Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/11-02-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

10-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/10-02-2015.htm

09-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/09-02-2015.htm

07-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/07-02-2015.htm

06-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/06-02-2015.htm

05-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/05-02-2015.htm    

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XVI,  5

Não se pode servir a Deus e a Mamon

 

 

Parábola do Mau Rico

 

5. Havia um homem rico, que vestia púrpura e linho e se tratava magnificamente todos os dias. Havia também um pobre, chamado Lázaro, deitado à sua porta, todo coberto de úlceras, que muito estimaria poder mitigar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico; mas ninguém lhas dava e os cães lhe vinham lamber as chagas. Ora, aconteceu que esse pobre morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. O rico também morreu e teve por sepulcro o inferno. Quando se achava nos tormentos, levantou os olhos e viu de longe Abraão e Lázaro em seu seio, e, exclamando, disse estas palavras: “Pai Abraão, tem piedade de mim e manda-me

Lázaro, a fim de que molhe a ponta do dedo na água para me refrescar a língua, pois sofro horrível tormento nestas chamas.”

Mas Abraão lhe respondeu: “Meu filho, lembra-te de que recebeste em vida teus bens e de que Lázaro só teve males; por isso, ele agora está na consolação e tu nos tormentos.”

Ademais, existe para sempre um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que queiram passar daqui para aí não o podem, como também ninguém pode passar do lugar onde estás para aqui.

Disse o rico: “Eu então te suplico, pai Abraão, que o mandes à casa de meu pai, onde tenho cinco irmãos, a dar-lhes testemunho destas coisas, a fim de que não venham também eles para este lugar de tormento.” — Abraão lhe retrucou: “Eles têm Moisés e os profetas; que os escutem.” “Não, meu pai Abraão,” — disse o rico: “Se algum dos mortos for ter com eles, farão penitência.” — Respondeu-lhe Abraão: “Se eles não ouvem a Moisés, nem aos profetas, também não acreditarão, ainda mesmo que algum dos mortos ressuscite.” (Lucas, 16:19 a 31.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Ilustração de “O homem rico e Lázaro” por Gustavo Doré

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Rich_man_and_Lazarus#mediaviewer/File:Gustave_Dore_Lazarus_and_the_Rich_Man.jpg

 

 

O tigre

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            O entrevistador ouvia as queixas do consulente, no serviço de atendimento fraterno, no Centro Espírita:

            – O problema é a minha mulher. Mal-humorada, neurótica, agressiva, vive a tumultuar o ambiente do lar. Implica comigo, com os filhos, com a serviçal, com os vizinhos, com os cachorros… É um tormento!

            – Meu amigo – ponderava o atendente –, não seria razoável considerar a virtudes de sua esposa, deter-se nos aspectos positivos de seu comportamento, a favorecer o entendimento? Há um princípio de psicologia segundo o qual as pessoas comportam-se da maneira como as vemos. Identificar virtudes é uma forma de desenvolvê-las. Estar sempre apontando mazelas e imperfeições é a melhor maneira de exacerbá-las.

            O consulente arregalou os olhos, surpreendido com aquela tentativa de conciliação em relação ao que lhe parecia inconciliável, e disparou:

            – O senhor fala assim porque não conhece minha mulher. Duvido fosse esse o seu discurso se passasse uma semana com ela!

            O entrevistador sorriu, paciente.

            – Se a sua esposa fosse vitimada por grave enfermidade, o que o senhor faria? Criticaria sua condição? Exigiria que se curasse?

            – Claro que não! Seria um criminoso se o fizesse. É a mãe de meus filhos e por sinal cuida muito bem deles.

            – Ótimo. Assim considerando, já imaginou que sua esposa está enferma, com um tipo grave de doença?

            – Como assim?

            – Doença da alma, meu amigo. Pessoas irascíveis, agressivas, têm a alma enferma. São mais carentes de auxílio do que a vítima de enfermidade física. Esta pede cuidados. O doente da alma pede mais que isso: paciência, tolerância, compreensão… Imagine um alienado mental a xingá-lo e maltratá-lo. Certamente você relevará, considerando sua insanidade. Por que não fazer o mesmo com sua esposa?

            – Só há um detalhe. Minha mulher não é um doente mental. Sabe muito bem o que faz. Por isso irrito-me com ela.

            – Sim, ela pode ter consciência de suas ações, porém não tem controle sobre suas emoções, incapaz de discernir, de conter seus impulsos. O tigre que ainda existe em nós, resíduo de estágios primitivos da animalidade, acorda com facilidade nela, levando-a a exercitar essa agressividade, uma insanidade momentânea, com a qual fere as pessoas do círculo familiar.

            – É uma boa imagem. O problema é que, em se tratando de minha mulher, o tigre nunca dorme.

            – Então trate de sedá-lo. Ninguém consegue ser agressivo o tempo todo, se durante todo o tempo convive com pessoas capazes de oferecer tranquilizantes como a serenidade e a brandura.

            Diz André Luiz que quando as pessoas perdem o controle, deixando-se dominar pela cólera, descem a estágios primitivos de comportamento, liberando uma agressividade perigosa, capaz de produzir estragos, como um tigre feroz a movimentar-se em espaço livre. A mídia vive a destacar ações criminosas induzidas pelo tigre:

            – O marido matou a esposa que o deixou.

            – O assaltante fuzilou a vítima que reagiu ao assalto…

            – O homem assassinou o motorista que provocou um acidente com seu carro...

            – O grupo de pessoas linchou o criminoso…

            – O filho apunhalou o pai…

            – A esposa jogou ácido no marido…

            – O aluno agrediu o professor…

            Os exemplos são incontáveis, sempre envolvendo o tigre à solta. Uma perguntinha, amigo leitor:

            – Por que metade dos casamentos acaba antes de completados sete anos?

            Certamente você evocará vários motivos, envolvendo pouca afinidade, divergência de ideias, incompatibilidade de gênios, dificuldades financeiras e até interferência da sogra.

            Esses e outros problemas estão apenas na periferia do furacão que destrói o casamento. O epicentro é o tigre que os cônjuges não conseguem manter adormecido. Quando ele acorda, marido e mulher falam e fazem o que é irreparável, acumulando tensões e ressentimentos que desembocam no divórcio.

            Por isso, o melhor que podemos fazer, nos momentos em que os ânimos se exaltam no lar, será seguir o sábio conselho:

            Orar muito e pedir a Deus, com todas as forças de nossa alma, que nos ajude a manter adormecido o tigre que mora em nós.

 

 

Caça ao Tigre. Óleo sobre tela por Peter Paul Rubens

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peter_Paul_Rubens_110.jpg

Acesso em 08-02-2015 às 20 hs.

 

 

Convite-Lançamento dia 23 fevereiro em São Paulo

Biografia de Divaldo Franco, escrita pela jornalista Ana Landi

 

Com uma tiragem de 40 000 exemplares e escrita pela jornalista Ana Landi, será lançada em 23 fevereiro a biografia do médium Divaldo Franco, baiano de 88 anos que se comunica com os espíritos desde os quatro anos, já psicografou 300 livros e adotou 700 crianças.

O baiano Divaldo Franco já pagou um alto preço por comunicar-se e interagir com espíritos.  Sempre foi uma figura famosa no movimento espírita. Curiosamente, sua vida e suas obras ainda seguem pouco conhecidas entre os que têm pequeno contato com a doutrina.

Divaldo Franco: A trajetória de um dos maiores médiuns de todos os tempos é a primeira biografia jornalística do orador. É o resultado de entrevistas realizadas nos últimos dois anos. A ideia é apresentar o Espiritismo e uma história maravilhosa e singular aos que ainda têm pouco conhecimento do tema, atraindo interesses e, quem sabe, adeptos.

Direitos autorais doados à Mansão do Caminho.

Divaldo autografa o livro em SP no dia 23 de fevereiro, Livraria Saraiva Shopping Paulista, das 18 h às 22h, autógrafos limitados a 800 pessoas e condicionados à retirada de pulseiras entregues no mesmo dia e local do evento, a partir das 12 h.

              Abraço-Jorge Moehlecke

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke [[email protected]])

 

 

Conferência com Juselma M. Coelho no

Grupo Espírita Allan Kardec de Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Seminário sobre Cura

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

Conferências programadas com Divaldo Pereira Franco

Cartagena, Colômbia

 

 

 

 

(Informação recebida em email de C. E. E. J. A. [[email protected]])

 

 

CEA. Cursos de Espiritismo 2015

Buenos Aires, Argentina

 


Seguinos

 

 

 

 

 

 



(Informação recebida em email de CEA [[email protected]]; em nome de; CEA [[email protected]])

 

 

Palestras com Haroldo Dutra Dias na Mansão do Caminho

Salvador, BA

 

 

HAROLDO DUTRA DIAS NA MANSÃO DO CAMINHO

 

- Palestra dia 21/03/2015 de 20:00 as 21:30 - Tema: Vivendo o Evangelho
- Palestra dia 22/03/2015 de 08:30 as 10:30 - Tema: Pensamento e Vida

 

PARTICIPE!!!

 

Abraços,

Lucas Milagre

 

(Informação recebida em email de Ana Maria Spranger Luiz [[email protected]])

 

 

Conferência no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 13 de fevereiro de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema JUVENTUDE COM DEPRESSÃO?

Depressão na juventude, será abordado o tema à luz da doutrina espírita.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Palestra no G.E. Humberto de Campos

Rio de Janeiro, RJ

 

Queridos irmaos e irmas, boa tarde.

 No dia 11/02, as 20 horas, o Grupo Espirita Humberto de Campos (GEHC) receberah o nosso irmao Wanderley Alves, orador espirita e trabalhador do G E Maria Vaz.

 Na ocasiao, o citado irmao levarah o tema Culto no Lar a Luz do Espiritismo.

 O GEHC fica na Rua Licinio Barcelos, 168, em Iraja (Rio de Janeiro - RJ)

 Um fraterno abraco a todos

 Andre Luiz Gadelha

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Seminário sobre Prática e Dinamização na Evangelização no CETJ

Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestras com lançamento de livro por Wilson Garcia

São Paulo, SP

 

08 de março (domingo) - 10:00 horas

Grupo Espírita Batuíra

Rua Caiubí, 1306 - Perdizes - São Paulo - SP

Responsável: Ronaldo Lopes

 

09 de março (segunda) – 20:00 hs

Centro Espírita Irmãos da Nova Era

Rua Martim Affonso, 78

Belenzinho - São Paulo - SP

Responsável: Conde

 

11 de março (quarta feira) - 20:00 hs

CEAK - Centro Espírita Allan Kardec

Rua Rio de Janeiro, 31

Vila Belmiro - Santos/SP

Responsável: Regina Pedron

 

12 de março (quinta feira) – 20:00 hs

C.E.E. José Herculano Pires

Rua Alicante 389 - Penha - São Paulo - SP

E-mail de Visão Internet - CPDoc_lançamento do livro: Os Espíritos Falam. Você ... Página 1 de 2

https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=4ffe490a1a&view=pt&search=inbox&ms... 07/02/2015

Responsável – Mauro

 

13 de março (sexta feira) - 20:00 hs

CE Gabriel Ferreira

Rua Kaneda, 474 - Vila Maria - São Paulo/SP

Responsável - Alda

 

14 de março – Reunião do CPDoc

Rua Muniz de Sousa, 492, apto 41

Aclimação - São Paulo – SP

(Informações recebidas em email de Wilson Garcia)

 

 

Programações do C.E.  Amor e Caridade

Franca, SP

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informações recebidas em email de Use Franca)

 

 

Vídeo sobre lançamento de Emanuel Cristiano em

Paulínia, SP

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=FBctrT52lWo

 

 

(Informação em email de Ana Maria Checchinato [[email protected]])

 

 

Desobsessão

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Bênçãos de Amor. Lição nº 07. Página 35.

 

O amigo menos feliz da Espiritualidade, ao qual tantas vezes gravamos com o pejorativo de “Obsessor”, é sempre uma afeição que se transfigurou na retaguarda, metamorfoseando amor em ódio e simpatia em desacordo.

É sempre a criatura que anexamos ao distrito espiritual de nossos próprios interesses e esperanças.

Não se transformará em definitivo por força de palavras que possamos pronunciar, e nem se anestesiará ao contato de promessas que venhamos a formular.

É sempre a criatura que nos observará, quanto às idéias e planos de melhoria e elevação que anunciamos.

Possivelmente, em muitas ocorrências, respeitará a autoridade e a influência de benfeitores que nos advoguem a causa de libertação e paz, reajuste e segurança, mantendo-se, porém, transitoriamente à distância.

Entretanto, mesmo de longe, os amigos categorizados na condição que examinamos, prosseguem policiando-nos a vida e assinalando-nos os passos.

Por isso mesmo, desobsedar-se será, antes de tudo, servir e servir, servir sem propósito de obter qualquer retribuição, servir por amor para demonstrarmos o proveito das lições de aperfeiçoamento em que vamos evoluindo.

Não nos esqueçamos. Os adversários que levantamos contra nós mesmos esperam por nós na seara do trabalho e da benção.

O suor que derramamos no dever a cumprir ser-lhes-á a certidão de nosso burilamento e as lágrimas que vertamos, no auxílio do próximo, serão as faíscas de luz que nos clarearão o caminho, do qual partilharão todos eles, tanto quanto nós mesmos , transformados e reconduzidos às leis de harmonia que nos governam.

Filhos, repitamos:

- “Auxiliar aos outros é a forma de auxiliar-nos; desculpar é exonerar-nos do desequilíbrio que porventura ainda nos assinala o coração; suportando com paciência, seremos tolerados com a grandeza daqueles que nos supervisionam a jornada; amar e esquecer-nos é o processo de sermos lembrados nos suprimentos da Vida Superior e sempre mais amados para sermos, um dia, o Amor de Cristo que nos convidou à felicidade suprema, asseverando convincente: - “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Jesus curando o cego e mudo. Aquarela opaca por James Tissot.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_exorcizando_o_cego_e_mudo#mediaviewer/File:Brooklyn_Museum_-_The_Blind_and_Mute_Man_Possessed_by_Devils_(Le_d%C3%A9moniaque_aveugle_et_muet)_-_James_Tissot.jpg 

 

 

Disse o Excelso Mestre: “Eu e o Pai somos um”,

mas um não é o outro.

 

  São Cirilo, santo Atanásio e santo Agostinho são os teólogos principais que criaram e concretizaram a deificação ou a divinização de Jesus. Eles basearam-se muito para isso em algumas frases bíblicas, entre elas esta: “Eu e o Pai somos um”. (João 10: 30). Ao dizer essa frase, Jesus não está anulando a sua identidade e nem a de Deus. Cada um é cada um.

   A citada frase quer dizer que Jesus é um com o Pai em sintonia no modo de pensar e de ser dos dois. Isso porque Jesus se aperfeiçoou ou evoluiu muito fazendo sua pessoa entrar nessa sintonia divina. “Tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.” (Hebreus 5: 9). Isso que aconteceu com Jesus, um dia acontecerá conosco também. Caminhamos de nossa humanidade para uma semelhança com a divindade, para sermos também um com Deus tal qual o nosso maior Mestre. “A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17: 21).  Se o fato de Jesus ser um com o Pai pudesse significar que o Messias seja também Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade  passaria a ser Treze Pessoas: Jesus e mais os doze apóstolos!

  Os Elohim é que criaram em nome de Deus o nosso mundo, a Terra, e entre eles, Jesus. “Tudo foi criado por meio dele e para ele.” (Colossenses 1: 16). “... o homem se tornou um de nós” (Gênesis 3: 22). O pronome nós aqui representa os espíritos desencarnados ou Elohim, chefiados por Cristo, a Pedra. “... porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. (1 Coríntios 10: 4). A afirmação de que “nós” é plural majestático é forçada. Esses nossos argumentos são defendidos pelos renomados padres e grandes tradutores da Bíblia: Carlos Torres Pastorino e Hubeto Rohden.

   Mais uma tentativa dos teólogos para a divinização de Jesus: “...e vimos sua glória, glória como do unigênito do Pai.”  (João 1: 14). Em grego, a palavra é “monogenes”, na verdade não significa unigênito (único gerado), mas “criado sozinho”, por um só princípio e não por sizígia ou um par. (C. W. Leadbeater, “O Credo Cristão”, pag. 74, Ed. Pensamento, 1993). Cristo foi criado sozinho, pois foi o Primogênito ou o primeiro a ser criado. (Colossenses 1: 15). Leadbeater foi teósofo e padre da Igreja Católica Liberal, aquela que não aceitou as decisões do Concílio Ecumênico Vaticano I (1870).

  Não só Jesus, mas todos nós somos também filhos de Deus. Os teólogos dizem que só Jesus é Filho de Deus, porque nós fomos criados por Deus, enquanto que Ele foi gerado por Deus. Mas são Paulo nos ensina diferente: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8: 16).  Aliás, a Bíblia até diz que nós somos também deuses ou Elohim. “Vós sois deuses” (Salmo 82: 6; e João 10: 34).

  Eis mais um argumento dos teólogos para divinizarem Jesus: “Nele reside plenamente a divindade.” (Colossenses 2: 9). Acontece que todos nós vamos desfrutar desse privilégio: “Da plenitude Dele todos nós temos recebido e graça sobre graça.” (João 1: 16). 

  E termino com o próprio Jesus mostrando que Ele não é o Deus absoluto, mas o nosso maior Deus relativo: “...subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” (João 20: 17)!

 

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

Leonardo da Vinci - Virgin and Child with Ss Anne and John the Baptist.jpg

A Virgem e o Menino com Santa Ana e São João Batista. Desenho por Leonardo da Vinci

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Virgin_and_Child_with_St_Anne_and_St_John_the_Baptist

 

 

Homenagem

João Leão Pitta

(11-04-1875 / 11-02-1957)

 

 

João Leão Pitta

Nascido no dia 11 de abril de 1875, na Ilha da Madeira, Portugal e desencarnado no dia 11 de fevereiro de 1957, no Brasil.

João Leão Pitta fez os seus primeiros estudos em sua terra natal, cursando um colégio particular e alcançando um grau de instrução equivalente ao nosso curso secundário. Terminados esses estudos deliberou ir para o continente a fim de se aperfeiçoar e escolher uma carreira.

Nessa altura surgiu um imprevisto: seus pais alimentavam a ideia de fazer com que ele seguisse a carreira eclesiástica e se ordenasse padre católico. Entretanto, a sua propensão era norteada no sentido de ser admitido na marinha portuguesa. Não conseguindo estudar o que aspirava, veio para o Brasil sem o consentimento de seus pais, aportando no Rio de Janeiro com apenas 16 anos de idade e com quatrocentos réis no bolso.

Não tendo conhecidos nem parentes, empregou- se numa padaria, onde, pelo menos, tinha acomodação e alimentação. Não se sentindo bem na antiga Capital Federal, deliberou transferir- se para a cidade de Piracicaba, no Estado de S. Paulo, onde se casou com Da. Maria Joaquina dos Reis, de cujo consórcio teve 12 filhos. Posteriormente voltou para o Rio de Janeiro, onde se ocupou da profissão de tecelão, chegando a ser contramestre da fábrica.

Um acontecimento, no entanto, mudou o rumo de sua vida. Uma de suas filhas ficou bastante doente, e ele, sem recursos para sustentar sua numerosa prole e atender à enfermidade da filha, resolveu procurar um Centro Espírita. Não estava animado do propósito de haurir os benefícios doutrinários do Espiritismo, mas sim, de obter a cura de sua filha. Foi ali que conheceu um médium receitista.

Pitta tinha o hábito de discutir. Porém, o médium não admitia discussões com referência à Doutrina Espírita e deu- lhe alguns livros para que os lesse. Fez as primeiras leituras com manifesta má vontade, mas, aos poucos, foi tomando interesse e estudou as obras básicas da codificação kardequiana.

Com a desencarnação de três de suas filhas, vítimas de uma epidemia, sua esposa, cumulada de profundos desgostos, fez com que a família voltasse de novo para Piracicaba. Conhecedor do Espiritismo, não perdeu tempo e logo descobriu que, na cidade, as reuniões espíritas eram realizadas mais por curiosidade de que por apego aos estudos. Tomou então a deliberação de conclamar alguns amigos, demonstrando- lhes a responsabilidade moral de cada um, após o que conseguiu, em companhia de outros confrades, compenetrados do caráter sério e nobilitante da Doutrina dos Espíritos, fundar, no ano de 1904, a "Igreja Espírita Fora da Caridade não há Salvação", a pioneira das instituições espíritas da cidade.

Logo após a fundação do Centro Espírita, o clero católico moveu- lhe acerba campanha e, como decorrência não conseguiu emprego na cidade e ficou sem crédito por mais de um ano. Todos lhe negavam serviço, apesar de ser homem honesto e trabalhador. Nesse período crítico de sua vida, sua esposa costurava para ganhar algum dinheiro, conseguindo assim amparar a família e superar a crise.

Logo após, conseguiu arranjar emprego numa loja de ferragens de propriedade de Pedro de Camargo, que mais tarde se tornou o famoso Vinícius. Nessa firma trabalhou durante 20 anos, chegando a ser sócio interessado, tal a sua operosidade e honestidade à toda prova.

Nos idos de 1926-29, como pretendesse melhorar sua situação econômico- financeira, a fim de propiciar melhor educação para seus filhos, instalou uma fábrica de bebidas. Tudo ia bem. Porém, como estivesse sempre pronto a atender aos amigos e aos necessitados, impulsionado pelo seu bom coração, acabou perdendo tudo, mais de duzentos contos de réis, verdadeira fortuna naquele tempo. Viu- se então face à dura contingência de hipotecar sua própria moradia, perdendo- a por excesso de amor ao próximo.

Em 1930, resolveu trabalhar na divulgação do Espiritismo, fazendo propaganda e angariando assinaturas para a "Revista Internacional de Espiritismo" e para o jornal "O Clarim". Deixou o convívio sossegado de seu lar, de seus filhos, para viajar pelo Brasil, percorrendo centenas de cidades, pregando o Evangelho e disseminando aquelas publicações e as obras espíritas do grande missionário que foi Caírbar Schutel.

Em todas as cidades por onde passava, fazia suas pregações doutrinárias. Profundo conhecedor dos textos evangélicos, esmiuçava- os com profundidade e com bastante clareza, tornando- os inteligíveis para todos. Quando falava, suas palavras eram cadenciadas e precisas.

Nessa obra missionária viveu 21 anos ininterruptos, percorrendo vários Estados do Brasil, notadamente Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os transportes por ele utilizados eram dos mais precários. Muitas vezes fazia longas caminhadas a pé, a cavalo, de trem, de caminhão e de ônibus, alimentando- se e dormindo mal. Tinha imenso prazer em atender aos convites que lhe eram formulados e, sentindo- se sempre inspirado pelo Alto, levava o conhecimento de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" a milhares de pessoas e lares. Fez milhares de conferências em Centros Espíritas, praças públicas e cinema.

Nessas extensas caminhadas, algumas de muitos quilômetros, auxiliava os mais necessitados com os recursos que ia amealhando. Socorria muitas pessoas, sem distinção de crença religiosa, dando- lhes dinheiro para consultar médicos, comprar óculos, adquirir mantimentos e para outros fins.

Era modesto no trajar. Possuía longas barbas brancas e a criançada o chamava de Papai Noel, pois também sabia brincar com as crianças e orientá- las. Sofria sempre calado, sem lamúrias, cônscio de que os sofrimentos na Terra são oriundos de transgressões cometidas em vidas anteriores.

Com a idade de 75 anos, foi acometido de pertinaz enfermidade e submetido a delicada intervenção cirúrgica, vindo a desencarnar 6 anos mais tarde.

 João Leão Pitta deixou várias monografias inéditas.

 

(Texto Copiado do site Feparana)

G.E. Fora da Caridade não há Salvação, fundado por João Leão Pitta. Piracicaba, SP

Imagem/fonte: http://www.usepiracicaba.com.br/institucional/casa-espirita?id=20

Pedro de Camargo (Vinicius) se tornou espírita por influência de João Leão Pitta. Imagem internet

 

Cairbar Schutel (Foto) fundador de O Clarim, editora espírita em Matão, SP .

João Leão Pitta era amigo de Cairbar Schutel e trabalhava divulgando e angariando assinaturas

 para O Clarim e Revista Internacional do Espiritismo. Foto de O Clarim

 

 

Homenagem

Meu convívio com Leão Pitta

 

Escrito por Raymundo Espelho

 

 

João Leão Pitta

 

Quando criança, participávamos das aulas de evangelização cristã no Centro Espírita Bezerra de Menezes, em Catanduva, interior de São Paulo. Na época, o livro-base usado pelas casas espíritas quase sempre era um dos clássicos de Eliseu Rigonatti, 52 lições de catecismo espírita. Lembro-me do autor ter nos visitado, ministrando-nos inclusive aulas que nos ajudaram a sedimentar os conhecimentos doutrinários. Era época em que iniciávamos os estudos escolares.
De lá para cá fizemos inúmeras amizades no meio espírita, muitas delas mantidas até hoje. Foi naquela época que tivemos a grata satisfação de conhecer um grande divulgador espírita, amigo inclusive de Cairbar Schutel e de José Herculano Pires. Seu nome: João Leão Pitta.
Fora numa daquelas manhãs de domingo de evangelização cristã. Ele era representante da Casa Editora O Clarim, editora de Matão responsável pelo jornal O Clarim e a Revista Internacional de Espiritismo e percorria grande parte do território brasileiro, o que contribuía para sua felicidade de bom cristão e a de muitos de nós.
Com sua presença marcante e enigmática, Leão Pitta nos contou histórias maravilhosas e bem apropriadas para nossas idades. Em seguida, vinham as recreações, quando a meninada ria muito e se soltava.
O grande momento acontecia quando ele se sentava em uma cadeira e diante dele fazíamos fila, meninos e meninas, para montarmos 'cavalinho' em seus joelhos, quando ele, divertindo-se, simulava uma corrida.
Alisando suas barbas embranquecidas, que chegavam perto da cintura, nos entretínhamos naqueles momentos que brincavam com a nossa imaginação.
Pitta reencarnou para esta existência no dia 14 de abril de 1875 na Ilha da Madeira, em Portugal, e desencarnou no Brasil em 11 de fevereiro de 1957, destacando-se por sua inteligência e dinamismo.
Quando completou 16 anos de idade, seus pais insistiram para que ele se ordenasse padre. Mas em vez disso, preferiu migrar para o Brasil, onde se casou com Maria Joaquina dos Reis e teve 12 filhos. Em virtude de epidemia da época, três filhas do casal desencarnaram. Mais tarde, já adulto e com meus filhos crescidinhos, vim a conhecer uma das filhas do casal. Morava em Itanhaém, litoral de São Paulo, e casada com Kardec Rangel Veloso.
Mas a enfermidade de uma de suas filhas quando ainda pequenas foi o que fez com que Pitta procurasse um centro espírita para tratamento pela mediunidade de cura. Em pouco tempo, a melhora e depois a cura da filha levaram-no a repensar a sua repulsa pelo espiritismo. Ele que sempre relutara em ler livros espíritas, passou a aceitá-los e a lê-los com interesse, captando seus ensinamentos com extrema facilidade.
Tomando conhecimento sobre a doutrina, sem perda de tempo, passou a divulgá-la e em pouco tempo a escrever livros, fazer palestras, frequentar reuniões de estudos e mediúnicas.
A primeira palestra espírita que o Herculano Pires assistira foi através de Leão Pitta, em Marília, no interior paulista. Gostou tanto que se tornou seu grande amigo e admirador. Posteriormente Herculano o denominou de "O Apóstolo do Espiritismo no Brasil".
Requisitado, Leão Pitta realizava palestras, principalmente pelo interior de São Paulo, onde certa feita, em uma de suas explanações em Botucatu, Marino Oliveira Lobo, outro grande divulgador da doutrina, teceu comentário discordando de uma de suas citações. Este, com raciocínio rápido e aproveitando para descontrair a plateia, engatou: "Não te esqueças, meu amigo, se tu és um Lobo e eu ainda sou um Leão".
Além de Cairbar e Herculano Pires, outro nome de referência na história do espiritismo faz parte das experiências em vida de Leão Pitta.
É que logo depois de fundar um centro espírita em Cerqueira César, ele começou a sofrer perseguições, que lhe fecharam todas as oportunidades de emprego. Nesse período crítico, sua esposa costurava para ganhar algum dinheiro. E foi numa loja de ferragens em Piracicaba que ele voltou a tirar o ganha-pão, permanecendo ali trabalhando por 20 anos. Pedro de Camargo, o reconhecido autor espírita de cognome Vinicius, foi quem lhe ofereceu o apoio no momento crítico, e com quem teve depois oportunidade de convívio, trocas e realizações.
Um a um, os trabalhadores foram chegando, escrevendo suas histórias, dando nome a inúmeras casas espíritas e deixando em nós ensinamentos e lembranças. Algumas inesquecíveis.

 

Publicado no jornal Correio Fraterno- edição 458 - julho/agosto2014

 

Correio Fraterno

www.correiofraterno.com.br

 

(Texto Copiado do site Correio Fraterno)

Eugenia Pitta Velloso, filha de João Leão Pitta,  no casamento com Kardec Rangel Velloso, na foto.

Fotos do arquivo de Maria Aparecida Bergman cedidas para Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]