Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 22 de junho de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/22-06-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

20-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/20-06-2015.htm

19-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/19-06-2015.htm

18-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/18-06-2015.htm

17-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/17-06-2015.htm

16-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/16-06-2015.htm

 

 

 

 

PUBLICAREMOS EM SEQUENCIA

O Livro dos Espíritos

 

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

 

CONTINUAÇÃO:

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

Jesus retratado com o alfa e ômega em pintura mural nas catacumbas de Comodilla. Roma. século IV.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/?title=Christian_symbolism#/media/File:Christ_with_beard.jpg

 

 

Mãe, simplesmente

 

 

 

Deus, em Sua Criação, fez no infinito, um belo jardim. Pelo Universo lançou sementes de amor. Sol a sol, luz a luz, um por um, um por vez.

Em todo o jardim encontramos o Criador. Em tudo, a divina assinatura. Feche os olhos, sinta e creia, procure.

No Universo, tudo é movimento, dinâmica, equilíbrio, perfeição. Não há pergunta sem resposta, não há efeito sem causa, conquista sem trabalho, mérito sem doação.

As sementes foram lançadas, espalhadas por onde a vista não alcança. Não há morte, não há fim. Em cada morte, um recomeço. Em cada fim, uma esperança.

*   *   *

Olhos atentos encontrarão a mais bela flor do jardim do Onipotente. Para ela, adjetivos diversos: ternura, vida, carinho, amor, devoção. Ou mãe, simplesmente.

*   *   *

Senhor, rogo a Ti por todas as mães.

Em todo gesto de amor Tu te revelas e, ainda mais te encontro, ó Pai, no amor de mãe, pois sei que a maternidade é uma de Tuas faces.

Mães, Senhor. Mães que são exemplo de doação, de sacrifício, de abnegação, de generosidade, de fé.

Rogo-te, Pai, pelas mães que, durante nove meses, carregaram em seus ventres os rebentos de amor e que, para toda a vida, continuam a lhes guiar os passos, a perdoar-lhes as fraquezas e a lhes ofertar o abraço reparador.

Peço, também, pelas mães adotivas, que amam com desprendimento e desinteresse o filho de outras mães. E por aquelas que tiveram seus filhos desaparecidos, jamais recuperados e, assim, perderam parte de seu próprio coração.

Eu te rogo, Deus do perdão, pelas mães presidiárias, que não podem estar junto dos seus e sofrem a aguda dor da saudade.

E, por aquelas que têm os filhos na prisão e que, esperançosas, depositam neles a confiança, aguardando retornem ao bom caminho que elas lhes apontaram.

Pelas mães doentes, acamadas, hospitalizadas. Que os bons Espíritos, cumpridores de Tua vontade, lhes fortaleçam os ânimos e derramem sobre elas o bálsamo de Teu consolo, misericórdia e paz.

Rogo também pelas mães abandonadas. Aquelas que, na velhice, foram deixadas em asilos, derramando as lágrimas amargas da solidão.

E pelas avós, tias, madrastas que, por amor, transformam netos, sobrinhos, enteados, em filhos do coração.

Ainda, Senhor da eternidade, te rogo pelas mães desencarnadas, esses verdadeiros anjos da guarda, que continuam a zelar pelos seus, pois compreendem que a maternidade não é mero fenômeno biológico e, sim, um laço eterno de almas.

*   *   *

Doce mãe de Jesus, na singela manjedoura, Tu o acolheste em Teus braços. Teu coração, no silêncio, bateu no ritmo do dEle e Tu soubeste: era o Teu filho, também o filho de Deus.

Acolhe, mãe por excelência, todas as mães do mundo em Teu amor. Faz do coração delas manjedoura para o Cristo Jesus, a fim de que Ele nasça no Espírito de cada filho deste nosso chão.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 22.6.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Maternidade. Óleo sobre tela de Henrique Bernardelli.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

NOTA

ESTAMOS TENDO ALGUNS PROBLEMAS COM INTERNET.

Ismael Gobbo

 

 

Palestra com Adhemar Módena no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

 

ADHEMAR  MÓDENA.

 

DA CIDADE DE

 

PENÁPOLIS

 

Fará  nesta quarta-feira dia 24-06-2015

Às  20,00  horas

Tema:

" NOSSO  VALOR "

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Allan Kardec em Paris – guia de viagem

 

Para quem já esteve, e para quem ainda não esteve em Paris, apresento o competente trabalho do escritor Glauco Damas. O guia, agora disponibilizado no blog do autor (http://viagemfantastica.com/allan-kardec-em-paris-guia-turistico/), permite fazermos uma deliciosa viagem à terra de Allan Kardec, destacando os principais locais por onde passou o codificador do Espiritismo. Como o próprio autor diz, este é um guia turístico-histórico.

 

Um grande abraço!

David

(Colaboração recebida em email de David Liesenberg)

 

 

 

Revista eletrônica O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Kardec rádio – em inglês

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Boletim Elo Fraterno editado por Décio Bressanin

Solicite por email ou leia no site

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 302

22 A 25/JUNHO/2015 - Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: 

http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

ESTE INFORMATIVO ESTÁ NA ÍNTEGRA EM:

http://www.infopanespirita.wordpress.com

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse: www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

As 400.000 alterações da Bíblia e as suas abusivas interpretações

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

Infelizmente, a Bíblia é uma das obras mais alteradas do mundo. Só Lutero retirou dela sete livros. E, atualmente, as suas alterações são, principalmente, para ocultar as verdades da reencarnação e do espiritismo nela encontradas com uma clareza meridiana. O americano Bart D. Ehrman, o maior biblista do mundo atual, diz, em “O Que Jesus Disse? O Que Jesus Não Disse?”, que ela tem cerca de 400.000 alterações, Prestígio Editora, Rio, (RJ), com selo da Ediouro Publicações. Acredite nesses adulteradores quem quiser! E nada ficará oculto!  (Mateus 10: 26).

    Jesus ensinou que, para chegarmos ao reino de Deus, nós temos que nascer “de novo” da água e do espírito (João 3: 3). Nascer “de novo” do espírito é mudança de vida para melhor ou evolução. E nascer “de novo” da água (líquido amniótico) é reencarnar. E o excelso Mestre até fez questão de reforçar a sua tese reencarnacionista dizendo: é necessário nascer “de novo” da carne, ou seja, nascer “de novo” dos pais. Ora, isso é “ipsis verbis” e “ipsis litteris” reencarnação. A prova disso é que os tradutores estão mudando a tradução da expressão “anothen” (“de novo”) para a “do Alto”, para ocultar a ideia da reencarnação. E isso porque os adversários dela estão assustados com o fato de, hoje, ¾ da população do mundo a aceitam, e, ainda, com o aval da Ciência não materialista! E por que, só agora, depois de 1.900 anos, querem mudar a tradução de “Anothen” (“de novo”) para a “do alto”? Isso demonstra o seu desespero para ocultarem a reencarnação.

   Também porque nossos irmãos pastores evangélicos que, em sua maioria, não sabem hebraico, grego e latim, e, consequentemente, não têm um melhor conhecimento da Bíblia, interpretam-na erradamente para seus fiéis.

  Assim, como se não bastassem as cerca 400.000 alterações da Bíblia, eles ensinam aos seus fiéis as mais absurdas interpretações dela, o que gera grandes confusões doutrinárias entre eles, levando-os a mudarem de igreja, a todo instante, como se muda de roupa!

  E os maiores adulteradores da Bíblia não são, pois, os seus tradutores, mas seus intérpretes. Realmente, há líderes religiosos que abusam escandalosa e desesperadamente das interpretações bíblicas, colocando-as absurdamente como contrárias à reencarnação e ao espiritismo, com medo de seus fiéis tornarem-se espíritas. E, então, inventam cada uma de arrepiar! Por exemplo, a Bíblia afirma que nós somos deuses e filhos do Altíssimo (João 10: 34; e Salmo 82: 6). Há um pastor que interpreta essas passagens assim: “A Bíblia se refere aos juízes.” Acontece que os homens que são juízes não deixam de continuar sendo deuses, e antes mesmo de serem juízes, já eram deuses como todos nós os somos!

  E, de fato, esses deuses de que fala a Bíblia são mesmo os espíritos humanos ou “daimones”, que podem ser bons ou maus e que se manifestam através dos médiuns. (Números 11: 24 a 30). Ora, se Moisés condenou o contato com os espíritos (Deuteronômio capítulo 18), é porque, certo ou errado, esse contato existe mesmo!

  Além disso, o próprio Jesus se comunicou com os espíritos de Moisés e Elias (Mateus 17: 3), na sessão espírita da Transfiguração!

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

Cena da Transfiguração na igreja do Monte Tabor, nas proximidades

de Nazaré,  Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

Monte Tabor na região da Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Otimismo e pessimismo: a visão espírita

 

Almir Del Prette, São Carlos: SEOB

 

Há uma história muito utilizada para ilustrar o contraste entre otimismo e pessimismo. Um professor experiente conversava com pequeno grupo de alunos. Alguns se queixavam de que a biblioteca não havia comprado livros novos e outros se referiam à falta de conforto devido ao tipo de cadeiras... O professor fez anotações e perguntou o que o grupo havia observado sobre várias providências já tomadas. Apenas um aluno se referiu às novas luminárias e à instalação de sistema de climatização constante. O professor tinha nas mãos um copo com água e perguntou aos alunos que ainda estavam presentes:

-        O que vocês vêem aqui?

-        Um copo de água meio vazio, respondeu um dos alunos.

-        Um copo de água meio cheio, respondeu simultaneamente outro aluno, coincidentemente o mesmo que havia apontado algumas melhoras na biblioteca.

.   .   .   .   .   .   .   .   .

A história acima, com pequenas variações, ilustra duas visões de mundo. Uma é a visão pessimista e outra é a otimista. Ambas as visões são aprendidas e dependem da educação familiar. Por outro lado, essas visões se manifestam ou se realçam em períodos favoráveis ou desfavoráveis da vida, seja no plano individual, seja no coletivo. O otimismo exagerado é denominado de ingênuo, do tipo relatado por Voltaire, em seu livro Cândido. O pessimismo exagerado é denominado pelos psicólogos de catastrófico.

Vivemos uma época, no plano coletivo, que pode exacerbar o pessimismo. Alguns movimentos religiosos espertamente exageram, ilustrando terríveis acontecimentos para breve e, é claro, fazendo proselitismo à custa do medo. O Espiritismo tem uma visão otimista do destino humano. Não se trata de ingenuidade, mas sim de uma leitura realística das promessas de Jesus, como, no “Sermão da Montanha”. Se a visão espírita é otimista, não podemos nos compactuar com o catastrofismo que viceja na mídia, em especial na visão que incutem do próprio país. O otimismo espírita é realista, não esconde dificuldades, mas é capaz de refletir sobre os avanços feitos pela humanidade.

Somos, hoje, uma população acima de nove bilhões de indivíduos no mundo, ou seja, uma população que vem crescendo, a despeito de guerras e crimes.  Um cálculo simples mostra que a maldade, o crime e a destruição não são tão generalizados como a mídia mostra. Sugiro ao leitor uma breve reflexão. Olhe à sua volta, seus vizinhos, os moradores de seu bairro e de sua cidade. Em um dia comum da semana, a maioria levantou cedo e rumou ao trabalho, crianças foram deixadas nas escolas, jovens foram para as universidades. Calcule o leitor que sua experiência pessoal pode ser reproduzida por milhões de indivíduos e, então, compare com o percentual dessa população que, com propósito oposto, está maquinando fazer algo de ruim. Outro dado que parece significativo nessa comparação é o tempo decorrido entre a primeira e a segunda guerra mundial. O período é de aproximadamente 21 anos, Entretanto, entre a segunda e a data atual já se passaram 70 anos!

O leitor então perguntará: por que, então, temos a impressão que tudo vai tão mal? Em primeiro lugar, porque há de fato muita coisa ruim acontecendo pelas ações dos homens. Em segundo lugar, porque graças ao avanço da tecnologia, quase tudo do que acontece na atualidade não mais permanece em segredo, pois há sempre alguém documentando, seja qual for o motivo... Em terceiro lugar, a mídia passa a impressão de que tais acontecimentos negativos são generalizados e são as únicas coisas que estão a ocorrer. Todos esses fatores são por nós alimentados, incluindo as notícias divulgadas pela mídia. Se desligarmos a TV nos momentos do catastrofismo, a audiência cairá e, sem audiência, não há patrocinadores...

O que fazer? Seria muita pretensão de nossa parte apontar soluções para situações sociais e psicológicas tão graves com as que estamos vivendo. Contudo, como espíritas, precisamos recordar Kardec. Em “Obras Póstumas”, o codificador enfatiza que o Espiritismo estará junto de outros movimentos de renovação espiritual da humanidade, secundando-os. Tal trabalho já está ocorrendo. Recordemos também o que nos diz o Espírito da Verdade quanto à presença permanente de Jesus. Por outro lado, não podemos transferir para a espiritualidade o que é de nossa responsabilidade. Como espíritas brasileiros, nossa responsabilidade é: (a) combater a corrupção que é epidêmica, pois esta enraizada na nossa cultura; (b) fortalecer nossa democracia, ainda jovem e frágil, tendo o cuidado com aventureiros que agem ao arrepio da lei; (c) participar de movimentos e ONGs com propostas renovadoras, na perspectiva dos direitos inalienáveis do cidadão. Essa é uma visão otimista? Respondemos que sim, porém não ingênua.    

 

(Recebido em email de Almir del Prette)

Copo d’ água. (1893)

Óleo sobre tela de Francisco Aurélio de Figueiredo

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]