Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 02 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/02-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

01-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/01-10-2014.htm

30-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/30-09-2014.htm

29-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/29-09-2014.htm

27-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/27-09-2014.htm

26-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/26-09-2014.htm

 

 

 

Relacionamento

 

 

Emmanuel

Se dificuldades e provações te visitam, no relacionamento com o próximo, não te permitas requentar mágoas no coração.

Deixa que a confiança na Sabedoria Divina te dissipe qualquer sombra do pensamento, lembrando o Sol a desfazer nuvens diariamente para vitalizar e revitalizar os processos da vida.

Para isso, é imperioso que a compreensão te presida os impulsos. E a compreensão te fará saber que os outros são criaturas autônomas, gravitando sempre na direção de objetivos diferentes dos teus.

A certeza disso te livrará da solidão negativa, capaz de induzir-te a desânimo e desespero.

A verdade nos ensina que ninguém realiza o bem e nem caminha para o bem, sem os outros, mas para que isso aconteça, ninguém pode exigir que os outros lhe carreguem a existência, nas sendas a percorrer.

Os outros serão nossos cooperadores, intérpretes, associados e companheiros, enquanto isso se lhes faça possível, ocorrendo o mesmo conosco, em relação a eles.

À vista disso, ama seus amigos sem prendê-los.

Esse terá sido o sustentáculo de tuas esperanças, por muito tempo; entretanto, é possível surja um dia em que não consiga permanecer inteiramente a teu lado, em face de novas tarefas que lhe despontam na senda.

Outro te entendia os propósitos, até ontem; no entanto, experiências, que se lhe fizeram necessárias, alteraram-lhe provisoriamente os raciocínios.

Aceita-os quais se mostram, continuando a agir no exercício do bem e seguindo adiante na construção da vida melhor em ti mesmo.

Ninguém aprende algo de bom e nem melhora a si mesmo, sem os outros, mas ninguém pode depender totalmente dos outros nas realizações que demande nos momentos de mudança e renovação para aqueles que mais amas, afasta de ti a ideia de separação e não te lastimes.

Prossegue trabalhando, porque, pelos Desígnios da Vida Superior, outros virão ao teu encontro para a execução das tarefas que o mundo te conferiu e os que se afastam de ti voltarão depois, com mais força de amor, a fim de te auxiliarem ou serem auxiliados.

A verdade não se deteriora.

Somente perde os seres queridos aquele que possessivamente os procura, quando se fazem distantes, porquanto quem ama, ama sempre, e de tal modo que, ainda mesmo quando os corações amados se distanciam, o coração que ama prossegue amando-os e abençoando-os, sabendo conscientemente que, pelas forças do espírito, jamais deles se afastará.

Emmanuel

Do livro “Calma”

Psicografia de Francisco Cândido

 

 

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; .'. Jeff Severino .'. www.colunaonline.com [[email protected]])

Porta do sol (Puerta del  sol), Madrid, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

A lição da meninice

 

 

Quem assiste os desenhos animados, com certeza terá oportunidade de rever seus próprios conceitos. Descobrirá que o mundo novo, de felicidade, se aproxima a passos largos.

Os desenhos infantis têm se caracterizado por combater o medo e acabar com o preconceito.

Têm proliferado, nas telas dos cinemas, figuras como o abominável homem das neves, monstros, dragões, ogros e bruxas.

Todos com uma característica em comum. Demonstram que se sentem sós porque não são aceitos pelas pessoas, por causa da sua feiúra, do seu aspecto grotesco, diferente das pessoas comuns.

Demonstram que têm coração que ama, que aprecia a beleza e adora a vida.

Assim, o dragão perseguido pela cidade inteira se extasia ante as flores, toma chá com delicadeza e toca flauta doce para alegrar o dia.

O ogro, que somente deseja viver no seu pântano, se apaixona pela princesa, oferece-lhe girassóis e a protege do mal, mesmo sabendo que a deve entregar ao Lorde com quem ela vai casar.

Os monstros, que assustam as crianças nos seus sonhos, se transformam ao contato com uma menina e criam a indústria do riso, modificando sua forma de ganhar a vida. Em vez de amedrontar, passam a viver dos risos que provocam nos pequenos.

Tudo isso é fantasia. Mas nossas crianças vão aprendendo que o feio somente é feio enquanto o amor não o observa. Pois quem ama, não vê a forma externa. Descobre o interior.

O amor nasce no coração e a outro coração se dirige.

Excelente exemplo o do dinossauro perdido que é adotado por uma família de pequenos símios. Um e outros se protegem mutuamente, demonstrando que para o amor não existem barreiras.

Bom seria se absorvêssemos essas belas mensagens, nas quais sempre o bem vence o mal, o amor supera tudo, pode tudo, vence tudo.

Onde as diferenças de tamanho, raça, cor são superadas pela necessidade de viverem juntos, buscando a harmonia.

Onde, quando se descobre alguém carente de proteção, não se pergunta se ao crescer ele será mau, porque pertence a essa ou aquela raça. O importante é protegê-lo, salvá-lo.

Onde o respeito aos mais velhos se faz presente, reconhecendo que se eles já não conseguem andar tão rápidos, precisam de alguém que fique para trás e os ajude.

Onde, mesmo em nome da sobrevivência, não se pode ser egoísta, porque o mais importante não é sobreviver a qualquer preço, mas viver com a consciência tranquila e o coração leve.

*   *   *

O mundo precisa de cérebros que visem somente o bem do seu semelhante, de corações que amem a todos. Enfim, de homens e mulheres com disposição para levantar a bandeira da paz, da concórdia e da harmonia, apesar de todas as diferenças.

*   *   *

Robert Fulghum disse que a sabedoria se encontra no jardim de infância.

Ali se aprende a compartilhar tudo, não bater nas pessoas, limpar a própria bagunça, não tomar o que não lhe pertence, pedir perdão ao ferir alguém.

Tomemos qualquer desses pontos e apliquemos ao sofisticado mundo dos adultos, à vida familiar, ao  trabalho, ao governo e imaginemos o tipo de mundo que teríamos se todos continuássemos a nos comportar como fazíamos quando crianças, antes que o tempo nos colocasse a capa da frieza, da indiferença, da ambição e do egoísmo.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com pensamentos finais do cap. Tudo
aprendi no jardim de infância, de Robert Fulghum, do livro Um
presente especial, de Roger Patrón Luján, ed. Aquariana.
Em 1.10.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Robert Fulghum – Tudo que eu preciso realmente de saber

eu aprendi no jardim de infância. Wikipédia

Robert Fulghum Imagem: “Petr. Novak, Wikipédia”. http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Fulghum#mediaviewer/File:Robert_Fulghum.jpg

 

 

 

Livro “Filhos da Dor” na vitrine do

Domingão do Faustão

 

 

Caros Amigos, 

 

O Livro: "Filhos da Dor" de autoria do nosso companheiro Vilson Disposti foi destaque na vitrine do Domingão do Faustão, no último Domingo dia 28/09/204. 

 

Assista ao filme: http://youtu.be/TXu9oCPx9Bk

 

 

Abraços!

 

Equipe de Divulgação

 

 

(Informação recebida em email de Casa do Caminho Ave Cristo [[email protected]])

 

 

Seminário espírita com Alberto Almeida

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

IEEF: Curso de Filosofia Espírita

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

Programação do Grupo Espírita Nosso Lar

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

48º. Mês Espírita do 34º. CEU

Região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Programação do C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

Próximas palestras no Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

 

DIA: 06/10 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: HERMÓGENS ANTONIO BONIZZOLLI (BONI) (PENÁPOLIS).

Tema: “EGOÍSMO E ORGULHO”.

 

DIA: 13/10 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: JOSÉ CAMILO BOZOLAN JÚNIOR (PENÁPOLIS).

Tema: “SEDE PERFEITO”.

 

DIA: 20/10 – SEGUNDA-FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: ANTONIO TADEU MINGHIN (PENÁPOLIS).

Tema: “ANIMAIS SOMOS TODOS IRMÃOS”.

 

DIA 27/10 – SEGUNDA-FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante:- LUIS GUILHERME GALANTE MARCHESI (PENÁPOLIS).

Tema:- “PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE: ILUSÕES”.

 

OBS.:- A transmissão dos passes inicia às 19:30 horas.

 

(Informações recebidas em emails de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]] e de João Marchesi Neto)

 

 

Encontro no Grêmio Espírita Perseverança e Caridade

Salvador, BA

 


Informações:(71) 32618828

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

7º Encontro Allan Kardec

Campinas, SP

 

Boa tarde


Seguem dados do Encontro Allan Kardec 2014 para divulgação. Cartaz anexo

Em comemoração ao aniversário do codificador da Doutrina Espírita, nos dias 2 e 3 de outubro será realizado o Encontro Allan Kardec na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em Campinas. Esse é o 6º ano consecutivo do evento organizado pela AMIC- Associação Amigos da Criança e abordará como tema central a Família à Luz do Espiritismo.

 Programação

Dia 2 de outubro- 5ª Feira- 19h30 às 21h30 h

Abertura do evento com Eliana dos Santos- Presidente Fundadora da AMIC

Abertura Musical: Apresentação da cantora Ana Ariel acompanhada de piano, violino, chelo e instrumentos

Palestra Allan Kardec e família- Causa e Efeito, com o cineasta André Marouço

Lançamento do DVD do filme Causa e Efeito

 

Dia 3 de outubro- 6ª Feira- 19h30 às 21h30h

Abertura do evento: Eliana dos Santos- Presidente Fundadora da AMIC

Abertura musical: Grupo Chaves da Luz, composto pela cantora lírica Kethelin Cocchi e o tenor Felipe Rico

Palestra Allan Kardec e o ponto de vista da solidariedade universal: família e a lei de sociedade, com o palestrante e membro da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas, Dermeval Carinhana Jr.

Fechamento

Coral do Hino a Kardec e poema, com Marcela Zanata Morais, Laura Argento e Paula Salles

 

Local: Livraria Cultura Shopping Iguatemi em Campinas

Av. Iguatemi, 777- Vila Brandina

Lojas: 4 e 5- Piso 1

 

 

 

(Informação recebida em email de erika_silveira [[email protected]])

 

 

Oficina para evangelização de bebês no

C.E. Francisco Cândido Xavier. São José do Rio Preto, SP

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Palestras no “Samaritanos de Jesus”

Taubaté, SP

 

Descrição: Descrição: Horario Novo

 

(Informação recebida em email de USE Taubaté)

 

 

IDE. Feirão do Livro Espírita

Araras, SP

 

 

(Informação recebida em email de Alessandra | IDE Editora [[email protected]])

 

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Programações da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Correio eletrônico da FEDF

Brasília, DF

 

Correio Eletrônico da FEDF 29/Setembro-05/Outubro/2014

 

 

Fraternalmente,

Diretoria de Com. Social Espírita-DCS/ FEDF

[email protected]

Federação Espírita do Distrito Federal
Sede Sudoeste: SWQM 5 / Esquina com a 301 do Sudoeste - Brasília/DF 
(61) 3344-8237
Sede 408 Sul: SQS 408 Asa Sul - Brasília/DF
Endereços das casas espíritas do DF por bairro/região, horários das nossas atividades, calendário de eventos e o e-mail e fones das diversas diretorias em: 
www.fedf.org.br

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; [email protected] [[email protected]])

 

 

Links de notícias divulgadas pelo site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:

 

Livraria Novos Rumos em Belo Horizonte recebe Geraldo Lemos Neto no próximo dia 4 para lançamento do livro "Palavras sublimes", com psicografias de Chico Xavier encontradas em Reformador de 1933 a 1950

01/10/2014

 

 

"Palavras sublimes" será lançado no Rio de Janeiro no próximo dia 11

01/10/2014

Evento contará com a presença do organizador da obra, João Marcos Weguelin, e do editor da Vinha de Luz, Geraldo Lemos Neto

 

Revista Superinteressante publica dossiê sobre Chico Xavier e menciona a obra "Sementeira de luz" editada pela Vinha de Luz Editora

30/09/2014

"Bastão de arrimo", organizado por Geraldo Lemos Neto quando diretor da União Espírita Mineira, também é referenciado na reportagem

 

Confira no YouTube vídeo da The Scole Experiment, intitulado The Afterlife Investigations, que registra resultados extraordinários de uma investigação de cinco anos sobre a vida após a morte

30/09/2014

 

 

Geraldo Lemos Neto é o convidado especial do bate-papo com os produtores no lançamento do DVD "Data Limite segundo Chico Xavier" em Belo Horizonte

30/09/2014

Ajude a divulgar o evento compartilhando esta notícia com os seus amigos!!!

 

Lançamento do documentário em DVD "Data Limite Segundo Chico Xavier" em Belo Horizonte acontece hoje com bate-papo com os produtores

30/09/2014

Prestigie! Compartilhe!!!

 

A Associação Espírita Cabana de Antônio de Aquino convida para o seminário com Geraldo Lemos Neto no dia 11 de outubro

22/09/2014

 

 

Espírito André Luiz responde a questões sobre sexo, reencarnação e atualidades em entrevista de 1964 por meio de Chico Xavier e Waldo Vieira

22/09/2014

Anuário Espírita | # 1 | 1964 | IDE | Araras, SP

 

"Bate-papo com os produtores" do DVD "Data Limite segundo Chico Xavier" integra programação de lançamento nacional do documentário - Hoje é em Porto Alegre

22/09/2014

Confira aqui o calendário de eventos e participe você também!!!

 

Revista Superinteressante de setembro traz o "Dossiê Chico Xavier" comprovando, dentre outras informações, dados de obra publicada pela Vinha de Luz

22/09/2014

 

 

VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra é divulgado pelo Infonet de Sergipe

22/09/2014

 

 

"Data Limite segundo Chico Xavier" - Filme propõe reflexão sobre como a raça humana está definindo seu futuro

22/09/2014

O Tempo on line | 9 de setembro de 2014 | Interessa

 

DVD "Data Limite segundo Chico Xavier" é divulgado pelo Jornal da Cidade, em Belo Horizonte

22/09/2014

Jornal da Cidade | 12 a 18 de setembro de 2014 | Caderno Atualidade | p. 12

 

Jornal O Tempo divulga DVD "Data Limite segundo Chico Xavier" - Lançamento em BH acontece no dia 30

22/09/2014

Jornal O Tempo | 9 de setembro de 2014 | Caderno Esotérico | p. 27

 

Lindos casos de Chico Xavier – Maravilhosas visões

22/09/2014

 

 

1º Encontro Nacional dos Amigos de Yvonne Pereira será realizado em Volta Redonda, de 3 a 5 de outubro

22/09/2014

Confira aqui a programação e participe!!!

 

"O papel da mediunidade de Chico Xavier na transição planetária" é o tema da palestra de Geraldo Lemos Neto na capital carioca

22/09/2014

Evento acontece no próximo dia 11 de outubro, das 15h30 às 17h30. Prestigie!!!

 

 

 

Abs,

 

Célia Maria

 

(Informações recebidas em email de Geraldo Lemos Neto, Nelo Horizonte, MG)

 

 

Deus não é sádico, portanto, Ele não se deleita com sacrifícios

 

 

José Reis Chaves (Belo Horizonte, MG)

Nos tempos em que a Bíblia foi escrita e do início do cristianismo, o conceito de Deus era infantil e até mitológico. Deus nos criou em espíritos semelhantes a Ele. E os teólogos judeus e cristãos daqueles tempos criaram-No semelhante a nós, mas em corpo, e com todas as nossas mazelas.

Isso é lamentável, pois prejudica a religião e dá asas à descrença e ao materialismo. Mas mais lamentável ainda é que muitos teólogos e exegetas da atualidade ainda sustentam essas questões “vencidas” e mitológicas sobre Deus daqueles longínquos tempos bíblicos e do cristianismo infante, como se elas fossem totalmente certas e, portanto, intocáveis!

A Bíblia está repleta de manifestações de espíritos, chamados de anjos, mas anjos significam “enviados”, ou seja, espíritos já iluminados, muito evoluídos. E é por isso que eles nos são enviados com mensagens de verdades do mundo espiritual. Por exemplo, Maria recebeu o Anjo Gabriel, anunciando-lhe que ela seria mãe do Enviado.

O Espírito de Javé tido como Deus, era ciumento, vingativo, com todas as imperfeições humanas e, além disso, gostava de sacrifícios. Já o Deus verdadeiro ensinado por Jesus é bem diferente de Javé, pois não gosta de sacrifícios, é Deus de amor e é Pai de todos nós. E como o amor de Deus é infinito, a esse seu amor não pode faltar o de mãe. E, então, podemos dizer que o Deus de Jesus, além de nosso Pai, é também nossa Mãe, como, aliás, ensinou o Papa João Paulo I, ele que ficou no papado só por 33 dias. E, assim também, já ensinavam as religiões orientais, desde tempos remotos da Antiguidade.

Dissemos que o Deus ensinado por Jesus não gosta de sacrifícios, o que é comprovado por estas afirmações do Enviado de Deus: “Misericórdia quero e não sacrifícios.” (Mateus 12: 7); e “... e amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” (São Marcos 12: 33).

O Nazareno foi enviado por Deus ao nosso mundo com a missão de nos trazer a mensagem de amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Mas, para isso, Jesus não precisava morrer na cruz, pois não é bem esse seu assassinato cruel na cruz que agrada a Deus, mas a vivência do evangelho. De fato, o pecado de seu assassinato até aumentou o número de pecados no mundo! E como pode um pecado anular outros pecados? E será que Deus se deleita tanto assim com sofrimento e sangue? Espírito mau, atrasado, sim, gosta muito de sangue! Mas Deus apreciar isso é totalmente contrário às ideias que fazemos Dele.

Provavelmente, amigos leitores, vocês estejam estranhando esse assunto. Mas foi exatamente isso que imaginaram os teólogos de outrora, inclusive alguns autores da própria Bíblia. Eles pensavam mais ou menos assim. A Humanidade, pecando, fez com que Deus ficasse muito ofendido, zangado e triste conosco. E só depois que Ele enviou seu Filho muito especial ao nosso mundo para que tomasse uma grande surra e sofresse as mais cruéis torturas e, por fim, morresse numa cruz, Deus, então, como que aliviado e indenizado, voltou a sorrir para nós.

Essa errada e nefanda ideia atribuída a Deus é o absurdo dos absurdos, pois ela nos dá a impressão de que Ele fosse um ser pra lá de sádico. E, no entanto, é assim mesmo que ainda pensa muita gente!

 

 

A prisão do Cristo.  Catedral de Toledo, Espanha. El Greco.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Expolio#mediaviewer/File:El_Expolio_del_Greco_Catedral_de_Toledo.jpg

 

 

RIE – Revista Internacional de Espiritismo (Matão, SP)  10/2014

Pinga- Fogo

Literatura Mediúnica (Richard Simonetti)

 

 

A RIE É EDITADA POR “O CLARIM”

www.oclarim.com.br

 

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]