Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/05-02-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

04-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/04-02-2015.htm    

03-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/03-02-2015.htm

02-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/02-02-2015.htm

31-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/31-01-2015.htm

30-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/30-01-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XV,  8 -9

Fora da caridade não há salvação

 

 

Fora da Igreja não há salvação. Fora

da verdade não há salvação

 

     8. Enquanto a máxima — Fora da caridade não há salvação — assenta num princípio universal e abre a todos os filhos de Deus acesso à suprema felicidade, o dogma — Fora da Igreja não há salvação — se estriba, não na fé fundamental em Deus e na imortalidade da alma, fé comum a todas as religiões, porém, numa fé especial, em dogmas particulares; é exclusivo e absoluto. Longe de unir os filhos de Deus, separa-os; em vez de incitá-los ao amor de seus irmãos, alimenta e sanciona a irritação entre sectários dos diferentes cultos que reciprocamente se consideram malditos na eternidade, embora sejam parentes e amigos esses sectários. Desprezando a grande lei de igualdade perante o túmulo, ele os afasta uns dos outros, até no campo do repouso. A máxima — Fora da caridade não há salvação — consagra

o princípio da igualdade perante Deus e da liberdade de consciência. Tendo-a por norma, todos os homens são irmãos e, qualquer que seja a maneira por que adorem o Criador, eles se estendem as mãos e oram uns pelos outros. Com o dogma — Fora da Igreja não há salvação, anatematizam-se e se perseguem reciprocamente, vivem como inimigos; o pai não pede pelo filho, nem o filho pelo pai, nem o amigo pelo amigo, desde que mutuamente se consideram condenados sem remissão. É, pois, um dogma essencialmente contrário aos ensinamentos do Cristo e à lei evangélica.

     9. Fora da verdade não há salvação equivaleria ao Fora da Igreja não há salvação e seria igualmente exclusivo, porquanto nenhuma seita existe que não pretenda ter o privilégio da verdade. Que homem se pode vangloriar de a possuir integral, quando o âmbito dos conhecimentos incessantemente se alarga e todos os dias se retificam as ideias? A verdade absoluta é patrimônio unicamente de Espíritos da categoria mais elevada e a humanidade

terrena não poderia pretender possuí-la, porque não lhe é dado saber tudo. Ela somente pode aspirar a uma verdade relativa e proporcionada ao seu adiantamento. Se Deus houvera feito da posse da verdade absoluta condição expressa da felicidade futura, teria proferido uma sentença de proscrição geral, ao passo que a caridade, mesmo na sua mais ampla acepção, podem todos praticá-la. O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo a salvação para todos, independente de qualquer crença, contanto que a Lei de Deus seja observada, não diz: Fora do Espiritismo não há salvação; e, como não pretende ensinar ainda toda a verdade, também não

diz: Fora da verdade não há salvação, pois que esta máxima separaria em lugar de unir e perpetuaria os antagonismos.

 

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

Divaldo Pereira Franco. Natal na Mansão do Caminho, Salvador, BA.

 

 

 

Estudo das parábolas de Jesus

 

Por Ivan Franzolim


Os evangelhos relatam 48 parábolas apresentadas por Jesus.
Lucas mostra 34, Mateus 25, Marcos 7 e João apenas 2.

 

Uma parte importante dos ensinamentos de Jesus, foi constituída por parábolas que significa “comparação” ou ainda “colocar uma coisa de lado de outra”. Cerca de 30% das palavras dos evangelhos sinóticos são de alegorias, ditos parabólicos e parábolas. Embora não fosse novidade o uso desta técnica, a análise leva a crer que ele a usou com mais propriedade e em maior quantidade, comparativamente aos outros livros da bíblia.

Este modo de expor tem sido entendido como uma técnica pedagógica, cujo objetivo é apresentar um raciocínio e uma conclusão, por detrás de uma breve narração, facilitando sua memorização e permitindo que o ensinamento de fundo, possa surgir gradativamente na mente dos ouvintes, até a sua plena compreensão.

Parábolas foram usadas por Jesus como uma forma mais eficaz de ensinar verdades desconhecidas por meio de verdades e fatos conhecidos.

Pode ser considerada também, como uma forma de deixar escondido um ensinamento para aqueles que ainda não apresentam condições de entendimento e, concomitantemente, evitar um certo desgaste a Jesus, gerado no hábito, comum daquela época e povo, de se discutir a obediência das leis mosaicas.

A correta interpretação das parábolas possibilita o fenômeno da sua aplicação universal em todos os tempos, adaptada às situações análogas.

Pesquisas no âmbito da comunicação constataram que o maior obstáculo à compreensão de uma mensagem é a tendência dos homens em pré julgar. Nesse sentido, a parábola possui a grande vantagem de não predispor os ouvintes a censura prévia, facilitando sua assimilação.

Nenhuma parábola está presente nos quatro evangelhos, 5 aparecem em três, 11 em dois e 33 em apenas um evangelho.

A definição de parábola é "narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca, por comparação, outras realidades de ordem superior ou moral". De suas características, surge uma força que leva o ouvinte a refletir sua conclusão. Um bom exemplo de parábola do antigo testamento está em II Samuel 12:1-14, conhecida como "o profeta Natan repreende a Davi".

De maneira geral, a parábola difere da alegoria por ser mais extensa e exigir maior coerência e plausibilidade entre seus elementos. Alegoria é a exposição de um pensamento sob forma figurada (metáfora) ou uma seqüência de metáforas que significam uma coisa nas palavras, outra no sentido. Alguns autores adotam também o termo símile que quer dizer comparação de coisas semelhantes. "Vós sois a luz do mundo" é uma metáfora; "como um cordeiro mudo diante daquele que o tosquia" é um símile. "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, ficará só, mas se morrer, produzirá muito fruto" [João 12:24] é uma alegoria.

Em comparação com as parábolas judaicas, as de Cristo possuem a diferença fundamental de forçarem o ouvinte a tomar uma posição sobre o assunto. Sua estrutura impele as pessoas a refletirem sobre sua conclusão. Existe um aspecto positivo que parece sobressair em relação aos demais. É seu poder de invadir o tempo e as gerações, despertando o mesmo interesse (senão maior), permitindo sempre que os homens possam ampliar, a cada instante, o sentido dos ensinamentos que transmite. Por tudo isso, bom proveito! Escolha uma parábola para ler e boas reflexões.

No Novo Testamento, as cartas de Paulo não apresentam parábolas propriamente ditas, mas narrativas alegóricas ou enigmáticas, como o ladrão à noite e a mulher prestes a dar à luz (I Ts. 5:2 ss), o grão de trigo (I Co. 15:37-38, 42-44); ilustrações agrícolas (I Co. 3:6 ss; Gl. 5:22 ss)', os crentes como membros do corpo de Cristo (I Co. 12:12 ss; Rm. 12:4 ss).

Apesar de o Antigo Testamento ser mais extenso que o Novo Testamento, ele possui apenas onze parábolas escritas com estilo mais simples e menos estruturado. Isso evidência uma característica e preferência didática nos discursos de Jesus.

 

Parábolas no Antigo Testamento:

1. Os moabitas e os israelitas. O narrador foi Balaão, no monte Fisga (Neemias 23:24).

2. As árvores que escolheram um rei. Foi contada por Jotão, no monte Gerizim (Juízes 9:7-15).

3. A ovelha e o pobre. Foi narrada pelo profeta Natã, em Jerusalém (II Samuel 12:1-5).

4. O conflito entre irmãos. Uma mulher de Tecoa contou-a em Jerusalém (II Samuel 14:9).

5. O prisioneiro que escapou. Apresentada por um jovem profeta, perto de Samaria (I Reis 20:25-49).

6. O espinheiro e o cedro. O rei Joás a contou, em Jerusalém (II Reis 14:9).

7. A videira que deu uvas bravas. Isaías contou essa parábola, em Jerusalém (Isaías 5:1-7).

8. As águias e a vinha (Ezequiel 17:3-10).

9. Os filhotes de leão (Ezequiel 19:2-9).

10. O caldeirão fervente (Ezequiel 24:3-5).

11.  Israel como  o vinha perto  da  água (Ezequiel 24:10-14). 


 

As 48 parábolas de Jesus

 

Parábolas

Lucas

Mateus

Marcos

João

1

Vinho novo em odres novos

5:36-39

9:16-17

2:21-22

 

2

A casa sobre a rocha

6:47-49

7:24-27

 

 

3

A geração de hoje

  7:31-35

11:16-19

 

 

4

O semeador

  8:  4-  8

13:  3-  9

  4:  3-  9

 

5

O espírito impuro volta à casa

11:24-26

12:43-45

 

 

6

O ladrão

12:39-40

24:43-44

 

 

7

O criado fiel e prudente

12:41-48

24:45-51

 

 

8

Diante do juiz

12:58-59

  5:25-26

 

 

9

O grão de mostarda

13:18-19

13:31-32

  4:30-32

 

10

O fermento

13:20-21

13:33

 

 

11

Banquete para os pobres

14:15-24

22:  2-14

 

 

12

A ovelha desgarrada

15:  1-  7

18:12-14

 

 

13

Dez moedas ou Cem Dracmas (talentos)

19:11-27

25:14-30

 

 

14

Os maus vinhateiros

20:  9-18

21:33-46

12:  1-12

 

15

A figueira que secou

21:29-31

24:32-33

13:28-29

 

16

A semente que brota da terra

 

 

  4:26-29

 

17

O porteiro vigilante

 

 

13:33-37

 

18

O joio entre o trigo

 

13:24-30

 

 

19

O tesouro escondido

 

13:44

 

 

20

A pérola preciosa

 

13:45-46

 

 

21

A rede

 

13:47-50

 

 

22

Coisas novas e velhas

 

13:52-53

 

 

23

O devedor implacável

 

18:23-35

 

 

24

Os trabalhadores da vinha

 

20:  1-16

 

 

25

Os dois filhos

 

21:28-32

 

 

26

As dez virgens

 

25:  1-13

 

 

27

O juízo final

 

25:31-46

 

 

28

Os dois devedores

  7:41-43

 

 

 

29

O bom samaritano

10:29-37

 

 

 

30

O amigo que chega de viagem

11:  5-  8

 

 

 

31

O rico sem juízo

12:16-21

 

 

 

32

O retorno do senhor

12:35-28

 

 

 

33

A figueira estéril

13:  6-  9

 

 

 

34

A porta estreita

13:24-30

 

 

 

35

A escolha dos lugares

14:  8-11

 

 

 

36

A escolha dos convidados

14:12-14

 

 

 

37

A edificação da torre

14:28-30

 

 

 

38

que vai guerrear

14:31-33

 

 

 

39

A moeda perdida (dracma)

15:  8-10

 

 

 

40

O filho pródigo

15:11-32

 

 

 

41

O administrador infiel

16:  1-  8

 

 

 

42

O rico avarento e Lázaro

16:19-31

 

 

 

43

O dever dos criados

17:  7-10

 

 

 

44

A viúva e o  juiz

18:  1-  8

 

 

 

45

O fariseu e o publicano

18:  9-14

 

 

 

46

As dez minas

19:11-27

 

 

 

47

O bom pastor

 

 

 

10:  1-16

48

A videira e os ramos

 

 

 

15:  1- 10

 

TOTAIS

34

25

7

2

 

Existem alegorias (metáforas curtas) que podem ser confundidas com parábolas, como: Mateus 9:15-17.

 

Você pode ler outras matérias do autor no blog: http://franzolim.blogspot.com.br/

 

(Texto recebido em email de Ivan Franzolim)

 

 

Prof. Daniel Rossi. Palestra homenageando Dra. Marlene Nobre

Assista em 3 vídeos acessando nos links abaixo

 

Palestra sobre trabalho Dra Marlene Nobre - 1

http://youtu.be/QHWIwtqlD2U

Palestra sobre trabalho Dra Marlene Nobre - 2

https://www.youtube.com/watch?v=lvNWDlhohIM

Palestra sobre trabalho Dra Marlene Nobre - 3

https://www.youtube.com/watch?v=g1S525MBNd8&feature=youtu.be

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

Reuniões de Fraternidade 2015

Macaé, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra com Cássio Branco de Araújo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Atendimento Fraterno no Lar Francisco de Assis

Macaé, RJ

 

             O ATENDIMENTO FRATERNO no LAR FRANCISCO DE ASSIS, consiste em acolher a pessoa que busca a Casa Espírita, proporcionando, em caráter privativo, através do diálogo  a  oportunidade de expor suas dificuldades, angústias, dúvidas, conflitos  e problemas, fornecendo-lhe breves orientações, baseadas no evangelho de Jesus.

  Quando necessário, a pessoa atendida é encaminhada, se assim desejar, aos recursos  que o LFA possui, como estudos doutrinários e tratamento espiritual.

               “ O ATENDIMENTO FRATERNO, não se propõe a resolver desafios nem as dificuldades, eliminar doenças nem os sofrimentos, propor ao participante os meios hábeis para a própria recuperação".   

( Joanna de Ângelis )

 

Venham participar do nosso ATENDIMENTO FRATERNO.

Todas as TERÇAS FEIRAS as 18:30.

( Rua Dr. Télio Barreto 554a, centro - Macaé ) 

 (Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra com Dr. Izaías Claro

Rancharia, SP

 

PALESTRA  NO 

CENTRO  ESPÍRITA  “JOANA  D’ARC”

Rua Allan Kardec, 828 – Rancharia

11 de fevereiro, sábado, às 20 horas

Orador: IZAIAS CLARO, de Osvaldo Cruz – SP

Tema: “Influência oculta dos Espíritos sobre os nossos pensamentos e sobre as nossas ações

Imagem inline 1

Izaias Claro

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra com Richard Simonetti no Maria Dolores

Jales, SP

 

 

Estamos convidando a todos para participarem conosco desta interessante palestra com o caro escritor e orador espírita.

tema: "Quem tem medo da morte?"

Tudo o que você gostaria de saber sobre

·    acidentes fatais

·    mortes violentas

·    suicídio

·    cremação

·    velório

·    cemitério

·    morte de crianças

·    desligamento

·    corpo espiritual

·    vida espiritual

·    morte súbita

 NÃO PERCA!

Será no Maria Dolores, a Casa de Madô

Domingo, dia 8 de fevereiro, as 19h30min

Endereço: Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu, Jales-SP.

SEJAM TODOS BEM VINDOS

 

Participação no Movimento Espírita de Richard Simonetti

Nascimento:  Bauru SP, em 10.10.35

Pais espíritas: Francisco Simonetti e Adélia Marchioni Simonetti

Casado com Tânia Regina Moreira de Souza Simonetti.

Tem quatro filhos: Graziela, Alexandre, Carolina e Giovana

Funcionário aposentado do Banco do Brasil S.A.

 Escritor espírita com 57 livros publicados.

Destaque: Quem Tem Medo da Morte?,  240.000 exemplares vendidos.

Colaborador de jornais e revistas espíritas, notadamente Reformador, Folha Espírita e, Revista Internacional de Espiritismo.

Expositor Espírita, tem percorrido todos os Estados brasileiros e alguns países, em palestras doutrinárias.

 Residência: Bauru.

Participação na cidade:

Diretor do C.E. Amor e Caridade, que sustenta largo trabalho doutrinário e assistencial.

Fundador e dirigente do Clube do Livro Espírita de Bauru e pioneiro na divulgação desse movimento.

 

 

 (Informações recebidas em email de Adelvair David)

 

 

Palestra com Adriano Marques no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de 

 

ADRIANO MARQUES,

 

de Guarulhos (Boa Nova), no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 04 de fevereiro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça o Esperanto
(www.esperanto.org.br)

 

Adriano Marques. Foto Ismael Gobbo

 

(Informação recebida em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra com Dr. Izaías Claro

Jundiaí, SP

 

Bom Dia Amigos da Fraternidade !

 

Inaugurando o ciclo de palestras de 2015 em Nossa Casa, teremos no  próximo dia 21 de Fevereiro, sábado, às 20:00 hs, a apresentação de Izaias Claro,  aqui, na Fraternidade Espírita Evangélica de Jundiaí.

 Endereço: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 140, Jundiaí - SP -  Brasil

O Tema da palestra a ser proferida será:

 

                        "AMA-TE" !!!

 

Convidamos a todos a aproveitar esta oportunidade de aprendizado e confraternização. O ano passado tivemos casa cheia e, com certeza, este ano não será diferente.

 

Aguardamos a todos !

 

Muita Luz e Abraços Fraternos !

  

 

Departamento de Divulgação do Fraternidade

 

(Informação recebida em email de Vera Filgueira)

 

 

Informações do COBEM

Salvador, BA

 

 


​COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

Informações: (71) 33560256

Curtam a FanPage da Cobem com muito amor

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Visitem o site da Cobem com muito amor

www.cobem.org.br

 

(Informações recebidas em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo da USE/SP

Santos, SP

 

ACESSE TODAS AS INFORMAÇOES AQUI:

http://congressousesp.com.br/

 

Monumento aos Andradas. Praça da Independência, Gonzaga, Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Leia o jornal Mensageiro Estrela

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Acesse aqui:

https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=3A72EE5E2A1E824F&resid=3A72EE5E2A1E824F!330&app=WordPdf&authkey=!ADT2j4wcpt5OdMQ

 

 

 

Informações da Associação Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=b3c975f9-18a1-483b-886f-0f8b52688b89&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

Teu lugar

 

Surgem lances obscuros na existência, nos quais aflições dispensáveis nos visitam o espírito, no pressuposto de que nos achamos fora do plano que nos é próprio.

Quiséramos impensadamente exercer a função de outrem, e ao mesmo tempo, solicitar que outrem se encarregue da nossa.

Isso, porém, seria tumultuar a Ordem Divina.

Não ignoramos que os Emissários do Senhor nos conhecem de sobra aptidões e recursos. Qual ocorre aos engenheiros responsáveis por edificações determinada, que não instalariam o cimento em lugar do vidro, os Organizadores da Vida não nos designariam posição estranha às nossas possibilidades de rendimento maior na construção do Reino de Deus.

Dentro do assunto, não nos será lícito esquecer que a promoção é ocorrência natural e elevar-nos de nível, mas promoção realmente aparece tão-só quando no melhoramos conquistando degraus acima.

A rigor, porém, urge reconhecer que nos achamos agora precisamente no ponto e no posto em que nos é possível produzir mais e melhor. A certeza disso nos fortalece a noção de responsabilidade, porquanto, cientes de que a Eterna Sabedoria nos permitiu desempenhar os encargos pelos quais respondemos perante os outros, podemos centralizar atenção e força, onde estivemos, para doar o máximo de nós mesmos, na máquina social de que somos peças.

Quando te ocorra o pensamento de que deverias ocupar outro ângulo no campo da atividade terrestre, asserena o coração e continua fiel aos deveres que as circunstâncias te preceituem, reconhecendo que, em cada dia, estamos na posição em que a Bondade de Deus conta conosco para o bem geral. Desse modo, para que as tuas horas se enriqueçam de paz e eficiência, no setor de ação que te cabe na Obra do Senhor, se trazes a consciência tranquila no desempenho das próprias obrigações, é forçoso te capacites de que és hoje o que és e te vês com quem te vês, no quadro em que te movimentas e na apresentação com que te singularizas, porque é justamente como és, com quem estás no lugar em que te situas e claramente como te encontras, que o Senhor necessita de ti.

Obra: ALMA E CORAÇÃO - FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER - Ditado pelo Espírito Emmanuel

(Recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

A beleza da artística escadaria do Cabildo, Assunção, Paraguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

Esperando a resposta de Deus

 

 

Aquela pequena comunidade de fazendeiros estava em dúvida sobre o que fazer. A seca arrastava-se há meses e parecia não ter fim.

Sofriam os animais, a plantação, os homens. A chuva, tão necessária, não chegava nunca.

Todos os dias, os habitantes do local olhavam o céu, à procura de nuvens que anunciassem a tão esperada visitante. Nada. Os dias passavam e o sol brilhava soberano, no céu azul.

Quando o problema se tornou mais urgente, o pastor da localidade achou que era tempo de se envolver um tanto mais e programou uma reunião de oração para pedir chuva.

Marcada a data e a hora, o povo começou a chegar, a pouco e pouco. Em breve, o pastor também chegou. Foi passando lentamente de grupo em grupo, cumprimentando a cada um.

Todas as pessoas que ele encontrou estavam conversando, apreciando a oportunidade de rever os amigos.

Quando, finalmente, o pastor se postou à frente da comunidade, o silêncio se fez. A reunião iria começar.

Neste exato momento, os olhos dele se dirigiram à primeira fila de bancos. Ali estava sentada uma garota de seus onze anos. O rosto brilhava de alegria, traduzindo a feliz expectativa.

Seus olhos pareciam antever as gotas de chuva que desceriam dos céus, escorrendo pela terra, encharcando-a.

Ao seu lado, havia um lindo guarda-chuva vermelho, pronto para ser usado.

A beleza da cena comoveu o pastor que sorriu, ao se dar conta da fé daquela menina. Uma fé que o restante das pessoas não manifestava.

Todos estavam ali porque ele os convidara a orar a fim de pedir chuva. Mas somente ela comparecera para presenciar a resposta de Deus.

*   *   *

Em certas pessoas, a fé parece de algum modo inata. Essa facilidade na certeza da existência de Deus, da Sua providência é sinal evidente de um progresso realizado. Algo que a criatura traz de vidas anteriores, nas quais cultivou essa certeza.

A fé sincera é empolgante e contagiosa. Comunica-se aos demais. Encontra palavras e gestos persuasivos que falam à alma.

A fé é humana ou Divina, conforme o homem aplica suas faculdades à satisfação das suas necessidades terrenas ou às aspirações celestiais e futuras.

Quando o homem de gênio se lança na realização de algum grande empreendimento, porque sente que pode chegar ao fim desejado, demonstra que tem fé em si mesmo.

A certeza que tem lhe faculta imensa força e ele triunfa. É a fé humana.

Quando o homem de bem deseja encher de nobres ações a sua existência, busca na sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária. É a fé Divina.

Esta é a fé que encaminha o homem para o bem. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, a fé forma uma trindade com a esperança e a caridade.

A fé promove a esperança no amparo de Deus. A fé dá o amor, que é o reconhecimento por todas as bênçãos.

*   *   *

A fé sincera e verdadeira é sempre calma. Faculta a paciência que sabe esperar.

A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança.

A fé robusta dá a perseverança, a energia e os recursos que fazem se vençam os obstáculos, assim nas pequenas coisas como nas grandes.

Em resumo, entende-se como fé a confiança que se tem na realização de uma coisa, a certeza de atingir determinado fim.

Quem a possui, caminha com absoluta segurança no mundo.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 
O guarda-chuva vermelho, recontada por Tânia Gray, 
do livro 
Histórias para o coração, de Alice Gray, 
ed. United Press e no cap. XIX, de 
O Evangelho segundo o Espiritismo, ed. FEB.
Em 4.2.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Chuva na Pedra Azul. Rota do Lagarto,  Município de Domingos Martins, ES. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-