Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 21 de março de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/21-03-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

20-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/20-03-2014.htm

19-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/19-03-2014.htm

18-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/18-03-2014.htm

17-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/17-03-2014.htm

15-03-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MARCO/15-03-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Na hora da caridade

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coragem. Lição nº 09. Página 31.

 

Não te furtarás ao serviço de emenda e nem recusarás a constrangedora obrigação de restaurar a realidade, mas unge o coração de brandura para corrigir abençoando e orientar construindo!...

A dificuldade do próximo é intimação à beneficência, entanto, assim, como é preciso condimentar de amor o pão que se dá para que ele não amargue a boca que o recebe, é indispensável também temperar de misericórdia o ensinamento que se ministra para que a palavra esclarecedora não perturbe o ouvido que o recolhe.

Na hora da caridade, não reflitas apenas naquilo que os irmãos necessitados devem fazer!...

Considera igualmente aquilo que não lhes foi possível fazer ainda!...

Coteja as tuas oportunidades com as deles.                      

Quantos atravessaram a infância sem a refeição de horário certo e quantos se desenvolveram, carregando moléstias ocultas!

Quantos suspiraram em vão pela riqueza do alfabeto, desde cedo escravizados a tarefas de sacrifício e quantos outros cresceram em antros de sombra, sob as hipnoses da viciação e do crime!...

Quantos desejaram ser bons e foram arrastados à delinquência no instante justo em que o anseio de retidão lhes aflorava na consciência e quantos foram colhidos de chofre nos processos obsessivos que os impeliram a resvaladouros fatais!

Soma as tuas facilidades, revisa as bênçãos que usufruis, enumera as vantagens e os tesouros de afeto que te coroam os dias e socorre aos companheiros desfalecentes da estrada, buscando soerguê-los ao teu nível de entendimento e conforto.

Na hora da caridade, emudece as humanas contradições e auxilia sempre, mas sempre clareando a razão com a luz do amor fraterno, ainda mesmo quando a verdade te exija duros encargos, semelhantes às dolorosas tarefas da cirurgia.

 

 

 

 

 

Comunicado da desencarnação de Vivaldo Borges

Uberaba, MG

 

Queridos amigos,

Estamos comunicando a desencarnação de nosso irmão VIVALDO CUNHA BORGES, meu ex-cunhado e responsável pela organização e diagramação de quase todas as obras do nosso querido Francisco Cândido Xavier a partir de 1968, ocorrido hoje, 20 de março, pela manhã. O corpo será velado no Grupo Espírita da Prece (Av. João XXIII, 1495 - Pq das Américas). Ainda não sabemos o horário do sepultamento. A ele, nossas melhores vibrações de muita paz e luz e votos de um despertar feliz, ao lado de familiares e amigos .e certamente com o amparo do Chico a quem tanto amou e serviu. 

Rogamos as preces de todos em seu favor.

 

Fiquem com Deus!

Geraldinho

 

Geraldo Lemos Neto, Chico Xavier e Vivaldo Borges na casa de Chico em Uberaba, MG

 

 

 

Um trabalho de amor

 

A tarefa de divulgação da mensagem cristã consoladora da Doutrina Espírita, que preenche a vida do estima e querido médium Francisco Cândido Xavier, prossegue seu caminho.

É o livro espírita descortinando horizontes mais amplos e atmosferas sempre renovadas aos limitados sentidos humanos.

Diante de programação espiritual tão delicada, a completar este ano 135 anos de codificação com Allan Kardec e 65 abis de desdobre complementar com Emmanuel/Chico Xavier, voltamos nossa atenção a todos os tarefeiros que, no plano mais direto e muitas vezes humildemente, empreendem seus melhores esforços no acompanhamento dos meandros e detalhes que medeiam a gestação de um livro espírita.

Nomeá-los um a um fugiria de nosso objetivo de homenagem e reconhecimento, razão pela qual focalizaremos nossos comentários em torno de um representante dedicado desta classe de trabalhadores que executam e sustentam editorialmente a tarefa do médium Chico Xavier.

Forçoso lembrarmos a figura do confrade Vivaldo da Cunha Borges, trazendo a lume alguns detalhes de seu valoroso e eficaz trabalho.

Amigo constante do médium, responsabiliza-se pela diagramação da quase totalidade dos livros recebidos por Chico, desde 1975. Para tanto, mantém um trabalho de organização exemplar em seu gabinete, onde gasta grande parte do dia em abençoado labor. As mensagens, mal saídas do lápis mediúnico, lhe são entregues para a datilografia e das devidas correções. Aquelas sem título são por ele intituladas e, após o período de revisão, todas são cuidadosamente arquivadas em pastas classificadas segundo o espírito comunicante (Emamanuel, Meimei, Maria Dolores, poetas, ET). Outras são catalogadas segundo o local onde foram recebidas, como a Fundação Marietta Gaio e outras instituições espíritas do país.

Encontramos ainda o trabalho curiosamente denominado de “garimpo”, que se consubstancia num esforço paciente de busca a mensagens antigas, psicografadas pelo médium há várias décadas, e que ainda se encontram inéditas. Elas são encontradas em diversos centros e instituições espíritas por onde Chico Xavier tenha passado e, quanto possível, arquivadas com as adaptações adequadas à nossa época, registrando-se o local e a data em que vieram à luz.

Cada uma dessas pastas de arquivo funciona qual útero abençoado, na geração de mais um livro. Quando a Espiritualidade Maior, por intermédio do médium amado, considera a oportunidade de mais uma publicação, temos a definição do novo título e o prefácio da obra, surge, geralmente ditado por Emmanuel. Todo o material passa, então, à diagramação, sendo separado em novas pastas, na exata forma com que aparecerá nas livrarias.

Ao lado deste trabalho de grande cuidado e importância, assinalamos também a exaustiva tarefa de catalogação de todas as mensagens psicografadas por Francisco Cândido Xavier. Tarefa executada com esmero por nosso irmão Vivaldo. Vamos encontrá-las todas, classificadas segundo o espírito comunicante, por ordem alfabética de seus títulos, com a indicação do livro e da respectiva página em que se encontram, ou, se for o caso, com a indicação de “inédita”.

Que os tarefeiros do livro espírita, homenageados aqui, através de nosso irmão Vivaldo da Cunha Borges, recebam a gratidão inequívoca da comunidade espírita de Minas Gerais. Isto porque um trabalho executado com tamanha dedicação e eficiência só poderá ser fruto de muito, muito amor. (...)

 

Geraldo Lemos Neto

 

 

(O artigo fez parte integrante do livro CHICO XAVIER MANDATO DE AMOR lançado em 1992 pela União Espírita Mineira, de autoria de Geraldo Lemos Neto. Vivaldo escreveu o livro ÍNDICE GERAL DAS MENSAGENS PSICOGRAFADAS POR FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER editado em 1988 pela União Espírita Mineira).

 

Chico Xavier, Nena Galves e Vivaldo Borges

Chico e Vivaldo Borges em pleno trabalho de endereçamento de livros e correspondências

 

 

 

Ao Vivaldo Borges, familiares e amigos

 

Externamos os nossos profundos sentimentos de solidariedade neste momento em que o trabalhador espírita Vivaldo retorna à pátria espiritual.  Que Jesus ampares a todos nós.

Ismael Gobbo

 

 

 

FEB Editora lança ebooks

 

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/feb-editora-lanca-ebooks/

 

 

 

 

Livro Espírita disponível para download gratuito

 

 

Informamos a los interesados que se encuentra disponible, para descarga gratuita, en la página web de la Federación Espírita Española, la obra Revista Espírita - Periódico de Estudios Psicológicos 1858-1861: Colección de Textos de Allan Kardec.

 

Este es el primer libro espírita escrito, impreso y lanzado en Quito, Ecuador.

Para más informaciones: 
http://www.espiritismo.es/

 

Fraternalmente,

 

Simoni

 

 

 

 

 

(Informações  recebidas em email de Simoni Privato Goidanich)

 

 

 

Ciclo de Seminários Espíritas na

Região dos Lagos, RJ

 

FACILITADOR: GUTEMBERG PASCOAL

SEMINÁRIO: MUSICA ESPÍRITA E TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

 

DATA: 29/03/2014 - SÁBADO

HORÁRIO: 15 h

LOCAL:GRUPO ESPÍRITA NOSSO LAR

END: RUA CLARA NUNES, S/N-BALNEÁRIO 

SÃO PEDRO DA ALDEIA-RJ

 

SEMINÁRIO: O EVANGELHO - UMA LUZ PARA HUMANIDADE

 

DATA: 30/03/2014 - DOMINGO

HORÁRIO: 9 h

LOCAL: GRUPO ESPÍRITA SEMENTE DE MOSTARDA

END: RUA GUMERCINDO LOPES RODRIGUES, 80 

SÃO MIGUEL-IGUABA GRANDE-RJ

  

SEMINÁRIO: MÉDIUM, MEDIUNIDADE E TRANSFORMAÇÃO

 

         DATA: 30/03/2014 - DOMINGO

        HORÁRIO: 15 h

          LOCAL: GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

          END: RUA MANOEL RIBEIRO, 143 - PORTO DA ALDEIA

        SÃO PEDRO DA ALDEIA-RJ

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRAR EM CONTATO COM NÉLIO LUZZE

(22) 999057829

 [email protected]

 

(Informações recebidas em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Ania Publiese no C.E.E. Escolinha do Chico

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

FEEB. Grupo de Estudo Manoel Philomeno de Miranda

Salvador, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Ciclo de Seminários Espíritas com Gutemberg Pascoal

Região dos Lagos, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Congresso Educação e Espiritualidade e Pedagogia Espírita

São Paulo, SP

 

Congresso Educação e Espiritualidade e Pedagogia Espírita

Data: De 17 a 20 de abril
Local: Centro de Convenções Rebouças, São Paulo - SP
Tema: 2º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e 5º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita.


Inscrições e informações:
http://www.educacaoespiritualidade.com/#!inscricoes/cjg9
Convidados internacionais já confirmados:

Dr. Edward Brantmeier (Estados Unidos), (Educação para a Paz)
Dr. François Gaudin (França) (Biógrafo de Maurice Lachâtre)
Germán Doin (Argentina) (Diretor do filme “A Educação Proibida”) 
Dr. José María Vacaela (Equador) (Escola Inka Samana)
Drª. María Gabriela Albuja (Equador) (Escola Inka Samana)
Dr.ª Njoki Mane (Canadá) (Educação e Espiritualidade)


Convidados nacionais já confirmados:

Alessandro Cesar Bigheto (Mestre Unicamp-Unisanta/Pampédia/ABPE) 
Dr. Alysson Leandro Mascaro (Livre-docente USP)
Dr. André Andrade Pereira (UFF)
André Gravatá (Livro “A volta ao mundo em 13 escolas”) 
Antônio Sagrado Lovato (Diretor do filme “Quando sinto que já sei”)
Cesar Reis (Mestre, Capemisa Social, Lar Fabiano de Cristo) 
Cleber Novelino (Fundação Pestalozzi-Franca)
Dr.ª Dora Incontri (Unisanta, Espaço Pampédia/ABPE)
Eduardo Valério (Ministério Público - Direitos Humanos) 
Dr. Franklin Santana Santos (Associação Brasileira de Tanatologia)
Frei Dr. Volney José Berkenbrock (UFJF)
José Pacheco (Escola da Ponte/Projeto Âncora)
Luis Colombo (Mestre Mackenzie, Unisanta/ABPE)
Dr. Regis de Morais (Livre-docente Unicamp/ titular Puc-Camp)
Samantha Lodi (mestre Unicamp-Doutoranda UNICAMP) 
Dr. Sérgio Junqueira (Gper- PUC-PR)
Dr. Thiago Borges Aguiar (Geher-USP/Unimep) 
Dr. Wojciech Kulesza (Universidade Federal da Paraíba)

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra na A.E. Raio de Luz com Sebastião Camargo

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Palestra com Fernanda Fernandes no Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes (Bezerrinha).  Guarulhos, SP

 

CONVITE - PALESTRA

cid:image001.jpg@01CF42F7.C01C28E0

 

Olá Irmãos de Ideal,

Convidamos para a Palestra que será sábado(22/03) – 19H30

Aguardamos por você !!!

Não Perca !!!

 

cid:image003.png@01CF420D.AC813270

 

Departamento de Comunicação/Divulgação - Irene

(Informação recebida em emails de Ademir Mendes e  de Regina Bachega)

 

 

 

Casa do Pão homenageia O Evangelho Segundo o Espiritismo

Franca, SP

 

 

Imagem inline 1

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 


(Informações recebidas em email da USE Franca)

 

 

 

33ª. Comecelesp

Jundiaí, SP

 

 

(Informação recebida em email de William Peres dos Santos [[email protected]])

 

 

 

Entrevista com Marcos Paterra na Rádio Tabajara

João Pessoa, PB

 

 

(Informações em email de Marcos Paterra)

 

 

 

Noticias atualizadas no site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

 

Palestra "Pinga-Fogo" com Geraldo Lemos Neto no Centro Espírita Luz e Fraternidade de Araçatuba pode ser ouvida no site A Voz do Espiritismo

18/03/2014

Confira e divulgue!!! Compartilhe entre seus amigos nas redes sociais!!!

 

II Ciclo de Palestras no Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier em Uberaba acontece de 2 a 5 de abril

18/03/2014

Prestigie!!! Entrada franca, sempre às 19h00

 

Grupo Espírita Seara de Deus, de Pernambuco, comemora seus 36 anos com palestras imperdíveis durante todo o mês de março

18/03/2014

Dia 22 e 23 tem Jhon Harley, e 29 e 30 tem Carlos Baccelli, dois biógrafos mineiros falando de Chico Xavier, sua vida e sua obra

 

Cezar Carneiro de Souza faz palestra na cidade de Patrocínio e lança dois títulos, sendo um com a chancela da Vinha de Luz Editora

18/03/2014

Evento foi promovido pelo Departamento de Divulgação e Estudos Doutrinários da Sociedade Espírita Casa do Caminho e AME Patrocínio | MG

 

Vá ao teatro espírita no fim de semana - Em cartaz, "Um amor de renúncia", peça adaptada da obra de Chico Xavier por Emmanuel

18/03/2014

Da extensa galeria de personagens de "Renúncia", três são trazidos à cena: Pólux/Padre Carlos, Alcíone e Padre Damiano/Emmanuel, que comenta e conduz a narrativa

 

Entrevista com Yvonne do Amaral Pereira, feita em 1978, é disponiblizada na Rádio Emmanuel

18/03/2014

Uma das maiores médiuns de todos os tempos, Yvonne concedeu entrevista ao pesquisador Danilo Vilela, seis anos antes de sua desencarnação. Ouça agora esse registro histórico imperdível!!!

 

O tesouro difícil – Estudando uma bela e instrutiva lição da benfeitora espiritual Meimei

18/03/2014

Por Cezar Carneiro de Souza | Uberaba | MG

 

Geraldo Lemos Neto é entrevistado ao vivo no estúdio do programa A Voz do Espiritismo, que contou com a participação de Walter Perri Cefali Junior e Hélio Matos Correia Junior

18/03/2014

Programa de número 500 foi transmitido no dia 8 de março de 2014. Confira no YouTube!!!

 

Número de consultas em centros espíritas ultrapassa o de grandes hospitais

18/03/2014

Por Valéria Dias | Da Agência USP de Notícias

 

Kardec e vida – Mensagem de Bezerra de Menezes

18/03/2014

Do livro Vereda de luz | Chico Xavier, por espíritos diversos | 1990 | GEEM

 

Recordando Chico Xavier #12 já está no ar!!! Episódio registra a presença de Chico Xavier nos quatro cantos do mundo ao abordar as viagens do médium para os EUA e Europa na década de 60

18/03/2014

Ouça agora, direto do Portal Saber!!!

 

Abs,

 

Célia Maria

 

 

 

 

Informações do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=b2427203-1191-426a-8eb7-df6633eed794&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

 

 

Bazar Beneficente do Maria Dolores

Jales, SP

 

Bom Jantar
CAROS AMIGOS E IRMÃOS

Convidamos a todos para nos darem a honra da vossa presença em um jantar Beneficente na Casa de Madô.

Será no sábado, dia 22 de março de 2014, das 20 as 22 h.

O cardápio é: Sobrecoxa de frango recheada, arroz branco, escondidinho de calabresa, creme de queijo, sala crocante e salada de grão de bico.

Endereço: Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, sito à rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu, Jales-SP

VENHA PARTICIPAR CONOSCO DESTE PRAZEROSO MOMENTO

BOA COMIDA E BOA CONVERSA

ingressos à venda com os trabalhadores, ou reserve pelo fone: 17- 3632.5095 (David) e ainda pelo e-mail: [email protected]



 (Informações recebidas em email de Adelvair David)

 

 

 

Meus queridos amores

 

Aqui estou amolando a Marisa pra matar a saudade de vocês e dar um recadinho daqueles que a gente precisa dar de vez em quando.

O amor não morre com a gente e sei que a saudade é grande já experimentei dela e muito.

Quem disse que morri? Estou aqui já trabalhando porque não sei ficar parado

Dulce está aqui comigo e manda um beijo pra cada um de vocês e saibam que ela de vez em quando vai dar uma olhada pra ver se estão fazendo o serviço direitinho.

Ela não para e parece que quer descontar o tempo que ficou andando com mais dificuldade.

Estamos muito bem e em nossa comunidade há flores e um jardim tão perfumado que iam ficar com inveja. Eu e Dulce ficamos lá às vezes conversando e trocando ideias , orando e beijando cada um de vocês que ficaram aí.

Agora temos outras coisas pra lidar e o que ficou aí é por conta de vocês. A equipe está montada desde antes de todos nascerem . Não se preocupem.

Zeca não se atormente porque todas as dificuldades que tivemos sempre foram vencidas lembra?  Tudo segue conforme Jesus programou em primeiro lugar. Você já chegou com um compromisso minha filha. Não falta apoio dos nossos amigos espirituais. Emmanuel e Cairbar também estão no leme do barco . Therezinha a outra filha do coração, tem também muito trabalho pra continuar o que iniciamos todos juntos já no plano espiritual. A turma dos netos e bisnetos tem cada um sua parcela e irão dar conta se Deus quiser. A espiritualidade maior confia muito em vocês.

Sei que é difícil , cada um pensa de um jeito mas procurem pensar como eu agiria e terão a intuição necessária.

Emmanuel a saúde do corpo é uma de  nossas provas e temos que vencê-la com coragem.

Nada como o trabalho  pra espantar a mágoa e a preocupação. De repente a solução chega.

“Vassoura na mão cura depressão”

Nosso coral  é acompanhado por outro lindo no plano espiritual e não pensem que cantam sozinhos. Não parem com ele. Não parem com nada, perseverança e Fé no caminho pra Jesus.

Peço que me recordem todos sem tristeza pois eu já fiz o que tinha que fazer aí e agora estou fazendo o que devo fazer por cá e estamos juntos todos .

Doença, dificuldade financeira, preocupações são vencidas com trabalho e amor. Já superamos tantas.

Estamos  no mesmo barco navegando sempre  relembrando Jesus  lá no lago de Genesaré com seu olhar doce e profundo falando pra todos, mas ao mesmo tempo atingindo o coração de cada alma que ali estava, preparando-as não para aquele momento mas pra senti-lo e segui-lo pela eternidade . Somos todos eternos e Ele é o nosso guia e modelo. Lutem pra que o seu evangelho permaneça em seus corações. Nada é mais importante porque ele é o caminho a verdade e a vida. Precisamos entendê-lo melhor e com certeza teremos dentro de cada um de nós a força necessária para prosseguir.

Quando o evangelho de Jesus entra em nosso coração abre uma porta para a luz e somos iluminados no mais profundo de nosso ser.

Marisa agora nem ligo mais se você quiser me dar um passe, mas cuidado hein que qualquer dia venho pra te dar um. Um coração que se abriu pra Jesus é capaz de trazer muitos corações para ele. Pensem nisso. Temos que ter sido atingidos por Ele.

Meus queridos todos sem exceção, o meu beijo em cada coração em cada alma, um beijo na alma é muito maior do que o beijo no rosto.  Peço somente que continuem com Jesus porque eu pretendo estar sempre ao lado dele e ao lado dele é que me encontrarão.

Hugo este irmão menor

Psicografado por Marisa Cajado em Guarujá, 02/03/2013- 17:10h

 

(Texto recebido em email de Marisa Cajado. Foi publicado originalmente no jornal O Imortal)

 

Hugo Gonçalves (Paizinho de Cambe, PR) e a esposa Dulce

Imagem trabalhada em computador por Marisa Cajado

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo,  São Paulo, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP