Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/23-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

22-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/22-01-2015.htm

21-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/21-01-2015.htm    

20-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/20-01-2015.htm

19-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/19-01-2015.htm

17-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/17-01-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIII,  18

Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita

 

 

Os órfãos

 

     18. Meus irmãos, amai os órfãos. Se soubésseis quanto é triste ser só e abandonado, sobretudo na infância! Deus permite que haja órfãos, para exortar-nos a servir-lhes de pais. Que divina caridade amparar uma pobre criaturinha abandonada, evitar que sofra fome e frio, dirigir-lhe a alma, a fim de que não desgarre para o vício! Agrada a Deus quem estende a mão a uma criança abandonada, porque compreende e pratica a sua lei. Ponderai também que muitas vezes a criança que socorreis vos foi cara noutra encarnação, caso em que, se pudésseis lembrar-vos, já não estaríeis praticando a caridade, mas cumprindo um dever. Assim, pois, meus amigos, todo sofredor é vosso irmão e tem direito à vossa  caridade; não, porém, a essa caridade que magoa o coração, não a essa esmola que queima a mão em que cai, pois frequentemente bem amargos são os vossos óbolos! Quantas vezes seriam eles recusados, se na choupana a enfermidade e a miséria não os estivessem esperando! Dai delicadamente, juntai ao benefício que fizerdes o mais precioso de todos os benefícios: o de uma boa palavra, de uma carícia, de um sorriso amistoso. Evitai esse ar de proteção, que equivale a revolver a lâmina no coração que sangra e considerai que, fazendo o bem, trabalhais por vós mesmos e pelos vossos. – Um Espírito familiar. (Paris, 1860.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

D. Cory em 1968 na cidade de Andradina, SP. Foi trabalhando no ramo hoteleiro com o marido que

amealhou recursos para cuidar de 87 crianças à época.

 

Conheça um pouco da história de d. Clory Fagundes de Marques, a “Mamãe Clory”

(06-06-1919 / 21-11-2011)

Acesse aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/16-01-2012.htm

 

 

 

 

Nossa homenagem 

Deolindo Amorim

23-01-1906 / 24-04-1984

 

 

Nasceu a 23 de janeiro de 1906, na velha Bahia Desencarnou a 24 de abril de 1984, no Rio de Janeiro Seu corpo foi sepultado no Cemitério de São João Batista. Cerca de 750 pessoas compareceram aos funerais. O Dr. Américo de Oliveira Borges, presidente da ABRAJEE, exaltou e ressaltou saltou a figura ímpar do homem, do espírita e do Amigo que regressava c Espiritualidade.

 

Deolindo Amorim fez do Rio de Janeiro o grande celeiro da cultura do país centro de irradiação da Doutrina Espírita. Deixou a todos nós uma lacuna dificilmente preenchível e uma saudade imorredoura.

 

Suas obras espíritas merecem lidas e relidas. Citaremos algumas: "Espiritismo e Criminologia"; "O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas"; "O Espiritismo e os Problemas Humanos"; "O Espiritismo à Luz da Crítica"; "Africanismo e Espiritismo".

 

Colaborou no "Jornal do Comércio" e praticamente em toda a imprensa espírita do país.

 

Era jornalista, escritor, erudito conferencista, sócio remido da ABI, Presidente do Instituto de Cultura Espírita do Brasil e presidente de honra da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas.

 

Deolindo Amorim privou da amizade de grandes vultos do Espiritismo no Brasil e no exterior, como, por exemplo, Carlos Imbassahy, Leopoldo Machado, Herculano Pires, Leôncio Correia e Humberto Mariotti.

 

Foi um dos mais ardorosos defensores das obras codificadas por Allan Kardec e profundo admirador de Léon Denis.

 

Levou o Espiritismo ao meio universitário, proferindo bela conferência no Instituto Pinel da Universidade do Brasil, focalizando o tema: "O Suicídio á luz do Espiritismo".

 

Conseguiu que se instalasse o Primeiro Congresso de Jornalistas e Escritores Espíritas.

 

Agia sempre e invariavelmente de forma conciliadora, ponderada, não atacando ninguém, expondo o Espiritismo sem deformações, extasiando a todos com sua didática exemplar.

 

Embora enfermo, bastante debilitado ante a enfermidade que o acometia, não interrompeu totalmente, nos últimos meses, suas atividades de jornalista e grande conferencista.

 

Deixou viúva sua amorável companheira Delta dos Santos Amorim e três filhos.

 

Rogamos ao Senhor Jesus Cristo que o abençoe na sua gloriosa jornada no Plano incorpóreo, o n d e passa a pontificar como dos mais capazes e operosos servidores do Mestre Jesus no caminho para a Eternidade!

 

O Espírita Fluminense

 

(Copiado do site Feparana)

Deolindo Amorim

Imagem: http://www.viasantos.com/pense/imagens/deolindo.html

Deolindo Amorim

Imagem/fonte: http://www.viasantos.com/pense/imagens/deolindo.html

A partir da esquerda: Wallace Leal Rodrigues, Dr. Pedro Francisco Barbosa e

Deolindo Amorim, durante a prévia do VII CBJEE, em Juiz de Fora, MG,

No dia 29-04-1977.

Imagem/fonte: http://www.viasantos.com/pense/imagens/deolindo.html

Deolindo Amorim

Imagem/fonte: http://historiaespiritismo.blogspot.com.br/2011/01/1984-1986.html

Raymundo Espelho, no centro da foto com Deolindo Amorim,  à sua esquerda no Congresso Brasileiro de Jornalistas 

 e Escritores Espíritas, em 1976, em  Brasília. Imagem/fonte: noticias do movimento espírita

 

 

Informações do 16º. Congresso Estadual de Espiritismo

Santos, SP

 

Márcia Colasanti e Dalva Silva Souza completam lista de expositores

 

A pneumologista Márcia Regina Colasanti Salgado, presidente da Associação Médico-Espírita, em Santos, confirmou presença no 16º Congresso Estadual de Espiritismo. Márcia deverá substituir a colega Dra. Marlene Nobre, falecida no último 5 de janeiro, e deverá abordar o mesmo tema reservado à fundadora e ex-presidente da AME- Brasil e AME- Internacional – a Ética Médica e a Regeneração Planetária..

 

“Será uma honra poder atender ao convite da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e mais ainda representar a classe dos médicos espíritas que Marlene elevou ao mais alto grau perante a comunidade científica do Brasil e do mundo”, declarou Márcia, ao receber o convite.

 

A Comissão Organizadora, reunida no Guarujá no último dia 18, na sede da Casa Esperança, confirmou também o nome da educadora Dalva Silva Souza, de Vitória (ES), para o módulo Educação, completando assim a lista de expositores nos quatro módulos que vão compor o tema central – Para onde Caminha a Humanidade..

 

“Dalva é uma educadora nata e tem-se dedicado à produção de artigos sobre o instituto da Família, como instrumento de progresso das criaturas humanas, através das bênçãos da reencarnação. Dalva apresenta respeitável currículo, e nós temos acompanhado o seu trabalho, na revista Reformador, e também nos livros e na tribuna”, assinalou Julia Nezu Oliveira, presidente da USE e da Comissão Organizadora.

 

Oficinas e homenagens

 

Além das exposições e conferências, estão previstas 25 oficinas nas salas de aula da Universidade Paulista (Unip), cujos temas abrangem o universo das atividades doutrinárias nos campos da Educação, Mocidade, Comunicação Social, Organização do Movimento Espírita Brasileiro, Arte e Espiritismo, Técnicas de Liderança, Literatura Espírita e Coerência Doutrinária, entre outros temas de interesse do dirigente espírita.

 

Sete dessas oficinas estão a cargo das entidades federativas do Rio Grande do Sul (FERGS), Paraná (FEP), Rio de Janeiro (CEERJ), Mato Grosso do Sul (FEMS), Goiás (Feego), Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional (CFN-FEB), além do Nepe, Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho, da Federação Espírita Brasileira.

 

A par da rica programação, o Congresso será também momento para homenagens a expressões do movimento espírita nacional, incluindo alguns benfeitores na região – como Maria Máximo e Benedito Júnior – e o ex-diretor da FEB, Altivo Ferreira, radicado em Santos desde 1952. “No Pacto Áureo, de 1949, que promoveu a unificação dos espíritas brasileiros com a criação do Conselho Federativo Nacional, Altivo lá estava, representando nossa região, naquele momento tão significativo para o Espiritismo na Terra do Cruzeiro”, assinala José Abreu da Conceição, o Zezinho, da USE Intermunicipal de Santos e pesquisador da História do Espiritismo na Baixada e Vale do Ribeira.

 

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS EM

site  www.congressousesp.com.br

página da USE  www.usesp.org.br. Clicar sobre o banner do Congresso.

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Rubens Toledo)

 

 

5ª. Conferência da Federação Espírita da Flórida

Miami, Flórida, EUA

 

 

(Informação recebida de https://www.facebook.com/AndreiaMarshallNetto?fref=nf&pnref=story)

 

 

3º. Congresso Espírita do Distrito Federal

Brasília, DF

 

 

 

Garanta vaga e desconto e auxilie a div. do 3º Cong. Esp. do DF! Inscrições abertas!

 

 

Garanta seus desconto e vagas e auxilie a divulgação do 3º Cong. Espírita do DF! Inscrições abertas!

Quando você faz sua inscrição antecipada, além de garantir sua vaga e o desconto, os recursos gerados permitem uma maior divulgação do evento, sobretudo ao público leigo.

Inscrições abertas no site ou em casa espírita conveniada. 

Participe dessa grande confraternização do mov. esp. do DF e visitantes!

 

O 3º Congresso Espírita do DF visa sensibilizar a sociedade sobre a força do Evangelho do na transformação da humanidade por meio da vivência da Fraternidade e Paz ensinadas por Jesus.

 

Estamos preparando uma programação dinâmica e acolhedora que propicie a união e integração da Família Espírita do DF e Entorno num ambiente adequado e acolhedor.

 

Para fazer sua inscrição, com desconto especial, e saber mais sobre o evento acesse o site http://www.fedf.org.br, onde poderá acompanhar as notícias e demais informações sobre a programação, ou, se informe em sua Casa Espírita.

 

Garanta já sua vaga! Faça sua inscrição e de seus familiares "on line":

 

http://www.fedf.org.br/site/?action=LerNoticia&idn_noticia=85

 

 

Auxilie ainda mais, imprimindo e compartilhando em suas mídias sociais os cartazes:

  1. Cartaz 3º Congresso Espírita DF (PDF) : Arquivo
  2. Logomarca 3º Congresso : Arquivo
  3. Folder (PDF) : Arquivo

 

DO SITE DA FEB:

Notícias

05/01/2015 08h30 - Atualizado em 17/12/2014 10h10

Congresso Espírita do Distrito Federal

Será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2015 o 3° Congresso Espírita do Distrito Federal. O tema abordado será “Evangelho – Fraternidade e Paz”, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Participarão os palestrantes Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias e Wagner Gomes da Paixão. Para participar é necessário se inscrever previamente. A organização é da Federação Espírita do Distrito Federal. Para outras informações acesse: http://3congressoespiritadf.wordpress.com/

CARTAZ_3CONGRESSO

FONTE: 

http://www.febnet.org.br/blog/sem-categoria/congresso-espirita-do-distrito-federal-3/

 

 

 ​​

Fraternalmente,

 

Diretoria de Com. Social Espírita-DCS/ FEDF - [email protected]

Federação Espírita do Distrito Federal

- Sede Sudoeste: SWQM 5 / 301 do Sudoeste - Brasília/DF (61) 3344-8237

 

- Sede 408 Sul: SHCS SQS 408 Área Especial Templo - Asa Sul - Brasília/DF

(61) 3443-0306 - 8570-98565

No site www.fedf.org.br você encontra também os endereços das casas espíritas do DF por bairro/região, horários das atividades, calendário de eventos, e-mail e fones das diversas diretorias .

 

"A Doutrina Espírita nos solicita uma espécie permanente de caridade. A caridade da sua própria divulgação." (Estude e Viva, FEB, Emmanuel/Chico Xavier)

 

Cadastre seu e-mail na lista do Boletim FEDF e receba as notícias do movimento esp. do DF:

 

(Informações recebidas em email de

 

 

Seminário com Dr. Severino Celestino

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

9º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Stamford, CT. EUA

 

 

REGISTRATIONS FOR THE
9TH U.S. SPIRITIST SYMPOSIUM ARE NOW OPEN!

Please visit our site www.spiritualitynow.net 
for more information.

 

UNITED STATES SPIRITIST COUNCIL

USSC Logo

 

(Informações em emails de United States Spiritist Council <[email protected]> e de Nazareno Feitosa)

 

 

Curso preparatório de trabalhadores espíritas

Cartagena, Colômbia

 

 

 

Jorge Berrio Bustillo

Director Administrativo

 

logofundación

 

 

(Informação recebida em email de Fundacion Remanso De Amor [[email protected]])

 

 

 

Atividades programadas para o C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Imagem inline 1

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Revista Espírita em castelhano  

 

REVISTA ESPÍRITA DE 1860 - Ficha técnica

 

    A título informativo, damos a continuação alguns dados técnicos da Revista Espírita de 1860, da autoria do ilustre Codificador Allan Kardec, que contem, além da esmerada tradução do original francês para o castelhano do espírita argentino Enrique Eliseo Baldovino, os seguintes itens e pesquisas que valorizam ainda mais a Obra Kardequiana:

 

 

a) Índice Antroponímico (com 1239 entradas de nomes própios, para facilitar ao leitor a busca rápida);

 

b) Abreviaturas Remissivas (dos 92 artigos e dos 337 sub-artigos da Revista, num total de 429 seções);

 

c) Notas do tradutor (602, de natureza histórica, geográfica, biográfica e doutrinária);

 

d) Referências Bibliográficas (264 referências consultadas, muitas delas cruzadas);

 

e) Anexos (reprodução de 2 raros e históricos facsímiles Kardequianos: manuscrito de Allan Kardec [na página 505] e Frontispício da tradução inédita do Prof. Rivail [p. 507]);

 

f) Índice Original Francês (Table Générale des Matières du Troisième Volume - Année 1860);

 

g) Prólogo (do traductor, com linha do tempo quando do lançamento da Revue Spirite de 1860);

 

h) Prefácio do Espírito José María Fernández Colavida (através do médium Divaldo P. Franco);

 

i) Número de páginas (780 pp.);

 

j) Editora (EDICEI, 2012 - Consejo Espírita Internacional);

 

k) Pedidos à DEAK - Distribuidora Espírita Allan Kardec ([email protected]).

 

Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a

 Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. 

Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – 

a caridade da sua própria divulgação”. 

 

(Emmanuel/André Luiz - Estude e Viva, cap. 40)

 

 

 

(Recebido em email de DEAK_Distribuidora Espirita Allan Kardec_STI-PR [[email protected]])

 

 

Notícias publicadas no site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:

 

 

"Data Limite Segundo Chico Xavier" pode ser visto na íntegra pelo YouTube

20/01/2015

Assista, compartilhe, divulgue, faça a sua parte!!!

 

Chico Xavier e as cartas psicografadas - Entrevista com Carlos A. Baccelli

20/01/2015

Diário do Litoral de Santos | Por Bárbara Farias | Janeiro de 2015

 

Estudando com Chico e Emmanuel - "Aceitação e vida"

20/01/2015

Por Cezar Carneiro de Souza | Uberaba

 

Data Limite – Segundo Chico Xavier versão internacional já está disponível na internet para aquisição

19/01/2015

 

 

Herculano Pires testemunha sobre a vida e a obra de Chico Xavier

19/01/2015

Por Nuno Emamuel | SP

 

Obra de Emmanuel - Chico Xavier ganha prêmio literário nos EUA como "livro cristão iluminado"

19/01/2015

Pão Nosso, recebido em 1950 e publicado pela FEB, e agora traduzido para o inglês e distribuído pela Edicei of America, ganhou a medalha de bronze na categoria literária “Christian Thought”, no 2015 Illumination Book Award

 

TV Mundo Maior homenageia a Dra. Marlene Nobre com sua biografia

19/01/2015

Confira agora direto de seu canal no YouTube!!!

 

Monumento a Allan Kardec é inaugurado em Vitória da Conquista, Bahia

19/01/2015

 

 

FEB lança obras de Emmanuel que explicam o Evangelho

19/01/2015

 

 

Comunicado de desencarnação - D. Gilda dos Santos Lemos, mãe de Geraldo Lemos Neto

16/01/2015

O velório terá início às 13h00 no Cemitério do Bonfim, na capital mineira

 

I Jornada de Estudos Ufológicos de 2015 em Minas Gerais acontece dia 24, sábado, no auditório da Universidade Fumec

15/01/2015

Geraldo Lemos Neto e convidados estarão falando sobre as revelações de Chico Xavier e transição planetária

 

Conselho Espírita Internacional lança "Revista Espírita" em inglês

15/01/2015

Boletim SEI | 5 de janeiro de 2015

 

Estudando com Léon Denis

15/01/2015

 

 

Em plena era nova

14/01/2015

Efigênio Salles Vítor | 7 de novembro de 1957

 

Universo e vida

14/01/2015

Por Hernani T. Santana

 

Chico Xavier - "No amanhã luminoso..."

14/01/2015

Do livro "Amor e luz | Chico Xavier - Emmanuel, espíritos diversos | Ideal | 1977

 

Allan Kardec – Minha missão

14/01/2015

Do livro "Obras póstumas"

 

Revista Espírita - Primeira publicação completa 157 anos

14/01/2015

 

 

Sobre a saúde física e mental - Página ditada a Chico Xavier pelo espírito Joaquim Murtinho, ex-senador do Brasil

14/01/2015

 

 

Estudo analisa veracidade de cartas psicografadas por Chico Xavier

13/01/2015

Por Rayder Bragon, do UOL, em Belo Horizonte

 

Superioridade da natureza de Jesus

13/01/2015

 

 

"Chico Xavier pede licença" - O CRISTO enviado por DEUS

13/01/2015

 

 

Lindo caso de Chico Xavier, o amigo dos animais

13/01/2015

 

 

Ele deixou o seu legado

13/01/2015

O Natal é a época em que mais pensamos em confraternização. O melhor exemplo para servir de inspiração nessa época festiva é Chico Xavier

 

Chico Xavier e a revelação do contato com extraterrestres

13/01/2015

Sete minutos nos quais Chico Xavier dá ponto final à questão

 

Chico Xavier indaga a Emmanuel qual a posição de Jesus no Sistema Solar

12/01/2015

 

 

Saulo Gomes para o Data Limite: "Como conheci Chico Xavier"

12/01/2015

 

 

Planets more habitable than Earth may be common in our galaxy

12/01/2015

Dec 16, 2014 | By René Heller

 

Vinha de Luz Editora e Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo fazem homenagem póstuma à Dra. Marlene Nobre

09/01/2015

Assista agora no YouTube!!!

 

(Recebido em email de Nuno Emanuel e de Geraldo Lemos

 

 

Familiares

 

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro da Esperança. Lição nº 39. Página 118.  

 

“Porquanto qualquer que fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” - Jesus - Marcos, 3, 35. (A presente citação foi extraída dos textos evangélicos)

 

“Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelo laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam, no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e, muitas vezes, se dissolvem moralmente já na existência atual. Cap.14, 8."  (A presente citação foi extraída de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.)

 

Parentela - Instituto Primário de Caridade.

Fora do lar, é possível o sossego na consciência, distribuindo as sobras do dinheiro ou do tempo, aliás, com o mérito de quem sabe entesourar a beneficência. Nada difícil suportar o agressor desconhecido que raramente conseguiremos rever. Nenhum sacrifício em amparar o doente, largado na rua, a quem não nos vinculamos compromisso direto.

Em casa, porém, somos constrangidos ao exercício da assistência constante.

É aí, no reduto doméstico, por trás das paredes que nos isolam do aplauso público, que a Providência Divina nos experimenta a madureza mental ou o proveito dos bons conselhos que ministramos.

Nós que, de vez em vez, desembolsamos sorrindo pequena parcela de recursos amoedados, em beneficio dos outros, estamos incessantemente convocados a sustentar os familiares que precisam de nós, não apenas mobilizando possibilidades materiais, mas também apoio e compreensão, disciplina e exemplo, resguardando as forças que nos asseguram felicidade.

Anseias por encargos sublimes, queres a convivência das entidades superiores, sonhas com a posse de dons luminescentes, suspiras pela ascensão espiritual!...

Contempla, no entanto, o espaço estreito que serve de moradia e lembra-te da criança na escola. Em cada companheiro que partilha a consanguinidade, temos um livro de lições que, às vezes, nos detém o passo por tempo enorme, no esforço da repetência.

Cada um deles nos impele a desenvolver determinadas virtudes; num, a paciência, noutro, a lealdade, e ainda em outros, o equilíbrio e a abnegação, a firmeza e a brandura!

A pretexto de auxiliar a Humanidade, não fujas do cadinho fervente de lutas em que a vida te colocou sob o telhado em que respiras.

Ainda mesmo ao preço de todos os valores da existência física, refaze milhares de vezes, as tuas demonstrações de humildade e serviço, perante as criaturas que te cercam, ostentando os títulos de pai ou mãe, esposo ou esposa, filhos ou irmãos, porque é de tua vitória moral junto deles que depende a tua admissão definitiva, entre os amados que te esperam, nas vanguardas de luz, em perpetuidade de regozijo na Família Maior.

 

 

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

A família de Chico Xavier. Pedro Leopoldo, MG. Chico, o terceiro a partir da esquerda,  ao lado do pai.

Foto fornecida por Jhon Harley M. Marques, de Pedro Leopoldo, MG..

 

 

Dando o melhor

 

 

Muitas coisas se falam a respeito de Beethoven. O fato de ter composto extraordinárias sinfonias, mesmo após a total surdez, é sempre recordado.

Exatamente por causa de sua surdez, ele era pouco sociável. Enquanto pôde, escondeu o fato de sua audição estar comprometida.

Evitava as pessoas porque a conversa se lhe tornara uma prática difícil e humilhante. Era o atestado público da sua deficiência auditiva.

Certo dia, um amigo seu foi surpreendido pela morte súbita do filho. Assim que soube, o músico correu para a casa dele, pleno de sofrimento.

Beethoven não tinha palavras de conforto para oferecer. Não sabia o que dizer. Percebeu, contudo, que num canto da sala havia um piano.

Durante trinta minutos, ele extravasou suas emoções da maneira mais eloquente que podia. Tocou piano. Ao contato dos seus dedos, as teclas acionadas emitiram lamentos e melodiosa harmonia de consolo.

Assim que terminou, ele foi embora. Mais tarde, o amigo comentou que nenhuma outra visita havia sido tão significativa quanto aquela.

Por vezes, nós também, surpreendidos por notícias muito tristes ou chocantes, não encontramos palavras para expressar conforto ou consolação.

Chegamos ao ponto de não comparecer ao enterro de um amigo, por sentir não ter jeito para dizer algo para a viúva, ou aos filhos órfãos.

Não vamos ao hospital, visitar um enfermo do nosso círculo de relações, porque nos sentimos inibidos. Como chegar? O que levar? O que dizer?

Aprendamos com o gesto do imortal Beethoven. Na ausência de palavras, permitamos que falem os nossos sentimentos.

Ofertemos o abraço silencioso e deixemos que a vertente das lágrimas de quem se veste de tristeza, escorra em nosso peito.

Ofereçamos os ombros para auxiliar a carregar a dor que extravasa da alma, vergastando o corpo.

Sentemo-nos ao lado de quem padece e lhe seguremos a mão, como a afirmar, com todas as letras e nenhum som: Estou aqui. Conte comigo.

Sirvamos um copo d’água, um suco àquele que secou a fonte das lágrimas e prossegue com a alma em frangalhos. Isso poderá trazer renovado alento ao corpo exaurido pela convulsão das dores.

Verifiquemos se não podemos providenciar um cantinho para um repouso, ainda que breve.

Permaneçamos com o amigo, mesmo depois que todos se tenham retirado para seus lares ou se dirigido aos seus afazeres. As horas da solidão são mais longas, quando os ponteiros avançam a madrugada.

*   *   *

Sê amigo conveniente, sabendo conduzir-te com discrição e nobreza junto àqueles que te elegem a amizade.

A discrição é tesouro pouco preservado nas amizades terrenas.

Todas as pessoas gostam de companhias nobres e discretas, que inspiram confiança, favorecendo a tranquilidade.

Ouve, vê, acompanha e conversa com nobreza, sendo fiel à confiança que em ti depositem.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. O dom de Beethoven, 
de Philip Yancey, do livro 
Histórias para o coração 2, de Alice Gray, ed.
United Press e pensamentos do cap. CXXXVIII do livro 
Vida feliz,
pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo
Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 22.1.2015
.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Ludwig van Beethoven 17-12-1770 /  26-03-1827)

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven#mediaviewer/File:Beethoven.jpg

 

 

Artigo: Os dois fundamentos

Leda Maria Flaborea

 

 

 

O Mestre destaca, entre os seus discípulos, aquele
que lhe ouve os ensinamentos e os pratica 

 Após quarenta dias de silêncio e meditação, Jesus dá a primeira e mais importante mensagem ao povo, conhecida como o Sermão da Montanha, ou Sermão do Monte ou das Bem-Aventuranças, trazendo os fundamentos do Cristianismo e um código de conduta moral. Deixa-nos palavras consoladoras de fé, resignação nas adversidades, misericórdia e mansidão nas lutas.

Encerrando a mensagem, Jesus pronuncia as seguintes palavras: “Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha. E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”. (Mateus, 7:24-27.)

A advertência de Jesus, nessas últimas palavras, é, em verdade, um convite para que tenhamos consciência da nossa responsabilidade diante das escolhas que fazemos.  Essa conclusão do sermão resume, portanto, o seguinte: a essência da sabedoria e da felicidade da vida está em realizar as grandes verdades, e não somente em ouvi-las.

Mas que palavras foram essas que Jesus proferiu e que devemos colocar em prática? Jesus estimula o que temos de melhor, convidando-nos a ser perfeitos como nosso Pai Celestial é perfeito; para que não nos percamos na transitoriedade de tudo que seja material e para nos atermos ao que seja essencial e perene: a vida do Espírito; lembra-nos para rever ideias, atitudes, buscando pensar e fazer melhor do que se pensou e fez hoje; diz-nos para nos reconciliarmos, através do perdão, com nossos adversários, nossos desafetos; convida-nos a fazer caridade sem ostentação e a orar com amor, humildade, simplicidade, estabelecendo ligação harmoniosa com o Plano Maior.

No trecho evangélico, alvo da nossa atenção, o Mestre classifica os seres humanos em duas categorias: o homem sensato que edificou sua casa sobre rocha e o imprudente que edificou sua casa sobre areia movediça. Sob esse aspecto, podemos encontrar três interpretações das palavras de Jesus:

A primeira mostra que o livre-arbítrio, ou seja, o direito de escolher o caminho para nossa evolução espiritual é uma força criadora, capaz de levar o homem a realizar em si o que antes não existia. Estamos falando da transformação dos seus sentimentos, das mudanças na nossa forma de agir e pensar em relação ao outro.

Um exemplo bastante significativo é o da Parábola dos Talentos, na qual os dois primeiros servos – servos bons e fiéis – duplicaram as moedas que haviam recebido do seu senhor, entendendo o senhor como Deus, e, as moedas, representando os talentos que todos nós possuímos. Isto significa que transformaram o “pouco” que receberam no “muito” da sua capacidade.

O Mestre coloca a suprema sabedoria do homem no fato de ela poder realizar, isto é, colocar em prática, através das suas escolhas, aquilo que ouviu e compreendeu como sendo a Verdade. Analisando o ensinamento, podemos perceber que Ele não se refere a nada que seja externo ao homem, que esteja no mundo exterior, mas a criação de algo interno, de uma modificação essencial, isto é, da modificação do ego, do ser egoísta, em um ser consciente da sua condição de filho de Deus e, portanto, irmão do outro.

Isto acontece com o homem que edificou a casa da sua vida sobre a rocha da Verdade; Verdade essa que, plenamente vivida, gera a liberdade, liberdade que gera a felicidade. Esse homem consciente modifica as suas vivências em todos os setores da vida. Um exemplo clássico que podemos observar: Um homem é tido como calmo e cordato na casa de oração que frequenta, ou na vida social, ou mesmo no seu local de trabalho. Todavia, no lar, aborrece-se porque as coisas não acontecem como deseja, segundo seus caprichos.

O outro homem “edifica a casa da sua vida sobre areia movediça de ruidosas atividades materiais, sociais e intelectuais; a sua vida se parece em tudo com uma enorme quantidade de grãozinhos de areia, justapostos, desconexos, sem nenhuma coesão interna”.¹ Toda sua vida é repleta de quantidades e poucas ou nenhuma qualidade.

Uma segunda interpretação sobre nosso tema é a seguinte: Jesus compara a crença com um edifício. “A boa crença é semelhante ao sólido edifício construído sobre a rocha; a má crença é como um edifício de má construção, levantado sobre areia movediça.”²

A primeira, a boa crença, nasce do estudo, da análise, da observação. Ela é ativa, racional e científica. A segunda, a má crença, é passiva, que aceita todos os dogmas, as verdades que lhe são sugeridas, sem um exame cuidadoso, sem convicção que possa sustentar os homens em momentos tumultuosos, de grandes aflições.

O que Jesus apresenta no final do Sermão da Montanha é uma alegoria belíssima. Vejamos então: Quando pensamos na construção de uma boa casa, resistente às intempéries, alguns cuidados devem ser tomados. É preciso procurar um bom terreno e construir alicerces sólidos para sustentarem o peso dela.  Outros não se importam muito com esses cuidados e acabam levantando construção que oferece perigo aos seus moradores.

“Assim é a Religião: quem procura com boa vontade e livre de ideias preconcebidas a Verdade, e está disposto a abraçá-la, está edificando sobre rocha: quem se submete a qualquer doutrina, sem consciência do que faz, edifica sem base e em terreno movediço.” ²

Mas não basta encontrar o terreno, como não basta encontrar a Verdade para tê-la dentro de si. É preciso construir a crença como se constrói a casa.  Para se levantar a casa, necessitamos dos alicerces; para se erguer a crença, é preciso buscar o material vindo do Céu. E esse alicerce só terá razão de ser se somarmos a esse material divino o nosso trabalho e o nosso esforço. E mais sólido e belo será esse edifício quanto maior for a dedicação para terminá-lo, e tornar-se nosso abrigo eterno. São nas intempéries, nas provações da existência que encontramos, nessa crença bem construída, a calma, a coragem e a fortaleza para vencermos as lutas do dia a dia.

Uma outra interpretação dessa passagem evangélica e que também merece destaque diz respeito aos pregadores do Evangelho, em uma palavra, seus divulgadores. Essas pessoas sempre foram tidas como expressões máximas do Cristianismo; mas isso só aconteceu quando – nas palavras de Emmanuel – esses homens não esqueceram a vigilância indispensável ao correto testemunho: “Falo e ajo em consonância com o Evangelho que prego”.

É interessante notar que o Mestre destaca, entre todos os seus discípulos, aquele que lhe ouve os ensinamentos e os pratica. Concluindo-se, daí, que não basta ser portador de talentos com a palavra, de ser orador brilhante, mas é fundamental que o discípulo de Jesus seja, igualmente, portador da atenção e da boa vontade, ante os ensinos do Mestre, examinando o seu conteúdo espiritual, a sua essência, para aplicar primeiro em si próprio, no esforço diário de renovação moral.

Continua nosso estimado benfeitor espiritual a nos informar que todas as criaturas em serviço no campo evangélico – não importa qual seja a tarefa – seguirão em direção à fé verdadeira, baseada nos alicerces da Verdade, da casa construída sobre rocha. Isso será inevitável. Mas, afirma ele, que não podemos nos esquecer do valor dos homens moderados que, exemplificando os ensinos e avisos da Boa Nova, cuidaram e cuidam da solução de problemas do dia a dia, ou de dificuldades circunstanciais, “sem permitirem que suas edificações individuais se processem longe das bases cristãs imprescindíveis”³.

 

Bibliografia:

1 - ROHDEN, Huberto. Sabedoria das Parábolas – 12ª ed., Editora Martin Claret, SÃO PAULO/SP – “Casa sobre rocha – casa sobre areia” - 1997- pp. 47-51.

2 – SCHUTEL, Cairbar. Parábolas e Ensinos de Jesus – 14ª ed., Casa Editora O Clarim, MATÃO/SP – “Os dois Fundamentos” - 1997 – pp. 156-158.

3 – EMMANUEL (Espírito). Pão Nosso – [psicografado por Francisco Cândido Xavier], - 17ª ed., FEB – BRASILIA/DF – 1996 – Lição nº 09.

 

 

 (Texto copiado do site O Consolador   http://www.oconsolador.com.br/ano8/382/leda_flaborea.html)

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande,  na Baia de  Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-