Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/23-09-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/23-09-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

22-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/22-09-2015.htm

21-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/21-09-2015.htm

19-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/19-09-2015.htm

18-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/18-09-2015.htm

17-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/17-09-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 

“A última prece dos mártires cristãos”. Por Jean-Léon Gérôme.  Coliseu de Roma.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu_de_Roma#/media/File:Jean-L%C3%A9on_G%C3%A9r%C3%B4me_-_The_Christian_Martyrs%27_Last_Prayer_-_Walters_37113.jpg

 

 

Operação despertamento

 

 

                   Richard Simonetti

            [email protected]

 

Olegário, nobre mentor espiritual, desenvol­via, há muito, abençoadas tarefas em favor de seus irmãos encarnados. Dentre eles, Flávio e Ernestina, velhos tute­lados seus, que compunham um lar razoavelmente ajustado, em companhia de dois filhos adolescen­tes.

Preocupava-se com eles. Ambos, já perto dos quatro decênios de existência, permaneciam alheios às tarefas que lhes competiam desenvolver junto a crianças carentes, conforme compromissos assumidos no Plano Espiritual. Religiosos de tradição, prendiam-se muito mais às fantasias da Terra, desligados das inspira­ções do Céu. Simplesmente flutuavam ao sabor das futilidades humanas, envolvidos com lazeres e prazeres, sem nenhum interesse em adquirir lastros de virtude e sabedoria.

Não eram inconsequentes. Cumpriam seus deveres profissionais e familiares, mas perdiam precioso tempo em relação aos objetivos de apren­dizado e renovação da jornada terrestre, estagiando voluntariamente na aridez das convenções munda­nas. Fazia-se imperioso ajudá-los de forma mais efetiva. Olegário estudou demoradamente o assun­to e planejou a Operação Despertamento, con­tando com a autorização e o apoio de seus superio­res na organização espiritual onde servia.

Passados alguns meses, Ernestina dava à luz um filho, após inesperada gravidez que driblara os anticoncepcionais, que usava com rigorosa disci­plina desde que ela e o marido decidiram evitar que mais filhos perturbassem sua festiva progra­mação existencial.

O aborrecimento pela frustração de seus propósitos não ultrapassou os limites da gestação, porquanto, tão logo nasceu, o menino tornou-se centro das atenções e alegrias da casa. Fazia por merecê-lo, bebê lindo, forte, calmo, sorridente — um santinho! Nos anos que se seguiram, Lucas revelou-se um garoto especial. Difícil definir o que o distinguia mais: se a precocidade, incrivelmente ativo e inteli­gente, ou o carinho envolvente que dispensava aos familiares; alegre, comunicativo, humilde, obediente — um anjo do Céu a iluminar a escuridão da Terra!

Flávio e Ernestina já não se empolgavam com os programas vazios a que estavam habitua­dos. Havia um bem mais atraente: curtir o filho, acompanhando seus passos seguros nos ensaios de vida. Anotavam, orgulhosos, seus progressos nas primeiras letras; contagiavam-se com sua exu­berante vivacidade; edificavam-se com sua vocação para a fraternidade, sensível aos sofrimentos alheios, nunca permitindo que necessitado algum batesse à porta sem algo receber.

Foram tempos inesquecíveis, de plena ven­tura, até que se deu a tragédia. Lucas adoeceu su­bitamente, febre alta, fortes dores de cabeça, man­chas escuras pelo corpo... O socorro médico foi providenciado rapidamente! Internação urgente, exames variados e... o diagnóstico terrível: meningite meningocócica do tipo B, a mais grave! Em poucas ho­ras, o menino faleceu!...

Angústia, perplexidade, desespero, revolta, estabeleceram sequência na­queles corações despreparados para as grandes do­res. Depois, o desencanto, a tristeza insuperável!... Nada os animava. Flávio e Ernestina com­portavam-se como sonâmbulos: falavam, alimenta­vam-se, trabalhavam, mas incapazes de retornar à normalidade, vinculados ao passado, como se vi­vessem interminável pesadelo.

Os dias seguiram seu curso. Sucederam-se os meses e o tempo repetiu o eterno milagre, re­compondo neles a vontade de viver. No entanto, nunca mais seriam os mesmos. Haviam perdido as ilusões! Festas, bailes, viagens, passeios, jogos, vida social — tudo o que os motivava tanto perdera inteiramente o sabor.

Manifestou-se neles uma insuspeitada voca­ção religiosa e, como ocorre com frequência em si­tuações semelhantes, encontraram consolo na Dou­trina Espírita, emocionando-se com as informações sobre a vida no Além e a perpetuidade das ligações afetivas. Uma nova alegria felicitou aquelas almas combalidas quando começaram a participar de ser­viços assistenciais, devotando-se particularmente a crianças carentes. Parecia-lhes, então, que Lucas estava junto deles.

Não se equivocavam. Olegário prestava-lhes carinhosa assistência, rejubilando-se com o suces­so da Operação Despertamento, que o levara a breve mergulho na carne, com a missão de arreba­tar seus tutelados do perigoso sorvedouro dos en­ganos humanos.

 

                                           * * *

Aqueles que se debruçam sobre o esquife de uma criança, junto da qual sepultam suas alegrias e esperanças, precisam saber que nada acontece por acaso.

Há razões ponderáveis a determinar que Es­píritos retornem à Espiritualidade mais cedo, nos verdes anos da infância, envolvendo provações e resgates. E o fazem, também, como parte de um pro­cesso de iniciação dos pais em programas de des­pertamento, com vestibulares de sofrimento e sau­dade, como se Deus houvesse instituído a morte de crianças para ensinar os adultos a viver.

 

 

Obra de Arte em túmulo no Cemitério da Recoleta, Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Fotos - Divaldo Franco em

Feira de Santana, BA

 21/09/2015

 

Divaldo Franco esteve hoje na 37ª Semana Espírita de Feira de Santana, BA.

Segue anexo algumas fotos que tiramos.

 

 

Abraços,

Lucas Milagre

 

 

 

Registro. 12º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo

Vitória, ES

 

Espírito Santo aprofunda O céu e o inferno

A Federação Espírita do Estado do Espírito Santo realizou, de 18 a 20 de setembro, o 12º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo, com o tema central “Justiça Divina. 150 anos do livro O céu e o inferno”.  Na abertura houve apresentação do coral “Renascer” e conferência por Antonio Cesar Perri de Carvalho. Nos dias seguintes ocorreram mesas com atuação de Sandra Borba, Carlos Augusto Abranches, Haroldo Dutra Dias, Leila Brandão, Suely Caldas Schubert, e Cylene Guida. O presidente da FEB fez saudações na abertura e encerramento do evento. Houve transmissão ao vivo pela FEBtv e Web Rádio Fraternidade. Com quase 1200 inscritos, o evento foi coordenado por Dalva Silva Souza e Maria Lúcia Resende D.Faria, respectivamente, presidente e vice-presidente da FEEES. Informações: http://feees.org.br/evento/12-congresso

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Congresso. FEEES. Público

Congresso. FEEES. Mesa e palestra de abertura com César Perri .

Congresso FEEES. Suely Caldas Scubert, César Perri e Maria Lúcia Resende D.Faria

 

 

Implantação do estudo do  ESDE na Casa Espírita

Araçatuba, SP

 

C:\Users\imprensa\Desktop\Sirlei_Edição\OUT\USE\ESDE\ESDE_Logo.jpg

CONVITE AOS DIRIGENTES ESPÍRITAS

 

Equipe do Departamento de ESDE, órgão da Diretoria da USE Estadual de São Paulo estará em Araçatuba no domingo (27 de setembro) para promover a implementação e potencialização desse formato de estudo na Casa Espírita. Vale lembrar...

 

• Estudo sistematizado | Começo, meio e fim, cujos assuntos têm um encadeamento lógico, avançando em profundidade.

• ESDE surgiu por inspiração do Plano Espiritual | Para contribuir com o estudo sério da Doutrina Espírita, com obras da Codificação complementadas por outras obras fundamentais, cujos autores são comprovadamente sérios estudiosos do Espiritismo.

• ESDE não visa substituir outros estudos nas casas espíritas | Objetivo é formar trabalhadores qualificados para todas as áreas de atuação, como previa o codificador Allan Kardec.

• Dr. Bezerra de Menezes | Mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, na reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB, no dia 27 de novembro de 1983, em Brasília, DF, no lançamento da campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

“Na atualidade, depois das experiências realizadas em toda parte, a fim de facilitar a compreensão do Espiritismo pelo estudo correto, é indispensável que o programa de estudo sistematizado seja oferecido sem o elitismo que levaria as mentes àquela condição antiga dos ocultistas, selecionando esoteristas de exoteristas, iniciados de profanos, mas reunindo-os todos sob a mesma programação, em que cada qual haurirá o conhecimento dentro das suas possibilidades intelectomorais, daí extraindo o indispensável para estabelecer no íntimo o Reino dos Céus. Isto porque o Espiritismo é doutrina fácil de ser assimilada, simples na sua estrutura para ser compreendida, mas não vulgar para ser interpretada. [...] Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao largo dos anos, num esforço hercúleo para interessar os neófitos no conhecimento consciente da Nova Revelação, é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo”.

 

Por esses e outros motivos, a USE Regional de Araçatuba faz o convite!

ARAÇATUBA

Dia 27 de setembro, às 9 horas, no Centro Espírita Luz e Fraternidade

Rua São Vicente, 336, bairro Paraíso

INFO: 99764.1720, com Roberto César ou 99145.4735, com Sirlei Nogueira

 

Araçatuba, Setembro de 2015

 

C:\Users\imprensa\Desktop\Sirlei_Edição\OUT\USE\USE_Logo (1).jpg

 

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

 

Palestra em homenagem a Kardec no C.E. Ubirajara

Rio da Janeiro, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

Informativo semanal Zilda Gama

São Paulo, SP

 

AVISOS

 

·       Juventude Zilda Gama – Domingos às 10h

·      1 ano de Juventude Espírita Zilda Gama – 04/10 – 16h – palestra especial com Deusa Samu

·       Grupo da Melhor Idade – sextas-feiras, as 8h30. Convidamos todos a participar dessa nova atividade. Diversão, arte, vivência, porque a vida merece ser vivida intensamente sempre!

 

22/09/2015 – Hoje                                        20h – Reunião Pública

Orador: Izaias Claro

Tema: Viva Mais! Vença e previna a depressão.

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

23/09/2015 –  próxima quarta                        20h – Reunião Pública

Oradora: Glaucio Cordeiro                                 FEESP

Tema: Ingratidão dos filhos

 

26/09/2015 – Próximo Sábado                    15h – Reunião Pública

Orador: a definir                

Tema:

 

29/09/2015 – Próxima Terça                        20h – Reunião Pública

Orador: Fernando Reis                                      CE Zilda Gama                 

Tema: O Reino de Deus

 --

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

1º. Encontro Regional Sobre Drogadição

Birigui, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra musicada  com Allan Vilches no LELA

Diadema, SP

 

 

PALESTRA MENSAL

26/09/2015 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "EVANGELHO MUSICAL"

PALESTRANTE: "ALLAN VILCHES "

PALESTRA ALLAN VILCHES.png

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS E/OU PRODUTOS

DE HIGIENE PESSOAL EM PROL DA TRASITÓRIA CASA DO CAMINHO

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.lela.org.br

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

https://www.facebook.com/leladiadema

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

2º VÍDEO 16º Congresso Espírita da Bahia FEEB –

 Inscrições Abertas. Salvador, BA

 

 

FEEB realiza 16º Congresso Espírita da Bahia

 

O evento faz parte das comemorações do centenário da instituição e está com inscrições abertas a valores promocionais até 15 de setembro

 

 

Amigos queridos, vocês clicando com muito amor na figura abaixo, vocês assistirão o segundo vídeo do Amoroso Congresso Espírita da Bahia. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=2e2A7AyEwTs&feature=youtu.be


A Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) inscreve para o 16º Congresso Espírita da Bahia, que ocorrerá de 30/10 a 02/11/2015 no Fiesta Convention Center (Av. Antônio Carlos Magalhães, 711 - Itaigara, Salvador – BA). O evento faz parte das comemorações do centenário da instituição e reunirá representantes do movimento espírita em âmbito nacional e internacional em quatro dias de atividades. As inscrições podem ser realizadas no site da FEEB (www.feeb.org.br) com valores promocionais até o dia 15 de setembro.

 

O Congresso deste ano abordará o tema Ampliando a Consciência de Imortalidade e apresenta o Espiritismo como o saber capaz de superar o materialismo e os problemas decorrentes da sua prática, mediante a reformulação de crenças e a aquisição de novos hábitos.

 

André Luiz Peixinho, diretor presidente da FEEB, afirma, em seu artigo homônimo (disponível no site da instituição) que, mesmo decorridos um século e meio da codificação da Doutrina Espírita e suas revelações referentes à vida espiritual, a sociedade cada vez mais está impregnada de concepções materialistas, ao negar progressivamente antigas lições espirituais, religiosas e filosóficas, e se deleitar com os avanços tecnológicos. “Por desconhecer realidades espirituais, a sociedade centra-se na busca das posses materiais, da exaltação da juventude corporal, ou desce os despenhadeiros comportamentais através do uso de drogas. Persistentemente, luta por direitos pessoais, mas mantêm preconceitos de raça, cor, sexo, religião, além de experimentar a afirmação de seu poder, mediante a destruição individual ou coletiva dos outros”, analisa Peixinho.

 

16º Congresso Espírita da Bahia, de forma inédita, promoverá durante sua programação o I Colóquio de Espiritismo da Bahia, que reunirá pesquisadores, estudiosos e interessados da área de espiritualidade e da própria Doutrina Espírita.

 

Palestrantes: 16º Congresso Espírita da Bahia contará com a participação de representantes do movimento espírita nacional e internacional. O evento já tem confirmado nomes como Divaldo Pereira Franco (BA), espírita e médium com forte atuação em obras assistenciais no estado e publicações de livros psicografados da Doutrina Espírita em todo o mundo; Charles Kempf (Paris/ França), secretário geral do Conselho Espírita Internacional (CEI);Haroldo Dutra (MG), conferencista espírita, paleontólogo e estudioso dos textos da Bíblia; Margaret Áquila (SP), musicista e psicanalista, pesquisadora em estudos metafísicos, espíritas e de autoconhecimento, dentre outros.

 

Sobre a Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) - A FEEB é órgão federativo de âmbito estadual, fundado por José Petitinga em 25 de dezembro de 1915 com o nome de União Espírita Baiana. A instituição tem como objetivo congregar as sociedades espíritas do Estado e promover e incentivar a difusão e a prática do Espiritismo, codificado por Allan Kardec. A FEEB representa a Bahia no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira (FEB), bem como na Comissão Regional Nordeste do mesmo Conselho.

 

16º Congresso Espírita da Bahia – Ampliando a Consciência de Imortalidade

Quando: De 30 de outubro a 02 de novembro de 2015.

Onde: Fiesta Convention Center (Av. Antônio Carlos Magalhães, 711 - Itaigara, Salvador – BA).

Inscrições: www.feeb.org.br

Quanto: a partir de R$ 100.

Mais informações: FEEB: Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110, Bela Vista de Brotas, Salvador.

Telefone: 71 3359-3323

Realização: FEEB

 

Assessoria de Comunicação - Federação Espírita do Estado da Bahia

Endereço: Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110, Bela Vista de Brotas Salvador - BA
Email: [email protected] / [email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

XXIX Encontro Fraternal com Divaldo Franco

na Creche Amélia Rodrigues. Santo André, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Miguel Sardano)

 

 

 

Divaldo Pereira Franco. Encontro Fraternal 2014. Santo André, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

4º. Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

IV Mês Espírita de

Belford Roxo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 

Teatro: “Maria de Nazaré”

Jacareí, SP

 

 

(Informação recebida em email de carlos roberto monteoliva [[email protected]])

 

 

Festa da Primavera – LELA

Diadema, SP

 

Festa da Primavera 2015.png

 

(Informação recebida em email de Divulgacao Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Boletim do Conselho Espírita Internacional

Download

 

Caros amigos

O Boletim 57 do Conselho Espirita Internacional esta finalizado e pode ser retirado pelo prazo de 7 dias,
neste link:  https://fil.email/17rC5Y

apos uma semana, somente para download no website do Conselho Espirita Internacional.. Como eh um arquivo grande,com 16 paginas e muitas fotos, eh impossivel enviar por e-mail.

Assim, nao percam de fazer o download, para posterior envio a todos os grupos e centros espiritas de seu pais, assim, como os interessados.  Em breve nos demais idiomas, comos empre, a saber:

Espanhol, Frances, Esperanto, Ingles, Alemao, Russo..e para os idiomas que desejarem traduzir.

Sempre grata de coracao a Marinalva da CEA Argentina, pelo suporte na composicao e revisao da grafia do Boletim em Portugues, ao Gustavo da CEA, por contactar os paises, para esse numero, traduzir e organizar. Enfim, sem esses colaboradores impossivel dar sequencia ao Boletim.  Toda ajuda sempre benvinda... Somos o CEI.

Abracos

elsa

 

 

(Informação em email de Elsa Rossi repassado por César Perri)

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Ceak News

Holambra, SP

 

Você está recebendo o Ceak News

Abrir este email no seu navegador

 

 

Inauguração do Centro de Estudos Espíritas Therezinha Oliveira

 

"Dia 26 de setembro, sábado, às 19.30 horas,  na cidade de Americana, na Rua Heitor Siqueira 820, Jardim São José (Praia Azul), surgirá mais um ponto de luz, o Centro de Estudos Espíritas Therezinha Oliveira.

 

É um preito de gratidão à saudosa irmã, Professora Therezinha Oliveira, desencarnada em 28 de agosto de 2013 e que deixou entre nós as marcas profundas de dedicação à tarefa de divulgar o Consolador.

 

Solicitamos  a gentileza de divulgar este memorável evento."

 

CONTATO: Valdecir Borges, celular: 19-99951-4596

 

Copyright © 2015 Ceak Holambra, Todos os direitos reservados.
Ceak Holambra


Nosso Endereço é::

Centro Espírita Allan Kardec

Rua Begônias, 174

Praça dos Crisântemos

 

Jardim Holanda - Holambra - SP

Cep.: 13.825-000


Não quero mais receber esses emails    Atualizar preferencias de cadastro 

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 

 

O Suicídio e a Esperança em Cristo

 

 

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2015/09/o-suicidio-e-esperanca-em-cristo.html

http://paespirita.blogspot.com.br/2015/09/o-suicidio-e-esperanca-em-cristo.html

 

Hoje, 20 de setembro de 2015, enquanto voluntários em Florianópolis, na Beira-mar Norte, fazem caminhada oficial do Setembro Amarelo, no período de 15-17 horas, para a prevenção do suicídio, em solidariedade, caminho nas teclas do computador.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) por meio de suas comissões para o Estudo e a Prevenção ao Suicídio, vem envidando esforços para reduzir, em nosso meio, os trágicos números da mortalidade por suicídio.

A ABP revela a existência de doze mil óbitos em 2012, número certamente subestimado, e aponta para a necessidade da sensibilização da sociedade, diante da gravidade do problema.

O suicídio é tema tabu, com estigmas de origem histórico-cultural, como observado com ciganos, umbandistas, negros e outros (12).  No suicídio, a sensibilização-educação da comunidade é fundamental para a prevenção e a preservação de vidas.

Por se considerado um grave problema de saúde pública educadores em saúde procuraram dar transparência ao tema. Assim surgiu um símbolo de vida e esperança, para nós um símbolo de esperança em Cristo, o  “Programa de Prevenção de Suicídio Fita Amarela”, em 1994.

Com palavras de ajuda e esperança, colocadas em papel amarelo,  dirigidas aos adolescentes o programa tornou-se internacional. A fita amarela começou em 1997 e foi acolhida em mais de 47 países.

O dia mundial de prevenção ao suicídio passou a ser 10 de setembro. Na realidade todo o mês deve ser priorizado pelos que sabem que a “vida é a melhor saída, a melhor opção, a melhor forma de superar qualquer dor”  e que muitos ainda não receberam a dádiva dessa informação.

Toda a sociedade precisa estar a par de que há necessidade de estimular ações diversas multiplicadoras de prevenção, conquistando aliados para essa importante missão.

Certamente a mídia poderá oferecer contribuição durante todo o mês e ações diversas como, os artigos, as notícias, as palestras, os e-mails e iluminação de símbolos, com a luz amarela.

Outro recurso, de grande alcance, é a utilização das redes sociais para a divulgação da logomarca do “setembro amarelo”. Afinal, é caridade compartilhar esta ideia de que “falar de suicídio pode salvar vidas”.

A Espiritualidade vem falando e dando grande contribuição com Chico Xavier e outros.

Emmanuel, no livro A Justiça Divina (1), diz “que devemos escutar o companheiro que torna do Além, aflito e desorientado, e aprenderemos, em silêncio, que todo egoísmo gera o culto da morte”.

 O Espírito amigo adverte: “Se podes verificar a tortura dos desencarnados em trevas, aproveita a lição.”

No plano espiritual a fatura sempre chega. No hoje e agora, é melhor não planejar o suicídio.

Discutindo a influência perniciosa das ideias materialistas e o suicídio, fizemos perguntas. (2)

Pessoas materialistas são espíritos reencarnados?

Se a resposta é sim, como podem existir materialistas se são espíritos que tendo passado pelo mundo espiritual deveriam dele ter alguma intuição?

Nesse estágio de vida, sem corpo material, não desenvolveram a inteligência espiritual (QS)?

A resposta, com Kardec, vem lembrar, de novo, a Justiça Divina. Essa intuição é recusada a espíritos que, conservando o orgulho, não se arrependeram de suas faltas. Para esses a prova consiste na aquisição, na vida corporal e à custa do próprio raciocínio, da prova da existência de Deus e da vida futura. Muitas vezes, porém, a presunção de nada admitir, acima de si, os empolga e absorve. Assim, sofrem eles a pena até que, domado o orgulho, se rendem à evidência.

Companheiros nessa situação são difíceis de serem ajudados? Certamente que sim, mas Emmanuel, no livro “Amigo” (3), nos chama a atenção de que “não nos é lícito esquecer que os suicidas, na Espiritualidade, não são órfãos da Misericórdia Divina, e, por isso mesmo, inúmeros benfeitores lhes propiciam o socorro possível.” 

Quanto a nós, ensina que “não existem problemas sem solução e que por mais pesada a carga de sofrimento em que nos vejamos, devemos seguir em frente, trabalhando e servindo, lançando um olhar para a retaguarda, de modo a verificar quantas criaturas existem carregando fardos de tribulações muito maiores e mais constrangedores do que o nosso.”

Certa vez fui ouvir um orador que inicialmente disse tudo sem utilizar palavras. Ele  chegou ao Centro Espírita de ambulância deitado numa maca. (4)

Diz Emmanuel que “o melhor meio de nos premunirmos na Terra contra o suicídio, será sempre o de nos conservarmos no trabalho que a vida nos confia, porque o trabalho, invariavelmente dissolve quaisquer sombras que nos envolva a mente”

O “Programa de Prevenção de Suicídio Fita Amarela” se inicia em 1994. Anos antes, década de 1970, surgia a Campanha Permanente Espírita de Evangelização (5), com o propósito de fazer chegar à criança e ao jovem, no período mais propício, a escala de valores da Ética Espírita.

 Assim, como o orador referido anteriormente, essa criança depois no estágio adulto espiritualizado poderia resistir à atmosfera estressante das grandes cidades, com o recurso da prece.

As atividades no Centro Espírita funcionariam como dose de reforço de vacina aplicada, pelos pais, nos lares de origem (6)

Na realidade já contamos 100 anos de Evangelização (7). Na década de 1980, próximo do inicio da Campanha Permanente, o perfil suicida era o de um homem com mais de 55 anos, morador de grandes cidades, agnóstico, socialmente isolado, fisicamente doente,sem antecedentes psiquiátricos e alcoólatra moderado. (8)

 Em 2007/8, examinando as tentativas de suicídio em um Hospital Universitário, vamos encontra-lo na faixa etária 10 à 49 anos (83,6%). 50,8% eram mulheres, com problemas de relacionamento amoroso(12,3%)  e nas relações familiares(13,1).  Os pesquisadores enfatizam, nas tentativas de suicídio, o achado de 50,9 de portadores de transtorno mental, usuários de substâncias de abuso, problemas de relacionamentos e econômicos, chegando a conclusão da necessidade da implantação de programas de vigilância e prevenção ao suicídio. (9)

Uma boa providência foi tomada em Florianópolis, Santa Catarina. A Associação de Psiquiatria firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para a capacitação das equipes de Saúde da Família em prevenção ao suicídio.  Para essa prevenção, entre nós, pensemos na capacitação das equipes de Evangelização Espírita, não apenas para o período infantil, uma vez que pais e educadores são peças fundamentais (10).

Uma parte da população passa pelo problema do transtorno afetivo bipolar e necessitam de diagnóstico precoce e tratamento, que oferece bons resultados. Aprendi, com um colega de universidade, o Dr. Quadra, que “Viver é Resistir”, mesmo que tenha que apelar para aquele elemento químico, de número atômico 3, massa atômica 7, e, que contem na sua estrutura três prótons e três elétrons.

Quando eu morrer, espero de forma natural,  não quero choro nem vela.  Quero uma fita amarela (11) lembrando esse setembro, lá em Floripa.

No leito do hospital, antes da prova final, aceito orações de qualquer religioso. Orem, por mim, Ave Maria. Apelem para Santa Clara ou, sem preconceito, para Santa Sara, pois se estiver em sofrimento, mesmo assim, desencarno feliz, sem medo da fatura (12).

Não deixe para depois, faça agora um exercício prático com auxílio de Schubert em 13. 

 

Leitura e vídeos opcionais

 

1. Livro. Justiça Divina.

http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/chicoxavier/justicadivina.pdf

2.  Influência Perniciosa e Suicídio.

 http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2014/12/influencia-perniciosa-e-suicidio.html

3.Livro.  Amigo.

http://tendadeoxala.com.br/downloads/livros/171%20-%20%20(Chico-Emmanuel)%20-%20Amigo.pdf

4.  https://www.youtube.com/watch?v=tP4H6f32wkQ

5.  http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/comemoracao-aos-100-anos-da-evangelizacao-espirita/

http://www.dij.febnet.org.br/familia/familia-e-evangelizacao/campanha-da-evangelizacao-espirita-35-anos/

6. Reformador, 99 (1823): 61-64.

http://www.sistemas.febnet.org.br/acervo/revistas/1981/WebSearch/page.php?pagina=33

7.  http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/100_ANOS_DA_EVANGELIZ_ESPIRITA_LCF.html

8. Reformador, 99 (1833): 387-392.

http://www.sistemas.febnet.org.br/acervo/revistas/1981/WebSearch/page.php?pagina=361.

9.   Perfil do portador de comportamento suicida atendido em hospital universitário. Rev enferm UFPE OnLline., Recife, 9(9): 9188-96, set., 2015.

10.  http://issuu.com/merchita/docs/el_suicidio_en_la_infancia__campa__?e=8707178%2F30122310

https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga/

11.   https://www.youtube.com/watch?v=90cCTCMJuyY

12.   http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/PRECON_EXCLUSAO-ESP-UMB-CIG_LCF.html

13.  https://www.youtube.com/watch?v=pwp1CH5R-w4

 

 

(Recebido em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 

Uma sólida amizade

 

 

No século IV a.C., em Siracusa, na Sicília, havia dois amigos inseparáveis.

Certo dia, o rei Dionísio aborreceu-se ao tomar conhecimento de certos discursos que Pítias vinha fazendo.

O jovem pensador andava dizendo ao público que nenhum homem devia ter poder ilimitado sobre outro. E que os tiranos absolutos eram reis injustos.

Preso, Pítias reafirmou as suas ideias. O que dizia ao povo era a verdade e, portanto, a sustentaria, custasse o que custasse.

Acusado de traição, foi condenado à morte. Como seu último desejo, pediu ao rei que o deixasse dizer adeus à sua mulher e filhos e pôr os assuntos domésticos em ordem.

Dionísio riu do desejo do condenado.

Vejo que, além de injusto e tirano, você também me considera um tolo. Se sair de Siracusa, tenho certeza que nunca mais voltará, disse o rei.

Foi nesse momento que Damon adiantou-se e ofereceu-se como garantia. Ficaria em Siracusa como prisioneiro, até o retorno do amigo.

Pode ter certeza de que Pítias voltará. Nossa amizade é bem conhecida.

Ainda um tanto desconfiado, Dionísio examinou os dois amigos. Alertando Damon que, se Pítias não voltasse, ele morreria em seu lugar, aceitou a oferta.

Pítias partiu e Damon foi atirado na prisão. Muitos dias se passaram. Pítias não voltava e o rei foi verificar como estava o ânimo do prisioneiro.

Seu tempo está chegando ao fim, sentenciou Dionísio. Será inútil implorar misericórdia. Você foi um tolo em confiar em seu amigo. Achou mesmo que ele voltaria para morrer?

Com firmeza, Damon respondeu: É um mero atraso. Talvez os ventos não lhe tenham permitido navegar. Talvez tenha tido um imprevisto na estrada. Guardo a certeza de que, se for humanamente possível, ele chegará a tempo.

Dionísio admirou-se daquela confiança.

Chegou o dia fatal. Damon foi retirado da prisão e levado à presença do carrasco.

Lá estava o rei, sarcástico, gozando sua vitória.

Parece que seu amigo não apareceu. Que acha dele agora?

É meu amigo. Confio nele, foi a resposta de Damon.

Nem terminara de falar e as portas se abriram, deixando entrar Pítias cambaleante.

Estava pálido, ferido e a exaustão lhe tirava o fôlego. Atirou-se nos braços do amigo.

Graças aos céus, você está vivo. – Falou, soluçando. Parece que tudo conspirava contra nós. Meu navio naufragou numa tempestade. Depois, bandidos me atacaram na estrada.

Recusei-me, contudo, a perder a esperança e aqui estou. Estou pronto para cumprir a minha sentença de morte.

Dionísio ouviu com espanto as palavras. Era-lhe impossível resistir ao poder de tal lealdade.

Emocionado, declarou: A sentença está revogada. Jamais acreditei que pudessem existir tamanha fé e lealdade na amizade. É justo que ganhem a liberdade. Em troca, porém, peço um grande auxílio.

Que auxílio? - Perguntaram os amigos.

Ensinem-me a ter parte em tão sólida amizade.

*   *   *

Amizade é mais que afinidade. Envolve mais que afeição.

A amizade genuína requer tempo, esforço e trabalho para ser mantida. Amizade é algo profundo.

De fato, é uma forma de amor.

Redação do Momento Espírita, com base
 em texto atribuído ao romano Cícero.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 5, ed. FEP.
Em 22.9.2015.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Dionísio chama a atenção de Dâmocles para a espada pendurada acima dele. Óleo sobre tela de Richard Westall

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dionysius_II_of_Syracuse#/media/File:Damocles-WestallPC20080120-8842A.jpg

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]