Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/18-02-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

17-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/17-02-2015.htm

16-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/16-02-2015.htm

14-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/14-02-2015.htm

13-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/13-02-2015.htm

12-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/12-02-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XVI,  13

Não se pode servir a Deus e a Mamon

 

 

Emprego da riqueza

.......................

..................

..............

 

13. Sendo o homem o depositário, o administrador dos bens que Deus lhe pôs nas mãos, contas severas lhe serão pedidas do emprego que lhes haja Ele dado, em virtude do seu livre-arbítrio. O mau uso consiste em os aplicar exclusivamente na sua satisfação pessoal; bom é o uso, ao

contrário, todas as vezes que deles resulta um bem qualquer para outrem. O merecimento de cada um está na proporção do sacrifício que se impõe a si mesmo. A beneficência é apenas um modo de empregar-se a riqueza; ela dá alívio à miséria presente; aplaca a fome, preserva do frio e proporciona abrigo ao que não o tem. Dever, porém, igualmente imperioso e meritório é o de prevenir a miséria. Tal, sobretudo, a missão das grandes fortunas, missão a ser cumprida mediante os trabalhos de todo gênero que com elas se podem executar. Nem, pelo fato de tirarem desses trabalhos legítimo proveito os que assim as empregam, deixaria de existir o bem

resultante delas, porquanto o trabalho desenvolve a inteligência e exalça a dignidade do homem, facultando-lhe dizer, altivo, que ganha o pão que come, enquanto a esmola humilha e degrada. A riqueza concentrada em uma mão deve ser qual fonte de água viva que espalha a fecundidade e o bem-estar ao seu derredor. Ó vós, ricos, que a empregardes segundo as vistas

do Senhor! O vosso coração será o primeiro a dessedentar-se nessa fonte benfazeja; já nesta existência fruireis os inefáveis gozos da alma, em vez dos gozos materiais do egoísta, que produzem no coração o vazio. Vossos nomes serão benditos na Terra e, quando a deixardes, o soberano Senhor vos dirá, como na Parábola dos Talentos: “Bom e fiel servo, entra na alegria

do teu Senhor.” Nessa parábola, o servidor que enterrou o dinheiro que lhe fora confiado é a representação dos avarentos, em cujas mãos se conserva improdutiva a riqueza. Se, entretanto, Jesus fala principalmente das esmolas, é que naquele tempo e no país em que Ele vivia não se conheciam os trabalhos que as Artes e a Indústria criaram depois e nas quais as riquezas podem ser aplicadas utilmente para o bem geral. A todos os que podem dar, pouco ou muito, direi, pois: dai esmola quando for preciso; mas, tanto quanto possível, convertei-a em salário, a fim de que aquele que a receba não se envergonhe dela. – Fénelon. (Argel, 1860.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

A Copeira. Uma das quatro obras de arte do “Monumento ao trabalhador do asseio e conservação e limpeza urbana”.

Autor: Murilo Sá Toledo.  Praça Marechal Deodoro, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

O Corpo e o Espírito

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            – Então, Chico, como vai?

            – O corpo vai mal. Eu vou bem.

            Essa resposta do médium Francisco Cândido Xavier àqueles que o cumprimentavam e desejavam saber de sua saúde, precária nos últimos tempos, resume toda uma grandiosa filosofia de vida.

            O corpo é apenas a máquina que usamos no trânsito pela carne. Diga-se de passagem, maravilhosa, perfeita em suas finalidades. Jamais os cientistas deixarão de encantar-se com esse incrível veículo de peças vivas, que nos faculta uma bolsa de estudos na escola da reencarnação.

            De permeio, impõe-nos abençoado esquecimento do passado, a fim de que superemos paixões e fixações que precipitaram nossos desastres. Aqueles que evocam o esquecimento do passado para criticar a reencarnação não se dão conta de como é importante essa transitória amnésia. Seríamos esmagados pelo peso de nossas faltas, se delas tomássemos conhecimento.

            Como enfrentaríamos a indispensável reconciliação com desafetos corporificados em filhos, pais, irmãos, cônjuge, se tivéssemos plena consciência dos males que nos infligimos mutuamente?

            Como assumir sem traumas maiores a vida atual com justaposição de incontáveis personalidades que exercitamos, como um ator incapaz de superar o impacto emocional de todos os papéis que desempenhou ao longo dos anos?

            Aqueles que apontam o esquecimento do passado como um libelo contra a reencarnação não se deram ao trabalho de meditar sobre as implicações de uma recordação em plenitude.

Viajantes da eternidade em trânsito pela Terra, em princípio usamos a máquina física como quem desfruta de um automóvel de quilometragem zero. A plenitude física ajuda-nos a enfrentar os desafios da jornada – escola, profissão, casamento, família, subsistência…

O problema está no uso indevido, nos arrastamentos, nas viciações, comprometendo a relação corpo/Espírito.

O comportamento de muitos, nessa fase, sugere inversão do breve diálogo com Chico Xavier, que abre estas considerações:

– Então, como vai?

– O corpo vai bem, o Espírito vai mal.

É lamentável. As pessoas perdem tempo, deixam de observar seus deveres, comprometem-se em desvios por correr demais nos arrastamentos da inconsequência.

            Inexoravelmente, à medida que avança a quilometragem, desgasta-se o carro. É inevitável, dentro da programação biológica da raça humana, que se estende dos oitenta aos cem anos.

O depauperamento físico nos últimos tempos ajuda-nos a reduzir a velocidade, a conter o envolvimento com o imediatismo terrestre, preparando-nos para enfrentar o trânsito da morte.

            No início ou no fim, imperioso sejamos sempre os condutores, sem excessos no princípio, nem desalento no fim. O carro suporta por algum tempo os maus tratos, mas, se não tomarmos cuidado, enfrentaremos uma relação penosa conjugando corpo/Espírito.

– Como vai?

– O corpo vai mal. O Espírito também.

            Se formos motoristas cuidadosos, se não cometermos excessos, haveremos de manter o controle sobre o carro, ainda que desgastado pelo uso. Conservaremos o bom ânimo e a alegria, mesmo quando estejamos avançando com dificuldade nos últimos quilômetros da jornada.

            Para tanto, basta sustentar, acima de tudo, o empenho de aprender, combater mazelas, participar das lides da caridade, ajudar o próximo, cumprir nossos deveres, valorizar de forma consciente e esclarecida as oportunidades de edificação.

            Nem arrastamento no início, nem desolação no fim. Sempre bem o Espírito imortal. Bem no início, quando o corpo tem plenitude de vitalidade.  Bem no fim, quando a máquina começa a ratear, anunciando que seu tempo útil está no fim.

            Então poderemos repetir com Chico Xavier:

            – O corpo vai mal, o Espírito vai bem!

 

 

Exposição “Body Worlds”. O verdadeiro mundo do corpo humano. Günther Von Hagens’,  *

realizada na Fábrica de Vapor. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo.

* Gunther von Hagens é um anatomista alemão, inventor da plastinação, técnica que preserva tecidos biológicos. A plastinação foi inventada em 1977 e por ele patenteada no ano seguinte.

 

 

Vinte séculos depois...

 

Executados ‘apenas por serem cristãos’, diz papa sobre reféns decapitados

http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/executados-apenas-por-serem-cristaos-diz-papa-sobre-refens-decapitados

 

 

São João Batista, precursor e primeiro mártir da Boa Nova de Jesus.

Obra de arte em Mármore de Carrara executada pelo escultor polonês Igor Mitoraj. Foto Ismael Gobbo

Exposta na “Basílica S. Maria degli Angeli e dei Martiri”, Roma, Itália.

 

 

Convite-Lançamento dia 23 fevereiro em São Paulo

Biografia de Divaldo Franco, escrita pela jornalista Ana Landi

 

 

Com uma tiragem de 40 000 exemplares e escrita pela jornalista Ana Landi, será lançada em 23 fevereiro a biografia do médium Divaldo Franco, baiano de 88 anos que se comunica com os espíritos desde os quatro anos, já psicografou 300 livros e adotou 700 crianças.

O baiano Divaldo Franco já pagou um alto preço por comunicar-se e interagir com espíritos.  Sempre foi uma figura famosa no movimento espírita. Curiosamente, sua vida e suas obras ainda seguem pouco conhecidas entre os que têm pequeno contato com a doutrina.

Divaldo Franco: A trajetória de um dos maiores médiuns de todos os tempos é a primeira biografia jornalística do orador. É o resultado de entrevistas realizadas nos últimos dois anos. A ideia é apresentar o Espiritismo e uma história maravilhosa e singular aos que ainda têm pouco conhecimento do tema, atraindo interesses e, quem sabe, adeptos.

Direitos autorais doados à Mansão do Caminho.

Divaldo autografa o livro em SP no dia 23 de fevereiro, Livraria Saraiva Shopping Paulista, das 18 h às 22h, autógrafos limitados a 800 pessoas e condicionados à retirada de pulseiras entregues no mesmo dia e local do evento, a partir das 12 h.

              Abraço-Jorge Moehlecke

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Allan Kardec com Marco Milani

Holambra, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

 

Palestra com Marco Milani na SEE Irmã Catarina

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

 

Palestras com lançamento de livro por Wilson Garcia

São Paulo, SP

 

08 de março (domingo) - 10:00 horas

Grupo Espírita Batuíra

Rua Caiubí, 1306 - Perdizes - São Paulo - SP

Responsável: Ronaldo Lopes

 

09 de março (segunda) – 20:00 hs

Centro Espírita Irmãos da Nova Era

Rua Martim Affonso, 78

Belenzinho - São Paulo - SP

Responsável: Conde

 

11 de março (quarta feira) - 20:00 hs

CEAK - Centro Espírita Allan Kardec

Rua Rio de Janeiro, 31

Vila Belmiro - Santos/SP

Responsável: Regina Pedron

 

12 de março (quinta feira) – 20:00 hs

C.E.E. José Herculano Pires

Rua Alicante 389 - Penha - São Paulo - SP

E-mail de Visão Internet - CPDoc_lançamento do livro: Os Espíritos Falam. Você ... Página 1 de 2

https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=4ffe490a1a&view=pt&search=inbox&ms... 07/02/2015

Responsável – Mauro

 

13 de março (sexta feira) - 20:00 hs

CE Gabriel Ferreira

Rua Kaneda, 474 - Vila Maria - São Paulo/SP

Responsável - Alda

 

14 de março – Reunião do CPDoc

Rua Muniz de Sousa, 492, apto 41

Aclimação - São Paulo – SP

(Informações recebidas em email de Wilson Garcia)

 

 

Conferência com Juselma M. Coelho no

Grupo Espírita Allan Kardec de Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Seminário sobre Cura

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

Conferências programadas com Divaldo Pereira Franco

Cartagena, Colômbia

 

 

 

 

(Informação recebida em email de C. E. E. J. A. [[email protected]])

 

 

CEA. Cursos de Espiritismo 2015

Buenos Aires, Argentina

 


Seguinos

 

 

 

 

 

 



(Informação recebida em email de CEA [[email protected]]; em nome de; CEA [[email protected]])

 

 

Palestras com Haroldo Dutra Dias na Mansão do Caminho

Salvador, BA

 

 

HAROLDO DUTRA DIAS NA MANSÃO DO CAMINHO

 

- Palestra dia 21/03/2015 de 20:00 as 21:30 - Tema: Vivendo o Evangelho
- Palestra dia 22/03/2015 de 08:30 as 10:30 - Tema: Pensamento e Vida

 

PARTICIPE!!!

 

Abraços,

Lucas Milagre

 

(Informação recebida em email de Ana Maria Spranger Luiz [[email protected]])

 

 

9º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Stamford, CT, EUA

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo

Santos, SP

 

Acesse todas as informações aqui:

http://congressousesp.com.br/

 

 

Escultura em aço da artista plástica Tomie Ohtake (21-11-1913/12-02-2015).  Foto Ismael Gobbo

A obra comemora o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Praia José Menino, Santos, SP .

 

 

Programação de palestra no Centro Espírita “Antônio de Pádua”

Palmital, SP

 

Imagem inline 2

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Agenda de palestras de Edson Brito. Fevereiro-2015

Guarulhos, São Paulo, SP

 

FEVEREIRO

Edson Brito

Dia 23/03 – U.E. Irmão Hercules – 20 horas

TEMA: Caminhos da Evolução

Rua Dr. Eduardo Vaz, 117 - Butantã - São Paulo

Edson Brito

Dia 24/02 – Casa do Consolador – 19h30

RUA GUAPIAÇU, 75, PERTO DO METRO PRAÇA DA ARVORE

Tema: Causas e Justiça das Aflições

 

Edson Brito

Dia 25/02 – C.E. JOSEFA OLÍMPIA DE OLIVEIRA – CEJOO

Tema: Bem Aventurados os Aflitos

Rua Dr. Pelágio Marques, 621 – Vila Matilde – SP

MARÇO

Edson Brito

01/03 - Centro Espírita A Caminho da Luz - 9h00

Av. Sapopemba, 648 - Água Rasa - São Paulo

Tema: Causas e Justiça das Aflições

 

Edson Brito

04/03 - Fraternidade Francisco de Assis - 20h00

Rua Nhengáibas, 300 - Vila Prudente - São Paulo

Tema: Caminhos da Evolução

 

Edson Brito

DIA 08/03 – Fraternidade De Luz - 9h00

Rua Almeida Abade, 18 - Jd. Jaú - São Paulo

Tema Causas e Justiça das Aflições

 

Edson Brito

Dia 18/03 – Grupo Espírita Chico Xavier - 20h00

Rua Itapiru 560 - Jardim da  Saúde  - São Paulo 

Tema: Dar de graça o que de graça receber

 

Edson Brito

23/03 - C. E. Amor e Esperança - 19h30 

R. Alm. Otacílio Cunha, 192 – Pq. Sta. Madalena - São Paulo

Tema: Dar de graça o que de graça receber

 

Edson Brito

28/03 -Casa Espírita Viva Guarulhos = 17h00

Rua Tocantinópolis, 111 - Jd. Iporanga - Guarulhos - SP

Tema: Desencarne de Allan Kardec

 

Edson Brito

30/03 - O Bom Samaritano – Vila Granada – 20h00 

Rua Cel. Américo Fonteneli, 466 - Vila Granada - São Paulo

Tema: Causas e Justiça das Aflições

 

Edson Brito

31/03 - Casa Branca do Caminho - 19h40

Rua Nossa Sra. dos Anjos, 699 - Vila Mafalda - São Paulo

Tema: O Consolador Prometido

(Informações recebidas em email de EDSON PINHEIRO DE BRITO [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita “Francisco Cândido Xavier”

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de 

 

VERA DE OLIVEIRA,

 

da A. B. E. Consolador, de Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

 

(Informação recebida em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

Vídeo de Seminário com Simão Pedro

Patrocínio, MG

 

Este é o link para o

Seminário Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, Simão Pedro de Lima MG

https://www.youtube.com/watch?v=Djep5CLPiVE

 

 

(Com colaboração de Valdir e Iara Monteiro [[email protected]])

 

 

Web Rádio Portal da Luz no Facebook

 

Acesse:

https://www.facebook.com/weradioportaldaluz

 

 

 

 

 

O poder do amor silencioso

 

 

Roberta estava a caminho de Nova York, onde faria uma palestra em um congresso médico.

A caminho do aeroporto, passou pela casa da Sra. Hillary Withers, que morrera há pouco e onde se realizava uma grande venda de utensílios, roupas, calçados.

Roberta entrou e foi verificando o que havia por ali.

Chamou-lhe a atenção, no sótão, a grande quantidade de sacos de embalagem amarelados, de todos os tamanhos, contendo produtos ainda intactos.

Reconheceu um deles. Lembrou-se de quando se tornara representante de uma empresa de perfumaria e cosméticos. Naquele remoto dia de junho, ela havia percorrido toda a avenida, batido a todas as portas e não vendera nada. Desanimada, chegara à última casa. A casa da Sra. Withers.

Foi convidada a entrar, vendeu cremes e perfumes, num total de mais de cem dólares.

Uma enorme compra! Roberta disse que pretendia, com o dinheiro da comissão, comprar uma malha de lã para sua mãe e economizar para pagar o curso de enfermagem.

A Sra. Withers lhe ofereceu chá e, enquanto o preparava, devagar, deixando-o em infusão em um bule especial, foi lhe dizendo que ela poderia conseguir qualquer coisa que tivesse em mente.

Após aquela visita, Roberta recebera prêmios como vendedora distrital e nacional. E realizara o seu sonho de ser enfermeira.

De volta ao presente, ela perguntou à senhora que cuidava das embalagens por que a Sra. Withers comprava produtos se não os usava.

Em tom confidencial, ela segredou: Hillary tinha um carinho especial pelos vendedores. Nunca os dispensava. Comprava seus produtos. Também emprestava um ouvido amigo e compartilhava o seu amor e as suas orações. Acreditava que alguém, com um pouco de estímulo, poderia alcançar metas inimagináveis.

Depois, repassava a outros os produtos. Nem todos, como se vê. Eram tantos, que alguns acabavam esquecidos.

Quando Roberta chegou ao congresso e caminhou até a tribuna, olhou todos aqueles especialistas da área da saúde e sentiu tremerem as pernas.

Recordou-se então, das palavras da Sra. Withers.

E começou dizendo: Costuma-se afirmar que o trabalho de enfermagem significa tornar visível o amor. Nesta manhã, aprendi o extraordinário poder do amor silencioso, manifestado em segredo.

Um tipo de amor que não é para ser exibido, mas que realiza o bem na vida das outras pessoas. Alguns de nossos mais importantes gestos de amor podem passar despercebidos. Contudo, um dia, eles irão florescer, quando seu aroma se desprender.

E contou aos colegas a história emocionante da sua benfeitora.

*   *   *

Leve em sua bagagem pessoal, para onde quer que você vá, algumas frases especiais, como: Seu trabalho foi excelente.

Suas palavras me ajudaram.

Obrigado por me servir.

Senti sua falta.

Estou muito feliz por você.

Orei por você hoje.

Se existem palavras que você gostaria de ouvir, tenha certeza de que elas também servem para encorajar os outros.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Um bule de chá muito especial, 
de Roberta Messner e no cap. 
Palavras de incentivo, de Susan Maycinik, 
do livro Histórias para o coração 2, de Alice Gray, ed. United Press.
Em 17.2.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Pires e xícara de porcelana francesa. Expostos na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Homenagem

Inácio Bittencourt

19-04-1862 / 18-02-1943

 

Inácio Bittencourt

http://fonteviva.no.sapo.pt/ignacior.htm

Grandes Vultos do Espiritismo

Nascido a 19 de abril de 1862, na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, Freguesia da Sé de Angra do Heroísmo (Portugal), e desencarnado no Rio de Janeiro a 18 de fevereiro de 1943.

Em plena juventude, emigrou para o Brasil, sem alimentar idéia de enriquecimento, mas buscando um ideal que sua intuição afirmava poder encontrar em sua segunda pátria.

Sem qualquer proteção ou amparo, desembarcou no Rio de Janeiro, sozinho e com irrisória quantia no bolso. Entretanto, já era um jovem de caráter sério e de grandes dotes morais.

Inácio Bittencourt foi um desses abnegados, que só se alegravam com a alegria do seu semelhante. Por isso foi aquinhoado com a mediunidade natural, que geralmente depende da evolução espiritual do indivíduo. Ela surgiu espontaneamente, sem qualquer esforço de planejamento, como um imperativo da essência de sua alma boa e sempre disposta à prática do bem.

Aos vinte anos de idade inteirou- se da verdade espírita. Bastante enfermo e desesperançado, foi levado à presença de um médium chamado Cordeiro, residente na Rua da Misericórdia, no Rio de Janeiro, e, graças ao auxílio espiritual recebido, teve a sua saúde completamente restabelecida. Inconformado com a rapidez da cura, voltou e indagou do médium: "Não sendo o senhor médico, não indagando quais eram os meus padecimentos e não me tendo auscultado ou apalpado qualquer um dos órgãos, como pôde curar- me?"

E a resposta veio incontinenti: "Leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e "O Livro dos Espíritos". Medite bastante e neles encontrará a resposta para a sua indagação".

Bittencourt seguiu o conselho e, desde logo, com grande surpresa e naturalidade, se apresentaram nele algumas faculdades mediúnicas. Descortinando novos horizontes, rompido o véu que impedia que conhecesse novas verdades, integrou- se resolutamente na tarefa de divulgação evangélica e de assistência espiritual aos mais necessitados.

Bem cedo, com trinta anos de idade, sua personalidade alcançou grande destaque nos meios espíritas e mesmo fora deles. Poderia ter alcançado culminância na política, desde que aceitasse a indicação de seu nome para uma chapa de deputado, uma vez que era apoiado por vários senadores da República. Sua vitória na eleição não sofreria dúvida. Porém, sempre humilde, fugindo aos movimentos alheios à caridade, preferiu viver no seu mundo, no qual reinava a figura exponencial e amorosa de Jesus Cristo.

Fundou a 1.o. de maio de 1912, e dirigiu- o durante mais de trinta anos, o semanário "Aurora", que se tornou conhecido e apreciado veículo de divulgação doutrinária. Sob sua presidência foi fundado cm 1919 o "Abrigo Tereza de Jesus", tradicional obra assistencial até hoje em pleno funcionamento, com larga soma de benefícios a crianças desamparadas, de ambos os sexos.

Fundou o Centro Cáritas, juntamente com Samuel Caldas e Viana de Carvalho, presidindo- o até a data da sua desencarnação. Tomou parte ativa na fundação da "União Espírita Suburbana" e do "Asilo Legião do Bem", que acolhe vovozinhas desamparadas. Durante alguns anos exerceu também a Vice- Presidência da Federação Espírita Brasileira, presidiu o "Centro Humildade e Fé", onde nasceu a "Tribuna Espírita", por ele dirigida durante alguns anos.

A mediunidade receitista e curadora de Inácio Bittencourt mereceu diversas opiniões. Algumas vezes chegou a ser processado "por exercício ilegal da medicina", mas sempre foi absolvido. Em 1923 houve um acórdão importante do Supremo Tribunal Federal, a respeito.

Certa vez, no Centro Cáritas, ao ensejo de uma prece, ouviram- se na sala, de forma bastante nítida, acordes de um violino. O artista invisível executava estranha e belíssima melodia, envolvendo a todos em profunda emoção.

Bittencourt, então, salientou que aquela audição representava magnânima manifestação da graça de Jesus Cristo, permitindo que chegasse ao grupo o de que mais ele necessitava, para compreender a ressonância de uma prece sincera no plano divino.

Manifestações dessa natureza não eram raras no Centro Cáritas, possibilitando sempre vibrações amorosas dos encarnados, protegidas pelos Mentores Espirituais, de maneira que essas forças ali chegavam para as sensibilizantes demonstrações de afeto e carinho.

Não foi somente como médium receitista e curador que Inácio Bittencourt grangeou a notoriedade, a estima e a admiração de todos, mas igualmente como médium apto a receber do Alto maravilhosa inspiração que, durante larga fase do seu mediunato, se manifestou notória e admirável, sempre que ele assomava às tribunas doutrinárias, principalmente à da Federação Espírita Brasileira, a cujas sessões de estudos comparecia com bastante assiduidade.

Embora não fosse dotado de cultura acadêmica, escrevia artigos doutrinários de forma surpreendente, e fazia uso da palavra em auditórios espíritas de forma bastante eloqüente. O simples fato de dirigir um jornal de grande penetração como o foi "Aurora", demonstra a fibra e o valor desse seareiro incomparável e incansável.

Com 80 anos de idade, retornou à patria espiritual, após lenta agonia. Dias antes da sua desencarnação, com a coragem e a serenidade de um justo, ditara para os seus familiares os termos do convite para os seus funerais: "A família Inácio Bittencourt comunica o seu falecimento. A pedido do morto, dispensam- se flores". Dona Rosa, sua bondosa companheira, ponderou: "Você amontoou flores na vida terrena, e essas flores virão agora engalanar a sua vida espiritual". O velho seareiro, dando, mais uma vez, prova admirável da capacidade de transigência do seu Espírito altamente evoluído, aquiesceu: "Está bem. Concordo com você e aceito as flores. Elas significarão a simpatia e o afeto de bondosos amigos para com o meu Espírito. Mas desejo que se transformem na derradeira homenagem que presto a você, nesta encarnação, ofertando- lhas logo após recebê-las. Nosso filho Israel se encarregará de proceder à oferenda".

Inácio Bittencourt foi um exemplo vivo de virtudes santificantes. A todos os golpes de malquerença e a todos os gestos de ofensa, sempre replicava com sorriso e perdão. Soube sempre ser tolerante e compreensivo para com aqueles que o criticavam. Levou sempre a assistência material e espiritual a todos aqueles que dela necessitavam, fazendo com que sua ação fecunda e benfazeja se baseasse sempre nos lídimos preceitos evangélicos, pois, como poucos, ele soube viver e praticar os ensinamentos do Meigo Rabi da Galiléia.

Falando com clareza e simplicidade, esforçou- se sempre em desvendar, para os seus semelhantes, o véu que oculta as verdades eternas que os homens chamam de mistérios divinos. Caminhou sempre sem protestos ou lamentações. Que a vida bem vivida desse grande propagador do Espistismo possa nos servir de bússola a fim de nos orientar nos momentos de vacilações e de tribulações.

As curas operadas através da mediunidade de Inácio Bittencourt foram das mais marcantes. Inúmeros casos, que eram considerados perdidos pela medicina oficial, foram resolvidos pela sua interferência, tornando- se assim um ponto de convergência para os sofredores de todos os matizes.

(Subsídios fornecidos por Artur Silva Araújo)

 

(Copiado do site http://www.espirito.org.br/portal/biografias/inacio-bittencourt.html)

 

Inácio Bittencourt

 

A catedral de Angra rodeada pelo casario da Sé.

Imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Terceira_CathedralAngra.jpg

Aqueduto da Carioca, também conhecido como Arcos da Lapa. É uma obra

do Brasil Colonial e um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro. Imagem de 1896: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aqueduto_da_Carioca_Transformado_em_Viaduto_para_Bondes_(Rio_de_Janeiro_-_Brasil)_-_1896.jpg

Flores. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo

Sede histórica da FEB- Federação Espírita Brasileira. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]