Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/26-09-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

SE DEIXAR DE RECEBER O EMAIL DÊ UMA OLHADA NA CAIXA DE LIXO ELETRÔNICO. INFELIZMENTE, MESMO SENDO ASSUNTO SÉRIO,  OS PROVEDORES INTERPRETAM EMAILS EM MASSA COMO SPAM. ESSE TEM SIDO O MAIOR PROBLEMA PARA NOSSO TRABALHO DE DIVULGAÇAO.

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

25-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/25-09-2014.htm

24-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/24-09-2014.htm

23-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/23-09-2014.htm

22-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/22-09-2014.htm

20-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/20-09-2014.htm    

 

 

 

 

Aliança da Ciência e da Religião

 

8. A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se. Se fossem a negação uma da outra, uma necessariamente estaria

em erro e a outra com a verdade, porquanto Deus não pode pretender a destruição de sua própria obra. A incompatibilidade que se julgou existir entre essas duas ordens de idéias provém apenas de uma observação defeituosa e de excesso de exclusivismo, de um lado e de outro. Daí um conflito que deu origem à incredulidade e à intolerância.

São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo têm de ser completados; em que o véu intencionalmente lançado sobre algumas partes desse ensino tem de ser levantado; em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, tem de levar em conta o elemento espiritual e em que a Religião, deixando de ignorar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, como duas forças que são, apoiando-se uma na outra e marchando combinadas, se prestarão mútuo concurso. Então, não mais desmentida pela Ciência, a Religião adquirirá inabalável poder, porque estará de acordo com a razão, já se lhe não podendo mais

opor a irresistível lógica dos fatos. A Ciência e a Religião não puderam, até hoje, entender-se, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, reciprocamente se repeliam. Faltava

com que encher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o Universo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Uma vez comprovadas pela experiência essas relações, nova luz se fez: a fé dirigiu-se à razão; esta nada encontrou de ilógico na fé: vencido foi o materialismo. Mas, nisso, como em tudo, há pessoas que ficam atrás, até serem arrastadas

pelo movimento geral, que as esmaga, se tentam resistir-lhe, em vez de o acompanharem. É toda uma revolução que neste momento se opera e trabalha os espíritos. Após uma elaboração que durou mais de dezoito séculos, chega ela à sua plena realização e vai marcar uma nova era na vida da Humanidade. Fáceis são de prever as conseqüências: acarretará para as relações sociais inevitáveis modificações, às

quais ninguém terá força para se opor, porque elas estão nos desígnios de Deus e derivam da lei do progresso, que é lei de Deus.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capitulo I, 8, FEB)

 

Monumento a Lombroso em Verona, Itália. Foto Ismael Gobbo

Cesare Lombroso (Verona, 6-11-1835 / Turim, 19-10-1909)

Foi um psiquiatra, cirurgião, higienista, criminologista, antropólogo e cientista italiano (Wikipedia).

Estudou o Espiritismo realizando experiências com a médium Eusápia Paladino.

 

 

Semana Espírita “O Auto-encontro”

Cartagena, Colômbia

 

 

(Informação recebida em email de C. E. E. J. A. [[email protected]])

 

 

3º. Conjuresp – Congresso Jurídico- Espírita do Estado de São Paulo. Campinas, SP

 

        Dentro do possível, solicito auxílio da divulgação do texto abaixo, referente ao 3° CONJURESP (Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo), com o tema central "Direitos Contemporâneos e Espiritismo" na cidade de Campinas - SP, de 17 a 19/Outubro/2014.
        No ano de 2012 tivemos quase 200(duzentos) inscritos de 33(trinta e três) cidades e 06(seis) Estados. Quem sabe poderemos contar com a presença de vocês?!

        Abraços,

                                       Carlos de Paula
                   Coordenador Núcleo Campinas da AJE-SP


        Objetivos:

1) Permitir reflexões em torno dos direitos contemporâneos, que surgem no século XXI, fazendo-nos repensar conceitos, valores e abordagens tradicionais, à luz do Espiritismo, num ambiente de liberdade e respeito, a fim de fomentar o crescimento profissional e ético-moral.
2) Colaborar no processo de desenvolvimento e consolidação do movimento jurídico-espírita estadual e nacional, a partir do encontro de operadores do direito, estudiosos e demais interessados em discutir assuntos sócio-jurídicos sob a perspectiva da filosofia espírita-cristã.
3) Proporcionar um espaço de convívio fraterno e equilibrado, que revitalize o entusiasmo individual, como forma de auxiliar o congressista na sua íntima e subjetiva realização do justo, seja nas relações profissionais, como nas múltiplas relações interpessoais da vida no mundo contemporâneo.

        Expositores:

1) ALYSSON LEANDRO MASCARO: Doutor e Livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP; Professor universitário na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade de São Paulo; autor de “Filosofia do Direito”, “Introdução ao Estudo do Direito”, “Lições de Sociologia do Direito”, “Crítica da legalidade e do direito brasileiro”, “Utopia e Direito: Ernst Bloch e a ontologia jurídica da utopia”, “Estado e forma política”, “Cristianismo Libertador” e “Introdução ao Estudo do Espiritismo”.

2) ANDREI MOREIRA: Médico especializado em Homeopatia, com atuação em Saúde da Família em Belo Horizonte (MG); Presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais; autor de “Cura e autocura – uma visão médico-espírita”, “Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal” e “O mundo dos bonecos de papel”.

3) ARTHUR CHIOTO: Médico sanitarista, professor universitário de medicina, licenciado em letras; autor dos livros “Mecanismo da Mediunidade – processo de comunicação mediúnica” e “Magnetismo, Vitalismo e Pensamento de Kardec”.

4) ÉRICA BABINI L. DO A. MACHADO: Doutoranda em Direito Penal e Criminologia pela UFPE, Mestre em Direito Penal e Criminologia pela UFPE. Professora de Direito Penal e Criminologia da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e da Universidade de Pernambuco - UPE, atuando em pesquisas nas áreas de Direito Penal, Criminologia e Direito da Criança e do Adolescente. Membro e diretora acadêmica da AJE/PE e integrante do Núcleo Espírita Investigadores da Luz - NEIL, em Recife (PE).

5) JOSÉ ANTÔNIO LUIZ BALIEIRO: Professor, administrador de vendas, profissional da educação em Ribeirão Preto (SP). Trabalhador da unificação das atividades espíritas, Diretor da Unificação Kardecista de Ribeirão Preto, divulgador, articulista e coordenador de atividades da USE Intermunicipal de Ribeirão Preto. Ex-presidente da USE Estadual.

6) RAUL DE MELO FRANCO JÚNIOR: Promotor de Justiça no Estado de São Paulo; Professor universitário de Direito Constitucional e Direito Tributário; Coordenador do Núcleo Araraquara da Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo; autor de “Alienação de bem público”.

        Programação:

1) Abertura: 17/10/2014, sexta-feira, 19h. O Direito e o Espiritismo em face dos dilemas do mundo contemporâneo. Alysson Leandro Mascaro

2) 18/10/2014, sábado:
        a) Dependência química: políticas públicas e a proposta espírita. Arthur Chioro dos Reis
        b) Meio Ambiente: o respeito à Terra para as presentes e futuras gerações. Raul de Mello Franco Júnior
        c) Novas famílias e o valor do afeto na perspectiva espírita. Andrei Moreira
        d) Apresentação de teses, previamente admitidas, pelos congressistas sobre os seguintes temas: Direito Constitucional, Direito de Família, Direito Penal, Direito Ambiental, Direito do Trabalho.

3) 19/10/2014, domingo:
        a) Política criminal, realidade carcerária e evolução do espírito. Érica Babini Machado
        b) O papel das entidades especializadas para o movimento espírita e para a sociedade. José Antônio Luiz Balieiro
        c) 12h30: Solenidade de encerramento

        Local do evento e hospedagem:

1) Hotel Nacional Inn, em Campinas (SP). Av. Benedicto Campos, 35 - Jardim do Trevo  - CEP 13030-100 - Campinas/SP. Telefone: (19) 3772-1400 / Fax: (19) 3272-7888.
2) Hospedagem:
        a) Apartamento Single – R$ 300,00 (diária = café da manhã, almoço e jantar, estacionamento).
        b) Apartamento Duplo – R$ 400,00 (diária = café da manhã, almoço e jantar, estacionamento).
        c) Apartamento Triplo – R$ 480,00 (diária = café da manhã, almoço e jantar, estacionamento).
3) Reservas: até setembro existem 70(setenta) apartamentos bloqueados pela AJE-SP. Em contato com o hotel, informar que é para o CONJURESP.

        Inscrição e outras informações: <www.ajesaopaulo.com.br>.

 

(Informação repassada via email por Giovana Campos)

 

 

Cobem - IV Seminário DIJ - Vivendo o Evangelho em

Comunidade Espírita. Salvador, BA

 

 

Cobem - Casa de Oração Bezerra de Menezes

 

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

 

Informações (71) 33560256

(Informações recebidas em email de

 

 

 

Curso para Expositores Espíritas

São José do Rio Preto, SP

 

CURSO PROMOVIDO PELA ADDE PARA EXPOSITORES ESPÍRITAS


INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 30/09/2014
O CURSO SERÁ REALIZADO NAS DEPENDÊNCIAS DO CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS,

O CURSO SERÁ MINISTRADO EM 5 MÓDULOS, PELOS COMPANHEIROS:
Adauto Lima, Dr. Julio César André, Lucio Martinez, José Carlos de Souza e Andrea Silvestre.



 O 1º ENCONTRO SERÁ NO DIA 04/10/2014,
COM INÍCIO AS 16hs.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!!!
PARA SE INSCREVER, PREENCHA A FICHA EM ANEXO E ENVIE PARA:
[email protected]
assunto: CURSO PARA EXPOSITORES.


qualquer outra informação poderá ser obtida através do email acima citado
ou através dos telefones: 17 3232.3321 ou 99791.1320.


 

 

(Informações em email de Vera Lucia Corrêa Perussi <[email protected]> repassado por AgendaEspiritaBrasil contato [[email protected]])

 

 

 

Jornada vai abordar A Missão Espiritual de Allan Kardec.

Uchoa, Jales, Auriflama, SP  e Cassilândia, MS

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

No CESFA palestra em homenagem a

Allan Kardec e Francisco de Assis. Rio de Janeiro, RJ

 

O CESFA convida a todos para assistirem, no dia 03 de outubro, excepcionalmente uma sexta-feira, palestra ministrada por nosso irmão Sérgio Oliveira, homenageando duas expressivas Figuras da Humanidade, dois Missionários que pautaram suas vidas no Evangelho de Jesus: Allan Kardec e Francisco de Assis.

Horário: 19:30 às 20:30h

Allan Kardec – Nasc.: 03/10/1804           

                        Morte: 31/03/1869

"Nascer, Morrer, Renascer ainda e Progredir sem cessar, tal é a Lei."   

 Francisco de Assis – Nasc.: 05/07/1182

                                    Morte: 03/10/1226

“Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz.”

CESFA - Centro Espírita São Francisco de Assis
Aberto aos domingos, segundas, e sextas.
Rua Pinheiro Guimarães, nº 64 - Botafogo
Rio de Janeiro | RJ - CEP 22281-080
Tel. 3561-5517

 

(Informação em email de Centro Espírita São Francisco de Assis CESFA <[email protected]>repassado por Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

IDE. 6º. Feirão do Livro

Araras, SP

 

 

(Informação recebida em email de Alessandra | IDE Editora [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Claudionor de Carvalho

Itabuna, BA

 

Prezados

 

Estamos em comemoração dos 13 anos do Centro Espírita Claudionor de Carvalho, convidamos a todos para participarem deste momento de confraternização. Segue anexo o cartaz com a programação e para que todos possam divulgar.

Contamos com a presença de todos.

Abraços Fraternos,

 

Equipe CECC

 

Programação

 

26/09/2014 - 6ª feira às 19:00H 
Momento Musical: 
Emerson Mozart
Apresentação da Evangelização Infantil Irmã Scheyla 
Palestrante: 
Pedro Camilo

27/09/2014 - Sábado às 19:00H
Momento Musical: 
Gabriel Musse
Apresentação da Juventude Espírita Dr. Alenon - 
Jeda Alenon e Marcela Carvalho Ballet 
Palestrante: 
Laura Eliete Pereira

28/09/2014 Domingo às 08:30H - Café da Manhã Musical com Gabriel Musse, Emerson Mozart e Nielma.

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho - Itabuna - Bahia [[email protected]])

 

 

Informações do Movimento Espírita de

Uberaba, MG

 

 

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA

Palestra: APRENDENDO COM CHICO XAVIER

Palestrante: Sonia Maria Barsante (Uberaba-MG)

Programação: Apresentações Musicais com SÉRGIO SANTOS; Palestra; Sorteio de Livros; e, Confraternização.

Data: 27 de setembro de 2014 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos – Uberaba-MG)

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

 

Leia e assine “A FLAMA ESPÍRITA”.

Faça sua assinatura através do telefone (34) 3312-1869 ou através do e-mail:  [email protected] com Márcio Arduini.

 

SANATÓRIO IRÁ MONTAR EQUIPE DE VONLUNTÁRIOS

O Sanatório Espírita de Uberaba está organizando sua “EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS”.

Os interessados devem entrar em contato com o Sanatório Espírita de Uberaba pelo telefone 3312-1869 (com Márcio – Gerente), ou pelo e-mail: [email protected].

Você será convidado para participar de uma reunião de orientação aos voluntários.

Participe! Seja solidário!

Aguardamos você!

 

IV FÓRUM DA MEDIUNIDADE

Tema Central: “Mediunidade nos 150 Anos do Evangelho Segundo o Espiritismo”

Data: 15 de novembro de 2014

Horário: Das 14h às 18h

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos)

PROGRAMAÇÃO:

·         14h – Abertura: Apresentação Musical

·         14h30min – 1º Tema: “OBSESSÃO E EVANGELHO”

         Palestrante: Paulo Cesar Franco (Uberaba-MG)

  • 15h – 2º Tema: “MEDIUNIDADE E EVANGELHO”

Palestrante: Publio Carisio de Paula (Araguari-MG)

·         15h30min – 3º Tema: “LOUCURA E EVANGELHO”

Palestrante: Dr. Jorge Bichuetti (Uberaba-MG)

·         16h – Pinga Fogo: “PERGUNTAS E RESPOSTAS com os palestrantes sobre os três temas”.

(Traga suas perguntas sobre os temas propostos).

·         18h

o   Sorteio de Livros;

o   Confraternização;

o   Encerramento.

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba

 

(Informações recebidas em emails de JORNAL ESPIRITA DE UBERABA [[email protected]]; de Regina Bachega; de João Marchesi Neto  e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Notícias do site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:

 

 

A Associação Espírita Cabana de Antônio de Aquino convida para o seminário com Geraldo Lemos Neto no dia 11 de outubro

22/09/2014

 

 

Espírito André Luiz responde a questões sobre sexo, reencarnação e atualidades em entrevista de 1964 por meio de Chico Xavier e Waldo Vieira

22/09/2014

Anuário Espírita | # 1 | 1964 | IDE | Araras, SP

 

"Bate-papo com os produtores" do DVD "Data Limite segundo Chico Xavier" integra programação de lançamento nacional do documentário - Hoje é em Porto Alegre

22/09/2014

Confira aqui o calendário de eventos e participe você também!!!

 

Revista Superinteressante de setembro traz o "Dossiê Chico Xavier" comprovando, dentre outras informações, dados de obra publicada pela Vinha de Luz

22/09/2014

 

 

VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra é divulgado pelo Infonet de Sergipe

22/09/2014

 

 

"Data Limite segundo Chico Xavier" - Filme propõe reflexão sobre como a raça humana está definindo seu futuro

22/09/2014

O Tempo on line | 9 de setembro de 2014 | Interessa

 

DVD "Data Limite segundo Chico Xavier" é divulgado pelo Jornal da Cidade, em Belo Horizonte

22/09/2014

Jornal da Cidade | 12 a 18 de setembro de 2014 | Caderno Atualidade | p. 12

 

Jornal O Tempo divulga DVD "Data Limite segundo Chico Xavier" - Lançamento em BH acontece no dia 30

22/09/2014

Jornal O Tempo | 9 de setembro de 2014 | Caderno Esotérico | p. 27

 

Lindos casos de Chico Xavier – Maravilhosas visões

22/09/2014

 

 

1º Encontro Nacional dos Amigos de Yvone Pereira será realizado em Volta Redonda, de 3 a 5 de outubro

22/09/2014

Confira aqui a programação e participe!!!

 

"O papel da mediunidade de Chico Xavier na transição planetária" é o tema da palestra de Geraldo Lemos Neto em Maracanã, no Estado do Rio

22/09/2014

Evento acontece no próximo dia 11 de outubro, das 15h30 às 17h30. Prestigie!!!

 

Recordando Chico Xavier #14 já está no ar!!! Episódio contou com a presença do escritor e poeta pedroleopoldense José Issa Filho

12/09/2014

 

 

Vinha de Luz lança mais um título da lavra de Chico Xavier durante o VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra

10/09/2014

Organizado por João Marcos Weguelin, "Palavras sublimes" traz psicografias de 1933 a 1950 esquecidas nas páginas de "Reformador"

 

"Data Limite segundo Chico Xavier" será lançado em Belo Horizonte no dia 30, às 20h00, no BH Shopping, e conta com a presença de Geraldo Lemos Neto

10/09/2014

 

Abs,

 

Célia Maria

 

 

(Informações recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

Teatro: Um Amor de Renúncia

São Paulo, SP

 

 

UM AMOR DE RENUNCIA- DE EMMANUEL- CHICO XAVIER

ULTIMA APRESENTAÇÃO DIA 28 DE SETEMBRO AS 18.30H!!

 



www.ramakriya.com.br 
Produções Artísticas

[email protected]

[email protected]
(11) 2081-3622 / 9-95034838

(Informação recebida em email de Lucienne Cunha [[email protected]])

 

 

Amar é sofrer?

 

 

Quem disse que “amar é sofrer” jamais amou.

O beijo do ar da madrugada desperta a vida que dorme.

O sorriso da lua engrinaldada de estrelas diminui as sombras.

A carícia do sol vitaliza todas as coisas.

E a chuva que lava a terra, e reverdece o chão, e abençoa o mundo, correndo no rio, esvoaçando na nuvem esgarçada, são as tuas expressões de amor, construtor real, demonstrando o teu poder, a tua grandeza e a minha pequenez.

Quem ama, sempre doa, e não sofre, porque ama.

Quem diz que amar é sofrer ainda está esperando pelo amor e jamais amou.

*   *   *

As palavras do poeta Tagore são fortes. Desafiam todos os autores que até hoje cantaram, emocionados, as dores do amor.

E foram tantos... E ainda são.

O amor do mundo sempre esteve vinculado à dor, pois sempre foi um amor apego, um amor posse, um amor desespero.

Agia-se no ímpeto por amor, e lá vinha a dor. Esperava-se indefinidamente por amor, e lá se iam anos de sofrer silencioso.

Nossa arte revela isso de forma magistral: o ser humano tentando sobreviver amando dessa forma.

Chegamos ao ponto de nos autoflagelarmos por ele, ou ainda, de acabar com nossa própria vida, por não suportar tal vil pesar. E o pior, achamos isso belo, romântico...

Imaturos fomos, assim como o que chamamos de amor ao longo das eras também o foi.

Inventamos um tal de amor à primeira vista, para justificar paixões retumbantes, apenas desejos ardentes muitas vezes...

Alguns ainda, aprenderam a chamar o ato da união sexual em si, de fazer amor, como se em toda coabitação ele estivesse obrigatoriamente presente – quem dera...

Entendemos pouco de amor.

E não foi por falta de bons exemplos.

Recebemos na Terra o Espírito que irradiava amor, e que proclamou esta palavra aos quatro ventos, de uma forma inesquecível.

O amor do qual Jesus falava era esse amor doação, o amor ágape.

Pode haver sofrimento em nosso coração ainda por algum tempo, mas não por amar, e sim, apenas por não sabermos amar de forma devida.

São nossos vícios que trazem as dores. O amor só traz alegria e paz, pois é responsável pela consciência pacificada.

A carícia do sol vitaliza todas as coisas e o amor verdadeiro é este sol, que sempre vitaliza e nunca enfraquece.

Nas piores noites o sorriso da lua engrinaldada de estrelas diminui as sombras. É novamente o amor, consolando, dando esperança, e jamais provocando mais escuridão.

É tempo de conhecer melhor o amor, agora que podemos ser mais maduros, que entendemos que não possuímos as coisas nem as pessoas; agora que entendemos que não estamos aqui para ter, mas para ser.

Ainda estamos esperando pelo amor, é certo, porém, cada movimento que fazemos em direção ao outro, deixando de lado o vício do egoísmo e do orgulho, é um passo que damos até ele.

E talvez logo descubramos que não fomos nós que esperamos pelo amor durante todo esse tempo, mas ele que sempre esperou por nós...


Redação do Momento Espírita, com base em trecho do 
cap. XXII, do livro 
Estesia, de Rabindranath Tagore, psicografia 
de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 25.9.2014.

 

 

Rabindranath Tagore (Calcutá 6-5-1861 /  7-8-1941)

Imagem; http://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore#mediaviewer/File:Tagore3.jpg

 

 

 

Menos e mais

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Bênçãos de Amor. Lição nº 16. Página 65.

 

Quanto menos trabalho, mais preguiça.

Quanto menos esforço, mais estagnação.

Quanto menos direito, mais insegurança.

Quanto menos serviço, mais penúria.

Quanto menos fé, mais desconfiança.

Quanto menos caridade, mais aspereza.

Quanto menos entendimento, mais perturbação.

Quanto menos bondade, mais intolerância.

Quanto menos diligência, mais necessidade.

Quanto menos simpatia, mais obstáculos.

Quanto mais fizeres pelos outros, mais receberás do próximo em teu beneficio.

Quanto mais auxiliares, mais serás auxiliado.

Quanto mais aprenderes, mais saberás.

Quanto mais te aplicares ao bem, mais o bem te glorificará o caminho.

Quanto mais te consagrares ao próprio dever, mais respeito e mais nobreza te coroarão.

Quanto mais te dedicares ao plantio da fé pela compreensão de nossa insignificância, à frente do Senhor, mais a fé brilhará em tua fronte.

Quanto mais sacrifício puderes suportar, mais alta ser-te-à a própria sublimação.

Quanto mais te humilhares, buscando a posição do fiel servidor da Divina Bondade, mais engrandecido te farás diante da Lei.

Quanto mais suportares as falhas alheias, usando a paciência e a afabilidade, mais amor conquistarás naqueles que te observam e seguem.

Quanto mais souberes perder nas ilusões da Terra, rendendo culto diário à reta consciência, mais lucrarás na Imortalidade Vitoriosa.

Recordemos o ensinamento do Cristo: “Ao que mais tiver mais lhe será acrescentado”.

E, aumentando a nossa Boa Vontade no Trabalho que o Senhor nos concede para as horas de cada dia, estejamos convictos de que mais seguramente avançaremos no rumo de nossa própria libertação.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]