Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 05 de setembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/05-09-2014.htm 

 

Ou no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

A partir do dia 8/8/2014, e como teste, estamos enviando o NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA através de email marketing sem colar o boletim no corpo do email. Apenas estamos informando o link que, clicado, abre todas as informações e fotos. Esse sistema torna o arquivo mais leve sem sobrecarregar as caixas de entrada de emails. Pedimos nos dar retorno se o está recebendo com regularidade. Enviamos o boletim de noticias de segunda a sábado. Se tiver problemas no recebimento veja todos os boletins nos links acima informados. Grato. Ismael Gobbo.

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

04-09-2014    http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/04-09-2014.htm 

03-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/03-09-2014.htm

02-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/02-09-2014.htm

01-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/01-09-2014.htm

30-08-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/AGOSTO/30-08-2014.htm

   

 

 

Fé em Deus

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Amigo. Lição nº 20. Página 123.

 

A Fé em Deus não te arredará das provas inevitáveis, mas te investirá na força devida para suportá-las...

- não te afastará os obstáculos do caminho, entretanto, doar-te-á a significação de cada um deles, para que recebas, em silêncio, a mensagem de que são portadores;

- não impedirá o afastamento dos companheiros a que mais te afeiçoas, nos encargos que te marcam a vida, todavia, conceder-te-á energias e recursos para substituí-los, até que surjam outros cooperadores decididos a apoiar-te;

- não te livrará da enfermidade de que ainda precises, no entanto, iluminar-te-á o entendimento para que lhe assimiles o recado salutar;

- não te retirará dos desenganos e decepções que o mundo te propicie, mas auxiliar-te-á a extrair deles mais luz ao próprio discernimento;

- não te desligará do parente difícil, porém, ajudar-te-á a aceitá-lo e compreendê-lo em teu próprio benefício;

- não te proibirá as quedas prováveis nas trilhas da existência, no entanto, ensinar-te-á, através da própria dor, onde se encontram as situações que te cabe evitar, em auxílio a ti mesmo;

- não te demitirá dos problemas que, porventura, te ameacem a paz, contudo, dar-te-á serenidade para resolvê-los com segurança;

- não te buscará nos labirintos de ilusão, nos quais talvez hajas penetrado, impensadamente, entretanto, clarear-te-á o raciocínio para te libertares.

A Fé em Deus, por fim, não te mudará os quadros exteriores de luta, mas infundir-te-á Paciência a fim de que compreendas em todos eles os degraus de elevação, de que necessitas, para escalar os cimos da vida imperecível.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Escada  sob a Pirâmide do Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Homenagem de Adilton Pugliese (Salvador, BA) a

Nestor João Masotti  (Pindorama, 21/06/1937 – Brasília, 03-09-2014)

O Inesquecível Nestor Masotti

 

 

 

Caro Ismael, saúde e paz.

 

O que posso dizer do querido irmão Nestor Masotti é que será, sempre, uma pessoa inesquecível.

 

Sua exemplar biografia foi estampada na página eletrônica da Federação Espírita Brasileira/FEB, onde estão descritas as realizações de Nestor em sua brilhante trajetória como espírita e dirigente de Instituições espíritas, sobretudo nas gestões como presidente da FEB.

 

Conheci Nestor durante reuniões do Conselho Federativo Nacional/CFN, em Brasília, no Congresso Espírita Brasileiro de 2007, e em outras oportunidades, quando participou de eventos em Salvador, Ba., promovidos pela Federação Espírita do estado.

 

Admirei, desde logo, desde o primeiro encontro, a sua postura, sua liderança firme na condução dos trabalhos sob a sua competente direção.

 

Amável, cordial, atencioso. Ficarão sempre, em minha memória, essas suas atitudes do gentleman e do irmão fraterno, na rápida mas agradável convivência que tivemos.

 

Acompanhei, durante mais de 20 anos, a sua trajetória, por meio de Reformador, na FEB e no movimento espírita nacional e internacional.

 

Imagino-o sendo recebido no Plano Espiritual, com luminoso currículo, onde são identificados os seus feitos e sua dedicação como trabalhador do Cristo na Seara Espírita, paradigma também que foi do Homem de Bem, perfilado pelo Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, em O Evangelho segundo o Espiritismo.

 

Teria sido bom ter convivido, mais tempo, com Nestor. Teriam sido momentos enriquecedores de aprendizado e de legítima convivência fraterna.

 

Abraço, com sentimentos especiais, os seus familiares e os amigos da FEB.

 

Fica-nos a expectativa de um dia, se Deus assim o permitir, poder rever o amigo, certamente então já vinculado a novas tarefas emergenciais que lhe serão designadas, e em que fiéis trabalhadores do Cristo estão sendo convocados para a fase de transição planetária que vivemos.

 

Querido irmão Nestor, Deus o abençoe para sempre.

 

Foi bom conhecê-lo durante a jornada terrestre.

 

Adilton Pugliese

Nestor Masotti com jovens em reunião realizada na cidade de  São José do Rio Preto, SP.  04-02-2012.

 

 

Homenagem de Aylton Coimbra Paiva (Lins, SP) a  

Nestor João Masotti  (Pindorama, 21/06/1937 – Brasília, 03-09-2014)

E o trabalhador saiu a trabalhar...

 

 
                Nestor João Masotti retornou à Pátria Espiritual.
                Foram muitos anos de convivência fraterna.
                Inicialmente em nossas participações no Conselho Deliberativo Estadual da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, depois no Conselho Federativo Nacional da FEB.
                Recordamos saudosos das longas reuniões com a presença dos representantes dos Conselhos Regionais Espíritas para tratar dos mais diversos assuntos doutrinários espíritas e, também,  do movimento de  unificação  espírita do Estado de São Paulo e depois as questões atinentes às federações espíritas do Brasil.
                Desde os primeiros contatos admirei a seu conhecimento da Doutrina  Espírita, bem como a visão ampla, profunda e tranqüila que tinha do movimento espírita.
                Apresentava como característica de ação e de liderança a tranqüilidade,  a serenidade para decidir e agir.
                Sabia ouvir, ouvia muito. Deixava o interlocutor  expor os seus pensamentos, os seus problemas, as suas críticas até à exaustão. Dificilmente interrompia.
                Após ouvir, não apresentava a resposta pronta e taxativa.
                Sempre iniciava o diálogo compreensivo, fraterno e esclarecedor.
                Nunca conversamos a respeito, todavia penso que ao lado do seu grande amor pelo Mestre Jesus, era, também, admirador do pai da Filosofia – Sócrates.
                Aplicava deliberada ou natural e espontaneamente a “maiêutica socrática”, do diálogo com indagações ao interlocutor para que este, por si mesmo, pudesse encontrar as respostas para os questionamentos.
                Assim ele foi desenvolvendo o seu trabalho. Inicialmente na Casa Espírita, no movimento espírita regional  e, depois, ampliando para o trabalho federativo no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo.
                Mercê das sua qualidades como espírita,  líder aglutinador e realizador chegou à Federação Espírita Brasileira e ao seu Conselho Federativo Nacional.
                No entanto, os espíritas de outras terras, de outros países precisavam do apoio do movimento espírita brasileiro para a implantação, divulgação e consolidação dos princípios espíritas em seus países.
                E a mais essa gigantesca tarefa, Nestor se propôs, articulando e implantando o Conselho Espírita Internacional.
                Propositalmente não me referi aos cargos que Nestor ocupou. Não era homem de cargos, nunca pleiteou cargos. Colimava servir.  A eles era chamado na execução natural às tarefas que lhe foram atribuídas pela Espiritualidade Superior nesta sua reencarnação.
                Jesus disse: “ O semeador saiu a semear”. Poderemos acrescentar: O trabalhador saiu a trabalhar.
                Sob o amparo do Mestre Jesus e da orientação do Espiritismo, Nestor saiu a semear e a trabalhar.
                De seus lábios nunca ouvi a crítica destrutiva, nem reclamações sobre o excesso de trabalho, nem a mínima evocação de qualquer atividade que tivesse feito ou coordenado de forma a se exaltar, ainda que discretamente.
                Era tranqüilo, sereno, verdadeiro e firme em decisões que tratassem de preservar o trabalho espírita ou defender princípios fundamentais do Espiritismo.
                Ao receber a notícia do retorno do caro companheiro Nestor para a Pátria Espiritual, e afim de me amparar  nas reflexões e preces a ele endereçadas, busquei  nas páginas de O Evangelho Segundo o espiritismo o capítulo XX, item 4 § 2º  – Os trabalhadores da última hora: “... Ó verdadeiros  adeptos do Espiritismo... sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora que que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco  estão os Espíritos elevados “.
                Nestor ouviu o apelo e foi, pregou e trabalhou...  E com ele estavam, como estão, os Espíritos elevados!
                Foi e deixou o rastro luminoso do exemplo!
 

Nestor Masotti no Anhembi, em São Paulo,  na data em que

foi exibida a avant première do filme “ Nosso Lar”.  12-08-2010. Foto Ismael Gobbo

 

 

Homenagem de Leopoldo Zanardi (Bauru, SP) a

Nestor João Masotti  (Pindorama, 21/06/1937 – Brasília, 03-09-2014)

Nestor Masotti nos deixou boas lembranças

 

Conheci Nestor Masotti nos encontros de Mocidades Espíritas e lembro-me da excelente colaboração dada na II COMJESP (CONCENTRAÇÃO DE MOCIDADES E JUVENTUDES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO) realizada em Marília/SP, quando colaborou em um dos temas do conclave. Era modesto, conciliador e muito ponderado. Assim agiu na USE e na FEB com brilhantismo. Certa feita, depois de uma reunião da USE em Bauru/SP, esteve ele com sua esposa em minha residência, e nos contou uma particularidade da sua vida, ao indagarmos se ele havia estudado canto, devido ao seu vozeirão grave e cativante (classificação de voz: baixo). Respondeu-nos que fora alertado pela Espiritualidade quanto aos seus comprometimentos dessa existência, pois não deveria repetir suas experiências do passado. Nosso último encontro foi em Matão/SP, onde conversamos sobre assuntos relativos ao movimento espírita e a atuação sempre eficiente da FEB. Deixará boas recordações aos companheiros que conviveram com ele.

Leopoldo Zanardi, de Bauru/SP.

Nestor João Masotti no I Encontro dos Amigos de Chico Xavier em Uberaba, MG. 19 e 20/04/2008. Foto Ismael Gobbo

 

 

Homenagem de Sander Salles Leite (São Paulo, SP) a

Nestor João Masotti  (Pindorama, 21/06/1937 – Brasília, 03-09-2014)

Meu  muito obrigado ao  amigo Nestor Masotti

Com pesar tomei conhecimento da desencarnação do companheiro de lides useanas, Nestor João Masotti.

Nos conhecemos quando assumi pela primeira vez a Secretaria do antigo CRE-SP, quando as sedes do CRE e USE eram no casarão na Rua Maranhão.

Juntos trabalhamos na Diretoria Executiva da USE – 1984 a 1986: Masotti na Vice-presidência e eu na Secretaria, quando pude aprender com ele, observando sua competência, sua tranquilidade e seu bom senso na administração de questões complicadas no período da gestão.

Vamos ficar sem sua presença física, mas o mundo espiritual ganhou de retorno o que de melhor se conquistou entre nós em termos de conhecimento doutrinário e trabalho no Movimento Espírita paulista , e ultimamente na presidência da FEB.

Caro Nestor, fique com nosso mais sincero voto de Paz.

 

Nestor Masotti no centro da foto na abertgura do III Congresso  Espírita Brasileiro. Brasília, DF, 16-04-2010. Foto do arquivo de Clodoaldo Leite

 

 

Homenagem de Wellerson Santos (Belo Horizonte, MG) a

Nestor João Masotti  (Pindorama, 21/06/1937 – Brasília, 03-09-2014)

MUITO OBRIGADO! 

 

 

Exemplo de entrega ao trabalho de unificação no Movimento Espírita Brasileiro, o confrade Nestor João Masotti, Ex-Presidente da Federação Espírita Brasileira - FEB e do Conselho Espírita Internacional - CEI, sem traço de personalismo, deixa para a Pátria do Evangelho as suas preces lúcidas e doces, as saudades da sua voz paternal, a reverência constante e leal ao bom senso de Kardec, o testemunho digno no enfrentamento da enfermidade e a vontade, no coração de quem fica, de dizer: Muito obrigado!

 

*******************************

 

Wellerson Santos e Nestor João Masotti

 Reprodução de algumas respostas em entrevistas que  Wellerson Santos  realizou em duas oportunidades com  Nestor João Masotti.

NESTOR JOÃO MASOTTI

Ex-Presidente da Federação Espírita Brasileira – FEB e do Conselho Espírita Internacional - CEI

Wellerson Santos: Que metodologias educacionais o Espiritismo nos apresenta para a nossa caminhada evolutiva?

 

Nestor João Masotti: Entendemos que o processo educativo básico é aquele contido no próprio Evangelho de Jesus. Os pesquisadores acabaram descobrindo que Jesus é o maior psicólogo e pedagogo que o Mundo já conheceu. O que temos procurado destacar é a importância de desenvolvermos um trabalho intenso por meio das Casas Espíritas promovendo o estudo do Evangelho. A Casa Espírita oferece o espaço de trabalho onde exercitamos a capacidade de sermos fraternos, de trabalhar o nosso domínio contra as más inclinações que ainda nos caracterizam. Começaremos a criar hábitos bons, como observa Kardec, quando diz que educar é formar hábitos. Educar a luz da Doutrina Espírita é criar hábitos bons. O que nos cabe, acima de tudo, a nosso ver como espíritas é permanecer na simplicidade, no trabalho no dia-a-dia. Não tornar complexos os trabalhos com metodologias que podem ser úteis em muitos aspectos, mas que na prática não é viável. Observamos que a base principal da educação é o lar. E a educação se faz basicamente de que maneira? Por meio das crianças vendo os exemplos dos pais e procurando copiá-los. Assim, o processo de educação básico é que cada um possa realmente dar o bom exemplo para o próximo, porque querendo ou não, todos nós somos educadores pela nossa maneira de agir, pois estamos direta ou indiretamente influenciando o ambiente social em que estamos, podendo ser esta influência positiva ou negativa. Se somos conscientes na Doutrina Espírita, temos uma diretriz segura que nos cabe trilhar, que é exatamente o código do Evangelho. Basta que procuremos vivenciar esse código. O processo de educação, a nosso ver, é consequência disso.

 

Wellerson: Quais são, segundo seu ponto de vista, os objetivos a serem alcançados por nós espíritas neste Terceiro Milênio?

Nestor: A Doutrina Espírita coloca com muita clareza os objetivos a serem alcançados em nossa encarnação. O principal deles é o de sermos melhores. Esse é o objetivo básico da reencarnação, e o melhor é, tanto quanto possível, ampliar o nosso conhecimento, bem como desenvolver virtudes que ainda não temos. Se quisermos ter um fecho de encarnação mais sereno, busquemos nos melhorar, porque não vamos nos transformar em espíritos puros em uma única encarnação, mas podemos dar passos significativos ficando em paz conosco neste processo. Neste período do Terceiro Milênio, observamos que deve haver uma intensificação ampla no campo do conhecimento e no da vivência das questões espirituais. O homem vai começar a conviver mais com a Espiritualidade e esta deixará de ser mera questão de crença e será uma vivência, por meio da intensificação dos trabalhos mediúnicos. É muito importante que todos aqueles que já têm conhecimento espírita comecem, tanto quanto possível, a contribuir, não só pela divulgação dos princípios, mas pela vivência destes, partindo da postura já colocada de que a prática é sempre um exemplo positivo no processo educacional do semelhante.

Wellerson: O senhor acha que o Movimento Espírita Brasileiro tem atuado de forma dinâmica na divulgação da sua doutrina e de seus preceitos?

Nestor: Tem. Observamos um crescimento nos mais variados setores. Logicamente que a Doutrina começou a ser divulgada por meio do livro puro e simples. Mais tarde, periódicos também apareceram, alguns timidamente, outros intensificando a divulgação. Hoje observamos que, além de livros, periódicos e folhetos, surgem na comunicação espírita, outras mídias como rádio, televisão, DVDs, CDs. Entendemos que não podemos nos acomodar com este crescimento já conquistado, precisamos é ampliar cada vez mais esta capacidade de comunicação para que todos tenham a possibilidade de conhecer a Doutrina Espírita e a mensagem que ela traz. A questão não é converter ou convencer quem não conhece a Doutrina Espírita, nosso objetivo é divulgá-la, dando às pessoas o natural direito de avaliar, questionar, verificar e aceitar ou não de acordo com a liberdade de cada um. A nossa parte de espíritas convictos é de procurar divulgar, usando todas as mídias da melhor forma possível, porque, conforme dizem amigos espirituais, tem muita gente no mundo já madura para conhecer a Doutrina Espírita, só que para muitos a Doutrina ainda não chegou.

Wellerson: Chico Xavier foi um divisor de águas dentro do nosso Movimento Espírita trazendo grandes revelações, agregando informações à Codificação Kardequiana. Na atualidade, nós nos deparamos com uma infinidade de revelações vindas por meio de diversos médiuns. Quais as diretrizes da Federação Espírita Brasileira com relação à aceitação dessas revelações?

Nestor: Acredito que as diretrizes já estão na Codificação. Kardec avaliou tudo. Ele fez um trabalho enorme separando o que é opinião do que é Verdade. E a opinião não era só do médium, era, também, dos Espíritos.

É importante que quem receber qualquer tipo de informação a submeta ao crivo da razão, veja se há consistência, se há autenticidade, se há valor, e, depois, aceite ou não aceite. Porque cada um deve ser responsável pela aceitação ou não de qualquer tipo de revelação.

O que Chico mostrou é que tudo que ele fez foi autêntico e, para provar isso, ele trabalhou durante anos e anos com muita honestidade.

Então, é importante que levemos essas coisas em conta quando vamos avaliar o trabalho de alguém.

Mensagem Final

Nestor: Estamos em uma fase de transição, entre o Mundo de Expiações e Provas e o Mundo de Regeneração. E toda fase de transição se apresenta mais propícia às mudanças. As pessoas, as situações, as instituições estão mais abertas a aceitar as transformações que visam o aprimoramento. Neste momento, é mais oportuno oferecer a Doutrina Espírita como base de trabalho e de comportamento para todos aqueles que buscam novos parâmetros. A Doutrina Espírita deve ser este parâmetro, já que ela representa o Consolador Prometido por Jesus. Quando conseguirmos mudar para melhor, interiormente, os objetivos da nossa existência serão alcançados: ser útil no trabalho em favor do próximo e trabalhar para o nosso próprio melhoramento, preparando-nos para o retorno à vida espiritual com mais paz, mais harmonia e mais entendimento em relação a nós mesmos.

 

 

 

1º. Movimento “Você e a Paz”

Foz do Iguaçu, PR

 

 

Caros amigos:

        Muita Paz!

 

    a) Temos a honra de convidar a todos ao 1º Movimento "Você e a Paz", com DIVALDO PEREIRA FRANCO, magno evento que acontecerá na Praça do Mitre (Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, no centro de Foz do Iguaçu/PR), no sábado 20 de setembro de 2014 às 17h30min.

 

    b) Melhor presente não poderia ter Foz do Iguaçu, no ano do Centenário de sua fundação (1914-2014), do que receber um evento sobre a PAZ, que tanto faz falta na Tríplice Fronteira e, por consequência, em nossos corações.

 

    c) Em anexo, uma mini-biografia do educador, médium e conferencista espírita Divaldo Franco (Cidadão Honorário de Foz desde 2009, e Embaixador da Paz e da Bondade no Mundo), dados que poderão ser usados à vontade por todos os meios de comunicação que se interessarem em registrar a cobertura de tamanho evento. 

 

    d) Representantes de outras Religiões irmãs também foram convidados, e usarão a palavra para falar sobre a PAZ.

 

    e) Finalmente, enviamos o banner anexo, com o resumo geral, cuja programação é a seguinte, conforme a Comissão Organizadora do 1º Movimento "Você e a Paz" (13ª URE - União Regional Espírita):

 

 

    17h30min - Início do evento, com apresentações musicais.

 

    18h30min - Entrega dos troféus "Você e a Paz" a pessoas e instituições que promovem a Paz.

 

    19h - Palavra das autoridades e dos representantes de outras Religiões convidadas.

 

    19h40min - Exposição de Divaldo Pereira Franco.

 

    21h - Encerramento do evento.

 

 

        Sejam todos muito bem-vindos ao 1º Movimento VOCÊ E A PAZ em Foz do Iguaçu.

 

        Enrique Eliseo Baldovino

       Foz do Iguaçu/PR - 03/09/14

 

Dados biográficos do educador, médium e conferencista espírita Divaldo Pereira Franco

 

            Enrique Baldovino

 

            Divaldo Pereira Franco nasceu na cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia, em 5 de maio de 1927. Como educador, dirige, em Salvador, Bahia, a Mansão do Caminho (http://www.mansaodocaminho.com.br), complexo educacional de 83 mil metros quadrados, onde atende e educa a mais de 3090 crianças e jovens, juntamente com suas famílias, socialmente carentes.

 

            Divaldo Franco tem uma vasta produção mediúnica na literatura: possui uma amplíssima folha de serviços prestados à Causa Espírita, com duzentos e sessenta e um  (261) livros psicografados, até esta data, dos quais 100 títulos já foram traduzidos para 20 idiomas, obras ditadas por mais de 650 Espíritos venerandos. Esses livros já atingem atualmente a expressiva marca de 10 milhões de exemplares vendidos, cuja renda é totalmente doada para a manutenção das Obras Assistenciais da Mansão do Caminho, primorosa organização de benemerência que possui 55 edificações com 27 atividades sócio-educativas, a saber:

 

Enxovais, Pré-natal, Casa de Partos, Creche, Jardim de Infância, três Escolas de Ensino Básico e uma de Nível Médio, Informática, Balé Clássico, Cerâmica, Panificação, Costura e Bordado, Reciclagem de papel, Bibliotecas, Centro Médico, Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia Comunitária, Atendimento de idosos e de pessoas inválidas portadoras de doenças irrecuperáveis e degenerativas, e Ensino Profissionalizante que dignifica à criatura humana. Mais de 37 mil crianças (quase a população do município irmão de Medianeira/PR) passaram até hoje pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho desde a sua fundação em 1952 (http://www.divaldofranco.com). Com paciência e muita humildade, Divaldo Franco leva adiante essa ingente tarefa sócio-educacional, com a ajuda de uma competente Equipe de colaboradores e voluntários, humildade que Divaldo sempre acostuma exemplificar, mantendo acesa a chama do seu Ideal e do seu lema que diz: «Nunca devemos nos distanciar dos ideais de Francisco de Assis».

 

            Divaldo começou na oratória espírita desde fins da década de 1940 (igual que na psicografia), trabalho abnegado que já alcança o incrível recorde de 14.000 conferências e seminários, proferidos em 2500 cidades de 65 países dos 5 continentes. Tudo isto, e muito mais, ele vem realizando há 67 anos, ininterruptamente, viajando por inúmeras pátrias como cidadão do mundo e levando a mirífica luz da Doutrina Espírita em forma de mensagens a milhões de almas, que o escutam sedentas de conforto espiritual e de paz interior.

 

Nos meios de comunicação, Divaldo Franco tem semeado Espiritismo a mancheias em aproximadamente 500 emissoras de rádio e televisão, concedendo mais de mil e trezentas (1300) entrevistas na mídia gráfica, e agora pela internet. Expôs também o Pensamento Espiritista em Câmaras Municipais e Estaduais, no Congresso Nacional e em diversos Organismos Internacionais, como a Organização Mundial de Saúde e de Saúde Mental, Organização de Anistia Internacional, dos Direitos Humanos, de Paz, de Serviço, como o Rotary, os Lions, os Amigos da Cidade, a Cruz Vermelha Internacional e outros Organismos Mundiais quais a ONU, a UNESCO etc. Tem recebido de instituições de todo o mundo, inumeráveis homenagens – mais de 800 –, entre placas, medalhas, diplomas, Títulos de Cidadão Honorário etc., havendo humildemente transferido todas estas homenagens para os anais da Doutrina Espírita e para os trabalhadores do Movimento.

 

 

CIDADÃO HONORÁRIO DE FOZ DO IGUAÇU

 

Em 23/07/2009 recebeu o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, outorgado pela Câmara Municipal de Foz, que o homenageou com voto unânime de todos os vereadores iguaçuenses.

 

              Entre outras homenagens internacionais, destacamos a entrega do título de Doutor Honoris Causa em Humanidades, pela Universidade de Concórdia, em Montreal, no Canadá, em 1991. Em 2002, recebeu da Universidade Federal do Estado da Bahia o título de Doutor Honoris Causa, pelos relevantes serviços prestados à República. Também concederam a Divaldo Franco a Comenda Chico Xavier, por parte da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo/MG. Em 2005, na cidade de Genebra (capital da Organização Mundial da Paz), na Suíça, foi concedido a Divaldo P. Franco o título de duocentésimo quinto (205º) Embaixador da Paz pela Amabassade Universelle pour la Paix.

 

              Em 2008 Divaldo recebeu mais um importante reconhecimento mundial: o título de Embaixador da Bondade no Mundo, concedido em Paigton, no Sudoeste da Inglaterra, pelo monge tibetano Kelsang Pawo, da Fundação Kelsang Pawo, que se dedica à proteção de crianças em perigo em todo o mundo.

 

Divaldo Franco e o Movimento “Você e a Paz”

 

Nomeado Embaixador da Paz no Mundo, em 2005, pela citada Embaixada Universal pela Paz, continua Divaldo Franco levando a mensagem da não-violência por todos os cantos do planeta, incansavelmente, sendo esta uma das suas virtudes veneráveis: o infatigável trabalho no Bem.

 

O Movimento comunitário “Você e a Paz”, que Divaldo dirige e inspira há vários lustros (desde 1998), em muitas partes do Brasil e do mundo, o credencia sobejamente a este título internacional de 205º Embaixador da Paz, pelo seu exemplo de coragem e de amor às criaturas humanas.

 

O Movimento “Você e a Paz” é uma atividade sem caráter religioso ou político, que consiste na realização de palestras proferidas por Divaldo e pela manifestação sobre a PAZ de autoridades religiosas convidadas, mobilizados todos pelo Ideal de uma vivência pacífica entre os seres humanos. O Movimento tem por objetivo conscientizar os cidadãos, a sociedade e todas as organizações coletivas – civis, religiosas e governamentais – a respeito da palpitante questão da paz e da harmonia social, a fim de que todos se transformem em AGENTES MULTIPLICADORES DA PAZ.

 

O 1º Movimento Você e a Paz” em FOZ DO IGUAÇU/PR busca mobilizar a comunidade local e as cidades vizinhas da região, bem como suas coirmãs: Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). Organizações religiosas convidadas para participar do evento falarão também sobre a paz. Na ocasião será entregue o Troféu “Você e a Paz” às pessoas e instituições que contribuem para a paz, através de ações relevantes em benefício da Fraternidade Universal.

 

              Hoje, aos 87 anos de idade, Divaldo Franco é todo um símbolo do Movimento Espírita Mundial. É um homem profundamente admirado e respeitado pela opinião pública nacional e internacional, considerado, por milhões de pessoas, como um Benfeitor da Humanidade, que a todos encanta pela sua simplicidade e sabedoria.

 

          SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS AO MAGNO EVENTO!!!

            Enrique Eliseo Baldovino

 

 

(Informações recebidas em emails de Quique Eliseo [[email protected]] e de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]]; de Almir Del Prette e de Rose Moliterno)

 

 

Palestra com Antonio de Abreu no Joanna de Angelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

IX Encontro de Divulgação do Livro Espírita

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em emails de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

Palestra musicada com Leléco no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

PALESTRA

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 AVANHANDAVA

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA MUSICADA QUE  O

 

LELÉCO  SIRDILEI  FERREIRA.

DA CIDADE DE

BAURU

 

FARÁ NESTE SABADO DIA 06-09-2014

ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA: " A  MUSICA  EM  NOSSA  VIDA "

  

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e de Regina Bachega)

 

 

Texto em francês

Atividades educativas para jovens, crianças e pais no CESAK

Bruxelas, Bélgica

 

Bonjour,

Pour cette année 2014-2015, le Cesak a denouveau le plaisir de vous proposer des activités éducatives pour les jeunes (14 à 18 ans), pour les enfants (8 à 11 ans) et pour les parents ou autres responsables d'enfants.

Nous y aborderons essentiellement des thèmes moraux et spirituels en les éclairant de la vision du spiritisme tout en respectant les croyances et les opinions de chacun.

Le groupe des jeunes est un groupe de discussions, de débats et d'enseignements autour de concepts phares de la philosophie spirite. Vous pouvez trouver le planning des thèmes en pièce jointe

Il se déroule tous les premiers samedis du mois, de 14h15 à 15h30 et est ouvert aux jeunes entre 14 et 17 ans

 

Le groupe des enfants aborde de manière ludique et pertinente différents enseignement moraux et spirituels. On y réalise des jeux à finalité éducative, des oeuvres artistiques, on y raconte des histoire, on y fait des débats, on y joue des pièces de théatre,... Vous pouvez trouver le planning des thèmes en pièce jointe.

Il se déroule tous les samedis, de 15h45 à 16h50 et est ouvert à tous les enfants entre 8 et 11 ans 

 

Le groupe des parents est destiné à tous ceux qui désirent apprendre et partager leur expérience concernant l'éducation des enfants. On y discute de sujets qui préocupent de nombreux parents. Voici quelques exemples: Comment aider mon enfant à devenir un adulte heureux, La violence urbaine limite la liberté, Le rythme de la vie moderne, Rébellion et désintérêt scolaire, Préserver le mariage au-delà des enfants,...

Il se déroule tous les samedis, de 15h45 à 16h50 et est ouvert à tous 

 

 

Vous êtes intéressés par ces activités ou avez des questions à nous poser?

N'hésitez pas à nous contacter via le [email protected], via le (0032) 0491/ 749 234 ou en venant directement dans nos locaux

134 rue Louis Hap, 1040 Bruxelles

 

Attention, après le début des cours, il n'est plus possible de rentrer



 

--
Anabela Reinata

CESAK, asbl
 

Le christ ne nous a pas demandé grand chose; il n'a pas exigé que nous montions l'Éverest ou que nous faisions de grand sacrifices.

Il a juste demandé que nous nous aimions les uns les autres.

"Francisco Cândido Xavier"

 

 

http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com

http://www.tvcei.com/portal/browse-frances-videos-1-date.html
www.spirite.be

(Informações recebidas em emails de CESAK Bruxelles [[email protected]] e de Almir Del Prette)

 

 

Palestra no C.E. Allan Kardec com Gilvanize Balbino Pereira

Lucélia, SP

 

Convite especial

 

 

PALESTRA ESPÍRITA

 

 

 

 

Vimos convidar você para assistir à palestra que será realizada no dia

 

20 de setembro de 2014 - sábado

às 20:00 horas

 

no Centro Espírita “Allan Kardec,  sito na Rua João Abílio de Menezes nº 416, centro, em Lucélia/SP, pela confreira GILVANIZE BALBINO PEREIRA, da cidade de São Paulo, Administradora de Sistemas de Informação, médium psicógrafo, escritora de sucesso, que irá discorrer sobre importante tema espiritual.

 

     Após a palestra, haverá uma Sessão de Autógrafos dos seus livros. 

 

Você é nosso convidado especial

 

Venha participar!

 

 

(Informação recebida em email de edson-luis Silva [[email protected]])

 

 

Informativo semanal do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

AVISOS

Realizaremos  um delicioso almoço em prol do CE Zilda Gama. Reserve já o dia 14/09 para esse evento!

 A JUVENTUDE ZILDA GAMA já tem data para começar! Dia 21/09, domingo as 10h. Maiores informações com o Roni.

PRÓXIMAS PALESTRAS

06/09/2014 – Sábado                                15hs – Reunião Pública

Orador: Arthur Marcien                                Fraternidade dos Humildes

Tema: Acerca do pecado e do Castigo

 

10/09/2014 – Quarta                               20hs – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                          Maria de Nazaré

Tema: Anjo da guarda e seu auxílio amoroso na correção de nossos filhos

 

Palestra de hoje                                      20hs – Reunião Pública

Orador: Edson Brito e Andrea Bien            Casa Branca do Caminho

Tema: Causas e Justiças das Aflições

 -- 

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

 

(Informações recebidas em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Palestra com Claudio Palermo alusiva aos 150 anos de

O Evangelho Segundo o Espiritismo. Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Claudio Palermo e de jose rubens de caires [[email protected]])

 

 

Palestra com José Maria Souto Netto na

Comunidade Eurípedes Barsanulfo. Marília, SP

 

Amigos.

 

Divulgamos cartaz referente palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Começa hoje o roteiro de Alcione e Nina Peixoto em

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Programação de palestras no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

Seminário sobre “Passe” com Gerson Simões

Leopoldina, MG

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Com caminhada contra o Aborto, entidades organizam Comitê em Defesa da Vida de MS. Campo Grande, MS

 

Com a bandeira da luta contra a legalização do aborto no Brasil, será

realizada em Campo Grande a 1ª Marcha em Defesa da Vida. A ação, que é

ligada ao Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem

Aborto, será um evento de natureza suprapartidária e supra-religiosa

com o objetivo de chamar atenção da sociedade quanto à temática do

Aborto provocado, buscando a valorização da vida desde a concepção.

 

 

 

A Marcha acontece no dia 06/09, a partir das 16h, e reunirá

profissionais da área da saúde, educação e jurídica, além de

diferentes denominações religiosas na luta “pró-vida”. Na ocasião, o

vice-presidente movimento Brasil Sem Aborto, Jaime Lopes, estará

presente.

 

 

 

Segundo o coordenador da Marcha, Valmir João Cruz, frequentemente

aparecem movimentos político-partidários pela liberalização do aborto

e é preciso que a sociedade se mobilize contra esse fato. “Um bebê,

dentro da barriga de sua mãe tem sentimentos e troca isso com quem

está do lado de fora, mas ele não tem voz para lutar pela vida dele e

isso nós temos. Precisamos defendê-los”, afirma.

 

 

 

Além da caminhada, com cartazes de dizeres a favor da vida, a Marcha

terá diversas apresentações culturais e marcará a criação do Comitê Em

Defesa da Vida de Mato Grosso do Sul. Mais informações pelo telefone:

67-9203-6671.

 

 

1ª Marcha em Defesa da Vida em Campo Grande

 

Data: 06 de setembro, a partir das 15h (concentração)

 

Local de saída: Em frente ao Horto Florestal (Av, Fernando Correa da

Costa), com trajeto até a Praça do Rádio Clube.

 

 

Visite o site:

 

www.brasilsemaborto.com.br

 

(Informação recebida em email de Jefferson Modesto [[email protected]] e site)

 

 

Leia o Informativo do Ismênia de Jesus clicando no link abaixo

Santos, SP

 



topo_maior

topo

 

INFORMATIVO 006/2014                                                                setembro/2014

Você está recebendo a

Edição de setembro/outubro de 2014 - nº 258

do Boletim Informativo do C.E.I.J.

Boletim_258

Não se esqueçam...

Encontro Familia

 Visite nosso site: www.ismeniadejesus.org.br

base_email_77

(Informação recebida em emails de Rose Moliterno; de Regina Bachega e de Boletim_CEIJ [[email protected]])

 

 

Siga as atividades da Fundação Remanso de Amor

 através do Facebook. Cartagena, Colombia

 

 

Siga nuestras actividades a través de Facebook

 

https://www.facebook.com/fundacionremansodeamor?fref=ts

 

http://fundacionremansodeamor.org/

 

Twitter

 

@remansodeamor

 

Y conoce nuestros programas visitando nuestra página www.fundacionremansodeamor.org

 

“Ayúdenos a mantener estas sonrisas.”

 

Jorge Berrio Bustillo

Director Administrativo

logofundación

 

 

(Informação recebida em email de Fundacion Remanso De Amor [[email protected]])

 

 

Feira Beneficente de Artesanatos

Marília, SP

 

Amigos.

 

Divulgamos cartaz referente feira de artesanatos promovida pelo Departamento Infantil

André Luiz, do Núcleo Espírita Amor e Paz, de Marília.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Homens de sabedoria

 

 

No primeiro livro bíblico de Reis, se encontra a narrativa de que Salomão sucedeu a seu pai Davi, no trono de Israel.

Como ainda não havia sido construído o templo em Jerusalém, Salomão oferecia sacrifícios e queimava incenso nos lugares altos, o que o fez ir a Gabaon, localidade situada a cerca de onze quilômetros a noroeste de Jerusalém.

Ali Moisés construíra o tabernáculo sagrado ou tenda de reunião e, por isso era venerado, pelo povo de Israel, como o lugar alto mais importante.

E foi nesse local, depois de ter orado muito ao Deus de Israel, que Salomão teve um sonho, em que lhe apareceu Yaweh e lhe disse: Pede-me o que queres que eu te darei.

A nota é interessante pois nos diz que para conseguirmos o contato com os Espíritos de qualidade superior, necessitamos da oração que eleva a mente e o coração.

A resposta do rei foi nos seguintes termos: Tu mostraste grande benevolência para com teu servo Davi, meu Pai. Tu lhe deste um filho para se sentar no seu trono.

Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. Este servo está no meio do Teu povo, tão numeroso que não se pode contar ou calcular. Dá-me, pois, um coração obediente, capaz de governar Teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, como poderei governar este Teu povo tão numeroso?

Prossegue a narrativa no sentido de que o pedido de Salomão, que demonstrava a preocupação do governante com os que eram a sua grave responsabilidade, teve como resposta do Senhor:

Desde que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido.

Dou-te um coração sábio e inteligente. E dou-te também o que não pediste: as riquezas e a glória, de tal modo que não haverá teu igual entre os reis durante toda a tua vida.

Verdadeiramente, Salomão passou para a História como um rei de sabedoria e prudência extraordinárias. Seu coração é descrito como magnânimo como a areia das praias do mar e sua sabedoria como superior a de todos os homens.

*   *   *

Sabedoria é algo que todo homem apreciaria possuir. É um certo conjunto de inteligência e paciência, ou seja,  sábio é aquele que tem paciência diante das situações e inteligência para agir.

É aquele que decide corretamente, sempre respeitando a moral, a ética e os costumes.

Agir com sabedoria pode ser sinônimo de fazer o certo na hora certa; respeitar o pensamento alheio; ser gentil para com as pessoas; ser humilde; tratar o outro como gostaria de ser tratado; enxergar o seu entorno e, das situações mais adversas, extrair as melhores lições.

Nos dias atuais, se faz de importância perseguir a sabedoria, essa capacidade que faculta o juízo reto sobre os homens e as coisas.

Homens de sabedoria são bondosos e benevolentes para com os seus semelhantes. Não são movidos pelo orgulho, nem pelo egoísmo ou ambição. E fazem o bem pelo bem.

Persigamos essa virtude.

Redação do Momento Espírita.
Em 4.9.2014
.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Estátua do rei Davi no Monte Sion, em Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]