Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 05 de setembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/05-09-2015.htm

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/05-09-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/04-09-2015.htm

03-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/03-09-2015.htm

02-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/02-09-2015.htm

01-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/01-09-2015.htm

31-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/31-08-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

José interpretando os sonhos do Faraó. Afresco de Peter von Cornelius.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peter_von_Cornelius_002.jpg

Sonho de Jacó. José de Ribera

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_Barroco#/media/File:El_sue%C3%B1o_de_Jacob,_by_Jos%C3%A9_de_Ribera,_from_Prado_in_Google_Earth.jpg

 

 

Médium inesquecível

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Seara dos Médiuns. Lição nº 32. Pagina 107.

Reunião pública de 06/05/1960 - Questão nº 231. Parágrafo 1º.

Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de O Livro dos Médiuns.

 

Estudando mediunidade e ambiente, recordemos um dos Médiuns Inesquecíveis dos dias apostólicos: Paulo de Tarso.

Em torno dele, tudo era contra a Luz do Evangelho.

A sombra do fanatismo e da crueldade não se instalara apenas no Sinédrio, onde se lhe situava a corte dos mentores e amigos, mas também nele próprio, transformando-o em perigoso instrumento da perseguição e da morte.

Feria, humilhava e injuriava a todos os que não pensassem pelos princípios que lhe norteavam a ação.

Mas, desabrocha-lhe a Mediunidade inesperadamente.

Vê Jesus redivivo e escuta-lhe a voz.

Aterrado, reconhece os enganos em que vivera.

Entretanto, não perde tempo em lamentações inúteis.

Não sucumbe desesperado.

Não se confia à volúpia da autocondenação.

Não foge à luta pela renovação intima.

Percebe que não pode recolher, de pronto, a simpatia da família espiritual de Jesus, mas não se sente fracassado por isso.

Observa a extensão dos próprios erros, mas não se entrega ao remorso vazio.

Empreende, com sacrifício, a viagem da própria renovação.

Para tanto, não reclama a cooperação alheia, mas dispõe-se, ele mesmo, a colaborar com os outros.

Encontra imensas dificuldades para a iluminação da alma; no entanto, não esmorece na luta.

Segundo a palavra fiel do Novo Testamento, é açoitado e preso, várias vezes, pelo amor com que ensinava a verdade, mas, em contraposição, na Licaônia e na Macedônia, foi tido como sendo “Mercúrio” encarnado e “Servo do Pai Altíssimo”.

Não se sente, todavia, esmagado pela flagelação ou confundido pelo êxito.

Tolera assaltos e elogios como o pagador correto, interessado no resgate das próprias contas.

Diz ainda a Boa-Nova que “Deus operava maravilhas pelas mãos dele”; entretanto, ele próprio declara trazer consigo “um espinho na carne”, que o obriga a viver em provação permanente.

E enquanto o corpo lhe permite, dá testemunho da realidade espiritual, combatendo ignorância e superstição, maldade e orgulho, tentação e vaidade.

Nem ouro fácil.

Nem privilégios.

Nem cidadela social.

Nem apoio político.

Ele e o tear que o ajudava a sustentar-se ficaram, através dos séculos, como símbolo perfeito de influência pessoal e meio adverso, ensinando-nos a todos, principalmente a nós outros, encarnados e desencarnados de todos os tempos, que podemos pedir orientação falar em orientação, examinar os sistemas de orientação mas que, acima de tudo, precisamos ser a própria orientação em nós mesmos.

 

São Paulo em pregação  no Areópago de Atenas.  Raffaelo Sanzio

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_the_Apostle#/media/File:V%26A_-_Raphael,_St_Paul_Preaching_in_Athens_(1515).jpg

O chamado Poço de São Paulo. Tarso (antiga Silicia), Turquia

Foto Ismael Gobbo

 

 

Mensagem Mediúnica

 

 

(Colaboração recebida de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

 

 

Registro.  Divaldo Franco - Temporada 2015 Rio de Janeiro

 dia 30/082015 - Colégio Militar. Rio de Janeiro, RJ

 

 

Encerrando a temporada de divulgação doutrinária no Estado do Rio de Janeiro, o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco esteve no último domingo, dia 30 de agosto, no Colégio Militar, no bairro da Tijuca, onde, a partir das 9h, ocorreu o grande Feirão em prol das atividades da "Mansão do Caminho", obra socioeducativa fundada e dirigida pelo tribuno baiano, que atende a comunidade carente do bairro do Pau da Lima, em Salvador/BA, oferecendo educação gratuita para 3200 crianças e inúmeros outros serviços para elas e suas famílias.  

O evento, com entrada franca e organizado pelo Grupo Espírita Caminho da Esperança, completou neste ano a sua 25a. edição e atraiu ao longo do dia um público de cerca de 10.000 pessoas que pode circular por entre as mais de 40 barracas espalhadas no grande pátio do colégio, que ofereciam uma infinidade de produtos: grande variedade de comidas, artesanatos, roupas, calçados, serviços de estética, produtos eletrônicos, música ao vivo. 

Vale lembrar que todos os trabalhadores desse evento são voluntários e que a renda integral nele obtida é destinada à "Mansão do Caminho".  

Durante a feira, o público pode ver e cumprimentar Divaldo, que percorreu todas as barracas, cumprimentando e agradecendo os voluntários pelo esforço e trabalho. 

Ainda pela manhã, das 11h às 13h, ocorreu um minisseminário aberto ao público no auditório do colégio. Nesse encontro, Divaldo realizou uma análise do pensamento humano, nos campos da filosofia e da ciência através dos séculos, referindo-se a eminentes pensadores como Nicolau Copérnico, Blaise Pascal, Johannes Kleper, Galileu Galilei, Francis Bacon, Pierre Gassendi, John Locke, Thomas Hobbes, Immanuel Kant, Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche, Voltaire, Montesquieu, Diderot e outros, demonstrando o esforço da criatura humana para compreender a Divindade, as leis cósmicas e a nossa própria realidade profunda. Nesse sentido, afirmara Lord Bacon que uma filosofia superficial levaria a mente do homem ao ateísmo, mas que uma filosofia profunda levaria-o à religião.  

Foi, também, apresentada a proposta de Blaise Pascal, que dizia que a Humanidade encontrava-se, já em sua época (século XVII), em verdadeira encruzilhada, porque houvera desenvolvido a razão, a que chamava de "espírito de geometria", sem o correspondente desenvolvimento da gentileza, da solidariedade, o que denominara de "espírito de finesse",  o que levaria as criaturas a se entredevorarem. A sabedoria, afirmava, estava no equilíbrio desses dois elementos, como duas asas que ensejariam ao ser humano o voo da plenitude. 

Após esse introito, o orador falou a respeito do surgimento do Espiritismo na Terra, o que ocorreu em abril de 1857, em Paris, França, por meio do extraordinário trabalho do respeitado pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido com Allan Kardec, que reuniu, organizou e codificou os ensinamentos dos Espíritos nobres, dando luz à Doutrina Espírita. Conforme foi explicado, essa doutrina tem tríplice aspecto (científico, filosófico e religioso/moral) e está assentada sobre seis princípios basilares: a existência de Deus, a imortalidade da alma, a comunicabilidade dos Espíritos, a reencarnação, a pluralidade de mundos habitados e o Evangelho de Jesus como roteiro moral e recurso terapêutico para as nossas vidas. Divaldo discorreu sobre cada um desses postulados, explicando-os, apresentando suas aplicações práticas no cotidiano das pessoas, fazendo pontes entre eles e a Ciências, nas suas diversas ramificações, demonstrando que a Ciência tem, dia após dia, corroborado os princípios espíritas. 

Na parte final do seminário, foi abordada essa situação de grandes conflitos e sofrimentos, de toda espécie, em que se encontra o mundo, elucidando-se que experimentamos hoje os efeitos, as consequências, de nossos atos pretéritos, perpetrados em outras reencarnações, como a colheita de nossa semeadura infeliz, em virtude da lei de ação e reação, também chamada de lei de causa e efeito. Nesse sentido, asseverou Divaldo, o nosso dever perante a existência e os seus desafios é de não esmorecermos, assumirmos a responsabilidade pelos nossos atos e trabalharmos para nos libertarmos das ilusões, de nossas más inclinações morais, das mágoas, enfim, autoiluminando-nos e amando sempre, colaborando, dessa forma, com a instauração de um mundo mais feliz, justo e harmônico para todos.  

No período da tarde, Divaldo esteve à disposição do público para autógrafos e cumprimentos, durante cerca de duas horas. E, às 17h, proferiu ali mesmo no pátio do colégio, sobre uma escadaria, a palestra de encerramento do feirão.  

A mensagem proferida pelo médium baiano foi em torno do perdão e do autoperdão. Com base no livro "Os Pantanais da Alma", do escritor e psicanalista junguiano James Hollis, Divaldo narrou o caso de uma senhora que experimentou os horrores do campo de concentração nazista e sobreviveu ao holocausto, ficando, no entanto, com uma terrível marca psicológica por um fato ocorrido naquele período, uma culpa que arrastou por décadas e, provavelmente até o fim de sua existência. Segundo o autor da obra, a culpa é o grande algoz de nossa alma.  

Analisando a questão da culpa, Divaldo utilizou-se dos postulados espíritas da imortalidade da alma, da reencarnação, da lei de causa e efeito, para esclarecer que somos exatamente aquilo que fizemos de nós mesmos no passado, mas que temos o hoje para trabalharmos em prol do nosso futuro luminoso e pleno. 

Um ponto que mereceu grande destaque nessa abordagem, foi sobre a misericórdia divina, que nos faculta infinitas possibilidades de recomeço e reajuste, por meio das reencarnações, demonstrando o excelso Amor de Deus por todas as criaturas. E com base nesse ponto, o orador falou sobre a necessidade de também amarmos, o nosso próximo, mas antes de tudo, a nós mesmos. O autoamor, nada tendo a ver com o egoísmo, conduziria-nos ao autoperdão, à libertação de nossas culpas, que são profundamente perturbadoras e comprometem a nossa saúde espiritual, emocional e física. A partir do exercício do autoamor e do autoperdão, passaríamos a reconhecer em nossos semelhantes as mesmas dificuldades e sofrimentos que enfrentamos e disso surgiria em nós o amor aos nossos irmãos e o perdão às faltas alheias.  

Divaldo encerrou a sua palestra dizendo que a crise do mundo, seja no aspecto político, social ou econômico, é sempre resultado da crise moral dos indivíduos e que, por essa razão, é indispensável que trabalhemos para superarmos as nossas más paixões e realizarmos em nós mesmos a transformação moral para melhor, adquirindo hábitos mais saudáveis, sendo mais gentis e fraternos, diluindo as culpas de nossa consciência, perdoando as faltas alheias, cultivando a alegria de viver e estabelecendo para a nossa existência um sentindo psicológico profundo, que deve ser o Amor; amar sempre e mais.

Sob a claridade dos últimos raios de sol daquele entardecer, foram encerrados a conferência e o 25o. Feirão Pró-Mansão da Caminho com os transcendentes versos do Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues.

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Luismar Ornelas de Lima

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

20ª. Semana Espírita de Barbacena- 2015

Barbacena, MG

 

 

   

 (Informação recebida em email de Jane Sampaio [[email protected]])

 

 

Registro. XIV FEMEU- Festival de Música Espírita de

Uberaba, MG

 

Estimados irmãos,

 

Acabamos de postar todas as informações e todas as fotos do XIV FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba realizado no último dia 29 de agosto de 2015 no blog do FEMEU.

Acesse http://femeu.blogspot.com.br/.

Acesse também as duas páginas do facebook do Jornal Espírita de Uberaba I e Jornal Espírita de Uberaba II.

 

Em breve estaremos postando os vídeos do festival no Canal FEMEU.

 

Fiquem com Deus.

Saudações fraternas.

 

Luiz Carlos de Souza

Diretor Artístico da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba

 

(Informação recebida em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

Faltam 2 dias para a 62ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, BA

 

 

 

(Informações recebidas em email de Uevc União Espírita de Vitória da Conquista [[email protected]])

 

 

Use Distrital Lapa: 15ª. Festa da União

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]])

 

 

Programação de palestras no G.E.B. Maria Dolores

Jales, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Adelvair David)

 

 

Estudo sobre a Família na Visão Espírita

Rio de Janeiro, RJ

 

 

Convidamos os amigos para mais um momento de estudo.

Centro Espírita Irmão Clarêncio

Rua Begônia, 98 - Penha Circular - RJ

Tel.: (21) 3252-1437

http://irmaoclarencio.org.br/


(Informação recebida em email de  [email protected])

 

Arcos da Lapa e Convento de  Santa Teresa ao fundo. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Palestra no G.E.P.E. Herculano Pires

Guarulhos, SP

 

 

(Informação em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

Palestra no Centro Espírita “Capitão Vendramini”

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Festa da Primavera do Lar da Mamãe Clory

São Bernardo do Campo, SP

 

 

D. Cory em 1968 na cidade de Andradina, SP. Foi trabalhando no ramo hoteleiro com o marido que

amealhou recursos para cuidar de 87 crianças à época.

 

Conheça um pouco da história de d. Clory Fagundes de Marques, a “Mamãe Clory”

(06-06-1919 / 21-11-2011)

Acesse aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/16-01-2012.htm

 

 

 

Programa do 3º Congresso de Dependência Química à Luz da Espiritualidade e do Seminário Apoio Fraterno. Porto Alegre, RS

 

 

Querido (a) amigo (a), olá!

 

Segue o material de divulgação do 3º Congresso Gaúcho de Dep. Química à Luz da Espiritualidade e o 9º Seminário Apoio Fraterno nos dias 16 e 17 de outubro, em PoA.

"Queremos alcançar  e sensibilizar estudantes e profissionais das áreas da saúde e jurídica, bem como oferecer ao público em geral, subsídios científicos e práticos para incorporar a espiritualidade na prevenção e tratamento deste grave e crescente problema de saúde pública."

Agende-se, inscreva-se e participe de mais este encontro de Saúde e Espiritualidade.

Solicitamos o especial favor de divulgar entre seus contatos.

Fraterno abraço, 

Samira

 


 ​​​​​




(Informação recebida em email de Samira José Turconi [[email protected]])

 

 

1º Encontro Internacional dos Amigos de Chico Xavier

Lisboa, Portugal

 

- domingo na TV Ilumina (net)

 

FALTAM 2 DIAS... Estão todos convidados a assistir também pela TV

Entrada Franca - Lotação já esgotada 

1º Encontro Internacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, será transmitido ao vivo pela TV Ilumina -http://www.tvilumina.com
O evento será no proximo domingo dia 6 de setembro de 2015 e começará às 9h, - horário de Lisboa, Portugal/ Brasil, pelo horário de Brasília, às 5h da manhã.
(confira horários das palestras durante todo o dia em Portugal, no Brasil são menos 4 horas...)

 

 

Imagem intercalada 1

Imagem intercalada 2Imagem intercalada 3

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

XVIII Encontro para Estudo da Ciência Espírita

 Poços de Caldas, MG

 

Novembro 2015

 

XVIII Encontro para Estudo da Ciência Espírita

- Poços de Caldas -

De 19/11 (quinta-feira / manhã) a 22/11/2015 (domingo / após almoço)

- 4 dias e 3 noites -

CONFIRMADO

 Novamente em 2015, em POÇOS DE CALDAS/ MG, nos dias 20, 21 e 22 de NOVEMBRO,

no espaço Cassino da Urca, acontecerá o XVIII ENCONTRO PARA ESTUDO DA CIÊNCIA ESPÍRITA.

O evento é promovido pela SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS ALLAN KARDEC e contará com a apresentação de diversas palestras, sobre variados temas espíritas, a cargo de renomados expositores.

 Prof. Severino Celestino já confirmou sua presença!!! 

Programa de viagem

 

Pacote de viagem inclui Viagem-1

·         Viagem rodoviária, São Paulo/ Poços de Caldas/ São Paulo – ônibus de turismo, privativo:

256km +/- 3h e meia de viagem.

·         Hospedagem no PALACE HOTEL*, de 19 a 22/11 – 3 diárias, em regime de Pensão Completa.

(café da manhã, almoço e jantar – não inclui o almoço de 19/11; inclui almoço de 22/11).

*http://www.carltonhoteis.com.br/site/hotel_home/-Palace-Hotel---Pocos-de-Caldas--/1

·         City tour de meio dia na manhã (8h às 12h) de sexta-feira, 21/11, visitando:

Recanto Japonês; Represa Bortolan (panorâmico); Cachoeira Véu das Noivas;

Fábrica e Loja de Cristais; Casa de Queijos, Doces e Vinhos (degustação).

 

Roteiro

19/11 Quinta - Ponto de encontro na saída de São Paulo: 19/11 – quinta – entre 8h/8h30.

Rua Sebastião Pereira (continuação da Rua das Palmeiras), ao Lado do Metrô Santa Cecília, frente

ao BRADESCO. Retornaremos ao mesmo local, na noite de 22/11. Tarde livre. Jantar no Hotel.

20/11 Sexta-feira - Das 8h às 12h - City tour de meio dia.

A partir das 12h, entrega dos crachás e material (para RW, no próprio hotel).

Escolha das Oficinas.

Almoço e jantar no hotel. Às 19h30, Início do Evento: abertura.

21/11 Sábado - Encontro

8h às 12h > 14h às 17h30 > 19h30 às 22h

Almoço e jantar no hotel.

22/11 Domingo - Encontro

8h às 12h > Almoço no hotel > Retorno a São Paulo, após o almoço +/- 15h (chegada +/- 19h)

 

Preços por pessoa (a vista ou parcelado) - pagamento do pacote de viagem

·         Em duplo ou triplo = R$ 1.426,00 – 05/07; 01/08; 01/09; 01/10; 01/11 – 5 x R$ 285,20

·         Em individual ...... = R$ 1.003,00 – 05/07; 01/08; 01/09; 01/10; 01/11 – 5 x R$ 200,60

 

·         Procedimento: Entregar a Ficha de adesão e os cheques pré-datados na adesão/ reserva.

 

Inscrições para o Encontro

·          Aguardando informações sobre o programa, inscrições e prazos.

·          Repassaremos assim que possível.

 

 

Obs.: Pacote elaborado para mínimo de 20 pessoas.

 

Faça já sua adesão:

Preencha a ficha anexa e envie-nos por e-mail.

[email protected]

 

 

 

Fale com Marcia e/ ou Wanda

Descrição: RW - LogoRW – Viagens e Turismo e Eventos

Rua Martinico Prado, 26 – cj. 41 – Higienópolis - Cep. 01224-010 – São Paulo/ SP

Tel.: 11-3667-3506 / 11-3664-9600 – Fax: 11-3825-1562

E-Mail: [email protected]            

Site: www.rwturismo.com.br

(Informações recebidas em emails de Edward Cobem 7 [mailto:[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Programação do CESFA

Rio de Janeiro, RJ

 

CESFA - Centro Espírita São Francisco de Assis
Aberto aos domingos, segundas, e sextas.
Rua Pinheiro Guimarães, nº 64 - Botafogo
Rio de Janeiro | RJ - CEP 22281-080
Tel. 3561-5517

 

 

    SETEMBRO 2015

 

 

 

 

 

 

 

 


Palestras Públicas                               RESPEITE O HORÁRIO. NÃO SE ATRASE.

 

 

Segundas-feiras às 20h

 

07

HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

Diogo Costa

 

14

PENSAMENTO E VONTADE

Ivanil

 

21

RASTROS DE AMOR E CARIDADE

Márcia Mota

 

28

O Passamento

Alexandre Burburan

 

Domingos às 9h

 

06

DEPRESSÃO E OBSESSÃO

Édison Godinho

 

13

ESPERANÇA – SEMPRE HÁ UMA CHANCE

Carlos Assis

 

20

O DEVER

Éder de Andrade

 

27

ANJOS DE GUARDA

Graça Antunes

 

 

EVANGELIZAÇÃO - Domingos

Infantil - 9h às 10h 

GRUPOS DE ESTUDO

Evangelho: domingos (8h às 8h45)

Livro dos Espíritos: sextas-feiras (7h30 às 21h)

O Céu e o Inferno: última sexta-feira do mês (7h30 às 21h)

BIBLIOTECA

Associa-se e desfrute de nosso acervo com mais de 800 livros espíritas

ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL

Contribua com as cestas básicas ou doe objetos novos ou usados para o nosso bazar.

 

VISITAS FRATERNAS - Domingos

Curupaiti - 1º domingo/mês (8 às 12h)

 

ATENDIMENTO FRATERNO – Domingos e Segundas

Se você precisar conversar, procure-nos.

 

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Visita Fraterna Lar Maria de Lourddes

Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

Dia:           20 de setembro de 2015 (3º domingo)

Local:        “Lar Maria de Lourdes

Endereço: Rua Pajurá 256 – Jacarepaguá

Horário de Saí­da do CEACE13:00 horas

 

INFORMAÇÕES:

 

Companheiros,

É uma Instituição sem fins lucrativos com capacidade para atender, em regime de residência, a 50 crianças e adolescentes acamados, portadores de deficiência física e/ou mental.

 

 

 

  1. O que mais necessitam no momento:

- · Suco de soja, menos sabor chocolate

 

Pedimos aos que possuam carros que dêem “carona” aos demais.

LANCHE:
               
 Não levaremos lanche.

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

1º Congresso Jurídico-Espírita Brasileiro

Brasília, DF

 

Neste final de semana, de 5 a 7 de setembro,  a Associação Jurídico-Espírita do Brasil realiza o 1º Congresso Jurídico-Espírita Brasileiro em Brasília (DF).   O tema do congresso será “Desafios éticos-morais: caminhos para os avanços público e privado” onde serão discutidos assuntos da ordem contemporânea, como relações profissionais humanizadas, novas famílias e afetividade, poder e política, 

necessário e supérfluo numa sociedade consumista. O evento contará com transmissão ao vivo pelo site da FEBtv. Participarão os expositores Alberto Almeida, Roberto Lúcio V. de Souza e Valdo Cruz. Informações: www.ajebrasil.org.br/conjebras

 

http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/1o-congresso-juridico-espirita-brasileiro-3/

 

(Informação recebida em email de Fausto Vigino [[email protected]])

 

 

 

Boletim eletrônico da AME- Brasil

 

Acesse aqui:

 

 

 

 

Artigo publicado na RIE – Revista Internacional de Espiritismo: “Junto aos simples nas montanhas da Guatemala”

 

Setembro/2015

 

Assine O Clarim e Revista Internacional de Espiritismo

Matão, SP

Acesse: www.oclarim.com.br

 

 

 

Diálogo e receptividade

 

 

Palha italiana é um doce preparado com brigadeiro e biscoito. A mistura fica muito saborosa e chega a ser a preferida de muitas pessoas.

O preparo é simples, rápido e o resultado é delicioso. Por essa razão aquela jovem, cursando arquitetura, pensando em fazer um dinheirinho, começou a preparar e levar palha italiana para a faculdade.

As colegas aderiram, as pessoas de outros cursos também gostaram e as vendas iam muito bem.

Ana começou cobrando um real o pedaço. Os parentes sugeriram que ela aumentasse o preço. Afinal, os ingredientes não são baratos e, ademais, ela precisava valorizar o próprio produto.

Eles diziam: Existem outros doces semelhantes no mercado, por valor superior e nem sempre tão bons quanto o seu. Suba o preço!

Ela resistia. Olhava para os colegas estudantes e achava que seria talvez dispendioso para eles continuarem a comprar como faziam.

A tia insistia: Você precisa valorizar-se e ao seu produto. Não é questão de extorquir o cliente, mas de colocar o preço do real valor.

Ana continuava insegura. Consultou alguns colegas, que acharam caro dois reais.

Então, ela saiu de casa com sua palha italiana e pelo caminho, foi pensando: Será que continuo cobrando um real? Será que subo o preço para um real e cinquenta? Ou será que passo para dois reais?

Que seu produto valia, ela tinha certeza.

Nesse dia, ela encontrou um jovem de outro curso fazendo o mesmo que ela, ou seja, vendendo doces. Só que era brownie.

O preço? Dois reais. Foi o suficiente para encorajá-la. Ela subiu o preço da sua palha italiana para dois reais.

A essa altura, poderíamos cogitar de questões de regulamentação do mercado e de concorrência.

Alunos com pouco dinheiro em mãos, com um doce a um real e outro a dois, poderia ser mais competitivo.

Porém, Ana enxergou o fato como uma possibilidade de subir o preço do doce que oferecia.

O outro estudante conhecia o produto dela. E, apesar de estarem disputando o mesmo nicho de mercado de doces, ou seja, os mesmos estudantes, tiveram ambos uma ideia singela. Ao mesmo tempo, bonita.

Pensaram em trocar os doces entre eles: um pedaço de brownie por uma palha italiana. Um verdadeiro escambo.

Eles não se sentiram competindo. Cada qual valorizou o produto do outro.

E saíram a vender. Ela, a sua palha, enquanto comia um brownie e ele, os seus brownies, enquanto saboreava a palha italiana.

E os clientes comuns compraram brownies e palha. Todos felizes, com açúcar e com afeto.

*   *   *

Como seria bom se todos agíssemos assim, sem ver no outro um competidor. Alguém que devemos derrubar, seja com preços incompatíveis de serem mantidos a longo prazo, somente para conquistar o mercado, seja depreciando o produto alheio.

Como seria tão mais ameno se entendêssemos que sob esse imenso mundo de Deus, há lugar para todos.

O que conquista o cliente aqui ou ali é o diferencial do atendimento, um jeitinho especial conferido ao produto em oferta, algo simples, que faz a diferença.

E assim continuam todos vendendo, ganhando, vivendo.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita,
 com base em fato.
Em 4.9.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Olevano Romano, Itália, 1899. Óleo sobre madeira de Modesto Brocos y Gomes.

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo  

 

 

Oração Dominical

 

Do livro Boa Nova

Ditado pelo espírito Humberto de Campos

Psicografia Francisco Cândido Xavier

Editora FEB

 

 

     Curada pelo Mestre Divino, a sogra de Simão Pedro ficara maravilhada com os poderes ocultos do Nazareno humilde, que falava em nome de Deus, enlaçando os corações com a sua fé profunda e ardente. Restabelecida em sua saúde, passou a reflexionar mais atentamente acerca do Pai que está nos céus, sempre pronto a atender às súplicas dos filhos. Chamando certo dia o genro para um exame detido do assunto, consultou-o sobre a possibilidade de pedirem a Jesus favores excepcionais para a sua família. Lembrava-lhe a circunstância de ser o Mestre um emissário poderoso do Reino de Deus que parecia muito próximo. Concitava-o a ponderar ao Messias que eles eram dos seus primeiros colaboradores sinceros e a enumerar-lhe as necessidades prementes da família, a exigüidade do dinheiro, o peso dos serviços domésticos, a casa pobre de recursos, situação a que as imensas possibilidades de Jesus, cheio de poderes prodigiosos, seriam capazes de remediar.

     O pescador simples e generoso, tentado em seus sentimentos humanos, examinou aquelas observações destinadas a lhe abrir os olhos com referência ao futuro. En- tretanto, refletiu que Jesus era Mestre e nunca desprezava qualquer ensejo de bem ensinar o que era realmente proveitoso aos discípulos. Acaso, não saberia ele o melhor caminho? Não viam em sua presença alguma coisa da própria presença de Deus? Guardando, contudo, indeciso o espírito, em face das ponderações familiares, buscou uma oportunidade de falar com o Messias acerca do assunto.

 

***

 

     Chegada que foi a ocasião, o apóstolo procurou provocar muito de leve a solução do problema, perguntando a Jesus, com a sua sinceridade ingênua:

     — Mestre, será que Deus nos ouve todas as orações?

     — Como não, Pedro? —  respondeu Jesus solicitamente. — Desde que começou a raciocinar, observou o homem que, acima de seus poderes reduzidos, havia um poder ilimitado, que lhe criara o ambiente da vida. Todas as criaturas nascem com tendência para o mais alto e experimentam a necessidade de comungar com esse plano elevado, donde o Pai nos acompanha com o seu amor, todo justiça e sabedoria, onde as preces dos homens o procuram sob nomes diversos. Acreditarias, Simão, que, em todos os séculos da vida humana, recorreriam as almas, incessantemente, a uma porta silenciosa e inflexível, se nenhum resultado obtivessem?... Não tenhas dúvida: todas as nossas orações são ouvidas!...

     — No entanto — exclamou respeitoso o discípulo —, se Deus ouve as súplicas de todos os seres, por que tamanhas diferenças na sorte? Por que razão sou obrigado a pescar para prover à subsistência, quando Levi ganha bom salário no serviço dos impostos, com a sabedoria dos livros? Como explicar que Joana disponha de servas numerosas, quando minha mulher é obrigada a plantar e cuidar a nossa horta?

     Jesus ouviu atento essas suas palavras e retrucou:

     — Pedro, precisamos não esquecer que o mundo pertence a Deus e que todos somos seus servidores. Os trabalhos variam, conforme a capacidade do nosso esforço. Hoje pescas, amanhã pregarás a palavra divina do Evangelho. Todo trabalho honesto é de Deus. Quem escreve com a sabedoria dos pergaminhos não é maior do que aquele que traça a leira laboriosa e fértil, com a sabedoria da terra. O escriba sincero, que cuida dos dispositivos da lei, é irmão do lavrador bem-intencionado que cuida do sustento da vida. Um, cultiva as flores do pensamento; outros, as do trigal que o Pai protege e abençoa. Achas que uma casa estaria completa sem as mãos abnegadas que lhe varrem os detritos? Se todos os filhos de Deus se dispusessem a cobrar impostos, quem os pagaria? Vês, portanto, que, antes de qualquer consideração, é preciso santificar todo trabalho útil, como quem sabe que o mundo é morada de Deus.

     “Já pensaste que, se a tua esposa cuida das plantas de tua horta, Joana de Cusa educa as suas servas?! A qual das duas cabe responsabilidade maior, à tua mulher que cultiva os legumes, ou à nossa irmã que tem algumas filhas de Deus sob sua proteção? Quem poderá garantir que Joana terá essa responsabilidade por toda a vida? No mundo, há grandes generais que,  apesar das suas vitórias,  passam também pelas duras experiências de seus soldados. Assim, Pedro, precisamos considerar, em definitivo, que somos filhos e servos de Deus, antes de qualquer outro título convencional, dentro da vida humana. Necessário é, pois, que disponhamos o nosso coração a bem servi-lo, seja como rei ou como escravo, certos de que o Pai nos conhece a todos e nos conduz ao trabalho ou à posição que mereçamos.

     O discípulo ouviu aquelas explicações judiciosas e, confortado com os esclarecimentos recebidos, interrogou:

     — Mestre, como deveremos interpretar a oração?

     — Em tudo — elucidou Jesus — deve a oração constituir o nosso recurso permanente de comunhão ininterrupta com Deus. Nesse intercâmbio incessante, as criaturas devem apresentar ao Pai, no segredo das íntimas aspirações, os seus anelos e esperanças, dúvidas e amargores. Essas confidências lhes atenuarão os cansaços do mundo, restaurando-lhes as energias, porque Deus lhes concederá de sua luz. É necessário, portanto, cultivar a prece, para que ela se torne um elemento natural da vida, como a respiração. É indispensável conheçamos o meio seguro de nos identificarmos com o nosso Pai.

     Entretanto, Pedro, observamos que os homens não se lembram do céu, senão nos dias de incerteza e angústia do coração. Se a ameaça é cruel e iminente o desastre, se a morte do corpo é irremediável, os mais fortes dobram os joelhos. Mas, quanto não deverá sentir-se o Pai amoroso e leal de que somente o procurem os filhos nos momentos do infortúnio, por eles criados com as suas próprias mãos? Em face do relaxamento dessas relações sagradas, por parte dos homens, indiferentes ao carinho paternar da Providência que tudo lhes concede de útil e agradável, improficuamente desejará o filho uma solução imediata para as suas necessidades e problemas, sem remediar ao longo afastamento em que se conservou do Pai no percurso, postergando-lhe os desígnios, respeito às suas questões íntimas e profundas.

     Simão Pedro ouvia o Mestre com uma compreensão nova. Não podia apreender a amplitude daqueles conceitos que transcendiam o âmbito da educação que recebera, mas procurava perceber o alcance daquelas elucidações, a fim de cultivar o intercâmbio perfeito com o Pai sábio e amoroso, cuja assistência generosa Jesus revelara, dentro da luz dos seus divinos ensinamentos.

 

***

 

     Decorridos alguns dias, estando o Mestre a ensinar aos companheiros uma nova lição referente ao impulso natural da prece, Simão lhe observou:

     — Senhor, tenho procurado, por todos os modos, manter inalterável a minha comunhão com Deus, mas não tenho alcançado o objetivo de minhas súplicas.

     — E que tens pedido a Deus? —  interrogou o Mestre, sem se perturbar.

     — Tenho implorado à sua bondade que aplaine os meus caminhos, com a solução de certos problemas materiais.

     Jesus contemplou longamente o discípulo, como se examinasse a fragilidade dos elementos intelectuais de que podia dispor para a realização da obra evangélica. Contudo, evidenciando mais uma vez o seu profundo amor e boa vontade, esclareceu com brandura e convicção:

     — Pedro, enquanto orares pedindo ao Pai a satisfação de teus desejos e caprichos, é possível que te retires da prece inquieto e desalentado. Mas, sempre que solicitares as bênçãos de Deus, a fim de compreenderes a sua vontade justa e sábia a teu respeito, receberás pela oração os bens divinos do consolo e da paz.

     O apóstolo guardou silêncio, demonstrando haver, afinal, compreendido. Um dos filhos de Alfeu, porém, reconhecendo que o assunto interessava sobremaneira à pequena comunidade ali reunida, adiantou-se para Jesus, pedindo:

     — Senhor, ensina-nos a orar!...

     Dispondo-os então em círculo e como se mergulhasse o pensamento num invisível oceano de luz, o Messias pronunciou, pela primeira vez, a oração que legaria à Huma nidade.

     Elevando o seu espírito magnânimo ao Pai Celestial e colocando o seu amor acima de todas as coisas, exclamou:

     — Pai Nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. — E, ponderando que a redenção da criatura nunca se poderá efetuar sem a misericórdia do Criador, considerada a imensa bagagem das imperfeições humanas, continuou:  — Venha a nós o teu reino. — Dando a entender que a vontade de Deus, amorosa e justa, deve cumprir-se em todas as circunstâncias, acrescentou: — Seja feita a tua vontade, assim na Terra como nos céus. —  Esclarecendo que todas as possibilidades de saúde, trabalho e experiência chegam invariavelmente, para os homens, da fonte sagrada da proteção divina, prosseguiu:  — O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. —  Mostrando que as criaturas estão sempre sob a ação da lei de compensações e que cada uma precisa desvencilhar-se das penosas algemas do passado obscuro pela exemplificação sublime do amor, acentuou: — Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.  —  Conhecedor, porém, das fragilidades humanas, para estabelecer o princípio da luta eterna dos cristãos contra o mal, terminou a sua oração, dizendo com infinita simplicidade:  — Não nos deixes cair em tentação e livra-nos de todo mal, porque teus são o Reino, o poder e glória para sempre. Assim seja.

     Levi, o mais intelectual dos discípulos, tomou nota das sagradas palavras, para que a prece do Senhor fosse guardada em seus corações humildes e simples. A rogativa de Jesus continha, em síntese, todo o programa de esforço e edificação do Cristianismo nascente. Desde aquele dia memorável, a oração singela de Jesus se espalhou como um perfume dos céus pelo mundo inteiro.

 

Jesus falando aos apóstolos em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Exhortation_to_the_Apostles_(Recommandation_aux_ap%C3%B4tres)_-_James_Tissot.jpg

 

 

Músicado: Padre Nuestro (Andaluz)

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=p_8cBjKzyXc

 

 

(Com colaboração de Valentina Way [[email protected]])

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]