Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 19 de maio de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/19-05-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

18-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/18-05-2015.htm

16-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/16-05-2015.htm

15-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/15-05-2015.htm

14-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/14-05-2015.htm

13-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/13-05-2015.htm

 

 

 

    

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  40-41

Coletânea de preces espíritas

 

 

Prevendo próxima a morte

 

     40. Prefácio. A fé no futuro, a orientação do pensamento, durante a vida, para os destinos vindouros, favorecem e aceleram o desligamento do Espírito, por enfraquecerem os laços que o prendem ao corpo, tanto que, frequentemente, a vida corpórea ainda se não extinguiu de todo, e a alma, impaciente, já alçou o voo para a imensidade. Ao contrário, no homem que concentra nas coisas materiais todos os seus cuidados, aqueles laços são mais tenazes, penosa e dolorosa é a separação e cheio de perturbação e ansiedade o despertar no além-túmulo.

     41. Prece. – Meu Deus, creio em ti e na tua bondade infinita e, por  isso mesmo, não posso crer hajas dado ao homem a inteligência, que lhe faculta conhecer-te, e a aspiração pelo futuro, para o mergulhares no nada.

     Creio que o meu corpo é apenas o envoltório perecível de minha alma e que, quando eu tenha deixado de viver, acordarei no mundo dos Espíritos.

     Deus Todo-Poderoso, sinto se rompem os laços que me prendem a alma ao corpo e que dentro em pouco irei prestar contas do uso que fiz da vida que me foge.

     Vou experimentar as consequências do bem e do mal que pratiquei. Lá não haverá ilusões, nem subterfúgios possíveis. Diante de mim vai desenrolar-se todo o meu passado e serei julgado segundo as minhas obras.

     Nada levarei dos bens da Terra. Honras, riquezas, satisfações da vaidade e do orgulho, tudo, enfim, que é peculiar ao corpo permanecerá neste mundo. Nem a mais mínima parcela de todas essas coisas me acompanhará, nem me será de utilidade alguma no mundo dos Espíritos.

Apenas levarei comigo o que pertence à alma, isto é, as boas e as más qualidades, para serem pesadas na balança da mais rigorosa justiça. E tanto maior severidade haverá no meu julgamento, quanto maior número de ocasiões para fazer o bem, que não fiz, me tenha proporcionado a posição que ocupei na Terra. (Cap. XVI, item 9.)

     Deus de misericórdia, que o meu arrependimento te chegue aos pés! Digna-te de lançar sobre mim o manto da tua indulgência.

     Se te aprouver prolongar a minha existência, seja esse prolongamento empregado em reparar, tanto quanto em mim esteja, o mal que eu tenha praticado. Se soou, sem dilação possível, a minha hora, levo comigo o consolador pensamento de que me será permitido redimir-me, por meio de novas provas, a fim de merecer um dia a felicidade dos eleitos.

     Se não me for dado gozar imediatamente dessa felicidade sem mescla, partilha tão só do justo por excelência, sei que me não é defesa para sempre a esperança e que, pelo trabalho, alcançarei o fim, mais tarde ou mais cedo, conforme os meus esforços.

     Sei que próximos de mim, para me receberem, estão Espíritos bons e o meu anjo de guarda, aos quais dentro em pouco verei, como eles me veem. Sei que, se o tiver merecido, encontrarei de novo aqueles a quem amei na Terra e que aqueles que aqui deixo irão juntar-se a mim, que um dia estaremos todos reunidos para sempre e que, enquanto esse dia não chegar,

poderei vir visitá-los.

     Sei também que vou encontrar aqueles a quem ofendi. Possam eles perdoar-me o que tenham a reprochar-me: o meu orgulho, a minha dureza, minhas injustiças, a fim de que a presença deles não me acabrunhe de vergonha!

     Perdoo aos que me tenham feito ou querido fazer mal; nenhum rancor contra eles alimento e peço-te, meu Deus, que lhes perdoes.

     Senhor, dá-me forças para deixar sem pena os prazeres grosseiros deste mundo, que nada são em confronto com as alegrias sãs e puras do mundo em que vou penetrar e onde, para o justo, não há mais tormentos, nem sofrimentos, nem misérias, onde somente o culpado sofre, mas tendo a confortá-lo a esperança.

     A vós, bons Espíritos, e a ti, meu anjo guardião, suplico que me não deixeis falir neste momento supremo. Fazei que a Luz divina brilhe aos meus olhos, a fim de que a minha fé se reanime, se vier a abalar-se.

 

Nota – Veja-se, adiante, o parágrafo V: “Preces pelos doentes e obsidiados.”

 

    

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

  

Cena de Psicostasia ou “Pesagem da Alma”.  Papiro egípcio retratando o julgamento no além túmulo.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

A nova “esquina de pedra”

 

 

 

Há necessidade de se trabalhar não apenas em nível cognitivo, mas com os valores e sentimentos.

Antonio Cesar Perri de Carvalho | [email protected]

 

O inolvidável Wallace Leal V. Rodrigues publicou em 1975 a portentosa obra A esquina de pedra. Fundamenta-se em textos de Job, dos Salmos e de Isaías, respectivamente, sobre a “pedra de esquina”, “a cabeça da esquina” e a “pedra preciosa de esquina”. Passa por Atos: “Esta é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (Atos, 4,11) e focaliza Pedro: “É uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados” (I Pedro, 2:6-8).

O autor romanceia ou se recorda de fatos que se passam no período do imperador Constantino, focalizando momentos em que ocorreram as descaracterizações do Cristianismo primitivo e puro, época de muitos sacrifícios de cristãos e tendo como pano de fundo a benquerença do romano Prisco e da cristã Galla, em Sebastes, na região da Capadócia. Depois de muitas enxertias na prática rotineira dos cultos, “uma divergência ameaça dividir a igreja [...] a questão é esta: devemos considerar Jesus Cristo como um Deus que assumiu forma humana ou simplesmente como um homem que atingiu uma perfeição quase divina?”(1). Estavam às vésperas do Concílio de Niceia: “Verás o Cristianismo desaparecer e ceder lugar a uma nova doutrina à qual denominarão Catolicismo” [...] Mas um dia o Cristianismo se erguerá das cinzas”(2).

Passados séculos, vivemos o momento do “reerguimento das cinzas”. A marcante Codificação Espírita e obras clássicas marcaram presença, bem como exemplos de dedicação e de renúncia de lidadores de um autêntico “exército de formiguinhas”. O Movimento Espírita brasileiro cresceu, mas ao mesmo tempo está cheio de ideias e ações personalistas e que representam um grande potencial para desfigurar a proposta essencial da Doutrina Espírita, calcada no ensino moral do Cristo.

Evidentemente que tudo tem seu momento e dosagem. Os cursos foram e são necessários, mas é notório um excesso de “escolarização”, de requisitos e de pré-requisitos. O potencial trabalhador tem dificuldade de integrar-se com espontaneidade nos centros espíritas. A própria mediunidade está “engessada” e há espíritas e centros que nem contam com a atuação de médiuns porque estes se tornaram quase “especializados” e raros. Se somar a quantidade de anos desde os momentos iniciais dos ciclos de infância e juventude, até os demais cursos, ultrapassa-se o tempo de formação de um profissional de nível superior. É hora de fazer um reestudo sensato e sério de todo o processo.

Numa série de quatro seminários intitulados “Educação & Atividades Espíritas”, realizados na FEB em 2014 e no início de 2015, concluiu-se que há necessidade de algumas mudanças que possam levar a transformações, como: “criar espaços interativos e dialógicos nos encontros de aprendizagem (mais conversa, menos exposição; os participantes têm muito com que contribuir); organizar espaços de aprendizagem atrativos e diversificados (jardins, excursões, visitas culturais e assistenciais); promover mais momentos informais de confraternização; conhecer o perfil do grupo e considerá-lo na escolha de abordagens didático-pedagógicas, as quais devem ser criativas e diversas; desenvolver acolhimento e zelo nas relações interpessoais; abordar o conhecimento doutrinário como apoio à transformação moral e social e não como um fim em si mesmo; considerar os saberes anteriores e atuais dos participantes no desenvolvimento do conteúdo; desenvolver acolhimento e zelo nas relações interpessoais; abordar o conhecimento doutrinário como apoio à transformação moral e social e não como um fim em si mesmo; considerar os saberes anteriores e atuais dos participantes no desenvolvimento do conteúdo; trabalhar com problemas e não somente com temas”(3).

Ou seja, há necessidade de se trabalhar não apenas em nível cognitivo, mas com os valores e sentimentos.

Por outro lado, há uma exagerada comercialização dos chamados “produtos espíritas”, como os livros, e muitas instituições perdendo o caráter espírita, inclusive no texto do estatuto, para manterem convênios com governos.

É chegado o momento de realizar estudos e profundas reflexões sobre o Movimento Espírita: O que pretendemos? Para onde vamos?

Valores como os da simplicidade, fraternidade e solidariedade legítimos andam pouco valorizados. Nos centros espíritas, como anda o atendimento espiritual dos que chegam, como o acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação?

Entre as importantes Obras Básicas de Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo é utilizado para estudos e reflexões, com vistas à internalização e roteiro de vida ou simplesmente empregado como “leitura preparatória” de reuniões ou temas de algumas palestras?

Vivemos a época do “Consolador Prometido” pelo Cristo e será que não estaríamos correndo o risco de que o “Cristianismo que se erguerá das cinzas” se comprometerá como uma “uma pedra de tropeço e rocha de escândalo”?

Interessante é que, na história, há registro do ex-doutor Saulo de Tarso, que ao visitar a Casa do Caminho após sua conversão sentiu-se “torturado pela influência judaizante. Tiago dava a impressão de reingresso, na maioria dos ouvintes, nos regulamentos farisaicos. Suas preleções fugiam ao padrão de liberdade e do amor em Jesus Cristo”(4) e optou em deixar a tradicional e pioneira eclésia de Jerusalém, iniciando sua grande tarefa de divulgador do Evangelho. Quase dois milênios depois, Chico Xavier optou em deixar a Comunhão Espírita Cristã, de Uberaba, da qual foi um dos fundadores, e deu início a um novo e simples ponto de referência: o Grupo Espírita da Prece, de Uberaba.

Em nossos dias, são muito necessárias profundas reflexões e análises sobre os rumos do Movimento Espírita, sendo sugestivas as ilustrações da “esquina de pedra”, o rompimento com o farisaísmo feito por Paulo e a opção pela simplicidade de Chico Xavier.

 

1. RODRIGUES, Wallace Leal V. A esquina de pedra. 9. ed., Cap. XIII. Matão: Ed. O Clarim, 2009. p. 139.

2. RODRIGUES, Wallace Leal V. A esquina de pedra. 9. ed., Cap. XXIX. Matão: Ed. O Clarim, 2009, p.399.

3. http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/material-do-seminario-educacao-atividades-espiritas/ (acesso em 23/03/2015).

4. XAVIER, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Paulo e Estêvão. 1. ed.esp. 2ª. parte, cap. III, Brasília: FEB, 2012, 257.

 

 

Publicado na RIE- Revista Internacional de Espiritismo, Matão, SP. Maio/2015.

www.oclarim.com.br

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 22 de maio de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema TER RAZÃO OU NÃO?


O que importa?


Num mundo onde somos questionados com a "razão" dos acontecimentos, em que somos formatados para ter razão, para ter sucesso, para ser feliz: onde está a razão? Como transformá-la em proveito da felicidade?

E o que é a felicidade?


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informações recebidas em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

VIII Encontro Cultural Espírita de

Diadema, SP

 

24/05/2015 - DOMINGO - DAS 14 ÀS 17:00 HORAS

MÚSICA, HISTÓRIA CANTADA, POESIA, PICTOGRAFIA,

TARDE DE AUTÓGRAFOS E MUITO MAIS!

VENDA DE LIVROS ESPÍRITAS COM DESCONTOS (ESSÊNCIA LIVROS)

VENDA DE CD'S E DVD'S COM TOCANDO ALMAS

CANTINA NO LOCAL

LOCAL: GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS MÃOS ESTENDIDAS

RUA SANTO ANTONIO, 250, CENTRO, DIADEMA, SP

ENTRADA: DOAÇÃO DE 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL

EM PROL DAS ATIVIDADES ASSISTENCIAIS DO SELF

SOCIEDADE ESPÍRITA LUZ E FRATERNIDADE

REALIZAÇÃO: MOVIMENTO ESPÍRITA DE DIADEMA - MED 


 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli no C.E. “Irmã Angélica”

Araçatuba, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 

Seminário com Anete Guimarães

Santos, SP

 

OBSERVAR QUE HOUVE MUDANÇA DE ENDEREÇO

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Ciclo de palestras com Suely Caldas Schubert

Região dos Lagos, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Imprensa:

Marta Luísa, a princesa que fala com os anjos

 

Acesse:

http://www.sabado.pt/social/internacional/detalhe/marta_luisa_a_princesa_que_fala_com_os_anjos.html

 

 

Colaboração em email de Julieta Marques repassado por  Nuno Emanuel)

 

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de 

 

OTÁVIO T. S. MANDRÁ

 

no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 20 de Maio, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Programação no Seara Espírita “Joanna de Angelis”

Campinas, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

3º. Encontro Espírita de

Presidente Prudente, SP

 

Imagem inline 2

 

(Informações recebidas em email de atilio.arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Caminho de Damasco

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Plínio Penteado Jr)

 

 

Palestra na Associação Espírita “Fraternal”

Nova Friburgo, RJ

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

Sábado 23/5 16h: mais um filme no

 Festival de Cinema Transcendental: “Doonby”.

Doonby é o novo filme do diretor Peter McKenzie, um thriller psicológico tipo "Sexto Sentido" que narra a história de Sam Doonby, um misterioso homem que aparece em uma pequena cidade do Texas para evitar terríveis desgraças, e oferece como trama de fundo um profundo questionamento sobre tudo o que pode ser perdido com o aborto. Neste filme independente adquirido no Brasil pela Estação Luz Filmes, Sam Doonby é interpretado pelo ator John Schneider. Seu personagem chega a bordo de um ônibus a Smithville e logo se faz famoso por seu talento musical.

Sam sempre parece estar no lugar certo no momento adequado para prevenir possíveis desastres, mas devido à inveja e a desconfiança de alguns, começam a indagar sobre seu passado e terão muitas surpresas.

A Estação da Luz adquiriu os direitos de exibição do filme ''Doonby'', inédito no Brasil e que traz uma bela mensagem a favor da vida. O filme será exibido no próximo sábado, dia 23 de Maio, ás 16h no Cine Brasília. A entrada é franca, mas aqueles que puderem, solicitamos que levem fraldas descartáveis.

http://doonbythemovie.com/
http://cinematranscendental.com.br/

5º Festival de Cinema Transcendental no Cine Brasília 106 Sul. Entrada: 2 Kg de alimentos. Filmes longa-metragem:
- QUARTA, 20/5, 19h: NOS PASSOS DO MESTRE: Uma viagem a Israel por todos os lugares onde Jesus esteve e pela história do homem mais extraordinário do mundo!
- QUINTA, 21/5, 19h: FREI GALVÃO, O ARQUITETO DA LUZ: Um filme sobre a vida e a obra de Frei Galvão.

- SEXTA, 22/5, 19h: HAPPY:
Um filme sobre a felicidade e os caminhos que levam até ela.

- SÁBADO, 23/5, 15h: POVO DOURADO SOMOS TODOS NÓS
Um filme sobre o povo indígena e suas tradições
- SÁBADO, 23/5, 19h: DATA LIMITE SEGUNDO CHICO XAVIER
Baseado em revelações de Chico Xavier no Programa Pinga-Fogo e a seus amigos. Participação do jornalista Saulo Gomes.

Objetivos: Apresentar filmes com mensagens de Paz e Espiritualidade, independente de religião. Premiar e estimular os melhores curtas com essa temática. Os Ingressos não são vendidos, mas sim trocados por 2 kg de alimentos para instituições beneficentes.

Os ingressos já podem ser trocados por 2 Kg de alimentos em:

- Comunhão Espírita de Brasília - 604 Sul - na Recepção
- Cine Brasília - 106 Sul
- Cult Vídeo - 215 Sul
- Legião da Boa Vontade - 915 Sul
- Livraria Paulinas - Setor Comercial

Ou retire seu ingresso logo na Recepção da Comunhão e depois deixe os alimentos lá!
Mais informações: www.cinematranscendental.com.br

 

Curta também a página no Facebook e auxilie a divulgação!

www.facebook.com/cinematranscendental

 

Fraternalmente,
Nazareno Feitosa

 

 

(com informação recebida em email de Nazareno Feitosa e facebook)

 

 

Teatro: peça “Culpa”

Pindamonhangaba, SP

 

Olá! 

 

Meu nome é Rosana Santos e, junto com minha irmã Vivi Santos, somos diretoras/professoras/atrizes no grupo de teatro Expressão em Cena de Campos do Jordão.

Também somos frequentadoras do Centro Espírita Lar do Caminho Cristão. 

 

Estamos com a peça "Culpa", uma peça espírita, e faremos uma apresentação em Pindamonhangaba, no dia 23 de maio de 2015, às 20h, no Teatro Galpão.

 

Vimos por meio deste, pedir a gentileza de divulgarem nosso espetáculo em seu Centro espírita.

 

Caso queiram saber um pouco mais sobre nosso grupo e sobre o espetáculo, eis alguns links:

https://www.facebook.com/pages/Express%C3%A3o-em-Cena/1526979920896613?ref=aymt_homepage_panel (página do grupo)

https://www.facebook.com/events/765346266897788/ (evento do dia 23/05/15)

https://www.youtube.com/watch?v=MCQ7R0dkE5c (trailer da peça)

 

Desde já agradecemos o apoio e a presença de todos!

 

Gratas,

Rosana Santos e Vivi Santos.

 

 

(Informação repassada em email pela Use Taubaté)

 

 

Notícias do site da Use de

São José dos Campos, SP

 

Acesse:

http://use-sjc.org/site/

 

 

(Com colaboração da Use Taubaté)

 

 

USE São Paulo. Newsletter “Dirigente Espírita”

São Paulo, SP

 

Acesse:

http://us8.campaign-archive1.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=5fa0eae94e&e=bce6fbd28f

 

 

 

Agenda Espírita do C.E. Antonio de Pádua

Macaé, RJ

 

Solicite para:

[email protected]

 

 

Qual é o certo, o Deus ou o espírito santo na terceira pessoa?

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

  Já abordamos em outras matérias o assunto desta. Mas repetimo-lo para os leitores novos de O TEMPO, que são muitos, pois esse diário de Belo Horizonte é o mais vendido nas bancas e até mais do que a soma dos outros jornais juntos.

  Para muitos, mas de modo meio duvidoso para eles mesmos, o Espírito Santo é o próprio Deus. Para a Bíblia, é o conjunto de todos os espíritos humanos, pois cada pessoa tem dentro dela um espírito de Deus dando-lhe vida. Cada um é, pois, um espírito santo de Deus, pois é criado  por Ele.

  Mas existe também o Espírito Santo de Deus que é o Espírito mais santo e perfeito que existe.  Porém, o Deus verdadeiro não está relacionado com a Terceira Pessoa Trinitária dogmática, mas com a Primeira, o Deus Pai e Mãe de todos nós.

   Porém os teólogos dogmáticos esforçam-se para ensinar que o Espírito Santo ou a Terceira Pessoa trinitária dogmática seja entendido como sendo também o próprio Deus. Para isso, adaptaram a Bíblia e os rituais. E, no passado, quem discordasse de um dogma, morria na fogueira da Inquisição.

   O grego não tem o artigo indefinido “um”. Mas ele existe em português e outras línguas, não podendo, pois, ser omitido nas traduções da Bíblia para essas línguas. Já o artigo definido “o” (“ho” em grego) existe na língua grega. E o que fizeram os tradutores? Colocaram esse artigo definido “o” diante de toda a expressão “espírito santo” na Bíblia. E, assim, quando nas traduções, a tradução correta é “um” espírito santo, colocaram “o” Espírito Santo e com as iniciais maiúsculas para darem a entender que é o próprio Deus ou Terceira Pessoa Trinitária. Isso é uma das maiores falsificações da Bíblia. São Jerônimo, certamente sabendo desse rolo, na sua “Vulgata Latina”, preferiu dizer “spiritus bonus” (espírito bom) a “spiritus sanctus” (espírito santo). Ele demonstra-nos, pois, que ele considerava a Terceira Pessoa Trinitária como um espírito humano e não como sendo o Espírito Santo do próprio Deus. E se há espírito humano bom, há também o espírito mau, conhecido por demônio. Mas não nos esqueçamos de que demônio (“daimon” em grego) é um espírito humano e não espírito de outra categoria e somente mau como passou a ser entendido erradamente pelos teólogos. É que todos os demônios que Jesus tirava das pessoas eram maus. Então, os teólogos passaram a entender erradamente que todo demônio é mau.

  Vejamos exemplos bíblicos: “Não me rejeites para longe de ti, não retires de mim o teu espírito santo!” (Salmo 51: 13). Esse espírito santo é o espírito ou a alma de Davi. Veja-se também no livro de Daniel que o espírito santo dele é o seu próprio espírito e não o de Deus. (Daniel 13: 45 da Bíblia Católica).  Paulo teve a visão de um homem macedônio. (Atos 16: 7 a 9).  Minhas orações para que Deus vos conceda um espírito de sabedoria e de revelação. (Efésios 1: 17). Não se trata de Deus, mas de um espírito humano sábio, o que é espiritismo puro!

  Essas verdades não são demonstradas apenas por este colunista e a doutrina espírita, mas também por renomados tradutores bíblicos modernos, entre eles Carlos Pastorino e Huberto Rohden.

  E deixamos aqui duas perguntas: De acordo com o dogma trinitário, qual seria o Deus verdadeiro, o da Primeira Pessoa, o Pai, ou o da Terceira, o Espírito Santo? Ou haveria dois?

 

Estátua do Profeta Daniel por Aleijadinho. Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Conectados ou isolados?

 

 

Nossa vida na Terra foi presenteada, nestas últimas décadas, com tecnologias de alto padrão e funcionalidade. As distâncias deixaram de existir graças à comunicação virtual que nos faz interagir no mundo em que vivemos.

Todos podemos nos conectar e ter sempre atualizadas notícias de amigos e familiares, em pormenores.

Até mesmo os pequeninos se realizam e produzem maravilhas com um aparelhinho nas mãos, considerando a desenvoltura com que lidam com eles.

Porém, quando o abuso se faz, nota-se que, embora a tecnologia virtual esteja aproximando os distantes, ficamos distanciados dos mais próximos.

Quem relata o fato é dona Margarida, mãe de três filhos, avó de duas lindas crianças e cinco adolescentes que vivem equipados com modernos aparelhos, de recursos variados.

A maior alegria dessa mãe e avó é tê-los junto a si aos domingos para o tradicional almoço em família, e poder saborear a festa de suas companhias.

No entanto, diz ela, não consegue dez minutos sequer de diálogo com eles sem que seja interrompida por um som característico, que lhe tira de imediato a parceria sonhada.

Certa feita, fez uma decoração diferente na casa para comemorar um dia festivo e chamar a atenção dos netos para algum detalhe especial, mas não conseguiu.

Colocara na sala um painel metálico com fotos de todos os familiares, em momentos importantes de suas vidas, e pequenos papéis contendo frases carinhosas junto de cada foto.

Ninguém se deu conta da novidade criada pela mãe e avó, pois que os joguinhos virtuais, os zaps dos amiguinhos, as redes sociais não permitiram.

Antes de servir o almoço, dona Margarida chamou-lhes a atenção para o fato. Todos se surpreenderam, pois o painel estava na sala em que se encontravam.

De imediato, se levantaram: Nossa, vovó, como é que não percebemos? Eu estava tão pertinho e nem tinha visto. Olhem: que papéis são aqueles?

Só então se dirigiram ao painel, e começaram a ler as pequenas mensagens da avó.

Os menores ficaram felizes, os maiores, emocionados, os pais nem sabiam o que dizer, pois que também eles não haviam percebido a doce surpresa.

Dona Margarida, aproveitando a oportunidade falou aos seus amores:

Meus filhos e netos queridos, fico feliz que todos vocês estejam atualizados com essa aparelhagem maravilhosa e útil.

Mas não posso deixar passar este momento sem lhes falar que tudo em nossas vidas deve ser sabiamente gerenciado.

Temos que dividir o nosso tempo, dando tempo para tudo o que realmente importa.

Se de vez em quando vocês pararem de olhar unicamente para o celular, verão que a vida existe abundante além dessa tela.

Poderão perceber as árvores floridas, o céu azul e os pássaros que voam em bandos.

Poderão até mesmo perceber o carinho de um diálogo gostoso de uma mãe e avó que os espera durante toda a semana para tê-los junto a si por algumas horas...

*   *   *

Pensemos nisso: como temos usado nossos modernos aparelhos?

Redação do Momento Espírita
Em 18.5.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

A vovó (E)  com  netos. Foto Ismael Gobbo

 

 

Carta estimulante

 

Do livro “Cartas e Crônicas”;

pelo espírito Irmão X;

psicografia Francisco Cândido Xavier.

 

Diz você, meu amigo, que, depois de haver assistido a alguns trabalhos interessantes de materialização, passou a, registrar estranhas modificações no modo de ver. Assinalou diversas entidades momentaneamente corporificada, à frente dos olhos, e, pela surpreendente claridade que irradiavam, compreendeu a beleza da vida Quando os clarões das luzes inexprimíveis se apagaram, retomou, quase desacoroçoado, à tarefa comum. A lembrança das sugestivas revelações perdurava-lhe na memória; entretanto, a via pública pareceu-lhe mais fria e o ambiente doméstico, onde ninguém se lhe afeiçoa, as idéias, figurou-se-lhe um cárcere ao pensamento. No dia seguinte, em retomando o serviço habitual, os companheiros de luta, menos esclarecidos, eram mais duros de suportar. Deslocara-se-lhe a mente. À maneira do lenhador que examina uma central elétrica, você passou a sentir o peso do trabalho no carvão comum. Para, que alimentar o fogo, a toras, de madeira, se há força acessível e eficiente? Tedioso cansaço assomou-lhe o coração. E marcou, espantado, o vigoroso conflito entre sua alma e a realidade, através de incoercível desajustamento. Não seria razoável abandonar toda atividade considerada por inferior e partir em busca das claridades de cima? Valeria a pena prosseguir enfrentando o barro da cerâmica em que você trabalha, quando a imortalidade se lhe patenteou, indiscutível e brilhante? Todavia, é forçoso considerar que se a semente pudesse despertar ante a grandeza de uma espiga madura e não se sujeitasse mais ao serviço que lhe compete na cova lodacenta, naturalmente o mundo se privaria, de pão. O plano espiritual, contudo, não pretende instalar a fome ou a ociosidade na Terra. O Planeta é uma escola em que a inteligência encarnada recebe a lição de que necessita. Entre a maloca indígena e o castelo civilizado, medeiam muitos séculos de cultura, com experiências vastíssimas e assombrosas, e, entre o palácio dos homens e o santuário dos anjos, há que andar por numerosos séculos ainda... 59 O Cristianismo que você abraçou, com tanta sinceridade e ternura, permanece repleto de ensinamentos nesse sentido. Diante do Tabor, em que Espíritos bem-aventurados se materializaram, ao lado do Mestre, em transfiguração indescritível, Pedro, deslumbrado, pede para que uma choupana seja ali construída, a fim de que nunca mais regressassem ao mundo vulgar; entretanto, o grande apóstolo é arrebatado, de lá, ao torvelinho de ação rotineira, dentro do qual perdeu e venceu, várias vezes, sob o tacão de vicissitudes humanas, até alcançar a verdadeira exaltação pelo martírio e pelo sacrifício. Envolve-se Paulo num dilúvio de bênçãos, nas vizinhanças de Damasco, mas, ao invés de acompanhar o Cristo magnânimo que o abraça, de improviso, é convocado a perambular, por muitos anos, entre desapontamento e pedradas, no seio da multidão. Que mais? O próprio Mestre, no Jardim da prece solitária, sente-se visitado por um anjo divino que desce do firmamento, em sublime esplendor; todavia, longe de segui-lo em carro de triunfo para as Esferas Superiores, desce para o cárcere, sofre o insulto da turba ameaçadora, e marcha, humilhado, para a crucificação. Não transforma, pois, a excelência do estímulo revelador em desalento para o trabalho natural. Valores imperecíveis não surgem de imediato. Tempo e esforço são as chaves do crescimento da alma. Se os Espíritos elevados reaparecem no intercâmbio dos dois círculos de vida, a que nos ajustamos, é que se inspiram no ministério da caridade e desejam acordar os homens para mais altas noções de justiça e fraternidade, a fim de que se fortaleçam e aprimorem, perante a continuidade da vida e da individualidade, além túmulo... Se você foi chamado às tarefas do oleiro, atenda, quanto possível, ao enriquecimento íntimo, nos estudos e serviços que a nossa, Consoladora Doutrina oferece, mas não olvide os tijolos e manilhas, telhas e vasos que a sua indústria foi convidada a materializar. Institua facilidade e abundância para que os menos favorecidos de recursos e de inteligência consigam construir seus ninhos aos quais se abrigam pobres aves humanas, em peregrinação aflitiva na erraticidade. Esforce-se para que seu nome seja louvado e abençoado pelos que compram e vendem, pelos que administram e obedecem, convencido de que, se não devemos esquecer a contemplação das estrelas, não encontraremos o caminho de acesso a elas se não acendermos alguma lamparina no chão.

 

Ao fundo o  Monte Tabor visto da cidade de Nazaré, cidade onde Jesus viveu  sua infância e mocidade. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]