Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 10 de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/10-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

09-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/09-01-2015.htm

08-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/08-01-2015.htm

07-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/07-01-2015.htm

06-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/06-01-2015.htm

05-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/05-01-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIII,  5- 6

Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita

 

 

O óbolo da viúva

 

     5. Estando Jesus sentado defronte do gazofilácio, a observar de que modo o povo lançava ali o dinheiro, viu que muitas pessoas ricas o deitavam em abundância. Nisso, veio também uma pobre viúva que apenas deitou duas pequenas moedas do valor de dez centavos cada uma. Chamando então seus discípulos, disse-lhes: “Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu muito mais do que todos os que antes puseram suas dádivas no gazofilácio, pois que todos os outros deram do que lhes abunda, ao passo que ela deu do que lhe faz falta, deu mesmo tudo o que tinha para seu sustento.”  (Marcos, 12:41 a 44; Lucas, 21:1 a 4.)

    6. Muita gente deplora não poder fazer todo o bem que desejara, por falta de recursos suficientes, e, se desejam possuir riquezas, é, dizem, para lhes dar boa aplicação. É sem dúvida louvável a intenção e pode até nalguns ser sincera. Dar-se-á, contudo, seja completamente desinteressa- da em todos? Não haverá quem, desejando fazer bem aos outros, muito estimaria poder começar por fazê-lo a si próprio, por proporcionar a si mesmo alguns gozos mais, por usufruir de um pouco do supérfluo que lhe falta, pronto a dar aos pobres o resto? Esta segunda intenção, que esses tais porventura dissimulam aos seus próprios olhos, mas que se lhes depararia no fundo dos seus corações, se eles os perscrutassem, anula o mérito do intento, visto que, com a verdadeira caridade, o homem pensa nos outros antes de pensar em si. O ponto sublimado da caridade, nesse caso, esta- ria em procurar ele no seu trabalho, pelo emprego de suas forças, de sua inteligência, de seus talentos, os recursos de que carece para realizar seus generosos propósitos. Haveria nisso o sacrifício que mais agrada ao Senhor. Infelizmente, a maioria vive a sonhar com os meios de mais facilmente se enriquecer de súbito e sem esforço, correndo atrás de quimeras, quais a descoberta de tesouros, de uma favorável ensancha aleatória, do recebi- mento de inesperadas heranças etc. Que dizer dos que esperam encontrar nos Espíritos auxiliares que os secundem na consecução de tais objetivos? Certamente não conhecem, nem compreendem a sagrada finalidade do Espiritismo e, ainda menos, a missão dos Espíritos a quem Deus permite se comuniquem com os homens. Daí vem o serem punidos pelas decepções. (O livro dos médiuns, 2  Parte, itens 294 e 295.)

     Aqueles cuja intenção está isenta de qualquer ideia pessoal, devem consolar-se da impossibilidade em que se veem de fazer todo o bem que desejariam, lembrando-se de que o óbolo do pobre, do que dá privando-se do necessário, pesa mais na balança de Deus do que o ouro do rico que dá sem se privar de coisa alguma. Grande seria realmente a satisfação do primeiro, se pudesse socorrer, em larga escala, a indigência; mas, se essa satisfação lhe é negada, submeta-se e se limite a fazer o que possa. Aliás, será só com o dinheiro que se podem secar lágrimas e dever-se-á ficar inativo, desde que se não tenha dinheiro? Todo aquele que sinceramente deseja ser útil a seus irmãos, mil ocasiões encontrará de realizar o seu desejo. Procure-as e elas se lhe depararão; se não for de um modo, será de outro, porque ninguém há que, no pleno gozo de suas faculdades, não possa prestar um serviço qualquer, prodigalizar um consolo, minorar um sofrimento físico ou mo- ral, fazer um esforço útil. Não dispõem todos, à falta de dinheiro, do seu trabalho, do seu tempo, do seu repouso, para de tudo isso dar uma parte ao próximo? Também aí está a dádiva do pobre, o óbolo da viúva.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

Afresco barroco na Basílica de Ottobeuren. Alemanha,  ilustra a parábola do óbulo da viúva.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Lesson_of_the_widow%27s_mite#mediaviewer/File:BasilikaOttobeurenFresko08.JPG

 

 

O Anjo da Misericórdia

 

Na tarde trágica e tormentosa do Calvário, quando Jesus se encontrava estiolado pelas ulcerações dos cravos e dos espinhos implantados na Sua carne, ocorreu um inesperado acontecimento, que as testemunhas do lutuoso fato não puderam perceber, por transcorrer além das fronteiras objetivas da matéria.

As vozes ululantes da Natureza dominavam a paisagem lúgubre, e os homens, atormentados, pareciam vencidos pelas cruéis expressões do primitivismo animal, em total alucinação diante do Justo crucificado...

Nos momentos finais do horrendo espetáculo, 3 vultos luminosos, reverentes, se acercaram do madeiro da agonia e um deles, jovem mulher iluminada, qual se fosse uma tocha de crepitante flama, após contemplar a face do Mestre, falou, comovida:

 

- Senhor, venho oferecer-Te o testemunho do meu fracasso na tarefa em que fui investida. Segui-Te os passos por toda a parte e procurei guarida nos corações que foram atraídos pela Tua palavra consoladora. Levantei ânimos, impulsionei sentimentos desavisados à razão e convoquei servidores ao trabalho da fraternidade... Não obstante, estive contigo no momento da defecção de Simão Pedro, quando Te negou conhecer, o que fez por três vezes consecutivas, expulsando-me dos seus sentimentos, nos quais estive agasalhada por largos meses. Desiludida dos homens, venho rogar-Te licença para seguir, ao Teu lado, na direção dos Cimos Esplendorosos da Vida. Tu sabes, eu sou a FÉ!

O Mestre, em agonia, fitou-a, compungido, e sem dizer qualquer palavra, através da cortina de lágrimas sanguinolentas que lhe nublavam a claridade visual, olhou a segunda personagem, que também mais se acercou do instrumento da arbitrária punição e elucidou:

 

- Vivi todas as Tuas instruções e procurei remodelar os campos moral e emocional dos homens que Te seguiram. Vi muitos deles, que estavam a borda do desespero e da loucura, mas, graças à Tua palavra de libertação, fi-los esperar por melhores dias confiando nos retos deveres em favor de perspectivas futuras abençoadas. Aqueles outros que se lamentavam sob o luto da saudade e o peso das agonias, consegui soerguer o ânimo e encorajá-los para a luta sem quartel do progresso. Em todo o lugar, encontrei oportunidade de serviço e de ação edificante, que soube aproveitar... Apesar disso, estava seguindo Judas e tentando convocá-lo à lucidez, arrependido como se apresentava, após a infame traição... Percebendo-lhe os pensamentos infelizes e o desespero, envolvi-o em ternura chamando-o à ordem dizendo-lhe que sempre há oportunidade para quem deseja regenerar-se... Ele, todavia preferiu o enforcamento covarde numa figueira brava... Ainda retenho na memória a visão do seu corpo oscilante na corda vigorosa em que ceifou a vida carnal... Porque fracassei entre as criaturas venho rogar-Te permissão para acompanhar-Te ao sólio do Altíssimo, abandonando a Terra... Conforme Te recordas, eu sou a ESPERANÇA!

Jesus estorcegou nas traves grosseiras, enquanto a mole humana, infrene e enlouquecida, agitava-se no acume do ensombrado morro da Caveira.

 

E porque Ele tentasse ouvir, já nas últimas contorções do corpo exangue, a terceira visitante uniu-se às duas primeiras e, ainda luminosa, expôs:

- Por onde o Teu olhar passeou ternura e amor, eu procurei alojamento e serviço. Através das Tuas mãos, abri bocas sem melodia à música da palavra; descerrei ouvidos moucos aos sons da Natureza; conduzi pernas e corpos mortos ao movimento; tomei as doenças dominadoras e consegui mudá-las das pessoas que as padeciam... Jamais vacilei em ajudar, gerando simpatia, sustentando a FÉ e motivando a ESPERANÇA. As multidões esfaimadas, por meu intermédio e sob as Tuas ordens, receberam pães e peixes, o mesmo ocorrendo com a água em Caná, quando eu lhe facultei especial sabor na festa das bodas felizes... Mesmo assim em face do abandono a que todos Te relegaram, e porque acabo de presenciar o legionário Longinus, no cúmulo da frieza moral de que é portador e sem qualquer compaixão lancetar-Te o peito, para apressar-Te a morte, não suporto mais tanta ingratidão. Recorro, deste modo, à Tua aquiescência para sair do mundo e voar na direção das estrelas, para onde seguirás... Bem recordas, eu sou a CARIDADE!

 

Em face do silêncio pesado, que se fez natural, naquela esfera transcendental, o Mestre, para surpresa geral, na noite que havia tombado sobre a tarde cruel, suplicou:

- Perdoa-os (aos homens), meu Pai, porque eles não sabem o que fazem!

Houve uma estranha movimentação no povo e nos milicianos, que não sabiam o que se passava.

Naquele instante, porém, rasgou-se nas sombras espessas uma estrada luminosa e um ser, de esplêndida beleza, aproximou-se do Crucificado, e, respeitoso, falou, emocionado:

- Eu sou o Anjo da MISERICÓRDIA, enviado pelo Pai, que Te atende o apelo. Dize, Senhor, o que desejas de mim pois que eu o farei.

Com a voz inaudível para os ouvidos humanos, no entanto, inteligível para o emissário de Deus, Jesus determinou, comovido:

- Fica no mundo, levando contigo a FÉ, a ESPERANÇA e a CARIDADE, em meu nome, para que os homens, que me conheçam ou não, possam ter minoradas as suas dores e penas, evitando, quanto possível, as desventuras, sob o pálio do meu Amor. Que permaneçam sem cansaço, nem desânimo até à consumação dos séculos, como luzes acesas apontando rumos felizes!

Automaticamente, as três Entidades/Virtudes abraçaram o Anjo da MISERICÓRDIA e partiram, para recolher, de início, o espírito Judas, em perturbação, prosseguindo na direção de Pedro, a fim de que este não enlouquecesse de remorso, de imediato colocando nos olhos apagados de Longinus a claridade da visão...

Foi então, que Jesus inteiriçou-se na cruz e bradou:

- Pai, nas Tuas Mãos entrego o meu espírito. Tudo está consumado!

 

A partir daquela hora, quando as dores atingem o máximo de intensidade nos corações humanos; quando a hidra da guerra ceifa milhões de vidas indefesas; quando a amargura domina, esmagando os sentimentos; quando a vida parece sucumbir e todos os acontecimentos se apresentam com funestas perspectivas,

o Anjo da MISERICÓRDIA envolve as criaturas, deixando aqui e ali, neste e naquele coração a chama da FÉ que reanima ou a pulsação da ESPERANÇA que renova e encoraja, ou as mãos sublimes da CARIDADE, que sustenta e liberta, em nome do AMOR infinito do CRISTO, que não cessa jamais.

Fonte: LIVRO "Pelos Caminhos de Jesus"

Autor Espiritual: Amélia Rodrigues. Psicografada por: Divaldo P. Franco

(Texto recebido em email de João Marchesi Neto, Penápolis, SP)

A crucificação vista a partir da Cruz. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_What_Our_Lord_Saw_from_the_Cross_(Ce_que_voyait_Notre-Seigneur_sur_la_Croix)_-_James_Tissot.jpg   Acesso em 09-01-2015 às  9 hs.

 

 

Vídeo: Homenagem póstuma à Dra Marlene Rossi Severino Nobre

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=51GDJYCJINY&feature=em-upload_owner

 

 

 

(Informação em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

FEB – Mensagem sobre terrorismo

 

Mensagem sobre terrorismo:
“Somente quando o amor instalar-se no coração do ser humano é que o terrorismo perverso desaparecerá e os cidadãos de todas as pátrias e de todas as confissões religiosas se permitirão ver a liberdade de pensamento, de palavra e de ação. [...] Para que esse momento seja atingido, faz-se urgente que todos, mulheres e homens de bem, religiosos ou não, mantenham-se em harmonia, respeitem-se mutuamente e contribuam uns para a plenitude dos outros. [...] O terrorismo passará como todas as vitórias da mentira, das paixões inferiores e da violência, porque só o amor é portador de perenidade.” – Vianna de Carvalho
Acesse:
http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/terrorismo/

 

 

 

Evento Espírita na Mansão do Caminho no Carnaval

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em emails de Edward Junior [mailto:[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Evangelho na Praia

Santos, SP

Caros,
Todos estão convidados para o contato com a Natureza como fazia Jesus, Francisco de Assis, Eurípedes Barsanulfo, Chico Xavier...
Fonte do Boqueirão - 9h - em frente à Av. Conselheiro Nébias.
Divulguem e compareçam...
Saúde e Paz!
Jaime Togores
CE Seara do Amor
Santos - SP

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

Palestra no Lar Francisco de Assis vai abordar

“Limites da Reencarnação”. Macaé, RJ

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

3º. Congresso Espírita do Distrito Federal

Brasília, DF

 

 

 

Garanta vaga e desconto e auxilie a div. do 3º Cong. Esp. do DF! Inscrições abertas!

 

 

Garanta seus desconto e vagas e auxilie a divulgação do 3º Cong. Espírita do DF! Inscrições abertas!

Quando você faz sua inscrição antecipada, além de garantir sua vaga e o desconto, os recursos gerados permitem uma maior divulgação do evento, sobretudo ao público leigo.

Inscrições abertas no site ou em casa espírita conveniada. 

Participe dessa grande confraternização do mov. esp. do DF e visitantes!

 

O 3º Congresso Espírita do DF visa sensibilizar a sociedade sobre a força do Evangelho do na transformação da humanidade por meio da vivência da Fraternidade e Paz ensinadas por Jesus.

 

Estamos preparando uma programação dinâmica e acolhedora que propicie a união e integração da Família Espírita do DF e Entorno num ambiente adequado e acolhedor.

 

Para fazer sua inscrição, com desconto especial, e saber mais sobre o evento acesse o site http://www.fedf.org.br, onde poderá acompanhar as notícias e demais informações sobre a programação, ou, se informe em sua Casa Espírita.

 

Garanta já sua vaga! Faça sua inscrição e de seus familiares "on line":

 

http://www.fedf.org.br/site/?action=LerNoticia&idn_noticia=85

 

 

Auxilie ainda mais, imprimindo e compartilhando em suas mídias sociais os cartazes:

  1. Cartaz 3º Congresso Espírita DF (PDF) : Arquivo
  2. Logomarca 3º Congresso : Arquivo
  3. Folder (PDF) : Arquivo

 

DO SITE DA FEB:

Notícias

05/01/2015 08h30 - Atualizado em 17/12/2014 10h10

Congresso Espírita do Distrito Federal

Será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2015 o 3° Congresso Espírita do Distrito Federal. O tema abordado será “Evangelho – Fraternidade e Paz”, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Participarão os palestrantes Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias e Wagner Gomes da Paixão. Para participar é necessário se inscrever previamente. A organização é da Federação Espírita do Distrito Federal. Para outras informações acesse: http://3congressoespiritadf.wordpress.com/

CARTAZ_3CONGRESSO

FONTE: 

http://www.febnet.org.br/blog/sem-categoria/congresso-espirita-do-distrito-federal-3/

 

 

 ​​

Fraternalmente,

 

Diretoria de Com. Social Espírita-DCS/ FEDF - [email protected]

Federação Espírita do Distrito Federal

- Sede Sudoeste: SWQM 5 / 301 do Sudoeste - Brasília/DF (61) 3344-8237

 

- Sede 408 Sul: SHCS SQS 408 Área Especial Templo - Asa Sul - Brasília/DF

(61) 3443-0306 - 8570-98565

No site www.fedf.org.br você encontra também os endereços das casas espíritas do DF por bairro/região, horários das atividades, calendário de eventos, e-mail e fones das diversas diretorias .

 

"A Doutrina Espírita nos solicita uma espécie permanente de caridade. A caridade da sua própria divulgação." (Estude e Viva, FEB, Emmanuel/Chico Xavier)

 

Cadastre seu e-mail na lista do Boletim FEDF e receba as notícias do movimento esp. do DF:

 

(Informações recebidas em email de

 

 

Seminário com Dr. Severino Celestino

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

9º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Stamford, CT. EUA

 

 

REGISTRATIONS FOR THE
9TH U.S. SPIRITIST SYMPOSIUM ARE NOW OPEN!

Please visit our site www.spiritualitynow.net 
for more information.

 

UNITED STATES SPIRITIST COUNCIL

USSC Logo

 

(Informações em emails de United States Spiritist Council <[email protected]> e de Nazareno Feitosa)

 

 

IV Humanizar Promissão. Encontro de Espiritismo e Humanização

Promissão, SP

 

Dias 11 e 12 de Abril de 2015

Local: Grand House (Salão de Festas)

Tema: Etapas da Humanização – Alicerces Para o Amor

Expositores

Sebastião Camargo – Três Lagoas - MS

Fatima Ferreira – BH

Gilson Freire - BH

Lindomar Coutinho – Ilhéus - BA

Apresentações Artísticas

Andréa Bien – São Paulo

Fernando Ferreira – Promissão

Walter Armstrong - Promissão

Programação:

Sábado 11 de Abril – Abertura do IV Humanizar

7h00 – Recepção e entrega de crachás – Café da Manhã

Musical com: Fernando Ferreira

8h00 – Apresentação do IV Humanizar

8h30 – Palestra com: Gilson Freire

Tema: As Três Casas Mentais e a Evolução do Amor

10h00 - Intervalo

10h30 – Palestra com: Sebastião Camargo

Tema: O Ser de Consciência Desperta

12h00 - Almoço

13h30 – Palestra com: Fatima Ferreira

Tema: Mediunidade Sem Fronteiras

15h00 - Intervalo

15h30 – Palestra com: Lindomar Coutinho

Tema: A Busca de Si Mesmo

17h00 – Intervalo

19h00 – Jantar – Apresentação Musical com:

Walter Armstrong

20h00 – Andréa Bien - Noite de Arte e Luz

 

Domingo 12 de Abril

7h00 – Recepção e Café da Manhã

7h45 – Apresentação Musical

Andréa Bien

8h00 – Palestra com: Gilson Freire

 Tema: O que Pode Nos Ocasionar a Prática do Amar-nos Mais Que ao Próximo?

9h30– Intervalo

9h50 – Palestra com: Fátima Ferreira

Tema: Mediunidade Sem Fronteira II

11h20 – Intervalo

11h50 – Palestra com: Lindomar Coutinho

Tema: Alicerces Para o Amor

13h30 – Encerramento do IV Humanizar Promissão

 

Almoço, confraternização, fotos e despedidas...

 

Salão de Festas Grand House

Av. Silvano Faria – 236 - centro

 

***********************

 

IV HUMANIZAR - PROMISSÃO

ENCONTRO DE ESPIRITISMO E HUMANIZAÇÃO

Local: Grand House

Av. Silvano Faria – 236 - centro

 

Ficha de Inscrição

Nome:............................................................................................................

Nome p/ crachá:  ......................................data de nasc...............................

E-mail:.............................................................................................................

Cidade:............................................................................................................

 

Inscrição: R$100,00 até 01/04 / 2015, após essa data o valor será R$130,00.

Neste valor estão inclusos: 2 cafés da manhã, 2 almoços, 1 jantar e material de apoio.

Valor por dia: (11/04 sábado R$50,00) (12/04 domingo R$50,00)

Depósito bancário: Banco do Brasil

Agência 0148-1      Conta corrente 14.876-8

A Casa do Caminho Dr. Bezerra de Menezes – CNPJ. 05.852.524/0001-24

Enviar por e-mail o comprovante do depósito bancário.

Em caso de desistência não haverá devolução do valor da inscrição.

Informações: [email protected]

Nice Silva – (14)3541-12-50   (14) 99175-43-45 – Promissão

VAGAS LIMITADAS

 

(Informação recebida em emails de Nice Silva e de João Marchesi Neto)

 

 

Seminário com Gérson Simões Monteiro no C.E. Scheilla

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Leia o boletim informativo da

Associação Espírita “Bezerra de Menezes”. Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=80a1d4c9-cf70-4d5a-a6d3-d6c4e7cff0c2&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

 

Peça teatral: “Há dois mil anos”

Agendamentos para apresentação

 

De: [email protected]
Enviada: Quinta-feira, 8 de Janeiro de 2015 17:30
Assunto: Peça Teatral Espírita " HÁ DOIS MIL ANOS "

 

A Peça Teatral Espírita "HÁ DOIS MIL ANOS" depois de uma grande temporada no Teatro do Ator em São Paulo, está  agendando   apresentações para o ano de 2015 em todo o Brasil . 

  NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE DE LEVAR ESTE ESPETÁCULO PARA OS FREQUENTADORES DA SUA CASA ESPÍRITA E PÚBICO EM GERAL

 

 1

 Esta é a nova versão deste clássico da literatura mundial, publicado em quase todo o mundo, que associa uma grande história de amor, a reflexão universal sobre o sentido da vida e dos atos que aqui praticamos. Inspirada numa das existências do espírito de Emmanuel, e psicografada pelo saudoso Chico Xavier, a história narra a trajetória do Senador Romano Públio Lêntulus e de sua esposa Lívia, que simbolizavam a força do Império construído pela Roma antiga. Ao encontrarem Jesus, numa viagem feita à Palestina para a cura da filhinha doente, vêem toda a sua vida ser transformada, num turbilhão de fatos que até hoje são exemplo de superação, renúncia e fé.A nova montagem do remete o público para a Roma antiga através dos mais de 50 figurinos confeccionados a partir de pesquisa extensa e do estudo contínuo da cultura e hábitos daquele período. São dezesseis atores no palco que se revezam para viverem mais de quarenta personagens. È uma história de amor de amor que merece ser assistida, num espetáculo para todas as idades, e para o público em geral sem restições, onde o principal ponto de convergência é o grande aolução permanmor, que supera nossa falhas no caminho da evolução permanente.

DIRETAMENTE DO TEATRO DO ATOR EM SÃO PAULO PARA TODO BRASIL

 

 

ESTAMOS AGENDANDO APRESENTAÇÕES PARA OUTROS LOCAIS

 

 

AGENDE  DESDE JÁ UMA APRESENTAÇÃO PARA SUA CIDADE OU REGIÃO

 

RESTITUI-SE PARTE DA VENDA DOS INGRESSOS PARA A CASA ESPÍRITA LOCAL 

   C O N T A T O S

E-MAIL : [email protected]

   11-997142039 : TIM 

  11-946325695  :  Oi

José Ramos 

São Paulo-SP

VEJA MAIS DETALHES NESTE LINK

http://vimeo.com/46330201

 

(Informações repassadas em email por Regina Bachega)

 

 

Honestidade incondicional

 

 

A educação informal acontece no lar, nas situações mais inesperadas. Sábios são os pais que delas tiram o melhor proveito.

Mildred era uma garotinha, quando o mundo mergulhou na Primeira Grande Guerra.

Seu pai havia construído um imenso apiário, que era a maior fonte de renda da família.

Todo apicultor sabe que uma colmeia pode morrer de fome durante o inverno, se a sua provisão de mel não durar até o florescimento das plantas.

Por isso, constitui rotina que ele ajude as abelhas, nos meses de frio, alimentando-as com um xarope feito de água e açúcar.

No período da Primeira Guerra Mundial, vários alimentos ficaram escassos. E um deles foi o açúcar, que foi racionado pelo governo.

O pai de Mildred, como apicultor, recebia uma cota extra de açúcar, especialmente para as abelhas. E tal ração passou a ser criteriosamente guardada no porão da casa, separada da cota familiar.

Certo dia, a família recebeu a notícia de que parentes distantes viriam para uma visita, no dia seguinte.

A mãe desejava fazer um bolo, mas não havia açúcar suficiente. As crianças queriam o doce, mais que tudo, e acabaram por convencer a mãe que, se ela apanhasse a medida necessária no barril das abelhas, o governo jamais ficaria sabendo.

E assim foi feito. O bolo amarelo, assado no forno à lenha, ficou maravilhoso. Principalmente depois de coberto artisticamente com merengue.

Todos se deliciaram. As crianças estavam exultantes, como se tivessem ganhado um grande prêmio.

Quando chegou o dia da família receber a sua ração mensal de açúcar, o pai foi ao armazém, entregou os seus cupons e trouxe para casa um saquinho marrom, que colocou sobre a mesa.

A mãe o olhou por alguns instantes. Pegou-o e com o mesmo medidor que usara para o açúcar do bolo, separou exatamente a quantidade que utilizara.

Então, ante o olhar estarrecido das crianças, que a acompanharam, ela se dirigiu ao porão e despejou a quantia no barril das abelhas.

O que sobrou no saquinho teve que ser muito economizado naquele mês, por aquela família de sete pessoas. Para Mildred, que adorava doces, foi uma lição extra de sobriedade.

No entanto, a mãe não fez o menor discurso sobre o acontecido. Nada disse sobre honestidade.

Para ela, aquele fora um ato natural, de acordo com a integridade com a qual seu marido e ela viviam as suas vidas.

Aos noventa anos de idade, tendo deixado de ser aquela criancinha que olhava por cima da mesa da cozinha, na pontinha dos pés, já contara a história sobre a honestidade incondicional de sua mãe inúmeras vezes, para seus filhos, seus netos e até mesmo para os bisnetos.

Comparava sua mãe a uma abelha que traça uma reta, quando se encaminha para sua colmeia, após os seus voos em busca do néctar.

Sua mãe, dizia, sempre tomava o caminho mais honesto, uma linha reta, precisa como uma flecha.

E foi por isso que moldou, sem alardes, a consciência de quatro gerações de uma mesma família.

*   *   *

O coração da mãe é a sala de aula de uma criança.

As lições mais profundas nascem dos momentos preciosos de dificuldades, quando é preciso ofertar o ensino, com ampla visão de quem semeia para o futuro.

Redação do Momento Espírita, com base no
cap. 
Uma doce lição de Mildred Bonzo, do livro
Histórias para aquecer o coração das mães, de Jack
Canfield, Mark Victor Hansen, Jennifer Read
Hawthorne e Marci Shimoff, ed. Sextante.
Em 9.1.2015.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Enxame de abelhas em telefone público. Viaduto do Chá, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Relembrando

José Pedro de Freitas “Arigó”  

18-10-1921 / 11-01-1971

 

Arigó

Imagem: http://menezesciencia.blogspot.com.br/2012/12/10-mortes-de-personalidades-peculiares.html

 

 

José Pedro de Freitas, mais conhecido pelo vulgo Arigó, nasceu a 18 de outubro de 1921, na Fazenda Faria, em Congonhas do Campo, e desencarnou em 12 de janeiro de 1971, em desastre de automóvel, quando se dirigia de Congonhas a Belo Horizonte.

 

Arigó era casado com Dona Arlete Soares, sua prima, de cujo consórcio nasceram seis filhos: José Tarcísio, Haroldo, Eri, Sidney, Leôncio, Antonio e Leonardo José.

 

Arigó, desde criança, entregou-se ao trabalho rude da enxada, na Fazenda Faria. Fez o curso primário no Grupo Escolar Barão de Congonhas. Foi proprietário de um pequeno bar naquela cidade, desistindo do comércio para trabalhar na picareta, nas minas da Siderúrgica Nacional. Mais tarde, foi nomeado servidor do IAPTC, hoje INSS, onde trabalhou até os últimos dias de sua existência terrena.

 

Falar sobre as curas realizadas por esse grande médium não é nossa tarefa, pois, tratando do assunto, já foram publicadas várias obras de autoria de escritores nossos conhecidos. Entretanto, como se trata de um dos mais famosos médiuns que surgiram em nosso meio, não podemos deixar de fazer algumas referências sobre sua pessoa, notadamente no que diz respeito ao seu martírio.

 

Para este relato, valemo-nos da obra intitulada "Arigó, vida, mediunidade e martírio", de autoria do nosso confrade J. Herculano Pires, da qual transcrevemos o seguinte trecho:

 

"Da primeira condenação, em 1958, ele ficou livre facilmente por ter sido indultado pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Nesse tempo, Arigó ainda não sabia o que era um indulto e ficou muito satisfeito com a decisão do Presidente da República. Mas, já na segunda condenação, a 18 de novembro de 1964, Arigó tomou conhecimento do significado do indulto e quando lhe propuseram uma campanha nesse sentido ele a recusou, declarando firmemente: ‘Não quero ser perdoado de crime que não pratiquei. Quero que a justiça reconheça a minha inocência. Não sou criminoso". A tese do novo indulto permaneceu insistente, no espírito de muitos amigos de Arigó, mas o médium não arredou o pé da sua posição corajosa".

 

Logo que o seu advogado, o prof. Jair Leonardo Lopes, livre docente de Direito Penal, da Faculdade de Direito da Universidade de Minais Gerais, contratado pela família do médium, comunicou-lhe a sentença do juiz da Comarca de Congonhas, Dr. Márcio Aristeu Monteiro de Barros, condenando-o a um ano e quatro meses de detenção, Arigó prontificou-se a procurar o Magistrado e entregar-se à prisão. Do sítio de sua tia, em que se encontrava, seguiu diretamente para a presença da autoridade, em mangas de camisa, sem passar pela sua própria casa. Como o Juiz não dispusesse de viatura para conduzir o réu-sem-vítimas à prisão, o próprio Arigó ofereceu o veículo em que viera do sítio para ir à cadeia da vizinha cidade de Conselheiro Lafaiete, onde ficou detido. Verdadeira caravana de automóveis o acompanhou até lá. Era geral o ambiente de consternação em Congonhas. Os irmãos de Arigó, em sinal de pesar, prometeram deixar crescer a barba até que ele fosse libertado, o que realmente fizeram. De maneira que, na libertação posterior do médium, jornais e revistas publicaram curiosas fotografias em que indivíduos barbudos abraçavam Arigó, felizes pela sua volta a Congonhas.

 

A cadeia de Conselheiro Lafaiete (antiga Queluz), cidade maior que Congonhas e importante entroncamento ferroviário, é o que de mais odioso se possa imaginar. Os infelizes que se recolhem àquele presídio perdem os mínimos direitos à condição humana. São trancafiados num xadrez exíguo e imundo e submetidos a regime animalesco. As autoridades, felizmente, compreenderam que não podiam tratar o médium Arigó como um criminoso vulgar. Deram-lhe algumas regalias, como cama, local à parte, direito de tomar banhos quentes e assim por diante. Mas Arigó condoeu-se da situação dos demais presos e declarava para todos os que, em número de milhares de pessoas, o visitavam na prisão: ‘É uma pena o que fazem com esses meus colegas, gente boa que precisa ser melhor tratada para se corrigir'. Passou a conversar diariamente com os colegas, a interessar-se por todos eles, a distribuir com todos os presentes, frutas e doces que recebia, e pedir para eles a assistência de advogados e o amparo de autoridades que o visitavam. Conseguiu também, com auxílio dos seus parentes e amigos de Congonhas, que a imunda cadeia passasse por uma limpeza e pintura. Pediu que enviassem colchões aos presos e lutou para melhorar as instalações da prisão, com instalação de chuveiro e enceramento constante do piso.

 

Tudo isso, na verdade, era pouco. Mas era o que ele podia fazer. Verificou, depois, que ocorriam espancamentos e outras humilhações na prisão. Denunciou-os e conseguiu abertura de inquéritos. Certa vez, diante dos fatos absurdos que presenciou, foi tomado de forte emoção e sofreu um enfarte que obrigou a sua remoção para um hospital. Seu sofrimento era intenso. Mas todos os que o visitavam saíam consolados com as suas palavras. ‘Tudo o que Deus faz é bom, dizia ele constantemente. Se Deus me permitiu vir para cá era porque eu tinha alguma coisa a fazer. E estou contente. Isto é um paraíso onde posso descansar, livre da trabalheira que tenho lá fora e de todos os que querem mandar em mim. Aqui estou livre'. Essas palavras iludiram a muitas pessoas que comodistamente chegaram à conclusão de que Arigó estava melhor na prisão do que em Congonhas. Era uma boa desculpa para não se importarem com o caso e não precisarem lutar pela libertação do médium. Outras diziam: ‘Médium é assim mesmo, tem de pagar algumas faltas do passado'. Arigó não as desmentia. Aceitava resignado a prisão, e chegou a marcar, na parede da cela, a data do final da sentença iníqua como a única em que seria libertado.

 

Conselheiro Lafaiete transformou-se num verdadeiro centro de romaria. Caravanas de todo o Brasil dirigiam-se àquela cidade para visitar Arigó na cadeia. Personalidades ilustres, civis e militares, fizeram questão de levar-lhe a sua solidariedade. E os doentes desenganados pela ciência humana continuaram a afluir a Congonhas e de lá se dirigiam a Lafaiete, à procura da mediunidade proibida."

 

Como se vê, não foram somente os médiuns do século passado que sofreram injusta perseguição. Por incrível que pareça, em pleno século XX as mesmas cenas se repetem. E um inocente, só porque desejava o bem a seus semelhantes, é encarcerado numa prisão imunda por denúncia daqueles que ainda vivem nas trevas da ignorância!

 

E, assim, concluímos mais este capítulo, no qual falamos sobre alguns médiuns famosos do passado, a fim de que os leitores tenham uma idéia, embora generalizada, a respeito desses abnegados trabalhadores da última hora, que não mediram esforços no sentido de provar, não só a imortalidade da alma, como também de minorar o sofrimento de seus semelhantes.

 

Devemos esclarecer, ainda, que não foram somente os médiuns enumerados que trabalharam nestes setores, mas muitos outros também se sacrificaram, grandemente, os quais deixamos de citar, porquanto, nosso trabalho, como o próprio título indica, visa tão somente dar ligeira noção sobre o Espiritismo, não permitindo, dessa forma, citação de todos os grandes missionários do Cristo, que deram o melhor de seus esforços, não só no campo de mediunidade, como também abrangendo outros aspectos da Doutrina Espírita.

 

Fonte: ABC do Espiritismo de Victor Ribas Carneiro

 

(O texto foi copiado do site Feparana)

 

Imagem: http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/12121964/121264_1.htm

Zé Arigó na prisão

Imagem http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/12121964/121264_1.htm

Túmulo de José Pedro de Freitas, o “Zé Arigó”  (1921 – 1971), no Cemitério N.S. da Conceição, em Congonhas, MG.

No dia 21/11/2014 foi sepultada sua esposa Arlete Freitas, com  97 anos de idade. Foto Ismael Gobbo  

 

VÍDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=AIpAT4LTVPo

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-