Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 29 de setembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/29-09-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/29-09-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

28-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/28-09-2015.htm

26-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/26-09-2015.htm

25-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/25-09-2015.htm

24-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/24-09-2015.htm

23-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/23-09-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

Muito difundida foi a crença na suposta maldiçao a quem violasse as sepulturas dos Faraós egípcios.

A relacionada à descoberta da tumba de Tutancâmon se tornou a mais conhecida.

Na foto a máscara mortuária do faraó exposta no Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

 File:The Moment Carter Opens the Tomb.JPG

Howard Carter, agachado, um trabalhador egípcio e Arthur Callender

durante a abertura da tumba de Tutancâmon.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:The_Moment_Carter_Opens_the_Tomb.JPG  

 

 

Os pais como jardineiros

 

 

Com efeito, no planeta do principezinho havia, como em todos os outros planetas, ervas boas e más. Por conseguinte, sementes boas, de ervas boas; sementes más, de ervas más.

Mas as sementes são invisíveis. Elas dormem no segredo da terra até que uma cisme de despertar.

Então ela espreguiça, e lança timidamente para o sol um inofensivo galhinho.

Se é de roseira ou rabanete, podemos deixar que cresça à vontade. Mas quando se trata de uma planta ruim, é preciso arrancar logo, mal a tenhamos conhecido.

*   *   *

Podemos ler nas palavras do inspirado Saint-Exupéry uma síntese sobre a educação.

Como pais somos jardineiros, e quanto mais atentos e dedicados formos, mais belo poderá ser nosso jardim.

Nossos rebentos trazem sementes invisíveis, plantadas em outras eras – são suas tendências. Estão debaixo da terra. Ninguém sabe o que são e quando irão se manifestar.

Não são terra virgem. Somente um olhar apressado e desatento julga dessa forma.

E quando essas primeiras tendências despontam, só o jardineiro alerta, que cuida da planta diariamente, consegue perceber.

Há cultivadores que só vão notar suas plantas depois de crescidas, quando os galhos já estão fortes, quando a poda do que não é bom já é muito mais difícil.

Não só isso. Perdem também o prazer de vê-las em todas suas fases de desenvolvimento, com suas peculiaridades e belezas.

Porém, quem está ali, com os olhos na terra, percebe logo, e se não for coisa boa, como roseira ou rabanete, trata logo de podar.

Isso significa que as tendências negativas, quando são observadas e trabalhadas desde cedo, têm mais chances de serem modificadas. O trabalho é árduo, mas quanto mais cedo começar, mais amplas as possibilidades de sucesso.

Por que você está agindo assim, meu filho?

Você tem ideia de como o outro está se sentindo com o que você fez?

Não é melhor dividir? Você está com raiva? Vamos conversar sobre ela?

Podar, na linguagem aqui utilizada, não significa abafar sentimentos negativos, ou proibir as crianças e jovens de sentirem isso ou aquilo. Não, isso só agrava a questão.

A poda aqui é um aparar cuidadoso, um enfrentamento dos conteúdos íntimos que se faz abertamente, inclusive, por vezes, com auxílio de profissionais da área, dependendo do caso.

Recriminar ou proibir, simplesmente, esse ou aquele sentimento ou comportamento, sem trabalhá-los, sem procurar entender suas matrizes nas crianças, traz prejuízos enormes, como recalques e frustrações.

O horticultor atencioso celebra a chegada das plantas boas e trata de regá-las, iluminá-las, dar-lhes boas condições para que cresçam com vigor.

Bons pais reforçam os comportamentos positivos de seus filhos e não apenas corrigem e punem o tempo todo.

Parabéns pelo seu esforço! Você mereceu esta vitória! É mérito seu. Gostei muito desta sua atitude! Faça isso sempre! Você agiu corretamente nesta situação. Estou muito feliz!

É um trabalho diário, é um cuidado minucioso com cada filho, atendendo cada planta em sua necessidade específica, pois esta planta tem certas características e aquela tem outras. É uma verdadeira arte.

Por isso, como pais, não descuidemos deles. Se assumimos esta missão tão importante, sejamos os melhores jardineiros possíveis dentro das nossas possibilidades e limitações.


Redação do Momento Espírita, com base em texto do livro
O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, ed. Agir.
Em 28.9.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Lolium temulentum (Joio ou Cizânia)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Illustration_Lolium_temulentum0.jpg

Plantação de  trigo  na região de Cambe, PR, Brasil. Foto Ismaerl Gobbo

 

 

Registro. Oficina sobre como melhorar a gestão da Casa Espírita

Lima, Perú

 

25-09-2015

 

Registro Taller de Gestión por la UEK - Lima Perú

 

Queridos hermanos:

Con gran satisfacción compartimos el registro del Taller "Herramientas para mejorar la gestión de la Casa Espírita", que enfocó los temas de liderazgo y comunicación, a cargo de los Hnos. Isabel Loo Fernández y David Ochoa Jara, el viernes 25 de setiembre, en Lima-Perú.

 

Agradecidos por la participación de más de 40 trabajadores espíritas, confiamos en que los conocimientos recibidos y el intercambio de ideas dará frutos en cada corazón espírita, llevándolo a asumir nuevos compromisos y retos.

 

Sigamos en la siembra por un Perú Espírita.

Con votos de paz,

Unión Espírita Kardecista

Lima – Perú

 

*********************

 

 

(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

Registro. XXIX Encontro Fraternal com Divaldo Pereira Franco

Santo André, SP

 

 

27-09-2015

 

Neste domingo, dia 27 de setembro, o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco participou do XXIX Encontro Fraternal na cidade de Santo André/SP. O evento ocorreu durante todo o dia na sede da Instituição "Amélia Rodrigues" e contou com um público de cerca de 4000 pessoas.

 

No período da manhã, das 9h às 12h, Divaldo realizou um minisseminário sobre o amor.

 

Como preâmbulo do tema central, o médium recorreu às propostas dos eminentes psiquiatras Viktor Frankl e Carl Gustav Jung que ressaltam a necessidade de a criatura humana eleger um sentido psicológico profundo para a sua existência e vivenciá-lo ao longo da jornada carnal. A denominada terapêutica do sentido da vida seria indispensável para que todos pudéssemos ter resistências morais para os embates do dia-a-dia. Nesse sentido, surgiria o amor como o mais excelente e eficiente sentido existencial para uma vida saudável, de equilíbrio, pacífica e feliz. O amor, na sua manifestação mais ampla, seria, de fato, a solução para todas as intrincadas problemáticas do ser humano.

 

Analisando a interação mente-corpo ou, ainda, Espírito-perispírito-corpo físico, a tríade que compõe o ser reencarnado, foi explicado que cada indivíduo é um universo em si, que deve ser descoberto, compreendido e cuidado, e que todas as manifestações de nosso ser iniciam-se no pensamento. De modo a corroborar esse ensinamento espírita,  Divaldo falou das pesquisas dos Drs. David Bohm e Stewart Wolf, ambos físicos quânticos, que afirmaram que os pensamentos e as emoções influenciam os eventos quânticos, gerando, inclusive, alterações na forma de nosso DNA. Pensamentos e emoções negativos deformariam o nosso DNA e comprometeriam a nossa atividade imunológica, levando-nos a estados de doença, enquanto que os pensamentos e as emoções superiores teriam um efeito fomentador do equilíbrio e da saúde integral em nós. O equilíbrio de nosso universo particular, tanto quanto do universo infinito, estaria fundado na lei de Amor.

 

Avançando em suas reflexões em torno do tema, Divaldo discorreu sobre a "lei de Amor", conforme as instruções espirituais contidas no capítulo XI de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", elucidando que no início de nosso processo evolutivo na condição humana vivemos mais instintivamente, mas que na medida em que ocorre o nosso progresso intelecto-moral, desenvolvemos as sensações, as emoções e, finalmente, os sentimentos nobres, cuja culminância é o sentimento do amor universal. Isso dar-nos-ia uma compreensão mais profunda a respeito de nosso estágio evolutivo e de como experimentamos o amor em nossas vidas, ou seja, ainda numa condição mais instintiva, sensorial, sexual.

 

Nesse ponto do seminário, o enfoque foi sobre o amor de natureza sexual e as experiências humanas nesse contexto. Foi demonstrado como o amor sexual ainda tem primazia na vida da maioria das criaturas humanas, muitas vezes em detrimento do amor espiritual, ficando isso evidente quando, na História da Antiguidade Clássica, encontramos as figuras mitológicas dos deuses Eros e Cupido, os quais, de alguma forma seguem idolatrados por grande parte da sociedade contemporânea. Divaldo abordou os tormentos do sexo em desalinho, os desvios da libido e a terapêutica espírita para a condução equilibrada das forças sexuais, que, segundo destacou, devem ser aproveitadas sim, porque divinas, mas dentro de uma conduta moral muito séria, a fim de que possam proporcionar-nos a plenificação espiritual. 

 

Retomando a sua fala inicial, Divaldo concluiu o seminário reafirmando que o Amor, esse sentimento sublime e que foi ensinado e vivenciado de maneira incomparável por Jesus, é a solução para todos os males, conflitos e crises da Humanidade; que devemos eleger o Amor , incluindo-se nessa proposta o auto-Amor, como a meta essencial para a nossa existência, insistindo, sem tréguas, nesse ideal redentor, que nos conduzirá aos estados interiores de alegria, segurança e paz.

 

No período da tarde, houve várias apresentações musicais e também um período de algumas horas em que Divaldo Franco esteve à disposição de um imenso público para autógrafos e cumprimentos.

 

No início da noite, às 18h, o médium retornou ao palco principal para a conferência de encerramento do encontro.

 

Suas primeiras colocações foram no sentido de que a manifestação excelente do Amor constitui o grande desafio de todas as pessoas. Conforme esclareceu Divaldo, a Terra é um planeta que serve para experiências reencarnatórias de Espíritos ainda não muito desenvolvidos sob os aspectos moral e espiritual. Isso explicaria por que todos trazemos tantas heranças negativas de existências passadas, conflitos psicológicos profundos, hábitos e paixões inferiores de difícil superação. Considerando o processo de evolução espiritual, ainda estaríamos mais próximos do estágio dos instintos e das sensações, do que do estágio dos sentimentos nobres, da vivência do amor universal, da razão e da intuição.  Todos esses aspectos ainda inferiores de nosso ser constituiriam a nossa sombra, segundo o pensamento do psicanalista americano Dr. James Hollis. A nossa tarefa na Terra, portanto, seria a de trabalharmos para que essa sombra fosse iluminada e, assim, diluída, num processo conhecido como individuação.

 

Essa proposta do Dr. James Hollis estaria perfeitamente concorde com a orientação da Psicologia Espírita, porquanto, ao definir o verdadeiro espírita ou o verdadeiro cristão, Allan Kardec referiu-se à necessidade imperiosa de os indivíduos empreenderem todos os esforços possíveis para se transformarem moralmente para melhor e evitarem ser arrastados por suas más inclinações.

Divaldo esclareceu que para a realização desse processo de individuação - ou transformação moral para melhor-, é necessário que nos utilizemos das ferramentas do amor e do autoamor, conforme recomendação terapêutica de Jesus, exarada no amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, assim como a si mesmo. É fundamental, segundo o médium, que na viagem do autodescobrimento utilizemo-nos do amor para que não sejamos os carrascos de nós mesmos, num comportamento autopunitivo, e nem nos tornemos coniventes com os próprios erros, porque o autoamor nos convida ao dever de nos melhorarmos de pouco a pouco, para que nos libertemos do sofrimento.

 

Para ilustrar o poder transformador do amor, foi narrada uma comovente história de uma jovem ludibriada por seu namorado e que acabou nas malhas terríveis da prostituição sexual. Essa jovem, após ouvir uma palestra espírita, na qual fora narrada a vida de Maria Madalena, foi tocada profundamente pelo exemplo de transformação radical da ex-meretriz de Magdala e, por sua vez, sentindo o poder de atração do amor de Jesus, decidiu-se por abandonar definitivamente a vida de meretrício, posteriormente consorciando-se e tendo catorze filhos, sendo alguns adotivos, demonstrando que não importa o nosso passado, mas sim o que fazemos de nossas vidas no presente. O amor, esse "sol interior que reúne em seu foco ardente todas as aspirações sobre-humanas", seria, sem dúvida, a mais poderosa força de transformação e sublimação de vidas.

 

Na conclusão da conferência, utilizando-se da mediunidade psicofônica com transfiguração de Divaldo, Dr. Bezerra de Menezes (Espírito) ofereceu belíssima e profunda mensagem a todos os presentes, afirmando que trazemos em nós uma chispa divina, que é a própria presença de Deus na criatura humana. Dirigindo-se aos espíritas-cristãos, Dr. Bezerra falou da honra de conhecemos o Evangelho de Jesus e da imensa responsabilidade que paira sobre nós em virtude desse conhecimento, porquanto já estamos conscientes de que a nossa vida deve ter um sentido ético-moral muito profundo e que a existência terrena deve ser bem aproveitada no cumprimento de nossos deveres morais, a fim de que, quando a morte física nos arrebatar do corpo, a nossa consciência esteja tranquila e não experimentemos as angustiantes perturbações dos que malbaratam a oportunidade reencarnatória. O nobre benfeitor espiritual concluiu sua mensagem dizendo que todos fomos criados para a glória estelar e que devemos bendizer as dores e a agradecer a dádiva da purificação espiritual, amando o quanto pudermos e servindo o quanto possível, porque o serviço ao próximo representa a própria paz de Deus em nós.

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Registro. 29º Encontro Espírita da Região Tocantina

Imperatriz, MA

 

A cidade de Imperatriz (Maranhão) sediou o 29º Encontro Espírita da Região Tocantina, nos dias 25 a 27 de setembro. O programa tendo como tema central “O Céu e o Inferno. 150 anos de esperanças e consolações”, contou com palestra de abertura por Antonio Cesar Perri de Carvalho (DF) que juntamente com Eden Lemos (RN) e Cosme Massi (Pr) desenvolveram os temas durante os dias subsequentes e atenderam a perguntas. Houveram entrevistas para rádios e TV local. Compareceram representantes dos oito centros da cidade e de toda a região. O evento foi realizado na sede da OAB e foi coordenado por Ana Celis, do Conselho Municipal Espírita de Imperatriz e apoiado pela Federação Espírita do Maranhão, contando com o comparecimento do presidente Osmir Freire, do vice José Lopes e do diretor Fábio Carvalho. Na tarde do dia 27, a FEMAR promoveu um diálogo dos dirigentes de centros com Cesar Perri. Informações: http://www.femar.org.br/site; https://www.facebook.com/federacaoespiritamaranhao?fref=ts; https://www.facebook.com/groups/462982850408915/?pnref=story

 (Informação em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Dirigentes da FEMAR com Perri.

Mesa com os expositores: César, Cosme Massi e Eden Lemos.

César Perri. Imperatriz, MA

Imperatriz, MA. Reunião de dirigentes com Perri.

Imperatriz, MA. Presidente da FEMAR abre o Encontro.

 

 

Conferência no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 2 de outubro de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema ALLAN KARDEC E O APARECIMENTO DO ESPIRITISMO NO MUNDO.

Em véspera de aniversário de Allan Kardec, a palestra irá incidir sobre a vida deste homem e qual a responsabilidade que teve no aparecimento do espiritismo no planeta.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

1º. Feirão Beneficente pró Remanso Fraterno

Niterói, RJ

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Divaldo Pereira Franco na CEA

Buenos Aires, Argentina

 

Divaldo Franco en la Argentina

 

Painel decorativo na estação de metrô “Plaza Itália” em Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

IEEF - V Simpósio de Filosofia Espírita

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

8º. Congresso Alemão de Medicina da Alma- AME Internacional

Bad Honnef, Alemanha

                                                                                              

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Fernanda Marinho Gobel)

 

 

Informes do 3º. Congresso Sudamericano

Santiago, Chile

                                                                               

Estimados hermanos en las lides Espíritas:

 

¡Bendiciones y lindo día de trabajo!

Tenemos en la WebPag del 3er Congreso Espirita Sudamericano www.3congresoespiritasudamericano.com dos novidades que queremos compartir con todos:

 

1-- Presentamos la sección de Inscripción de Extranjeros también en Portugués
2-- Tenemos numero WhatsApp que es +56 9 59045857

 

Aprovechamos de pedir a todos que vayan al facebook del congreso y dejen su "me gusta" www.facebook.com/3ercongresoespiritasudamerica


¡Muchas Gracias!

 

Por favor divulgar a sus contactos!!

 

 

CEEBN Centro de Estudios Espirita Buena Nueva

www.espiritismo.cl

[email protected]

Comisión Organizadora del 3er Congreso Espirita Sudamericano

 

 

(Informações  recebidas em emails de Congreso Espirita 2015 [[email protected]] e de Simoni Privato Goidanich)

 

Vista de Santiago, Chile,  a partir do Cerro Santa Lucía. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Acolhimento Fraterno: O Amor em Ação –

Centro Fraterno Luz e Caridade. Salvador, BA

 

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

2º Encontro "Sob a luz do Evangelho"

São Carlos, SP

 

 

 

2º Encontro “Sob a luz do Evangelho”

Tema: O Evangelho e a construção da Nova Era

Data: 17 de outubro (sábado), 13h30min – 17h30min

Local: Associação Espírita Obreiros do Bem – São Carlos/SP

Endereço: Rua Vivaldo Lanzoni, 200 – Lagoa Serena

Organização: NEPE Paulo de Tarso

 

Inscrições pelo e-mail: [email protected]

Ou na secretaria da A. E. Obreiros do Bem.

 

Programação:

13h30min – 14h: Recepção, acolhimento e abertura

14h – 15h: Palestra (O advento do Consolador – Maroísa Forster)

15h – 15h30min: Atividades de interpretação e reflexão sobre o Evangelho

15h30min – 16h: Coffee Break

16h – 17h: Palestra (Nova Era, Novo Homem – Artur Valadares)

17h – 17h30min: Diálogo e encerramento

 

Na entrada do evento, estaremos recolhendo alimentos não-perecíveis para doação. Agradecemos a todos que puderem colaborar!

 

"E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará."

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Palestras no Grupo Espírita Francisco de Assis

Campos, RJ

 

 

(Informação recebida em email de GEFA Campos [[email protected]])

 

 

VII Encontro de Jovens da JEAL

Salvador, BA

 

 

Amigos queridos, vamos deixar abaixo direitinho o link do perfil do facebook 

 

da JEAL - Juventude Espírita André Luiz na possibilidade de vocês poderem estar acessando e compartilhando

 

https://www.facebook.com/andreluiz.juventude/photos/a.532427863506732.1073741828.529862697096582/868915416524640/?type=1&__mref=message_bubble

 

Sociedade Espírita André Luiz

 Endereço: Rua Marujos do Brasil, 5 - Nazaré, Salvador - BA, 40040-485

 

 

(Informação recebida em emails de Edward Cobem 3 [mailto:[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Últimos dias para inscrições do 25º. Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves. São Paulo, SP

 

Últimos dias para inscrições do 25º. Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves.

Até dia 30 de setembro, próxima quarta feira estão abertas as inscrições do  25ª edição do concurso de arte poética Castro Alves. O participante pode enviar a sua poesia e participar

O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo.

A partir de outubro de 2015, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia.

A data da festa de entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um ou dois classificado (s) na categoria Menção Honrosa), será o dia 25 de novembro de 2015, às 19 horas.

O evento contará com a apresentação de Guiomar Sant´Anna e Alexandre Anselmo, com a colaboração de José Damião – todos da Rádio Boa Nova; parte artística de Nelson Dejanny (o Cantor dos Poetas) e Marly Ferreira; declamação de Altamirando Carneiro.

Serviço:

Dentro de um envelope pequeno, lacrado, é necessário colocar os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia).

Enviar para: Arte Poética Castro Alves

Caixa Postal 65077, São Paulo (SP)

CEP 01318-970.

(Informação recebida em email de damiao - FEAL [[email protected]])

Navio Negreiro. Óleo sobre tela de Di Cavalcanti

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

XXVIII Semana Espírita do CELAC

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Programação da Seara Espírita “Joanna de Angelis”

Campinas, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Mesa Redonda sobre Corrupção no Mês de Kardec - 2015

em Franca, SP

 

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida da USE/Franca)

 

 

3º. Encontro de Corais- Encerramento da

 38ª Jornada Espírita de Assis, SP

 

Encerramento da 38ª Jornada Espírita de Assis

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Amor e Caridade

Pirapozinho, SP

 

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 

V Noite da Pizza do Fraternidade Espírita “Gina”

São Paulo, SP

 

VENHA PARTICIPAR CONOSCO DESTE GRANDE EVENTO

Cartaz A3

 
[email protected]

Rua Mauro, 76 - Saúde

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Festa da Primavera LELA

Diadema, SP

 

Festa da Primavera 2015.png

 

(Informação recebida em email de Divulgacao Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Almoço Beneficente

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 330

TRÊS LAGOAS/MS – 29/setembro a 2/outubro/2015 - Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

INFORMATIVO NA ÍNTEGRA: https://infopanespirita.wordpress.com/

(Informação Décio Bressanin)

 

 

Com seu sacrifício, Jesus glorificou a si próprio diante de Deus

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

  Sabemos que Jesus é um homem, e respeitamos os que pensam que Ele é também outro Deus absoluto Todo-poderoso tal qual o Deus incriado.

   Ele assumiu a sua missão de vir ao nosso mundo como enviado de Deus para trazer-nos o evangelho que, ao ser  seguido, nos salva ou liberta. E essa missão foi cumprida com muito gosto e amor por Ele. Daí que Ele cresceu muito diante de Deus que o glorificou. E é por isso, também, que Ele é chamado de nosso irmão maior e nosso modelo para a busca da nossa perfeição máxima.

   Mas isso não é fácil. E Ele próprio nos ensinou o que devemos fazer para passarmos pela difícil porta estreita, que simboliza a salvação. Segundo Ele, muitos querem passar por ela e não conseguem. É que eles não têm ainda méritos para isso. E eu digo que muitos, por enquanto, nem querem passar por essa porta! Mas é claro que esse dia, no futuro, vai chegar para eles também, pois para isso o espírito é imortal e existe a reencarnação.

  E eis dois exemplos claríssimos de como se consegue a salvação. Referindo-se ao Juízo Final, Ele fala nos eleitos ou salvos que terão o mérito para transpor a porta estreita. À direita, ficarão aqueles que tiverem dado de comer a quem teve fome, que vestiram os nus, que visitaram os enfermos etc. E à esquerda ficarão aqueles que não fizeram essas coisas, e que, pois,  tomaram bomba ou que ganharam segunda época na escola de aprendizagem e prática do bem que é esse nosso mundo. O outro exemplo é o da parábola do Bom Samaritano que se enquadra neste seu fundamental ensino: Tudo o que fizestes ao menor de todos, isto é, o maior pecador irmão Dele e de nós foi feito a Ele próprio. Esse modo de Jesus falar que o bem e o mal feitos às pessoas foram feitos a Ele mesmo é porque Ele cumpre de modo perfeito o mandamento divino de que nós devemos amar nossos semelhantes como amamos a nós mesmos. Aliás, Ele resumiu os Dez Mandamentos em dois: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo. “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22: 36 a 40). Com esse ensinamento, Jesus nos dá uma síntese de tudo o que devemos fazer para que possamos conseguir a nossa salvação ou libertação. Mais claro do Jesus diz, só se desenharmos! Mas há religiosos fanáticos que negam isso!

  Vejamos outra fala Dele escrita por Lucas: “Porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?” Lendo essa passagem, sem uma visão preconcebida, entende-se que, primeiro, Ele teria que padecer para só depois, ato contínuo, Ele entrar na sua glória como que se glorificando a si próprio e recebendo uma recompensa pelo seu padecimento. Isso quer dizer que Ele cresceu diante de Deus pela sua missão bem cumprida. E até nisso, Ele que como homem que atingiu o máximo de perfeição (Hebreus 5: 9) deixou um exemplo de que nós, igualmente, não devemos medir esforços para cumprir bem a nossa missão, de acordo com a vontade do Pai, para que, em retribuição, recebamos também a nossa glória!

  PS: 3º Congresso Gaúcho de Dependência Química à Luz da Espiritualidade, em 17-10-2015, de 8 às 20h30, Ministério Público do RS, Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, Porto Alegre (RS).

 

 

(Recebido em email de José Reis Chaves)

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_033.jpg

 

 

Os quinhentos da Galiléia

 

Do livro Bo Nova

Ditado pelo espírito Humberto de Campos

Psicografia por Francisco Cândido Xavier 

 

 

      Depois do Calvário, verificadas as primeiras manifestações de Jesus no cenáculo singelo de Jerusalém, apossara-se de todos os amigos sinceros do Messias uma saudade imensa de sua palavra e de seu convívio. A maioria deles se apegava aos discípulos, como querendo reter as últimas expressões de sua mensagem carinhosa e imortal.

     O ambiente era um repositório vasto de adoráveis recordações. Os que eram agraciados com as visões do Mestre se sentiam transbordantes das mais puras alegrias. Os companheiros inseparáveis e íntimos se entretinham em longos comentários sobre as suas reminiscências inapagáveis.

     Foi quando Simão Pedro e alguns outros salientaram a necessidade do regresso a Cafarnaum, para os labores indispensáveis da vida.

     Em breves dias, as velhas redes mergulhavam de novo no Tiberíades, por entre as cantigas rústicas dos pescadores.

     Cada onda mais larga e cada detalhe do serviço sugeriam recordações sempre vivas no tempo. As refeições ao ar livre lembravam o contentamento de Jesus ao partir o pão; o trabalho, quando mais intenso, como que avivava a sua recomendação de bom ânimo; a noite silenciosa reclamava sua bênção amiga.

     Embebidos na poesia da Natureza, os apóstolos organizavam os mais elevados projetos, com relação ao futuro do Evangelho. A residência modesta de Cefas, obedecendo às tradições dos primitivos ensinamentos, continuava a ser o parlamento amistoso, onde cada um expunha os seus princípios e as suas confidências mais recônditas. Mas, ao pé do monte onde o Cristo se fizera ouvir algumas vezes, exalçando as belezas do Reino de Deus e da sua justiça, reuniam-se invariavelmente todos os antigos seguidores mais fiéis, que se haviam habituado ao doce alimento de sua palavra inesquecível. Os discípulos não eram estranhos a essas rememorações carinhosas e, ao cair da tarde, acompanhavam a pequena corrente popular pela via das recordações afetuosas.

     Falava-se vagamente de que o Mestre voltaria ao monte para despedir-se. Alguns dos apóstolos aludiam às visões em que o Senhor prometia fazer de novo ouvida a sua palavra num dos lugares prediletos das suas pregações de outros tempos.

     Numa tarde de azul profundo, a reduzida comunidade de amigos do Messias, ao lado da pequena multidão, reuniu-se em preces, no sítio solitário. João havia comentado as promessas do Evangelho, enquanto na encosta se amontoava a assembléia dos fiéis seguidores do Mestre. Viam-se, ali, algumas centenas de rostos embevecidos e ansiosos. Eram romanos de mistura com judeus desconhecidos, mulheres humildes conduzindo os filhos pobres e descalços, velhos respeitáveis, cujos cabelos alvejavam da neve dos repetidos invernos da vida.

 

***

 

     Nesse dia, como que a antiga atmosfera se fazia sentir mais fortemente. Por instinto, todos tinham a impressão de que o Mestre voltaria a ensinar as bem-aventuranças celestiais. Os ventos recendiam suave perfume, trazendo as harmonias do lago próximo. Do céu muito azul, como em festa para receber a claridade das primeiras estrelas, parecia descer uma tranqüilidade imensa que envolvia todas as coisas. Foi nesse instante, de indizível grandiosidade, que a figura do Cristo assomou no cume iluminado pelos derradeiros raios-do-Sol.

     Era Ele.

     Seu sorriso desabrochava tão meigo como ao tempo glorioso de suas primeiras pregações, mas de todo o seu vulto se irradiava luz tão intensa que os mais fortes dobraram os joelhos. Alguns soluçavam de júbilo, presas das emoções mais belas de sua vida. As mãos do Mestre tomaram a atitude de quem abençoava, enquanto um divino silêncio parecia penetrar a alma das coisas. A palavra articulada não tomou parte naquele banquete de luz imaterial; todos, porém, lhe perceberam a amorosa despedida e, no mais íntimo da alma, lhe ouviram a exortação magnânima e profunda:

     —  Amados — a cada um se afigurou escutar na câmara secreta do coração —, eis que retomo a vida em meu Pai para regressar à luz do meu Reino!... Enviei meus discípulos como ovelhas ao meio de lobos e vos recomendo que lhes sigais os passos no escabroso caminho. Depois deles, é a vós que confio a tarefa sublime da redenção pelas verdades do Evangelho. Eles serão os semeadores, vós sereis o fermento divino. Instituo-vos os primeiros trabalhadores, os herdeiros iniciais dos bens divinos. Para entrardes na posse do tesouro celestial, muita vez experimentareis o martírio da cruz e o fel da ingratidão... Em conflito permanente com o mundo, estareis na Terra, fora de suas leis implacáveis e egoístas, até que as bases do meu Reino de concórdia e justiça se estabeleçam no espírito das criaturas. Negai-vos a vós mesmos, como neguei a minha própria vontade na execução dos desígnios de Deus, e tomai a vossa cruz para seguir-me.

     “Séculos de luta vos esperam na estrada universal. É preciso imunizar o coração contra todos os enganos da vida transitória, para a soberana grandeza da vida imortal. Vossas sendas estarão repletas de fantasmas de aniquilamento e de visões de morte. O mundo inteiro se levantará contra vós, em obediência espontânea às forças tenebrosas do mal, que ainda lhe dominam as fronteiras. Sereis escarnecidos e aparentemente desamparados; a dor vos assolará as esperanças mais caras; andareis esquecidos na Terra, em supremo abandono do coração. Não participareis do venenoso banquete das posses materiais, sofrereis a perseguição e o terror, tereis o coração coberto de cicatrizes e de ultrajes. A chaga é o vosso sinal, a coroa de espinhos o vosso símbolo, a cruz o recurso ditoso da redenção. Vossa voz será a do deserto, provocando, muitas vezes, o escárnio e a negação da parte dos que dominam na carne perecível.

     “Mas, no desenrolar das batalhas incruentas do coração, quando todos os horizontes estiverem abafados pelas sombras da crueldade, dar-vos-ei da minha paz, que representa a água viva. Na existência ou na morte do corpo, estareis unidos ao meu Reino. O mundo vos cobrirá de golpes terríveis e destruidores, mas, de cada uma das vossas feridas, retirarei o trigo luminoso para os celeiros infinitos da graça, destinados ao sustento das mais ínfimas criaturas!... Até que o meu Reino se estabeleça na Terra, não conhecereis o amor no mundo; eu, no entanto, encherei a vossa solidão com a minha assistência incessante. Gozarei em vós, como gozareis em mim, o júbilo celeste da execução fiel dos desígnios de Deus. Quando tombardes, sob as arremetidas dos homens ainda pobres e infelizes, eu vos levantarei no silêncio do caminho, com as minhas mãos dedicadas ao vosso bem. Sereis a união onde houver separatividade, sacrifício onde existir o falso gozo, claridade onde campearem as trevas, porto amigo, edificado na rocha da fé viva, onde pairarem as sombras da desorientação. Sereis meu refúgio nas igrejas mais estranhas da Terra, minha esperança entre as loucuras humanas, minha verdade onde se perturbar a ciência incompleta do mundo!...

     “Amados, eis que também vos envio como ovelhas aos caminhos obscuros e ásperos. Entretanto, nada temais! Sede fiéis ao meu coração, como vos sou fiel, e o bom ânimo representará a vossa estrela! Ide ao mundo, onde teremos de vencer o mal! Aperfeiçoemos a nossa escola milenária, para que aí seja interpretada e posta em prática a lei de amor do nosso Pai, em obediência feliz à sua vontade augusta!”

     Sagrada emoção senhoreara-se das almas em êxtase de ventura. Foi então que observaram o Mestre, rodeado de luz, como a elevar-se ao céu, em demanda de sua gloriosa esfera do Infinito.

 

***

 

     Os primeiros astros da noite brilhavam no alto, como flores radiosas do Paraíso. No monte galileu, cinco centenas de corações palpitavam, arrebatados por intraduzível júbilo. Velhos trêmulos e encarquilhados desceram a encosta, unidos uns aos outros, como solidários, para sempre, no mesmo trabalho de grandeza imperecível. Anciãs de passo vacilante, coroadas pela neve das experiências da vida, abraçavam-se às filhas e netas, jovens e ditosas, tomadas de indefinível embriaguez d’alma. Romanos e judeus, ricos e pobres confraternizavam, felizes, adivinhando a necessidade de cooperação na tarefa santa. Os antigos discípulos, cercando a figura de Simão Pedro, choravam de contentamento e esperança.

     Naquela noite de imperecível recordação, foi confiado aos quinhentos da Galiléia o serviço glorioso da evangelização das coletividades terrestres, sob a inspiração de Jesus Cristo. Mal sabiam eles, na sua mísera condição humana, que a palavra do Mestre alcançaria os séculos do porvir. E foi assim que, representando o fermento renovador do mundo, eles reencarnaram em todos os tempos, nos mais diversos climas réligiosos e políticos do planeta, ensinando a Verdade e abrindo novos caminhos de luz, através dos bastidores eternos do Tempo.

     Foram eles os primeiros a transmitir a sagrada vibração de coragem e confiança aos que tombaram nos campos do martírio, semeando a fé no coração pervertido das criaturas. Nos circos da vaidade humana, nas fogueiras e nos suplícios, ensinaram a lição de Jesus, com resignado heroísmo. Nas artes e nas ciências, plantaram concepções novas de desprendimento do mundo e de belezas do Céu e, no seio das mais variadas religiões da Terra, continuam revelando o desejo do Cristo, que é de união e de amor, de fraternidade e concórdia.

     Na qualidade de discípulos sinceros e bem-amados, desceram aos abismos mais tenebrosos, redimindo o mal com os seus sacrifícios purificadores, convertendo, com as luzes do Evangelho, à corrente da redenção, os espíritos mais empedernidos. Abandonados e desprotegidos na Terra, eles passam, edificando no silêncio as magnificências do Reino de Deus, nos países dos corações e, multiplicando as notas de seu cântico de glória por entre os que se constituem instrumentos sinceros do bem com Jesus Cristo, formam a caravana sublime que nunca se dissolverá.

 

 

Igreja das Bem-Aventuranças sobre o Monte das Bem-Aventuranças. Cafarnaum, Israel. Foto Ismael Gobbo

O Sermão da Montanha. Pintura de Carl  H. Bloch

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/96/Bloch-SermonOnTheMount.jpg  

Plantação de frutas na Planície de Genesaré. Ao fundo o Monte das Bem-Aventuranças. Israel. Foto Ismael Gobbo

Banhistas em praia do Mar da Galiléia nas proximidades da Tabga. A tradição diz que foi

nesta localidade que ocorreu a multiplicação dos pães e peixes por Jesus. Foto Ismael Gobbo

Mar da Galiléia nas proximidades de Cafarnaum. Israel. Fotos Ismael Gobbo

Placa indicativa apontando Cafarnaum. Israel. Foto Ismael Gobbo.

Mar da Galiléia em Tiberiades, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]