendência de pensar muito em si mesmos e o resto que se dane. Daí a confusão no Mundo.

            À medida que erramos e colhemos as consequências, na forma de dores e atribulações, vamos compreendendo o que devemos e o que não devemos fazer, acertando o rumo.

            Nesse contexto situam-se as provações e as expiações.

            Provação é a situação difícil que o Espírito planeja ao reencarnar, consciente de que tem débitos a resgatar, que é preciso passar por um processo de depuração, a fim de que se reintegre nos ritmos da vida dos quais se afastou pela inconsequência, o erro, o vício... Estabelecendo uma comparação, digamos que o Espírito em provação é o cidadão que, tendo cometido crimes, apresenta-se voluntariamente à polícia, disposto a assumir a consequência deles. Na prisão, geralmente tem bom comportamento, enfrentando com serenidade a privação da liberdade. Tem consciência de que está ali para pagar seu débito com a sociedade.

            Os casos de superação, em que o indivíduo dá volta por cima, como se costuma dizer, geralmente envolvem Espíritos em provação. Nicholas James Vujicic nasceu em Melbourne, Austrália, em 4 de dezembro de 1982, com uma grave deficiência dificiência   física, devido à rara síndrome de Tetra-amelia: sem os dois braços e sem pernas, apenas com dois pés pequenos, um deles com dois dedos.

Imagine, leitor amigo, o problema de um ser humano com tais limitações! Vujicic cresceu deprimido, sentindo-se injustiçado por Deus. Na adolescência chegou a cogitar do suicídio. Sua atitude mudou quando tomou conhecimento de outras pessoas com graves deficiências físicas, que literalmente davam a volta por cima.

Ligado a uma igreja evangélica, aos dezessete anos fundou uma organização sem fins lucrativos, Life Without Limbs, Vida sem Membros. Cursou faculdade e aos vinte e um anos diplomou-se em Contabilidade e Planejamento familiar. Desde então Vujicic faz palestras motivacionais em vários países, impressionando multidões que contemplam aquele homem sem braços e sem pernas, que se equilibra sobre precários pés, a exaltar a Vida e a confiança em Deus.

Pessoas assim valorizam a existência, resgatam débitos cármicos, habilitam-se a estágios mais altos de espiritualidade.

 Sobretudo nos deixam envergonhados, porquanto, com problemas muito menos complexos, deixamo-nos abater, não raro com pena de nós mesmos.

            Na expiação, temos essas mesmas situações difíceis, dores e sofrimentos, que surgem não por escolha do Espírito, mas por imposição da Lei Divina.

            Vêm na marra, como se costuma dizer. Seria o criminoso caçado pela polícia, que quer fugir de suas responsabilidades, mas acaba preso, julgado e condenado. Geralmente, Espíritos em expiação são rebeldes, têm dificuldade para aceitar seus infortúnios, sentem-se injustiçados, debatem-se e, não raro, comprometem-se em novos desatinos.

            A revolta, o rebelar-se contra as situações expiatórias, é extremamente perigosa. Leva o condenado a comprometer-se em novos desvios.

            É o Espírito que na vida passada foi rico, malbaratou as oportunidades, comprometeu-se em desatinos. Reencarna em situação de penúria mas, ao invés de enfrentar suas dificuldades com coragem e determinação, apela para a desonestidade, busca a riqueza partindo para o crime, a violência, o tráfico de drogas.

            Há o portador de grave enfermidade que tem por objetivo conter suas tendências, mas reage negativamente, é rebelde e agressivo, complica a vida da família com suas crises neuróticas.

            Pior acontece com aquele que, rejeitando as experiências educativas a que é submetido, assume a postura de fuga, partindo para o suicídio, essa porta falsa que longe de livrá-lo de seus padecimentos, apenas o mergulha em dores mil vezes acentuadas, impondo-lhe novas e difíceis expiações.

            A população terrestre não é composta por santos ou missionários. Estes constituem exceção.

            Podemos, até para uma tomada de posição, avaliar nossa condição. Estamos aqui em provação ou expiação?

Preparei pequeno teste a respeito, caro leitor.

            Diante das situações abaixo, faça sua opção.

01 –     Morte do ente querido.

            Provação: Seja feita a vontade de Deus.

            Expiação: Por que Deus fez isso comigo?

 

02 –     Doença grave.

            Provação: Deus me dará forças!

            Expiação: Não suporto esse sofrimento!

 

03 –     Iminência da morte:

            Provação: Entrego-me aos bons Espíritos.

            Expiação: Resistirei até o último suspiro!

 

04 –     Dificuldades de uma prova escolar.

            Provação: Estudarei mais.

            Expiação: Prepararei uma cola.

 

05 –     Desastre financeiro.

            Provação: Começarei vida nova.

            Expiação: Minha vida acabou.

 

06 –     Amor não correspondido:

            Provação: Respeito seus sentimentos.

            Expiação: Contratarei um despacho de amarração.

 

07 –     Desilusão amorosa.

            Provação: Deus é pai. Aprenderei a viver sem ele.

            Expiação: Deus é pai. Ele há de pagar!

 

08 –     Desavença num relacionamento.

            Provação: Peço desculpas.

            Expiação: A culpa é sua.

 

09 –     Prejuízos causados a alguém.

            Provação: Assumo minha responsabilidade.

            Expiação. Negarei até o fim.

 

10 –     Familiar difícil.

            Provação: Estamos juntos para nos harmonizarmos.

            Expiação: Será que andei atirando pedras na Cruz?

 

11 –     Motorista imprudente.

            Provação: Deus o ilumine.

            Expiação: O diabo o carregue.

 

12 – Sacola de dinheiro encontrada.

            Provação: Procurarei o dono.

            Expiação: Gastarei até o último centavo.

 

            Se na maior parte das respostas você optou pela primeira alternativa, parabéns! Significa que tem maturidade para enfrentar o resgate de seus débitos, como o aluno que se submete à avaliação de aproveitamento, habilitando-se à promoção para nível superior.

            Se ficou na segunda, será interessante repensar sua maneira de ver o Mundo, cultivando reflexão, a fim de não perder as oportunidades de edificação da jornada humana, complicando o futuro.

.           O Código Penal Brasileiro determina que o condenado tenha uma redução da pena, desde que se disponha a estudar e trabalhar na prisão.

            Imita o código divino, a preceituar que, independente do fato de estarmos em provação ou expiação, podemos amenizar nosso resgate observando essas mesmas disciplinas.

            Com o estudo da Doutrina Espírita temos uma visão mais objetiva dos problemas existenciais e nos habilitamos a enfrentá-los com serenidade, evitando os males maiores originários da rebeldia.

            Com o trabalho do Bem conquistamos valiosos créditos na contabilidade divina, reduzindo nossos débitos. Aprendemos com o Espiritismo que quanto mais nos dedicarmos a estancar lágrimas alheias menos lágrimas verteremos.

            É o que nos diz Auta de Souza, a grande poetisa do Nordeste, em psicografia de Francisco Cândido Xavier:

           

Benditas sejam, torturando embora,

As lágrimas que a vida transfigura

Na fonte generosa, viva e pura

De perfeição e luz para quem chora.

 

Lírios e estrelas de celeste alvura,

Entre as sombras da mágoa que aprimora,

Rolam do coração, lembrando a aurora

No imenso caos da imensa noite escura!...

 

Benditas sejam! Lágrimas divinas

Como flores brilhando sobre as ruínas,

Que a provação estende, véspera e franca...

 

Mas, acima da bênção que as alveja,

Ante a glória do amor, bendita seja

A mão da caridade que as estanca!

 

 

Nota: Este artigo é um excerto do livro O Homem de Bem, de Richard Simonetti, baseado no capítulo XVII, de O Evangelho segundo o Espiritismo, em que Allan Kardec comenta os valores que identificam o verdadeiro homem de Bem.

 Livrarias e Clubes do Livro Espírita que participam das homenagens aos 150 anos de publicação daquela obra básica da Doutrina Espírita, podem fazer seu pedido para o seguinte endereço: CEAC-Editora, Rua Quinze de Novembro, 8-55, telefone 14 3227-0618 – Bauru SP (CP 17015-04). E-mail: [email protected]                   ­­­­

 

 

­

 

 

 

Congresso Espírita em quatro dimensões

 

Os 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo são o foco do 4º Congresso Espírita Brasileiro que, neste ano, ocorre simultaneamente em quatro cidades.

 

Na 4ª edição do Congresso Espírita Brasileiro, confirmado para os dias 10 a 13 de abril, comemoram-se os 150 anos de uma das obras básicas da Codificação Espírita: O evangelho segundo o espiritismo. Em um feito inédito, será a primeira edição a ocorrer simultaneamente em quatro cidades-sede: Manaus, Campo Grande, João Pessoa e Vitória receberão, ao todo, mais de seis mil inscritos com programações voltadas ao tema central e contará com diversos oradores, como Divaldo Franco e Haroldo Dutra Dias.

Em Manaus, o Plaza Centro de Convenções será o palco das palestras de Divaldo Franco e do vice-presidente da FEB, Geraldo Campetti Sobrinho.

O Centro de Convenções Ruben Gil Camilo receberá os participantes da cidade de Campo Grande. Os inscritos para esta cidade contarão com a exposição do presidente da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho e do conferencista Haroldo Dutra Dias, entre outros.

A cidade de Vitória contará com palestras de Simão Pedro Lima e André Luiz Peixinho no Centro de Convenções de Vitória, local escolhido para sediar o evento na região.

Severino Celestino, Merhy Seba e Sandra Maria Pereira Borba estarão na galeria Paço de Leões, na cidade de João Pessoa, cidade que terá Haroldo Dutra Dias na abertura e o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho no encerramento. A programação contará também com a participação do secretário geral do Conselho Espírita Internacional, Charles Kempf.

Durante a realização do Congresso, o portal www.febnet.org.br será atualizado constantemente com informações e novidades. Para os veículos da imprensa que se credenciarem para a cobertura do evento, haverá infraestrutura de sala específica para atuação.

A 4ª edição do Congresso Espírita Brasileiro é uma promoção da Federação Espírita Brasileira com o apoio das federativas estaduais.

O evangelho segundo o espiritismo

O evangelho segundo o espiritismo contém a essência do ensino moral de Jesus e serve de abrigo para os adeptos de todas as religiões, como um roteiro seguro para a reforma íntima. A obra é uma grande ferramenta para conhecer, observar e seguir as Leis Divinas, que proporcionam uma caminhada gradual e evolutiva do Espírito rumo a Deus.

 

(Informação recebida em email de Comunicação FEB [[email protected]])

 

 

Livros que celebram O evangelho segundo o Espiritismo

são destaque no 4º Congresso Espírita Brasileiro

 

 

Cinco obras contarão com lançamento exclusivo nos dias 11, 12 e 13 de abril, nas quatro cidades-sede.

 

Com 130 anos de fundação, a Federação Espírita Brasileira sempre teve em vista um dos seus principais objetivos: difundir a Doutrina Espírita. Tendo como foco o livro espírita, a Instituição preserva a excelência do conteúdo doutrinário, com base rigorosa nas obras codificadas por Allan Kardec, e inova com o atual conceito editorial de reunir num mesmo produto a profundidade e a acessibilidade, a seriedade e a leveza em projetos gráficos arrojados, que refletem beleza, harmonia e utilidade.

Nesta data oportuna, e em homenagem aos 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo, serão lançados em primeira mão, na quarta edição do Congresso Espírita Brasileiro, cinco obras:

Imitação do evangelho segundo o espiritismo

A presente edição da FEB contém a reprodução eletrônica (digitalizada) da 1ª edição francesa da Imitação do evangelho segundo o espiritismo, tal como surgiu em Paris em abril de 1864, bem como sua tradução integral em nossa língua, a fim de que os leitores possam conferir as diferenças existentes entre o texto primitivo e o da 3ª edição da obra, publicada em 1866, revista, corrigida e modificada por Allan Kardec sob o título de O evangelho segundo o espiritismo, versão que hoje utilizamos. Com a publicação deste livro, traduzido por Evandro Noleto Bezerra, a Federação Espírita Brasileira presta homenagem ao sesquicentenário de seu lançamento.

O Evangelho segundo o Espiritismo, orientações para estudo

Esta obra, organizada por Célia Maria Rey de Carvalho e Antonio Cesar Perri de Carvalho, vem cumprir a nobre missão de ser um roteiro que auxiliará o leitor a estudar e refletir sobre a essência do ensino moral de Jesus servindo, também, como abrigo aos adeptos de todas as religiões.

Resultado do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho (NEPE), acentua a importância do conhecimento bíblico analisado sob a fascinante trajetória e exemplo de Jesus, guia e modelo para a humanidade. Destaca a contribuição de Allan Kardec para a fundamentação cristã do Espiritismo, reforçada pelas obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier. Com o estudo seguro do evangelho, o leitor se motivará a trabalhar incessantemente no bem por concluir que as Leis Divinas lhe conduzirão a Deus.

O Evangelho por Emmanuel: comentários ao evangelho segundo Mateus - volume 1

Com uma nova e ampliada visão sobre o Novo Testamento, a FEB Editora traz a público Evangelho por Emmanuel, uma coletânea com os comentários presentes no trabalho amoroso desenvolvido pelos benfeitores Emmanuel e Chico Xavier que, durante mais de 70 anos, se dedicaram ao trabalho iluminativo da senda da criatura humana.

Este trabalho foi promovido por uma equipe de pesquisadores da FEB, com coordenação de Saulo César Ribeiro e organizado em sete volumes que compõem esse projeto.  Nesse primeiro volume, estão presentes os comentários alusivos ao Evangelho segundo Mateus, com versículos atualizados de acordo com as traduções mais recentes.

As leis morais na atualidade

A terceira parte de O livro dos espíritos, organizada sistematicamente por Allan Kardec, apresenta o conjunto de leis que conduzem o homem no caminho da evolução rumo a Deus. As intituladas leis morais concentram a essência do que é necessário para a educação das almas sedentas de luz e consolo.

Esse livro de Christiano Torchi tem o propósito de tratar, de forma clara e objetiva, das leis que perpassam por todos os segmentos da vida do homem, de forma individual, e que têm reflexo direto em sua vivência na sociedade atual.

As três revelações da Lei de Deus e Contos Amigos

Quatro obras inéditas de autoria da médium Yvonne A. Pereira, escritas entre os anos de 1964 e 1971, trazem conteúdo notavelmente atual dedicado à leitura de toda a família.

Oportunos lançamentos que se somam para constituir o precioso catálogo da maior editora espírita existente, com a profícua produção do “livro espírita para um novo mundo”.

FEB Editora em números

 A FEB editou, em toda a sua história, 567 livros, totalizando 44.397.400 de exemplares.

·         O evangelho segundo o espiritismo. Total: 4.490.300 exemplares;

·         O livro dos espíritos. Total: 2.472.000 exemplares;

·         Nosso lar. Total: 2.107.000 exemplares;

·         O livro dos médiuns. Total: 1.277.000 exemplares;

·         A prece. Total: 924.000 exemplares;

·         Os mensageiros. Total: 701.000 exemplares;

·         Missionários da luz. Total: 670.500 exemplares.

 

Foram traduzidos 69 títulos para os seguintes idiomas: alemão, castelhano, espanhol, esperanto, francês, grego, húngaro, inglês, italiano, japonês, russo, sueco e tcheco. Há livros da FEB também no sistema Braile editados pelo Grupo Espírita Emmanuel (GEEM) de São Paulo e pela Sociedade Pró-Livro-Espírita em Braille (SPLEB) do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier com Alberto Rosa

Niterói, RJ

 

Imagem inline 1

O Núcleo Espírita Chico Xavier convida para palestra no dia 30/mar, domingo, às 17h, com Alberto Rosa.

O expositor é Diretor de Assistência e Orientação Espiritual do Centro Espírita Irmã Rosa (CEIR) e Diretor de Ensino Espírita do Instituto Espírita Bezerra de Menezes (IEBM).

Prestigie e divulgue.

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX)

R. Comendador Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60

Praia de Piratininga - Niterói (RJ)

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]]

 

 

 

Programação da semana na F.E. A Caminho da Luz

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Andréa Suster no C.E. Jesus

Salto, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

Palestra com Breno Costa no N.E. Amor e Paz

Marilia, SP

 

 

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Repassamos cartaz divulgando palestra no Núcleo Espírita Amor e Paz.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

Imagem inline 1

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

II Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade

São Paulo, SP




Queridos amigos, anunciamos, para quem ainda não sabe,
o evento imperdível durante os feriados da Páscoa de 2014!
De 17 a 20 de abril, faremos em São Paulo,
no Centro de Convenções Rebouças:
2º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e
5º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita.

Convidados internacionais já confirmados:

Dr.
Edward Brantmeier (Estados Unidos), (Educação para a Paz)
Dr. François Gaudin (França) (Biógrafo de Maurice Lachâtre)
Germán Doin (Argentina) (Diretor do filme “A Educação Proibida”)
Dr. José María Vacaela (Equador) (Escola Inka Samana)
Drª. María Gabriela Albuja (Equador)
(Escola Inka Samana)
Dr.ª Njoki Mane (Canadá) (Educação e Espiritualidade)

Convidados nacionais já confirmados:

Alessandro Cesar Bigheto (Mestre Unicamp-Unisanta/Pampédia/ABPE)
Dr. Alysson Leandro Mascaro (Livre-docente USP)
Dr. André Andrade Pereira (UFF)
André Gravatá (Livro “A volta ao mundo em 13 escolas”)
Antônio Sagrado Lovato (Diretor do filme “Quando sinto que já sei”)
Cesar Reis (Mestre, Capemisa Social, Lar Fabiano de Cristo)
Cleber Novelino (Fundação Pestalozzi-Franca)
Dr.ª Dora Incontri (Unisanta, Espaço Pampédia/ABPE)
Eduardo Valério (Ministério Público - Direitos Humanos)
Dr. Franklin Santana Santos (Associação Brasileira de Tanatologia)
Frei Dr. Volney José Berkenbrock (UFJF)
José Pacheco (Escola da Ponte/Projeto Âncora)
Luis Colombo (Mestre Mackenzie, Unisanta/ABPE)
Dr. Regis de Morais (Livre-docente Unicamp/ titular Puc-Camp)
Samantha Lodi (mestre Unicamp-Doutoranda UNICAMP)
Dr. Sérgio Junqueira (Gper- PUC-PR)
Dr. Thiago Borges Aguiar (Geher-USP/Unimep)
Dr. Wojciech Kulesza (Universidade Federal da Paraíba)

Para baratearmos as inscrições, que serão abertas dia 13 de janeiro,
estamos fazendo um financiamento coletivo.
Dora Incontri explica como funciona:

http://www.youtube.com/watch?v=NAsNP5SdMtw

Para fazer sua doação (entre 30 reais e 5 mil reais), com diferentes recompensas:

http://www.mobilizefb.com/EducacaoEspiritualidade

Para ver toda a programação e fazer sua inscrição (a partir do dia 13 de janeiro):

www.educacaoespiritualidade.com

Não perca! Colabore, venha participar, para mudarmos a Educação!
Informações:
(11) 2537 8973
E-mail:
[email protected]








(Informação recebida em email de
Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

III Seminário CEECAL

Florianópolis, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Jefferson Jornalista [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra na Casa de Caridade “Vovô Pedro”

Assis, SP

 

PALESTRA 

CASA  DE  CARIDADE “VOVÔ  PEDRO”

Rua Santa Luzia, 233  -  Vila Adileta -  A S S I S

 

 29 de março  

                 sábado,  às 20 horas

 

ORADORA: 

MIRLEI SANTOS ABREU SOUSAde Assis

 

TEMA: “Apreendendo com o Evangelho”

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Prelúdio da vida

 

 

De todas as coisas na vida, nada há mais preciso do que a morte.

Qualquer criatura que goze de vida, tem assinalada, em algum momento, a sua morte.

Imparcial como ninguém, ela arrebata jovens e idosos, desiludidos, sonhadores e idealistas, trabalhadores e ociosos.

Inoportuna, surge em momentos de mágica alegria, transformando o ambiente com seus véus de crepe negro.

Incoerente, leva os mais jovens e saudáveis, deixando no seu rastro pessoas enfermas e de anos incontáveis.

Entretanto, o mais terrível não é a sua ação direta, mas suas consequências, ou seja, o grande vazio que deixa nas vidas dos que prosseguem na Terra.

A incerteza de que haja um depois da morte leva muitas pessoas ao desespero, ao abandono de si mesmas, à depressão.

Walter Lowen foi uma dessas pessoas. Depois de um convívio de trinta e sete anos, foi separado de sua amada Selma, de forma inesperada, pelo espectro da morte.

Ele não sabia como continuar vivendo sem a presença dela. Ela era o seu sol, em torno do qual ele, um pequeno planeta, realizava sua órbita, dia após dia. Ele se sentia como alguém sozinho na escuridão.

O médico, percebendo seu estado emocional desesperador, o fez retornar do mundo de sombras em que se encontrava, dizendo-lhe: Você tornará a vê-la.

Depois de escutar a curta frase, Walter começou a pensar que a separação da esposa era algo temporário.

E tudo ficou mais fácil de ser suportado. No entanto, foi quando lhe chegou uma carta, que ele se sentiu profundamente tocado.

Dizia assim: Eu não conheço a forma da imortalidade. Mas, também, nunca vi o amor, a fé, a integridade ou qualquer das outras qualidades que dão sentido e beleza à vida.

Apesar disso, não ponho em dúvida sua realidade, pois já vivi com elas em ação. A morte não destrói essas qualidades.

Só se pode perder o amor quando é retirado de nós. A morte não o tira, pois o amor não tem limites.

O amor continua conosco, cercando-nos e fortalecendo-nos, uma força ativa e positiva, uma realidade mais profunda do que o som de uma voz ou o toque de uma mão, por mais queridas que sejam essas sensações.

Como é possível, então, descrer da imortalidade da alma?

Sua esposa vive e continua a amá-lo, esperando um dia reencontrá-lo para a continuação dessa convivência que vocês souberam valorizar durante trinta e sete anos, ininterruptamente.

Nesse dia, Walter retornou à vida...

*  *   *

A certeza da Imortalidade é das mais gratificantes revelações. Confere a certeza do reencontro. Permite que aquele que permanece jornadeando pelos caminhos do mundo, tenha robustecida a chama da esperança.

Esperança de que o amor continua, que o amor ama e vela.

Certeza de que não caminha só, no mundo. Que, mesmo que reconstrua a sua vida afetiva, ao lado de outro cônjuge, o amor amado entende e abençoa.

E, afinal, depois de passados os anos, transcorrido o tempo, chegado o momento da sua própria partida, será recebido, no mais Além, por quem lá vive e ficou anos aguardando.

Ao chegar, será recepcionado com um sorriso, um grande abraço e as doces palavras: Que saudade! Há quanto tempo espero você.

Morte, prelúdio da verdadeira vida! Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo
Morte, prelúdio da vida, de José Ferraz, da Revista
Internacional de Espiritismo, de fevereiro de 2014.
Em 25.3.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Obra de arte no Cemitério do Araçá. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo,  São Paulo, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP