Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 06 de setembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/06-09-2014.htm 

 

Ou no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

A partir do dia 8/8/2014, e como teste, estamos enviando o NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA através de email marketing sem colar o boletim no corpo do email. Apenas estamos informando o link que, clicado, abre todas as informações e fotos. Esse sistema torna o arquivo mais leve sem sobrecarregar as caixas de entrada de emails. Pedimos nos dar retorno se o está recebendo com regularidade. Enviamos o boletim de noticias de segunda a sábado. Se tiver problemas no recebimento veja todos os boletins nos links acima informados. Grato. Ismael Gobbo.

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

05-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/05-09-2014.htm 

04-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/04-09-2014.htm 

03-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/03-09-2014.htm

02-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/02-09-2014.htm

01-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/01-09-2014.htm

   

 

 

Mensagem

Convite ao ministério da redenção espiritual

 

 

A missão da Doutrina Espírita é convidar-vos à viagem interior na busca do Ser profundo que somos, de tal forma que nos identifiquemos com a Misericórdia Divina que brilha em nós, através da consciência que registra as Leis de Deus.

A peregrinação da alma, no invólucro material, é para encontrar o porto da paz.

Não vos desespereis, quando cairdes, tropeçando nas heranças perturbadoras do passado de provas no planeta de expiações.

Bendizei a dor, exaltando a glória mirífica do mandado de Jesus que veio para aqueles que sofrem, o Amigo jovial de quem não tem amigos, Aquele que nos disse ternamente:

- Vinde a mim, tomai sobre vós o meu jugo, recebei o meu fardo... Meu jugo é suave, meu fardo é leve. Vinde, eu vos aliviarei!

Irmãs, irmãos, filhas e filhos da alma: urge o momento da nossa transformação moral para melhor.

Não postergueis a hora da renovação interna. Talvez amanhã seja demasiado tarde.

O Evangelho diz: “Eia, agora!” e, a Luz do mundo, que é Jesus, aponta-nos o rumo de libertação dos elos escravocratas, que nos jungem às paixões asselvajadas.

Crede, Cristo triunfa, e Seus mensageiros chamam-vos ao ministério de redenção espiritual.

Há muita dor, sem dúvida! O desespero cavalga a agonia, mas Cristo é o vencedor que transformou a cruz da ignomínia em asas sublimes de redenção.

Amai a qualquer preço!

Dai-vos ao amor e o Amor vos dirá o que deveis fazer da existência, multiplicando, porque é a virtude sublime que quanto mais se esparge mais se multiplica.

Ide em paz de retorno aos vossos lares e realizai o autoamor, permitindo-vos penetrar pela suave e doce presença de Jesus que a todos nos ama e até hoje nos espera.

           Muita paz, filhas e filhos.

          São os votos dos amigos espirituais da Casa de André Luiz e do amigo paternal e humilde de sempre,

          Bezerra.                        (Bezerra de Menezes)        

Mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, ao término da conferência pública no Grupo Espírita André Luiz, no Rio de Janeiro, na noite de 04 de setembro de 2014.

 

 

(Recebida em email de Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 

Ascensão de Jesus. Azulejos em Lama, Barcelos, Portugal

Fonte da imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascens%C3%A3o_de_Jesus#mediaviewer/File:Lama_Barcelos-Ascensao.jpg

 

 

 

Homenagem de Dra. Marlene Nobre (São Paulo, SP) a

Nestor João Masotti  (Pindorama, 21/06/1937 – Brasília, 03-09-2014)

Nestor Masotti, querido amigo e irmão,

 

Não pude estar em Brasília para acompanhar o sepultamento de suas vestes carnais, conforme gostaria, em virtude de compromissos inadiáveis assumidos anteriormente com o movimento médico espírita. Mas as minhas vibrações seguiram, e mesmo de longe, acompanhamos nossa querida Maria Euny e familiares nesses últimos momentos de despedida no plano material.

Felizes, Nestor, os servidores do Cristo que, como você, tem algo a levar no alforje nessa grande viagem que empreende agora à verdadeira pátria, após as duras refregas da existência terrestre. Revendo sua trajetória missionária, com tantos exemplos de humildade e simplicidade, nós, do movimento médico espírita queremos expressar-lhe especialmente nossa gratidão por seu empenho e trabalho árduo em levar ao mundo a série André Luiz em diversos idiomas. Guardaremos também no coração a sua luta contra o aborto, particularmente expressa na visita feita ao Parlamento brasileiro em 2005  para marcar o posicionamento conjunto FEB,  AME e  Abrame em defesa da vida.

Leve com você a nossa gratidão e os votos a Jesus por sua felicidade espiritual.

Da irmã sempre grata,

Marlene

 

Marlene Nobre e Nestor João Masotti

durante o I Encontro de Amigos de Chico Xavier  em  Uberaba, MG.  19 e 20/04/2008. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Homenagem de Orson Peter Carrara (Matão, SP) a

Nestor João Masotti  (Pindorama, 21/06/1937 – Brasília, 03-09-2014)

Obrigado Nestor Masotti

A desencarnação de Masoti deixa um rastro de lembranças muito saudáveis quando na presidência da FEB. Sua atuação serena e ponderada, firmeza e respeito à diversidade nos enfrentamentos naturais do movimento espírita leva-nos a intenso sentimento de gratidão pela extensa folha de serviços prestada ao movimento espírita nacional e internacional. É um trabalhador que retorna, levando consigo a experiência e a bagagem de quem fez o melhor ao seu alcance, deixando um vasto legado de exemplos. Obrigado Nestor. Fica com nosso abraço!

 

 

Nestor Masotti e César Perri. Reunião do CFN- Conselho Federativo Nacional. 11/2011

 

 

Homenagem de Sandra Mussi (Toronto, Canadá)) a

Nestor João Masotti  (Pindorama, 21/06/1937 – Brasília, 03-09-2014)

Ao nosso querido Nestor:

 


As palavras não fazem justiça aos sentimentos e emoções que me envolvem ao falar de Nestor Masotti, em minha opinião um dos homens mais admiráveis que tive oportunidade de conhecer nesta encarnação. Nestor tocou o meu espírito com seu exemplo e por sua imensa bondade.

Seu amor pela doutrina que abraço é imensurável e seu trabalho pelo movimento Espírita Internacional deixou uma marca sem igual.

Lembro em particular de um dia em 2009 durante a Reunião do Conselho Espírita Internacional (CEI) na cidade de Liège na Bélgica. Foi nessa cidade que conheci Nestor, ele como Secretário Geral do CEI.

Era a minha primeira experiência com o movimento espírita internacional como recém nomeada presidente do Conselho Espírita Canadense (CSC). Chegava ali ainda tateando no escuro mas com muita vontade de trabalhar pelo país que agora chamo de minha casa.

Após dois dias de reuniões partimos todos para um castelo em Wégimont, um lugar muito lindo, para o encerramento das atividades planejadas pelo movimento espírita Belga, coroado por uma palestra de nosso querido Divaldo Franco.

Antes de deixarmos o local, chovia muito, todas a malas dos participantes faziam a decoração de um grande salão no castelo. Eu achei um lugarzinho quieto e ali sentei em um degrau de escada. O local estava meio escuro e a não ser por uma ou outra pessoa que vinha pegar suas malas, não havia mais ninguém.

Levei um susto quando vi que o Nestor se aproximava e sentava ao meu lado.

Ele, com sua voz grave, séria e muito circunspecto, perguntou : « E então Sandra, o que você achou ? »

Eu olhei para ele e disse, « Sabe que ainda não sei o que estou fazendo aqui ? »

Nestor deu uma gargalhada tão grande que seu corpo forte foi jogado para tráz e disse : « Eu também não… »

E assim ele começou a contar sua história e seu início no espiritismo e no movimento espírita em São Paulo até chegar na presidência da FEB e do CEI.

Foram 15 minutos que, para mim, demoraram uma eternidade e uma grande amizade, admiração, respeito e, por que não, amor despertavam em meu coração.

Nestes anos de convivência com o Nestor, tive a oportunidade de ser convidada por ele e por César Perri, a participar das atividades da FEB em Brasília. Fui criada em Brasília e sempre voltava para visitar minha mãe que ainda morava lá. Em 2009 tive a benção de conviver com « minha família FEB » por 3 meses. Todos me receberam com carinho, em particular o Nestor. Depois desse ano, todos os anos seguintes, sempre que voltava à Brasília eu tinha o prazer de conviver com o meu lar espírita na FEB. Através desses contatos, a amizade com Nestor e sua família foi se estreitando e a minha admiração por ele só crescia.

Ficamos muito felizes de receber o Nestor aqui no Canadá quando veio com toda a diretoria do CEI para a reunião geral do CEI em 2012. Infelizmente e para nosso choque, logo depois Nestor ficou doente e teve que se afastar de suas atividades espíritas. Quando suas forças foram se recuperando aos poucos, pude conversar com ele pelo telefone em várias ocasiões, ele sempre paciente e feliz de poder me ouvir e aconselhar, com sua sabedoria e bondade impar. Sua aparência frágil pela doença desaparecia ao som de suas palavras fortes, de um espírito com uma determinação imensurável.

Sei que fui abençoada de ter sido inspirada por Nestor, um espírito de muita luz !

Acredito que nos reencontramos nesta vida pois o sentimento de familiaridade foi imediato e só cresceu mais ainda na medida que conheci melhor sua família, sua esposa querida Maria Euny, seus filhos Miriam, Mário e Mariane, sua nora Sibeli, seu genro Rubinho e suas netas. Eles são o rastro de luz que ele deixa para todos nós, exemplos vivos do que é uma família onde o amor, a compreensão e os ensinos de Jesus são postos em prática todos os dias.

Tenho certeza que Nestor estará logo de volta ao  trabalho, agora ajudando no mundo espiritual. Como sua filha Mariane me disse ao telefone outro dia :  “Agora ele vai poder estar mais perto de voces e trabalhar pelo movimento espírita internacional, que ele gostava tanto. “

Seu trabalho como grande divulgador do espiritismo em todo o mundo foi uma verdadeira lição de comprometimento com a nossa querida doutrina. Graças a Nestor e todos aqueles que participam do CEI, temos hoje um grande número de livros essenciais traduzidos para o inglês e muitas outras linguas. Nestor foi a mola mestre nesse trabalho e seu legado irá beneficiar muitas gerações de espíritas em todo o mundo.

Aqui o meu coração pulsa com gratidão, amor e respeito por esse espírito que, com muita honra, posso chamar de meu amigo querido, Nestor.

Sandra Mussi

 

 

Nestor Masotti em Seminário na cidade de  Montreal, Canadá,  em  maio de  2012.

 

 

Dia da Caridade - Homenagem à FEB

 

No início da tarde do dia 5 de setembro houve uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em homenagem ao "Dia Internacional da Caridade", instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU. O evento foi iniciativa do deputado federal dr. Marco Aurélio Ubiali (SP) e aconteceu no Auditório Nereu Ramos, sendo a mesa dirigida pelo próprio deputado. Entre as instituições homenageadas, a Federação Espírita Brasileira recebeu o diploma "Menção Honrosa pelo Dia Internacional da Caridade - ONU", representada pelo seu presidente Antonio Cesar Perri de Carvalho. Informações: [email protected]

 

 

IX Encontro de Divulgação do Livro Espírita

Rio de Janeiro, RJ

(Informação recebida em emails de Eduardo Henrique [[email protected]] e de [email protected])

 

 

Homenagem a Kardec no C.E. Ubirajara

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

7º. Mutirão  da Casa Lar  Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

 

Imagem inline 1

 

 

(Informação recebida em email de Maurício Aurélio dos Santos [[email protected]])

 

 

Encontro Espírita do Circuito das Águas

Serra Negra, SP

Imagem inline 1

 

(Informações recebidas em email de Luiz Roberto Invernizzi [[email protected]])

 

 

Seminário com Elaine Ramazzini na Creche Amélia Rodrigues

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida de Norberto Aepc facebook)

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Ismael Batista da Silva

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Campanha do Evangelho no Lar e no Coração

Rio de Janeiro, RJ

Este é o nosso e-mail(CEERJ) para a divulgação e correspondência a respeito  da CAMPANHA DO EVANGELHO E NO CORAÇÃO, que estamos a partir deste mes realizando na Capital e interior do estado do Rio de Janeiro.

A exemplo do Companheiro Luiz Cláudio(USE-SP), implantamos no Rio, na Sede do CEERJ e nos Centros Espíritas, o PLANTÃO TIRA DÚVIDAS  e  DEMONSTRAÇÃO AO VIVO.

Agradecemos de coração as informações sobre Seminários, Feiras, etc., que acontcem no Rio de Janeiro.   nosso e-mail:   [email protected]

 

Abraços Fraternos

 

 

                          Edison Godinho

 

             Evangelho no Lar e no Coração - CEERJ - Rio-RJ

Cel.: 021-98877-0899 (OI)  -  021-99933-0899 (VIVO) 

e-mail:  [email protected]

 

 

 (Informação recebida em emails de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

XVII Mês Espírita do GEJB

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Convite para participação no Coro e Orquestra Eletroacústica da

Federação Espírita Portuguesa

 

Olá! Somos o Coro e Orquestra Eletroacústica da FEP!

 

Se gostas de cantar e/ou sabes tocar algum instrumento musical, junta-te a nós!

 

Clica nos links abaixo para conheceres o nosso projeto:

 

1. Apresentação do projeto COEFEP

 

2. Vídeo promocional COEFEP

 

3. Concerto COEFEP (CEP 2013)

 

Se gostar do nosso projeto e quiser participar preencha a candidatura on-line clicando no link abaixo:

 

4. Candidatura on-line COEFEP

 

5. Motivação dos músicos e coralistas do projeto COEFEP

 

 

Ajude-nos a divulgar o nosso projeto! Reencaminhe este e-mail para os seus amigos!

 

​Siga-nos no canal FEP Cultural

 

 

 

Um abraço fraterno,

 

 

 

--

Departamento Cultural FEP

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Teatro: Allan Kardec – Um olhar para a Eternidade

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida de Norberto Aepc facebook)

 

 

Leia a 57ª. Edição da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

Acesse a edição aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol57.pdf

 

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

51ª COMMETRIM - PROGRAMAÇÃO

XIII SEMEAR - Semana Espírita de Araxá (Alzira Bessa, André Luiz Ramos, Cosme Massi e Henrique Kemper)

ARTIGO CIENTÍFICO ANALISA PSICOGRAFIA DE CHICO XAVIER 

11º ENCONTRO ESPÍRITA DA AMIZADE “CHICO XAVIER” - PRATINHA

ENTREVISTA COM HENRIQUE KEMPER - PRESIDENTE DA UEM

 

E muito mais...

 

Para ver as edições anteriores, acesse o site.

 

Deus nos abençoe!

Grupo editorial

www.espiritacaixeta.org.br

 

 

 

 

Ante os deficientes

 

 

Há algum tempo, em Roma, os jornais noticiaram que um jovem pai lançou seu filho Ivano, um bebê deformado, de uma ponte do rio Tibre.

Meu filho nunca me teria perdoado se eu o tivesse deixado viver somente para sofrer, disse o pai, justificando a sua atitude.

Numa pesquisa de opinião, realizada por jornalistas europeus, na capital italiana, na ocasião, foi verificado que setenta e seis pessoas entre cem tendem à eliminação dos atípicos, porque pensam que a vida na Terra não é feita para sofrer.

Em 10 de maio de 1912, em Nova York nasceu o menino Henry Viscardi Jr. Filho de um barbeiro, imigrante italiano, ele não tinha as duas pernas. No seu lugar, apenas dois cotos, exatamente como o pequeno Ivano.

Seus pais o amaram e o criaram com duplicado carinho.

Até os vinte e cinco anos de idade, ele não tinha mais do que um metro de altura e andava, graças a umas botas enormes, que pareciam luvas de boxe.

Frequentava a universidade, custeando os seus estudos, trabalhando como juiz de basquetebol, garçom e repórter.

Aos vinte e seis anos passou a utilizar pernas artificiais.

A operação foi gratuita. O médico lhe disse: Um dia, faça alguma coisa por outros deficientes. Então, a dívida estará quitada.

Casado e com filhos, Henry se tornou presidente de uma indústria de peças de automóveis, competindo no grande mercado industrial de Nova York.

O importante a salientar, em sua indústria, é que todos que ali trabalhavam, desde o presidente ao faxineiro, eram deficientes físicos ou mentais.

Tetraplégicos, em macas, usavam alguns dedos das mãos. Senhoras com deficiência mental confeccionavam trabalhos, num perfeito desafio à dignidade humana.

Ele escreveu um livro, que se tornou um verdadeiro best-seller, em todo o mundo: Nós poderemos vencer. A primeira página é dedicada à sua mãe. A apresentação da obra é feita pela senhora Eleanor Roosevelt, esposa do ex-presidente americano Theodore Roosevelt.

E aí, nos perguntamos: Será que o pequeno Ivano, lançado ao Tibre, não teria nascido para fazer na Europa o que o seu colega Henry realizou nos Estados Unidos?

Será que, se deixado viver, não teria mostrado ao mundo que o Espírito suplanta a matéria e a domina?

*   *   *

Os deficientes enviam recados à sociedade humana. Recados que transmitem com dignidade, sem reclamações, acreditando no crescimento do hoje.

Recados como este: estão se preparando para assumir papéis na vida familiar e na vida social, bastando que recebam uma chance. Bastando que as portas não se fechem para eles.

Estão nas escolas e nas oficinas de treinamento. Andam ou são conduzidos pelas ruas, transportando suas pastas com material de estudo ou com instrumentos de trabalho.

Conseguiram confiar em si mesmos, e estão dispostos a fazer duplo esforço para contribuir no desenvolvimento do seu potencial existente ou restante.

Observemos quantos exemplos de extraordinária superação física e mental. Pensemos nisso e nos disponhamos, sempre, a investir na vida.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 5, pt.
1 e no cap. 3, pt. 2, do livro 
As aves feridas na Terra
voam, de Nancy Puhlmann Di Girolamo, ed. Terra Azul.
Em 5.9.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Ponte Cestius e o Rio Tibre, Roma. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Erros

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Ideal Espírita. Lição nº 91. Página 215.

 

Se você fez um erro, admita-o claramente.

Não fuja aos resultados.

Suporte com humildade os remoques da crítica.

Não acredite que você possa, de imediato, sanar a brecha em torno de seu nome.

Entretanto, não se ponha a chorar, inutilmente, porque esse não é o seu primeiro erro e nem será o último.

Levante a cabeça e recomece.

Demonstre sinceridade no reajuste.

Inicie a tarefa das boas ações, na escala que lhe seja possível, distribuindo parcelas de você e de sua influência, a quantos você possa ser útil, porque toda vibração de agradecimento funciona por material de reparação.

Trabalhe, ajudando sempre, na certeza de que o trabalho honesto, com o tempo, dissolve toda mágoa e apaga toda censura.

Mas não torne a incidir no mesmo erro, porquanto quem sabe, de antemão, a falta que comete, em verdade, não se encontra na armadilha do erro e sim está manejando, conscientemente, a armadilha do mal.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG

Cristo e a adúltera por  Nicolas Poussin,  Museu do Louvre, Paris, França.

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adult%C3%A9rio#mediaviewer/File:Nicolas_Poussin_008.jpg

 

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]