Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/13-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

12-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/12-01-2015.htm

10-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/10-01-2015.htm

09-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/09-01-2015.htm

08-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/08-01-2015.htm

07-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/07-01-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIII,  9

Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita

 

 

Instruções dos Espíritos

A caridade material e a caridade moral

 

      9. “Amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que quereríamos nos fizessem eles.” Toda a religião, toda a moral se acham encerradas nestes dois preceitos. Se fossem observados nesse mundo, todos seríeis felizes: não mais aí ódios, nem ressentimentos. Direi ainda: não mais pobreza, porquanto, do supérfluo da mesa de cada rico, muitos pobres se alimentariam e não mais veríeis, nos quarteirões sombrios onde habitei durante a minha última encarnação, pobres mulheres arrastando consigo miseráveis crianças a quem tudo faltava.

     Ricos! pensai nisto um pouco. Auxiliai os infelizes o melhor que puderdes. Dai, para que Deus, um dia, vos retribua o bem que houverdes feito, para que tenhais, ao sairdes do vosso invólucro terreno, um cortejo de Espíritos agradecidos, a receber-vos no limiar de um mundo mais ditoso.

     Se pudésseis saber da alegria que experimentei ao encontrar no Além aqueles a quem, na minha última existência, me fora dado servir!...

     Amai, portanto, o vosso próximo; amai-o como a vós mesmos, pois já sabeis, agora, que, repelindo um desgraçado, estareis, quiçá, afastando de vós um irmão, um pai, um amigo vosso de outrora. Se assim for, de que desespero não vos sentireis presa, ao reconhecê-lo no mundo dos Espíritos!

     Desejo compreendais bem o que seja a caridade moral, que todos podem praticar, que nada custa, materialmente falando, porém, que é a mais difícil de exercer-se.

     A caridade moral consiste em se suportarem umas às outras as criaturas e é o que menos fazeis nesse mundo inferior, onde vos achais, por agora, encarnados. Grande mérito há, crede-me, em um homem saber calar-se, deixando fale outro mais tolo do que ele. É um gênero de caridade isso. Saber ser surdo quando uma palavra zombeteira se escapa de uma boca habituada a escarnecer; não ver o sorriso de desdém com que vos recebem pessoas que, muitas vezes erradamente, se supõem acima de vós, quando na vida espírita, a única real, estão, não raro, muito abaixo, constitui merecimento, não do ponto de vista da humildade, mas do da caridade, porquanto não dar atenção ao mau proceder de outrem é caridade moral.

     Essa caridade, no entanto, não deve obstar à outra. Tende, porém, cuidado, principalmente em não tratar com desprezo o vosso semelhante. Lembrai-vos de tudo o que já vos tenho dito: Tende presente sempre que, repelindo um pobre, talvez repilais um Espírito que vos foi caro e que, no momento, se encontra em posição inferior à vossa. Encontrei aqui um dos pobres da Terra, a quem, por felicidade, eu pudera auxiliar algumas vezes, e ao qual, a meu turno, tenho agora de implorar auxílio.

     Lembrai-vos de que Jesus disse que todos somos irmãos e pensai sempre nisso, antes de repelirdes o leproso ou o mendigo. Adeus: pensai nos que sofrem e orai. – Irmã Rosália. (Paris, 1860.)

....................

...............

........

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

Jeanne-Marie Rendu. “Irmã Rosália” (09-09-1786/ 07-02-1856)

 Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Rosalie_Rendu

 

 

 

A surpresa

 

 

A família estava se mudando para um bairro, do outro lado da cidade.

Os amigos aconselharam a ter muito cuidado, a trancar as portas, o portão, coisas que não tinha o hábito de fazer. Afinal, ali eram todos amigos. Os vizinhos cuidavam uns dos outros.

O caminhão da mudança foi à frente e os carregadores receberam instruções de trancar a casa. Mas, esqueceram desse detalhe.

Quando a família chegou, assustou-se. A porta estava aberta. Entrou cuidadosamente na casa, o pai à frente, em atitude defensiva.

Logo constataram que alguém havia estado ali, naquele curto período de tempo.

Os intrusos tinham deixado um cartão de visita. Sobre o balcão da cozinha, havia um bule de café recém coado, um bolo de chocolate, um vidro grande de doce e todos os ingredientes para uma refeição de boas-vindas ao bairro.

*   *   *

A desconfiança, muitas vezes, nos faz sermos infelizes. A violência que vemos, no mundo, nos faz esquecer que existem corações bondosos, criaturas prestativas e generosidade crescente.

Não nos permitamos erguer muros na alma. Se a segurança física nos exige que tranquemos portas, janelas e tenhamos sistemas de alarme em nossas casas e em nossos carros, não nos permitamos fazer o mesmo com as portas dos nossos corações.

No mundo onde a solidão é tão grande, onde as pessoas passam com rapidez sem olhar para o lado, permitamo-nos o sorriso espontâneo, o gesto gentil.

Experimentemos entrar no elevador, cada manhã e saudar a todos com um Bom dia!

Acostumemo-nos a indagar dos vizinhos, ao cruzar com eles, na rua, ou ao passar em frente a suas casas, como está sua saúde.

Habituemo-nos a dizer Olá, oi. Como vai?

Exercitemos o agradecimento a funcionários que nos abram a porta do carro no estacionamento, em locais de trabalho. Eles não são robôs, nem máquinas eletrônicas. São criaturas que amam, têm família, sentimentos e apreciam um agradecimento, um sorriso.

Alonguemos o exercício a caixas de supermercados, que ficam longas horas em trabalho mecânico e exaustivo, quase sempre recebendo somente reclamações.

Utilizemos, com frequência, Por favor... Pode fazer a gentileza de... Seria possível me dizer... Poderia me informar?

A tecnologia cada dia nos oferece maior conforto material, contudo não nos tornemos nós também técnicos no relacionamento interpessoal.

Não nos esqueçamos de que somos seres humanos, a caminho da angelitude. Não nos tornemos máquinas de raciocinar, porque toda vez que o coração deixa de abraçar o cérebro, o mundo enlouquece.

O Mestre de Nazaré ensinou: Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.

O amor começa e termina nas coisas mais simples, pequenas e insignificantes.

Comecemos hoje nosso exercício de amar.

*   *   *

Em toda parte a astúcia, a violência e o crime se apresentam vitoriosos. Estes são dias de insensatez e cálculo para o mal.

Certamente, há uma avalanche de loucura ameaçadora.

Mas, jamais houve tanto amor e tanta bondade na Terra.

Inumeráveis pessoas acreditam e trabalham pelo seu próximo, promovendo a era da felicidade.

Unamo-nos a esses heróis anônimos do bem e projetemos o homem, ajudando-o a ser livre e ditoso.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. O dia da mudança, 
de Doris Hier, do livro 
Histórias para o coração da mulher, organizado por 
Alice Gray, ed. United Press e no cap. CXCIII, do livro 
Vida feliz, pelo Espírito 
Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 12.1.2015. 

 

Casas em bairro de periferia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Vídeo. Recente entrevista com

Dra. Marlene Nobre ( 18-06-1937 / 05-01-2015)

 

Acesse:

http://use-sjc.org/site/index.php/orientacao-espirita/305-depressao-marlene

 

 

 

(Colaboração recebida das USES de São José dos Campos e de Taubaté)

 

 

Palestra no Centro Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal 

 

 

No mês do 12º aniversário do do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, na sexta-feira, dia 16 de janeiro de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema OS INIMIGOS DESENCARNADOS com a convidada Dr.ª Gláucia Lima.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Seminário “Pietro Ubaldi e a Doutrina Espírita”

Três Lagoas, MS

 

 

(Informações recebidas em email de DANILO - [[email protected]])

 

 

Palestras programadas para a Sociedade Espírita “Allan Kardec”

Jales, SP

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jane Maiolo)

 

 

Seminário Espírita com Haroldo Duta Dias

 Fernandópolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

Palestras com Dr. Andrei Moreira

Jales, Araçatuba, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

Programação de palestras para o C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para as palestras desta semana: 

 

Quarta-feira - dia 14 - 20:00 h:

DR. AGUINALDO PAULA VASCONCELOS - De São José do Rio Preto

Tema: livre

 

Sábado - dia 17 - 20:00 h:

DR. BRENO COSTA - De Marília

Tema: Depressão - O que fazer?

Na ocasião será comercializado o livro:

"Depressão, o que fazer? Dez passos para a libertação do quadro depressivo", com renda 100% destinada para a ONG Projeto Semear Marília (www.projetosemearmarilia.org.br)

 

Local:

Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

“Jornal Espírita de Uberaba”

Acesse a edição digital nos links abaixo

 

Estimados irmãos,

 

Segue anexo a nossa centésima edição do JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA, janeiro/2015.

Você pode ler o Jornal nos sites: www.jornalespiritadeuberaba.com.br ou www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba.

Pedimos aos irmãos que repassem nosso jornal aos seus amigos e familiares.

Pedimos ainda que nos indiquem e-mail’s para o recebimento do nosso Jornal.

Saudações fraternas.

 

Luiz Carlos de Souza

Telefone: (34) 9969-7191

E-mail: [email protected]

Sites: www.jornalespiritadeuberaba.com.br ou www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba

Twitter: @jornalespirita

Facebook: Jornal Espírita de Uberaba I e Jornal Espírita de Uberaba II

 

(Informação em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

Leia o jornal “O Farol”. Acesse nos links abaixo

Getulina, SP

 

Caros amigos, nosso facho de luz.

Repassem, divulguem!!!

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

Janeiro/2015: https://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita79.pdf

Vai também anexo.

Abraços!!!

Junior

 

 

 

Campanha do Material Escolar Remanso Fraterno

Niterói, RJ

 

Visualize também através do link: http://www.remansofraterno.org.br/campanha-de-material-escolar/

http://www.remansofraterno.org.br/campanha-de-material-escolar/http://www.remansofraterno.org.br/campanha-de-material-escolar/

Faça download de nossa lista em PDF para impressão -> Clique Aqui!

 

(Informação recebida em email de Remanso Fraterno [[email protected]])

 

 

É o Espírito Santo dogmático que causa polêmica, não o bíblico

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

  Um esclarecimento: Escrevo esta coluna de acordo com os  comentários sobre ela, principalmente dos novos leitores de OTEMPO que não param de surgir.

  Tertuliano, o grande gênio da teologia do cristianismo primitivo, Doutor da Igreja, desencarnou em 220, antes, pois, do Concílio de Niceia (325), que criou o dogma da divinização de Jesus, abrindo, assim, as portas para a criação de outro, o do Espírito Santo e, consequentemente, para o da Santíssima Trindade.

   Montano, um ex-sacerdote frígio da deusa romana Cibele, converteu-se ao cristianismo. Mas em 170, defendeu a doutrina da atuação perpétua do Espírito Santo ou o Paráclito. A Igreja condenou essa doutrina. É que ela ainda não tinha uma ideia decisiva sobre o Espírito Santo e a Santíssima Trindade. E Tertuliano acabou tornando-se herege, por ter aderido a essa doutrina de Montano,

    Nessa época, pois, já se falava no Espírito Santo (“penuma hagion”) do Velho Testamento e do Novo, mas não com o sentido do dogma da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que respeitamos, mas que é um assunto polêmico, exatamente porque não está de acordo com o sentido originário do Espírito Santo bíblico.

  Os tradutores da Bíblia procuraram adaptar o Espírito Santo ao do dogma trinitário. E um dos recursos mais usados para isso foi trocar o artigo indefinido “um” pelo artigo definido “o” (“ho”). Assim, onde na Bíblia está “um espírito santo”, foi traduzido para “o Espírito Santo”. 

  No original é “um” espírito santo, porque cada alma ou espírito, que está animando o corpo de cada um de nós, é “um” espírito santo e não “o” Espírito Santo trinitário. São Jerônimo, na Vulgata Latina, até preferiu usar, no lugar de um espírito santo, “um espírito bom” (“spiritus bonus”). Também alguns tradutores colocam o artigo definido “o”, mas entre parênteses, exatamente porque ele não está no original grego. (Para quem quiser ver mais detalhes sobre esse assunto, há vários livros, inclusive o meu: “A Face Oculta das Religiões”, que está sendo lançado também em inglês, nos Estados Unidos).

   O Espírito Santo bíblico é a alma ou o espírito de cada um de nós. Por isso, dizemos que ele é como se fosse um substantivo coletivo, pois designa todos os espíritos humanos, inclusive o de Jesus. Muitos teólogos até dizem que o chamado Batismo no Espírito Santo é, na verdade, em Jesus. Sim, porque Jesus é um Espírito Santo verdadeiro. É o Espírito Santo humano por excelência, pois abaixo do Espírito Santo de Deus, Ele é o maior, pelo menos de nosso mundo terreno, do qual Ele é o Criador e Chefe. “Nele, com Ele e por Ele”, todas as coisas foram feitas.

   E eis três exemplos bíblicos de que o Espírito Santo é realmente cada um de nossos espíritos, ou conjunto de todos os espíritos humanos, criaturas imortais criadas por Deus: “Nosso corpo é santuário do (de um) Espírito Santo”. (1 Coríntios 6: 19);  “Então o povo se lembrou dos dias antigos do tempo de Moisés, e disse: Onde está aquele que fez subir do mar o pastor do seu rebanho? Onde está o que pôs nele o seu Espírito Santo?” (Isaias 63: 11); e “Envias o teu Espírito, eles são criados, e assim renovas a face da terra.” (Salmo 104: 30).

  Observe-se que, no último exemplo, o espírito enviado é mesmo o espírito santo do indivíduo, e não o Espírito Santo de Deus, que é o que envia!

 

 

(Publicado originalmente em coluna de O TEMPO, Belo Horizonte, MG)

Fonte com monumento  na Praça de Cibeles, em Madrid, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

Chamamentos

 

Aguça os ouvidos e assinalarás os múltiplos chamados do Senhor ao testemunho de serviço, em teu próprio aperfeiçoamento, cada dia.
Os apelos do Céu ressoam por toda parte, sem palavras, sem abalo, sem ruído...
Repara: – é a dureza de coração que te convida ao exercício da piedade;
é a dor que te pede reconforto balsamizante;
é a calúnia que te reclama o esforço heróico do perdão com absoluto esquecimento do mal;
é a sombra que espera por tua lâmpada acesa na inspiração do bem;
é o cipoal da discórdia que te aguarda a bênção de harmonia...
Não olvides que o Senhor apeia para a tua bondade e para a tua compreensão, para a tua paciência e para a tua capacidade de servir, em todos os ângulos do caminho...
Aqui é uma esperança frustrada, ali é um desafio do sofrimento que, em nome d’Ele, te pedem confiança e conformação...
A voz do Mestre vibra no santuário doméstico, na oficina em que te confias à conquista do pão, no templo de tua fé religiosa, na via pública...
Fala-te de mil modos diferentes nos amigos, nos parentes, nos companheiros e nos desconhecidos que cruzam com teus passos pela primeira vez!
Levanta-te cada manhã e prepara a acústica da própria alma, a fim de lhe registrares as sugestões e não te esqueças de que se souberes escutar o Divino Mentor nos diversos chamamentos de cada hora – chamamentos à ação digna, à sublimação dos sentimentos, ao dever bem cumprido e à atitude da reta consciência – em breve, te elegerás escolhido para o concerto dos servidores divinos na Glória Superior.
Em verdade, o Dono da Vinha convida os operários da sementeira e da seara, indistintamente para o trabalho comum; entretanto, o esforço e o devotamento, a boa vontade e o sacrifício do cooperador são as forças que o destacam para a eleição a que deve e pode erguer-se.
Muitos chamados e poucos escolhidos! – proclamou o Divino Mestre. É que todas as criaturas estão na Terra, chamadas à construção da luz, mas só aquelas que se consagram às próprias obrigações, na execução dos divinos desígnios, podem atingir a vitória dos que persistem no bem até o fim.
 
Obra: Instrumentos do Tempo - Chico Xavier/Emmanuel

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Pintura em painel retrata  a Parábola dos trabalhadores na vinha.  Obra do pintor  alemão Jacob de Wet.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Jacob_Willemszoon_de_Wet#mediaviewer/File:Jacob_Willemsz._de_Wet_d._%C3%84._002.jpg

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-