Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/29-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

28-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/28-01-2015.htm

27-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/27-01-2015.htm

26-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/26-01-2015.htm

24-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/24-01-2015.htm

23-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/23-01-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIV, 5 - 7  

Honrai a vosso pai e a vossa mãe

 

 

 

Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?

 

     5. E, tendo vindo para casa, reuniu-se aí tão grande multidão, que eles nem sequer podiam fazer sua refeição. Sabendo disso, vieram seus parentes para se apoderarem dele, pois diziam que perdera o espírito.

     Entretanto, tendo vindo sua mãe e seus irmãos e conservando-se do lado de fora, mandaram chamá-lo. Ora, o povo se assentara em torno dele e lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te chamam.” — Ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” — E, perpassando o olhar pelos que estavam assentados ao seu derredor, disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos; pois, todo aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”  (Marcos, 3:20, 21, 31 a 35; Mateus, 12:46 a 50.)

     6. Singulares parecem algumas palavras de Jesus, por contras- tarem com a sua bondade e a sua inalterável benevolência para com todos. Os incrédulos não deixaram de tirar daí uma arma, pretendendo que Ele se contradizia. Fato, porém, irrecusável é que sua doutrina tem por base principal, por pedra angular, a lei de amor e de caridade. Ora, não é possível que Ele destruísse de um lado o que do outro estabelecia, donde esta consequência rigorosa: se certas proposições suas se acham em contradição com aquele princípio básico, é que as palavras que se lhe atribuem foram ou mal reproduzidas, ou mal compreendidas, ou não são suas.

     7. Causa admiração, e com fundamento, que, neste passo, mostrasse Jesus tanta indiferença para com seus parentes e, de certo modo, renegasse sua mãe. Pelo que concerne a seus irmãos, sabe-se que não o estimavam. Espíritos pouco adiantados, não lhe compreendiam a missão: tinham por excêntrico o seu proceder e seus ensinamentos não os tocavam, tanto que nenhum deles o seguiu como discípulo. Dir-se-ia mesmo que partilhavam, até certo ponto, das prevenções de seus inimigos. O que é fato, em suma, é que o acolhiam mais como um estranho do que como um irmão, quando aparecia à família. João diz, positivamente (7:5), “que eles não lhe davam crédito”.

     Quanto à sua mãe, ninguém ousaria contestar a ternura que lhe dedicava. Deve-se, entretanto, convir igualmente em que também ela não fazia ideia muito exata da missão do flho, pois não se vê que lhe tenha seguido os ensinos, nem dado testemunho dele, como fez João Batista. O que nela predominava era a solicitude maternal. Supor que Ele haja renegado sua mãe fora desconhecer-lhe o caráter. Semelhante ideia não poderia encontrar guarida naquele que disse: Honrai a vosso pai e a vossa mãe. Necessário, pois, se faz procurar outro sentido para suas palavras, quase sempre envoltas no véu da forma alegórica.

     Ele nenhuma ocasião desprezava de dar um ensino; aproveitou, portanto, a que se lhe deparou, com a chegada de sua família, para precisar a diferença que existe entre a parentela corporal e a parentela espiritual.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

A festa na casa de Levi. Óleo sobre tela de Paolo Veronese

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Feast_in_the_House_of_Levi#mediaviewer/File:Paolo_Veronese_007.jpg

 

 

Respeitemos a doutrina trinitária, mas ela sufoca o cristianismo

 

  Digo muito que quanto mais falarmos sobre o que Deus é, mais erros sobre Ele nós cometemos.

   Mas os teólogos antigos fizeram uma miscelânea sobre o que seria Deus. E, lamentavelmente, isso foi sustentado pelos teólogos posteriores a eles e, incrivelmente, até pelos de hoje! E foi por influência da mitologia, principalmente, que eles criaram a Santíssima Trindade como sendo a definição mais correta e definitiva de Deus. (Que vaidade e falta de humildade!). Mas eles próprios, percebendo seu erro, passaram a ensinar que ela é um mistério de Deus!

  E os teólogos fundamentam todo o cristianismo sobre a Santíssima Trindade. Quem construiu e difundiu as bases dessa doutrina trinitária, que devemos respeitar como se deve respeitar qualquer outra crença diferente da nossa, foi santo Agostinho, desencarnado em 430, portanto, numa época em que ainda era muito pequeno o número das pessoas que estudavam e entendiam bem a Boa Nova. Ele foi um gênio da inteligência, mas não era infalível, daí que ele achava que não existissem os antípodas (que vivem do outro lado da Terra), pensando que a Terra tivesse uma forma de mesa e, debaixo dela, estivesse o “hades” (o inferno mitológico ou mundo dos mortos).

   E, aos poucos, a doutrina trinitária foi se transformado no mais importante dogma cristão. Para a Igreja, apenas o da Eucaristia se poderia equiparar com ele. E os teólogos continuam enriquecendo essa doutrina com várias outras. Por exemplo, eles dizem que sem ela não existem o Espírito Santo e a redenção, o que não é verdade, pois, o Espírito Santo bíblico é todo espírito humano. Deus fez levantar-se um homem de um Espírito Santo chamado Daniel (Daniel 13: 45). Nosso corpo é santuário (templo) do (“de um” como está em grego) Espírito Santo. (1 Coríntios 6: 19).

   Mas os nossos dons espirituais ou mediúnicos são comandados por um só Espírito, isto é, Jesus Cristo. E Ele distribui esses dons a cada um (a cada espírito santo humano), individualmente, como lhe apraz. (1 Coríntios 12: 11). “... nele tudo subsiste.” (Colossenses 1: 17). Estou dizendo o texto bíblico de modo claro, pois os teólogos tradutores, às vezes, truncam-nos, para eles não condenarem suas doutrinas.

   Lembramos que, numa linguagem comum e até igualmente bíblica, é obvio que nós podemos usar também a expressão “Espírito Santo”, ao nos referirmos a Deus, o Santo Espírito por excelência, independentemente da Terceira Pessoa Trinitária, como o fazem outras religiões.

  Quanto à questão da redenção, ela depende de nós, pois é autorredenção (de dentro) do nosso Cristo Interior, do nosso Espírito Santo ou homem interior (1 Coríntios 4:16) e não alorredenção (de fora), que viria de fora de nós. Quem tem que passar pela porta estreita é nós mesmos, para o que temos a imortalidade, a evolução, o intelecto e o livre-arbítrio.

   E os teólogos, sufocando o cristianismo, caem, mais uma vez, em contradição, agora, a respeito da redenção, que para eles não existe sem a Santíssima Trindade, quando eles mesmos afirmam hoje que os seguidores de outras religiões também se salvam. Teriam os adeptos de outras crenças não trinitárias agostinianas que reencarnar até que, um dia, aceitassem a Santíssima Trindade e a alorredenção? 

 

Estátua do Profeta Daniel por Aleijadinho. Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Evento na Mansão do Caminho no período de Carnaval 2015

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo da USE/SP

Santos, SP

 

ACESSE TODAS AS INFORMAÇOES AQUI:

http://congressousesp.com.br/

 

 

Vista parcial de Santos, SP, com destaque para a Av. Ana Costa

desde o sopé do Monte Serrat até  a Praia do Gonzaga ao fundo. Foto Ismael Gobbo

 

 

IDE – Curso para Evangelizações. Atenção: últimas vagas

Araras, SP

 

 

 (Informação recebida em email de EVANGELIZAR IDE [[email protected]])

 

 

Inscrições para os Cursos no C.E. O Consolador

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Vídeo com Anete Guimarães

O Poder da Fé e da Oração

 

Programa Encontro Fraterno:

Acesse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=QgxomwcGMVo

 

 

 

 

(Colaboração recebida em email de Valentina Way [[email protected]])

 

 

Seminário com Roosevelt A. Tiago

Santo André, SP

 

A USE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ,

TEM O PRAZER DE CONVIDAR PARA O

SEMINÁRIO COM ROOSEVELT TIAGO:

DIA:  DIA 07 DE FEVEREIRO DE 2015

HORÁRIO: DAS 8:30 ÀS 12:00 HORAS

LOCAL: JOANNA DE ANGELIS

RUA CEL. PM CELESTINO HENRIQUE FERNANDES, 420

SANTO ANDRÉ – SP

SE POSSÍVEL ENVIE UM EMAIL PARA CONFIRMAÇÃO DE SUA PRESENÇA POR ESTE EMAIL.

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Atividades programadas para o SEJA –

Seara Espírita “Joanna de Angelis”. Campinas, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Educação Espírita para Gestantes e Bebês

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 

Agenda Espírita de Deusa Samú

Fevereiro/2015

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

IV Humanizar

Promissão, SP

 

 

 

 

(Informação em email de Nice Silva repassado por Regina Bachega)

 

 

59ª. Concafras

São Luis, Guanambi, Joinville, Patos de Minas

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

Programação de atividades no C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

AVISOS

Venha estudar conosco:

 ·       Adultos: cursos às segundas as 20h e sábados às 17h. Inicio 23/2

·       Jovens a partir de 12 anos: Juventude Espírita aos Domingos às 10h Inicio 22/2

·       Crianças de 03 a 11 anos – Educação Infantil Espírita sábados às 14h30

Recreação a partir de 07/2

Reunião com os pais 21/02

Inicio das aulas 28/2

PRÓXIMAS PALESTRAS

31/01/2015 – Sábado                                15hs – Reunião Pública

Orador: Robson Santos                                Semeador

Tema: Livre

 

04/02/2015 – Quarta                               20hs – Reunião Pública

Orador: Andrea de Mauro                       CECAP

Tema: Gratidão: Oração em 4 tempos

 

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

 

(Informações recebidas em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

O efeito do amor

 

O amigo de conhecido espírita, ao vê-lo ardentemente interessado em obras de caridade, admoestou-o, dizendo que ele, não espírita, desistira da beneficência, desde muito.

E alegava que todos os gestos de bondade que praticara somente haviam encontrado a secura como resposta. Sempre ingratos por toda parte.

O espírita, no entanto, chamou-o à rua e deu-lhe um osso para que alimentasse um cão, de passagem.

O amigo, embora contrafeito, atirou a curiosa vianda para o animal, com marcante desprezo.

O cachorro aproximou-se da oferta, abocanhou-a, de leve, e saiu, triste e desconfiado, rabo entre as pernas.

O espírita tomou de osso igual para socorrer outro cão esfaimado na via pública.

Entretanto, mudou de jeito.

Chamou o animal com carinho humano.

Dirigiu-lhe palavras amigas.

Alisou-lhe o pêlo.

Afagou-lhe as orelhas.

E deu-lhe o bocado com as próprias mãos.

O animal abanou a cauda e permaneceu ao seu lado, contente, a lamber-lhe as mãos. E ambos os amigos anotavam, admirados, o efeito do amor no gesto beneficente.

 

*

Estenda, sim, quanto puder, as obras de caridade. Contudo, ajudando alguém, é preciso saber como você ajuda.

 

Do livro:  Bem-aventurados os Simples,  pelo Espírito Valérium através da psicografia de Waldo Vieira).

Baia de São Vicente. São Vicente, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Indiferentes

 

        A indiferença é morte da ação que induz a criatura ao progresso. É ausência de ideal vitalizador.

        O indiferente padece de doença que o domina a pouco e pouco, ameaça-lhe o equilíbrio e anula as movimentações que o capacitam para a luta.

       São pessoas que não ouvem nem querem ver. Não alcançaram metas e sentem-se burladas.

       Refugiam-se na indiferença antes de tentarem mais uma vez. E, porque perderam a fé, negam-se a confiar em alguém.

       Nas atividades espirituais, são em número surpreendente. Não reagem a favor nem contra.

       Não te aflijas pela atitude delas. Reencontrarão, mais tarde, o caminho que devem percorrer.

       Não deixes de produzir e com entusiasmo, no teu campo de ação, quando as defrontares.

       Não foram apenas os que odiavam e temiam a soberana força do amor de Jesus que O levaram à morte. Foram também os indiferentes.

       Apesar deles, o Senhor escreveu, com sacrifício pessoal, a página mais comovedora e estoica de todos os tempos e que até hoje atrai mentes e corações para Sua doutrina.

Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco

Livro: Oferenda (extrato) - Ed. LEAL

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 

Cabeça do Cristo com a coroa de espinhos. Pintura a óleo por Benedito Calixto

Quadro exposto no MASS - Museu de Arte Sacra de Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-