Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/14-11-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

13-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/13-11-2014.htm

12-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/12-11-2014.htm

11-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/11-11-2014.htm

10-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/10-11-2014.htm

08-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/08-11-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. V, 28

Bem-aventurados os aflitos

 

 

 

Será lícito abreviar a vida de um doente

que sofra sem esperança de cura?

 

     28. Um homem está agonizante, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se

que seu estado é desesperador. Será lícito pouparem-se-lhe alguns instantes de angústias, apressando-se-lhe o fim?

     Quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode Ele conduzir o homem até a borda do fosso, para daí o retirar, a fim de fazê-lo voltar a si e alimentar ideias diversas das que tinha? Ainda que haja chegado ao último extremo um moribundo, ninguém pode afirmar com segurança que lhe haja soado a hora derradeira. A Ciência não se terá enganado nunca em suas previsões?

     Sei bem haver casos que se podem, com razão, considerar desesperadores; mas, se não há nenhuma esperança fundada de um regresso definitivo à vida e à saúde, existe a possibilidade, atestada por inúmeros exemplos, de o doente, no momento mesmo de exalar o último suspiro, reanimar-se e recobrar por alguns instantes as faculdades! Pois bem: essa hora de graça, que lhe é concedida, pode ser-lhe de grande importância. Desconheceis as reflexões que seu Espírito poderá fazer nas convulsões da agonia e quantos tormentos lhe pode poupar um relâmpago de arrependimento.

     O materialista, que apenas vê o corpo e em nenhuma conta tem a alma, é inapto a compreender essas coisas; o espírita, porém, que já sabe o que se passa no além-túmulo, conhece o valor de um último pensamento. Minorai os derradeiros sofrimentos, quanto o puderdes; mas guardai-vos de abreviar a vida, ainda que de um minuto, porque esse minuto pode evitar muitas lágrimas no futuro. – São Luís. (Paris, 1860.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

Ressurreição da  filha de Jairo. Obra de Paolo Veronese.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Miracles_of_Jesus#mediaviewer/File:Paolo_Veronese_cat01c.jpg

 

 

 

 

Conserva a paz

 

        A pretexto algum percas a paz. Tua paz – tua vida.

       Quando a provocação te chegue, usando os ardis da violência, permanece em harmonia.

       A tua paz é um tesouro de valor inestimável.

       Quando a inveja te arroje calúnias, não lhe dês atenção, perturbando-te.

       A tua paz merece sacrifício a fim de ser preservada.

       Quando o despeito arremesse pedradas contra tuas tarefas e teu nome, mantém a tranquilidade.

        A tua paz é o sinal-vitória da tua conduta feliz.

       Ninguém transita no mundo livre de agressão, impiedade, malquerença ou achincalhe.

       Mesmo Jesus não esteve imune aos trocistas ou competidores pela perseguição gratuita.

       Mas eles passam com seus infelizes ardis, com que mais se infelicitam.

       Assim, não forneças material para sustentação da intriga aos adversários de tua paz.

       Tais companheiros serão chamados à reflexão por doenças, dramas morais, acidentes...

       Persevera nos teus compromissos nobres, e, servindo no bem, conserva a tua paz em Jesus.

   Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco
Livro: Sementes de Vida Eterna (extrato) - Ed. LEAL

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Mar da Galiléia, recanto de paz em cujas margens Jesus pregava.  Próximo de Cafarnaum, Israel.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Comunicado de desencarnação de

Marlene Saes aos 12/11/2014.

 

 

Bom dia a todos

C. E. A Caminho da Luz/Água Rasa-SP

 

É com muito pesar que informamos a todos que nossa querida  Presidente D. Marlene Saes faleceu ontem a noite, e que o velório está acontecendo desde as 6h00 no Cemitério da 4ª. Parada e o enterro será as 15h00 no mesmo local.

 

Obrigada e fiquem com Deus

 

Helaine

Marlene Saes

Imagem: Internet

 

(email desta quinta feira 13/11/2014,  10:56hs, recebido de Jornal Folhas do Caminho [[email protected]])

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Presidente Prudente, SP

 

11/11/2014

 

Na noite desta terça-feira 11/11/2014, às 20h, foi realizada a conferência pública com o médium, humanista e orador espírita Divaldo Pereira Franco, na cidade de Presidente Prudente/SP. O público de cerca de 1800 pessoas lotou o auditório “Solarium” da Universidade do Oeste Paulista. Agradável apresentação musical precedeu a prece. A vereadora do município Sra. Alba Lucena fez a entrega a Divaldo Franco do título de “Hóspede Oficial de Presidente Prudente”, conferido pelo Senhor Milton Carlos de Mello, prefeito daquela cidade. A Câmara de Vereadores, respresentada pela Sra. Alba, também prestou sua homenagem ao palestrante, por meio de requerimento aprovado naquela casa legislativa, ficando consignados os seus votos de congratulações com Divaldo Pereira Franco pela vida dedicada à fraternidade, ao amor ao próximo e à caridade. Por fim, o Centro Espírita Jesus, o Nazareno, organizador do evento, por seu representante, entregou uma placa de homenagem ao médium espírita. Na sequência, Dr. Miguel de Jesus Sardano fez breve apresentação do conferencista, que, então, foi convidado a ocupar a tribuna. As primeiras palavras de Divaldo Franco foram de gratidão pelo gesto de carinho e estímulo, transferindo, contudo, todas as honrarias ao Espiritismo. O tema discorrido foi a depressão, seus tipos, causas, efeitos, métodos profiláticos e terapêuticos, sendo analisados todos os seus aspectos sob à ótica da Doutrina Espírita. Foi apresentada uma retrospectiva histórica dos estudos sobre a melancolia e dos eminentes pesquisadores que contribuíram para as descobertas de suas gêneses e terapias, especialmente no campo das modernas doutrinas da Neurociência e Psiquiatria, como o Dr. Emil Kraepelin, Dr. Paul Möbius, Sigmund Freud, Carl G. Jung e outros. Divaldo recordou que a depressão tornou-se uma pandemia mundial e que, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde, será a causa de mortes número 1 no planeta, principalmente pelo suicídio, sendo, por isso, indispensável que o ser humano busque um sentido psicológico profundo para a própria existência, conforme propõe o psiquiatra Viktor Frankl, e que o Espiritismo também recomenda, por meio do amor e do serviço ao próximo. Foram abordadas, outrossim, as questões da obsessão espiritual como uma das causas da depressão; do auto-perdão e da caridade como terapêuticas de emergência para os transtornos depressivos; e do estudo e vivência do Evangelho de Jesus como melhor terapia de prevenção e cura das depressões.

 

Texto: Júlio Zacarchenco
Fotos: Sandra Patrocínio/Edgard Patrocínio

 

 

 

 

Matéria histórica

65 anos do Pacto Áureo de Unificação das Mocidades e

Juventudes Espíritas do Brasil 

 

Hoje, 13 de novembro, comemoram-se 65 anos de aniversário do Pacto Áureo de Unificação das Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil. Lançado em 1949, era referenciado nas décadas de 50 e 60 como o “Dia do Jovem Espírita”. O periódico Brasil Espírita de 1950 (Número 8), relembra momentos da comemoração do primeiro aniversário do Pacto:

“Se a notícia do acontecimento do Pacto Áureo, em si mesma, valeu por uma verdadeira repercussão harmoniosa sob os céus e atmosfera do Cruzeiro do Sul, nos corações dos inúmeros membros da compacta Família Espírita Brasileira, dos harpejos celestiais, em regozijo pela efetivação do Grande Ato, a comemoração do seu 1º aniversário, levada a efeito na Casa de Ismael pela Comissão Central do seu Departamento Juvenil, com um assistência simplesmente estupenda, não foi menos virante e sublime a quantos tiveram a ventura de presenciá-la.

Informações: http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/65-anos-do-pacto-aureo-de-unificacao-das-mocidades-e-juventudes-espiritas-do-brasil/

 

 

 

 

Registro. Palestra por Emanuel Cristiano

Paulínia, SP

 

 

por Agnelo Ferreira - Vinhedo/SP

 

 

PALESTRA DE EMANUEL CRISTIANO - THEATRO MUNICIPAL PAULO GRACINDO, PAULÍNIA/SP

 

Em 08 de novembro de 2014, Vinhedo se fez representar nesse importante evento de muita luz, que sob a apresentação do Mestre de Cerimônia Ary Dourado, desenvolveu a seguinte e magnifica programação:  

          Momento Cívico com o Hino Nacional Brasileiro, Coral de “Libras” de Paulínia;

          Momento Musical, com Mariana Von Zuben, Cantora Lírica e Alexandre Cruz, Violinista;

          Apresentação da Orquestra de Câmara Heitor Villa Lobos, de Americana/SP., sob a Regência do Maestro Alexandre Cruz;

          Lançamento Oficial da “Fidelidade Editora”, com o Livro “Valério: um caso de obsessão”;

          Apresentação de “NORA”, pelo Professor Helton Mattar Monteiro, Espírito que ditou através do médium o Livro acima mencionado;

          Apresentação do confrade e médium Emanuel Cristiano, psicógrafo do Livro “Valério: um caso de obsessão”, que como sempre encantou o público presente, onde em sua Palestra, levou os que lá estavam até a Grécia Antiga desvendando os ensinamentos esotéricos, a Luz da Doutrina Espírita, dos Mestres e Filósofos, e como faziam “via dramatização”, ensinando as crianças e jovens, sobre o Processo Evolutivo Individual da Interiorização da Alma, em sua busca, com Sabedoria, de sua Perfeição e Aproximação com DEUS;

          Encerramento com a Prece Cantada por Mariana Von Zuben, Cantora Lírica e Alexandre Cruz, Violinista;

          Momento da Doação dos Direitos Autorais de Emanuel Cristiano ao Centro de Estudos Espíritas “Nosso Lar”, de Campinas/SP., ao confrade Osvaldo Kasi, Diretor Financeiro da Entidade;

          Após os agradecimentos, Emanuel Cristiano, se colocou a disposição para a tarde/noite de autógrafos.

Grandiosa tarde/noite de confraternização para os espíritas de Campinas e região, em razão de mais esse “canal de comunicação” aberto com a Fidelidade Editora.         

 

(Informações recebidas em email de Ana Maria Checchinato [[email protected]])

 

 

Simpósio de Medicina e Espiritualidade

Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em emails de nascimento zelina [[email protected]] e de Giovana Campos)

 

 

Seminário-Oficina vai abordar as “ferramentas 

para gestão da Casa Espírita”.   Lima, Perú

 

Seminario Taller sobre Gestión - Lima Perú

 

Con mucho entusiasmo les recordamos que este domingo 16 de noviembre se realizará el Seminario-Taller “Herramientas de Gestión para la Casa 

Espírita”, actividad organizada por la Unión Espírita Kardecista - UEK, con el 

auspicio del Consejo Espírita Internacional - CEI, dirigido a todos los trabajadores y dirigentes espíritas del Perú.

 

El Seminario-Taller se desarrollará de 10 am. a 6 pm., con una pausa al mediodía, en el local del C.E. Joanna de Angelis, Manuel A. Fuentes 903 San Isidro, y estará a cargo de los Hnos. Edimilson Nogueira, Miembro del Consejo Superior de la Federación Espírita Brasileña y Asesor para Apoyo al CEI Suramérica, y Fabio Villarraga, Coordinador del CEI para Suramérica. 

 

El programa abordará temas que ayudarán a fortalecer los centros espíritas, casas de oración, y grupos de estudio de la Doctrina Espírita,  y dinamizar las diferentes tareas que vienen realizando sus dirigentes y colaboradores, respetando la independencia de metas y la estructura de cada núcleo espírita del país. El ingreso es gratuito.

 

Hermanados en Dios, Jesús y Kardec, en la siembra por un Perú espírita,

 

Unión Espírita Kardecista

Lima Perú

 

Imagen integrada 1

 

(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

Palestra Cancelada

Unifesp. São Paulo, SP

 

Queridos amigos,

Comunico que infelizmente não será possível a realização da palestra do Dr. Cícero Galli Coimbra em 19 de novembro de 2014 devido a reforma que será realizada no anfiteatro Clóvis Salgado e não foi possível agendar outro anfiteatro. A palestra dele ficará para o ano que vem.
Um forte abraço.
Sandra Claro

 

 

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

1º. Encontro Juvenil Espírita de Arte da Bahia

Salvador, BA

 

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; EJEA Comunicação [email protected] [Espiritismo1857] [[email protected]]; de EJEA Comunicação [[email protected]])

 

 

Livro de pesquisas: O Espiritismo, as ciências e a filosofia

Lançamento em Belo Horizonte, MG

 

 



Instituições espíritas convidam para noite de autógrafos

do livro “O espiritismo, as ciências e a filosofia” em Belo Horizonte

 

A Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE), a Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME-BH) e a Associação Espírita Célia Xavier (AECX) convidam para a noite de autógrafos do livro “O espiritismo, as ciências e a filosofia” que ocorrerá em 6 de dezembro, às 18h30, na sede da AECX, na Rua Coronel Pedro Jorge, 314, no Bairro Prado, Região Oeste da capital.

O evento terá a participação de Adilson Assis, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordenador do projeto “Ciência do Invisível” e do próximo Encontro Regional da LIHPE, em 2015. A entrada é gratuita.

O livro “O espiritismo, as ciências e a filosofia”, de diversos autores, é composto de duas partes. Na primeira se encontram trabalhos que mostram reflexões sobre as relações entre o pensamento espírita e o pensamento filosófico, especialmente o platonismo. Encontra-se também uma revisão dos métodos usados por Allan Kardec para a fundamentação epistemológica do espiritismo e uma síntese do impacto da obra de Herculano Pires na filosofia de sua época.

A segunda parte é composta de temas na fronteira entre o espiritismo e a ciências humanas e naturais como o trabalho social de casas espíritas, a geografia do “mundo espiritual” e a relação tumultuada de Machado de Assis com as ideias espiritas de sua época. Também são discutidos os conceitos da física usados dos livros espiritualistas “A Grande Síntese” e “A teoria corpuscular do espírito”.

 

Serviço

Noite de autógrafos do livro “O espiritismo, as ciências e a filosofia”

Quando: 6 de dezembro

Onde: Associação Espírita Célia Xavier - Rua Coronel Pedro Jorge, 314, no Bairro Prado

Horário: 18h30

Editora: Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM)

322 páginas

Preço: R$ 30,00.

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em emails da USE Franca; Regina Bachega e de Claudio Palermo)

 

 

Palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP 

 

Amigos.

 

Divulgamos a palestra abaixo:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Dia: 15 de novembro, sábado, 20 horas

Expositora: MARÍLIA CANDELORO (psicóloga)

Tema: "Verdade e Mentira"

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra com Sônia Marquezini no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Reunião CPDoc – Centro de Pesquisa e Documentação Espírita

Curitiba, PR

 

News_2014.jpg

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Contato CPDoc [[email protected]])

 

 

Palestra com Pierre Ribeiro na Casa do Caminho

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra com Renato e André Zanoli

Palmital, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Grupo Vocal Reencontro

Agenda atualizada

 

AGENDA ATUALIZADA DO GRUPO VOCAL REENCONTRO

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA Dr. BEZERRA DE MENEZES – A CAMINHO DA LUZ  NÚCLEO JARDIM CAMARGO VELHO.

DOMINGO, 16 de novembro de 2014

Rua Manuel Rodrigues Santiago, 19 – Itaim Paulista – São Paulo – SP

09h30min

 

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS – CEFA

SEGUNDA FEIRA, 17 de Novembro de 2014

RUA MIGUEL LILLO 131 – VILA CISPER – SP

20:00 horas

PALESTRA: EVANGELHO NO LAR 150 ANOS TRANSFORMANDO FAMÍLIAS

 

CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR

QUINTA FEIRA, 20 de novembro de 2014

Rua Bispo Isaias Sucasas, 246 – Jardim Verônica – Ermelino Matarazzo – SP

19h30min

 

CENTRO ESPÍRITA LUZ DO EVANGELHO

SEXTA FEIRA, 21de novembro 2014

Rua Prof. Assis Veloso, 847 – Jardim São Vicente – São Miguel Paulista – SP

19h30min

 

TARDE MUSICAL ESPÍRITA CLUBE PIRATININGA

DOMINGO, 23 de novembro de 2014

Alameda Barros, 376 – Higienópolis – São Paulo – SP

11h00min

Palestra: Carlos A. Baccelli

 

NÚCLEO ESPÍRITA CORAÇÃO DE JESUS

DOMINGO, 30 de novembro de 2014

Rua Dr. Cesar Penna Ramos, 1757 – Vila Santa Maria – São Palo – SP

16h00min

Palestra:Cláudio Palermo.”Pluralidade dos Mundos Habitados”

 

CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR

TERÇA FEIRA, 02 de dezembro de 2014

Rua Bispo Isaias Sucasas, 246 – Jardim Verônica – Ermelino Matarazzo – SP

19h30min

 

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCA SOUZA

DOMINGO, 07 de Dezembro de 2014

Rua Ivoturucaia, 431 – Vila Curuçá -São Miguel Paulista – SP

08h30min

Palestra: Neide Guerra

 

NUCLEO ESPÍRITA CHICO XAVIER

SEGUNDA FEIRA, 08 de dezembro 2014

Rua Sábado Dangelo, 890 – Itaquera – SP

19h30min

 

CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR

QUINTA FEIRA, 11 de dezembro de 2014

Rua Bispo Isaias Sucasas, 246 – Jardim Verônica – Ermelino Matarazzo – SP

19h30min

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA KARDECISTA CASA DO CAMINHO

SÁBADO, 13 de dezembro de 2014

Rua Jandaia do Sul, 190 - Vila Guilhermina

18h00min

 

SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS 03 DE OUTUBRO

DOMINGO, 14 de dezembro de 2014

Rua Clélia, 669 – Lapa – São Paulo – SP

09h00min

 

CENTRO DE ESTUDOS E PREPARAÇÃO ESPÍRITA GUSTAVO DE ALENCAR

QUARTA FEIRA,17 de dezembro de 2014

Rua Arcoverde, 318 – Cidade Patriarca – SP

19h30min

 

CENTRO ESPÍRITA UNIDOS NA FÉ

QUINTA FEIRA, 18 dezembro de 2014

Rua Bento Quirino, 374 – Vila Talarico – São Paulo – SP

20h00min

Palestra: Neide Guerra “Jesus e o Natal”

 

CENTRO ESPÍRITA IRMÃ JACYRA

DOMINGO, 21 de dezembro de 2014

Travessa Maria Elisa de Abreu, 28 – Vila Jacui - São Paulo – SP

08h30min

 

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO         

DOMINGO, 21 de dezembro de 2014      

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP

18h30min

 

CENTRO ESPÍRITA VIDA ETERNA

DOMINGO, 28 de dezembro de 2014

Rua Itajuibe, 156 Itaim Paulista – São Paulo –SP

08h30min

 

 

2015

 

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

QUARTA FEIRA, 07 de janeiro de 2015

Rua Angelo de Cândia 150 São Mateus – São Paulo – SP

20h00min

 

CENTRO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES

SÁBADO, 10 de janeiro de 2015

Rua Ilhabela, 253 – Parque das Nações – Guarulhos - SP

19h30min

Palestra: Neide Guerra

 

GEBEM. GRUPO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

SÁBADO, 24 de janeiro  de 2015

Rua. Castelo Branco, 279 – Vila Barros – Guarulhos – São Paulo

17h30min

 

CENTRO ESPÍRITA CASA BRANCA DO CAMINHO

SEGUNDA FEIRA, 26 de janeiro de 2015

Av: Nossa Senhora dos Anjos, 699 – Chácara Mafalda – São Paulo – SP

19h00min

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

QUARTA FEIRA, 28 de janeiro de 2015

Rua Angelo de Cândia 150 São Mateus – São Paulo – SP

20h00min

Palestra com Cláudio Palermo:

 

CENTRO ESPÍRITA UNIDOS NA FÉ

QUINTA FEIRA, 23 abril de 2015

Rua Bento Quirino, 374 – Vila Talarico – São Paulo – SP

20h00min

Palestra: Neide Guerra

 

CASA ESPÍRITA ANTÔNIO BERNARDES FERREIRA

SEXTA FEIRA, 09 de Maio de 2015

Rua Areião, 59 – Chácara Santo Estevão - Tatuapé

20:00 horas

PALESTRA:Neide Guerra “NOSSOS FILHOS SÃO ESPÍRITOS

 

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

QUARTA FEIRA, 01 de julho de 2015

Rua Angelo de Cândia 150 São Mateus – São Paulo – SP

20h00min

 

CASA ESPÍRITA ANTÔNIO BERNARDES FERREIRA

SEXTA FEIRA, 14 de Agosto de 2015

Rua Areião, 59 – Chácara Santo Estevão - Tatuapé

20:00 horas

PALESTRA: Neide Guerra”JOSÉ, O PAI”

 

SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS ALLAN KARDEC

SÁBADO, 03 de outubro de 2015

Rua Comandante Carlos Ruhl, 712 – Guaianazes – São Paulo – SP

18h30min

 

 

CENTRO ESPÍRITA UNIDOS NA FÉ

QUINTA FEIRA, 17 dezembro de 2015

Rua Bento Quirino, 374 – Vila Talarico – São Paulo – SP

20h00min

Palestra: Neide Guerra

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

Palestras com Wellerson Santos

Sergipe e Bahia

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson  Santos)

 

 

Centro Espírita Vicente de Paulo no Facebook

Bauru, SP

 

Acesse:

https://www.facebook.com/CEVP.CentroEspiritaVicentedePaulo

 

 

(Com colaboração de Fátima Antunes)

 

 

O que as crianças nos ensinam

 

As crianças reinventam o mundo para você. Elas nos ensinam coisas novas todos os dias.

Se acompanharmos o olhar de um bebê, vamos começar a olhar mais para o alto. E isso nos revelará que as folhas das árvores, ao caírem, realizam um bailado maravilhoso, sob a batuta do vento.

Vamos observar o movimento das nuvens e nos deliciar com as figuras que escultores invisíveis desenham no céu.

Vamos aprender a olhar mais para o chão  para descobrir que as pedras não são todas iguais. Diferem em formas, tamanhos e posições.

Vamos descobrir que as rachaduras das calçadas fazem desenhos pitorescos e que existem muitos tons de verde na grama.

Vamos nos extasiar com as esculturas das árvores que, à medida que crescem, se retorcem, estendem galhos como a desejarem alcançar alguma coisa, na direção do espaço.

Vamos aprender a olhar o andar das formigas, em suas marchas constantes, indo e vindo, carregando folhas muito maiores do que seu próprio tamanho.

Se ouvirmos o que dizem as crianças, vamos aprender um vocabulário totalmente novo. Um vocabulário feito de pequenas sílabas, que simbolizam entusiasmo e deslumbramento.

Uau pode ser uma expressão guardada para ocasiões muito especiais. Por exemplo, a revoada de um bando de pombos, assustados pelo barulho dos calçados humanos no caminho.

Ou para a dança de uma pipa no céu, ao sabor do vento.

Vamos aprender também a falar eu te amo, de formas muito diferentes. Encostando o rosto no ser amado, abraçando-o com força e pronunciando uma única palavra: Feliz.

Ou numa frase mais longa como: Eu quero sempre ser seu amigo.

E, para ocasiões especiais, gestos especiais. Como sentar-se ao lado de um amigo e, ante o reconhecimento da impotência de fazer qualquer coisa, chorar com ele.

Exatamente como fez a menina que, vendo a boneca da amiga quebrar-se em mil pedaços, ao cair, se sentou ao seu lado e chorou, porque não sabia como consertá-la. Ficou ali, ajudando-a a chorar.

Enfim, aprendemos com as crianças a ser felizes com pequenas coisas. Um passeio no parque, para correr e fingir que voamos, batendo os braços e abraçando o vento.

Uma ida à praia, para fugir das ondas e gritar ao mar: Você não me pega!

Um pouco de areia, um balde d’água e muita imaginação podem tornar felizes algumas horas, não se importando em sujar as mãos, as pernas e o resto do corpo.

Aprenderemos a ser criativos e perseverantes. Porque um pequeno buraco cavado no quintal de casa pode ser o caminho para o outro lado do mundo. Ou quem sabe o local onde se coloque toda a água do planeta.

Aprenderemos a ser solidários, sempre. Mesmo quando pareça que não há nada a ser feito para mudar a situação de tristeza ou desolação.

*   *   *

Todos nos encontramos no mundo para aprendizado e progresso. Aprendemos sempre. Aprendemos uns com os outros.

Os adultos têm a experiência. As crianças têm a espontaneidade, a imaginação e uma dose extraordinária de criatividade.

Dosemos tudo isso e teremos uma vida de dias melhores, de horas em que nos importemos uns com os outros, de momentos que nunca se repetem.

E tudo isso fará com que a nossa vida se torne muito especial, sem reprisar-se nunca.

Redação do Momento Espírita.
Em 12.11.2014

 

(Copiado do site Feparana)

Marionetista brincando com menina em rua de Florença, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Suicídio e delinqüência

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paciência. Lição nº 08. Página 46.

 

Todo rio procede de uma nascente simples.

A maioria dos incêndios se alteia de alguma faísca.

Assim também sucede com o Suicídio e a Delinquência:

- a reclamação demasiadamente repetida;

- o grito inesperado, desarticulando o equilíbrio emocional de quem ouve;

- o gesto de irritação;

- a frase de crítica;

- a explosão de ciúme;

- o confronto infeliz;

- a queixa exagerada;

- a exigência sem razão;

- a palavra de insulto;

- a resposta à base de zombaria;

- o compromisso desprezado.

Qualquer dessas Manifestações, Aparentemente Sem Importância, pode ser o Início de Lamentável Perturbação, suscitando, por vezes, Processos Obsessivos nos quais a criatura cai na Delinquência ou na Agressão Contra Si Mesma.

E o único Remédio que conhecemos até agora contra semelhantes calamidades, a ser usado em favor das vítimas possíveis do suicídio ou em auxílio daqueles que o provocam, é a prática da Compreensão e do Amor, na embalagem da Paciência.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Jesus, o nosso modelo,  o “Príncipe da Paz”.

Pintura em parede na Casa da Caridade, por Maria Tereza Braga. Araçatuba, SP

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-