Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 21 de fevereiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/21-02-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

20-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/20-02-2015.htm

19-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/19-02-2015.htm

18-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/18-02-2015.htm

17-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/17-02-2015.htm

16-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/16-02-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XVII,  1 - 2

Sede perfeitos

 

 

Caracteres da perfeição

 

     1. Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. Porque, se somente amardes os que vos amam, que recompensa

tereis disso? Não fazem assim também os publicanos? Se unicamente saudardes os vossos irmãos, que fazeis com isso mais do que outros? Não fazem o mesmo os pagãos? Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial. (Mateus, 5:44, 46 a 48.)

     2. Pois que Deus possui a perfeição infinita em todas as coisas, esta proposição: “Sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial”, tomada ao pé da letra, pressuporia a possibilidade de atingir-se a perfeição absoluta. Se à criatura fosse dado ser tão perfeita quanto o Criador, tornar-se-ia ela igual a este, o que é inadmissível. Os homens a quem Jesus falava não compreenderiam essa nuança, pelo que Ele se limitou a lhes apresentar um modelo e a dizer-lhes que se esforçassem pelo alcançar.

     Aquelas palavras, portanto, devem entender-se no sentido da perfeição relativa, a de que a Humanidade é suscetível e que mais a aproxima da Divindade. Em que consiste essa perfeição? Jesus o diz: “Em amarmos os nossos inimigos, em fazermos o bem aos que nos odeiam, em orarmos pelos que nos perseguem.” Mostra Ele desse modo que a essência da perfeição é a caridade na sua mais ampla acepção, porque implica a prática de todas as outras virtudes.

     Com efeito, se se observam os resultados de todos os vícios e, mesmo, dos simples defeitos, reconhecer-se-á nenhum haver que não altere mais ou menos o sentimento da caridade, porque todos têm seu princípio no egoísmo e no orgulho, que lhes são a negação; e isso porque tudo o que sobre-excita o sentimento da personalidade destrói, ou, pelo menos, enfraquece os elementos da verdadeira caridade, que são: a benevolência, a indulgência, a abnegação e o devotamento. Não podendo o amor do próximo, levado até o amor dos inimigos, aliar-se a nenhum defeito contrário à caridade, aquele amor é sempre, portanto, indício de maior ou menor superioridade moral, donde decorre que o grau da perfeição está na razão direta da sua extensão. Foi por isso que Jesus, depois de haver dado a seus discípulos as regras da caridade, no que tem de mais sublime, lhes disse: “Sede perfeitos, como perfeito é vosso Pai celestial.”

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Entrada do Cristo em Jerusalém. Jean-Léon Gérôme

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:G%C3%A9r%C3%B4me_-_L%27entr%C3%A9e_du_Christ_%C3%A0_J%C3%A9rusalem_-_cadre.jpg

 

 

Irmãos em perigo

 

 

       Os que pretendem transformar o próximo, de um dia para outro, a golpes verbais.

*

       Os que descobrem pareceres inteligentes e bons conselhos para todas as pessoas, distraídos dos problemas que lhes são próprios.

*

       Os que colocam a mente em outro mundo, de maneira absoluta, sem atender aos deveres do mundo em que respiram.

*

       Os que permanecem incessantemente preocupados em se defenderem.

*

       Os que fazem dez projetos maravilhosos por dia sem concretizar nenhum deles em dez anos.

*

       Os que reconhecem a grandeza das verdades divinas, mas que jamais dispõem de tempo para cultivá-las, em favor da própria iluminação.

*

       Os que adiam indefinidamente para amanhã o serviço da compreensão e do amor ao próximo.

*

       Os que se sentem senhores exclusivos de todos os trabalhos no campo da caridade, sem distribuir oportunidades de serviços aos outros.

*

       Os que declaram perdoar a ofensa, mas que nunca conseguem esquecer o mal.

*

       Os que encontram ensejo de se entediarem da vida.

 

Livro: “Agenda Cristã”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Esplêndida e enorme luminária em forma de lustre no saguão do famoso

Edifício Altino Arantes (Banespa),  em São Paulo, Brasil. O lustre tem 13 metros de altura, 1,5 tonelada,

150 lâmpadas e cerca de dez  mil acessórios de cristal. Foi feito no formato do edifício. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Divaldo Franco no Programa Fantástico dia 22 de fevereiro de 2015

 

O maior médium em atividade no Brasil abre a sala dos espíritos para o Fantástico. Pela primeira vez, Divaldo Franco autoriza uma equipe de televisão a gravar uma sessão mediúnica completa e psicografa diante da câmera.

Domingo dia 22 de fevereiro, matéria completa.

 

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/02/maior-medium-em-atividade-no-brasil-abre-sala-dos-espiritos-ao-fantastico.html

 

 

(Informação recebida em emails de Jorge Moehlecke e de Nuno Emanuel)

 

 

Domingo: Conferência por Divaldo Pereira Franco em

Franca, SP

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178


(Informação recebida da USE Franca)

 

 

Segunda-feira, 23 fevereiro, lançamento em São Paulo:

Biografia de Divaldo Franco, escrita pela jornalista Ana Landi

 

 

Com uma tiragem de 40 000 exemplares e escrita pela jornalista Ana Landi, será lançada em 23 fevereiro a biografia do médium Divaldo Franco, baiano de 88 anos que se comunica com os espíritos desde os quatro anos, já psicografou 300 livros e adotou 700 crianças.

O baiano Divaldo Franco já pagou um alto preço por comunicar-se e interagir com espíritos.  Sempre foi uma figura famosa no movimento espírita. Curiosamente, sua vida e suas obras ainda seguem pouco conhecidas entre os que têm pequeno contato com a doutrina.

Divaldo Franco: A trajetória de um dos maiores médiuns de todos os tempos é a primeira biografia jornalística do orador. É o resultado de entrevistas realizadas nos últimos dois anos. A ideia é apresentar o Espiritismo e uma história maravilhosa e singular aos que ainda têm pouco conhecimento do tema, atraindo interesses e, quem sabe, adeptos.

Direitos autorais doados à Mansão do Caminho.

Divaldo autografa o livro em SP no dia 23 de fevereiro, Livraria Saraiva Shopping Paulista, das 18 h às 22h, autógrafos limitados a 800 pessoas e condicionados à retirada de pulseiras entregues no mesmo dia e local do evento, a partir das 12 h.

              Abraço-Jorge Moehlecke

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke [[email protected]])

 

 

Registro. Conferência Pública com Divaldo Pereira Franco

Caldas Novas, GO

 

18/02/2015

 

Na noite desta quarta-feira, 18/02/2015, no Centro de Eventos e Convenções “Di Roma”, na cidade de Caldas Novas/GO, o médium e orador espírita Divaldo Franco realizou uma conferência pública com a presença de mais de 1000 pessoas. A história do renomado Bispo Episcopal James Pike, dos EUA, que enfrentou diversos desafios existenciais, destacando-se a desencarnação trágica de seu filho, a qual o levou a realizar um busca profunda de explicações para questões fundamentais da vida e da morte, serviu como base para a abordagem de diversos temas do Espiritismo.

 

Nesta conferência, Divaldo discorreu sobre alguns dos princípios fundamentais da Doutrina dos Espíritos: a existência de Deus; a importalidade da alma; a comunicabilidade dos Espíritos por meio da mediunidade; e a proposta psicoterapêutica do Evangelho de Jesus. Evocando o conceito criado por Allan Kardec, apresentou o Espiritismo como sendo a Ciência que estuda a origem, a natureza e o destino dos Espíritos e as relações existentes entre o mundo físico e o mundo espiritual; uma ciência de consequências filosóficas e morais e que oferece à criatura humana um sentido psicólogico profundo à vida.

 

Foram abordadas também outras questões, sempre sob a ótica espírita, como as festividades do carnaval e suas consequências, o suicídio direto e indireto, suas causas e efeitos e a dicotomia entre o ter e o ser. Divaldo afirmou ser o Espiritismo a única doutrina religiosa que apresenta as provas de seus postulados, oferecendo, por isso, uma fé inabalável ao ser humano, que o preenche de esperanças e consolações. O orador encerrou a conferência declamando o belo Poema da Gratidão, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues.

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Sandra Patrocínio/Edgard Patrocínio.

 

 

 

Conferência por Divaldo Pereira Franco

Franca, SP

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.face
​book.com/usefranca

 

 

(Informação recebida da USE Franca)

 

 

Jornada Sergipana Sobre Dependência Química

Aracajú, SE

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Seminário na Sociedade Espírita Esperança

Amparo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ezio Amaral [[email protected]])

 

 

Inscrição para a Evangelização 2015 no COBEM

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Palestra espírita programada para o GEFA

São Pedro da Aldeia, RJ

 

Palestra no GEFA

 

O GEFA convida a todos para assistirem a palestra e solicita que divulguem para os seus contatos

 


Tema:Objetivos da encarnação
Palestrante: Ademar Souza- ASEB- Cassimiro de Abreu
Data: 20/02/2015
Horário: 20h

Rua Manoel Ribeiro, 143- Porto- São Pedro da Aldeia/RJ

        

 

GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Reuniões de Fraternidade 2015

 Macaé, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Entremédiuns ABC 2015

 Santo André, SP

 

 

 

Você foi convidado para Entremédiuns ABC Paulista 2015

Entremédiuns ABC Paulista 2015

Início: Sexta, 1 de maio de 2015, 08:00 h
Fim: Domingo, 3 de maio de 2015, 18:00 h

Onde: Doutor Henrique Calderazzo, 321, Paraíso, Santo André, SP

Organizador: Integra7 [email protected]

Garanta já o seu lugar!

“CONTATOS IMEDIATOS”- HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO MEU PAI - TEMA CENTRAL ENTREMÉDIUNS ABC PAULISTA 2015.

Programação

01 de Maio – Sexta-feira

  • 19:00 - 20:00 – Credenciamento
  • 20:00 - 20:30 – Trailer “Data Limite”
  • 20:30 - 21:30 – Palestra Juliano Posati – “A Data Limite Perspectiva, Expansão de Consciência, Integração Cósmica e Construção de um mundo bem melhor.”
  • 21:30 - 22:30 – Debate e perguntas com Rebeca Casagrande e Fábio Medeiros – “Reflexões de espiritualidade e ufologia sobre o DATA LIMITE”

02 de Maio – Sábado

  • 07:30 - 09:00 – Credenciamento
  • 09:00 - 09:30 – Abertura solene
  • 09:30 - 10:00 – Apresentação Artística
  • 10:00 - 11:15 – Palestra – Fábio Nasa – Sistema de Crenças
  • 11:15 - 12:30 – Palestra – Agnaldo Paviani – Amor e autoamor – Reavaliando nossas crenças
  • 12:30 - 14:00 – Almoço
  • 14:00 - 15:15 – Palestra Djalma Argollo – Moradas Internas – “As muitas personalidades do Ser”
  • 15:15 - 16:15 – Cofee
  • 16:15- 17:15 – Palestra – Wanderley Oliveira – Emoções que curam
  • 17:15 - 18:30 – Palestra – Robson Pinheiro – Guardiões

03 de Maio – Domingo

  • 09:00 - 09:15 – Abertura
  • 09:15 - 10:15 – Palestra – Djalma Argollo – Moradas Extrafísicas – “A vida no plano Espiritual”
  • 10:15 - 11:15 – Palestra – Fábio Nasa – Apometria porque sim? Porque não?
  • 11:15 - 12:15 – Palestra – Wanderley Oliveira – “O Lado Oculto da Transição Planetária”
  • 12:15 - 13:45 – Almoço
  • 13:45 - 14:15 – Apresentação artística
  • 14:15 - 15:15 – Palestra – Agnaldo Paviani – Estamos sozinhos no Universo?
  • 15:15 - 16:00 – Cofee
  • 16:00 - 17:15 – Palestra – Robson Pinheiro – Nephelins
  • 17:15 - 17:30 – Sorteio
  • 17:30 - 18:30 – Mesa de debate
  • 18:30 - 19:00 – Encerramento

 

 

 

Inscreva-se agora!

Para saber mais, acesse Entremédiuns ABC Paulista 2015 .

Compartilhe este evento com seus amigos nas redes sociais.

Compartilhar en FacebookCompartilhar en TwitterCompartilhar en LinkedInCompartilhar en Google+

Esperamos você!

Em poucos minutos, pode criar seu evento GRÁTIS

Conheça a Eventioz

 

Esta mensagem foi enviada por sugestão do organizador do evento Entremédiuns ABC Paulista 2015.

Se não deseja receber mais convites, você pode cancelar sua inscrição Qjjnakt7vy

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Coluna Espírita do Diário de Taubaté

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

Movimento “Birigui pela Paz”

Birigui, SP

 

Prefeitura mobiliza cidade com o

 Movimento “Birigui pela Paz - mais cultura, menos violência”

 

              Por iniciativa do Prefeito Pedro Bernabé, a Secretaria Municipal de Cultura convida a população e a sociedade civil a participar do Movimento “Birigui pela Paz – mais cultura, menos violência”, que será uma passeata a ser realizada na manhã deste sábado (21.02.2015), com saída da Praça James Mellor, às 09:30 horas em direção à Praça Dr. Gama.

              O evento representa uma oportunidade de participação do poder público e da sociedade, para que todos juntos possam iniciar uma reflexão e conscientização quanto à possibilidade de construção de uma Cultura de Paz e respeito aos direitos humanos em nosso Município.

              A mobilização do Poder Público Municipal surge em face da forma brutal, cruel e violenta como foi assassinato o Secretário de Cultura Giovani Aparecido Machado e que chocou toda a população biriguiense e regional.

              O Movimento vem ao encontro dos princípios constantes do Plano de Gestão Integrada da atual Administração Municipal como: Ética, Dignidade e Cordialidade.  E, neste momento de grande comoção se propõe a implementação da política pública da promoção da cidadania e da Cultura de Paz.

              Enquanto movimento, a Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança, como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental, utilizando como principais ferramentas a conscientização e a educação. A Cultura de Paz também está relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos conflitos.

              Para o Prefeito Pedro Bernabé: “Não podemos ser indiferentes a todos esses fatos e precisamos nos conscientizar pelo movimento a favor da paz nas relações pessoais e sociais”.

              Esse tema se fortalece a partir de ações e posturas educativas individuais e coletivas adotadas no cotidiano, que promovam fontes efetivas de paz e não violência, em diversos campos da vida, na sociedade, no meio ambiente entre outros.

              A Secretaria de Cultura solicita que as pessoas compareçam trajando camisas, lenços e  botão de rosas, todos brancos, no evento.

              O trajeto terá seu início na Praça James Mellor, segue pela Rua Siqueira Campos, atravessa a Rua Barão do Rio Branco até chegar na Praça Dr. Gama, onde serão realizadas algumas atividades artísticas.

              O evento tem o apoio da OAB de Birigui, da Paróquia Imaculada Conceição de Birigui, Igrejas Evangélicas da cidade, SIMBI, ACIB, SESI, SESC, CIESP e demais entidades.

 

 

(Informações recebidas em email de Vera Filgueira)

 

 

Contos sobre Eurípedes Barsanulfo

 

Acesse e assista:

http://cebm.org.br/index.php/teatros/item/4-euripedes-barsanulfo

 

 

 

Site: Caderno de Mensagens

 

Acesse aqui:

http://www.cadernodemensagens.net/

 

 

 

 

AJE- ABC

Associação Jurídico-Espírita do ABC no Facebook

 

Acesse:

https://www.facebook.com/pages/Associa%C3%A7%C3%A3o-Jur%C3%ADdico-Esp%C3%ADrita-AJE-ABC/1568565096730558

 

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de óleo,

extrato de tomate, bolacha, açúcar, alho, suco em pó, chás, frutas,

leite, shampoo, cuecas, calcinhas, detergente, desinfetante, sandálias,

copos 50 ml, copos 200 ml, aparelho de barbear descartável e desodorante

spray para os 123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno

mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

A montanha e a planície

 

 

O que devo dizer sobre Seu discurso? Talvez algo sobre Sua pessoa conferir poder a Suas palavras e embalar aqueles que O ouviram.

Pois Ele era gracioso, e o brilho do dia encontrava-se em Seu semblante.

Ele contava uma história ou narrava uma parábola, e o conteúdo de Suas histórias e parábolas nunca fora ouvido na Síria.

Ele parecia tecê-las com o sabor das estações, como o tempo tece os anos e as gerações.

Ele começava uma história assim: “O lavrador encaminhou-se ao campo para plantar suas sementes.”

Ou: “Havia um homem muito rico que possuía diversos vinhedos.”

Ou: “Um pastor contou suas ovelhas ao cair da noite e descobriu que faltava uma.”

E essas palavras conduziam Seus ouvintes ao ser mais simples dentro de si e aos mais remotos de seus dias.

*   *   *

No coração, somos todos lavradores e todos amamos os vinhedos. E, nos pastos de nossa memória, há um pastor e um rebanho e a ovelha perdida.

E há a relha do arado e a prensa do lagar e a eira.

Ele conhecia a fonte de nosso ser mais remoto e o persistente fio do qual somos tecidos.

Os oradores gregos e os romanos falavam para seus ouvintes da vida como ela parecia à mente. O Nazareno falava de um anseio que se alojava no coração.

Eles viam a vida com olhos apenas um pouco mais claros do que os vossos ou os meus. Ele via a vida à luz de Deus.

Costumo pensar que Ele falava às multidões como uma montanha falaria à planície.

*   *   *

Jesus é a montanha e todos nós, Espíritos em evolução, somos a imensa planície terrestre.

Dentre nós, temos aqueles que, ainda de cabeça baixa ao longo das eras, nem vislumbramos a cordilheira exuberante.

Outros, que já a encontramos no horizonte, permanecemos em estado de contemplação constante e distante.

A montanha não existe apenas para ser contemplada pela gigantesca planície, ela está lá para ensinar a planície a alcançar as nuvens.

E finalmente, temos aqueles que desejam ser montanha e trabalham para isso. Não se queixam por não estarem no Alto como o Mestre, e extraem dEle o estímulo e o exemplo para continuar.

Fomos criados planície, mas nosso destino final é ser montanha.

Alguns já somos pequenos montes, serras discretas, seguindo, contudo, o caminho certo rumo ao Alto. Não o alto das nuvens ou do céu, simbólicos, mas ao alto da evolução, do amor completo na alma.

Sigamos a montanha Jesus, não como meros contempladores inertes, mas como imitadores ativos, perguntando:O que Ele faria nesta situação? Qual o caminho que Ele apontaria? O que a Montanha tem a me dizer neste momento?

E tenhamos certeza de que a Montanha, observando a planície, com muito amor e carinho, estenderá Seus braços desvelados para nos ajudar sempre que precisarmos dela.

*   *   *

Costumo pensar que Ele falava às multidões como uma montanha falaria à planície.


Redação do Momento Espírita, com base no cap. Asaf, 
chamado orador de Tiro, do livro Jesus, o Filho do Homem,
 de Khalil Gibran,  ed. Ediouro.
Em 20.2.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Mar da Galiléia na Planície de Genesaré. Ao fundo, á direita,  montanhas de Tiberíades. Galiléia, Israel.

Foto Ismael Gobbo

 

 

Em honra a Kardec

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina e Vida - Lição nº 01. Página 15.

 

Na Doutrina Espírita, não se dirá que Allan Kardec foi ultrapassado, de vez que os nossos princípios avançam com o fluxo evolutivo da própria vida e, à maneira da árvore que para mostrar a excelência do fruto não dispensa a raiz, tanto quanto o edifício vulgar para crescer em nova pavimentação não prescinde do alicerce, o Espiritismo não fugirá das diretrizes primeiras, a fim de ampliar-se em construções mais elevadas, com a segurança precisa.

Superam-se técnicas e processos de luta material.

A Revelação Divina, porém, desenvolve-se com a própria alma do homem, porque a Infinita Sabedoria não nos esmaga com sua Grandeza, nem nos enceguece com a sua Luz, esperando que nós mesmos, ao preço de esforço e trabalho, na escola do progresso, nos habilitemos a suportar o conhecimento superior, estendendo-lhe a claridade e realizando-lhe os objetivos.

Em razão disso, foi o próprio Codificador quem definiu em nossa Doutrina um Templo de Postulados que a evolução se incumbiria de honorificar em constante expansão, nela plasmando não apenas o altar da fé renovadora que nos religa ao Cristo de Deus, mas também o acesso ao campo aberto da indagação filosófica e científica, para que não estejamos confinados ao dogmatismo enregelante e destruidor. 

Não edificaremos por nossa vez, no Santuário Espírita, senão aquele desdobramento necessário a todo serviço de luz e fraternidade, que iniciado a benefício das criaturas, a todas elas deve atingir no justo momento em obediência às Leis da Evolução, de que Kardec foi Emérito Defensor.

Cabe-nos hoje tanto quanto ontem, Estudar-lhe a Obra Regeneradora e Vitalizante, a fim de que não nos percamos à distância da lógica e da simplicidade que lhe ditaram o ensinamento, e não nos empenharemos no cipoal da inutilidade ou da sombra porquanto, Nele, o Apóstolo do Princípio, encontramos o Roteiro Seguro para a Integração com Jesus, Nosso Mestre e Senhor.

 

Hippolyte Léon Denizard Rivail  (Allan Kardec), o insigne Codificador do Espiritismo.

Lião, França, 03-10-1804 / Paris 31-03-1869

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]