Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 31de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/31-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

30-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/30-01-2015.htm

29-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/29-01-2015.htm

28-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/28-01-2015.htm

27-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/27-01-2015.htm    

26-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/26-01-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIV - 9

Honrai a vosso pai e a vossa mãe

 

 

Instruções dos Espíritos

A ingratidão dos filhos e os laços de família

 

      9. A ingratidão é um dos frutos mais diretos do egoísmo. Revolta sempre os corações honestos, mas a dos filhos para com os pais apresenta caráter ainda mais odioso. É, em particular, desse ponto de vista que a va- mos considerar, para lhe analisar as causas e os efeitos. Também nesse caso, como em todos os outros, o Espiritismo projeta luz sobre um dos grandes problemas do coração humano.

     Quando deixa a Terra, o Espírito leva consigo as paixões ou as virtudes inerentes à sua natureza e se aperfeiçoa no Espaço, ou permanece estacionário, até que deseje receber a luz. Muitos, portanto, se vão cheios de ódios violentos e de insaciados desejos de vingança; a alguns dentre eles, porém, mais adiantados do que os outros, é dado entrevejam uma partícula da verdade; apreciam então as funestas consequências de suas paixões e são induzidos a tomar resoluções boas. Compreendem que, para chegarem a Deus, uma só é a senha: caridade. Ora, não há caridade sem esquecimento dos ultrajes e das injúrias; não há caridade sem perdão, nem com o coração tomado de ódio.

     Então, mediante inaudito esforço, conseguem tais Espíritos observar os a quem eles odiaram na Terra. Ao vê-los, porém, a animosidade se lhes desperta no íntimo; revoltam-se à ideia de perdoar, e, ainda mais, à de abdicarem de si mesmos, sobretudo à de amarem os que lhes destruíram, quiçá, os haveres, a honra, a família. Entretanto, abalado fica o coração desses infelizes. Eles hesitam, vacilam, agitados por sentimentos contrários. Se predomina a boa resolução, oram a Deus, imploram aos bons Espíritos que lhes deem forças, no momento mais decisivo da prova.

     Por fim, após anos de meditações e preces, o Espírito se aproveita de um corpo em preparo na família daquele a quem detestou, e pede aos Espíritos incumbidos de transmitir as ordens superiores permissão para ir preencher na Terra os destinos daquele corpo que acaba de formar-se. Qual será o seu procedimento na família escolhida? Dependerá da sua maior ou menor persistência nas boas resoluções que tomou. O incessante contato com seres a quem odiou constitui prova terrível, sob a qual não raro sucumbe, se não tem ainda bastante forte a vontade. Assim, conforme prevaleça ou não a resolução boa, ele será o amigo ou inimigo daqueles entre os quais foi chamado a viver. É como se explicam esses ódios, essas repulsões instintivas que se notam da parte de certas crianças e que parecem injustificáveis. Nada, com efeito, naquela existência há podido provocar semelhante antipatia; para se lhe apreender a causa, necessário se torna volver o olhar ao passado.

     Ó espíritas! Compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do Espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda? Se por culpa vossa ele se conservou atrasado, tereis como castigo vê-lo entre os Espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse ditoso. Então, vós mesmos, assediados de remorsos, pedireis vos seja concedido reparar a vossa falta; solicitareis, para vós e para ele, outra encarnação em que o cerqueis de melhores cuidados e em que ele, cheio de reconhecimento, vos retribuirá com o seu amor.

     Não escorraceis, pois, a criancinha que repele sua mãe, nem a que vos paga com a ingratidão; não foi o acaso que a fez assim e que vo-la deu. Imperfeita intuição do passado se revela, do qual podeis deduzir que um ou outro já odiou muito, ou foi muito ofendido; que um ou outro veio para perdoar ou para expiar. Mães! Abraçai o filho que vos dá desgostos e dizei com vós mesmas: Um de nós dois é culpado. Fazei-vos merecedoras dos gozos divinos que Deus conjugou à maternidade, ensinando aos vossos filhos que eles estão na Terra para se aperfeiçoar, amar e bendizer. Mas, oh! muitas dentre vós, em vez de eliminar por meio da educação os maus princípios inatos de existências anteriores, entretêm e desenvolvem esses

princípios, por uma culposa fraqueza, ou por descuido, e, mais tarde, o vosso coração, ulcerado pela ingratidão dos vossos filhos, será para vós, já nesta vida, um começo de expiação.

     A tarefa não é tão difícil quanto vos possa parecer. Não exige o saber do mundo. Podem desempenhá-la assim o ignorante como o sábio, e o Espiritismo lhe facilita o desempenho, dando a conhecer a causa das  imperfeições da alma humana.

     Desde pequenina, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz da sua existência anterior. A estudá-los devem os pais aplicar-se. Todos os males se originam do egoísmo e do orgulho. Espreitem, pois, os pais os menores indícios reveladores do gérmen de tais vícios e cuidem de com- batê-los, sem esperar que lancem raízes profundas. Façam como o bom jardineiro, que corta os rebentos defeituosos à medida que os vê apontar na árvore. Se deixar se desenvolvam o egoísmo e o orgulho, não se espantem de serem mais tarde pagos com a ingratidão. Quando os pais hão feito tudo o que devem pelo adiantamento moral de seus filhos, se não alcançam êxito, não têm de que se inculpar a si mesmos e podem conservar tranquila a consciência. À amargura muito natural que então lhes advém da improdutividade de seus esforços, Deus reserva grande e imensa consolação, na certeza de que se trata apenas de um retardamento, que concedido lhes será concluir noutra existência a obra agora começada e que um dia o filho ingrato os recompensará com seu amor. (Cap. XIII, item 19.)

     Deus não dá prova superior às forças daquele que a pede; só permite as que podem ser cumpridas. Se tal não sucede, não é que falte possibilidade: falta a vontade. Com efeito, quantos há que, em vez de resistirem aos maus pendores, se comprazem neles. A esses ficam reservados o pranto e os gemidos em existências posteriores. Admirai, no entanto, a bondade de Deus, que nunca fecha a porta ao arrependimento. Vem um dia em que ao culpado, cansado de sofrer, com o orgulho afinal abatido, Deus abre os braços para receber o filho pródigo que se lhe lança aos pés. As provas rudes, ouvi-me bem, são quase sempre indício de um fim de sofrimento e de um aperfeiçoamento do Espírito, quando aceitas com o pensamento em Deus. É um momento supremo, no qual, sobretudo, cumpre ao Espírito não falir murmurando, se não quiser perder o fruto de tais provas e ter de recomeçar. Em vez de vos queixardes, agradecei a Deus o ensejo que vos proporciona de vencerdes, a fim de vos deferir o prêmio da vitória. Então, saindo do turbilhão do mundo terrestre, quando entrardes no mundo dos Espíritos, sereis aí aclamados como o soldado que sai triunfante da refrega.

     De todas as provas, as mais duras são as que afetam o coração. Um, que suporta com coragem a miséria e as privações materiais, sucumbe ao peso das amarguras domésticas, pungido da ingratidão dos seus. Oh! que pungente angústia essa! Mas, em tais circunstâncias, que mais pode, eficazmente, restabelecer a coragem moral do que o conhecimento das causas do mal e a certeza de que, se bem haja prolongados despedaçamentos da alma, não há desesperos eternos, porque não é possível seja da vontade de Deus que a sua criatura sofra indefinidamente? Que de mais reconfortante, de mais animador do que a ideia que de cada um dos seus esforços é que depende abreviar o sofrimento, mediante a destruição, em si, das causas do mal? Para isso, porém, preciso se faz que o homem não retenha na Terra o olhar e só veja uma existência; que se eleve, a pairar no infinito do passado e do futuro. Então, a Justiça infinita de Deus se vos patenteia, e esperais com paciência, porque explicável se vos torna o que na Terra vos parecia verdadeiras monstruosidades. As feridas que aí se vos abrem, passais a considerá-las simples arranhaduras. Nesse golpe de vista lançado sobre o conjunto, os laços de família se vos apresentam sob seu aspecto real. Já não vedes, a ligar-lhes os membros, apenas os frágeis laços da matéria; vedes, sim, os laços duradouros do Espírito, que se perpetuam e consolidam com o depurarem-se, em vez de se quebrarem por efeito da reencarnação.

     Formam famílias os Espíritos que a analogia dos gostos, a identidade do progresso moral e a afeição induzem a reunir-se. Esses mesmos Espíritos, em suas migrações terrenas, se buscam, para se gruparem, como o fazem no Espaço, originando-se daí as famílias unidas e homogêneas. Se, nas suas peregrinações, acontece ficarem temporariamente separados, mais tarde tornam a encontrar-se, venturosos pelos novos progressos que realizaram. Mas como não lhes cumpre trabalhar apenas para si, permite Deus que Espíritos menos adiantados encarnem entre eles, a fim de receberem conselhos e bons exemplos, a bem de seu progresso. Esses Espíritos se tornam, por vezes, causa de perturbação no meio daqueles outros, o que constitui para estes a prova e a tarefa a desempenhar.

     Acolhei-os, portanto, como irmãos; auxiliai-os, e depois, no mundo dos Espíritos, a família se felicitará por haver salvo alguns náufragos que, a seu turno, poderão salvar outros. – Santo Agostinho. (Paris, 1862.)

 

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Cristo na casa dos pais. Obra de John Everett Millais

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7b/John_Everett_Millais_-_Christ_in_the_House_of_His_Parents_%28%60The_Carpenter%27s_Shop%27%29_-_Google_Art_Project.jpg

Acesseo em 30-01-2015, às 17 hs.

 

 

 

Os olhos do amor

 

 

O domingo era de sol e muitas crianças estavam no zoológico, trazidas pelas mãos dos pais.

Um artista armou sua pequena tenda e logo uma fila enorme de crianças se formou, aguardando que ele pintasse nos seus rostos patinhas de tigre.

Uma avó se aproximou com a netinha, cujo rosto era todo salpicado de sardas vermelhas e brilhantes. Um menino olhou para ela e gritou:

Você tem tantas sardas que ele não vai ter onde pintar! – Amenina abaixou a cabeça.

A avó se ajoelhou para ficar à altura da garota e disse:

Adoro suas sardas.

Mas eu detesto, falou a pequena, com os olhos quase a derramar lágrimas e os lábios querendo fazer beicinho de choro.

A senhora passou o dedo pela face da neta e continuou:

Quando eu era menina, sempre quis ter sardas. Sardas são tão bonitas!

De verdade? Perguntou a menina, levantando o rosto.

Claro. Confirmou a avó. Quer ver? Diga-me uma coisa mais bonita que sarda.

A garotinha, olhando para o rosto sorridente da avó, respondeu suavemente: Rugas.

*   *   *

O singelo diálogo, na tarde ensolarada, foi uma declaração de amor entre duas gerações. Avós são criaturas especiais. Repassemos juntos o que as crianças pensam a respeito:

Avós ajudam você a lavar a louça, quando é sua vez de fazer a tarefa. E fazem com tanta alegria e espontaneidade, que você passa a aguardar, ansioso, a sua vez, no rodízio familiar, de realizar a tarefa novamente, para gozar daquela presença tão especial.

Avós são as únicas babás que não cobram extra depois da meia-noite. Ou melhor, nunca cobram nada, nem antes, nem depois da meia-noite. E ainda se oferecem para ficar com os netos no feriado, no final de semana, na noite de estreia de um filme, uma peça de teatro.

Avós são criaturas que chegam três horas mais cedo na sua apresentação de dança, na sua formatura, no seu casamento, porque querem se sentar num lugar de onde possam ver tudo, sem perder nada.

Eles têm a capacidade de fingir que não o reconhecem quando está fantasiado para a peça da escola, só para você achar graça da ingenuidade deles.

Avó é uma pessoa especial que coloca suéter em você quando ela mesma está com frio, vai alimentá-lo quando ela estiver com fome e procurará colocá-lo na cama quando ela estiver cansada.

Avós vão emoldurar o desenho que você fez e colocá-lo num lugar de destaque na sua sala de visitas.

Avós são pessoas que ajudam você com seus botões, laços de sapatos e zíperes, e não têm nenhuma pressa em ver você crescer.

Quando você é um bebê, os avós vão ver se você está chorando quando está no maior sono.

E quando um netinho diz: Vovó, como é que pode você ser tão bacana e não ter nenhum filho? - ela disfarça e segura a vontade de chorar.

Avós são pais e mães que se reprisam. Só que com mais doçura, que o tempo, a maturidade e o conforto da idade lhes conferem.

*   *   *

Se você goza da ventura de ter avós ao seu lado, ame-os.

E se não os possui, ame os avós de quaisquer netos, essas criaturas serenas que Deus mantém no mundo para testificar que amor com açúcar faz muito bem para a alma de quem está reiniciando a vida, neste imenso planeta de tantas lutas e dificuldades.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Mais bonitas do que sardas,
de Sue Monk Kidd e no cap. 
O amor são as avós, de Erma Bombeck, 
do livro 
Histórias para aquecer o coração das mulheres, de Jack Canfield, 
Mark Victor Hansen, Jennifer Read Hawthorne e Marci Shimoff, ed. Sextante.
Em 29.1.2015.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Criação da Vovó. Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Artigo de Divaldo Franco: “Amor á Vida”  publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 29/01/2015

 

 

 

O mais precioso dom que existe é a existência humana. Embora a gravidade da hora com as suas terríveis malhas de violência, agressividade e tormentos de vária ordem, vale viver-se, tendo por meta a plenitude. Não poucas pessoas pensam exclusivamente em si próprias, dominadas por asfixiante egotismo, na enganosa construção psicológica de que assim serão felizes, isto por haverem perdido o rumo do equilíbrio, da sabedoria, da razão. Quando se acreditam triunfantes, porém, descobrem-se mergulhadas no vazio existencial e logo mais tombam em graves transtornos psicológicos.

O sentido da vida resume-se na autoedificação pelo amor, mediante o esforço para viver-se, sob o amparo de pensamentos corretos, de palavras certas e de conduta saudável. Somente assim, as suas serão as lutas que lhe darão significado comportamental e estímulo para avanços legítimos na conquista do Self. As metas materiais, embora o seu sentido edificante, são fáceis de ser alcançadas, o que faculta a necessidade de contínuas programações. Além disso, apresentam enfrentamentos tormentosos, quais sejam: a competitividade nem sempre realizada de forma digna, a submissão ao contexto no qual se vive, ora caracterizado pelo suborno, pela injúria, pela desconfiança, o medo da perda dos valores adquiridos ou das posições conseguidas, a inevitável insatisfação íntima que deflui do anseio de sempre mais possuir e mais brilhar...

A criatura humana é a medida das suas aspirações morais e espirituais que a projetam no rumo da iluminação. Parece uma ingenuidade aspirar-se por iluminação interior, paz no coração, quando pairam sobre quase todas as cabeças as espadas de Dâmocles prestes a decepá-las. São, no entanto, as propostas ingênuas do amor, conforme preconizadas por Jesus Cristo, que proporcionam bem-estar, alegria de viver, trabalho no bem, fraternidade no seu mais amplo sentido. Assim viveu o inesquecível poeta Galileu, amando numa época hostil como a nossa. Podemos tentar?

DIVALDO P. FRANCO

Divaldo Franco escreve quinta-feira, quinzenalmente.
Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os números abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.
Central Telefônica: (71) 3340 - 8500
Redação: (71) 3340 – 8800

Email - [email protected]

 

Lucas Milagre

(37)8415-5995 - CLARO / MG

(71)3409-8311 - FIXO / BA

"Não podemos perder o vínculo com o Evangelho" -  Divaldo P. Franco

 

 

(Recebido em email DE Jorge Moehlecke)

 

 

Nota de esclarecimento por

Divaldo Pereira Franco

 

 

Com o intuito de prestar esclarecimentos, sempre oportunos ante a irreflexão de alguns, e a bem da verdade, colocando os fatos na sua justa apresentação, encaminho-lhes o presente ESCLARECIMENTO, ditado pela fonte fidedigna, o próprio Divaldo, para que cada um tome ciência dos acontecimentos relativos a sua participação em uma audiência pública junto ao Papa Francisco.

    Cordialmente, Jorge Moehlecke

 

Há quatro meses, graças à interferência de amigos, concordei que fosse estudada a possibilidade de um encontro com o Papa Francisco. Ante a impossibilidade de um encontro pessoal, pela sua Agenda superlotada e de alto significado com autoridades de todo tipo do mundo que o buscam, concordei em participar da audiência pública no Salão Paulo VI com a família com a qual estou viajando.

Quando da entrada do Papa Francisco pelo corredor superlotado, ele foi abraçando crianças, doentes e apertando mãos. Ao passar por mim, porque estivesse numa posição privilegiada, distendi-lhe a minha e ele a apertou e sorriu.

Nada mais houve além disso. Não trocamos uma palavra sequer, nem seria possível. 

Qualquer comentário que seja adicionado é resultado da imaginação de quem o fizer. 

Ele falou belamente sobre a família, o papel do Pai, recordando-se que Deus é o nosso Pai e que os genitores masculinos deixam os filhos órfãos de sua assistência e, por isso, os jovens perdem o rumo. Plenamente correto.

Agradecimentos,


Divaldo

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

FEB: Início de Atividades - Seminários – Cursos

Brasília, DF

 

 

Notícias – Atividades da FEB

 

Missão da FEB: “Oferecer a Doutrina Espírita ao ser humano por meio do seu estudo, prática e difusão, pela união solidária dos espíritas e unificação das instituições espíritas, contribuindo para a formação do homem de bem.”

Seminário na sede da FEB - Educação e Atividades Espíritas:

Será realizado no dia 31 de janeiro (sábado), das 16h às 19h, o seminário “Educação & Atividades Espíritas”, com Sheila da Costa Oliveira sintetizando os Seminários realizados na FEB em 2014. Sheila da Costa é colaboradora da FEB e docente da área de Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). O Seminário, destinado a dirigentes da FEB, coordenadores de cursos, monitores/facilitadores, ocorrerá na sala Boa Nova – 2º andar do prédio frontal. Mais informações: (61) 2101-6161

Acesse:

http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/educacao-atividades-espiritas-4/

 

Curta metragem sobre prevenção do suicídio, com apoio da FEB:

http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/curta-metragem-quer-prevenir-suicidios-entre-jovens-no-amapa/

 

Inscrições para os cursos da Sede da FEB:

Obs.: Neste ano também haverá inscrição on line para: EADE, ESDE, cursos de Obras Básicas:

http://www.febnet.org.br/blog/sem-categoria/participe-dos-estudos-da-feb-2015-2/

 

Encontro Brasileiro de Esperantistas na Sede Seccional:

http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/encontro-de-esperantistas-espiritas-na-feb/

 

Homenagens a Guillon Ribeiro:

Próximo Seminário – dia 7 – na Sede Seccional, no Rio de Janeiro:

http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/homenagens-a-guillon-ribeiro/

/ 

Federação Espírita Brasileira
Antonio Cesar Perri de Carvalho - Presidente da FEB
[email protected]
Tel. (61) 2101-6195



Valores da FEB: Humildade, Caridade, Comprometimento, Solidariedade, Ética, União.

 

 

(Informações recebidas em email de Presidência FEB [[email protected]])

 

 

Palestra na Comunidade Espírita Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

Amigos.

 

Divulgamos a palestra abaixo:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Dia: 31 de janeiro, sábado, 20 horas

Expositor: MARIA IZABEL PAULO VIQUE

Tema: "A virtude da cooperação"

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

AJE- FEES: Direito e Espiritismo

Vitória, ES

 

 

(Informação recebida em email de Tiago Essado [[email protected]])

 

Praia em Vitória, ES. Foto Cidinha Michelin

 

 

 

Programação de Palestras Cairbar Schutel mês fevereiro 2015

Guarulhos, SP

 


Para:


 

Prezados amigos,

 

Segue abaixo a programação de palestras do C.E. Cairbar Schutel de fevereiro/2015.

 

Estão todos convidados. Divulguem!

 

End.: Rua Antonieta Aguirre de Moraes Barros, 360, V. Augusta, Guarulhos - F. 2422.2043

 

Horário das palestras: 2ªs feiras, 20:00 horas; 4ªs feiras, 15:30 horas e Domingos, 19:00 horas

 

DIA

PALESTRANTE

TEMA

01 – DOM

DANIELA DE LIMA RODRIGUES

VOLUNTARIADO E O CENTRO ESPÍRITA

02 – SEG

DANIELA DE LIMA RODRIGUES

VOLUNTARIADO E O CENTRO ESPÍRITA

04 – QUA

CRIS PARAVATTI E PAULINHO

TEMA A CONFIRMAR

08 – DOM

IRINEU RUFINO

O EGOÍSMO

09 – SEG

MARIA GALLI

AMOR SEGUNDO...

11 – QUA

ANTONIO CARLOS

TEMA A CONFIRMAR

15 – DOM

CARLOS CESAR VALERIO

AS TEMPESTADES

16 – SEG

WALDIR DEL CHIARO

REGENERAR ALMAS OU LIBERTAR ESPÍRITOS

18 – QUA

DALVA SAMPAIO

TEMA A CONFIRMAR

22 – DOM

CLAUDIO PALERMO

CAMILE FLAMMARION: O CIENTISTA DAS ESTRELAS

23 – SEG

JUAREZ DE ANDRADE

TEMA A CONFIRMAR

25 – QUA

PALESTRANTE USE – MARCOS GOULART

ANJOS E DEMÔNIOS NA VISÃO DO ESPIRITISMO

 

 (Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

FECEF -  Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em

Franca, SP

 


15º FECEF - 2015

Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em Franca

O 15º FECEF será realizado nos dias 5 a 7 de setembro de 2015 na cidade de Franca/SP na Escola Pestalozzi Unidade I.

O tema desse encontro será “Experienciar para evoluir: Amor, Arte e Responsabilidade”.

As inscrições para o evento deverão ser realizadas pelo site, e estará disponível em breve.

Em breve mais informações sobre o evento.

Veja a página no site:
http://www.institutoarteevida.org.br/index.php/fecef2015/

Ajude-nos a divulgar.

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida da USE Franca)

 

 

Palestra no Centro Espírita “Capitão Vendramini”

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Palestras com Afonso Moreira Jr. em

Registro, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgador Espirita [[email protected]])

 

 

Palestras n Instituição Espírita Oficina de Luz

Carapicuíba, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Programações no CEJK  - Centro Espírita Jesus e Kardec

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espirita Jesus e Kardec [[email protected]])

 

 

Publicações no site “Vinha de Luz”

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:



A partida de uma guerreira

29/01/2015

Por Geraldo Lemos Neto | 29 de janeiro de 2015

 

Jornal Momento Espírita de fevereiro destaca obras de Chico Xavier publicadas pela Vinha de Luz Editora

29/01/2015

Os livros podem ser adquiridos na Livraria do Centro Espírita Amor e Caridade de Baurú, São Paulo

 

Por que aumentam os livros de Chico?

29/01/2015

Diário da Manhã | 20 de janeiro de 2015 | Por Javier Godinho, Especial para Diário da Manhã

 

Musical "Chico Xavier no céu da vibração" acontece em maio em Belo Horizonte em curta temporada!!!

29/01/2015

Informe-se, programe-se e garanta já o seu lugar!!!



Abs,

Célia Maria

 

(Informações em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

Comunicação de “Milênio Espírita”

 

MILÊNIO ESPÍRITA

 

“Primeiro a erva, depois a espiga e, por último, o grão cheio na espiga.” Jesus. (Marcos, 4:28)

 

 Dado que “... o progresso obedece às leis morais ensinadas e vivenciadas por Jesus, nosso guia e modelo, referência para todos os homens que desejam desenvolver-se de forma consciente e voluntária.”,  MILÊNIO ESPÍRITA se propõe a espazir esperanças, lenitivo e esclarecimentos de temáticas as mais diversas, com estudiosos abalizados para tal mister.

 MILÊNIO ESPÍRITA é o primeiro programa na área espírita do Ceará, transmitido pela única hiper TV do Nordeste, a Noar.TV (www.noar.tv.com), com reprises diárias às 8h, 15 e 22 h.

Dentro desta proposta pioneira, solicitamos aos companheiros no Ideal Espírita que divulguem e compartilhem ao máximo por todos os meios de difusão disponíveis atualmente (redes sociais, internet, rodas de conversas, jornais, rádio, impressos em geral,  etc.) mais esta possibilidade que o progresso nos permite usufruir.

 

Agradecidos, rogamos a Deus forças renovadas e esperanças de dias venturosos para todos nós, trabalhadores da última hora na seara de Jesus!

A equipe

 

(Informação recebida em email de Livraria Itinerante [[email protected]])

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Assunto: SOS Batuíra: óleo, extrato de tomate, bolacha, açúcar, alho, suco em pó, chás, frutas, leite, cuecas, calcinhas, detergente, água sanitária, desinfetante, sandálias, copos 50 ml, copos 200 ml, aparelho de barbear descartável e desodorante spray

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: óleo, extrato de tomate, bolacha, açúcar, alho, suco em pó,

chás, frutas, leite, cuecas, calcinhas, detergente, água sanitária,

desinfetante, sandálias, copos 50 ml, copos 200 ml, aparelho de barbear

descartável e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de óleo,

extrato de tomate, bolacha, açúcar, alho, suco em pó, chás, frutas,

leite, cuecas, calcinhas, detergente, água sanitária, desinfetante,

sandálias, copos 50 ml, copos 200 ml, aparelho de barbear descartável e

desodorante spray para os 123 pacientes em tratamento que sofrem de

transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Lar Uma Nova Esperança. Campanha de material escolar

Limeira, SP

 

As crianças irão iniciar a aulas na próxima semana e não tem material escolar.
Precisamos de doações de :

15 Cadernos Universitário Espiral 200 folhas
15 Cadernos Brochurão 96 folhas
6 Cadernos Brochurinha
10 Estojos
10 Apontadores
10 Borrachas
05 Caixas de Lápis de cores com 24 cores

Vocês podem levar diretamente na Rua Limeira 1065 - no endereço do Lar Uma Nova Esperança, ou ligue que iremos buscar: 19.3033.3265 ou 19.98156.3481

O Lar Uma Nova Esperança é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, idônea, que se dedica a ajudar a Família (Mãe e crianças).

Basicamente nós trazemos para morar na instituição a Mãe e as crianças, que foram abandonadas pelo marido, e estão em risco social.

É inteiramente mantido com doações, e promoções.

Esse projeto não conta com nenhuma verba: federal, estadual, municipal.

Solicitem por e-mail que enviamos a vocês.

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

A lição da bondade

 

http://api.ning.com/files/LoK3NXOIwpFKYZFqlwyURe2UYjUz70fNRZCz3kBgI75aLU1WtsICAWJZl14Hd5W3MgZM5yfEfC*yACtlHt42cMQDoBmNPMxm/criancas_jesus_triumphal_entry_3D.jpg

"Rosas e lírios, palmas coloridas e folhas aromáticas cobriam o chão por onde o Salvador deveria passar. 
O Mestre, contudo, sobre o animalzinho cansado, parecia triste e pensativo..."

 

Quando Jesus entrou vitoriosamente em Jerusalém, montado num burrico, eis que o povo, alvoroçado, vinha vê-lo e saudá-lo na praça pública.

Muitos supunham que o Mestre seria um dominador igual aos outros e bradavam:

- Glória ao Rei de Israel!...

- Abaixo os romanos!...

- Hosanas ao vencedor! ...

- Viva o Filho de David!... Viva o Rei dos Judeus!...

E atapetavam a rua de flores.

Rosas e lírios, palmas coloridas e folhas aromáticas cobriam o chão por onde o Salvador deveria passar.

O Mestre, contudo, sobre o animalzinho cansado, parecia triste e pensativo. Talvez refletisse que a alegria ruidosa do povo não era o tipo de felicidade ele desejava. Queria que ver o povo contente, mas sem ódio e sem revolta, inspirado pelo bem que ajuda a conservação das bênçãos divinas.

O glorificado montador ia, assim, em silêncio, quando linda jovem se destacou da multidão, abeirou-se dele e lhe entregou uma braçada de rosas, exclamando:

- Senhor, ofereço-te estas flores para o Reino de Deus.

O Cristo fixou nela os olhos cheios de luz e indagou:

- Queres realmente servir ao Reino do Céu?

- Oh! Sim... - disse a moça, feliz.

- Então - pediu-lhe o Mestre -, ajuda-me a proteger o burrico que me serve, trazendo-lhe um pouco de capim e água fresca.

A jovem atendeu prontamente e começou a compreender que, na edificação do Reino Divino, Jesus espera de nós, acima de tudo, a bondade sincera e fiel do coração.

 

Meimei (Espírito)

 

(Análise dos Evangelhos, do livro "Pai Nosso" – Psicografia de: Chico Xavier).

 

 

(Texto recebido em email de Andre Gadelha [[email protected]])

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-