Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 14 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/14-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

13-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/13-10-2014.htm    

11-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/11-10-2014.htm    

10-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/10-10-2014.htm    

09-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/09-10-2014.htm

08-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/08-10-2014.htm

 

 

 

Plantando no deserto

 

 

 

Será possível transformar terras áridas em regiões produtivas?

Yacouba Sawadogo, vivendo no país africano de Burkina Faso, estava cansado de ver suas plantações acabando por causa da terra ruim.

Mesmo ridicularizado por seus vizinhos, na década de oitenta, ele decidiu colocar em prática um antigo ensinamento, conhecido como Zai.

Realizando o oposto do que se poderia imaginar, seguindo um raciocínio lógico, ele começou a preparar o terreno durante o período da seca.

A técnica consistia em abrir pequenos buracos no chão, próximos uns aos outros, preenchendo-os com adubos e fezes de animais.

Essas aberturas têm a capacidade de reter a água da chuva e manter uma espécie de reserva. As sementes de árvores ali plantadas, crescem normalmente.

O fato é que, vinte anos depois, as terras de Sawadogo estavam produtivas e ele tinha uma floresta de trinta hectares, com mais de sessenta espécies de árvores.

De forma solidária, ao perceber que sua estratégia estava funcionando, o fazendeiro africano passou a organizar palestras em suas terras, a fim de ensinar a técnica a quem se interessasse.

O cineasta Mark Dodd criou um documentário, narrando a história do homem que parou o deserto, contando como ele sozinho salvou a vida de uma das regiões consideradas mais desérticas de todo o mundo.

Divulgada a prática, Sawadogo passou a receber doações do mundo inteiro, com a finalidade de investir em suas pesquisas e em uso de técnicas como as de escoamento lento, que leva água de poço à terra.

*   *   *

À semelhança das terras desérticas, muitos corações demonstram aridez de sentimentos. Como se fossem um imenso deserto, as emoções superiores ali não florescem.

Necessitam que, à semelhança do realizado no solo africano, sejam feitos alguns buracos e neles introduzidas algumas medidas de adubo de bom senso, misericórdia, algumas sementes de amor.

E, sem precisar aguardar décadas, poderiam se transformar em floresta acolhedora, com variadas espécies de árvores: a árvore da compaixão, a fim de passarem a olhar o semelhante como seu irmão e estender a mão para erguê-lo da miséria material ou moral em que se encontre;

a árvore da sinceridade, a fim de deixar de criar intrigas e espalhar calúnias, denegrindo pessoas e instituições que realizam o bem;

a árvore da humildade, para se darem conta de que não sabem tudo, nem podem tudo. Que são, simplesmente, seres humanos. E que, como todo ser humano, têm limitações, necessitam de auxílio de outros, dependem do semelhante para seu próprio existir;

a árvore da generosidade, em oposição à sua avareza, passando a distribuir do que sabem, do que possuem, do que lhes sobra;

a árvore da paciência, para andarem um pouco menos rapidamente e permitir que os que com eles convivem, andem ao seu lado, lhes possam acompanhar o passo.

E, também, o arbusto do bem querer, da gratidão, da gentileza...

Tudo isso para transformar o deserto em oásis de bênçãos, com grande produtividade de amor e muitas ramificações pelo bem.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com notícia extraída do site
 
www.sonoticiaboa.com.br, de 29 de agosto de 2014.
Em 13.10.2014.

 

 

 

 

Imagem: https://www.facebook.com/sawadogoyacouba/photos/pb.304342379638041.-2207520000.1413201111./434970043241940/?type=3&theater

 

 

17º. Movimento “Você e a Paz”

Santo Estevão, BA

 

 

Vídeo: http://youtu.be/JGh9Bcrpmj0

 

O Perdão radical

 

Quase 700 pessoas se reuniram na Praça Sete de Setembro, no município baiano de Santo Estevão, para participar do 17º Movimento Você e a Paz, no último dia 10. 

O público foi conduzido pelo idealizador do Movimento, o pacificador Divaldo Pereira Franco, a profundas reflexões acerca do perdão, da presença sublime do amor em nossa vida, da compreensão pelo agressor - que é sempre um infeliz - da família, da gratidão a Deus pela vida e da necessidade de nos tornarmos pacíficos, para determos a força do mal.

Sua exposição teve início com um breve relato de como surgiu a ideia - após 60 anos de trabalho no Bem e de observar que a criatura humana perdeu o sentido existencial, buscando o ter e esquecendo-se de ser - e do porquê do Movimento Você e a Paz, que concita a todos à auto transformação, como base da construção da Paz no mundo. “Nossa proposta de paz é muito séria, porque diz respeito à nossa transformação pessoal, deseja tornar a criatura mais feliz”, afirmou o orador, que também propôs que sejamos sempre melhores onde estivermos, na família, na rua, no trabalho...

Divaldo Franco questionou aos presentes quanto à capacidade de cada um de perdoar, dando um freio à violência, após relatar a história real da jovem ​a​rmena que, em 1915, viu a família ser cruelmente destruída pelo exército turco e foi feita escrava sexual do comandante da tropa, durante a guerra entre a Armênia e a Turquia, ocorrida em paralelo à I Guerra Mundial. Após fugir das atrocidades que lhe foram impostas, diplomou-se em enfermeira, pois declarava que havia nascido para amar e salvar vidas, e também tornou-se cristã. Assim, por volta de 1926, deparou-se outra vez com o seu algoz e da sua família, tendo oportunidade de salvar-lhe a vida, apesar de o ter reconhecido desde o primeiro momento no  hospital  em que trabalhava.

 “Você seria capaz de perdoar?”, questionou aquele que elegeu como símbolos do Movimento Você e a Paz as figuras sublimes e cândidas de Jesus e Francisco de Assis. “Essa é uma resposta que requer reflexão profunda, não é uma resposta banal”, refletiu.

Entre os presentes ao palco armado na praça pública estiveram o Vice-Prefeito da cidade,  Luciano Braga da Silva, representando o atual Prefeito, Orlando Santiago; o Pároco da Igreja Matriz, Padre Aristóteles da Silva; a Presidente do Centro Espírita Luz e Fraternidade, Celidalva Freitas; a representante da comunidade espírita de Santo Estevão, Betânia Cabral, os oradores espíritas Ruth Brasil Mesquita e Marcel Mariano. Todos os participantes foram convidados para a culminância do movimento pacificador, no dia 19 de dezembro, na Praça do Campo Grande, em Salvador, às 19 horas.

 

TEXTO: MARIALVA ​ GOMES

FOTOS E VÍDEO: LUCAS MILAGRE​

 

(Informação recebida em email de Lucas Milagre)

 

 

A Glossolalia e a Xenoglossia

dos carismáticos católicos e pentecostais

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

   Os fenômenos com os grupos de carismáticos católicos e dos pentecostais protestantes e evangélicos incomodam os seus líderes religiosos mais esclarecidos. É que, com razão, eles desconfiam que são fenômenos mediúnicos!

   Entre eles há médiuns ostensivos ou especiais. E a mediunidade não escolhe religião.

   Entre os fenômenos que ocorrem com os citados grupos, há o de glossolalia e o de xenoglossia. O primeiro consiste em o indivíduo ser dominado por uma grande emoção provocada por uma forte crença em estar num contato com Deus, que, no caso, eles chamam de Espírito Santo. As pessoas ficam eufóricas, dançam, choram, dão risadas, gritam e o mais comum: ficam fazendo murmúrios ou soltando frases espontâneas. E eles creem, como já dissemos, que se trata da manifestação do próprio Deus ou Espírito Santo. E os que são médiuns podem incorporar ou imantar espíritos e até ser lançados ao chão, conforme seja o espírito manifestante. Muitas pessoas caem no chão na hora da missa, e acreditava-se que seria por fraqueza, mas hoje se sabe que, muitas vezes, é porque recebem um espírito.

   O segundo fenômeno é o de xenoglossia, que consiste em o indivíduo falar realmente uma língua estrangeira. Aliás, pode ser um espírito que fala através de um médium que, antigamente, era chamado de profeta e vidente, como se lê em 1 Samuel 9: 9. (Para saber mais: “Xenoglossia”, de Ian Stevenson, diretor do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Virgínia, USA, Ed. Vida & Consciência, SP, 2012).

     E também para Paulo, existe o dom de xenoglossia ou de falar realmente línguas estrangeiras: “Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis, pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar para que a Igreja receba edificação.” (1 Coríntios 14: 5). Não se trata, pois, de glossolalia (murmúrio ou bla bla bla sem nenhum sentido), mas de xenoglossia ou de falar de fato  uma língua estrangeira e até já morta, sem conhecimento dela e até mesmo desconhecida de todos os presentes.

  Também em Pentecostes (Atos capítulo 2), os apóstolos falaram realmente línguas estrangeiras, que foram entendidas pelos respectivos estrangeiros presentes e que as conheciam. Os defensores do Dogma do Espírito Santo, como acontece com outras passagens bíblicas envolvendo espíritos, creem que é o Espírito Santo que se manifestou falando línguas estrangeiras através dos apóstolos, o que, porém, não resiste a uma análise mais séria e criteriosa. Foram vários espíritos que se manifestaram em Pentecostes falando nas línguas de suas nações. Inclusive, a favor disso, houve como que várias línguas de fogo, quando se sabe que é muito comum espíritos se manifestarem em forma de fogo. Ademais, pela Bíblia, não pelo Dogma, que respeitamos, o Espírito Santo é como se fosse um substantivo coletivo, que designa o conjunto dos espíritos. (Daniel 13: 45 da Bíblia Católica, pois Lutero tirou os capítulos 13 e 14 da Bíblia Protestante). Alguns dos presentes, zombando, diziam que os apóstolos estavam embriagados, na verdade estavam em transe mediúnico ou em êxtase segundo a Igreja.

   Como ficou claro, não devemos confundir xenoglossia com glossolalia! (A próxima coluna esclarecerá mais esse assunto).

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

Pentecostes. Óleo sobre tela por El Greco

Imagem: http://es.wikipedia.org/wiki/Pentecost%C3%A9s_(El_Greco)

 

 

Divaldo Pereira Franco e o 1º. Movimento “Você e a Paz” em

Brasília, DF

 

Imagem inline 1

/ 

Mayara Paz

Federação Espírita Brasileira
Gerente de Comunicação e Marketing
[email protected]
Tel. (61) 2101-6175

 

(Informação recebida em email de Comunicação Feb [[email protected]])

 

 

Acesse o site do 8º. Congresso Espírita Mundial

Lisboa, Portugal

 

Clique aqui:

http://8cem.com/

 

 

(Com colaboração em emails de de Nuno Emanuel e de Fernando Paulo Leal [[email protected]])

Caminho Amália Rodrigues. Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

OUÇA AMÁLIA RODRIGUES

“Nem às paredes confesso”

http://www.kboing.com.br/amalia-rodrigues/1-1007348/

 

 

 

XV Semana Espírita 2014 de

Vassouras, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

Programação no aniversário do Centro Espírita Flora Luz

Americana, SP

 

Amigos, vamos agora para a segunda palestra em comemoração aos 43 anos do Centro Espírita Flora Luz. com o nosso amigo e um dos mais conhecidos Cantores, músicos e compositores espíritas da atualidade: Moacyr Camargo.

 

A abertura Musical ficará por conta do Grupo Vocal Flora Luz, a partir das 19:30.

 

O Centro Espírita Flora Luz fica na Rua das Violetas, 184, Cidade Jardim, Americana, SP.

 

Confiram as demais palestras no cartaz em anexo.

 

Contamos com a presença de todos vocês!

 

Imagem inline 2

 

Imagem inline 3


(Informação recebida em email de Clayton Prado)

 

 

Palestra com Deusa Samú

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cláudio Palermo)

 

 

Palestra por João Marchesi Neto no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

JOÃO MARCHESI

 

de Penápolis - SP, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 15 de outubro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Palestra “Medicina e Espiritismo no Centro Espírita Fé e Amor

Fazenda Santa Maria -  Sacramento, MG

 

 

(Informação recebida em email de Nilberto Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Fé e Caridade

São Manuel, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Teles de Ataide [[email protected]])

 

 

Oficina para Evangelização de Bebês

São José do Rio Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio

 

 

Palestra com Guaracy Nascimento no C.E. Antônio de Pádua

Palmital, SP

 

 

PALESTRA

 

CENTRO  ESPÍRITA“ ANTÔNIO  DE  PÁDUA ” 

Rua José Florêncio Dias, 240 - PALMITAL - SP

 

Dia 18 de outubro, sábado, às 20 horas

 

ORADOR:  GUARACY NASCIMENTO,  de Ourinhos (SP)

 

Tema: “Nascimento dos Espíritos” 

 

Imagem inline 1    Imagem inline 4

Guaracy Nascimento

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

12º. Evangelizarte

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

IV Seminário DIJ -  COBEM

Salvador, BA

 

 

COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

 

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

 

Informações: (71) 33560256

 

(Informações recebidas em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

39ª. Felesa – Feira do Livro Espírita de

Santo André, SP

 


(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

USE. Encontro de Blocos (Órgãos da Zona Oeste)

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de sidbat [[email protected]])

 

 

Lançamento de Livro com renda para atividades sociais do

F.E. Allan Kardec. Juiz de Fora, MG

 

 

Oriente Ocidente - Armando Falconi

Perdão gera saúde é o nome do novo livro de Armando Falconi Filho

 

Convidamos você para o lançamento do segundo livro de Armando Falconi Filho, intitulado Perdão gera saúde:

Data: 19 de outubro, domingo.

Horário: das 15 às 17h30min.

Local: Cine-Theatro Central, no Calçadão da Rua Halfeld, em Juiz de Fora, MG.

Convite individual: R$35,00 - garantindo acesso ao local do evento, um exemplar do livro Perdão gera saúde e participação do Workshop "Educar emoções gera qualidade de vida e saúde" a ser ministrado no local por Armando Falconi Filho.

Locais para aquisição do convite:

  • FEAK (Rua Ithamar Soares de Oliveira, 200, Cascatinha, Juiz de Fora, MG).
  • Livraria Espírita Cristã (Galeria Constança Valadares, Loja 16, Centro, Juiz de Fora, MG).
  • Centro de Cultura Oriente Ocidente® (Rua Padre Anchieta, 175, São Mateus, Juiz de Fora, MG).
  • No dia do lançamento: no local do evento.

A renda total desse livro será revertida para as atividades sociais da FEAK.

Informações mais detalhadas:

 www.perdaogerasaude.com.br

 ou pelos telefones (32) 8845-0642 e (32) 3231-6000.

 Esperamos você!

 

 

(Informações recebidas em email de Boletim FEAK [[email protected]])

 

 

Teatro: O Céu pode Esperar

Praia Grande, SP

 

Imagem inline 1

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Leia a revista “Visión Espírita”

Barcelona, Espanha

 

Buenos días a tod@s

 

Os enviamos el enlace electrónico del número 22 de nuestra revista Visión Espírita con el tema "La desencarnación"

 

http://visionespiritaceads.blogspot.com.es/

 

Agradecemos a la Espiritualidad que nos ampara e inspira, a todos los colaboradores por su perseverancia y dedicación, a todos los lectores por brindarnos la oportunidad de servir y a todos aquellos que comparten el enlace de la revista por el mundo, en pro de la divulgación del Espiritismo, sus enseñanzas y su amor.

 

¡Esperamos que disfrutéis la lectura!

 

Un abrazo fraternal y buen fin de semana

 

 

Centre Espírita Amalia Domingo Soler (CEADS)

​Equipo

Divulgación

Calle Ventura Plaza 15 – bajos - 08028 – Barcelona

Web: http://ceads.kardec.es/

Blog: http://amaliadsoler.blogspot.com.es/ 

Síguenos: https://www.facebook.com/ceadsbcn

Revista Visión Espírita: http://visionespiritaceads.blogspot.com.es/

Telf. contacto: +34 665 312 687

(Informação repassada em email por Giovana Campos)

 

 

Notícias divulgadas pela USE

São José dos Campos, SP

 

Confira as notícias nos links abaixo:

 

Almoço de aniversário da Obra Social Célio Lemos, dia 26 de outubro, das 12h às 14h. Depois de votar, venha participar dessa grande festa!

 

Concerto de Câmara em prol da Obra Social Célio Lemos, dia 19 de outubro às 10h30m

 

Churrasco da fraternidade em prol do Grupo Espírita Núcleo Chuva de Estrelas, dia 26 de outubro às 12h

 

 

-----
Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região através de nosso email: [email protected] 

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos


“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, 1831-1900, foi presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira)

Acesse nosso site, ponto de encontro da comunidade espírita: www.use-sjc.org.br

 

Se não deseja receber estes informativos, responda este e-mail com o assunto REMOVER.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "usesjc" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para
[email protected].
Para mais opções, acesse
https://groups.google.com/d/optout.


--

________________________________________________________________________

USE -  Intermunicipal de Taubaté- SP

A maior caridade que podemos fazer pela doutrina espirita é a sua divulgação

 

(Informações recebidas em email da Use Taubaté)

 

 

3º. grande bazar  beneficente para o Hospital Allan Kardec

Franca, SP

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email da USE Franca)

 

 

Corrijamos agora

 

 

Emmanuel

 

Em plena vida espiritual, além do caminho estreito da carne, sempre realizamos o inventário de nossas aquisições no mundo.


Em semelhantes ocasiões, invariavelmente nos escandalizamos à frente de nós mesmos e rogamos, então, à Divina Providência a graça do retorno à matéria mais densa, sem as vantagens terrestres que nos serviram de perda.


É por isso que renascemos no mundo com singulares inibições congeniais.


Aqui é um cego que pediu a medicação da sombra para curar antigos desvarios da visão.


Ali, é um surdo que solicitou o silêncio nos ouvidos, como benção de reajuste da própria alma.


Mais além, somos defrontados pelo leproso que implorou do Céu a vestimenta de feridas e aflições como remédio purificador da personalidade transviada do verdadeiro bem.


Mais adiante, encontramos o aleijado de nascença, que suplicou a mutilação natural por serviço valioso de autocorrigenda.


Doenças e amarguras, dificuldades e dores são meios de que nos valemos para a justa reparação de nossa vida, em nós ou fora de nós.


Atendamos ao aviso do Evangelho, no passo em que nos adverte o Senhor: - “Caminhai, enquanto tendes luz”.


Enquanto se vos concede no mundo a felicidade da permanência no corpo físico - templo de formação das nossas asas espirituais para a vida eterna - não procureis o escândalo, a distância de vosso círculo individual!


Escandalizemo-nos conosco, quando a nossa conduta estiver contrária aos princípios superiores que abraçamos.


Estranhemos nossos pensamentos, nossas palavras e nossos atos, quando não se afinem com o Mestre da Cruz, cujo modelo procuramos, e, assim, amanhã não teremos a lamentar maiores faltas, alcançando a vitória sobre nós mesmos, em paz com a nossa própria consciência, em plena Vida Imperecível que nos espera ante o Mestre Senhor.
 ​

Emmanuel

Psicografia de Francisco Cândido Xavier

Livro: Família

 

 

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; Jefferson Jornalista [[email protected]])

 

Tulipas em Bedford, Reino Unido. Foto Matheus Gobbo

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. II, 8

Instruções dos espíritos

Uma realeza terrestre

 

    

8. Quem melhor do que eu pode compreender a verdade destas palavras de nosso Senhor: “O meu reino não é deste mundo”? O orgulho me perdeu na Terra. Quem, pois, compreenderia o nenhum valor dos reinos da Terra, se eu o não compreendia? Que trouxe eu comigo da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E, como que para tornar mais terrível a lição, ela nem sequer me acompanhou até o túmulo! Rainha entre os homens, como rainha julguei que penetrasse no Reino dos Céus! Que desilusão! Que humilhação, quando, em vez de ser recebida aqui qual soberana, vi acima de mim, mas muito acima, homens que eu julgava insignificantes e aos quais desprezava, por não terem sangue nobre! Oh! como então compreendi a esterilidade das honras e grandezas que com tanta avidez se requestam na Terra!

     Para se granjear um lugar neste reino, são necessárias a abnegação, a humildade, a caridade em toda a sua celeste prática, a benevolência para com todos. Não se vos pergunta o que fostes, nem que posição ocupastes,

mas que bem fizestes, quantas lágrimas enxugastes.

     Ó Jesus, Tu o disseste, teu reino não é deste mundo, porque é preciso sofrer para chegar ao céu, de onde os degraus de um trono a ninguém aproximam. A ele só conduzem as veredas mais penosas da vida. Procurai-lhe,

pois, o caminho, através das urzes e dos espinhos, não por entre as flores.

     Correm os homens por alcançar os bens terrestres, como se os houvessem de guardar para sempre. Aqui, porém, todas as ilusões se somem. Cedo se apercebem eles de que apenas apanharam uma sombra e desprezaram os únicos bens reais e duradouros, os únicos que lhes aproveitam na morada celeste, os únicos que lhes podem facultar acesso a esta.

     Compadecei-vos dos que não ganharam o Reino dos Céus; ajudai-os com as vossas preces, porquanto a prece aproxima do Altíssimo o homem; é o traço de união entre o céu e a Terra: não o esqueçais. – Uma Rainha de França. (Havre, 1863.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Árvore frutífera Uvaia em flor. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]