Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 18 de novembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/18-11-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

17-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/17-11-2014.htm

15-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/15-11-2014.htm

14-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/14-11-2014.htm

13-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/13-11-2014.htm

12-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/12-11-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. VI,  1-2

O Cristo Consolador

 

 

O jugo leve

 

     1. Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (Mateus,

11:28 a 30.)

    2. Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação na fé no futuro, na confiança na Justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que Eu vos aliviarei.”

     Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por Ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Estátua O Bom Pastor. Catacumbas de S. Calixto. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Qual é a sua causa?

.

 

 

Uma revista traz estampada em sua capa uma questão direta e provocante: Qual é a sua causa?

Logo abaixo da pergunta tema da matéria principal, um pequeno texto explicativo:

Todo mundo pode fazer a diferença. E nem precisa mudar o mundo. As maiores lutas estão no dia a dia.

No corpo do periódico, o texto da matéria começa declarando:

Doar sangue, cabelo, alegria ou tempo. Resgatar a autoestima, um animal, um sonho ou uma vida. Conheça histórias de pessoas que descobriram diferentes razões para viver e uma mesma felicidade – a de ajudar.

Logo em seguida, lemos diversos relatos de pessoas e suas causas nobres. Algumas muito singelas, mas todas extremamente importantes.

Uma mulher deixou o cabelo crescer e depois doou para pacientes em tratamento quimioterápico.

Um homem liderou o projeto de tombamento do bairro onde nasceu e cresceu.

Mulheres que, para defender a causa do parto humanizado tornaram-se doulas, ou seja, mulheres que dão suporte físico e emocional a parturientes.

Um adolescente acompanha a mãe numa atividade de contar histórias, brincar e conversar com crianças carentes, filhos de dependentes químicos.

E muitos outros vão surgindo, desenhando suas belas causas, produzindo como que uma pintura indescritível que só o bem é capaz de retratar.

Talvez possamos nos perguntar: Será que todos nós precisamos ter alguma causa? Não é suficiente apenas viver bem, amar, cuidar da família, respeitar o próximo?

Para um grande número de pessoas, possivelmente sim, mas não sentimos dentro de nós uma vontade de fazer algo mais? Um vazio que, por vezes, nos desanima e não sabemos o que é?

Se já somos suficientemente esclarecidos, se já conhecemos a mensagem do Cristo, se já entendemos os propósitos da vida, da encarnação, do planeta, será que não podemos fazer algo mais do que vimos fazendo?

Não precisa ser nada grandioso, como afirma o próprio texto da reportagem. Pode ser algo em nossa comunidade, algo que faça de nós um agente de união, de civilidade, de bom senso.

O mundo precisa de líderes bons, que façam mais do que falem.

Estamos cansados dos que falam, prometem, têm bela oratória e não honram seus dizeres.

Queremos o silêncio das boas ações.

Assim, trazemos este suave convite: abracemos uma causa qualquer. Aquela com a qual mais nos identifiquemos.

Entreguemo-nos a algo sem interesse próprio, doando nosso tempo, nossa energia, e descubramos o quanto isso pode fazer bem aos outros e a nós mesmos.

O gesto de levantarmos uma bandeira para defendermos uma causa em que acreditamos, verdadeiramente, nos enche de vitalidade, o coração bate diferente e nos inunda com saúde.

Defender uma causa é dizer não à indiferença que teima em querer nos tornar zumbis da modernidade, repletos de informação, repletos de conhecimento, mas pobres no sentir.

Importemo-nos com algo. Importemo-nos com nosso próximo. Importemo-nos.

Qual é a sua causa?

 

Redação do Momento Espírita, com base em reportagem de 
Helaine Martins, Carla Pimentel, Rafaela Carvalho, Carolina Muniz e 
Roberta Barbieri, da revista 
Sorria, de agosto/setembro de 2014.
Em 17.11.2014

 

(Copiado do site Feparana)

D. Zilda Arns (25-8-1934 / 21-01-2010),  médica pediatra e sanitarista,  morreu em missão humanitária

em Porto Príncipe,  em conseqüência do forte  terremoto que assolou  o Haiti.

Fonte da imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zilda_Arns#mediaviewer/File:Zilda_Arns.jpeg

 

 

Clipe com Júlia Nezu traz amplas informações sobre o

16º. Congresso Estadual de Espiritismo- 04/2015. Santos, SP

 

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=T91-98dlYH0&list=UUzdiZw1E3knJPMV-8VGhczQ

 

 

(Recebido em email de Rubens Toledo)

 

 

Registro. Conferência por Divaldo Pereira Franco

Piracicaba, SP

 

 

Em continuação do roteiro de atividades doutrinárias espíritas no Estado de São Paulo, nesta sexta-feira, 14/11/2014, às 20h, foi realizada a conferência pública com o médium, humanista e orador espírita Divaldo Pereira Franco, na cidade de Piracicaba/SP. O público em torno de 2100 pessoas lotou o salão nobre do Clube dos Metalúrgicos de Piracicaba. Apresentações musicais de beleza e qualidade colaboraram para o clima de enlevo do ambiente. Após a prece, Dr. Miguel de Jesus Sardano introduziu o conferencista, falando brevemente sobre sua vida e obra; e, então, Divaldo Franco foi convidado a ocupar a tribuna e iniciou sua palestra demonstrando a grande contribuição do médico francês Dr. Philippe Pinel para a Psiquiatria, quem revolucionou essa Ciência. Dr. Pinel criou uma abordagem psicológica mais humana no atendimento e cuidados aos pacientes psiquiátricos, chamada atualmente de terapia moral, sendo, por isso, intitulado o “pai da moderna Psiquiatria”. Seguindo o curso do progresso científico ao longo dos séculos, notadamente a partir do século XVIII, o conferencista apresentou os imensos contributos de eminentes cientistas das áreas da Psiquiatria e Psicanálise para a melhor compreensão dos variegados transtornos psiquiátricos e desenvolvimento de terapias mais avançadas, humanas e eficientes para tais problemáticas; desfilaram na explanação de Divaldo nomes como Jean-Martin Charcot, Pierre Paul Broca, Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Emil Kraepelin, Charles Richet, Viktor Frankl e outros. Foram explicados os conceitos de consciente, subconsciente e inconsciente, segundo a teoria de Freud, e do inconsciente individual e coletivo, de Carl G. Jung, fazendo-se a conexão entre os arquétipos de Jung e as memórias de reencarnações anteriores, como elucidado pelo Espiritismo. O palestrante discorreu sobre as causas endógenas e exógenas dos transtornos psiquiátricos, conforme as doutrinas acadêmicas, acrescentando, contudo, uma outra, a causa espiritual, isto é, a obsessão causada por Espíritos - um dos importantes capítulos de estudo do Espiritismo. Exaltando a excelência das terapias tradicionais, ressaltou que a Doutrina Espírita vem lançar luz sobre os processos das problemáticas psicológicas e psiquiátricas e contribuir para uma nova abordagem terapêutica das mesmas, especialmente com a proposta do Evangelho de Jesus, que a todos incita ao exercício do Amor e do serviço ao próximo, como meta essencial da vida.

 

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Sandra Patrocínio/Edgard Patrocínio

 

 

 

Registro. Exitoso o seminário sobre “Ferramentas de

 gestão para a Casa Espírita”. Lima, Perú

 

Compartimos con Uds. la satisfacción de haber culminado con éxito el Seminario-Taller “Herramientas de Gestión para la Casa Espírita”, organizado por la Unión Espírita Kardecista en la ciudad de Lima, Perú, con el auspicio del Consejo Espírita Internacional – CEI.

 

La conducción de esta actividad estuvo a cargo de Edimilson Nogueira (Brasil),  Miembro del Consejo Superior de la FEB, Asesor de la FEB para apoyo al CEI Suramérica y  Fabio Villarraga (Colombia), Coordinador del CEI para América del Sur. Dirigentes y trabajadores de los Centros Espíritas, Grupos de Estudio y Casas de Oración de la ciudad de Lima,  acudieron a la convocatoria hecha por los Centros Espíritas Joanna de Angelis y Padre Germán, instituciones  que integran la UEK.

 

El Seminario-Taller abordó detalladamente diferentes aspectos que los líderes y trabajadores deberán analizar para cumplir de manera más eficiente y productiva la gran misión del Centro Espírita: evangelizar almas. Durante sus respectivas disertaciones, los expositores explicaron que, para esto,  hace falta más que buena voluntad. Es necesario el compromiso y la energía para el trabajo, y sobre todo, conocimientos de gestión. Por ello la necesidad de abordar este tema en una etapa de crecimiento del Espiritismo en el Perú. Esclarecieron además, que teniendo al Maestro Jesús  como modelo, el dirigente espírita debe afrontar muchos desafíos para guiar a sus trabajadores como un equipo siempre motivado para servir al prójimo en la casa espírita. El seminario abordó asimismo conceptos sobre la importancia de vigorizar el movimiento espírita, a partir del análisis de los objetivos y beneficios de la unificación de los núcleos espíritas.

 

Una sentida oración dio por culminada la intensa jornada de trabajo y aprendizaje el domingo 16 de noviembre, en las instalaciones del C.E. Joanna de Angelis. Fortalecidos por los conocimientos brindados, los asistentes agradecieron a la Alta Espiritualidad la oportunidad de abrir mentes y corazones para seguir creciendo como trabajadores de la Tercera Revelación.

 

Fraternalmente,

Unión Espírita Kardecista

 

En la foto que adjuntamos:

Edimilson Nogueira (Brasil), Fabio Villarraga (Colombia) rodeados de los participantes, recibieron presentes de la U.E.K.

 

(Informações recebidas em emails de Union Espírita Kardecista [[email protected]]  e de Maria Reyna)

 

 

Palestra com Maristela Bosso no S.E. Joanna de Ãngelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Palestra espírita no Centro de Cultura Espírita de

 Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Na sexta-feira, dia 21 de novembro de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema O MELINDRE, O EGOÍSMO E A CARIDADE.

Nesta palestra serão abordados o melindre, o egoísmo e a caridade do ponto de vista espírita.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informações recebidas em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Encontro de Evangelizadores Espíritas em

São Bernardo do Campo, SP

 

DADOS SOBRE O EVENTO

Esse trabalho está sendo promovido por um comitê composto por evangelizadores e coordenadores de Evangelização das casas espíritas de SBC. Na comissão organizadora temos integrantes do Bezerra de Menezes, Maria de Nazareth, Mensageiros, Lírio Branco e Fraternidade Esp. Irmão Pedro.

 

Peço o apoio de todos na divulgação desse trabalho. Segue abaixo o objetivo esse encontro que deverá se realizar anualmente.

 

Objetivo do Evento anual: Fortalecer o Movimento Espírita de São Bernardo do Campo unindo as Casas Espíritas e seus trabalhadores em torno da tarefa da Evangelização. Incentivar a implantação da evangelização nos centros espíritas. Promover o aperfeiçoamento das equipes de evangelizadores através da troca de experiências e de reflexões sobre a tarefa.

TEMA 2014: Trabalhadores da Nova Era. O que Jesus espera de nós?

Objetivos do tema:

  • ·       Reconhecermo-nos como trabalhadores da Nova Era;
  • ·       Refletir nos desafios que enfrentamos para o cumprimento da tarefa e na expectativa do Cristo quanto ao nosso compromisso na Evangelização;
  • ·       Refletir nas consequências espirituais do não cumprimento do nosso plano de trabalho.

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

13º. Festival da Primavera no Lar Amélie Boudet

Marilia, SP

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

Programação no Grupo Espírita Joanna de Cuza

São Paulo, SP

Manolo Quesada

 (Informação recebida em email do G.E. Joanna de Cuza)

 

 

Campanha de Natal  do Semeadura de Jesus

Guarulhos, SP

 

Olá, Amigos!

Mais um ano que chega ao fim... 

Como todos os anos, vamos realizar uma ação social que tem como objetivo:

 

Fazer o Natal de famílias e principalmente de

CRIANÇAS carentes, MAIS FELIZ!!

 

NO DIA 21/12/2014 (Domingo)

Faremos a Festa com a entrega dos presentes de Natal para as crianças carentes, moradoras das

Favelas do Quinze, de Cumbica , Água Azul e São João

Local: Teatro Adamastor

Av. Monteiro Lobato, 734

Macedo - Guarulhos - SP

Horário: 14:00 às 17:00 horas

Todos estão convidados a participar!

 

Para que alcancemos o objetivo proposto conto

com a ajuda de todos!

Precisamos de PADRINHOS e MADRINHAS,

pessoas que se comprometam a comprar os

presentes de natal para as Crianças,

esse presente é composto de:

 

Uma roupa, um calçado, um brinquedo e uma

caixa de bombons.

 

Vocês não imaginam a alegria que proporcionarão

a essas crianças!

Às vezes, um pequeno sacrifício nosso,

seja financeiro ou de tempo, faz toda a Diferença

para aqueles que não têm quase nada!

 

Respondam a esse e-mail, dizendo querer

colaborar que eu mando o nome da(s)

criança(s) beneficiada(s), sua idade, os

tamanhos da roupa e do calçado e os

locais de entrega do(s) presente(s).

 

Lembrem-se que é uma OPORTUNIDADE para

fazermos algo de bom pelo próximo, mas é

também uma grande RESPONSABILIDADE,

pois as crianças estarão esperando e contam

conosco!!!

 

Mobilizem amigos e familiares, são

650 crianças!!!!

 

Os presentes deverão ser entregues até o dia: 13/12/2014.

 

Conto com vocês

Grande Abraço

Edson

 

Centro Espírita Lar Escola Semeadura de Jesus

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192

Guarulhos (SP)

 

 

(Informação recebida em email de Edson S. Hamazaki [[email protected]])

 

 

Seminário e palestra com Nahon Castro

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Maria José de Almeida e de Regina Bachega)

 

 

Palestra no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

DEJAIR BOSELLI

 

do IELAR de São José do Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 19 de novembro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça o Esperanto (
www.esperanto.org.br)

 

 

(Informaçao recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Alkindar de Oliveira

Artigo: É correto utilizarmos, no meio espírita,

 técnicas de liderança oriundas do meio empresarial?

 

 

 

 

(Recebido em email de Alkindar de Oliveira)

 

 

Codificador, criador, inventor. Que foi Kardec?

 

Wilson Garcia

Recife, PE

 

 

 

Pelas páginas do “Opinião”, em julho de 2010, refleti sobre uma publicação do Augusto Araújo em que a questão referente a Kardec foi colocada: seria ele o autor do espiritismo. Na ocasião, sob o título de “Antiga e velha, mas ainda tão nova”, argumentei em artigo a favor do termo codificador tendo por sustentação as teorias da comunicação social, que considero a melhor base de discussão do assunto. O texto está em http://www.expedienteonline.com.br/?p=84.

Na ocasião, afirmei que “em sua significação semântica o termo codificar é empregado para designar a ação de produzir mensagem através do código linguístico que deverá ser “decodificado” pelo destinatário. Em princípio, todo emissor é um codificador e todo destinatário é um decodificador. Mas a ideia de uma comunicação circular nos leva a compreensão de que emissor e destinatário se alternam nestas duas posições, ou seja, Kardec foi decodificador quando estudou as mensagens e codificador quando as ordenou. Nesse processo, evidentemente, sua intervenção deixou as marcas da sua individualidade mostradas pelas evidências”.

É preciso relembrar que as discussões sobre a ação codificadora de Allan Kardec estão no bojo de uma questão maior: a de que, para uma parcela de estudiosos do espiritismo, o substantivo codificador não dá conta do que ele, Kardec, realmente representa na construção da doutrina. Parece, a essa parcela, que Kardec é visto de forma redutiva na elaboração da obra, principalmente por aparentemente retirar uma responsabilidade grande que lhe cabe como criador do espiritismo. É o contraponto à afirmação absoluta de que o espiritismo é obra dos espíritos – e apenas deles.

Augusto Araújo havia optado, na ocasião, pelo termo autor, enquanto outros muitos entendem que criador é o verbo que melhor representa o que de fato Kardec fez. Em manifestações mais recentes, Araújo tem adotado a defesa do termo codificador, na mesma linha interpretativa das teorias da comunicação.

Para retomar o assunto

Em meu recente livro “Os espíritos falam. Você ouve?”, falo um pouco mais sobre o assunto. Vejamos.

“No Espiritismo, o termo codificador está vinculado his­toricamente àquele que organizou a doutrina, Allan Kardec, conferindo-lhe, assim, uma significação específica. E par­ticular. Essa vinculação decorre da percepção de que Allan Kardec executou dois tipos de ações típicas da codificação: de um lado, organizou e estudou mensagens emitidas por autores invisíveis, os espíritos; de outro lado, estruturou essas mensagens na forma de uma doutrina, ocasião em que optou por um código escrito, no caso a língua francesa, produzindo, assim, as obras hoje amplamente conhecidas como livros da codificação espírita.

Não se pode desconsiderar que a expressão codificador aplicada a Allan Kardec tem sido objeto de crítica sob o ar­gumento de que o termo não dá conta da dimensão do ho­mem diante da sua obra.

Do ponto de vista da produção de mensagens pela esco­lha de um código comum ao emissor e ao receptor, o ter­mo codificador aplicado ao autor da mensagem encontra sentido e amparo em diversos estudos teóricos. Além disso, a aplicação de sua dupla significação para o caso de Allan Kardec permite dimensionar o organizador material do Es­piritismo com a amplitude que de fato lhe é devida. Esse francês de Lyon atuou durante 15 longos anos como pesqui­sador: reuniu, analisou, catalogou, classificou, estruturou e, enfim, publicou a doutrina cuja origem atribui às inteligên­cias invisíveis, os Espíritos. Em termos comunicacionais, grande parte de seu tempo foi utilizado para “codificar” a mensagem que, posteriormente, enviaria ao destinatário. Na condição de estruturador e na de intérprete das mensa­gens de outras fontes, Allan Kardec decodifica e recodifica, busca compreender os significados propostos pelas ideias contidas nas mensagens e as ressimboliza, porque participa do processo diretamente, de diversos modos, até dar a for­ma e o conteúdo final.

Há em Kardec uma consciência do diálogo, fulcro de qualquer comunicação, consciência esta representada pe­las ideias abertas e pelo sentido geral de que o Espiritismo é uma proposta de interpretação permanente do mundo, cujo termo não está presente em nenhum horizonte visível”.

 

 

(Texto recebido em email de Wilson Garcia)

 

Busto de Allan Kardec no Cemitério Père Lachaise, em Paris, França.

Foto Ismael Gobbo

 

 

Será que Deus permite apenas as manifestações de Espíritos Maus?

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

   Há uma crença tradicional errada no cristianismo de que só se manifesta a nós o Espírito Santo, o próprio Deus, e de que as demais manifestações são de demônios ou espíritos de outra categoria, quando na verdade eles são espíritos humanos maus. Mas existem também os demônios bons e até santos, isso de acordo com os originais bíblicos gregos.

    E queremos lembrar aqui que as aparições de espíritos de mortos são o que, na Bíblia, se chama de ressurreições. As de Jesus são as mais importantes ressurreições. Usamos ressurreições no plural, porque foram várias as suas aparições. E conforme diz a Bíblia, várias vezes, elas somente começariam a ocorrer a partir do terceiro dia, depois da morte de Jesus, ou seja, no domingo de Páscoa. Isso porque muitos espíritos aparecem logo depois da morte do corpo, e não raramente até mesmo na hora de sua morte, como nos demonstra a literatura parapsicológica mundial. E houve a aparição ou ressurreição de Jesus menos falada aos dois discípulos no caminho de Emaús (Lucas capítulo 24).

  E vamos aos fatos bíblicos de aparições (ressurreições) e contatos com espíritos desencarnados, que podem ser bons ou maus (atrasados), e não só maus, como se fosse bom só o Espírito Santo Trinitário e os outros todos maus. João nos aconselha a examinarmos os espíritos, exatamente para sabermos se são bons ou maus. Se constatarmos que são maus, não devemos acreditar nas profecias deles. Com isso, João não só nos mostra que há também contatos com espíritos bons e não só maus, como também que as profecias são feitas por espíritos, as quais são verdadeiras, se os espíritos forem bons, mas falsas, se os espíritos forem maus. (Primeira Carta de João 4: 1).

   Há dois tipos de profetas: o encarnado e o desencarnado. Por isso, numa aula ou reunião com cristãos que Paulo liderava, ele  ensina que os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios  profetas. (1 Coríntios 14: 32). Como se entender isso? É que uma pessoa que é um profeta (médium na linguagem kardequiana de hoje), um espírito só se manifesta ou profetiza através dela, se ela der passividade, isto é, permissão para que seu corpo possa ser usado para a profecia. E os dois tipos de profetas podem ser verdadeiros ou falsos. Pode o profeta encarnado ser verdadeiro e o desencarnado (espírito) ser falso, em cujas profecias não se pode, pois, acreditar. Samuel foi um grande profeta encarnado, mas também em espírito. “Ainda depois de morto profetizou e anunciou ao rei seu próximo fim.” (Eclesiástico ou Siracides 46: 20, da Bíblia Católica). Um espírito encarnado pode também se manifestar. Em certa noite, Paulo teve uma visão de um homem macedônio. (Atos 16: 9). 

   E eis um exemplo de falsificação de traduções de textos bíblicos para adaptá-los ao dogma do Espírito Santo. A Vulgata de são Jerônimo, por volta do ano de 400: “spiritum bonum”. Observe-se que ele não diz o Espírito Santo, mas “Espírito bom”; Tradução da Editora Sacy para o francês, usada por Kardec, no século 19, para escrever o “Evangelho Segundo o Espiritismo”: “le bon Esprit” (o bom Espírito); e, agora, a tradução da Ed. Paulus para o português: “o Espírito Santo”. (João 11: 13).

  Se Deus permitisse apenas a manifestação de espíritos maus, Ele estaria dando apoio a esses mensageiros da mentira e silenciando os que falam a verdade!

 

O caminho de Emaús. Óleo sobre tela de Robert Zund (1877)

Imagem fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Road_to_Emmaus_appearance#mediaviewer/File:Z%C3%BCnd_Gang_nach_Emmaus_1877.jpg

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-