Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 17 de outubro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/17-10-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/17-10-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

16-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/16-10-2015.htm

15-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/15-10-2015.htm

14-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/14-10-2015.htm

13-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/13-10-2015.htm

12-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/12-10-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 Missa na Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Religiosos judeus orando em cemitério no Monte das Oliveiras. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

1o. Movimento “Você e a Paz” da cidade de São Paulo, com  presença de Divaldo P. Franco e outros lideres religiosos.

26-09-2015. Foto Jorge Moehlecke.

 

 

 

 

Registro. Encontro Fraterno de 2015

Praia do Forte, BA

 

 

 

15 de outubro de 2015

Repetindo o êxito desde o ano de 1997, o Encontro Fraterno de 2015, de 15 a 18 de outubro, segue a sua trajetória de sucesso. Expressando, pelo exemplo, a sua fraternidade, Divaldo Franco recebeu cada participante, pela manhã e pela tarde, que chegava ao Hotel Iberostar Praia do Forte/BA, local onde se realiza esse magnífico encontro de almas fraternas, sob o tema: O ser humano em busca de Deus.

Iniciando a programação, no período noturno, Divaldo Franco, mais uma vez, como anfitrião inigualável, recepcionou pessoalmente os integrantes do encontro. Para enlevo de todos, o violoncelo Diego Carneiro Oliveira e o barítono Maurício Virgens apresentaram excelente repertório musical erudito. Ambos brasileiros, atualmente residem em Londres/Inglaterra.

Homenageando três lídimos e dedicados servidores do Cristo foram inaugurados os bustos de Nilson de Souza Pereira, Divaldo Pereira Franco e Joanna de Ângelis. Os dois primeiros souberam concretizar a inspiração sublime, trabalhando em prol da caridade, do amor e da divulgação da Doutrina Espírita, semeando bondade, compaixão e profundo respeito ao próximo. A mentora Joanna de Ângelis, Espírito de escol, por sua vez, demonstrando rara inteligência aliada a um grande sentimento de amor, tem contribuído sobremaneira para a libertação do ser humano das sombras onde ainda se encontra mergulhado.

Aplaudidíssimo, Divaldo Franco procedeu a abertura do Encontro, agradeceu a presença e a participação de cada um, destacando a frase de Dostoievski, romancistas da literatura russa: a beleza salvará o mundo, para ilustrar que a criatura humana deve primar pelo transcendente, em oposição ao materialismo e a perda do contato com Deus. Comentando um vídeo promocional e motivador, Divaldo frisou que todos podem fazer melhor, que podem voltar atrás e recomeçar a marcha, preocupar-se mais com o próximo. Educador de fibra, Divaldo propôs para reflexões, cujas respostas serão debatidas no final do encontro, a seguinte indagação: Se hoje você tivesse um encontro pessoal com Deus, o que pedirias?

O Estudo do Evangelho se desenrolou sob o tema a desgraça real, que após a leitura foi comentado por quatro participantes previamente escolhidos. Seus comentários propiciaram uma maior compreensão do assunto, destacando as possibilidades de se refazer, ou proceder de modo diferente visando alcançar a plenitude, a felicidade, valorizando o sublime, o transcendente, voltando-se para Deus, sentindo que Deus está presente no homem e o homem em Deus.

Divaldo Franco, finalizando o belo momento evangélico, descreveu de forma breve a vida espiritual do Benfeitor Adolfo Bezerra de Menezes, destacando o processo da sua desencarnação, o seu despertar além-túmulo, as opções que lhe foram sugeridas por Maria, Mãe de Jesus, por ocasião do cinquentenário de sua volta ao mundo espiritual, em 1950, bem como no centenário no ano 2000, optando, o Dr. Bezerra, por permanecer vinculado ao Planeta Terra, amando os seus habitantes e aqui permanecendo enquanto o sofrimento ainda grassar no seio da humanidade terrestre.

O Encontro Fraterno, com o tema: O ser humano em busca de Deus, nas palavras de Divaldo, tem por objetivo facultar aos que ainda não encontraram Deus que o possam fazê-lo; aos que O perderam, que possam reencontrá-Lo; e aos que já O encontraram possam solidificar ainda mais a sua convicção. Que cada um possa encontrar a plenitude, que esses dias sejam de reflexões e de muita paz, desejou o ínclito semeador da paz, do amor e da bondade.

     Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

TRADUÇÃO PARA O ESPANHOL POR

MARTA GAZZANIGA

 

Encuentro Fraterno con Divaldo Franco 2015.

15 de octubre.

 

Reiterando el éxito a partir del año 1997, el Encuentro Fraterno de 2015 -del 15 al 18 de octubre-, prosigue su trayectoria exitosa. Expresando mediante el ejemplo su fraternidad, Divaldo Franco recibió a cada participante por la mañana y por la tarde, a su llegada al Hotel Iberostar Praia do Forte, en Bahia, lugar donde se realiza ese magnífico encuentro de almas fraternas, según el tema: El ser humano en busca de Dios.

Dando comienzo a la programación, en el horario nocturno Divaldo Franco, una vez más, como anfitrión inigualable, recibió personalmente a los participantes del Encuentro. Para beneplácito general, el violoncelista Diego Carneiro Oliveira y el barítono Maurício Virgens presentaron un excelente repertorio musical con el que demostraron su erudición. Ambos de origen brasileño, residen actualmente en Londres, Inglaterra.

A modo de homenaje a tres legítimos y devotos servidores del Cristo, se inauguraron los bustos de Nilson de Souza Pereira, Divaldo Pereira Franco y Joanna de Ângelis. Los dos primeros supieron concretar la inspiración sublime, mediante el trabajo al servicio de la caridad, del amor y de la divulgación de la Doctrina Espírita, sembrando bondad, compasión y un profundo respeto por el prójimo. La mentora Joanna de Ângelis, Espíritu selecto, por su parte, demostrando una singular inteligencia aliada a un profundo sentimiento de amor, ha contribuido especialmente a que el ser humano se libere de las sombras en que aún se halla sumergido.

Aplaudido con fervor, Divaldo Franco procedió a la apertura del Encuentro y agradeció la presencia y la participación de cada uno, destacando la frase de Dostoievski, representante de la literatura rusa: la belleza salvará al mundo, para dar un ejemplo de que la criatura humana debe priorizar lo trascendente, en oposición al materialismo y a la pérdida del contacto con Dios. A modo de comentario acerca de un vídeo promocional y motivador, Divaldo destacó que todos pueden hacer algo mejor, que pueden volver atrás y comenzar de nuevo la marcha, ocupándose más del prójimo. Educador de carácter, Divaldo propuso para reflexionar -indicando que las respuestas serán debatidas al final del Encuentro-, la siguiente cuestión: Si hoy tuviese un encuentro personal con Dios, ¿qué le pediría?

El estudio del Evangelio se desarrolló acerca del tema La desgracia real, el cual después de la lectura fue comentado por cuatro de los participantes escogidos previamente. Sus comentarios propiciaron una mayor comprensión del asunto, destacando las posibilidades de reparar o proceder de modo diferente, tendiendo a alcanzar la plenitud, la felicidad, valorizando lo sublime, lo trascendente, orientándose hacia Dios, experimentando que Dios está presente en el hombre y el hombre en Dios.

Divaldo Franco, para finalizar el bello momento evangélico, describió brevemente la vida espiritual del benefactor Adolfo Bezerra de Menezes, destacando el proceso de su desencarnación, su despertar en el más allá de la tumba, las opciones que le sugirió María, Madre de Jesús, en ocasión del cincuentenario de su retorno al mundo espiritual, en 1950, así como en el centenario en el año 2000, cuando el Dr. Bezerra optó por permanecer vinculado al Planeta Tierra, amando a sus habitantes y quedándose aquí mientras el sufrimiento prevalezca en el seno de la humanidad terrenal.

El Encuentro Fraterno basado en el tema: El ser humano en busca de Dios, según las palabras de Divaldo, tiene como objetivo facilitar a quienes aún no han encontrado a Dios que puedan hacerlo; a quienes perdieron a Dios, que puedan encontrarlo de nuevo; y a los que ya lo han encontrado, que puedan consolidar más aún su convicción. Que cada uno pueda encontrar la plenitud; que estos días sean para reflexiones y mucha paz, fue el deseo del ínclito Sembrador de la paz, del amor y de la bondad.

     Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

(Texto em espanhol recebido em email de Marta Gazzaniga)

 

 

IEEF - V Simpósio de Filosofia Espírita

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

8º. Congresso Alemão de Medicina da Alma- AME Internacional

Bad Honnef, Alemanha

                                                                                              

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Fernanda Marinho Gobel)

 

 

Informes do 3º. Congresso Sudamericano

Santiago, Chile

                                                                               

Estimados hermanos en las lides Espíritas:

 

¡Bendiciones y lindo día de trabajo!

Tenemos en la WebPag del 3er Congreso Espirita Sudamericano www.3congresoespiritasudamericano.com dos novidades que queremos compartir con todos:

 

1-- Presentamos la sección de Inscripción de Extranjeros también en Portugués
2-- Tenemos numero WhatsApp que es +56 9 59045857

 

Aprovechamos de pedir a todos que vayan al facebook del congreso y dejen su "me gusta" www.facebook.com/3ercongresoespiritasudamerica


¡Muchas Gracias!

 

Por favor divulgar a sus contactos!!

 

 

CEEBN Centro de Estudios Espirita Buena Nueva

www.espiritismo.cl

[email protected]

Comisión Organizadora del 3er Congreso Espirita Sudamericano

 

 

(Informações  recebidas em emails de Congreso Espirita 2015 [[email protected]] e de Simoni Privato Goidanich)

 

invitación

 

Queridos amigos en las lides espiritas, con gran alegría esperamos el maravilloso banquete espiritual que representa el

3er Congreso Espirita Sudamericano a celebrarse en Santiago de Chile, el próximo 23, 24 y 25 de Octubre del 2015.

Ya estamos a solo 7 días, aún hay cupos disponibles, esperamos tu participación!!!

 

Atentamente,

COMISION ORGANIZADORA

16-10-2015

 

 

Vista de Santiago, Chile,  a partir do Cerro Santa Lucía. Foto Ismael Gobbo

 

 

Informações do CEECAL- Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz. Florianópolis, SC

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Simpósio de Medicina e Espiritualidade programado para

Luxemburgo

 

Bonjour à tous,

 

Nous avons le plaisir de vous  rappeller que notre Symposium de Médécine et Spiritualité aura lieu le samedi 24 octobre, plus que 1 semanine, au Centre Sociétaire, 29 rue de Strasbourg. L-1560 Luxembourg-Gare entre 14:30  et 19:40.

Voir affiche en annexe.

 

Fraternellement

Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg.

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

 

Cursos na Casa do Caminho

São Paulo, SP

 

 

 

 

OBSERVAR MUDANÇA DE

DATA EM RELAÇAO AO

ANTERIORMENTE DIVULGADO.

 

 

 

A CASA DO CAMINHO CONVIDA PARA O CURSO ABAIXO:

 

PAULO E ESTEVÃO À LUZ DO ESPIRITISMO

 

Dia: 31 de outubro (sábado)

Duração: das 09h00 às 10h30

Professor: Dr. Benedito Figueiredo

Local: Centro Espírita Casa do Caminho, Rua Itapeva 131, Bela Vista - São Paulo

 

Público Alvo: Curso livre, dirigido à todos os interessados em conhecer a história, os feitos e a caminhada de PAULO e ESTEVÃO.

 

***************************

 

A CASA DO CAMINHO CONVIDA PARA O CURSO ABAIXO:

 

EDUCAÇÃO À LUZ DO EVANGELHO

 

Dia: 31 de outubro (sábado)

Duração: 2 horas, das 11h00 às 13h00

Professora: Eduarda Toscano

Local: Centro Espírita Casa do Caminho, Rua Itapeva 131, Bela Vista - São Paulo

 

Público Alvo: Trabalhadores da Casa do Caminho, professores e alunos que se interessam em estudar os acontecimentos atuais à luz de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

(Informação recebida em email de Eliana Thome)

 

 

 

 

 

 

Palestras com Cassio Branco de Araújo em

São Paulo, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Cassio Branco de Araujo)

 

 

 

Palestra com Antônio Demarchi no Lar Amélie Boudet

Marília, SP

 

 

(Informações recebidas em email de

 

 

 

1º Feirão Beneficente Pró Remanso Fraterno

Niterói, RJ

 

1º Feirão Beneficente Pró Remanso Fraterno: http://www.remansofraterno.org.br/feirao-beneficiente-pro-remanso-fraterno/ 

Feirão Beneficente Pró Remanso Fraterno

 

 

A rede de Rádio e TV O Flu entrevista o 1º Feirão Beneficente Pró Remanso Fraterno

Bloco 1: https://www.youtube.com/watch?v=g8DupW2pJ2o

Bloco 2: https://www.youtube.com/watch?v=Ur0eTn8Dj_U

Site do Remanso Fraterno: http://www.remansofraterno.org.br/feirao-beneficiente-pro-remanso-fraterno/

 

(Informação recebida em emil de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

6ª. Semana Espírita de

Itaguaí, RJ

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Prossegue o 41º. Mês de Kardec- outubro 2015

Franca, SP

 


Eliseu Florentino da Mota Júnior é graduado e mestre em Direito, promotor de Justiça aposentado, advogado e professor universitário. No meio espírita é articulista, escritor e orador. Tendo viajado pelo Brasil proferindo palestras e seminários; como escritor, publicou incontáveis artigos e os livros “Pena de morte e crimes hediondos à luz do Espiritismo”, “Aborto à luz do Espiritismo” e “Que é Deus?”, estes publicados pela Casa Editora O Clarim, de Matão, SP, e “Direito autoral na obra psicografada”, publicado pela Editora A Nova Era, de Franca, SP.

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email da USE  Franca)

 

 

 

Vídeo. Palestra com Aparecido A. Carvalho

Vida e Obra de Eurípedes Barsanulfo.

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=QsHSB3RYPgI&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

 

Atividades programadas para o Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

Imagem inline 1

Obs.: Se você não deseja receber este boletim semanal, envie-nos a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] pelo que agradecemos.​


--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

 

Palestra no ICEB com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 335

TRÊS LAGOAS/MS – 17 A 19/OUTUBRO/2015 - Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

 

 

 

Gesto necessário

 

 

Jornal de grande circulação nacional teve oportunidade de oferecer reportagem especial, em um de seus cadernos, enfocando a gratidão.

Relata que um ex-aluno fez expressiva doação à Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

O médico, que endereçou oitenta e cinco mil dólares para a Faculdade, é o primeiro filho de um pedreiro e de uma dona de casa.

Reconhecendo que deve sua oportunidade à escola pública e gratuita em que estudou, afirmou estar devolvendo à sociedade o que dela recebeu.

Segundo ele, saiu da pobreza e entrou na riqueza, graças aos impostos pagos por todos. A doação é sua forma de devolver o benefício.

A doação ajudou a criar um laboratório de virologia, para estudar e combater a dengue.

O caso não é único, embora raro, em nosso país. A Universidade Federal de Minas Gerais recebeu quatro milhões e trezentos mil dólares de um seu ex-aluno, que se tornou banqueiro.

Os recursos foram canalizados para o setor de gastroenterologia daquela Universidade.

A Escola de Agronomia Luiz de Queiroz, de Piracicaba, São Paulo também recebeu uma fazenda de um seu ex-aluno.

O imóvel, no valor de dezesseis milhões de dólares, foi deixado em testamento.

Independente de terem seus nomes divulgados pela imprensa, o importante é que suas doações beneficiam a muitos.

Expressam desprendimento de posses em favor de iniciativas coletivas. Um sentimento de gratidão pelas inúmeras bênçãos recebidas, durante a vida.

Demonstram uma preocupação com o bem-estar alheio, desde que as instituições voltadas para o bem coletivo dependem, quase sempre, de doações.

Tais gestos colocam em evidência o sentido imediato de uma palavra simples, de grande significado: gratidão.

Sentimento que surge nos corações onde residem a justiça e a bondade. E, diga-se, também um entendimento excelente de cidadania.

A quantia doada é questão secundária. O importante é o exemplo e o benefício proporcionado.

Assim, qualquer um de nós a pode expressar, seja pelo simples pagamento de uma mensalidade em favor de uma instituição. Ou o oferecimento de uma cesta básica para uma família carente. Quem sabe uma contribuição anual para uma pesquisa médica.

Ou o apadrinhamento de um estudante, facilitando-lhe o acesso aos sempre preciosos livros. Ou ainda, a doação de horas de trabalho voluntário.

As lições do Evangelho de Jesus se referem ao óbolo da viúva e a responsabilidade de quem muito recebeu.

Dessa forma, agraciados com a escola, não nos esqueçamos de contribuir para que outros tenham acesso a ela.

Abençoados com a saúde, colaboremos com quem depende de medicação específica para viver cada dia.

Beneficiados pela atividade profissional, que nos garante a vida digna, criemos condições de acesso ao primeiro emprego a quem aguarda oportunidade.

Enfim, agradeçamos à vida o que ela nos oferece, multiplicando oportunidades a quem segue na retaguarda.

Isto se chama gratidão.

*   *   *

Ampliemos o contingente dos benfeitores anônimos. Participemos das iniciativas salutares, que possibilitam o progresso e o amparo social.

Exerçamos a nossa cidadania. Enfim, preocupemo-nos em devolver à sociedade o que ela nos deu.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo 
Gesto necessário, de autoria de Orson Peter Carrara,
 publicado na 
Revista Internacional de Espiritismo, 
de outubro/2003.
Em 16.10.2015.

 

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, “ O Médico dos Pobres”. Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Petição do Servidor

 

 

Senhor Jesus,

Quando me chames a doar algo do que tenha ou do que eu seja, se não puder oferecer o muito que devo, auxilia-me a entregar o pouco do que disponha.

Se eu não tiver essa ou aquela migalha de recursos materiais em favor dos companheiros em penúria, concede-me forças para dedicar-lhes algum momento de trabalho, sem qualquer idéia de recompensa.

Entretanto, Senhor, se o tempo vier a faltar-me para isso, ajuda-me a falar, no apoio aos irmãos que sofrem, a boa palavra que indique a senda do bem.

Se isso, ainda, não me for possível, guarda-me o silêncio na prece endereçada ao teu Infinito Amor, a rogar-te intercessão e socorro, porque, através da prece, enviar-nos-ás alguém que me substitua e que fará pelos outros muito mais e melhor.

pelo Espírito André Luiz - Do livro: Tempo de Luz, Médium: Francisco Cândido Xavier.

 

(Texto recebido em email de Dejair Santos [[email protected]])

 

O apóstolo Paulo na Prisão. Obra de Rembrandt

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_the_Apostle#/media/File:Paul_in_prison_by_Rembrandt.jpg

Local divulgado como sendo onde São Paulo foi preso na cidade de Filipos,  na antiga  Macedônia, atual Grécia.

Foto Ismael Gobbo

Ruínas de Filipos, cidade da antiga Macedônia, atual Grécia, onde   

São Paulo fez pregações e foi  preso Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]