Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 08 de abril de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/08-04-2016.htm

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/08-04-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

07-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/07-04-2016.htm

06-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/06-04-2016.htm

05-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/05-04-2016.htm

04-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/04-04-2016.htm

02-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/02-04-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

 

 

A Felicidade Possível

 

 

“(...) O nosso abençoado planeta é formosa escola de apren­dizagem e de crescimento interior, na qual as experiências apresentam-se multifacetadas com alegrias, tristezas, tensões, ansiedades e sorrisos, que devem ser administrados com sa­bedoria.

Eis por que se pode ser feliz mesmo no sofrimento, por compreender-lhe a finalidade superior, que é a lapida­ção das arestas morais defeituosas para que sejam trabalha­das as áreas que irão refletir a luz da sabedoria em forma de paz.”

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Libertação do Sofrimento     2ª ed. pp.  146/147 – editora LEAL)

Desenho:  Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

La felicidad posible

 

 

...Nuestro bendito planeta es una magnífica escuela de apren­dizaje y de crecimiento interior, en la cual las experiencias se presentan con múltiples facetas: alegrías, tristezas, tensiones, ansiedades y sonrisas, que deben ser administradas con sa­biduría.

 

He aquí, por qué se puede ser feliz incluso en el sufrimiento cuando se comprende su finalidad superior, que es la lapida­ción de las aristas morales defectuosas, a fin de que sean elaboradas las áreas que van a reflejar la luz de la sabiduría en forma de paz.

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Liberación del sufrimiento – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 

A médium Zilda Gama (1878- 1969)

Imagem/fonte: http://zildagama.org.br/zilda-gama/

 

 

Pequeno curso de vigilância

 

 

 

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Nosso Livro. Lição nº 07. Página 25.

 

Diante do mal, santifica teus olhos.

Perante o bem, liberta a palavra.

Ante a ignorância, usa o entendimento.

Com os superiores, vigia teus modos.

Com os subordinados, guarda os ouvidos.

Na alegria, exerce a temperatura.

Na dor, aprende a lição.

Na abastança, não te esqueças de dar.

Na escassez, não olvides o esforço próprio.

Na festa, evita os lugares destacados.

No círculo do sofrimento, estende mãos fraternas.

Em negócios do mundo, repara os teus meios.

Nos interesses da alma, não desdenhes a própria renúncia.

No trabalho, observa o tempo.

Na prece, vigia a atitude.

Na estrada, ajuda ao companheiro.

Na bênção, não te esqueças dos outros.

Em público, retifica o temperamento.

Em família, preserva a língua.

Quando sozinho, vigia o pensamento.

Cada estrela possui brilho peculiar.

Cada flor tem diverso perfume.

Cada criatura humana, centro de soberana inteligência, emite raios vivos dos sentimentos e propósitos que ambienta e reproduz, na intimidade de si mesma.

Em razão disso, ao discípulo do Evangelho se pede vigilância, não somente para dissolver a tentação de nossa própria inferioridade, mas também para que sejamos lâmpadas ativas da Luz Imortal.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cambridge, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

Republicando com texto traduzido para o espanhol

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Santa Cruz do Sul

 

 

05 de abril de 2016

 

A cidade de Santa Cruz do Sul recebeu carinhosamente, como de hábito, o Embaixador da Paz no Mundo, Divaldo Pereira Franco. O minisseminário Vida: Desafios e Soluções foi realizado no In Side Eventos para um público de 1.400 pessoas. Foram promotores desse evento a Sociedade Espírita A Caminho da Luz e a Associação Espírita Francisco de Assis. Enquanto atendia a solicitação de autógrafos, Divaldo concedeu uma entrevista para o Jornal A Gazeta do Sul.

O Professor Divaldo Franco foi agraciado com homenagens pelos 30 anos de atividades incessantes em Santa Cruz do Sul. Seu primeiro trabalho na cidade foi no ano de 1986. Esse período foi relembrado através de um vídeo destacando os memoráveis eventos, agradecendo a dedicação e o carinho com que Divaldo sempre dispensou aos Santa-Cruzenses. A primeira homenagem, uma placa assinalando a data, foi-lhe entre por um grupo de jovens da Sociedade Espírita A Caminho da Luz.

A segunda homenagem partiu da Câmara de Vereadores que lhe concedeu o Título de Cidadão Santa-Cruzense, por unanimidade, em 04 de abril de 2016. Para lhe entregar o Título Honorífico estiveram presentes os Vereadores Alceu Crestani, Presidente; Nasário Eliseu Bohnen, Vice-Presidente; e Hildo Ney Caspary, proponente do título. A comunidade de Santa Cruz do Sul reconheceu a importância das atividades desenvolvidas pelo homenageado em prol do bem-estar material e espiritual. Carinho, gratidão, agradecimento e reconhecimento foram os motes para tal honraria.

A mesa diretiva foi composta por Álvaro Figueiredo, Presidente da União Municipal Espírita de Santa Cruz do Sul; Francisco Ferraz, Assessor Jurídico da Federação Espírita Brasileira; e Carlos Junges, Presidente da Sociedade Espírita A Caminho da Luz.

 

Divaldo agradeceu aos distintos edis, reconhecendo não merecer, sendo grato pelo carinho, o desvelo com que é recebido em Santa Cruz do Sul, afirmando que as palavras são muito pobres para traduzirem as emoções que experimentava naquele momento. O grande agraciado, no entanto, é o insigne Codificar da Doutrina Espírita, Allan Kardec. Pois que conhecendo e adotando a Doutrina Espírita, Divaldo se reconhece como um simples trabalhador do Cristo. Externou aos edis a sua profunda gratidão, respeito e a honra de colaborar com Santa Cruz do Sul.

Iniciando o seminário, Divaldo apresentou vários conceitos e entendimentos sobre a vida, desde Aristóteles até os dias atuais, passando pelas definições de vários seguimentos filosóficos, naturalistas, cientistas e pensadores, entre outros. O Universo é um grande pensamento que se expande e se contrai constantemente. É o hálito de Deus, é um estado luminífero que está presente desde as micropartículas até o macrocosmo.

 

George Ivanovich Gurdjieff, e seu discípulo Peter Ouspensky, classificavam os indivíduos e a vida em dois aspectos: A categoria formada pelas pessoas fisiológicas – são as que comem, dormem e se reproduzem; e as psicológicas – as que cultivam sentimentos e emoções, além das três anteriores.

Emilio Mira y Lopez afirma que do ponto de vista psicológico a vida do ser humano, que difere de qualquer outra, é constituída de cinco características: Personalidade – do nome, aos comportamentos; Conhecimento – as aquisições intelecto morais; identificação – as afinidades; Consciência – quando o ego toma ciência dos conteúdos psicológicos de que é portador, segundo Carl Gustav Jung; e Individualidade – o ser senciente.

 

No nível de consciência o indivíduo estagia, experienciando a vida, ao longo de sua jornada evolutiva em uma dessas faixas crescentes, em busca do aperfeiçoamento: 1. Consciência de sono sem sonhos; 2. Consciência desperta; 3. Consciência do corpo – que como máquina humana se subdivide em funções, conforme a seguir; 4. Consciência de Si mesmo; e 5. Consciência Cósmica - é o Cristo que vive no indivíduo. O corpo, como máquina, se apresenta segundo as funções intelectivas; emotivas; de movimento; o instinto; polaridade feminina e masculina – anima e animus; emotiva superior; e intelectiva superior. A vida é uma bênção de Deus, seja ela como for.

O maior desafio da criatura humana é a própria criatura humana. Apresentando histórias ilustrativas, Divaldo destacou a necessidade de os seres humanos se amarem, respeitando as diferenças, convivendo de tal forma que as imperfeições, de ambas as partes, não cause transtornos de relacionamento. Cada ser deve desenvolver o perdão, não devolvendo a agressão, o mau-caratismo, o ódio, a calúnia, etc., mas fazendo todo o bem que estiver ao seu alcance.

 

Como solução, deve, cada qual, desenvolver a mudança de hábitos, mudando-os em si mesmo de forma permanente. A vida deve ser dinâmica. O importante não são os desafios, mas as soluções que precisam ser construídas. Reflexione: como é a sua vida? Indagou o Embaixador da Paz no Mundo. És tolerante? Agradável? Exigente? Amoroso? Raivoso? Rancoroso? Jovial? Grato?

Repartindo ensinamento recebido de Sathya Sai Baba, Divaldo sugeriu que se rogue bênçãos para mente a fim de que se possa pensar retamente. Que o coração seja abençoado para nutrir bons sentimentos. Que a boca receba bênçãos para falar retamente. Exortou a que cada um aceite os desafios existenciais, descobrindo o sentido da vida, valorizando os bons momentos, a felicidade, a alegria, o amor, não valorizando em demasia os sofrimentos, os momentos maus.

A vida é formada por desafios, que devem ser enfrentados. Superá-los é um dever, encontrando soluções. Vale a pena viver intensamente, enfrentando os desafios, adornando a vida com esperança, alegria, transformando-se de dentro para fora. Ter aflições é natural, ainda, porém não sofrer com elas é um dever. Deve-se enfrentá-las racionalmente. Ser feliz é um direito que Deus dá a cada um de Seus filhos.

Finalizando o brilhante trabalho, e externando seus agradecimentos por tudo que lhe é ofertado, e a todos pelo trabalho que realizam em prol de um mundo melhor, e a gentileza da presença amiga. Ainda lecionando, estimulou a cada ter como dever a eleição do que não gostaria de fazer, renovando-se todo o dia para melhor. Colocando-se de pé, o público aplaudiu generosamente o orador gentil e dedicado, afável e amoroso, renovando-lhe o entusiasmo e as energias.

 

           Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Espanhol

 

Divaldo Franco no Rio Grande do Sul -

Santa Cruz do Sul – 05 de abril de 2016

La ciudad de Santa Cruz do Sul recibió con cariño -como lo hace habitualmente- al Embajador de la Paz en el Mundo: Divaldo Pereira Franco. El miniseminario Vida: desafíos y soluciones se llevó a cabo en el In Side Eventos, para un público de 1.400 personas. Fueron las promotoras de ese acontecimiento la Sociedad Espírita A Caminho da Luz y la Asociación Espírita Francisco de Asís. Mientras atendía los pedidos de autógrafos, Divaldo concedió una entrevista al Periódico A Gazeta do Sul.

El Profesor Divaldo Franco fue agraciado con homenajes por los 30 años de actividades ininterrumpidas en Santa Cruz do Sul, a partir de su primera presentación en la ciudad, en el año 1986. Ese lapso fue recordado a través de un vídeo, en el cual se destacaron los memorables acontecimientos, expresando gratitud por la dedicación y el cariño que Divaldo siempre dispensó a los santacruzenses. El primer homenaje, una placa con el registro de la fecha, le fue entregada por un grupo de jóvenes de la Sociedad Espírita A Caminho da Luz. El segundo homenaje lo realizó la Cámara de Vereadores (o Cámara Municipal), que le concedió el Título de Ciudadano santacruzense por unanimidad, el 04 de abril de 2016. Para hacerle entrega del título honorífico estuvieron presentes los Vereadores (o Concejales) Alceu Crestani, Presidente; Nasário Eliseu Bohnen, Vicepresidente; e Hildo Ney Caspary, proponente del título. La comunidad de Santa Cruz do Sul reconoció la importancia de las actividades desarrolladas por el homenajeado, a favor de su bienestar material y espiritual. Afecto, gratitud y reconocimiento fueron los motivos para tal honor.

 

La Mesa Directiva estuvo compuesta por Álvaro Figueiredo, Presidente de la União Municipal Espírita de Santa Cruz do Sul; Francisco Ferraz, Asesor Jurídico de la Federação Espírita Brasileira; y Carlos Junges, Presidente de la Sociedad Espírita A Caminho da Luz.

 

Divaldo expresó su agradecimiento a los distinguidos ediles, reconociendo que no era merecedor de las honras; expresó su gratitud por el cariño, el desvelo con que es recibido en Santa Cruz do Sul, y manifestó que las palabras eran insuficientes para traducir las emociones que experimentaba en aquel momento. Mientras tanto, el ilustre agraciado -expresó- es el insigne Codificador de la Doctrina Espírita, Allan Kardec, pues conociendo y adoptando la Doctrina Espírita, Divaldo se reconoce como un simple trabajador del Cristo. Expresó a los ediles su profunda gratitud y respeto, además del honor de colaborar con Santa Cruz do Sul.

 

Dando comienzo al seminario, Divaldo expuso diversos conceptos y reflexiones acerca de la vida, desde Aristóteles hasta los días actuales, recordando las definiciones de diversas corrientes filosóficas, naturalistas, científicas y también de pensadores, entre otros. El universo es un gran pensamiento que se expande y se contrae constantemente; es el aliento de Dios; es un estado que irradia luz, que está presente en las micropartículas, e incluso en el macrocosmos.

 

George Ivanovich Gurdjieff y su discípulo Peter Ouspensky clasificaban a los individuos y a la vida, según dos aspectos: la categoría formada por las personas fisiológicas –son las que comen, duermen y se reproducen; y las psicológicas –aquellas que cultivan los sentimientos y las emociones, además de las tres características anteriores.

Emilio Mira y Lopez sostiene que, desde el punto de vista psicológico, la vida del ser humano -que difiere de cualquier otra-, está constituida por cinco características: personalidad –del nombre al comportamiento; conocimiento –las conquistas intelecto-morales; identificación –las afinidades; conciencia –cuando el ego toma conciencia de los contenidos psicológicos de los cuales es portador, según Carl Gustav Jung; e individualidad –el ser que siente.

 

En el nivel de conciencia, el individuo realiza un aprendizaje experimentando la vida, a lo largo de su trayectoria evolutiva, en una de esas fajas crecientes, en busca del perfeccionamiento: 1. Conciencia de sueño sin sueños; 2. Conciencia despierta; 3. Conciencia del cuerpo –que en su carácter de máquina humana se subdivide en funciones, conforme con lo siguiente; 4. Conciencia de sí mismo; y 5. Conciencia cósmica -es el Cristo que vive en el individuo. El cuerpo, como máquina, se presenta según las funciones intelectivas; emotivas; de movimiento; o instinto; polaridad femenina y masculina –ánima y ánimus; emotiva superior e intelectiva superior. La vida es una bendición de Dios, sea esta como fuere.

El mayor desafío de la criatura humana es la propia criatura humana. Presentando anécdotas ilustrativas, Divaldo destacó la necesidad de que los seres humanos se amen, respetando las diferencias, conviviendo de tal forma que las imperfecciones de ambas partes, no causen trastornos en las relaciones. Cada ser debe desarrollar el perdón, sin devolver la agresión, el mal carácter, el odio, la calumnia, etc., sino haciendo todo el bien que esté a su alcance.

 

Como solución, debe, cada uno ejercitarse en el cambio de hábitos, modificándolos en sí mismo en forma permanente. La vida debe ser dinámica. Lo importante no son los desafíos, sino las soluciones que deben ser elaboradas. Reflexione: ¿cómo es su vida? Preguntó el Embajador de la Paz en el Mundo. ¿Es tolerante? ¿Agradable? ¿Exigente? ¿Amoroso? ¿Rabioso? ¿Rencoroso? ¿Jovial? ¿Agradecido?

 

Compartiendo enseñanzas recibidas de Sathya Sai Baba, Divaldo sugirió que se rueguen bendiciones para la mente, a fin de que se pueda pensar rectamente. Que el corazón sea bendecido para alimentar buenos sentimientos; que la boca reciba bendiciones para hablar rectamente. Exhortó a que cada uno acepte los desafíos de la existencia, descubriendo el sentido de la vida, valorizando los buenos momentos, la felicidad, la alegría, el amor, y no concediéndole demasiado valor a los sufrimientos, a los malos momentos.

La vida está constituida por desafíos, que deben ser afrontados. Superarlos es un deber, encontrando soluciones. Vale la pena vivir intensamente, haciendo frente a los desafíos, adornando la vida con esperanza, alegría, transformándose desde adentro hacia afuera. Tener aflicciones es natural; además, no sufrir con ellas es un deber. Se las debe enfrentar racionalmente. Ser feliz es un derecho que Dios concede a cada uno de sus hijos.

 

Para finalizar el brillante trabajo, y exteriorizando su agradecimiento por todo lo que se le brinda, y a todos, por el trabajo que realizan en favor de un mundo mejor, y por la gentileza de la presencia amistosa. Expresó aún otra enseñanza, estimulando a que cada uno tenga como deber preferir algo que no le gustaría hacer, renovándose cada día para mejor.

De pie, el público aplaudió generosamente al orador gentil y devoto, afable y amoroso, renovando su entusiasmo y sus energías.

           Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

8º. Congresso Espírita Mundial

Lisboa, Portugal

 

 

 

 

EM DEFESA DA VIDA ...

ESTAMOS TODOS CONVIDADOS!

 

Sala Tejo no Meo Arena, Lisboa
capacidade limitada...

 

INSCREVA-SE!

 

 

Conheça Lisboa ...

     VIDEO

 

 

faltam apenas 6 meses ... 

abril 2016 

 

   Companheiro e Amigo,
 

Estamos a aproximar-nos rapidamente do 8º Congresso Espírita Mundial ... 6 meses apenas nos separam desse evento a que temos dedicado o nosso tempo e, de coração, nos entregamos para  concretizarmos os objetivos propostos para este grande encontro de almas afins.

Desta vez,  com o patrocínio do Lisboa Convention Bureau, colocamos ao vosso dispor o link de um vídeo sobre Lisboa, a cidade que acolherá este Congresso Mundial. Estamos certos que irá gostar de conhecer melhor esta bela cidade!

São já 24 o número de países de onde procederam as inscrições  e que perfazem mais de 80% da capacidade da sala.

O Programa abordará as várias temáticas relacionadas com o tema  "em defesa da vida" ... prevêem-se  3 dias de partilha de experiências, amizade e conhecimentos que nos enriquecerão a alma.

Os oradores candidatos que submeteram os trabalhos mais informativos em termos doutrinários, filosóficos e científicosassegurarão uma variedade de conferências e painéis de diálogo com interesse; os momentos culturais, selecionados criteriosamente, pela qualidade dos seus intérpretes e adaptação ao tema do Congresso, acrescentarão as marcas da beleza e dos sentimentos...

Se é sua intenção estar presente, apresse-se a fazer a sua inscrição -  recordamos que o Congresso terá lugar na sala Tejo do Meo Arena e que esta tem uma capacidade limitada;  evite a desagradável surpresa de já não poder participar!

Aguardamo-vos a todos,  neste país de belezas ímpares e tradições comuns a tantos outros cantos do mundo...
Estamos todos convidados!


Vitor Mora Féria  
Coordenador Geral

 

 

(Informações do site http://us11.campaign-archive1.com/?u=42a7d7cbdd3f48669bc4de1c3&id=c86490db45&e=1d0ef637a4)

Vista de Lisboa com o Rio Tejo ao fundo. Foto Ismael Gobbo

Bonde em Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo

Souvenirs em Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestras públicas sobre “O Evangelho Segundo o Espiritismo” no Centro Espírita Padre Germán. Lima, Peru.

 

Queridos hermanos en el Ideal:

Les informamos la programación de las charlas públicas sobre el Evangelio Según el Espiritismo que realizará el Centro Espírita Padre Germán, de Lima Perú, durante el mes de abril, solicitándoles los ayuden en su divulgación.

Adjuntamos asimismo, una fotografía de los miembros del CEPAG, en esta ocasión rodeando al conferencista Jorge Berrío (Colombia).

 

Agradecidos de antemano por su apoyo, nos despedimos con votos de mucha paz.

María de Morante

 

 

 

CEPAG. Lima, Peru.

 

(Informação recebida em email de Maria Reyna [[email protected]])

 

20ª. Semana Espírita Dona Nina

Franca, SP

 


--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

Informativo do Centro Espírita “Seara do Mestre”

São Paulo, SP

 

 

Boa tarde!

 

Segue nosso informativo Semanal de 08/04 a 15/04.

 

Temos palestras, campanhas...Participem!!

 

 


--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Programação de conferências pela CEA – Confederação Espírita Argentina. Buenos Aires, Argentina

 

 

Conferencias Públicas - Abril 2016

Si no puede ver el mensaje mírelo en su navegador






mail enviado a [email protected]
mensaje de la CEA    cancelar    preferencias
CEA · Sánchez de Bustamante, Buenos Aires, Argentina · 463 · Buenos Aires, Autonomous City of Buenos Aires 1001 · Argentina

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 

 

Conejovem 2016

Auriflama, SP

 

https://www.facebook.com/conejovem

 

 

(Recebido em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

USE Intermunicipal de Lins. Ciclo de palestras em comemoração aos 159 anos de O Livro dos Espíritos. Lins e região, SP.

 

 

UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS

INTERMUNICIPAL DE LINS  USE I. LINS

CICLO DE PALESTRAS EM COMEMORAÇÃO AOS 159 DO LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857 – 2016)

 TEMA DAS PALESTRAS  “AS LEIS MORAIS”(Lei a critério do palestrante)

                                    ABRIL DE 2016

                     COM INICIO  AS 20 HORAS

(Sexta-feira)

DIA  01/04/16 -   CASA DOS ESPÍRITAS

Endereço ; Rua  Paulo A. Giraldi,  166   ( Lins )

Palestrante:    DIOGO NASCIMENTO CÁCERES

 (Sexta-feira)

DIA   08/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

Endereço ; Rua Washington Luiz, 393   (Getulina)

Palestrante:    ARQUIMEDES BRUMATI

(Segunda-feira)

DIA  11/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “FÉ, AMOR E JUSTIÇA

Endereço ;  Rua Wenceslau Braz, 954     (Getulina)

Palestrante:    MARIA MARGARETE BRUMATI

(Terça-feira)

DIA   12/04/16-   GRUPO ESPÍRITA EM GUAIÇARA

Endereço ; Câmara Municipal de Guaiçara

Palestrante :   MARIA ENY ROSSETINI PAIVA.

(Quarta-Feira)

DIA  13/04/16 – ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA JOANA D’ARC

Endereço ;  Rua Tietê   469    ( Lins).

Palestrante:   ADRIANA DE OLIVEIRA RODRIGUES.

(Quarta-feira)

DIA 13/04/16 – SOCIEDADE UNIÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Endereço ;  Rua João Cava Sanches,  51  (Cafelândia)

Palestrante;   LENY LIMA BOTELHO

(Quinta-feira)

DIA  14/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “IRMÃ TEREZINHA”

Endereço ; Rua  XV de Novembro, 766   ( Lins )

Palestrante :    LEUDIMILA RODRIGUES TEMPEST

(Quinta-feira)

DIA 14/04/16 – CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Endereço : Rua Marechal Deodoro, nº 12.   (Guaimbê)

Palestrante:    LUIS CLAUDIO AKIRA SUEHARA

(Sexta-feira)

DIA 15/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “DR. ADOLFO BEZERRA MENEZES”

Endereço ; Rua Luiz Gama, 886      (Lins)

Palestrante:   MARIA MARGARETE BRUMATI

(Domingo)

DIA 17/04/16  - CASA DOS ESPÍRITAS     (domingo às 9 horas)

Endereço ; Rua Paulo A. Giraldi, 166.  ( Lins).

Palestrante:   MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA GOLMIA.

(Segunda-feira)

DIA 18/04/16- CENTRO ESPÍRITA IRMÃOS APRENDIZES –CEIA

Endereço : Rua Adelino Eça Bicho, nº  678

Palestrante   : LUCIANA MARISE ARAUJO.

(Quarta-feira)

DIA  20/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “APRENDIZES DO EVANGELHO”

Endereço ;  Rua Dom Pedro I, 942    (Sabino)

Palestrante :    AYLTON G.C PAIVA

(Sexta-feira)

DIA   22/04/16– CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

Endereço ;  Rua Jaguaribe,  72   (Cafelândia)

Palestrante:    LUIZ OTÁVIO HENRIQUE

(Quarta-feira)

DIA  27/04/16 – INSTITUTO LINENSE DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA – ILDEB

Endereço ;  Rua  Promissão,  448  ( Lins)

Palestrante:    FLÁVIO NATAL PEREIRA

(Sexta-feira)

DIA 29/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “DR. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES”

Endereço ;  Av. João Francisco Alves,  290  ( Pongaí)

Palestrante ;    EDGAR FERES FILHO.

 

 

Contatos:  (de palestrantes , se precisar entrar em contato)

Arquimedes Brumati, tel. (14)3523-4191, 3522-3877,cel.(14) 996834739  Lins

Diogo Nascimento Cáceres, tel. (14) 981516981       Sabino

Maria Eny Rossetini Paiva, tel. (14)3522-3876, cel. (14)997853917.  Lins

Luis Claudio Akira Suehara, tel. (14) 996211564    Lins

Luiz Otávio Henrique,  e-mail   [email protected]  Pongaí

Leny Lima Botelho,  tel (14) 3522-5992 cel (14) 997255745    Lins

Leudimila Rodrigues Tempest, (14)  3552-1320   Getulina

Edgar Feres.   (14) 3552-1477      Getulina.

Luciana Marise Araujo,  (14)3523-2549,  Cel: 99726-8194    Lins.

Maria Margarete Brumati, (14) 997761568  , 3532-6652  Lins.

José Roberto Andrade Cavalcante. (14) 3532-1822, Cel. 981071822 Lins

Flávio Natal Pereira,  cel.  998766266.   Lins

Adriana de Oliveira Rodrigues.  3532-9002.   Lins

Aylton Guido Coimbra Paiva, (14)3522-3876, cel. 98138-0432

Maria Aparecida de Oliveira Golmia. (14)3523-2767, cel:99729-5415

 

 

(Informações recebidas em email de Arquimedes Brumati. Vice-Presidente  e Diretor de Eventos da  USE I. Lins. )

Praça em  Lins, SP. Foto Ismael  Gobbo

 

 

 

UNIFESP-NUSE. Palestra com Décio Iandoli Júnior

São Paulo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acessar:

www.feparana.com.br

 

 

 

 

 

Os “filhos da luz”

 

 

 

6 DE ABRIL DE 2016

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

 

O apóstolo Paulo escreveu a Epístola aos Efésios em Roma entre os anos 61 e 62 d.C.1 Éfeso era o principal porto e o maior centro comercial da região da Ásia Menor. Havia muita conturbação no início dos grupos cristãos, haja vista a citação de grande resistência a Paulo, como a anotação do próprio apóstolo “combater as bestas selvagens em Éfeso” (1 Cor,15.32).

Essa cidade tem um referencial importante. João conduziu Maria à cidade de Éfeso onde ela desencarnou no ano 46 d.C., com 64 anos.2 Há dúvidas históricas e dados de que Paulo não teria conhecido Maria. Éfeso tornou-se um dos maiores centros do cristianismo nos primeiros séculos.

O estudioso bíblico Champlin3 considera essa Epístola como um dos documentos religiosos mais elevados e que ela teria um destino não necessariamente local. O tema central é Jesus.

Dessa Epístola4 destacamos alguns versículos.

2.12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. […] 2.17 E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; 2.18 porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. 2.19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; 2.20 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. […]3.6 A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho.

Paulo se referia aos gentios – discriminados pelos judeus – e, na época, eram tidos como pessoas sem esperanças de ordem espiritual. Apresenta o Cristo como a “principal pedra da esquina” e com o seus ensinos os gentios já não seriam “estrangeiros” estariam envolvidos e participantes nas propostas do Evangelho. Merece ênfase a palavra “co-herdeiros”. Em realidade foi a grande tarefa do apóstolo, a de levar a mensagem do Mestre, indistintamente, a todas as pessoas.

Por “pedra de esquina” entenda-se pedra fundamental ou angular das antigas construções, ou seja, a primeira a ser assentada na montagem da esquina de um edifício. Seria portanto uma referência indispensável numa construção antiga.

4. 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. […] 4.19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez, cometerem toda impureza. 4.20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo. 

A palavra “meninos” surge como contraste a “homem maduro”, podendo entender-se por espiritualmente imaturos. Paulo prezava os ensinos do Cristo e se preocupava com as referências às dissenções e à fraqueza das pessoas imaturas que oscilavam em convicções e nas atitudes. As influências materialistas e imediatistas acabam por endurecer o sentimento, daí a necessidade da aceitação do Evangelho como um processo de transformação íntima.

Sobre esse tema, há considerações de Emmanuel:

“O aprendiz menos centralizado nos ensinos do Mestre acredita que pode servir a dois senhores e, por vezes, chega a admitir que é possível atender a todos os desvairamentos dos sentidos, sem prejudicar a paz de sua alma. Justificam-se, para isso, em doutrinas novas, filhas das novidades científicas do século; valem-se de certos filósofos improvisados que conferem demasiado valor aos instintos; mas, chegados a esse ponto, preparem-se para os grandes fracassos porque a necessidade de edificação espiritual permanece viva e cada vez mais imperiosa. Poderão recorrer aos conceitos dos pretensos sábios do mundo, entretanto, Jesus não ensinou assim.”5

5.8 Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. 

O contraste entre o homem velho e o homem novo está implícito nos dizeres de Paulo e que recomenda a conduta com base no cristianismo, na frase muito divulgada “andai como filhos da luz”.

Sobre esse versículo, Emmanuel pondera objetivamente:

“Cada criatura dá sempre notícias da própria origem espiritual.”6

 

Referências:

1.                  Walker, Peter. Pelos caminhos do apóstolo Paulo. Trad. Mariz, Andréa. Introdução, Cap. 10. São Paulo: Ed.Rosari. 2009.

2.                  Silva, Severino Celestino. Comunidades do Caminho. História do Cristianismo Nascente. 1.ed.Cap. 20,22,23. João Pessoa: Ed. Ideia, 2014.

3.                  Champlin, Russel Norman. O Novo Testamento Interpretado: versículo por versículo. Vol. 4. Cap. Epístola aos Efésios. São Paulo: Hagnos, 2014.

4.                  Almeida, João Ferreira. A Bíblia Sagrada contendo o Velho e o Novo Testamento. Trad. Edição Corrigida e Revisa Fiel ao Texto Original. São Paulo: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil. 2007.

5.                  Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel.  Caminho, verdade e vida. Cap.159. Brasília: FEB

6.                  Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Vinha de luz. Cap. 115, 135, 136, 137, 160. Brasília: FEB.

(Síntese adaptada de artigo do autor, publicada na Revista Internacional de Espiritismo, com o título “Epístola aos Efésios – os filhos da luz”, edição de março de 2016, p.71-73 )

 

Biblioteca de Celso. Éfeso, Turquia. Foto Ismael Gobbo

Uma rua calçada em mármore na antiga Éfeso. Turquia. Foto Ismael Gobbo

Plantação de pessegos em  Éfeso,  Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Vidas sem rumo

 

 

Era um sábado de sol e uma família aproveitava o início do verão para fazer um passeio diferente.

Informados de que uma ilha, situada a meia hora de barco do litoral, era um lugar agradável e belo, não hesitaram.

O pai comprou as passagens de barco, a mãe arrumou as crianças e chamou a avó para compartilhar do passeio.

Nas mãos, uma mochila com alguns apetrechos de praia para garantir um dia tranquilo.

Não se informaram sobre o que realmente encontrariam, nem sobre o que deveriam levar para passar o dia.

Não se inteiraram sobre o que havia para ser visto e se tinha algum tipo de guia no local para lhes facilitar a empreitada.

Quando desembarcaram, não atentaram para os demais passageiros, para onde iriam, ou que rumo tomariam.

Discutiam entre si para decidir o que fariam e, por fim, acabaram tomando uma trilha, dentre as muitas que havia, e caminharam muito, sem saber sequer para onde se dirigiam.

Passaram por pequeninas vilas, cruzaram riachos e pontes, até alcançar uma praia pequena, sem movimento e sem grandes atrativos.

Os mosquitos e o sol inclemente tornaram o passeio ainda mais difícil.

A ausência de um local apropriado para o almoço, para um descanso, também foi motivo de discussão entre os membros da família.

Horas depois de terem desembarcado, o único desejo de todos era retornar ao barco e voltar o mais rápido possível para casa.

Não conseguiam conceber como alguém poderia ter, em sã consciência, recomendado um programa como aquele.

Quando, enfim, conseguiram encontrar o caminho de volta e localizaram o trapiche onde haviam desembarcado, puderam sentar-se à sombra e comprar água fresca para beber.

Todos cansados e irritados, começaram a perceber as pessoas em volta e notaram os comentários que faziam a respeito da ilha.

Uns falavam ter adorado a vista do morro onde ficava o farol.

Mas, de que farol falavam?

Outros diziam que a fortaleza construída há mais de duzentos anos era um espetáculo à parte.

Fortaleza? Qual fortaleza?

Falavam também de praias de águas mansas e transparentes onde as crianças podiam brincar sossegadas.

Onde, afinal, ficavam tais praias?

Quando a família se alojou no barco que a levaria de volta ao continente, pai, mãe, avó e filhos se entreolharam e se deram conta de que haviam desperdiçado o dia.

Perceberam que, por falta de planejamento, de diálogo e de cuidado, deixaram de conhecer as belezas daquele lugar, e que haviam sofrido desnecessariamente.

Esboçaram um sorriso sem graça e voltaram para casa em silêncio, pensativos e desapontados.

*   *   *

Muitos também passamos pela vida assim.

Vivemos por viver, sem saber ao certo o que fazer dessa oportunidade abençoada.

Não planejamos nossas condutas e repetimos mil vezes os mesmo erros, insistindo em antigos vícios.

Não sabemos o que queremos alcançar, quem queremos ser, e assim desperdiçamos horas, dias, anos...

Desperdiçamos vida.

Pensemos nisso: quem não sabe aonde pretende ir não chega a lugar algum. Corre o risco de andar em círculos ou, ainda, de acabar sofrendo riscos e dores desnecessárias.

Planejemos, no presente, o nosso futuro.

Tracemos rumos seguros para nossa vida.

Redação do Momento Espírita.
Em 7.4.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Barcos em Bertioga tendo à frente  a Ilha de Santo Amaro na qual está

situado o municipio de Guarujá,  SP. (Canal com travessia por balsa  Bertioga-Guarujá).  Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]