Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 16 de junho de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/16-06-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

15-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/15-06-2015.htm

13-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/13-06-2015.htm

12-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/12-06-2015.htm

11-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/11-06-2015.htm

10-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/10-06-2015.htm

09-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/09-06-2015.htm

 

 

 

 

PUBLICAREMOS EM SEQUENCIA

O Livro dos Espíritos

 

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

 

CONTINUAÇÃO:

 

 

 

 

 

 

 

CONTINUA:

 

(Copiado do site Febnet)

Franklin realizando o famoso experimento da pipa

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Franklin#/media/File:Franklin_lightning_engraving.jpg

 

 

Como era ser espírita e médico na época

em que se formou dr. Tomas Novelino

Tomas Novelino

(06-10-1901 – 31-10-2000)

 

.............................

...........................

..................

 

FE- Quando o Sr. entrou para a Faculdade de Medicina, já conhecia o Espiritismo, do Orfanato Anália Franco e do convívio com Eurípedes Barsanulfo. Como era encarado o Espiritismo no meio Acadêmico daquela época?

TN- Na Escola de Medicina do Rio de Janeiro estavam reunidos os maiores sábios do país. Ser professor lá era uma distinção da qual eles tinham muito orgulho. Infelizmente, faziam questão de se declarar materialistas, o que muito me entristecia. Quando davam as lições no anfiteatro, eu me lembro que o professor de fisiologia, Oscar de Souza, descrevendo o cérebro, circunvoluções cerebrais, corpo caloso, tubérculo, neurônios, etc, arrematava dizendo: "Olha, meus amigos, olha, meus estudantes, não há necessidade de nenhum espírito para explicar essas coisas..."  Tinha um outro, Luiz da Silva Santos, o maior anatomista do Brasil, que dissecando o cadáver com a luva de borracha, fumando numa piteira de madeira, com as mãos engraxadas de gordura, aquelas tripas e fígado à mostra, manejando o bisturi, ia dizendo: "Vejam, procurando aqui, não encontrei nenhuma alma, nenhum espírito..."  Eles faziam apologia do materialismo, impregnando os estudantes de idéias materialistas. Me lembro de alguns colegas que ficavam reunidos em um bar lá do centro, tomando chope, que, com vaidade e orgulho, proclamavam: "Nós somos materialistas...".  E eu, que já tinha estudado com "seo Euripedes", ouvindo tudo aquilo saía lá fora e ficava a perguntar: "Mas será possível tudo isso, meu Deus?" E me fixando em Eurípedes, a resposta logo brotava e eu dizia para mim mesmo: "Não, tudo o que ele ensinou foi a pura verdade, ele nunca mentia, nem por brincadeira...". Felizmente, hoje já não há aquela tomada de posição contrária aos espíritas como ocorria antigamente. No caso dos médicos espíritas, estão podendo trabalhar sem embaraços e com tranquilidade.

....................................

...............

.............

 

(Trecho de entrevista do Dr. Tomaz Novelino concedida a Ismael Gobbo e publicada no jornal Folha Espírita em 05/2000.

 

Veja e entrevista na integra: http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2010/10/homenagem-postuma-um-paladino-da.html

Busto de  Eurípedes Barsanulfo no Colégio Allan Kardec,

Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Bíblia

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

 

1 –  A Bíblia é a palavra de Deus?

       É a palavra dos homens, eventualmente sob inspiração de Espíritos Superiores, que orientavam em nome de Deus.

 

2 –  E a legislação mosaica?

      Moisés legislou para o seu tempo. Os 613 mandamentos que ele atribuiu a Deus, 248 positivos, o que fazer, e 365 negativos, o que não fazer, dizem respeito às disciplinas que ele impunha ao povo judeu. Digamos que há ali algo do Céu e muito da Terra, algo de divino e muito de humano. Além do mais, Moisés não conseguiu superar seus próprios condicionamentos. Agia com braço de ferro, determinando sentenças de morte até para quem desrespeitasse a proibição de trabalhar no sábado, contrariando o não matarás, da Tábua da Lei (Dt, 5:17), que ele mesmo redigira.

 

3 –  No livro Gênesis está a história da Criação. Até que ponto podemos considerar o que ali vai relatado como expressão da realidade ?

      Trata-se de uma fantasia, uma bela história da carochinha. Um dos equívocos lamentáveis da teologia medieval foi eleger a experiência do povo judeu, retratada no Velho Testamento, com todas as suas mitologias e fantasias, como berço da Humanidade. Milênios antes da cultura judaica tivemos inúmeras outras, destacando-se a China, a Índia, o Egito, a Babilônia… Qualquer delas poderia, com mais propriedade, até por direito de antiguidade, ser situada como o princípio da história humana.

 

4 –  Moisés se destaca no Velho Testamento, tanto quanto Jesus, no Novo Testamento, como as figuras principais. Que importância o Espiritismo atribui a ambos?

      Moisés falou para um povo, para uma época. Jesus falou para a Humanidade, para todos os tempos. A revelação de Jesus tem um caráter universalista e perene, porquanto, sendo o mais perfeito Espírito que já transitou pela Terra, como destaca a questão 625, de O Livro dos Espíritos, era inspirado pelo Criador. Nesse aspecto podemos dizer que há em Jesus a palavra de Deus.

 

5 –  Jeová, o Deus do Velho Testamento, é o mesmo Deus proposto por Jesus?

      São tão diferentes que seria preciso renunciar inteiramente ao bom senso para imaginar que possam ser a mesma divindade. O Jeová de Moisés é um deus mitológico, violento e cruel, que se vinga até a quarta geração daqueles que o ofendem, e determina que os judeus, em terra inimiga, passem a fio de espada tudo o que tem fôlego, envolvendo seres humanos, aves, peixes, animais… O Deus revelado por Jesus é o pai de amor e misericórdia, que trabalha incessantemente pela felicidade de seus filhos; que festeja o filho pródigo que retorna, e recomenda que jamais nos envolvamos com a violência, ou respondamos ao mal com o mal.

 

6 –  O que você considera mais importante, no Velho Testamento?

      A Tábua dos Dez Mandamentos, que expurgada da ingerência do próprio Moisés, resume o que não devemos fazer – não matar, não roubar, não mentir, não trair, não cobiçar… Temos aí, em síntese, a Revelação da Justiça, a demonstrar que nossos direitos terminam onde começam os direitos do próximo.

 

7 –  Qual a postura de Jesus em relação ao Velho Testamento?

      Jesus revogou o que era de caráter humano, e ratificou o que era de inspiração superior. Quando inicia suas observações dizendo tendes ouvido o que foi dito aos antigos, está se referindo a Moisés. E quando afirma: eu porém, vos digo, está modificando a legislação mosaica para uma visão de caráter universalista e perene.

 

8 –  Considerada essa postura de Jesus, o que ele destaca no Velho Testamento?

      O amor a Deus acima de todas as coisas, registrado em Deuteronômio (6:5) e ao próximo como a nós mesmos, em Levítico (19:18). Quando o Mestre proclama que ali estão a Lei e os Profetas, deixa bem claro que os dois mandamentos sintetizam o que de melhor há no Velho Testamento. E cultivando o amor fatalmente observaremos a justiça preconizada nos Dez Mandamentos, porquanto o amor, como destaca Paulo (1Co, 13:4-6),…é paciente e benigno. Não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece. Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade.

 

 

 

 

 

Cópia da Estátua de Michelangelo executada  em bronze pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Exposta na Galeria Prestes Maia,  São Paulo, Brasil.. Foto Ismael Gobbo

 

 

Conferência no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Palestra espírita - O MOMENTO DA MORTE

 

 

Na sexta-feira, dia 19 de junho de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema O MOMENTO DA MORTE.


Como é morrer? O que acontece no momento da morte? Passamos todos pelo mesmo? Estas e outras questões serão abordadas à luz da doutrina espírita.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Seminário de Ciência e Espiritualidade abordará tema dependência química. Bento Gonçalves, RS

 

 

(Informação recebida em email de Samira José Turconi [[email protected]])

 

 

Curso rápido: Processo Reencarnatório

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

4º. Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em emails de Renê Magalhães [[email protected]] e de Nelio Luzze)

 

 

25º. Encontro Espírita sobre a Vida e a Obra de

Eurípedes Barsanulfo. Duque de Caxias, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

Palestra no Centro Espírita “Cairbar Schutel”

Assis, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de atilio.arcoleze [[email protected]])

 

 

Seminário no Centro Espírita “A Caminho da Luz”

Salvador, BA

 

 

(Informação em email de Nelio Luzze)

 

 

Palestra no Centro Espírita “Jesus”

Salto, SP

 

 

(Informação em email de Nelio Luzze)

 

 

Seminários com Luiz Gonzaga Pinheiro

Mauá, São Paulo, Vinhedo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de Nelio Luzze)

 

 

Programação de palestras no Seara Espírita Joanna de Angelis

Campinas, SP

 

 

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Programação com Deusa Samu no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

CENTRO ESPÍRITA DISCÍPULOS DE JESUS

AVENIDA LUIS OSÓRIO, 108 - PENÁPOLIS – SÂO PAULO

DE SÃO PAULO - SP

Dra. DEUSA SAMU

C:\Users\CASA\Desktop\images.jpg

 Dra Deusa Samú é Psicóloga Clínica Hospitalar; possui Licenciatura em Antropologia, Filosofia e Sociologia; Pós Graduada em Tanatologia pela USP(educação para a morte), cursou a disciplina de pós-graduação “Experiências anômalas: Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais Básicos/USP, Psicoterapeuta especializada em situações de Luto e UTIs, Diplomada membro da AMLAC(Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências), Membro da SBPH(Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar), Sócia Fundadora da Sociedade Brasileira de Tanatologia/USP, membro da equipe de coordenação da reunião de pais da Àrea da Infância e Juventude e Expositora da área de Ensino da Instituição Seara Bendita/SP, associada da AME/SP (Associação Médico Espírita), Autora de diversos livros e Articulista do Jornal Fala MEU (USE/SP)

 

DATA : 06/07/2015

HORÁRIO: 20 HORAS

TEMA DA PALESTRA:

 

ACIMA DE TUDO O AMOR

 

 

DIVULGUEM E COMPAREÇAM!!!!!

 

 

*******************************************

 

 

 

CENTRO ESPÍRITA DISCÍPULOS DE JESUS

AVENIDA LUIS OSÓRIO, 108 - PENÁPOLIS – SÂO PAULO

CONVIDA

DATA : 04/07/2015 -SÁBADO

H ORÁRIO: 14 HORAS

ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO DE TRABALHADORES 

COM A PRESENÇA DA

DRA. DEUSA SAMU

de SÃO PAULO-SP

C:\Users\CASA\Desktop\Deusa.jpg

DESENVOLVENDO CONOSCO O TEMA:

Educação para a morte/luto

 

AGUARDAMOS VOCÊ!!!!!

 

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

Programação com Deusa Samu

Birigui, Penápolis, Lins e Avanhandava, SP

 

DE SÃO PAULO - SP

Dra. DEUSA SAMU

EM NOSSA REGIÃO

C:\Users\CASA\Desktop\Deusa.jpg

Dra Deusa Samú é Psicóloga Clínica Hospitalar; possui Licenciatura em Antropologia, Filosofia e Sociologia; Pós Graduada em Tanatologia pela USP(educação para a morte), cursou a disciplina de pós-graduação “Experiências anômalas: Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais Básicos/USP, Psicoterapeuta especializada em situações de Luto e UTIs, Diplomada membro da AMLAC(Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências), Membro da SBPH(Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar), Sócia Fundadora da Sociedade Brasileira de Tanatologia/USP, membro da equipe de coordenação da reunião de pais da Àrea da Infância e Juventude e Expositora da área de Ensino da Instituição Seara Bendita/SP, associada da AME/SP (Associação Médico Espírita), Autora de diversos livros e Articulista do Jornal Fala MEU (USE/SP)

 

03/07/15 - 20 hs -  Núcleo Espírita Liberdade - Birigui.

Avenida Manoel Alves Barbosa, 2296 - Bairro Jandaia III

Palestra:    Maternidade e Paternidade é missão

04/07/15 - 14 hs – Centro Espírita Discípulos de Jesus – Penápolis

Av. Luis Osório, 108 – Centro

Seminário para trabalhadores: Educação para a morte/luto

05/07/15 – 09 hs  -  Casa dos Espíritas - Lins

Rua Paulo Aparecido Giraldi, 166 – Centro

Palestra: Adolescência:visão psicológica e espírita

05/07/15 – 20 hs -  C.E. Francisco de Assis -Avanhandava.

Rua Tibiriçá, 522 – Centro

Palestra: Adolescência:visão psicológica e espírita

06/07/15 - 20 hs – C.E. Discípulos de Jesus – Penápolis.

Av. Luis Osório,108 – Centro

Palestra: Acima de tudo o amor

HAVERÁ VENDA DE LIVROS E DVDs DA ORADORA

 

(Informações em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra no Centro Espírita “Aprendizes da Boa Nova”

Dracena, SP

 

 

(Informação recebida em emails de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]] e de João Marchesi Neto)

 

 

Registro. Palestra no Grupo Espírita Joana de Cuza

São Paulo, SP

 

Estivemos na noite do último domingo proferindo palestra no Grupo Espírita Joanna de Cuza no Grajaú, distrito de São Paulo. Abordamos o tema Reencarnação com oportunidade de dialogar com os presentes daquela bela e bem organizada casa espirita dirigida pelo companheiro Jaime Vianna (Foto).  (Ismael Gobbo)

 

 

 

Programação do C.E. Humildade e Caridade

Nova Iguaçu, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Gutemberg Paschoal)

 

 

Informes do Chico Xavier

Brasília, DF

 

Novas matérias: eventos sobre Evangelho, Campanha Comece pelo Começo, mensagem de Emmanuel, links.

 

Eventos sobre Evangelho:

http://grupochicoxavier.com.br/eventos-sobre-evangelho-em-brasilia/

 

Artigo Comece pelo Começo:

http://grupochicoxavier.com.br/category/artigos/

 

Evangelho e Simpatia:

http://grupochicoxavier.com.br/evangelho-e-simpatia/

 

Links Rádio Emmanuel e Rede Amigo Espírita:

http://grupochicoxavier.com.br/

 

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

o0o

“Quem procura o ‘lado melhor’ dos acontecimentos, a ‘parte mais nobre das pessoas

e a ‘expressão mais útil’ das coisas, está conquistando preciosos acréscimos de visão.”

(Emmanuel – FCX, “Alma e Luz”, IDE)

 

 

 

 

Solicite a Agenda Espírita

Rio de Janeiro, RJ  

 

Envie email para:

André Luiz Gadelha

[email protected]

 

 

 

Leia o informativo no. 71 do Instituto Chico Xavier

Itú, SP

 

Acesse:

http://www.institutochicoxavier.com/informativo/informativo71/index.htm

 

 

 

Notícias no site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:

 

 

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES 

 

 

7ª Jorespe - Veja aqui as fotos das palestras que contaram com a participação de Geraldo Lemos Neto, nos dias 5 e 8 de junho, no Grupo Espírita Cantinho de Luz, em Peabody, Massachussets, EUA

10/06/2015

Fotos: Grupo Espírita Cantinho de Luz | Facebook

 

8º Encontro Nacional dos Amigos de Jesus Cristo com Chico Xavier e sua Obra Espírita-Cristã acontece nos dias 27 e 28 de junho em Santos

10/06/2015

Faltam 17 dias para o evento, que tem como tema central o amor e a sabedoria de Chico Xavier

 

Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo recebe a visita de representantes da FEB, da UEM e de casas espíritas locais

10/06/2015

Por Jhon Harley | AME-Pedro Leopoldo/Matozinhos | MG

 

Grupo Espírita Cantinho de Luz, de Peabody, Massachussets, EUA, entrevista palestrantes da 7ª Jorespe. Ouça a entrevista de Geraldo Lemos Neto sobre a vida e a morte

10/06/2015

 

 

Mais de um século de fé e fraternidade

10/06/2015

Jornal Estado de Minas | 12 de abril de 2015 | Gerais | p. --, 21, --

 

Com maioria católica, Minas abre espaço para outras religiões

10/06/2015

Folha de Pedro Leopoldo | 10 de abril de 2015 | Cotidiano | p. 5

 

Jornal O Observador, de Pedro Leopoldo, divulga ciclo de palestras em São Paulo sobre a obra "Registros imortais", com psicofonias de Chico Xavier datadas dos anos 50, organizadas por Eugênio Eustáquio, presidente do Centro Espírita Meimei

10/06/2015

O Observador | 24 de abril de 2015 | Coluna Observatório - Sebastião Silva | p. 12

 

Palestras de Geraldo Lemos Neto em Massachussets e na Jorespe começam esta semana!!!

03/06/2015

Confira aqui a programação!!!

 

É Allan Kardec, e não Lutero, o maior reformador do Cristianismo

03/06/2015

Por José Reis Chaves | Colunista diário OTempo | Belo Horizonte

 

2º Encontro Nacional dos Amigos da D. Yvonne já está recebendo inscrições

03/06/2015

 

 

A face de Jesus - O verdadeiro rosto de Jesus reconstruído pela mediunidade e confirmado pela ciência

03/06/2015

Site Espírita Bezerra de Menezes | 28 de maio de 2015 | Notícias

 

Homenagem a Chico Xavier no Facebook: Joyce Santos musicaliza psicografia de autora espiritual desconhecida

03/06/2015

Ouça agora e compartilhe!!!

 

Jornal Momento Espírita do Centro Espírita Amor e Caridade publica gravação de reunião mediúnica com Chico Xavier resgatada por Oceano Vieira de Melo

03/06/2015

Jornal Momento Espírita | Junho, 2015 | p. 8-9

 

XIV Festival de Música Espírita de Uberaba já está recebendo inscrições. Final acontece no dia 29 de agosto

03/06/2015

Inscreva-se já!!!

 

I Congresso Jurídico-Espírita Brasileiro será realizado em Brasília, de 5 a 7 de setembro de 2015

03/06/2015

Com o tema "Desafios éticos-morais - Caminhos para os avanços público e privado", evento é uma promoção da Associação Jurídico-Espírita do Brasil (AJE)

 

Geraldo Lemos Neto participa da 7ª Joresp - Jornada Espírita de Peabody com a palestra "Apreciando a vida"

03/06/2015

Evento celebra os 150 anos do lançamento da obra kardeciana "O Céu e o Inferno"

 

Veja o que Chico Xavier falava sobre OVNIs e a evolução da Ufologia

03/06/2015

Dimensão Superior | 22 de maio de 2015

 

Opinião do leitor sobre a obra "O voo da garça" merece destaque nesta atualização de nossa sessão Notícias

03/06/2015

 

Abs,

 

Célia Maria

 

 

(Informação em email de Nuno Emanuel)

 

 

Almoço de Família do Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

Em 28.06.15 o Seara do Mestre realizará um delicioso almoço no Restaurante Tulipas Grill  - Rua Cambuci do Vale, nº 52 - Cidade Dutra Próximo ao Supermercado Sonda

 

Convite: R$ 30,00

 

Todos estão convidadíssimos!!!

 

Imagem inline 1

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Pelos teólogos, Jesus é Deus e homem; na Bíblia, é só homem

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

 

  O Concílio Ecumênico de Constantinopla (553) decretou que Jesus, além de ser um homem, é também outro Deus, o que gerou a maior polêmica, de todos os tempos, do cristianismo.

   Os teólogos trinitários dizem que as pessoas é que são três, mas que Deus é um só. Mas eles se contradizem afirmando contundente e dogmaticamente que Jesus é Deus igual ao Deus Pai todo-poderoso, o único e verdadeiro Deus. Ademais, ensinam que o Espírito Santo é também outro Deus. E ensinam que esse assunto é contraditório, porque é mistério de Deus. Na verdade é mistério deles, pois foram eles que criaram essa e outras doutrinas contraditórias transformadas em dogmas por eles. E, na época da Inquisição, quem negasse um dogma, morria na fogueira. Por isso, eles estão aí até hoje como sendo a base do cristianismo, mas são também a causa principal da própria crise do cristianismo! O espiritismo é a exceção, pois se fundamenta naquele cristianismo anterior aos dogmas. Daí ser chamado também de “cristianismo redivivo”.

  Abordaremos, nesta matéria, Jesus e o Deus único e verdadeiro, com base em textos bíblicos. 

 “... Meu ensino não é meu, e, sim, daquele que me enviou.” (São João 7: 16). O que envia é superior ao enviado. E foi Deus, o Pai, que enviou Jesus, Filho de Deus e nosso irmão maior. E porque Ele é um homem, é chamado também de Filho do Homem.

 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17: 3). O que enviou Jesus, o Filho de Deus, é que é o único Deus verdadeiro, o Pai.

  Jesus, ao ressuscitar ou aparecer (ressuscitar é sinônimo de aparecer), aparece a Maria Madalena, dizendo-lhe: “... Mas vai para meus irmãos, e informe-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus.” (João 20: 17). Esse texto nos mostra, com uma clareza meridiana, que Jesus é mesmo nosso irmão. Se Ele fosse Deus, Ele seria nosso Pai e não nosso irmão!  Deus é que é nosso Pai e Pai Dele, também. E Jesus é unigênito do Pai no sentido de que Ele é o único Filho de Deus que já atingiu a sintonia plena com Deus, a ponto de Ele ter podido dizer que Ele e o Pai são um. E nós, um dia, com a nossa evolução espiritual, seremos também um com Ele e com o Deus Pai. “A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”. (17: 21). “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que eles sejam um, como nós o somos; eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como também amaste a mim.” (João 17: 22 e 23). Esses últimos textos dispensam comentários. Só destacamos esta parte: “a fim de que eles sejam aperfeiçoados na unidade”, o que nos demonstra que nós temos mesmo que evoluir muito para chegarmos à unidade entre todos os filhos de Deus com Jesus e o próprio Deus Pai, o que já aconteceu com Jesus, o nosso Irmão Maior e modelo, e o Pai, e deverá acontecer, no futuro, com todos nós e com Eles dois, tornando-nos todos nós um só em sintonia.

  E, em parte, inspirando-nos no prof. Sabino, dizemos que, se aceitarmos que Deus seja pessoa, nós temos que admitir que Ele tenha cometido também pecados, dos quais, primeiramente, como nós, Ele teria que se livrar igualmente, para que possamos todos nós ser um com Ele!

 

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves. Publicado originalmente em Opinião, de O Tempo, Belo Horizonte, MG)

Catedral de Santa Sofia, em Istambul, Turquia. A cidade de Istambul

também foi chamada Bizâncio e Constantinopla. Foto Ismael Gobbo

 

 

Nota íntima

 

Pelo Espírito Casimiro Cunha. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Assembléia de Luz. Lição nº 19. Página 48.

 

Procuras por segurança

Na luta de cada dia...

Se queres refúgio certo,

Trabalha, serve, confia...

 

Encontras dificuldades,

Anseias por melhoria;

Em qualquer parte onde estejas,

Trabalha, serve, confia...

 

Carregas fardo pesado

De angústia e melancolia...

Se buscas libertação,

Trabalha, serve, confia...

 

Padeces em solidão

Por falta de companhia?

Socorre as dores alheias,

Trabalha, serve, confia...

 

Ressentimento, azedume,

Tristeza, desarmonia...

Esquece o mal, faze o bem,

Trabalha, serve, confia...

 

O próprio Deus, por leis justas,

Na Eterna Sabedoria,

Agora e sempre, com todos,

Trabalha, serve, confia...

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

Trecho de painel de Clóvis Graciano, História do Desenvolvimento Paulista.

Av. Ruben Berta, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]