Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 04 de novembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/04-11-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/04-11-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/03-11-2015.htm

31-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/31-10-2015.htm

30-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/30-10-2015.htm

29-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/29-10-2015.htm

28-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/28-10-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 Foto de um Faquir datada de 1907. Benares (Varanasi), Índia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:RGS_13.jpg

  

 

Ante a tempestade

 

                                                       Richard Simonetti

                                                               [email protected]

 

 

            A tarde caía. Jesus decidiu atravessar o lago de Genesaré com os discípulos. Buscando repousar, recostou-se na popa, enquanto o barco singrava as águas serenas do grande lago. Súbito, como ocorre com frequência naquela região, o vento soprou forte, levantando ondas ameaçadoras.

            Jesus dormia tranquilo. Os discípulos, não. Estavam apreensivos. O barco jogava muito, parecia prestes a virar. À distância da praia, corriam sério risco! E porque a situação ficasse cada vez pior, trataram de acordar Jesus:

            – Salva-nos, Senhor, que perecemos!

            Fitando-os com a tranquilidade de sempre, ele respondeu:

            – Por que temeis, homens de pouca fé?

            Então ergueu-se, ordenou ao vento que parasse de soprar e ao mar que se acalmasse. Imediatamente a Natureza o atendeu. O vento fez-se brisa suave… As ondas reduziram-se a leves ondulações que beijavam a embarcação.  Os discípulos ficaram pasmos.

            – Quem é esse que até os ventos e o mar lhe obedecem?

            O episódio no lago de Genesaré tem notável conteúdo simbólico. Podemos situar a jornada terrestre como longa viagem por mares ignotos.  Às vezes, o oceano está belo e calmo. Seguimos saudáveis e bem dispostos… Finanças em ordem… Estabilidade no emprego… Família em paz… Sentimo-nos ajustados e felizes…

            De repente, sopram os ventos, com ameaçadoras ondas. Uma doença inspira cuidados… Somos demitidos do emprego… Surge a crise familiar… Falece o ente querido…

            Temos dificuldade para lidar com essas situações. Vai-se a coragem… Chega o pessimismo… Nasce o medo… Falece a esperança... Manifestam-se a perturbação, o desencanto, a revolta, a rebeldia... Em casos extremos, há quem resvale para o álcool, as drogas, o desatino, e até o suicídio, essa falsa porta de fuga que apenas nos precipita em sofrimentos mil vezes acentuados.

            Por quê? Falta a fé. Podemos defini-la como a confiança plena em alguém ou em alguma coisa. É a bússola, a segurança, o apoio para todas as situações. Quem a conquistou nunca se perde nos balanços da Vida, quando sopra o vento da adversidade.

            Geralmente nos enganamos a respeito da fé. Julgamos possuí-la. Nosso comportamento sugere o contrário. Longa estiagem atormentava a população, em lugarejo do Nordeste. Quando a situação se tornou intolerável, um grupo de fiéis procurou o padre, na igreja, propondo orações coletivas.  O sacerdote perguntou-lhes:

            – Vocês têm fé?

            – Temos!

            – Acreditam que Deus ouvirá nossas orações?

            – Acreditamos!

            – Guardam a convicção de que vai se derramar a chuva em breves momentos, torrencialmente?

            – Sim, padre!

            – Então, por que não trouxeram os guarda-chuvas?

            O Evangelho de Mateus termina com a divina promessa (28:20): – Estarei convosco até a consumação dos séculos.

            É preciso atentar a essas palavras. Jesus informa que permanecerá com seus seguidores para sempre. Beleza! A seu lado a jornada é mais fácil e segura.  Com Jesus não há problema insolúvel, dificuldade insuperável, dor insuportável, desafio invencível… Com ele não nos assustam as tormentas da existência, nem nos amedrontam os ventos da adversidade.

Contar com Jesus é o nosso grande trunfo em todas as situações! Consideremos, porém, que o evangelista reporta-se aos seguidores de Jesus. Seguidor, como sabemos, é aquele que segue alguém, que lhe observa as orientações e imita os exemplos.

            Segundo as recomendações de Jesus, devemos nos amar uns aos outros, renunciar aos interesses pessoais, perdoar as ofensas, eliminar os vícios, vencer a indiferença, superar o comodismo, dispondo-nos a consolar aflitos, medicar enfermos, alimentar famintos, confortar aflitos...

            Se faz isso tudo, amigo leitor, parabéns! A paz e a serenidade, a alegria e o bem-estar certamente são as marcas de seus dias!  Você é um seguidor de Jesus!

 

VEJA NO YOUTUBE – https://www.youtube.com/watch?v=MPBoR5iTl04

5 MINUTOS DE ESPIRITISMO

            Nº 3 – Reencarnação – Reminiscência espontânea

 

Tempestade no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela de Rembrandt.

Imagem/fonte:

 https://en.wikipedia.org/wiki/The_Storm_on_the_Sea_of_Galilee#/media/File:Rembrandt_Christ_in_the_Storm_on_the_Lake_of_Galilee.jpg

 

 

 

Registro. 3º Congresso Espírita Sul-americano do CEI - 23 a 25 outubro 2015. Santiago, Chile

 

 

Divaldo Franco em Santiago/Chile

No período de 23 a 25 de outubro de 2015, na bela cidade de Santiago do Chile, e com a presença do Semeador de Estrelas Divaldo Pereira Franco, foi realizado o 3º Congresso Espírita Sul-americano com o tema “A Vida depois da Morte”.

Antes, no dia 22, foi realizada a 6ª Reunião do Conselho Espírita Internacional/América do Sul com o objetivo de implementar as sete áreas de trabalho como segue: Administrativa e de Gestão; Mediunidade; Doutrinária; Assistência Espiritual; Assistência e Promoção Social; Divulgação; e Família, Infância e Juventude, nos países integrantes do CEI/América do Sul.

Depois da sessão inaugural foi instalada a mesa diretiva do 3º Congresso, composta pelos representantes das nações sul-americanas e pelo orador da noite. Em continuação, e logo após as boas-vindas, nosso querido Divaldo Pereira Franco iniciou a sua magistral conferência.

Fazendo um retrospecto da História, Divaldo explanou todo o processo filosófico experimentado pelo homem até chegar ao Século XVIII, quando correntes do pensamento humano afirmaram e decretaram a morte de Deus e o nascimento de um deus novo, a razão. Divaldo Franco enaltecendo as grandes lições do Mestre Galileu, citou Ernest Renan, que asseverava a excelência da Doutrina Psicoterapêutica de Jesus como a mais notável de todos os tempos. Com sua sabedoria singular, o Arauto do Evangelho e da Paz explicou as lições proferidas por Sidarta Gautama – o Buda -, por Moisés, em amar a Deus e de honrar aos pais, destacando a figura imponente de Jesus com a sua proposta de amor, a mais completa de toda a humanidade.

É nessa fase da razão que emerge a figura de Allan Kardec codificando a Doutrina Espírita, apresentando um novo Reino de Luzes para os corações que haviam atravessado aproximadamente novecentos anos de obscurantismo religioso, filosófico e científico. O Espiritismo, que ensina que a caridade é o ápice do amor, ensejou ao Professor Lionês, Allan Kardec, a consagrar a frase: “Fora da caridade não há salvação”. Finalmente, Divaldo afirmou que “quem encontra o Espiritismo tem a obrigação de ser feliz, porque sabe que a morte não existe, porquanto a sua proposta é de amor e esperança para toda a humanidade”.

No sábado, 24 de outubro, as atividades se iniciaram às 08h30min com uma oração seguida pela conferência do Dr. Javier Franco, do Chile, com o tema O Medo da Morte; sucedendo, falou o Dr. Fábio Villarraga, da Colômbia, que desenvolveu o tema Consequências Psicofisiológicas das Enfermidades no Além. Após breve recesso, Carlos Campetti, do Brasil, conferenciou sobre o tema Código Penal da Vida Futura; na sequência José Velázquez, da Venezuela, discorreu sobre Os Anjos segundo a Doutrina Espírita. A Intervenção dos Espíritos nas Manifestações Modernas foi o tema desenvolvido pelo Dr. David Ochoa, do Peru; após, John Eric Rhenals abordou as Consequências Espirituais dos Suicídio. Terminado o momento cultural, a Dra. Angélica Bedova, do Chile, apresentou o tema Causas Espirituais da Depressão; finalizando, Divaldo Franco discorreu sobre a Preparação para a Vida no Além.

O Peregrino de Jesus, com sua eloquência habitual e motivadora, apresentou uma breve passagem da vida de Sócrates, denominando-o como “o modelo cristão” que surgiu 400 anos antes do nascimento de Cristo, exaltando a figura do filósofo grego, já que sua aparência normal era feia e caminhava sempre descalço, mas que se transformava em uma beleza sem igual quando falava e ensinava as multidões. Também, neste contexto, narrou as propostas para a felicidade de Epicuro, de Diógenes, de Zenon e de Sócrates. Cada qual defendia uma postura para sentir-se feliz.

Divaldo, apresentando experiências pessoais, narrou as vivências familiares emotivas relativas a educação, exaltando as figuras doces e carinhosas de seus pais. Destacou, igualmente, as sete razões do porquê acreditar em Deus, propostas pelo Dr. Abraham Cressy Morrison, explicando cada uma delas com sua sabedoria e sua alegria contagiante. Em continuidade, Divaldo narrou a história muito emotiva de Leland Stanford e o contexto da fundação da Universidade de Stanford, em Palo Alto, Califórnia/EUA, culminando com o belo Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues.

Finalmente, na agradável tarde de 25 de outubro, em Santiago do Chile, teve continuidade o 3º Congresso Espírita Sul-americano com a apresentação de Gustavo Martínez, da Argentina, com o tema A Justiça Divina Segundo o Espiritismo. A seguir, Eduardo dos Santos, do Uruguai, realizou a conferência As Famílias na Espiritualidade; sucedendo, o tema Felicidade e Sofrimento nas Múltiplas Vidas foi apresentado pelo orador Fabricio Delgadillo Hurtado, da Bolívia. O Arrependimento e o Perdão: alternativas terapêuticas foi o tema abordado por Gloria Ávalos de Insfrán, do Paraguai, seguida por Jorge Berrio, da Colômbia, com a temática Causas Atuais e Pretéritas das Aflições Humanas; Esther Fregossi, do Brasil, apresentou o trabalho intitulado Esperança na Vida Futura. E para encerrar o evento e proceder a oração final, o Arauto do Evangelho de Jesus, Divaldo Franco apresentou a conferência A Plenitude da Vida.

Iniciou o seu trabalho narrando as atitudes e tendências do Rei Creso da Lídia e a sua Capital, a cidade de Sardes. O Rei Creso era possuidor de riquezas imensas, capazes, segundo pensava, de tornar feliz uma pessoa que as possuísse. Porém, apesar de possuir essas riquezas incomensuráveis, Creso não era feliz. Ao conhecer Sólon, um dos sete sábios daquela época, o Rei o convidou para visitar o palácio de forma que esperava que o sábio lhe dissesse que Creso era o homem mais feliz. No entanto, assim não aconteceu.

Divaldo, com sua maravilhosa narrativa, também, discorreu sobre Dante Alighieri e a sua Divina Comédia e as experiências mediúnicas pouco conhecidas do Papa Pio X. Narrou, enriquecendo a apresentação, o encontro singular entre Jean Valjean e o padre, descrito no romance Os Miseráveis, de Víctor Hugo, bem como apresentou comentários sobre o poema Servir, de Gabriela Mistral. Finalizou, dizendo aos presentes, que o sentido da vida é servir e que a verdadeira meta é viver em plenitude a caminho da imortalidade.

Nesse clima de sensibilidade, Divaldo conduziu os presentes na oração final, narrando o poema Meu Deus e Meu Senhor, de Amélia Rodrigues. Nesse ambiente de muita emoção foi concluído o 3º Congresso Espírita Sul-americano, com o desafio de continuar o trabalho de estudo e divulgação de nossa amada Doutrina Espírita em nossos países. O próximo encontro, o 4º Congresso Espírita Sul-americano será realizado em outubro de 2017, em Bogotá/Colômbia; e o 5º Congresso na nação irmã, a Bolívia, em 2019.

Que Jesus nos ampare sempre.

Texto: Nelson Lezcano

Tradução do espanhol ao português: Paulo Salerno

Fotos: Nelson Lezcano, Esther Fregossi e Isabel Loo Fernández

 

 

Registro. Congresso dos 100 anos da Federação da Bahia

Salvador, BA

 

30/10 – 02/11/2015

Em ambiente fraterno, com riqueza temática e variedade de convidados-expositores de todos os Estados do Brasil e também da Colômbia (Fábio Villarraga), Portugal (Vitor Mora Feria) e de Charles Kempf, secretário geral do CEI -, desenvolveu-se o 16º Congresso Espírita da Bahia, comemorando o Centenário da Federação Espírita do Estado da Bahia, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Divaldo Pereira Franco fez a palestra de abertura e foi entrevistado ao final do evento. O presidente da FEB Jorge Godinho compareceu ao evento. Com o tema central  “Ampliando a consciência de Imortalidade”, foram desenvolvidos vários colóquios e rodas de conversação simultâneos. Houve uma marcante exposição “História em Banner”, com biografia do pioneiro Luiz Olímpio Teles de Menezes, José Petitinga, Leopoldo Machado e Manoel Philomeno de Miranda, organizado por Ednólia Peixinho. Houve homenagem aos ex-presidentes da FEEB e integrantes do 1º Congresso Estadual presentes e diversas apresentações artísticas. Foi montada uma grande livraria e com muitas promoções. Aconteceram também reuniões dos jovens e do Conselho Deliberativo Estadual.

Entre os diversos colóquios, mesas e diálogos temáticos, desenvolveu-se o Colóquio “O Evangelho e seu significado na Evolução”. Num primeiro momento, houveram exposições simultâneas de Antonio Cesar Perri de Carvalho, Célia Maria Rey de Carvalho e Nádia Matos, sintetizando “A História Espiritual da Civilização Humana”. Em seguida houve mesa bem participativa que além dos expositores citados, atuaram Samuel Aguiar, Margarete Áquila, Sandra Moraes, Fábio Carvalho, Ivana Raisky, Paulo Maia, Paulo de Tarso, Júlio Cesar Roriz, Adalgisa Balieiro, com conclusões de André Luiz Peixinho. Cesar Perri também atuou nas mesas temáticas “Deus e a Criação” e, juntamente com Creuza Lage, de “O Centro Espírita: presente e futuro”. A FEBtv transmitiu ao vivo várias atividades do evento e a FEEB editou DVDs. O Congresso ocorreu no Centro de Convenções do Fiesta Hotel e contou com a presença de mais de dois mil inscritos e com acessos de mais de 37 mil internautas, com as transmissões da FEBtv. O presidente da FEEB André Luiz Peixinho e o coordenador do Congresso Antonio Pina tiveram ativa participação no evento. Informações: http://feeb.org.br; http://feeb.org.br/feeb-realiza-16o-congresso-espirita-da-bahia/

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Congresso da .FEEB-Célia Apresentação- A História Espiritual da Civilização Humana

Congresso da .FEEB- Colóquio: A História Espiritual da Civilização Humana

Congresso FEEB. Final com entrevista por Divaldo Pereira Franco

Congresso FEEB-Mesa:  Centro Espírita- Creuza e Perri.

Congresso FEEB. Mesa no encerramento.

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra com

 

OTÁVIO T. S. MANDRÁ,

 

no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 04 de novembro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informação recebida em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

Miniseminário com Nazareno Feitosa

Viena, Áustria

 

 

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

Palestras Espíritas programadas para

São José dos Campos, SP

 

Olá amigos e amigas, boa tarde!

Como é de conhecimento da maioria de vocês, no dia 16/11 - segunda-feira - estaremos recendo o maior divulgador da Doutrina Espírita do mundo.
Num evento promovido pelo C.E. Amor e Caridade Jacob, Divaldo Pereira Franco estará conosco no Parque Tecnológico.
Não haverá cobrança de ingressos, nem necessidade de reservas. O acesso aos auditórios se dará obedecendo a ordem de chegada de cada um.

Teremos 3 ambientes para quem for assistir a palestra, como segue:

Auditório 1: Palestra presencial - capacidade para 1.000 pessoas;
Auditório 2: Palestra transmitida via telão - capacidade para 300 pessoas,
Auditório 3: Palestra transmitida via telão - capacidade para 500 pessoas.

O acesso ao parque Tecnológico será pela portaria do fundo. O local estará amplamente sinalizado, para que todos tenham facilidade
para chegar ao ponto de entrada.

As demais informações estão no cartaz em anexo.

Aproveito para divulgar a palestra que teremos na próxima quinta-feira, 05/11/2015 as 20h. Neste dia estaremos recebendo a amiga Sônia Ribeiro, da cidade de Taubaté.

Sônia é uma das grandes divulgadoras de nossa Doutrina no Vale do Paraíba, autora do livro de Laça Palavras, uma derivação
do jogo de caça palavras tão conhecido nas revistas de palavras cruzadas, com a diferença que em seu livro, todas as palavras são ligadas a Doutrina Espírita.

O livro foi lançado o ano passado e teve tanto sucesso que na quinta-feira, nossa convidada estará lançando o 2º livro da série e alguns exemplares serão
ofertados aos presentes.

O cartaz do evento também segue em anexo.

Contamos com a presença de vocês nestes eventos e mais, os amigos que puderem, por favor nos ajudem a divulga-los.

Abraço a todos.

Sérgio Lino
 

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

Programação de palestras no Seara Espírita “Joanna de Ângelis”

Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Informações do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

Imagem inline 1 
Centro Espírita Zilda Gama

Informativo Semanal

  • Paella Beneficente – Venha se divertir e ainda colaborar com a nossa Casa! Convites à venda na secretaria.

Dia 29/11 às 13h  - Buffet Rivieira - Rua Padre Raposo, 1332 – Mooca

Almoço (paella e massa)/Bebida/Sobremesa inclusos no valor do convite

Tradicional BINGO - Show do cantor Léo Novatti – Valor R$ 75,00

  • Juventude Zilda Gama – Domingos às 10h
  • Grupo da Melhor Idade – sextas-feiras, às 8h30.Convidamos todos a participar dessa nova atividade. Diversão, arte, vivência, porque a vida merece ser vivida intensamente sempre!

  

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

03/11/2015 – Hoje [15h – Reunião Pública]

Orador: Nelito Alves [CE Irmãos da Nova Era]

Tema: Influência dos Espíritos

 

04/11/2015 – Próxima Quarta [20h – Reunião Pública]

Orador: Maria Nanci [CE Maria de Nazaré]

Tema: As Múltiplas Formas da Obsessão

 

07/11/2015 – Próximo Sábado [15h – Reunião Pública]

Oradora: Neide Guerra [Educ. Esp. Simão Pedro]

Tema: Judas Iscariotes

 

10/11/2015 – Próxima Terça [20h – Reunião Pública]

Orador: Fábio Levi [Gebem - Guarulhos]

Tema: Afinal... O que é o Amor?!

 -- 

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Seminário com Milton Felipeli na A.E. Despertador

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

 I Jornada da AJE ABC

São Bernardo do Campo, SP

 

A Associação Jurídico Espírita do ABC (AJE ABC) estará promovendo sua primeira Jornada em novembro de 2015 com o apoio da AME ABC.

 

 

Vivemos o apogeu da era materialista e hedonista na face da Terra. O corpo é visto como uma “coisa” que se pode descartar quando não mais apresenta a propalada “qualidade de vida”. Tal distorção é comumente associada, pelos materialistas, à juventude, aos gozos da liberdade e do movimento, e do pleno funcionamento das faculdades mentais.

O modelo personalista espírita considera a vida um direito natural e inalienável. Quanto mais estuda os fenômenos da natureza, mais convence-se de que a vida resulta de um “primor de planejamento”, e mais se curva ante o poder do Grande Programador - Deus, a Sublime Consciência do Universo!

Assim, se torna evidente que a vida nos é concedida por Deus e somente por ELE pode ser tirada.

Todos têm direito à preservação da vida!

A encarnação é necessária para a evolução do espírito e deve ser preservada até o fim natural. Deve ser permitida a desencarnação no tempo certo, com alívio das dores, não incorrendo em prolongamento abusivo com aplicação de meios inapropriados que imporiam sofrimentos adicionais.

 Referendamos a escolha de atitudes terapêuticas que permitam a morte natural com menor sofrimento e total apoio ao paciente e a família assim como à evolução das políticas de saúde que promovam a educação da população, visando os princípios ético-cristãos.

Nosso compromisso é com a vida!


​(entrada franca)

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestra no CEALUZ- Centro Espírita Amor e Luz

Ilha Solteira, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

VI Feira do Livro Espírita de

Carapicuiba, SP

 

Imagem inline 1



(Informação recebida em emaio de Regina Bachega)

 

 

Palestra programada para o C.E. André Luiz

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Projeto “Arte Além da Vida”

Jacareí, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de carlos roberto monteoliva [[email protected]])

 

 

Boletim Caminheiros da Luz. Acesse nos links abaixo

Osvaldo Cruz, SP

 

Aos Amigos e Amigas

 

Em anexo nosso boletim de novembro/15

(Tb é possível baixar grátis: http://www.4shared.com/office/Yl6mouQRba/Caminheiros_da_Luz_-nov-2015.html)

 

confiram nosso blog:

http://caminheirosdaluz.worpress.com

 

Ajudem na divulgação

 

Abraços

 

Edson Luis

(Osvaldo Cruz-SP)

 

 

 

Entrevista com Mário Simões -  DN Magazine

Lisboa, Portugal

 

Acesse aqui:

http://www.noticiasmagazine.pt/2015/mario-simoes/

 

 

(Colaboração recebida de Nuno Emanuel)

 

Reencarnação: a função da variabilidade

 

 

Almir Del Prette

São Carlos/SEOB

 

A reencarnação algumas vezes é interpretada, quanto à sua finalidade última, como mantenedora de nossa personalidade atual ou, quando muito, pressupondo alguma melhora a partir das novas experiências. Contudo, tendemos a imaginar uma próxima vida mantendo os mesmos papeis da nossa atual existência. Damos a isso a denominação de idealização de papeis fixos, ou seja, nos vemos com o mesmo sexo renovando nossas ligações afetivas. Assim, idealizamos também a companhia de nossos filhos e, claro, de nossos pais, todos reunidos para juntos caminharmos rumo ao progresso espiritual.

Entretanto Jesus, na parábola do filho pródigo, mostra o papel de educadores dos pais, permitindo que o filho abandone a família em busca de experiências próprias. Cada um deve vivenciar experiências novas, sem que isso signifique um afastamento definitivo dos afetos construídos. Disse Kalil Gibran, o extraordinário poeta libanês: “Vossos filhos não são vossos filhos. São filhos e filhas da vida”. Gibran foi um poeta inspirado, deixando obras de grande valor estético e místico. Todos nós, vivendo como cônjuges, filhos, pais, irmãos somos filhos da vida, que se aproximam uns dos outros e também se afastam, alargando suas experiências com outros espíritos, em novos papeis.

Nossos papeis atuais nem mesmo deixarão saudades, pois novas atividades e novos contatos expandirão nossas possibilidades evolutivas. Levaremos conosco o que aprendemos de correto ou incorreto, o que, a cada vida, será sempre nossa herança. A reencarnação, portanto, não é burocrática, mas funciona sob a égide da variabilidade. Á propósito, Catherine, paciente de Brian L. Weiss (Muitas vidas, muitos mestres), sob indução hipnótica, lembrou-se de 86 vidas passadas. Desse número, ela retornou, na maioria das vezes como mulher, algumas vezes como homem e, em nenhuma oportunidade, foi rainha ou alcançou fama. Um aspecto curioso é que o número de reencontros com antigos familiares, nos mesmos papeis, foram bem poucos. É evidente que alguns espíritos podem, para se aprimorar em alguma arte, ter experiências semelhantes. Isso aconteceu com Weiss, que em algumas vidas, teve atividades que foram básicas para sua presente atuação como psiquiatra.

 

 

Estátua de Khalil Gibran na bela cidade de Vinã Del Mar, Chile. Foto Ismael Gobbo

 

“Quando você levantar o braço para bater em seu filho, ainda com o braço no ar, pense se não seria mais educativo se você descesse esse braço de forma a acariciá-lo, em vez de machucá-lo”.

Khalil Gibran

 

 

A voz do tempo

 

 

O que é o tempo?

Somos nós que passamos por ele ou é ele que, inexorável, passa por nós?

Onde estão, se é que existem, as tênues linhas que separam passado, presente e futuro?

A natureza do tempo tem sido um dos maiores problemas filosóficos desde a Antiguidade: a forma como ele flui, a sua linearidade, suas propriedades, sua relatividade.

Cada um pode percebê-lo de maneira distinta, conforme as circunstâncias. Numa situação agradável, passa depressa, quase a galope. Todavia, numa situação penosa, passa devagar.

Uma coisa, porém, é certa: o tempo, envolto em seus mistérios, é dono de uma voz mansa, de um toque gentil, de um abraço reconfortante, de uma sabedoria absoluta que nos envolve e nos alcança a todos.

Voltemos os olhos aos nossos corações: quantas feridas o tempo já cicatrizou? Quantas mágoas foram por ele diluídas nas brumas do ontem? Quanta sabedoria adquirimos por conta da cinza das horas?

Muito devemos a ele. O tempo. Silencioso tempo. Impassível tempo. Generoso tempo.

*  *  *

O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor. Embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento. Sem medida que o conheça, o tempo é, contudo, nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim.

Rico não é o homem que coleciona e se pesa no amontoado de moedas, e nem aquele que se estende, mãos e braços, em terras largas.

Rico só é o homem que aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo, aproximando-se dele com ternura, não contrariando suas disposições, não se rebelando contra o seu curso.

Não irritando sua corrente, estando atento para o seu fluxo, brindando-o com sua sabedoria para receber dele os favores.

Somente a justa medida do tempo dá a justa natureza das coisas.

Não devemos, contudo, retrair-nos no trato do tempo, bastando que sejamos humildes e dóceis diante de sua vontade.

O tempo sabe ser bom. O tempo é largo, o tempo é grande, é generoso, é farto. É sempre abundante em suas entregas. Diminui nossas aflições, dilui a tensão dos preocupados, suspende a dor dos torturados.

Traz a luz aos que vivem nas trevas, o ânimo aos indiferentes, o conforto aos que se lamentam, a alegria aos homens tristes, o consolo aos desamparados.

Também a serenidade aos inquietos, o repouso aos sem sossego, a paz aos intranquilos, a umidade às almas secas.

*  *  *

O tempo é manancial de sabedoria que flui por entre nossas existências.

Nas incertezas do caminho, nos momentos de angústia, nas aflições da jornada, confiemos nele, que tem a medida de todas as coisas e o consolo para todas as lágrimas.

Jamais nos permitamos acreditar que não há tempo. Fechemos os olhos, ouçamos sua voz...

Lá ele está: o tempo de um abraço, de um sorriso, de um ato de caridade, de uma mudança de vida. O tempo para a família, para os amigos, para nós mesmos, para Deus.

Sempre há tempo.

Redação do Momento Espírita, com trechos colhidos no cap. 9, do livro 
Lavoura arcaica,  de Raduan Nassar, ed. Companhia das Letras.
Em 3.11.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Relógio no exterior da igreja St. Magnus, The Martyr, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]