Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/20-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

19-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/19-01-2015.htm

17-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/17-01-2015.htm

16-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/16-01-2015.htm

15-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/15-01-2015.htm

14-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/14-01-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIII,  15

Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita

 

............

........

 

15. Meus caros amigos, todos os dias ouço entre vós dizerem: “Sou pobre, não posso fazer a caridade”, e todos os dias vejo que faltais com a indulgência aos vossos semelhantes. Nada lhes perdoais e vos arvorais em juízes muitas vezes severos, sem quererdes saber se ficaríeis satisfeitos que do mesmo modo procedessem convosco. Não é também caridade a indul- gência? Vós, que apenas podeis fazer a caridade praticando a indulgência, fazei-a assim, mas fazei-a largamente. Pelo que toca à caridade material, vou contar-vos uma história do outro mundo. Dois homens acabavam de morrer. Dissera Deus: “Enquanto esses dois homens viverem, deitar-se-ão em sacos diferentes as boas ações de cada um deles, para que por ocasião de sua morte sejam pesados.” Quando ambos chegaram aos últimos momentos, mandou Deus que lhe trouxessem os dois sacos. Um estava cheio, volumoso, atochado, e nele ressoava o metal que o enchia; o outro era pequenino e tão vazio que se podiam contar as moedas que continha. “Este o meu”, disse um, “reconheço-o; fui

rico e dei muito.” “Este o meu”, disse o outro, “sempre fui pobre, oh! quase nada tinha para repartir.” Mas, oh! surpresa! postos na balança os dois sacos, o mais volumoso se revelou leve,  mostrando-se pesado o outro, tanto que fez se elevasse muito o primeiro no prato da balança. Deus, então, disse ao rico: “Deste muito, é certo, mas deste por ostentação e para que o teu nome figurasse em todos os templos do orgulho e, ademais, dando, de nada te privaste. Vai para a esquerda e fica satisfeito com o te serem as tuas esmolas contadas por qualquer coisa.” Depois, disse ao pobre: “Tu deste pouco, meu amigo; mas cada uma das moedas que estão nesta balança representa uma privação que te impuseste; não deste esmolas, entretanto, praticaste a caridade, e, o que vale muito mais, fizeste a caridade naturalmente, sem cogitar de que te fosse levada em conta; foste indulgente; não te constituíste juiz do teu semelhante; ao contrário, todas as suas ações lhe relevaste: passa à direita e vai receber a tua recompensa. – Um Espírito protetor. (Lyon, 1861.

...............

........

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Balança romana. Museu Galo-romano. Lião, França. Foto Ismael Gobbo

Pesos para balança romana (vide acima). Museu Galo-romano, Lião, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tradução para o espanhol por Marta Gazzaniga

Articulo de Divaldo Franco publicado en el periódico

 “A Tarde” el 15-01-2015. Salvador, BA

 

  

Mensagem 2015-01-16 v2.jpg

Ante el terrorismo

Divaldo Franco

Profesor, médium y conferencista

 

El golpe fue de una crueldad impar. Todavía estamos impresionados. Se repitió la tragedia que ha venido amenazando a las criaturas humanas en los últimos años, como lo es el terrorismo provocado por el fanatismo religioso perverso. La respuesta de Francia y de la sociedad fue inmediata, mientras se movilizaban todos los recursos posibles para capturar a los criminales y punirlos debidamente. Los derechos humanos, especialmente los de la libertad de pensamiento, de palabra y de acción, son inderogables. Conseguidos con inenarrables sacrificios a lo largo de los siglos, constituyen una de las más grandiosas conquistas del proceso evolutivo de la sociedad.

 

Nadie puede privar de la libertad de movimiento y acción a las criaturas humanas, ni prohibir, perseguir o impedir la libertad de palabra, sea esta verbal o gráfica, con excepción hecha de la oportunidad de los regímenes arbitrarios. Si tal cosa llega a acontecer, lo que en algunas ocasiones sucede, significa un terrible retroceso al pasado lamentable, cuando éramos esclavos de la prepotencia y de la necedad.

 

En el caso que consideramos, el lápiz es más poderoso que el fusil. Se mata al individuo, pero no se aniquila el pensamiento, que solamente puede ser suplantado por otro de mayor excelencia. Heredado de la barbarie, el fanatismo religioso, político o de cualquier especie, no es compatible con la dignidad del ser humano y lo convierte en víctima del sicario de las vidas que lo rodean. Esto solamente ocurre debido a la etapa primaria del proceso antropológico de la evolución, que mantiene al individuo en la caverna del egoísmo y del atraso moral.

 

Es inevitable que crezcamos en dirección a la plenitud, y el amor con respeto al derecho ajeno es el sentimiento que debe permanecer inviolable a cada paso de la sociedad. Todos debemos repudiar la intolerancia, la prevalencia de la fuerza sobre el derecho a la vida, contribuyendo de manera eficaz a la solidaridad, para que alcancemos la meta pretendida, que es la dicha. Repito, junto con los millones de ciudadanos que hoy levantan la bandera de la libertad proclamando: Je suis Charlie.

 

 

Divaldo Franco escribe los jueves, quincenalmente.

Artículo publicado en el periódico A Tarde, columna Opinión, el 15-01-2015.

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os  números  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 

Redação:   (71) 3340 – 8800

Email - [email protected]

 

 

 (Texto traduzido para o espanhol recebido em email de Marta Gazzaniga)

 

 

Nossa homenagem

Anália Franco Bastos (*)

01-02-1849 / 20-01-1919

 

Anália Franco

Imagem: http://www.espiritismobrasil.com/

 

Nascida na cidade de Resende, Estado do Rio de Janeiro, no dia 10 de fevereiro de 1856, e desencarnada em S. Paulo, no dia 13 de janeiro de 1919. Seu nome de solteira era Anália Emília Franco. Após consorciar-se em matrimônio com Francisco Antônio

Bastos, seu nome passou a ser Anália Franco Bastos, entretanto, é mais conhecida por Anália Franco.

Com 16 anos de idade entrou num Concurso de Câmara dessa cidade e logrou aprovação para exercer o cargo de professora primária. Trabalhou como assistente de sua própria mãe durante algum tempo. Anteriormente a 1875 diplomou-se Normalista, em S. Paulo.

Foi após a Lei do Ventre Livre que sua verdadeira vocação se exteriorizou: a vocação literária. Já era por esse tempo notável como literata, jornalista e poetisa, entretanto, chegou ao seu conhecimento que os nascituros de escravas estavam previamente destinados à "Roda" da Santa Casa de Misericórdia. Já perambulavam, mendicantes, pelas estradas e pelas ruas, os negrinhos expulsos das fazendas por impróprios para o trabalho. Não eram, como até então "negociáveis", com seus pais e os adquirentes de cativos davam preferência às escravas que não tinham filhos no ventre.

Anália escreveu, apelando para as mulheres fazendeiras. Trocou seu cargo na Capital de São Paulo por outro no Interior, a fim de socorrer as criancinhas necessitadas. Num bairro duma cidade do norte do Estado de S. Paulo conseguiu uma casa para instalar

uma escola primária. Uma fazendeira rica lhe cedeu a casa escolar com uma condição, que foi frontalmente repelida por Anália: não deveria haver promiscuidade de crianças brancas e negras.

Diante dessa condição humilhante foi recusada a gratuidade do uso da casa, passando a pagar um aluguel. A fazendeira guardou ressentimento à altivez da professora, porém, naquele local Anália inaugurou a sua primeira e original "Casa Maternal". Começou a

receber todas as crianças que lhe batiam à porta, levadas por parentes ou apanhadas nas moitas e desvios dos caminhos.

A fazendeira, abusando do prestígio político do marido, vendo que a sua casa, embora alugada, se transformara num albergue de negrinhos, resolveu acabar com aquele "escândalo" em sua fazenda. Promoveu diligências junto ao coronel e este conseguiu facilmente a remoção da professora.

Anália foi para a cidade e alugou uma casa velha, pagando de seu bolso o aluguel correspondente à metade do seu ordenado. Como o restante era insuficiente para a alimentação das crianças, não trepidou em ir, pessoalmente, pedir esmolas para a meninada. Partiu de manhã, à pé, levando consigo o grupinho escuro que ela chamava, em seus escritos, de "meus alunos sem mães". Numa folha local anunciou que, ao lado da escola pública, havia um pequeno "abrigo" para as crianças desamparadas. A fama, nem sempre favorável da novel professora, encheu a cidade.

A curiosidade popular tomou-se de espanto, num domingo de festa religiosa. Ela apareceu nas ruas com seus "alunos sem mães", em bando precatório. Moça e magra,modesta e altiva, aquela impressionante figura de mulher, que mendigava para filhos de escravas, tornou-se o escândalo do dia. Era uma mulher perigosa, na opinião de muitos.

Seu afastamento da cidade principiou a ser objeto de consideração em rodas políticas, nas farmácias. Mas rugiu a seu favor um grupo de abolicionistas e republicanos, contra o grande grupo de católicos, escravocratas e monarquistas.

Com o decorrer do tempo, deixando algumas escolas maternais no Interior, veio para S. Paulo. Aqui entrou brilhantemente para o grupo abolicionista e republicano. Sua missão, porém, não era política. Sua preocupação maior era com as crianças desamparadas, o que a levou a fundar uma revista própria, intitulada "Álbum das Meninas", cujo primeiro número veio a lume a 30 de abril de 1898. O artigo de fundo tinha o título "Às mães e educadoras". Seu prestígio no seio do professorado já era grande quando surgiram a abolição da escravatura e a República. O advento dessa nova era encontrou Anália com dois grandes colégios gratuitos para meninas e meninos. E logo que as leis o permitiram, ela, secundada por vinte senhoras amigas, fundou o instituto educacional que se denominou "Associação Feminina Beneficente e Instrutiva", no dia 17 de novembro de 1901, com sede no Largo do Arouche, em S.

Paulo.

Em seguida criou várias "Escolas Maternais" e "Escolas Elementares", instalando, com inauguração solene a 25 de janeiro de 1902, o "Liceu Feminino", que tinha por finalidade instruir e preparar professoras para a direção daquelas escolas, com o curso de dois anos para as professoras de "Escolas Maternais" e de três anos para as "Escolas Elementares".

Anália Franco publicou numerosos folhetos e opúsculos referentes aos cursos ministrados em suas escolas, tratados especiais sobre a infância, nos quais as professoras encontraram meios de desenvolver as faculdades afetivas e morais das crianças, instruindo-as ao mesmo tempo. O seu opúsculo "O Novo Manual Educativo", era dividido em três partes: Infância, Adolescência e Juventude.

Em 10 de dezembro de 1903, passou a publicar "A Voz Maternal", revista mensal com a apreciável tiragem de 6.000 exemplares, impressos em oficinas próprias.

A Associação Feminina mantinha um Bazar na rua do Rosário n.o. 18, em S. Paulo, para a venda dos artefatos das suas oficinas, e uma sucursal desse estabelecimento na Ladeira do Piques n.o. 23.

Anália Franco mantinha Escolas Reunidas na Capital e Escolas Isoladas no Interior, Escolas Maternais, Creches na Capital e no Interior do Estado, Bibliotecas anexas às escolas, Escolas Profissionais, Arte Tipográfica, Curso de Escrituração Mercantil, Prática de Enfermagem e Arte Dentária, Línguas (francês, italiano, inglês e alemão); Música, Desenho, Pintura, Pedagogia, Costura, Bordados, Flores artificiais e Chapéus, num total de 37 instituições.

Era romancista, escritora, teatróloga e poetisa. Escreveu uma infinidade de livretos para a educação das crianças e para as Escolas, os quais são dignos de serem adotados nas Escolas públicas.Era espírita fervorosa, revelando sempre inusitado interesse pelas coisas atinentes à Doutrina Espírita.

Produziu a sua vasta cultura três ótimos romances: "A Égide Materna", "A Filha do Artista", e "A Filha Adotiva". Foi autora de numerosas peças teatrais, de diálogos e de várias estrofes, destacando-se "Hino a Deus", "Hino a Ana Nery", "Minha Terra", "Hino

a Jesus" e outros.

Em 1911 conseguiu, sem qualquer recurso financeiro, adquirir a "Chácara Paraíso".

Eram 75 alqueires de terra, parte em matas e capoeiras e o restante ocupado com benfeitorias diversas, entre as quais um velho solar, ocupado durante longos anos por uma das mais notáveis figuras da História do Brasil: Diogo Antônio Feijó.

Nessa chácara fundou Anália Franco a "Colônia Regeneradora D. Romualdo", aproveitando o casarão, a estrebaria e a antiga senzala, internando ali sob direção feminina, os garotos mais aptos para a Lavoura, a horticultura e outras atividades agropastoris, recolhendo ainda moças desviadas, conseguindo assim regenerar centenas de mulheres.

A vasta sementeira de Anália Franco consistiu em 71 Escolas, 2 albergues, 1 colônia regeneradora para mulheres, 23 asilos para crianças órfãs, 1 Banda Musical Feminina, 1 orquestra, 1 Grupo Dramático, além de oficinas para manufatura de chapéus, flores

artificiais, etc., em 24 cidades do Interior e da Capital.

Sua desencarnação ocorreu precisamente quando havia tomado a deliberação de ir ao Rio de Janeiro fundar mais uma instituição, idéia essa concretizada posteriormente pelo seu esposo, que ali fundou o "Asilo Anália Franco".

A obra de Anália Franco foi, incontestavelmente, uma das mais salientes e meritórias da História do Espiritismo.

Fonte: Site www.espiritismogi.com.br

 

(Copiado de http://www.febnet.org.br/ba/file/Pesquisa/Textos/An%C3%A1lia%20Franco.pdf)

 

 

(*) Há desencontros nas datas de nascimento e desencarnação de Anália Franco Bastos em biografias que pesquisamos. As datas que grafamos no titulo colhemos na placa do  túmulo de Anália Franco, no Cemitério da Consolação, em São Paulo, Brasil.

 

 

Túmulo de Anália Franco Bastos, no Cemitério da Consolação, São Paulo. Brasil. Fotos Ismael Gobbo

Excelente vídeo com Biografia de Anália Franco

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=S4bIT7rmi9A

 

 

 

Homenagens a Guillon Ribeiro

 

A Federação Espírita Brasileira deu início a uma série de eventos em homenagem aos 140 anos de nascimento de Guillon Ribeiro (17/1/1875-26/10/1943), que foi presidente da FEB, tradutor e autor de livros. No dia 17, o presidente da FEB esteve em São Luís - terra natal do homenageado - e na sede da Federação Espírita do Maranhão, no período da tarde, reuniu-se com a diretoria da FEMAR e com a equipe do DIJ, e, à noite Antonio Cesar Perri de Carvalho proferiu palestra pública sobre Guillon. Na tarde do dia 18, Evandro Noleto Bezerra proferiu palestra sobre o vulto citado, na sede da FEB, em Brasília. Integraram a mesa o presidente da Entidade e Max Lânio. Ocorrerão eventos nos primeiros sábados de fevereiro e de março, respectivamente, na Sede Seccional da FEB, no Rio de Janeiro, e no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB, em Santo Antonio do Descoberto (Go). A edição de janeiro da revista Reformador traz várias matérias sobre o homenageado. Informações: http://www.souleitorespirita.com.br/reformador/; http://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/presidentes/; http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Luis-Olimpio.pdf

Palestra sobre Guillon Ribeiro por Evandro Noleto Bezerra na FEB-Brasilia

São .Luís, MA. -Dirigentes da FEMAR e DIJ com  Cesar Perri

Palestra de César Perri na FEMAR. São Luis, MA

São Luis, MA. Reunião da diretoria da FEMAR e FEB

 

 

Programação no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

No mês do 12º aniversário  do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, na sexta-feira, dia 23 de janeiro de 2015, às 21H00, irá decorrer a apresentação do livro «Do pós-vida à Mediunidade e da reencarnação ao Bullying» com o convidado Jorge Gomes.

Jorge Gomes publicou um novo livro que leva o título “Do Pós-vida à Mediunidade e da Reencarnação ao Bullying”. A obra conta cerca de 120 páginas no formato 14,5 cm x 22,5 cm, dividida em 3 partes com um total de 18 capítulos, e tem prefácio da Dr.ª Gláucia Lima.

Começa por desvendar ao leitor os mundos invisíveis com que lida sem estranhar no seu dia-a-dia e descreve casos documentados sobre fenómenos interessantes na área da mediunidade. Segue-se um corolário de temas variados abordados à luz do espiritismo, inclusive questões do universo da educação e da saúde, sem esquecer factos ligados à teoria das vidas sucessivas.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de

 

 

Palestra no Seara Espírita Joanna de Angelis

Campinas, SP

 

 

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Seminário com Roosevelt A. Tiago

Santo André, SP

 

A USE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ,

TEM O PRAZER DE CONVIDAR PARA O

SEMINÁRIO COM ROOSEVELT TIAGO:

DIA:  DIA 07 DE FEVEREIRO DE 2015

HORÁRIO: DAS 8:30 ÀS 12:00 HORAS

LOCAL: JOANNA DE ANGELIS

RUA CEL. PM CELESTINO HENRIQUE FERNANDES, 420

SANTO ANDRÉ – SP

SE POSSÍVEL ENVIE UM EMAIL PARA CONFIRMAÇÃO DE SUA PRESENÇA POR ESTE EMAIL.

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

3º. Congresso Espírita do Distrito Federal

Brasília, DF

 

 

 

Garanta vaga e desconto e auxilie a div. do 3º Cong. Esp. do DF! Inscrições abertas!

 

 

Garanta seus desconto e vagas e auxilie a divulgação do 3º Cong. Espírita do DF! Inscrições abertas!

Quando você faz sua inscrição antecipada, além de garantir sua vaga e o desconto, os recursos gerados permitem uma maior divulgação do evento, sobretudo ao público leigo.

Inscrições abertas no site ou em casa espírita conveniada. 

Participe dessa grande confraternização do mov. esp. do DF e visitantes!

 

O 3º Congresso Espírita do DF visa sensibilizar a sociedade sobre a força do Evangelho do na transformação da humanidade por meio da vivência da Fraternidade e Paz ensinadas por Jesus.

 

Estamos preparando uma programação dinâmica e acolhedora que propicie a união e integração da Família Espírita do DF e Entorno num ambiente adequado e acolhedor.

 

Para fazer sua inscrição, com desconto especial, e saber mais sobre o evento acesse o site http://www.fedf.org.br, onde poderá acompanhar as notícias e demais informações sobre a programação, ou, se informe em sua Casa Espírita.

 

Garanta já sua vaga! Faça sua inscrição e de seus familiares "on line":

 

http://www.fedf.org.br/site/?action=LerNoticia&idn_noticia=85

 

 

Auxilie ainda mais, imprimindo e compartilhando em suas mídias sociais os cartazes:

  1. Cartaz 3º Congresso Espírita DF (PDF) : Arquivo
  2. Logomarca 3º Congresso : Arquivo
  3. Folder (PDF) : Arquivo

 

DO SITE DA FEB:

Notícias

05/01/2015 08h30 - Atualizado em 17/12/2014 10h10

Congresso Espírita do Distrito Federal

Será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2015 o 3° Congresso Espírita do Distrito Federal. O tema abordado será “Evangelho – Fraternidade e Paz”, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Participarão os palestrantes Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias e Wagner Gomes da Paixão. Para participar é necessário se inscrever previamente. A organização é da Federação Espírita do Distrito Federal. Para outras informações acesse: http://3congressoespiritadf.wordpress.com/

CARTAZ_3CONGRESSO

FONTE: 

http://www.febnet.org.br/blog/sem-categoria/congresso-espirita-do-distrito-federal-3/

 

 

 ​​

Fraternalmente,

 

Diretoria de Com. Social Espírita-DCS/ FEDF - [email protected]

Federação Espírita do Distrito Federal

- Sede Sudoeste: SWQM 5 / 301 do Sudoeste - Brasília/DF (61) 3344-8237

 

- Sede 408 Sul: SHCS SQS 408 Área Especial Templo - Asa Sul - Brasília/DF

(61) 3443-0306 - 8570-98565

No site www.fedf.org.br você encontra também os endereços das casas espíritas do DF por bairro/região, horários das atividades, calendário de eventos, e-mail e fones das diversas diretorias .

 

"A Doutrina Espírita nos solicita uma espécie permanente de caridade. A caridade da sua própria divulgação." (Estude e Viva, FEB, Emmanuel/Chico Xavier)

 

Cadastre seu e-mail na lista do Boletim FEDF e receba as notícias do movimento esp. do DF:

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Boletim FEDF [[email protected]])

 

 

9º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Stamford, CT. EUA

 

 

REGISTRATIONS FOR THE
9TH U.S. SPIRITIST SYMPOSIUM ARE NOW OPEN!

Please visit our site www.spiritualitynow.net 
for more information.

 

UNITED STATES SPIRITIST COUNCIL

USSC Logo

 

(Informações em emails de United States Spiritist Council <[email protected]> e de Nazareno Feitosa)

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Santos, SP

 

Informações completas aqui:

http://congressousesp.com.br/

 

PROGRAMAÇÃO

 

18 de abril – SÁBADO – Arena Santos

09h00–18h30: Recepção e Credenciamentos

19h00–20h00: Apresentação Musical e Abertura

20h00–21h30: Conferência: Para onde caminha a Humanidade?

Orador: Antônio Cesar Perri de Carvalho

19 de abril – DOMINGO

Módulo: Educação para a Nova Era

08h00–08h30: Momento Artístico

08h30–09h15: Subtema 1: Os desafios da educação para uma nova era.

Expositor: Antônio Cesar Perri de Carvalho

09h15–10h00: Subtema 2:          Educação Familiar

Expositora: Adalgiza Campos Balieiro

10h00–10h30: INTERVALO

10h30–11h15: Subtema 3: Instruir os homens, educando as almas

Expositora: Sandra Maria Borba Pereira

11h15–12h00: DEBATE

12h00–13h30 – INTERVALO

Módulo: Ética como Ciência da Moral

13h30–14h00: Momento Artístico

14h00–15h15: Subtema 1: A ética, a moral, a ciência e os Direitos Humanos

Expositor: Tiago Cintra Essado

15h15–16h00: Subtema 2: Ética: Ciência ou Filosofia?

Expositora: Anette Guimarães

16h00–16h30: INTERVALO

16h30–17h15: Subtema 3: A ética espírita e a regeneração planetária

Expositora: Marlene Nobre

17h15–18h00: DEBATE

18h00–19h30: Jantar

19h30–20h00: Momento de Arte

20h00–21h30: CONFERÊNCIA

A Justiça Divina segundo o Espiritismo, em homenagem aos 150 anos do livro O Céu e o Inferno, de Allan Kardec.

Oradora: Anette Guimarães.

20 de abril – SEGUNDA-FEIRA – Arena Santos

Módulo Amor – Plenitude da Vida

08h00–08h30: Momento Artístico

08h30–09h15: Subtema 1: Os Caminhos da Lei do Amor

Expositor: Alberto Almeida

09h15–10h00: Subtema 2: A construção do homem de bem

Expositora: Heloísa Pires

10h00–10h30: INTERVALO

10h30–11h15: Subtema 3 – O Amor em sua Plenitude

Expositor: André Luiz Peixinho

11h15–12h00: DEBATE

14h00 às 18h00- OFICINAS – na Universidade Paulista (UNIP)

                   (25 salas de aula serão ocupadas simultaneamente)

14h00–16h00: Oficinas

16h00–16h30: Intervalo

16h30 – 18h30: Oficinas

18h45-20h00: Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo Estadual

 

21 de abril – TERÇA-FEIRA

Conclusões e Solenidade de Encerramento

08h00–08h30: Momento Artístico

08h30–10h00: Conclusões do Congresso

Expositor: André Luiz Peixinho

10h00–10h15: Carta de Santos

              Assessores: Allan Kardec Pitta Velloso e Rubens Toledo

10h15–10h45: INTERVALO

10h45–11h00: Momento Artístico

11h00–12h15: Conferência – Uma nova Era para a Humanidade

Orador: Alberto Almeida

12h15–13h00 – Palavras finais e Corais da Baixada-500 voze

 

 

(Informações do site http://congressousesp.com.br/)

 

Monumento aos fundadores da Companhia Docas de Santos. Praça Barão do Rio Branco, Santos, SP.

Foto Ismael Gobbo

 

 

Informações da Agenda Espírita on line

Rio de Janeiro, RJ

 

O espaço AGENDA ESPÍRITA foi criado pela antiga mocidade do Centro Espírita Antônio de Pádua (CEAP) para auxiliar na divulgação de eventos do universo espírita em todo o mundo. Ele se encontra em nosso mural, à vista de todos os irmãos que freqüentam ou visitam a nossa casa. O Agenda Espírita também é divulgado via internet, através dos e-mails de irmãos confrades e simpatizantes e casas espíritas. Se a sua instituição realizar algum evento, mande-nos um cartaz ou simples aviso, via ECT ou e-mail. Teremos a maior boa vontade de anexá-lo em nosso espaço.

 

INSCRIÇÕES

 

EVENTOS

24 e 25/01/2015: II Workshop de TCI (Transcomunicação Instrumental)

                    Local: Grupo Espírita caminho da Esperança (GECE) – Rua Aristide Lobo, 51 – Rio Comprido – Rio de Janeiro – RJ

                    Inscrições: R$ 80,00

                    Informações: (22) 99999-0958 ou (22) 98829-7209 ou [email protected]

 

14 a 17/02/2015: 59ª Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza (CONCAFRAS) – Senhor, o Que Queres Que Eu Faça?

                    Local: São Luiz (MA), Guanambi (BA), Joinville (SC) e Patos de Minas (MG)

                    Horário: 14:00 as 17:00

                    Informações: www.concafras.com

 

17 a 19/04/2015: 3º Congresso Espirita do Distrito Federal

                    Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília - DF

 

18 a 21/04/2015: 16º Congresso Estadual de Espiritismo – Tema: “Para Onde Caminha a Humanidade: Amor, Educação e Ética

                    Local: Santos - SP

 

24/04/2015: Palestra “Transitando Entre Dois Mundos” com o Irmão Fernando Ben

                    Local: Centro Espírita de Jacarepaguá (CEJ) – Av Geremário Dantas, 655 – Pechincha - Rio de Janeiro - RJ

                    Horário: 20:00

                    Informações: (21) 2425-4425

 

16 e 17/05/2014: 6º Congresso Espírita Para Pais e Educadores Infanto Juvenis – “Os Pequenos e os Grandes: Diferenças no Pensar

                    Local: Centro de Convenções de Pernambuco - PE

 

03 a 06/06/2015: X MEDNESP – Ciência, Saúde e Espiritualidade: Desafios e Transformações no Século XXI

                    Local: Centro de Convenções de Goiânia - GO

                    Horário: 9:00 as 17:30

                    Inscrições: Até 31/10/2014

                    Informações: (62) 3432-1954 ou www.mednesp2015.com.br

 

13 e 14/06/2015: 3º Congresso de Juventudes Espíritas do Estado do Rio de Janeiro

                    Local: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Rodovia BR 465 – Km 7 – Seropédica - RJ

 

01/08/2015: Festa da Roça 2015

                    Local: Instituto Maria de Lourdes (IML) – Rua 111, s/n – Vale das Pedrinhas - Guapimirim – RJ

 

07 a 09/10/2016: 8º Congresso Espírita Mundial – Em Defesa da Vida

                    Local: Meo Arena – Sala Tejo - Lisboa – Portugal

                    Oradores Convidados: Irmãos Antônio César Perri, Divaldo Pereira Franco, Raul Teixeira e Vitor Mora Féria

                    Organização e Promoção: Federação Espírita Portuguesa e Conselho Espírita Internacional

                     Informações: www.8cem.com

 

 

Que Jesus continue nos abençoando.

_____________________________________

André Luiz Gadelha de Carvalho

(Trabalhador FEDA)

 

 

(Informação em email de Andre Gadelha [mailto:[email protected]]  repassado por Cesare, Fausto (GE Aviation) [[email protected]])

 

 

A evolução principal é a do amor, e sem ela a religião capenga

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

  A evolução (do latim “evolutione”) é uma das leis mais importantes da natureza. E é uma das que mais constatamos como uma grande realidade que salta aos nossos olhos. Ela é até uma lei divina, pois se é uma lei da natureza, é uma lei natural, e se é uma lei natural, ela tem no fundo Deus como seu criador e sustentador. Ela é também de certo modo tal qual a lei de Lavoisier: “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

  Há muitos estudiosos da evolução que são contrários a ela, dizendo que ela é materialista, pois seria contrária à doutrina bíblica do criacionismo, que sustenta que o mundo foi criado por Deus. Mas isso não é verdade, já que, como dissemos, ela é até divina. Portanto, nós podemos ser criacionistas e, ao mesmo tempo seguidores do evolucionismo, aceitando normalmente que o mundo foi criado por Deus e que evolui. É que Ele não criou as coisas já totalmente prontas, mas em estado potencial, isto é, com o germe da transformação, transformação essa para melhor, o que é a própria evolução. Por exemplo, quando Deus criou o homem, foi com o germe de, um dia, o homem ser capaz de fazer as proezas científicas e tecnológicas avançadas de hoje, no século 21.  Daí a capacidade fantástica que o homem tem atualmente nas áreas da informática, da astronáutica, da medicina etc. O homem chegou a esse nível assombroso de progresso, exatamente, pelo germe da inteligência evolutiva com o qual foi criado e pelo qual vem evoluindo e criando essas proezas científico-tecnológicas ao longo dos séculos.

  Essa evolução material acontece paralelamente com o progresso espiritual e moral do homem, ou mais precisamente, do seu Eu maior ou personalidade geral, chamada também de personalidade congênita, isto é, do espírito que ele é e habitando, inúmeras vezes, um corpo carnal aqui no nosso mundo físico, justamente para aperfeiçoar-se, buscando o progresso espiritual e material. Aliás, o ser que mais evolui é justamente o espírito com seu intelecto. É só olharmos para o homem das cavernas e o de hoje, para que constatemos a grande evolução ou o grande progresso intelectual que esse homem de hoje conseguiu em relação ao homem daquele longínquo passado. E, se não houvesse a reencarnação para aqueles espíritos que mais pareciam bichos do que gente, é como se Deus os discriminasse, dando tanto conforto para os homens de hoje e nenhum conforto para aqueles homens primitivos! 

  O progresso espiritual (moral) deveria ser equivalente ao material, mas, geralmente, o material vai mais rápido. Isso porque, primeiramente, temos que ter conhecimento da verdade, para depois optarmos entre ela e o erro. Por isso, o excelso Mestre disse: “Conhecereis a verdade, e ela vos libertará.” Porém existem pessoas, moralmente, muito atrasadas, isso porque são espíritos humanos mais novos.

  A principal evolução é a do espírito, seja no campo espiritual e moral, seja na área material ou tecnológico-científica. E quando se fala em progresso moral e espiritual, trata-se da evolução ou crescimento da prática do amor cristão, que é o efeito da verdadeira e da mais importante evolução do espírito.

   E as religiões capengam, quando não buscam colocar em primeiro plano o progresso da prática da doutrina cristã, ou seja, do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, doutrina essa que, embora com outros nomes, está presente em todas as crenças!

 

 Para curtir meu facebook: www.facebook.com/jreischaves   

 

   (Texto recebido em email de José Reis Chaves. Foi publicado originalmente na coluna de O TEMPO, de Belo Horizonte, MG, no dia 19-01-2015)

 

Retrato de Antoine Laurent Lavoisier e sua esposa. Óleo sobre tela de  Jacques Louis David

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier#mediaviewer/File:David_-_Portrait_of_Monsieur_Lavoisier_and_His_Wife.jpg 

 

 

Expressão do amor

 

Ela tem apenas seis anos e brinca em seu quarto. Os pais a podem ouvir, falando com seus bichinhos de pelúcia, em doce fantasia.

Então, eles se concentram em fazer contas, revendo o orçamento do mês. Pela décima vez refazem tudo e descobrem que sobram dias no seu mês de salário. Vai ser difícil, concluem.

De repente, se dão conta de que não ouvem mais a voz da menina. Verificam que ela não está no quarto, nem na sala, nem na cozinha.

Olham para fora. A noite escura envolve o terreno que vai até o portão, lá na frente.

No meio da escuridão, eles descobrem o vulto pequeno, retornando de algum lugar. Era a garota, sozinha. Ela calçara os sapatos da mãe, e fora até a caixa do correio colocar uma carta para o papai e a mamãe.

Quando os pais lhe perguntam por que saiu, à noite, no escuro, ela respondeu com um sorriso de quem venceu o medo e realizou uma proeza:

Tem carta para o papi e a mami, lá na caixa!

A garota deixou de lado seus brinquedos, tomou o lápis e, em uma folha de papel, desenhou umas flores coloridas e escreveu uma frase: Eu amo o papi e a mami.

Teve o cuidado de colocar o papel dentro de um envelope, endereçar e enfrentar a noite de breu, para colocar a surpresa na caixa do correio.

Um impulso de amor! Um gesto de ternura! A espontaneidade do momento!

Tudo isso valeu para que os pais esquecessem das contas, das dificuldades a vencer até o final do mês, do jogo de cintura que teriam que realizar para conseguir saldar o que fosse mais urgente e abraçassem o seu tesouro, sentindo-se plenamente felizes.

O que quer que tivessem que enfrentar, valeria  a pena porque aquela criança, sua filha, lhes devolvia todo esforço centuplicado em uma declaração de amor.

Era como receber a mensagem de um anjo pedindo confiança e lhes renovando as disposições de bom ânimo.

*   *   *

Quantas vezes você já deteve a sua vontade de dizer para o seu amor que o ama? Que é muito feliz por ele ou ela estar ao seu lado?

Quantas vezes sua mão chegou próximo dos cabelos da pessoa amada e você não concretizou o gesto de carinho?

Quantas vezes pensou em telefonar e desistiu, com a preocupação de parecer tolo ao dizer: Liguei só para dizer que você me faz feliz?

Você já pensou em como qualquer um desses pequeninos, mas importantes gestos, teria tornado o dia do outro muito mais alegre?

*   *   *

Seja espontâneo em suas manifestações de amor. Nunca deixe para mais tarde o que o coração lhe sugere.

Abrace. Mande flores. Escreva um bilhete. Telefone. Surpreenda.

Não economize carinho, ternura, afeição. Não se preocupe em reservá-los para dias especiais. Quanto mais utilizados, ofertados, mais eles se multiplicam, trazendo enriquecimento nas relações humanas.

Redação do Momento Espírita, com base em fato.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 4, ed. FEP.
Em 19.1.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Flores. Lião, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

A enferma

 

 

A doente se queixava em desespero, e a senhora que lhe velava o leito perguntou:


- Permite que eu leia para seu reconforto algum pequeno trecho de Allan Kardec?

- Deus me livre! - gritou a enferma, cuspindo-lhe aos pés.


Ainda assim, as mãos abnegadas da companheira continuaram ajeitando-lhe os lençóis...


- Quero água! - exigiu a doente.


A amiga trouxe-lhe água pura e fresca.


De copo às mãos, a enferma, num ímpeto, atirou-lhe todo o líquido à face, vociferando:


- Água imunda!... como se atreve a tanto?


Quero outra!


Paciente e humilde, a senhora enxugou o rosto molhado e, em seguida, trouxe mais água.


- Quero chá.


E o chá surgiu logo.


- Chá malfeito! Chá frio! O conteúdo da taça foi projetado ao peito da outra, ensopando-lhe a blusa.


- Traga chá quente! Foi a ordem obedecida.


- Você aceita agora o remédio? - indagou a assistente.


- Que venha depressa.


Ao tomar, contudo, a poção, a dama inconformada agarra a colher e vibra um golpe no braço da amiga.


Surge pequeno ferimento, mostrando sangue.


E a enferma cai em crise de lágrimas.


Chora, chora e depois diz:


- Anália, se a religião espírita que você abraçou é o que lhe ensina a me suportar com tanta calma, leia o que quiser.


A interpelada sentou-se.


Tomou "O Evangelho segundo o Espiritismo" e leu a formosa página intitulada A Paciência, no capítulo IX, que começa afirmando:


"A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos..."


Acalmou-se a doente, que acabou aceitando o socorro do passe e o benefício da água fluída. 
Conversaram ambas.


A enferma, asserenada, ouviu da companheira os planos que arquitetava para o futuro, em benefício dos meninos abandonados à rua.


No dia seguinte, ao despedir-se, a obsidiada em reequilíbrio beijava-lhe as mãos e dava-lhe os primeiros dois contos de réis para começar a grande obra.


Essa enfermeira admirável de carinho e devotamento era Anália Franco, a heroína da Seara espírita paulista, que se fez sublime benfeitora das criancinhas desamparadas.

Hilário Silva;
Médium: Francisco Cândido Xavier.

 

 

(Copiado do site http://fraterluz.blogspot.com.br/2013/11/a-enferma.html)

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-