Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 01 de agosto de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/01-08-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/01-08-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/30-07-2016.htm

29-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/29-07-2016.htm

28-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/28-07-2016.htm

27-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/27-07-2016.htm

26-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/26-07-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

Mensagem do dia

A Grande Transição

 

 

“(...) Na mente do ser, encontra-se a chave para que seja operada a grande mudança. Quando se tem domínio sobre ela, os pensamentos podem ser canalizados em sentido edi­ficante, dando lugar a palavras corretas e a atos dignos.

O indivíduo que se renova moralmente contribui de forma segura para as alterações que se vêm operando no planeta.” 

 

(Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco – livro,  Jesus e Vida , 2ª ed. - p. 16 -editora, LEAL)

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

 

Mensaje para este día

La gran transición

 

 

...En la mente del ser se encuentra la clave para que se produzca el gran cambio.

Cuando se tiene dominio sobre ella, los pensamientos pueden ser canalizados en un sentido edificante, lo que da lugar a palabras correctas y a actos dignos.

El individuo que se renueva moralmente contribuye en forma segura a las modificaciones que se están produciendo en el planeta. 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Jesús y vida - Editora LEAL

 

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 (Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

O anjo ferido. Óleo sobre tela de Hugo Simberg.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Wounded_Angel_-_Hugo_Simberg.jpg

 

 

 

 Artigo de Divaldo Franco:

Renascimento do franciscanismo

 

Renascimento do franciscanismo - Artigo de Divaldo Franco publicado no jornal A Tarde em 28-07-2016


 

 

 

Renascimento do franciscanismo

 

Divaldo Franco

Professor, médium e conferencista

 

 

 

Quando a Idade Média afogava-se na ignorância e o mundo em sombras dependia totalmente dos impositivos da fé religiosa, governava a Igreja o papa Inocêncio III. Considerado o homem mais poderoso do mundo, nomeava imperadores e reis, despojava-os do trono, condenava à morte e ao exílio as criaturas ou as libertava, promovia guerras e estabelecia paz, vivendo sob a pompa quase ultrajante ao Evangelho, na sede do seu império. O mundo era um oceano de superstições e de medos. Os séculos XII e XIII estertoravam, enquanto os aquinhoados pelo poder de qualquer natureza desfrutavam do prazer e da insensatez. Foi nesse momento que surgiu a figura apostolar de Francesco Bernardone, que se tornaria o grande Trovador de Deus.

 

Após encontrar Jesus, despiu-se de tudo que era exterior, superou o ego e, apaixonado pelo Carpinteiro galileu, mudou a história da humanidade. A partir dele a ecologia nasceu, a literatura adquiriu brilho e o amor resplandeceu como jamais dantes em incontáveis corações. Seus poemas e cânticos deram início à futura Renascença e o seu vulto derramou luz mirífica sobre a sociedade do seu e de todos os tempos futuros. Em Quito, a bela capital do Equador, onde estive há apenas dois dias, visitei a igreja e o museu que lhe guardam a memória da existência e o monastério que lhe evoca os passos, em incomparável trabalho em talha de madeira pintada com ouro pela notável Escola quitenha.

 

Revivi os inolvidáveis dias da jornada franciscana que contribuiu significativamente para a vivência do Evangelho de Jesus. Renúncia, solidariedade, compreensão e amor espraiaram-se pela Terra desde então, e mesmo aqueles que se dizem ateus, agnósticos ou materialista amam Francisco, tocados por significativa ternura. Na atualidade científica e tecnológica, rica de sofrimentos e de desencantos, graças ao Papa Francisco, que é jesuíta vivendo a conduta franciscana, ocorre o renascimento do Pobrezinho de Deus, convidando-nos à reflexão e à solidariedade.

 

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em  28-07-2016

 

 

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -

Redação:   (71) 3340 - 8800

Email - [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

Renacimiento del franciscanismo

 

Divaldo Franco

Profesor, médium y conferencista

 

 

 

Cuando la Edad Media se asfixiaba en la ignorancia y el mundo, cubierto de sombras, dependía por completo de las imposiciones de la fe religiosa, gobernaba la Iglesia el Papa Inocencio III.

Era considerado el hombre más poderoso del mundo; designaba a emperadores y a reyes, y también los despojaba del trono; condenaba a la muerte y al exilio a las criaturas, o las liberaba; promovía guerras y establecía la paz, mientras vivía con una pompa poco menos que ultrajante del Evangelio, en la sede de su imperio.

El mundo era un océano de supersticiones y de temores. Los siglos XII y XIII agonizaban, mientras los favorecidos por el poder -cualquiera fuera su naturaleza- disfrutaban del placer y de la insensatez.

Fue en ese momento que surgió la figura apostólica de Francisco Bernardone, quien se convertiría en el gran Trovador de Dios.

Después de que encontró a Jesús, se despojó de todo lo exterior, superó el ego y, apasionado por el Carpintero galileo, cambió la historia de la humanidad. A partir de él nació la ecología, la literatura adquirió brillo y el amor resplandeció como jamás antes, en incontables corazones. Sus poemas y sus cánticos dieron comienzo al futuro Renacimiento, y su personalidad derramó una luz mirífica sobre la sociedad de su tiempo y de todos los tiempos futuros.

En Quito, la bella capital de Ecuador -donde he estado hace apenas dos días-, visité la iglesia y el museo que guardan la memoria de su existencia, y el monasterio que evoca sus pasos, en un incomparable trabajo en talla de madera pintada con oro, por la célebre Escuela quiteña.

Reviví los inolvidables días de la jornada franciscana, que contribuyó significativamente a la vivencia del Evangelio de Jesús. Renuncia, solidaridad, comprensión y amor se propagan por la Tierra a partir de entonces, e incluso aquellos que se dicen ateos, agnósticos o materialistas aman a Francisco, estimulados por una significativa ternura.

En la actualidad científica y tecnológica, abundante en sufrimientos y decepciones, gracias al Papa Francisco -que es un jesuita que vive según la conducta franciscana-, se produce el renacimiento del Poverello de Dios, que nos invita a la reflexión y a la solidaridad.

 

Artículo publicado en el periódico A Tarde, columna Opinión,

el  28-07-2016.

 

 

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -

Redação:   (71) 3340 - 8800

Email - [email protected]

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

 Registro. Divaldo Franco em

Porto Rico

 

 

 

 03/07/2016

 

Como parte do Congreso Espírita Puertorriqueño 03/07/2016, promovido pela Escuela de Consejo Moral de Puerto Rico (em San Juan), Divaldo Pereira Franco proferiu varias conferências em torno do tema central do evento O Espiritismo formando a grande família universal.

 

Entre as conferências, se destacou a de abertura, que levou o título do Congresso, em que pautou os preceitos da Doutrina Espírita e a importância do desenvolvimento do conceito de família.

 

Frisou que todos os membros do núcleo familiar exercem uma função que deve ser forjada no calor da solidariedade e da compreensão.

 

Recordou da importância de sermos parte da familia universal para os invisíveis, definindo-os como aqueles cujo trabalho não é observado por ninguém, embora esse trabalho seja vital para o funcionamento da sociedade. Alertou para que reconheçamos as necessidades e sentimentos desses que não percebemos, que estão ao nosso redor, e que necessitam uma atenção mais direta.

 

Divaldo ainda teve um Encontro com os jovens, abordando O serviço da Caridade na juventude,  que lhe permitiu narrar diversas experiências da Mansão do Caminho, a respeito de crianças e jovens que cresceram e foram educados por ele próprio e Nilson (de Souza Pereira).

 

Os jovens tiveram, ainda, a oportunidade de formular perguntas a Divaldo, compartilhando suas experiências como integrantes da Brigada de amor, grupo juvenil que atua na Égida Espírita Posada la Caridad, vinculada à Escuela de Consejo Moral de Puerto Rico.

 

Na conferencia de encerramento, Amanhecer de uma Nova Era, Divaldo assinalou o alvorecer da familia fraternal, dos diversos processos da transição planetária e nossa responsablidade perante esses acontecimentos.

 

Serão as atitudes morais dos encarnados que permitirão o desenvolvimento do mundo de regeneração. Sob a égide de Jesus de Nazaré, os benfeitores espirituais colaboram constantemente na Espiritualidade, para a chegada da nova era orquestrada pela paz e o bem.

 

A conferência foi finalizada com a declamação do Poema de gratidão, do Espírito Amélia Rodrigues.

 

                       Edgardo Machuca Torres                     

                      Tradução, Maria Helena Marcon.

                                        Em 29.7.2016.

 

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Divaldo Pereira Franco - Puerto Rico - 03/07/2016.

 

Como parte del Congreso Espírita Puertorriqueñollevado a cabo el día 03/07/2016, promovido por la Escuela de Consejo Moral de Puerto Rico (en la ciudad de San Juan), Divaldo Pereira Franco pronunció varias conferencias acerca del tema central: El Espiritismo en la formación de la gran familia universal.

 

Entre las conferencias se destacó la de la inauguración, cuyo tema fue el que dio título al Congreso, en la cual enunció los preceptos de la Doctrina Espírita y la importancia del desenvolvimiento del concepto de familia.

 

Destacó que todos los miembros del núcleo familiar ejercen una función que debe forjarse al calor de la solidaridad y la comprensión.

 

Recordó la importancia de que seamos parte de la familia universal para los invisibles, a los cuales definió como aquellos cuya labor nadie tiene en cuenta, pese a que esa tarea sea vital para el funcionamiento de la sociedad. Nos alertó, a fin de que identifiquemos las necesidades y los sentimientos de aquellos a quienes no percibimos, que están alrededor nuestro, y necesitan una atención más directa.

 

Divaldo tuvo, asimismo, un Encuentro con los jóvenes, en el cual desarrolló el tema La tarea de la Caridad en la juventud, el cual le permitió compartir diversas experiencias de la Mansión del Camino, respecto de niños y jóvenes que crecieron y fueron educados por él mismo y por Nilson de Souza Pereira.

 

Los jóvenes tuvieron, además, la oportunidad de formular preguntas a Divaldo, compartiendo sus experiencias como miembros de la Brigada de Amor, un grupo juvenil que se desempeña en la Égida Espírita Posada de la Caridad, vinculada a la Escuela de Consejo Moral de Puerto Rico.

 

En la conferencia de clausura, Amanecer de una Nueva Era, Divaldo destacó la alborada de la familia fraternal, de los diversos procesos de transición planetaria y nuestra responsabilidad en relación con tales acontecimientos.

 

Serán las aptitudes morales de los encarnados, las que permitirán el desarrollo del mundo de regeneración. Bajo la égida de Jesús de Nazaret, los benefactores espirituales colaboran constantemente, desde la Espiritualidad, para la llegada de la Nueva Era, caracterizada por la paz y el bien.

 

La conferencia finalizó con la declamación del Poema de la gratitud, del Espíritu Amelia Rodrigues.

 

                       Edgardo Machuca Torres                     

                      Traducción al portugués: Maria Helena Marcon.

                                        El 29.7.2016.

 (Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

 Palestra no Grupo Espiritual de Trabalho “Misail”

São Caetano do Sul, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araújo)

 

 

 

Comemoração dos 70 anos da Instituição Beneficente Nosso Lar. São Paulo, SP

 

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Clodoaldo de Lima Leite, [email protected])

 

 

 

 Palestra no Lar Espírita Anselmo Gomes

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

 Palestra na Associação Grupo Espírita “Paulo de Tarso”

Laranjais, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA

 QUE O

 

ANTONIO  CARLOS  RODRIGUES.

 

DA CIDADE  DE

ARAÇATUBA

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 03-08-2016

ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA:

"  LIVRE  "

 

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

 

 

 Ciclo de palestras com Lizst Rangel

Região dos Lagos, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 Ciclo de palestras programado com Ivana Raisky

Região dos Lagos, RJ

 

 

 

(Informação recebida  com email de Nelio Luzze)

 

 

 

 Seminário com Anete Guimarães no CEIFA

Santos Dumont, MG

 

 

 

(Informação recebida em email de Adriano R. Barroso [[email protected]])

 

 

 

 Curso “Educação Espiritual” no C.E. Casa do Caminho

São Paulo, SP

 

EDUCAÇÃO ESPIRITUAL

 

 

O curso mostra como podemos superar nossas limitações, potencializando forças para atingir transformações positivas. Com ele conseguimos estabelecer objetivos de vida, definindo metas mais claras em nossa rotina através do desenvolvimento de atitudes práticas que aprimoram a autoestima. Participe do curso Educação Espiritual e conheça como podemos aperfeiçoar nossos recursos morais e emocionais.

 

 

Realização: Centro Espírita Casa do Caminho

Endereço: Rua Itapeva, 131, Bela Vista, São Paulo

Datas: 06/08/2016 e  27/08/2016

Horário: 10h00 às 11h30

 

 

 

EDUCAÇÃO ESPIRITUAL

 

Supere limitações

           Potencialize forças

                    Atinja transformações positivas.

                            Estabeleça objetivos de vida

                                   Defina metas mais claras em sua rotina

                                             Desenvolva atitudes práticas que aprimoram a autoestima.

 

Participe do curso Educação Espiritual e conheça como podemos aperfeiçoar nossos recursos morais e emocionais.

 

 

Realização: Centro Espírita Casa do Caminho

Endereço: Rua Itapeva, 131, Bela Vista, São Paulo

Datas: 06/08/2016 e 27/08/2016

Horário: 10h00 às 11h30

 

 

(Informação recebida em email de Eliana Thomé)

 

 

 

 XX Semana Espírita

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 III Jornada de Saúde e Espiritualidade

Piracicaba, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acessar:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 Kardec rádio (em inglês)

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

 Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_agosto_2016/1

 

 

 

(Informações de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Vencendo a mágoa

 

 

 


Aylton Paiva – [email protected]


            Há alguns minutos aguardávamos a palestra da noite.
            O tema do palestrante seria: Vencendo a Mágoa.
            Olhava ao redor e visualizando as pessoas: jovens, adultos e idosos, perguntava a mim mesmo: quem será daqui que nunca sentiu mágoa? Prosseguia com meus pensamentos: mas o que é a mágoa? Por que temos mágoa? A mágoa é um sentimento ou emoção saudável ou não? O que fazer com a mágoa?
            Aguardava muitas respostas para as minhas muitas perguntas. Afinal, por um episódio ocorrido, naquele dia eu estava com mágoa.
            Iniciou-se a reunião com uma oração dirigida a Deus, proferida pela presidente daquela Casa Espírita.
            Fez-se a apresentação do palestrante: professor Fernando, dedicado trabalhador espírita e competente psicoterapeuta.
            Após a saudação inicial, o expositor diretamente abordou o tema: Vencendo a Mágoa e, inteligentemente propôs à reflexão:
            - É possível vencer a mágoa? Para que serve a mágoa?
            Esse estado emocional, que envolve o sentimento, precisa ser conhecido, aceito e trabalhado para que ele se torne útil em nossas vidas.
            Afinal, o que é a mágoa?
            A mágoa pode ser entendida como uma dor que sentimos ante uma ofensa ou uma afirmação falsa lançada sobre nós.
            Ela é gerada por um processo de medo ou raiva, que são sentimentos primários e instintivos do ser humano.
            Manifesta-se como um sentimento de tristeza, de pesar, de desgosto.
            A mágoa acumulada no tempo gera o ressentimento.
            Por isso Jesus deve ter recomendado: “ Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia “. (Mateus, cap. V.v.7)
            Após discorrer, por algum tempo, sobre o tema, o professor Fernando permitiu aos participantes fazerem perguntas.
            Maria Lúcia fez a sua indagação:
            - A mágoa tem ligação com o medo?
            - Sim. Se a palavra ou gesto da pessoa nos agride  psicológica ou fisicamente, produzirá em nós o medo e reagiremos empreendendo a fuga ou o ataque em nível psicológico, físico ou ambos ao mesmo tempo.
            Se a ação do agressor gerou em nós a raiva, passaremos a uma reação imediata de contra-ataque sob os aspectos físico ou psicológico, expresso através da palavra oral ou escrita, por gestos mais ou menos agressivos.
            - Professor Fernando - indagou Maurício – será que, em alguma circunstância, a mágoa pode ser útil  e necessária?
            - Pode, mas vai depender da nossa capacidade de lidar com o medo e com a raiva.
            É importante direcionarmos essas energias, congeladas na raiva, de forma construtiva para nós e para os outros.
            Se a manifestação da agressividade é “positiva” ela dá força para a pessoa transformar-se e transformar o mundo. Se a manifestação é “negativa”, ela pode gerar a violência e a crueldade.
            - E se a pessoa não der vazão à mágoa? - perguntou Margarida.
            - A ausência de reação à mágoa pode produzir a doença física (psicossomática), mental (psicopatias), e com maior intensidade a depressão.
            Por mais alguns minutos, o professor Fernando respondeu às perguntas dos circunstantes e encaminhou-se às conclusões:
            - Quando sentirmos mágoa de uma pessoa vamos lembrar que guarda-la gera mais danos em nós do que nela. É necessário analisar lógica e emocionalmente o comportamento de quem nos magoou e avaliarmos se há razão no que ela nos disse e quais são os objetivos do seu comportamento: construir ou destruir.
            Saibamos canalizar as energias da mágoa: atividades físicas: andar, correr, esportes; assistir um bom filme, ouvir música relaxante.
            Finalmente, um alerta: guardar a mágoa é diminuir a auto-estima e permanecer em estado de sofrimento.
            O professor Fernando encerrou a palestra, com os outros,  eu saí do auditório mais esclarecido para melhor lidar com... a minha mágoa.

O retorno do filho pródigo. Óleo sobre tela de Stanislas Henry-Benoit Darondeau’s

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Stanislas_Henry-Benoit_Darondeau%27s_oil_on_canvas_painting_%27The_Return_of_the_Prodigal_Son%27,_1840.jpg

 

 

 

Generosidade sempre

 

 

Somos generosos perante a vida?

Talvez essa pergunta nos tome de surpresa. Talvez nunca tenhamos pensado nisso. Ou ainda, quem sabe, seja algo que acreditamos não ser preciso nos preocupar.

Porém, com certeza, em algum momento, fomos presenteados com a generosidade de alguém que cruzou nosso caminho.

A generosidade é esse sentimento de desprendimento de si mesmo.

É quando esquecemos das nossas necessidades, dos nossos problemas e ocupações para nos ocuparmos com o próximo.

A generosidade é moeda tão cara, tesouro tão precioso, que somente consegue ser paga de igual forma.

Assim, generosidade não se retribui com o reconhecimento de um muito obrigado. Tampouco consegue ser paga com presentes ou valores monetários.

Menos ainda conseguimos retribuir a generosidade que nos é ofertada com um simples favor ou alguma gentileza.

Apenas com generosidade se paga a generosidade que recebemos.

Por nascer em corações nobres, fruto e filha da abnegação, é moeda de alto quilate.

Por isso, é normal que aqueles menos nobres, que ainda não disponham de alguma generosidade no coração, desconfiem de atitudes generosas.

Julgam a atitude altruísta do outro como permeada de segundas intenções, como quem deseja algo além da própria ação.

Chegam a se constranger quando são alvo da generosidade alheia, pois em sendo brindados por esse presente, sentem-se afetados no orgulho, na presunção e na vaidade.

Quase sempre, esquecemos que também é generosidade quando somos capazes de reconhecer na ação do outro a sua gentileza, a sua atitude nobre.

É quando conseguimos perceber esse movimento invisível, discreto, da generosidade alheia para conosco, que nos tornamos agradecidos, reconhecidos a quem dessa maneira nos brinda.

Dessa forma, é generoso o escritor, que alcançando um grande prêmio, lembra-se de reportá-lo à professora que o alfabetizou, à mãe que o conduziu, ao pai que lhe formou o caráter.

É generoso o chefe, o líder empresarial que, frente a uma grande conquista profissional, é capaz de dividi-la com funcionários e colaboradores, compartilhando louros, sabendo-se apenas representante de uma grande equipe, reconhecendo que sozinho não alcançaria tal patamar.

Generosos somos quando compartilhamos felicidade com quem se encontre atravessando agruras, alimento com quem padece fome, nosso tempo com o solitário, nosso sorriso com quem esteja mergulhado em tristeza profunda.

Antítese do egoísmo, a generosidade é flor de raro perfume que, ao ser distribuída, mantém sempre perfumadas as mãos daquele que a oferta.

Generoso foi o samaritano da parábola cristã, ao esquecer dos seus compromissos, ofertando o seu tempo, seus cuidados e seus recursos amoedados para atender o ferido deitado à beira do caminho.

E, ainda, preocupando-se com os dias futuros, comprometendo-se à continuidade do auxílio.

Generosos foram Madre Teresa de Calcutá, Francisco Cândido Xavier, Gandhi, Albert Schweitzer e tantos outros que esqueceram de si, a fim de perfumar a vida daqueles que estavam ao seu redor.

Redação do Momento Espírita.
Em 30.7.2016.

 

(Texto copiado do site Feparana)

Albert Schweitzer

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Schweitzer#/media/File:Bundesarchiv_Bild_183-D0116-0041-019,_Albert_Schweitzer.jpg

 

 

 

 

Prece dos aflitos e agonizantes

 


Senhor Deus, Pai dos que choram,
Dos tristes, dos oprimidos.
Fortaleza dos vencidos,
Consolo de toda a dor,
Embora a miséria amarga, 
Dos prantos de nosso erro,
Deste mundo de desterro,
Clamamos por vosso amor!

Nas aflições do caminho,
Na noite mais tormentosa,
Vossa fonte generosa
É o bem que não secará...
Sois, em tudo, a luz eterna 
Da alegria e da bonança
Nossa porta de esperança
Que nunca se fechará.

Quando tudo nos despreza
No mundo da iniqüidade,
Quando vem a tempestade
Sobre as flores da ilusão!
O! Pai, sois a luz divina, 
O cântico da certeza, 
Vencendo toda aspereza,
Vencendo toda aflição.

No dia de nossa morte, 
No abandono ou no tormento,
Trazei-nos o esquecimento
Da sombra, da dor, do mal!...
Que nos últimos instantes,
Sintamos a luz da vida
Renovada e redimida
Na paz ditosa e imortal.



EMMANUEL
Psicografia de Francisco C.Xavier
Livro: Paulo E Estevão
Paginas 162 e 163


 (Texto copiado de http://www.ocantinhodalena.com.br/menespiritas/emanuel/mens07/mens07.htm)

Cravo branco. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]