Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 01 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/01-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

31-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/31-03-2015.htm

30-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/30-03-2015.htm

28-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/28-03-2015.htm

27-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/27-03-2015.htm

26-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/26-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXIII,  1-3

Estranha moral

 

 

Odiar os pais

 

     1. Como nas suas pegadas caminhasse grande massa de povo, Jesus, voltando-se, disse-lhes: “Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e a sua mãe, a sua mulher e a seus filhos, a seus irmãos e irmãs, mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem quer que não carregue a sua cruz e me siga, não pode ser meu discípulo. Assim, aquele dentre vós que não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu discípulo.” (Lucas, 14:25 a 27 e 33.)

     2. Aquele que ama a seu pai ou a sua mãe, mais do que a mim, de mim não é digno; aquele que ama a seu filho ou a sua filha, mais do que a mim, de mim não é digno.” (Mateus, 10:37.)

     3. Certas palavras, aliás muito raras, atribuídas ao Cristo, fazem tão singular contraste com o seu modo habitual de falar que, instintivamente, se lhes repele o sentido literal, sem que a sublimidade da sua doutrina sofra qualquer dano. Escritas depois de sua morte, pois que nenhum dos Evangelhos foi redigido enquanto Ele viveu, lícito é acreditar-se que, em casos como este, o fundo do seu pensamento não foi bem expresso, ou, o que não é menos provável, o sentido primitivo, passando de uma língua para outra, há de ter experimentado alguma alteração. Basta que um erro se haja cometido uma vez, para que os copiadores o tenham repetido, como se dá frequentemente com relação aos fatos históricos.

     O termo odiar, nesta frase de Lucas: Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e a sua mãe, está compreendido nessa hipótese. A ninguém acudirá atribuí-la a Jesus. Será então supérfluo discuti-la e, ainda menos, tentar justificá-la. Importaria, primeiro, saber se Ele a pronunciou e, em caso afirmativo, se, na língua em que se exprimia, a palavra em questão tinha o mesmo valor que na nossa. Nesta passagem de João: “Aquele que odeia sua vida, neste mundo, a conserva para a vida eterna”, é indubitável que ela não exprime a ideia que lhe atribuímos.

     A língua hebraica não era rica e continha muitas palavras com várias significações. Tal, por exemplo, a que, no Gênesis, designa as fases da Criação: servia, simultaneamente, para exprimir um período qualquer de tempo e a revolução diurna. Daí, mais tarde, a sua tradução pelo termo dia e a crença de que o mundo foi obra de seis vezes vinte e quatro horas. Tal, também, a palavra com que se designava um camelo e um cabo, uma vez que os cabos eram feitos de pelos de camelo. Daí o haverem-na traduzido pelo termo camelo, na alegoria do buraco de uma agulha. (Ver capítulo XVI, item 2.)21

     Cumpre, ademais, se atenda aos costumes e ao caráter dos povos, pelo muito que influem sobre o gênio particular de seus idiomas. Sem esse conhecimento, escapa amiúde o sentido verdadeiro de certas palavras. De uma língua para outra, o mesmo termo se reveste de maior ou menor energia. Pode, numa, envolver injúria ou blasfêmia, e carecer de importância noutra, conforme a ideia que suscite. Na mesma língua, algumas palavras perdem seu valor com o correr dos séculos. Por isso é que uma tradução rigorosamente literal nem sempre exprime perfeitamente o pensamento e que, para manter a exatidão, se tem às vezes de empregar, não termos correspondentes, mas outros equivalentes ou perífrases.

     Estas notas encontram aplicação especial na interpretação das Santas Escrituras e, em particular, dos Evangelhos. Se se não tiver em conta o meio em que Jesus vivia, fica-se exposto a equívocos sobre o valor de certas expressões e de certos fatos, em consequência do hábito em que se está de assimilar os outros a si próprio. Em todo caso, cumpre despojar o termo odiar da sua acepção moderna, como contrária ao espírito do ensino de Jesus. (Veja-se também o cap. XIV, itens 5 e seguintes.)

----------------------

 

21 Nota do Sr. Pezzani: Non odit, em latim: Kai ou misei em grego, não quer dizer odiar, porém, amar menos. O que o verbo grego misein exprime, ainda melhor o expressa o verbo hebreu, de que Jesus se há de ter servido. Esse verbo não significa apenas odiar, mas também amar menos, nao amar igualmente, tanto quanto a um outro. No dialeto siríaco, do qual, dizem, Jesus usava com mais frequência, ainda melhor acentuada é essa significação. Nesse sentido é que o Gênesis (29:30 e 31) diz: E Jacó amou também mais a Raquel do que a Lia, e Jeová, vendo que Lia era odiada...” É evidente que o verdadeiro sentido aqui é: menos amada. Assim se deve traduzir. Em muitas outras passagens hebraicas e, sobretudo, siríacas, o mesmo verbo é empregado no sentido de nao amar tanto quanto a outro, de sorte que fora contrassenso traduzi-lo por odiar, que tem outra acepção bem determinada.

O texto de Mateus, aliás, afasta toda a dificuldade.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

Jacó e Raquel no poço. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Vayetze#/media/File:Tissot_Jacob_and_Rachel_at_the_Well.jpg

 

 

Teatrinho

 

 

                                                          Richard Simonetti

[email protected]

 

                ATO I – No hospital.

             – Doutor, pelo amor de Deus! Não deixe meu marido morrer! Temos três filhos! Será impos­sível viver sem ele!

            – Sinto muito, dona Carla. Fizemos o possí­vel. Lúcio não resistiu aos ferimentos sofridos no acidente. Acaba de falecer...

 

                ATO II – Em casa.

                 – Vamos, mamãe, é preciso reagir! Papai faleceu há três meses e a senhora continua pros­trada, sem ânimo. Até parece que foi acidentada também! A vida continua! Precisamos da senhora!...

                 – Sei disso, minha filha. Deus sabe como tenho me esforçado por retornar à normalidade! Não consigo! Sinto-me muito mal, angustiada, pen­samento turvo, corpo dolorido, seu pai em minha cabeça…

 

            ATO III — No consultório médico.

   – Dona Carla, como já lhe expliquei várias vezes, a senhora está bem fisicamente. Seus males não são reais. O trauma com a morte do esposo es­tá repercutindo em seu psiquismo, levando-a a ex­perimentar esses problemas todos.

            – Mas doutor, minhas dores não me pare­cem meras impressões subjetivas...

  – São reflexos da tensão emocional. Procure descansar. Tente uma distração. Espaireça numa viagem...

 

            ATO IV – No Centro Espírita.

  – Pelo que a senhora informa, parece tratar-se de um problema de influência espiritual. O trau­ma pela morte do marido debilitou-a, facilitando o envolvimento.

            – E que devo fazer?

  – Compareça às reuniões de tratamento es­piritual. Esteja atenta às orientações dos exposito­res. Receba o passe magnético. Em casa, leia O Evangelho segundo o Espiritismo, ore e confie.

 

            ATO V – Na reunião mediúnica.

 – Meus amigos, venho agradecer-lhes o ca­rinho que me dispensaram há algumas semanas. Desde meu falecimento, em desastre automobilísti­co, sentia-me totalmente desequilibrado. Sem saber o que estava acontecendo, vi-me em meu lar, con­versando com os familiares, a implorar ajuda. Ninguém me dava atenção. Em desespero, ignorando a condição de "morto", procurei Carla, minha espo­sa. Centralizei nela minhas súplicas, mas a pobre parecia igualmente destrambelhada. Sofri muito, até que me trouxeram aqui, onde recebi a bênção do esclarecimento. Agora estou bem. Entretanto, peço-lhes em favor de minha companheira. Por mi­sericórdia! Ela precisa de ajuda! Está à beira de um es­gotamento nervoso!

– Acalme-se, meu amigo. Ela em breve fica­rá boa. Ligada a você pelos laços do coração, co­lhia algo dos desajustes que o atormentavam. Com seu despertar para as realidades além-túmulo, de­saparecerão os males que a afligem.

 

            ATO VI – No Centro Espírita.

            – Então, dona Carla, como está?

            – Otimamente bem, graças a Deus! Que fi­zeram comigo? Que poder prodigioso foi mobiliza­do em meu benefício? 

            – De nós mesmos, nada fizemos. Usamos apenas um pouco de boa vontade, favorecendo a ação de nossos amigos espirituais. A senhora aju­dou muito, dispondo-se a seguir as instruções rece­bidas.

 

                                            * * *

 

A falta de preparo para a morte transforma muitos Espíritos desencarnados em obsessores in­conscientes dos próprios familiares.

O "poder prodigioso" usado no Centro Espíri­ta nada mais é que simples exercício de caridade em grupos que se reúnem para dialogar com os "mortos", oferecendo-lhes abençoada oportunidade de esclarecimento, com o que eles despertam para as realidades espirituais.

Assim, desfazem-se, sem maiores dificuldades, processos obsessivos dessa natureza, que exprimem angustiantes pedidos de socorro de viajantes desprevenidos embarcados pa­ra o Além.

 

Cemitério de Paranapiacaba (Município de Santo André, SP). Foto Ismael Gobbo.

 

 

Momento de Gratidão a Chico Xavier no NECX

Niterói, RJ

 

 

Convidamos todos os amigos do NECX para o evento que homenageará o nascimento de Chico Xavier, no dia 02 de abril, as 19 horas na nova sede que fica na Rua das Tainhas, 10. Segue mapas para auxiliar os que desejarem comparecer.




Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10

Jardim Imbuí - Piratininga - Niterói | RJ

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Palestras com Suely Caldas Schubert

Americana, SP

 

Cartaz Seareiros Paz Amor Suely

(Informações em email de Paulo Renato - UOL <[email protected]> repassado por Regina Bachega)

 

 

Palestras programadas para o Maria Dolores

Jales, SP

 

 

Queremos convidar a todos para estarem conosco.

Dia 5- LUIZ ANTONIO FERRAZ (Votuporanga)

Dia 12- PEDRO BONILHA (Jales)

Dia 19- DAVID (Casa de Madô - Jales)

Dia 26- ANA GUIMARÃES (Rio de Janeiro)

Local: Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu - Jales-SP

 

MADÔ, como era chamada a benfeitora, sempre deixava um toque perfumado nas almas que com quem ela se relacionava ou a quem procurava para auxiliar sempre, assim continua fazendo até hoje.

VENHA ESTAR CONOSCO, SEJA BEM VINDO.


(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

Visite a página da Confecol - Confederação Espírita Colombiana

 

Acesse aqui:

http://www.confecol.org/  

 

 

 

Registro. NESJ -   Núcleo Espírita “Segue a Jesus”

completou 76 anos. São Paulo, SP

 

A comemoração do 76º Aniversário do NESJ, ocorreu no último domingo 29/03/15. A palestra esteve a cargo de Fábio Moterani que desenvolveu o tema: PENSAMENTO E VIDA. A parte artística coube ao Coral Segue a Jesus. (Secretaria Geral Núcleo Espírita Segue a Jesus)

 

(Informações recebidas em email de NE Segue a Jesus [[email protected]])

 

 

Programação de palestras musicadas com Vansan

Abril/2015

 

 

 

                Vansan


01 – Itapira SP

02 – Itapira  - Homenagem a Chico Xavier

06 – 20 h -  C E AMOR EM AÇÃO – R  Armando Colângelo 410 – Arujá SP

07 – 20 h -  C E VERDADE E LUZ – R Benedito de Almeida Bueno 35 – Atibaia SP

08 – 19 h e 30 min – C E DR BEZERRA DE MENEZES - Campo Limpo Paulista

09 -  20  h -  C E BEZERRA DE MENEZES – R Batuira 400 – S Bernardo do Campo SP

10 e 11 – SEMANA ESPÍRITA DE DOURADOS MS

13 a 30 – EUROPA

 

 

(Informações recebidas em email de Vansan)

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

1º Congresso da Juventude Espírita da Bahia

Salvador, BA

 

1º Congresso da Juventude Espírita da Bahia - Castro Alves Fala a Terra - Francisco C. Xavier

 

 





Companheiros amigos

 

Como parte das comemorações do Centenário da Federação Espírita do Estado da Bahia, idealizamos a realização do 1º Congresso  da Juventude Espírita da Bahia, que ficou a cargo da coordenadoria  pertinente -  (CIJ).

 

Dessa forma, estamos  solicitando dos caros companheiros que  estimulem os jovens que frequentam os centros  correspondentes para participarem desse evento, o primeiro em nosso Estado.

 

É um momento único de congraçamento para que a nova geração possa se inteirar cada vez mais  dos postulados espíritas e sua prática, tanto em nível de  crescimento espiritual, como  de sua contribuição no contexto da sociedade. 

 

Investir no jovem é contribuir para vitalidade e continuidade das atividades espíritas  nas casas que atuamos, além  da proposta  de desenvolver uma visão de mundo baseada no paradigma espiritualista, minimizando um dos males da nossa sociedade dominada pelo materialismo. 

Além de 30 trabalhos já inscritos, teremos vária participação de experientes espíritas no trabalho com juventudes, como Éden Lemos, presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte.

Todo o esforço da organização do evento, empreendido pela coordenadoria pertinente, tem sido voltado para oportunizar o encontro dos jovens espíritas da Bahia, no sentido de  compartilharem  experiências, e com o propósito de contribuírem com seus saberes e vivências, na formação de um mundo melhor. 

 

Inscrições:  http://congressojuventudesba.feeb.org.br

Paz

Edinolia Peixinho



O vídeo de apresentação está no anexo

Deus abençoe

 

Diretoria de Integração Federativa - Federação Espírita do Estado da Bahia

Endereço: Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110, Bela Vista de Brotas Salvador - BA

Email: [email protected] / [email protected] / [email protected] 

Telefones: (71) 3359-3323 / 3351-3220 Ramal: 210

 

 

(Informações em email de Edward Cobem 7 [mailto:[email protected]] repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

VII Jornada Comemorativa dos 158 anos da Codificação Espírita – 1857 – 2015. Rancharia, SP

 

  • Dia 6 de abril, 2ª feira, às 20 horas

Orador: LAUREANO DOS SANTOS - Registro/SP

Tema: “As três revelações”

 

*

  • Dia 11 de abril, sábado, às 20 horas

Oradores: RENATO ALEXANDRE e

ANDRÉ LUIZ ZANOLI - Pacaembu/SP

Tema: “Redescobrindo o perdão”

 

  • Dia 18 de abril, sábado, às 20 horas 

​(#)

Orador: FRANCISCO ATILIO ARCOLEZE  - Palmital/SP  

  Tema: “Obsessão”

 *

  • Dia 25 de abril, sábado, às 20 horas

Oradora: ESTER DE MATOS VEIGA - Assis/SP

Tema: “Felicidade: sinônimo de evolução”

 *

    As palestras dos dias 6, 11 e 25 serão no Centro Espírita “Joana D’Arc”, à Rua Allan Kardec, 828

  (#) A palestra do dia 18 acontecerá na Casa Espírita “Antonio Luiz Sayão”, localizada à Av. Pedro de Toledo, nº 755, em comemoração ao 69º aniversário do Centro.

Compareça! Participe! Divulgue o evento!

Apoio: USE-Intermunicipal de Rancharia

Imagem inline 2         Imagem inline 3   

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

9º. Seminário de Estudo e Prática da Mediunidade

Diadema, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Informativo Semanal CE Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

AVISOS

Venha estudar conosco!

Cursos para adultos as segundas 20h e sábados as 17h

Educação Espírita Infantil – sábados – 14h30

Juventude Espírita – Sábados – 18h30

 

SEMINÁRIO SEXO, SEXUALIDADE E HOMOSSEXUALIDADE COM JOELSON PESSOA – DOMINGO 12/04 DAS 9H30 AS 12H30.

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

01/04/2015 – Quarta                        20hs – Reunião Pública

Orador: Silvia Regina Ricci                   CE Zilda Gama

Tema: Conhece se a árvore pelo fruto

 

04/04/2015 – Sábado                        15hs – Reunião Pública

Orador: Valter Afonso                          CE Zilda Gama

Tema: Livre

 

07/04/2015 – Terça                          20hs – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                   Casa Maria de Nazaré

Tema:  Orgulho, matriz de todos os pecados capitais

 

Palestra de hoje                                     20hs – Reunião Pública

Orador: Manoel Resende                          CE Caminheiros da Paz

Tema: Livre

 --

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

 

(Informações recebidas de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]] em 31-03-2015)

 

 

Coluna Espírita do Diário de Taubaté

Taubaté, SP

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

Dívida impagável

 

 

 

No mundo, dependemos uns dos outros. Assim dispõe a Lei de Sociedade, uma das Leis Morais. Quis o Criador que os Seus filhos vivessem a fraternidade e a solidariedade, no rumo do progresso.

Por isso mesmo, é comum termos dívidas de gratidão. Em alguns momentos de nossa vida alguém nos ajuda e tudo que acontecer daí por diante, será graças a esse momento.

Lembramos de um jovem baiano, décimo terceiro filho de uma família modesta. Ele desejava estudar, planejava ir para uma Universidade, tornar-se psicólogo ou psiquiatra.

Em sua cidade interiorana, havia uma escola de datilografia, ele se matriculou, fez todo o curso, com dedicação.

Chegou a formatura. Era um ato social muito elegante, naqueles tempos recuados. Os homens compareciam de terno e gravata e as mulheres com longos vestidos. Um verdadeiro acontecimento social.

Todos os formandos eram fotografados para compor um grande quadro.

O jovem, em seus doze anos apenas, não tinha roupa adequada para ir à formatura, nem a família tinha recursos a dispor para isso.

Uma vizinha, conversando com a mãe do formando, lhe perguntou a razão da sua tristeza.

É que meu filho vai se formar em datilografia e não poderá comparecer à cerimônia.

Por que não?

Porque ele não tem terno, nem gravata.

A senhora, solícita, falou:

Eu posso solucionar este problema. Meu marido tem o mesmo corpo que o seu filho. Ele acaba de comprar um terno novo para uma festa na próxima semana. Empresto a roupa, seu filho vai receber o diploma. Quando voltar, a senhora me devolve.

Grande foi a felicidade quando a mãe mostrou o terno de linho ao jovenzinho. Ele o vestiu, foram feitos uns ajustes nas mangas do paletó, com alguns alfinetes.

Ele se olhou ao espelho, quase encantado. Jamais vestira uma roupa tão alinhada.

Foi para a cerimônia, exultante de felicidade.

No dia seguinte, sua mãe devolveu o terno.

Passados muitos anos, aquele rapaz ainda recordava, com gratidão, daquela senhora tão gentil, que fizera a sua felicidade juvenil.

Durante mais de setenta anos, tendo se transferido de cidade, ele lhe escreveu todos os meses, até a morte dela, muito idosa.

*   *   *

 A gratidão é esse movimento de ternura, que se extravasa dos corações. Muito mais do que um simples reconhecimento dos benefícios recebidos, significa o expressar de um sentimento profundo.

Gratidão atravessa o tempo e o espaço. Poderão se multiplicar os anos, se alterar o quadro da existência, nos transferirmos para lugares distantes, sem que se altere esse sentimento.

E há tantos que nos merecem a gratidão: nossa mãe que nos permitiu renascer, que nos alimentou e cuidou, noites a fio; nosso pai que nos acompanhou os dias da infância e da juventude, orientando-nos; os professores que nos abriram as portas do conhecimento, e nos ilustraram o intelecto.

Também quem nos concedeu a possibilidade do primeiro emprego; quem nos encaminhou nos rumos da vida religiosa; quem nos ofereceu amizade, compreensão, compaixão.

Pensemos nisso e não nos esqueçamos de tributar gratidão constante a todos esses que floriram nossos caminhos e iluminaram nossas vidas.

 

Redação do Momento Espírita, com base em
fato relatado por Divaldo Pereira Franco.
Em 31.3.2015.

 

Divaldo Pereira Franco na formatura como professor primário,  no ano de 1943,   e,  como datilógrafo, em  1944

Fotos do arquivo de Jorge Moehlecke

 

 

Código divino

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina e Aplicação. Lição nº 06. Página 41.

 

Outrora, os mártires sofreram nos circos para doar ao mundo a Bênção da Revelação.

Através de fogueiras e sacrifícios, traçaram um roteiro de luz para o mundo paganizado.

Em seguida, quando as trevas da Idade Média consagravam a autocracia do poder, os cristãos livres experimentaram a perseguição, a morte e o anátema para restaurarem a senda luminosa, conferindo à Terra as Luzes da Verdade.

Hoje, porém, meus amigos, os seguidores do Mestre Divino, irmanados em torno da cruz redentora, foram chamados à doação da Fraternidade às criaturas.

Amparados pela evolução dos códigos que se tocaram das claridades sublimes da Boa Nova, através dos séculos, desfrutam de liberdade relativa pra concretizarem a divina missão de que foram cometidos.

Antigamente, dolorosa renunciação era exigida aos companheiros do Mestre Nazareno, de fora para dentro; agora, no entanto, é a luta renovadora do santuário íntimo para o mundo externo.

Não é o circo do martírio que esse abre na praça pública, nem a fogueira dos autos-de-fé, instalada dentro de povos livres e robustos em nome das confissões religiosas.

A atualidade reclama Corações Consagrados ao Senhor na Esfera de Si Mesmos.

A Fraternidade constituir-nos-á Abençoado Clima de Trabalho e Realização, dentro do Espiritismo Evangélico, ou permaneceremos na mesma expectação inoperante do princípio quando o material divino da Revelação e da Verdade não encontrava acesso em nossos espíritos irredimidos.

Formemos não somente grupos de indagação intelectual ou de crítica nem sempre construtiva, mas, sobretudo, ergamos um Templo Interior à Bondade, porque Sem Espírito de Amor todas as Nossas Obras Falham na Base, ameaçadas pela vaga incessante que caracteriza o campo falível das formas transitórias.

“Amemo-nos uns aos outros,” segundo a palavra do Mestre que nos reúne, sem desarmonia, sem discussões ruinosas, sem desinteligências destrutivas, sem perda de tempo nos comentários vagos e inoportunos, amparando-nos, reciprocamente, pelo trabalho, pela tolerância salvadora, pela fé viva e imperecível.

Se nos encontramos realmente empenhados no Espiritismo que melhora e regenera, que esclarece e redime, que salva e ilumina, sob a égide de Jesus, recordemos a palavra do Código Divino, para vivê-las na acústica de nossa alma, seguindo o Senhor em Sua exemplificação de sacrifício, de solidariedade e de amor: - “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”; “ninguém irá até o Pai senão por Mim”.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Mártir na arena do circo. Obra por Fyodor Bronnikov de 1869

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Damnatio_ad_bestias#/media/File:Fedor_Bronnikov_010.jpg

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]