Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 29 de julho de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/29-07-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

28-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/28-07-2015.htm

27-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/27-07-2015.htm

25-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/25-07-2015.htm

24-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/24-07-2015.htm

23-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/23-07-2015.htm

 

 

 

 

PUBLICAÇÃO EM SEQUENCIA

O Livro dos Espíritos

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

File:Nolimetangerecorregio.jpg

Quadro “Noli me Tangere”  (Jesus e Maria Madalena)  de Correggio

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Nolimetangerecorregio.jpg

Aparição de Jesus na margem do Lago de Tiberíades. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:The_Life_of_Jesus_Christ_by_James_Tissot#/media/File:Brooklyn_Museum_-_Christ_Appears_on_the_Shore_of_Lake_Tiberias_(Apparition_du_Christ_sur_les_bords_du_lac_de_Tib%C3%A9riade)_-_James_Tissot.jpg

 

 

A família Zebedeu

 

 

                 Irmão X - Humberto de Campos

Livro: Boa Nova

Psicografia Chico Xavier

FEB

 

Na manhã que se seguiu à primeira manifestação da sua palavra defronte do Tiberíades, o Mestre se aproximou de dois jovens que pescavam nas margens e os convocou para o seu apostolado:

—     Filhos de Zebedeu — disse, bondoso — desejais participar das alegrias da Boa-Nova?!

Tiago e João, que já conheciam as pregações do Batista e que o tinham ouvido na véspera, tomados de emoção, se lançaram para ele, transbordantes de alegria:

—     Mestre! Mestre! — Exclamavam felizes.

Como se fossem irmãos bem-amados que se encontrassem depois de longa ausência, tocados pela força do amor que se irradiava do Cristo, fonte inspiradora das mais profundas dedicações, falaram largamente da ventura de sua união perene, no futuro, das esperanças com que deveriam avançar para o porvir, proclamando as belezas do esforço pelo Evangelho do Reino. Os dois rapazes galileus eram de temperamento apaixonado. Profundamente generosos, tinham carinhosas e simples, ardentes e sinceras as almas. João tomou das mãos do Senhor e beijou-as afetuosamente, enquanto Jesus lhe acariciava os anéis macios dos cabelos. Tiago, como se quisesse hipotecar a sua solidariedade inteira, aproximou-se do Messias e lhe colocou a destra sobre os ombros, em amoroso transporte.

Os dois novos apóstolos, entretanto, eram ainda muito jovens e, em regressando a casa com o espírito arrebatado por imensa alegria, relataram à sua mãe o que se passara.

Salomé, a esposa de Zebedeu, apesar de bondosa e sensivel, recebeu a noticia com certo cuidado. Também ela ouvira o profeta de Nazaré nas suas gloriosas afirmativas da véspera. Pôs-se então a ponderar consigo mesma: não estaria próximo aquele reino prometido por Jesus? Quem sabe se o filho de Maria não falava na cidade em nome de algum príncipe? Ah! o Cristo deveria ser o intérprete de algum desconhecido ilustre que recrutava adeptos entre os homens trabalhadores e mais fortes. A quem seriam confiados os postos mais altos, dentro da nova fundação? Seus filhos queridos bem os mereciam. Precisava agir, enquanto era tempo. O povo, de há muito, falava em revolução contra os romanos e os comentadores mais indiscretos anteviam a queda próxima dos Ântipas. O novo reinado estava próximo e, alucinada pelos sonhos maternais, Salomé procurou o Messias, no circulo dos seus primeiros discípulos.

— Senhor — disse, atenciosa —,  logo após a instituição do teu Rreino, eu desejaria que os meus filhos se sentassem um à tua direita e outro à tua esquerda, como as duas figuras mais nobres do teu trono.

Jesus sorriu e obtemperou com gesto bondoso:

— Antes de tudo, preciso saber se eles quererão beber do meu cálice!...

A genitora dos dois jovens embaraçou-se. Além disso, o grupo que rodeava o Messias a observava com indiscrição e manifesta curiosidade. Reconhecendo que o instante não lhe permitia mais amplas explicações, retirou-se apressada, colocando o seu velho esposo ao corrente dos fatos.

Ao entardecer, cessado o labor do dia, Zebedeu acompanhado pelos dois filhos procurou o Mestre em casa de Simão. Jesus lhes recebeu a visita com extremo carinho, enquanto o velho galileu expunha as suas razões, humilde e respeitoso.

—     Zebedeu — respondeu-lhe Jesus — tu, que conheces a lei e lhe guardas os preceitos no coração, sabes de algum profeta de Deus que, no seu tempo, fosse amado pelos homens do mundo?

—     Não, Senhor.

—     Que fizeram de Moisés, de Jeremias, de Jonas? Todos os emissários da verdade divina foram maltratados e trucidados, ou banidos do berço em que nasceram. Na Terra, o preço do amor e da verdade tem sido o martírio e a morte.

O pai de Tiago e de João ouvia-o humilde e repetia:

— Sim Senhor.

E Jesus, como se aproveitasse o momento para esclarecer todos os pontos em dúvida, continuou:

—     O reino de Deus tem de ser fundado no coração das criaturas; o trabalho árduo é o meu gozo; o sofrimento,  o meu cálice; mas, o meu Espírito se ilumina da sagrada certeza da vitória.

—     Então, Senhor — exclamou Zebedeu, respeitoso — o vosso Reino é o da paz e da resignação que os crentes de Elias esperavam!

Jesus com um sorriso de benignidade acrescentou:

— A paz da consciência pura e a resignação suprema à vontade de meu Pai são do meu Reino; mas os homens costumam falar de uma paz que é ociosidade de espírito e de uma resignação que é vício do sentimento. Trago comigo as armas para que o homem combata os inimigos que lhe subjugam o coração e não descansarei enquanto não tocarmos o porto da vitória. Eis por que o meu cálice, agora, tem de transbordar de fel, que são os esforços ingentes que a obra reclama.

E, como se quisesse pormenorizar os esclarecimentos, prosseguiu:

— Há homens poderosos no mundo que morrem comodamente em seus palácios, sem nenhuma paz no coração, transpondo em desespero e com a noite na consciência os umbrais da eternidade; há lutadores que morrem na batalha de todos os momentos, muita vez vencidos e humilhados, guardando, porém, completa serenidade de espírito, porque, em todo o bom combate, repousaram o pensamento no seio amoroso de Deus. Outros há que aplaudem o mal, numa falsa atitude de tolerância, para lhe sofrer amanhã os efeitos destruidores. Os verdadeiros discípulos das verdades do Céu, esses não aprovam o erro, nem exterminam os que os sustentam. Trabalham pelo bem, porque sabem que Deus também está trabalhando. O Pai não tolera o mal e o combate, por muito amar a seus filhos. Vê, pois, Zebedeu, que o nosso Reino é de trabalho perseverante pelo bem real da Humanidade inteira.

Enquanto os dois apóstolos fitavam em Jesus os olhos calmos e venturosos, Zebedeu o contemplava como se tivesse à sua frente o maior profeta do seu povo.

— Grande reino! — exclamou o velho pescador e, dando expansão ao entusiasmo que lhe enchia o coração, disse, ditoso:

- Senhor! Senhor! trabalharemos convosco, pregaremos o vosso Evangelho, aumentaremos o número dos vossos seguidores!...

Ouvindo estas últimas palavras, o Mestre elucidou, pondo ênfase nas suas expressões:

Ouve, Zebedeu! nossa causa não é a do número;  é a da Verdade e do bem. É certo que ela será um dia a causa do mundo inteiro, mas, até lá, precisamos esmagar a serpente do mal sob os nossos pés. Por enquanto, o número pertence aos movimentos da iniqüidade. A mentira e a tirania exigem exércitos e monarcas, espadas e riquezas imensas para dominarem as criaturas. O amor, porém, essência de toda a glória e de toda a vida, pede um coração e sabe ser feliz. A impostura reclama interminável fileira de defensores, para espalhar a destruição; basta, no entanto, um homem bom para ensinar a Verdade de Deus e exaltar-lhe as glórias eternas, confortando a infinita legião de seus filhos. Quem será maior perante Deus? A multidão que se congrega para entronizar a tirania, esmagando os pequeninos, ou um homem sozinho e bem-intencionado que com um simples sinal salva uma barca cheia de pescadores?

Empolgado pela sabedoria daquelas considerações, Zebedeu perguntou:

Senhor, então o Evangelho não será bom para todos?

Em verdade — replicou o Mestre —, a mensagem da Boa Nova é excelente para todos; contudo, nem todos os homens são ainda bons e justos para com ela. É por isso que o Evangelho traz consigo o fermento da renovação e é ainda por isso que deixarei o júbilo e a energia como as melhores armas aos meus discípulos. Exterminando o mal e cultivando o bem, a Terra será para nós um campo de batalha. Se um companheiro cair na luta, foi o mal que tombou, nunca o irmão que, para nós outros, estará sempre de pé. Não repousaremos até ao dia da vitória final. Não nos deteremos numa falsa contemplação de Deus, à margem do caminho, porque o Pai nos falará através de todas as criaturas trazidas à boa estrada; estaremos juntos na tempestade, porque aí a sua voz se manifesta com mais retumbância. Alegrar-nos-emos nos instantes transitórios da dor e da derrota, porque aí o seu coração amoroso nos dirá: "Vem, filho meu, estou nos teus sofrimentos com a luz dos meus ensinos!" Combateremos os deuses dos triunfos fáceis, porque sabemos que a obra do mundo pertence a Deus, compreendendo que a sua sabedoria nos convoca para completá-la, edificando o seu Reino de venturas sem-fim no íntimo dos corações.

Jesus guardou silêncio por instantes. João e Tiago se lhe aproximaram, magnetizados pelo seu olhar enérgico e carinhoso. Zebedeu, como se não pudesse resistir à própria emotividade, fechara os olhos, com o peito oprimido de júbilo. Diante de si, num vasto futuro espiritual, via o Reino de Jesus desdobrar-se ao infinito. Parecia ouvir a voz de Abraão e o eco grandioso de sua posteridade numerosa. Todos abençoavam o Mestre num hino glorificador. Até ali, seu velho coração conhecera a lei rígida e temera Jeová com a sua voz de trovão sobre as sarças de fogo; Jesus lhe revelara o Pai carinhoso e amigo de seus filhos, que acolhe os velhos, os humildes e os derrotados da sorte, com uma expressão de bondade sempre nova. O velho pescador de Cafarnaum soltou as lágrimas que lhe rebentavam do peito e ajoelhou-se. Adiantando-se-lhe, Jesus exclamou:

— Levanta-te, Zebedeu! os filhos de Deus vivem de pé para o bom combate!

Avançando, então, dentro da pequena sala, o pai dos apóstolos tomou a destra do Mestre e a umedeceu com as suas lágrimas de felicidade e de reconhecimento, murmurando:

— Senhor, meus filhos são vossos.

Jesus, atraindo-o docemente ao coração, lhe afagou os cabelos brancos, dizendo:

— Chora, Zebedeu! porque as tuas lágrimas de hoje são formosas e benditas!... Temias a Deus; agora o amas; estavas perdido nos raciocínios humanos sobre a lei; agora, tens no coração a fonte da fé viva!

 

 

Jesus em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:The_Life_of_Jesus_Christ_by_James_Tissot#/media/File:Brooklyn_Museum_-_Our_Lord_Jesus_Christ_(Notre-Seigneur_J%C3%A9sus-Christ)_-_James_Tissot.jpg

Ruinas arqueológicas em Cafarnaum, Israel . Foto Ismael Gobbo

Mar da Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

8º. Congresso Alemão de Medicina da Alma- AME Internacional

Bad Honnef, Alemanha

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Fernanda Marinho Gobel)

 

 

Informes do 3º. Congresso Sudamericano

Santiago, Chile

 

Estimados hermanos en las lides Espíritas:

 

¡Bendiciones y lindo día de trabajo!

Tenemos en la WebPag del 3er Congreso Espirita Sudamericano www.3congresoespiritasudamericano.com dos novidades que queremos compartir con todos:

 

1-- Presentamos la sección de Inscripción de Extranjeros también en Portugués
2-- Tenemos numero WhatsApp que es +56 9 59045857

 

Aprovechamos de pedir a todos que vayan al facebook del congreso y dejen su "me gusta" www.facebook.com/3ercongresoespiritasudamerica


¡Muchas Gracias!

 

Por favor divulgar a sus contactos!!

 

 

CEEBN Centro de Estudios Espirita Buena Nueva

www.espiritismo.cl

[email protected]

Comisión Organizadora del 3er Congreso Espirita Sudamericano

 

 

(Informações  recebidas em emails de Congreso Espirita 2015 [[email protected]] e de Simoni Privato Goidanich)

Santiago, Chile, vista do restaurante Giratório. Foto Ismael Gobbo

 

 

VIII Congresso Abrame: A Visão Materialista e a Visão Espírita em torno da vida. Florianópolis, SC

 

 

 

A Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (ABRAME) realizará nos dias 25 a 27 de setembro o 8º Congresso Brasileiro de Magistrados Espíritas em Florianópolis (SC). O tema central do evento  “A Visão Materialista e a Visão Espírita em torno da vida”será exposto pelos palestrantes Hélio Ribeiro, Ricardo Di Bernardi e Rossandro Klinjey.  A programação completa e as informações para as inscrições podem ser obtidas no site www.abrame.org.br

 

CARTAZ - Versão Final

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

XVII Jornada Espírita Sobre a Valorização da Vida 2015

Jacareí, SP

 

 

(Informação recebida em email de João André j-kun [[email protected]])

 

 

Palestras no Centro Espírita “Fé e Amor”

Fazenda Santa Maria. Conquista/Sacramento, MG

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

Cristo Redentor em Conquista, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Domingo 2 de agosto desayuno conferencia com Dr. Edwin Genaro. Cidade da Guatemala, Guatemala

 

 

Desayuno Conferencia domingo 2 de agosto, tema: "Espiritualidad Infantil" Conferencista Dr. Edwin Genaro Bravo

Lugar: Restaurante La Estancia Calzada Roosevelt, frente e Tikal Futura

de 8:30  a 10:30 a.m.

Valor ùnico del desayuno Q60

Los esperamos!!!

 

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

siguenos en twitter   @DamasRogeliaGT
www.guatespirita.org


(Informação recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

5º. Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

Monumento ao Grande Incêndio de Londres. Construido entre 1672 e 1677.  Tem 61, 5m de altura e escada interna

 em espiral  com 311  degraus que dá acesso à plataforma no topo.  Londres, Reino Unido.  Foto Ismael Gobbo

 

 

Palestra com Francisco do Espírito Santo Neto

Itú, SP

 

Sr. Ismael, recebemos sempre sua coluna de divulgação e pediria o favor de publicar a palestra que nosso grupo vai realizar.

 

O Grupo de Apoio Joanna de Ângelis vai completar 10 anos em janeiro/2016 e fica à rua Pernambuco 799 - Bairro Brasil - Itu -SP 

Muito obrigada pelo apoio. Abraços fraternos, Aracy Marghieri



 

(Informação recebida em email de aracytmarghieri [[email protected]])

 

 

1º. Encontro de Capacitação de Evangelizadores

Promissão, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra no Instituto Espírita “Obreeiros do Bem”

Osasco, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

Palestra na Associação Filantrópica A Caminho da Luz

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra com Edson Luis da Silva no Centro Espírita Allan Kardec. Lucélia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Edson Luis Silva)

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

Meus amigos,

Convidamos para a palestra com

 

LEONILDO OLHER,

 

de S. J. do Rio Preto, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 29 de Julho, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra no C.E. Cantinho de Luz

Atibaia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

Facebook Oficial da Mansão do Caminho

chega aos 91.000 Seguidores. Salvador, BA

 

 

Facebook Oficial da Mansão do Caminho chega aos 91.000 seguidores.Basta clicar no link abaixo e depois curtir.

                               https://www.facebook.com/MansaoDoCaminho

 

Lançamento de Livros

Eventos

Agenda Divaldo Franco 

Notícia sobre a Mansão do Caminho

www.mansaodocaminho.com.br

 

 

 

 

--

Atenciosamente

Renia Borges

(75) 8824 6863

(75) 9115 8390

 

Foto

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Site “Vinha de Luz”. Noticias

Belo Horizonte, MG

 

Acesse: www.vinhadeluz.com.br

 

 

Teatro: “Há 2000 anos”, de Chico Xavier/Emmanuel

Campos dos Goytacazes, RJ

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Leia a revista online Visión Espírita - nº 25 - Verano - año 6

Acesse no link abaixo

Buenas tardes

 

¡Ya tenemos la nueva edición de verano 🌞 de nuestra revista online Visión Espírita !

 

Todo el contenido hecho con cariño disponible en:

http://visionespiritaceads.blogspot.com.es/

 

¡Ahí igualmente podéis acceder a todas la ediciones anteriores!

 

Cualquier comentario o dudas, enviad un correo electrónico a [email protected].

 

Esperamos que disfrutéis de la lectura.

 

 

Un saludo fraterno

 

--

Centre Espírita Amalia Domingo Soler (CEADS)

Departamento de Divulgación

Calle Ventura Plaza 15 – bajos - 08028 – Barcelona

Web: http://ceads.kardec.es/

Blog: http://amaliadsoler.blogspot.com.es/ 

Síguenos: https://www.facebook.com/ceadsbcn

Revista Visión Espírita: http://visionespiritaceads.blogspot.com.es/

Telf. contacto: +34 665 312

 

 

 

Publicação na Coluna Espírita do

Diário de Taubaté (SP)

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

Desintegrar

 

Uma nave russa descontrolada está para cair sobre a Terra, informam os tabloides.

Pesando cerca de oito toneladas, um objeto enorme sobrevoa nossas cabeças e ninguém sabe ao certo onde irá desabar.

Tal notícia poderia gerar pânico, certamente, a não ser por um único detalhe: o artefato se desintegrará, totalmente, em sua reentrada na atmosfera terrestre, fazendo restar apenas alguns pequenos e inofensivos destroços quando chegar ao chão.

Isso se dá por estarmos muito bem protegidos pela densa atmosfera terrestre que, graças ao atrito que gera na reentrada em velocidade desses objetos, desintegra-os, em altíssimas temperaturas.

O ar vai se tornando mais denso à medida que a altura diminui, isto é, quanto mais perto da crosta, mais denso é o ar, e mais atrito gera.

É esse mesmo fenômeno que nos protege de meteoros e de todo lixo espacial.

A atmosfera densa da Terra desintegra os corpos em sua entrada.

*   *   *

Espiritualmente falando, o planeta Terra também é responsável pela desmaterialização das almas.

Quando na encarnação, estamos submetidos a muitas experiências, a muitas provas, a dores que vão, lentamente, nos desintegrando, isto é, retirando as camadas mais duras, mais rígidas e materiais.

Muitos de nós, para sobreviver e para seguir em frente, precisamos nos desconstruir e começar de novo. E a atmosfera espiritual da Terra propicia o campo de experiências para isso.

Renovar as ideias. Deixar de pensar como pensávamos. Deixar de agir como agíamos. Deixar de lado vícios antigos. São muitas as formas de nos desintegrarmos em vida para nos reintegrarmos, novamente, nos braços do Criador.

A reentrada na Terra nos expõe a altas temperaturas, que muitas vezes não sabemos se vamos suportar ou não. Se olharmos de perto veremos apenas uma grande bola de fogo, um incêndio.

Porém, observando à distância, numa noite escura, cada uma daquelas estrelas cadentes é, na verdade, um astro que está se tornando melhor.

A reencarnação nos proporciona essa reentrada no cenário terrestre.

Uma oportunidade sem igual para nos burilarmos, para nos reconstruirmos, para que retiremos de nós todas as carapaças, todas as estruturas espessas que fomos acumulando, ao longo dos tempos, e que nos mostremos como verdadeiramente somos. A essência, Espírito.

*   *   *

Diariamente reentram na atmosfera da Terra milhares de Espíritos, como estrelas cadentes riscando de fogo a cúpula noturna.

Renascemos muitas vezes e cada vez somos menos matéria e mais Espírito. Menos dor e mais alegria. Menos egoísmo e mais caridade.

Renascemos, também, muitas vezes, dentro da própria encarnação, cada vez que percebemos que retiramos um peso dos ombros ou deixamos de odiar, ou passamos a amar mais.

Desintegrar-se é ser mais doação e menos apego; é ser mais indulgência e menos julgamento; é ser mais perdão e menos mágoa.

Desintegrar-se...

Comecemos...

 Redação do Momento Espírita.
Em 28.7.2015
.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Encontro entre Jesus e Nicodemus em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:The_Life_of_Jesus_Christ_by_James_Tissot#/media/File:Brooklyn_Museum_-_Interview_between_Jesus_and_Nicodemus_(Entretien_de_J%C3%A9sus_et_de_Nicod%C3%A8me)_-_James_Tissot.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)

 

 

II – Como se dá a ação de Deus em nossas vidas?

 

 

Almir Del Prette. (São Carlos/SEOB)

 

         Nossa incursão nessa temática sinaliza uma reflexão com base em Allan Kardec, em “O Livro dos Espíritos”, que está sendo transcrito e divulgado em sequência nestes e-mails do Ismael. Nossa análise não exclui outras que podem utilizar perspectivas diferentes. Longe disso, pois dado o avanço do ateísmo, novas abordagens de análise seriam interessantes.

         A pergunta 123 de Allan Kardec aos espíritos, incluída no Livro dos Espíritos, aqui transcrita no e-mail do dia 23 deste mês, versa sobre a permissão de Deus para os “espíritos tomarem o caminho do mal”. A resposta defende que tal permissão indica a liberdade de escolha para o espírito, ou seja, o livre arbítrio, que torna cada um responsável pelo seu destino. A questão do livre arbítrio tem sido, desde Sócrates e Platão, objeto de reflexão de muitos filósofos. Portanto, como dizem muitos estudiosos (dos dois mundos), há liberdade para a semeadura, contudo a colheita é obrigatória. Para muitos, isso pode sugerir uma omissão de Deus nas duas fases: a de semear (o indivíduo faz escolhas) e a de colher (consequência das escolhas feitas). Entretanto, tais ações e reações não são mecânicas, uma vez que a vida é plural e os comportamentos humanos não ocorrem em um vazio social. O ser humano, encarnado ou desencarnado, recebe múltiplas influências que podem se opor umas as outras. De qualquer maneira, em última instância, a responsabilidade da tomada de decisão é sempre daquele que a toma. Em outras palavras, as trocas de influência entre as pessoas podem levar o indivíduo a retroceder nas tentativas de agir, tanto no bem como no mal (fase de plantio). Por outro lado, todas as ações, no bem ou no mal, têm consequencias boas ou ruins (fase de colheita). No caso das consequências ruins, o sofrimento pode favorecer a aprendizagem da paciência, resignação e tolerância. Essa nova postura, por sua vez, atrai a simpatia de espíritos (desencarnados ou não), que atuam amenizando o sofrimento do indivíduo.

         Recentemente, um jurista do STF, Luis Roberto Barroso, em seu discurso como paraninfo, contou a seus afilhados, algumas histórias, fazendo ilações éticas importantes para a vida profissional destes. Vou reprisar uma das histórias de maneira resumida. Dois amigos se reencontraram no Canadá, em um lugarejo gelado. A alegria de ambos foi grande e conversaram por muito tempo. Quase ao final do encontro, um deles disse ao outro que este deveria se voltar para Deus. A resposta foi que havia feito várias tentativas, buscando a presença de Deus, mas que Este sempre esteve ausente. Para justificar sua visão atéia, contou algo que lhe aconteceu. Em uma viajem sofreu um acidente em local isolado. Permaneceu em um buraco correndo o risco de ser soterrado pela neve. Sentia que iria morrer e então pediu com muito fervor para Deus lhe salvar. Pouco depois um casal de esquimós o retirou daquela situação. Os esquimós o alimentaram, cuidaram de seus ferimentos e assim o salvaram da morte. O narrador então acrescentou que devia a sua vida a esse casal e não a Deus.

         No artigo anterior dissemos que Deus age no mundo por meio das criaturas. Cabe ao leitor refletir.       

 

Neve: Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]