Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 27 de março de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/27-03-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

26-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/26-03-2015.htm

25-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/25-03-2015.htm

24-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/24-03-2015.htm

23-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/23-03-2015.htm

21-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/21-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXI,  10

Haverá falsos cristos e falsos profetas

 

 

Os falsos profetas da erraticidade

 

     10. Os falsos profetas não se encontram unicamente entre os encarnados. Há-os também, e em muito maior número, entre os Espíritos orgulhosos que, aparentando amor e caridade,  semeiam a desunião e retardam a obra de emancipação da Humanidade, lançando-lhe de través seus sistemas absurdos, depois de terem feito que seus médiuns os aceitem. E, para melhor fascinarem àqueles a quem desejam iludir, para darem mais peso às suas teorias, se apropriam sem escrúpulo de nomes que só com muito respeito os homens pronunciam.

     São eles que espalham o fermento dos antagonismos entre os grupos, que os impelem a isolarem-se uns dos outros e a olharem-se com prevenção. Isso por si só bastaria para os desmascarar, pois, procedendo assim, são os primeiros a dar o mais formal desmentido às suas pretensões. Cegos, portanto, são os homens que se deixam cair em tão grosseiro embuste.

     Há, porém, muitos outros meios de serem reconhecidos. Espíritos da categoria em que eles dizem achar-se têm de ser não só muito bons, como também eminentemente racionais. Pois bem: passai-lhes os sistemas pelo crivo da razão e do bom senso e vede o que restará. Convinde, pois, comigo, em que, todas as vezes que um Espírito indica, como remédio aos males da Humanidade ou como meio de conseguir-se a sua transformação, coisas utópicas e impraticáveis, medidas pueris e ridículas; quando formula um sistema que as mais rudimentares noções da Ciência contradizem, não pode ser senão um Espírito ignorante e mentiroso.

     Por outro lado, crede que, se nem sempre os indivíduos apreciam a verdade, esta é apreciada sempre pelo bom senso das massas, constituindo isso mais um critério. Se dois princípios se contradizem, achareis a medida do valor intrínseco de ambos, verificando qual dos dois encontra mais ecos e simpatias. Fora, com efeito, ilógico admitir-se que uma doutrina cujo número de adeptos diminua progressivamente seja mais verdadeira do que outra que veja o dos seus em contínuo aumento. Querendo que a verdade chegue a todos, Deus não a confina num círculo acanhado: fá-la surgir em diferentes pontos, a fim de que por toda a parte a luz esteja ao lado das trevas.

     Repeli sem condescendência todos esses Espíritos que se apresentam como conselheiros exclusivos, pregando a separação e o insulamento. São quase sempre Espíritos vaidosos e medíocres, que procuram impor-se a homens fracos e crédulos, prodigalizando-lhes exagerados louvores, a fim de os fascinar e de tê-los dominados. São, geralmente, Espíritos sequiosos de poder e que, déspotas públicos ou nos lares, quando vivos, ainda querem vítimas para tiranizar depois de terem morrido. Em geral, desconfiai das comunicações que trazem um caráter de misticismo e de singularidade, ou que prescrevem cerimônias e atos extravagantes. Há sempre, nesses casos, motivo legítimo de suspeição.

     Estai certos, igualmente, de que quando uma verdade tem de ser revelada aos homens, é, por assim dizer, comunicada instantaneamente a todos os grupos sérios, que dispõem de médiuns também sérios, e não a tais ou quais, com exclusão dos outros. Nenhum médium é perfeito, se está obsidiado; e há manifesta obsessão quando um médium só é apto a receber comunicações de determinado Espírito, por mais alto que este procure colocar-se. Conseguintemente, todo médium e todo grupo que considerem privilégio seu receber as comunicações que obtêm e que, por outro lado, se submetem a práticas que tendem para a superstição, indubitavelmente se acham presas de uma obsessão bem caracterizada, sobretudo quando o Espírito dominador se pavoneia com um nome que todos, encarnados e desencarnados, devem honrar e respeitar e não permitir seja declinado a todo propósito.

     É incontestável que, submetendo ao crivo da razão e da lógica todos os dados e todas as comunicações dos Espíritos, fácil se torna rejeitar a absurdidade e o erro. Pode um médium ser fascinado, e iludido um grupo; mas a verificação severa a que procedam os outros grupos, a ciência adquirida, a alta autoridade moral dos diretores de grupos, as comunicações que os principais médiuns recebam, com um cunho de lógica e de autenticidade dos melhores Espíritos, justiçarão rapidamente esses ditados mentirosos e astuciosos, emanados de uma turba de Espíritos mistificadores ou maus. – Erasto, discípulo de Paulo. (Paris, 1862.)

     (Veja-se, na Introdução, item II: Controle universal do ensino dos Espíritos. O livro dos médiuns, 2a Parte, cap. XXIII, Da obsessão.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 O apóstolo São Paulo em óleo sobre tela de Rembrandt

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Saint_Paul,_Rembrandt_van_Rijn_(and_Workshop%3F),_c._1657.jpg

 

 

A voz e o silêncio

 

 

Aumenta volumosamente a balbúrdia no mundo.

Não há respeito pelo silêncio.

As pessoas perderam o tom de equilíbrio nas conversações, nos momentos de júbilo, nas comunicações fraternais.

Grita-se, quando se deveria falar, produzindo uma competição de ruídos e de vozes que perturbam o discernimento e retiram a harmonia interior.

As músicas deixam, a pouco e pouco, de ser harmônicas para se apresentarem ruidosas, sem nenhum sentido estético, expressando os conflitos e as desordens emocionais dos seus autores.

Cada qual, por isso mesmo, impõe o volume da sua voz, dos ruídos do lar, das comunicações e divertimentos através dos rádios e das televisões.

Há um predomínio da violência em tudo, nos sentimentos, nas conversações, nas atividades do dia a dia.

Há demasiado ruído no mundo, atormentando as criaturas.

*   *   *

A voz é instrumento delicado e de alta importância na existência humana.

Sendo o único animal que consegue articular palavras, o ser humano deve utilizar-se do aparelho fônico na condição de instrumento precioso, e de cujo uso dará contas à consciência cósmica que lhe concedeu admirável tesouro.

Jesus, o Sublime Comunicador, cuja dúlcida voz inebriava de harmonia as multidões, viveu cercado sempre pelas massas.

Sofreu-as, compadeceu-se delas, mas não se deixou aturdir pela sua insânia e necessidade.

Logo depois de as atender, recolhia-se ao silêncio, fugindo do bulício, a fim de penetrar-se mais pelo amor do Pai, renovando os sentimentos de misericórdia e de compreensão.

Procedia dessa forma, a fim de que o cansaço, que surge na balbúrdia, não lhe retirasse a ternura das palavras e das ações.

*   *   *

Necessitas, sim, de silêncio interior, para melhores reflexões e programações dignificantes em qualquer área do comportamento em que te encontres.

Aprende a calar e a meditar, a harmonizar-te e a não perder a seriedade na multidão desarvorada e falante.

Os grandes sábios do cosmo sempre souberam silenciar.

Silenciar em oração perante as necessidades do outro. Silenciar em respeito ao sofrimento alheio.

Silenciar em consideração às ideias divergentes. Silenciar a vingança diante dos males recebidos.

É no mundo do silêncio que construímos as palavras edificantes que sairão de nossa boca.

É no mundo sem voz que elaboramos o canto que logo mais irá encantar ouvintes numa sala de concertos.

É no mundo do silêncio que embalamos nossos amores, que pensamos em melhorar, reformar e transformar.

Assim, saibamos dosar o silêncio em nossas vidas, evitando que a balbúrdia e a loucura se instalem.

Saibamos usar a voz com cuidado, a cada pronunciar de palavra, assim como o concertista o faz na interpretação de uma ópera.

A música elevada, assim como a vida, é feita de som, mas também de silêncio.

Redação do Momento Espírita com base no cap.
 
Silêncio, do livro Jesus e vida, pelo Espírito 
Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo 
Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 26.3.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Ave Maria. Maria Callas.

https://www.youtube.com/watch?v=l5cF5GGqVWo&feature=related

 

 

CEA. Novos cursos de Espiritismo

Buenos Aires, Argentina

 

Nuevos Cursos de Espiritismo - Abril 2015

 

Curso Básico de Espiritismo - Nivel I - Nuevo Horario

El pase espírita

Las parábolas de Jesús a la luz del espiritismo

Espiritismo para jóvenes


Seguinos

 

 

 

 

 

 

Monumento a Domingo F. Sarmiento. Obra do escultor francês Augusto Rodin.

Cruzamento das  Avs. Sarmiento e  Del Libertador. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

AME. Seminário “A Saúde Integral”

Crissier, Suiça

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

AME. Seminário “A Reencarnação e a Evolução do Espírito

Zurich, Suiça

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra com Heloisa Pires no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

FRATERNIDADE ESPIRITA GINA

PALESTRA DIA 28 DE MARÇO  - SÁBADO
horário   19H30 

TEMA – “MARIA DE NAZARETH”

PALESTRANTE – HELOISA PIRES  

 

Heloísa Pires é licenciada em Matemática, Física e Pedagogia com especializações em deficientes físicos e visuais.

Heloísa é mundialmente conhecida como oradora e conferencista tendo realizado palestras em diversos Países da Europa e Estados Unidos.

Filha de J. Herculano Pires, Filósofo, Escritor e Tradutor de livros Espiritas, Heloísa Pires é um considerada elemento chave no Movimento Espírita.

Heloísa Pires é apresentadora do programa "O Espírito e o Tempo", na Rádio Boa Nova e autora dos livros:

  • "Herculano Pires – Homem de Bem";
  • "Educação Espírita";
  • "Educar para ser Feliz";
  • "Preparados Para a Vitória";
  • "Renovação Pelo Amor";
  • "Maria Antonieta, A Volta de uma Rainha"

 

HARMONIZAÇÃO MUSICAL – PAULO VICENTE (violão)

 

"A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS"

 

 "O ESPIRITISMO NOS SOLICITA UMA ESPÉCIE PERMANENTE DE CARIDADE.A CARIDADE DA SUA PRÓPRIA DIVULGAÇÃO." 
Emmanuel - do cap 40 , livro Estude e Viva


[email protected]

Rua: Mauro, 76 - Saúde -  São Paulo - SP 

(Informação recebida em emails de FRATERNIDADE ESPIRITA GINA [mailto:[email protected]] e de Regina Ribeiro)

 

 

Novo site da Instituição “Amélia Rodrigues”

Santo André, SP

 

Acesse:

www.ameliarodrigues.org.br

 

 

(Com informações de Terezinha Sardano [[email protected]] e visita ao site)

 

 

Seminário Sexo, Sexualidade e Homossexualidade

no C.E. Zilda Gama. São Paulo, SP

 

Convidamos todos para o Seminário que será realizado no Centro Espirita Zilda Gama, no dia 12/04 das 9h30 às 12h30 com JOELSON PESSOA!

 

Não é preciso fazer inscrição antecipada e o evento é gratuito.

 

Compareça, convide os amigos!

 

Esperamos vocês lá!

 

Imagem inline 1

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Promissão, SP

 

 

(Informação recebida em emails de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]] e de João Marchesi Neto)

 

 

Use Distrital Tucuruvi: 1º. Unir pela Paz

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Inscrição ao Mednesp 2015

Goiânia, GO

Caso não consiga visualizar o e-mail, acesse este link

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

Programação da XXIII Ceifa

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

SEOB pesquisa material para resgate de sua história

São Carlos, SP

 

Foto Início SEOB

 

SEOB: Você possui alguma foto ou documento antigo sobre a Associação Espírita Obreiros do Bem?

 

Prezados(as) amigos(as): A SEOB inicia uma campanha para resgatar e conservar as histórias, memórias e trajetórias desta Casa Espírita de São Carlos.

Caso você tenha ou conheça alguém que possua alguma foto antiga ou qualquer outro tipo de documento que possa contar e contribuir com uma parte deste histórico, pedimos encarecidamente que compartilhe conosco!

 

Os materiais poderão ser encaminhados:

a) para a secretaria da SEOB

b) ou respondendo diretamente este email, poderemos combinar  a melhor forma de termos uma cópia (física ou digital) do mesmo.

 

Estamos ansiosos por sua resposta!!

Abraços fraternos,

 

SEOB

Associação Espírita Obreiros do Bem

 

(Informação recebida em email de Karina Granado (Gmail) [[email protected]])

 

 

3º. Congresso Espírita do Distrito Federal

Brasília, DF

 

 

    Caros amigos,

 

              A Federação Espírita do Distrito Federal realiza sempre eventos gratuitos no DF (o último foi o “Você e a Paz”, com Divaldo Franco, em parceria com a FEB), mas, a cada 3 anos, faz também um congresso em locais públicos de grande circulação, voltado inclusive para quem NÃO é espírita.

 

          Neste ano, nos dias 17, 18 e 19 de abril, junto a várias casas e coordenações espíritas, realizará o 3º Congresso Espírita do DF no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a participação de renomados expositores e diversas atividades!

 

          O tema escolhido foi “EVANGELHO, FRATERNIDADE E PAZ”, ressaltando a Paz interior, Paz em Família, a Paz e a Fraternidade em toda a sociedade!

 

          Quantos casos de crimes, violências, sofrimentos, obsessões, alcoolismo e uso de outras drogas, conflitos conjugais, separações, depressões e enfermidades psiquiátricas, mediunidade torturada, abortos, suicídios, perdas de pessoas amadas, etc., não poderiam ser evitados ou aliviados com um mínimo de conhecimento da Doutrina Espírita! Daí porque é tão importante realizarmos eventos também fora das casas espíritas para o público leigo!

 

Expositores confirmados: 

 

 

1. Alberto Almeida, escritor, médico e psicoterapeuta, com formação em Psicologia Transpessoal, Terapia Regressiva a Vivências Passadas, Dinâmica dos Grupos, Terapia Familiar e Dinâmica Energética do Psiquismo;

 

2. Haroldo Dutra Dias, estudioso do grego, da cultura e línguas do povo judeu à época de Jesus e também das obras de Emmanuel. Haroldo traduziu o Novo Testamento para o português e é coordenador do NEPE – Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho na Federação Espírita Brasileira.

 

3. Simão Pedro de Lima, dedicado estudioso da obra de Kardec, de Chico Xavier e do Evangelho, mestre em educação e especialista em história moderna, colabora eventualmente com o NEPE-FEB;

 

4. Wagner Paixão, expositor, escritor e médium, profundo conhecedor da vida e da obra de Francisco Cândido Xavier e do Evangelho, que também integra o NEPE;

 

5. Neuza Zaponni: escritora, facilitadora de cursos e palestrante com larga experiência em psicologia, educação e atendimento espiritual. Professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB) e ex-professora da University of Texas (UTEP). Possui múltiplas formações em terapêutica transpessoal.

 

6. Saulo César: expositor dedicado ao estudo das obras espíritas e do Evangelho, membro da equipe do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho da FEB e da FEDF e coordenador do projeto "O Evangelho por Emmanuel";

 

         *  Presença do escritor e médium José Raul Teixeira;

 

 

O evento terá ainda:

 

·       Variadas apresentações artísticas;

 

·       Coral com mais de 100 vozes;

 

·       Lançamentos de livros e autógrafos;

 

·       Grande oferta de livros, DVDs e CDs; etc.

 

 

Vantagens de antecipar sua inscrição:

 

ü Você garante sua vaga; Evita filas;

 

ü Tem desconto de R$ 20,00 (o valor promocional deve terminar dia 15 de março);

 

ü Dispõe de várias opções para pagamento (há previsão de restrições);

 

ü Ajuda a FEDF a distribuir mais cortesias para quem não pode pagar (a FEDF sempre distribui um percentual das inscrições para as pessoas carentes);

 

ü Não sabe se vai estar em Brasília? Caso não possa participar, você pode repassar o seu crachá para outra pessoa. Ou pode doar sua vaga para pessoas carentes e terá auxiliado a realização e divulgação do evento!

 

ü Garante a inscrição de suas crianças e jovens no sábado e domingo com programação e preços especiais: R$ 20,00 para crianças de 7 a 12 anos e R$ 40,00 para jovens de 13 a 21 anos de idade, já incluído um almoço e lanches para eles! (Mas, atenção: como as vagas são limitadas, elas foram reservadas somente para os primeiros pais ou responsáveis a se inscreverem, observadas as vagas disponíveis);

 

ü Pode retirar seu crachá e pasta uma semana antes do evento na Comunhão Espírita de Brasília; 

 

ü Recebe, na hora, um CD de MP3 contendo 12 palestras e algumas músicas como brinde! OBS: Quanto antes, mais opções entre os 11 diferentes títulos de MP3 disponíveis (oferta válida somente para os primeiros inscritos nos pontos de venda e enquanto durar o estoque);

 

ü E mais: auxilia a FEDF a obter recursos para ampliar de imediato a divulgação nos grandes meios de comunicação! Ela precisa atingir, sobretudo, o público leigo, para que também conheça e se beneficie do consolo e esclarecimentos que a Doutrina Espírita nos oferece!

 

 

Faça agora mesmo a sua inscrição on line!

 

         O Congresso de 2012 foi um sucesso! Auditório lotado, excelentes apresentações, muitas emoções, grande confraternização e uma ampla divulgação nas redes de TV e mídia, graças a você, que comprou antecipadamente seu ingresso!

 

          Lembrando: o 3º Congresso Espírita do DF será nos dias 17 de abril (sexta à noite), 18 (sábado pela manhã e tarde) e 19, domingo (pela manhã) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

 

          Conheça também o blog e a página no Facebook do Congresso.

 

 

           Procure os pontos de venda nas casas conveniadas e escolha entre as diversas opções de pagamento ou faça sua inscrição agora “on line” no site da Federação Espírita do DF: www.fedf.org.br

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Notícias do Movimento Espírita de

Uberaba, MG

 

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA

Palestra: LÁZARO E NÓS

Palestrante: PUBLIO CARISIO DE PAULA (Araguari-MG)

Programação: Apresentação Musical com SÉRGIO SANTOS, Palestra, Sorteio de Livros e Confraternização.

Data: 28 de março de 2015 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos – Uberaba-MG)

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

Lanche: Você pode contribuir levando um pequeno lanche ou refrigerante para ser compartilhado com todos.

 

CICLO DE PALESTRAS COMEMORATIVAS AOS 50 ANOS DO CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS DO AMOR

O Centro Espírita Caminheiros do Amor, fundado em 31 de março de 1965, estará completando 50 anos neste mês.

Assim, organizou um Ciclo de Palestras Comemorativas, conforme se vê abaixo:

 

Dia: 27/03 – sexta-feira

Horário: 20h

Palestrante: Luiz Ernesto

Tema: Breve Histórico do Centro Espírita Caminheiros do Amor

Apresentação Lítero-Musical às 19h20min com ANFARI

 

Dia: 30/03 – segunda-feira

Horário: 20h

Palestrante: Manoel Carvalho

Tema: Breve Histórico do Centro Espírita Caminheiros do Amor

Apresentação Lítero-Musical às 19h20min com a Mocidade Caminheiros do Amor

 

Dia: 03/04 – sexta-feira

Horário: 20h

Palestrante: Jorge Bichuetti

Tema: A Função da Doença e o Processo de Cura: de Jesus a Emmanuel

Apresentação Lítero-Musical às 19h20min o Grupo Musical Unidos para o Bem

 

Endereço: Av. Nenê Sabino nº 553 – Santa Marta

Informações: [email protected] // www.caminheirosdoamor.org

 

LANÇAMENTO DE LIVRO TRIBUTO A CHICO XAVIER

A AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba e a Tv Web A Caminho da Luz, lançam no dia 18 de abril (sábado), às 19h30min, no Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449), o livro “TRIBUTO A CHICO XAVIER” de autoria do orador e escritor espírita Dr. Jarbas Leone Varanda.

Todos estão convidados.

 

ATIVIDADE DO ESDE UBERABA

Data: 12/04/ 2015

Horário: 9h

Local: Casa da Cultura Espírita de Uberaba (Rua Tocantins nº 285 – Vila Celeste)

Programação: Reunião de apoio ao monitor do ESDE;

Tema: Como implantar o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita?

Responsável: Nereu Nice de Sousa Alves

 

CONVITE DE TRABALHO: EVANGELHO NA PENITENCIÁRIA DE UBERABA

A Equipe de Apoio ao ESDE do Grupo Espírita Cairbar Schutel está iniciando um trabalho espírita de Estudo do Evangelho na Penitenciária de Uberaba, com o objetivo de levar aos irmãos que estão temporariamente presos, a oportunidade de refletir sobre as lições de Jesus.

A administração da penitenciária permitiu que o Grupo Espírita Cairbar Schutel realizar este trabalho às sextas-feiras das 8h30min às 9h30min, porém, é necessário estar cadastrado.

A intenção do Grupo é formar pequenas equipes que tenham disponibilidade de ir uma vez por mês coordenar esse momento de estudo e reflexão.

Mais informações com Eduardo André - 8857-3204 ou Damiani - 8857-3189.

Equipe de Apoio ao ESDE – Grupo Espírita Cairbar Schutel

 

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA – ESDE

Datas dos Estudos:

Segunda-feira às 19h30min

Quarta-feira às 15h

Sábado às 15h

Local: Casa da Cultura Espírita de Uberaba (Rua Tocantins nº 285 – Vila Celeste)

Informações:

E-mail: [email protected]

Telefone: 3312-8327

Site: www.eepe.com.br

 

(Informações recebidas em emails de JORNAL ESPIRITA DE UBERABA <[email protected]> e de Regina Bachega)

 

 

Palestra no Centro de Difusão Espírita

Assis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Os erros alheios

 

Adelvair David. Jales, SP

Os enganos dos outros em relação ao que se espera deles tem transtornado significativamente o coração do homem.

É grande aprendizado saber conviver com este problema que atinge até as relações mais sólidas e afetivas. Não sendo perfeito, o ser humano pode descer aos mais estranhos comportamentos, indo da mentira a ingratidão e ainda resvalando em outros mais preocupantes.

Quando se trata de afetos mais próximos a marca dolorosa é mais acentuada e deixa, muita vez, impressões de difícil esquecimento. A expectativa que se cria em torno dos comportamentos é a responsável pelo que se experimenta diante dos anseios frustrados. Confortavelmente instalado na poltrona da confiança, esquece-se o homem que o que vai na natureza alheia não é do seu conhecimento, só Deus o sabe. Nem mesmo a pessoa tem informação integral de si mesma, podendo ver frustrada a melhor providência traçada para a condução da sua vida.

Assim como o criador releva as nossas faltas, devemos fazer o mesmo em relação aos que a vida colocar no nosso caminho, sejam próximos ou passageiros.

Ninguém é feliz ou infeliz pelo que recebe, mas pelos bons sentimentos que construir em sua própria natureza, fazendo o bem aos demais.  A segurança, a alegria de viver, a esperança e a paz, não nascem estando o homem devidamente instalado na vida do semelhante recebendo tudo o que deseja. O bem recebido é transitório, somente o que produzimos por nós mesmos é perene, eterno.

É necessário passarmos de exigentes a doadores. Quando doamos afeto, compreensão, tolerância, perdão, ternura, doçura, afabilidade, nos enchemos de força para os enfrentamentos que precisamos fazer, assim, passamos a nos alegrar com a presença das pessoas, mas sem depender do vem de um ou de outro para mantermo-nos em paz e seguros na caminhada, ao contrário, sempre desejosos de promover o bem estar de todos, ficando em paz também.

Na normalidade comentemos os feitos felizes dos outros, nos seus erros façamos silêncio aconchegando-os junto ao coração para que se sintam amparados para recomeçar, como desejaríamos que fizessem por nós quando certamente acontecer.

O FOCO DO ERRO HUMILHA, A COMPREENSÃO TRAZ NOVAS LUZES NA ESTRADA.

 

A negação de São Pedro. Óleo sobre tela de Caravaggio

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Denial_of_Saint_Peter-Caravaggio_(1610).jpg

 

 

 

Esquecimento temporário

 

 

 

 

 

Corria o ano de 2007, e a aquela mulher ainda vivia no ano de 1967, época em que o marido a deixara para viver com outra. O ex marido se casou, teve filhos, e ela lamentavelmente vivia 40 anos atrás, pensando no que fizera de errado para perder o “amor de sua vida”.

Desde então foram tempos de tristeza. Não se casou, não mais namorou, e sequer fez novos amigos, tudo porque preferia ficar se machucando com um passado que deveria ser esquecido.

Ao tomar conhecimento dessa história compreendemos as razões do esquecimento temporário que experimentamos ao reencarnarmos para as lides terrenas, sendo esse esquecimento um presente que a Providência Divina nos concede. Imagine o que ocorreria com a mulher da história acima se tivesse o conhecimento de todo seu passado?

Kardec abordou essa questão em “O Livro dos Espíritos” no Cap. “Esquecimento Temporário”, o codificador questionou os sábios da espiritualidade:

P – 392 -  Por que o Espírito encarnado perde a lembrança de seu passado?

R - O homem não pode nem deve saber tudo. Deus em Sua sabedoria quer assim. Sem o véu que lhe encobre certas coisas, o homem ficaria deslumbrado, como aquele que passa sem transição do escuro para a luz.O esquecimento do passado o faz sentir-se mais senhor de si.

Resposta esclarecedora!

Com sangue novo, ou melhor, novo corpo, recomeçar sem as sombras do passado e as artimanhas do remorso, que muitas vezes nos fizeram cair, é benéfico, porquanto, entre tantas circunstâncias que se apresentam, o esquecimento temporário dos fatos não tolhe nossa iniciativa, principalmente no campo do Bem ou na reconstrução da própria vida. Ou seja, estamos de certa forma momentaneamente livres para escolher novos caminhos, sem culpa ou olhares de reprovação que nos embaraçam.

E esses olhares de reprovação e comentários maldosos presenciamos sempre que alguém procura modificar suas disposições íntimas, em exclamações do tipo:

- Nossa, mas ainda outro dia deleitava-se com o vício e agora pensa que é santo! Quanta hipocrisia!

É a velha tendência humana de se prender ao passado, sem se atentar que as pessoas podem modificar suas disposições.

Mas complicado mesmo é quando a culpa começa a senhorear nossa vida. Com freqüência encontramos criaturas com doridas marcas provocadas pela culpa, e que não conseguem tomar iniciativas de reconstrução porque querem se auto punir ,considerando que a auto punição quita os débitos perante a própria consciência. Nada disso!  O melhor caminho é trabalhar e servir para apaziguar a consciência em chamas pelos equívocos cometidos.

Outra situação que comprova o benefício desse esquecimento temporário é o relacionamento dentro do lar. Não raro guarda-se a sete chaves, como um trunfo, uma suposta ofensa feita por um familiar, e espera-se apenas o momento oportuno para sacar a língua e dizer:

- Ah, mas não me esqueço daquele dia que você fez isso, aquilo e aquilo outro.

E curioso notar que são situações já ultrapassadas há meses, quando não anos. Sim, são situações ultrapassadas, mas não superadas pela velha imaturidade humana. Se não conseguimos por hora equacionar emoções vivenciadas nesta existência, imagine o que ocorreria se tivéssemos conhecimento de fatos ocorridos há milênios, e que foram motivos de muitas lágrimas por parte de todos os envolvidos. Se isso ocorresse, certamente nos perderíamos embaralhados em um turbilhão de emoções e sentimentos.

Porém, Deus é a sabedoria suprema, conhece nossas virtudes e limitações, e nos oferta o esquecimento temporário como sublime oportunidade de recomeço para que aprendamos a viver a existência atual como a de maior importância em nossa jornada, porquanto, o passado já se foi, o futuro virá, e o presente é para ser trabalhado, visando nosso progresso como espíritos em evolução. Se prender ao passado doloroso ou não, dessa ou de outra existência, para quê?  Para nos aborrecermos, desanimarmos ou nos envaidecermos em demasia por essa ou aquela posição que ocupamos no mundo? O melhor é privilegiar o presente, pois é ele que oferta nossas maiores possibilidades de felicidade, aqui ou acolá, nesta e em futura existência.

 

Casal em praia de Tarros, Sardegna, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]