Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 13 de agosto de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/13-08-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/13-08-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/12-08-2016.htm

11-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/11-08-2016.htm

10-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/10-08-2016.htm

09-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/09-08-2016.htm

08-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/08-08-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

 

 

 

                    

Jesus contigo

 

“(...) Não te afastes da linha direcional do Evangelho entre os teus familiares. Continua orando fiel, estudando com os teus filhos e com aqueles a quem amas as diretrizes do Mes­tre e, quando possível, debate os problemas que te afligem à luz clara da mensagem da Boa-nova e examina as difi­culdades que te perturbam ante a inspiração consoladora do Cristo.”

 

(Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco – livro,  SOS Família , 18ª ed. - p. 72 -editora, LEAL)

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                    

Jesús contigo

 

...No te apartes de la línea direccional del Evangelio entre tus familiares. Continúa orando con fidelidad; estudia con tus hijos y con aquellos a quienes amas las instrucciones del Maes­tro y, cuando te sea posible, debate los problemas que te afligen a la luz clara del mensaje de la Buena Nueva, y analiza las difi­cultades que te perturban según la inspiración consoladora del Cristo.

 

Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco

Libro SOS Familia - Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Ilustração: Espírito, Perispírito e Corpo.

Imagem/fonte: http://visaoespiritabr.com.br/wp-content/uploads/2014/09/corpo-espirito-perispirito-3.jpg

 

Funeral do camponês no MAMTurk Montanhas de Connemara, na Irlanda.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peasant_Funeral.jpg

Pintura em sarcófago egípcio com cenas de psicostasia “Pesagem da Alma”

Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Cemitério em Hitchin, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Vivamos conscientemente

 

 


Aylton Paiva - [email protected]


            Quando desejamos o nosso auto-aprimoramento a fim de podemos nos harmonizar intimamente e, também, com o próximo, é desejável lembrarmos a indagação feita por Allan Kardec: “ Será passível de censura o homem, por ter consciência do bem que faz e por confessá-lo a si mesmo? “
            Responderam os Mentores Espirituais: “ Pois que pode ter consciência do mal que pratica, do bem igualmente deve tê-la. Pesando todos os seus atos na balança da lei de Deus e, sobretudo, na lei de justiça, amor e caridade, é que poderá dizer a si mesmo se suas obras são boas ou más, que as poderá aprovar ou desaprovar. Não se lhe pode, portanto, censurar que reconheça haver triunfado dos maus pendores e que se sinta satisfeito, desde que de tal não se envaideça, porque então cairia em outra falta. “ ( Questão nº 906 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec )
            Portanto, a orientação espiritual é que tenhamos, cada vez mais, consciência dos nossos atos e deles façamos uma avaliação criteriosa, com base nos princípios da justiça e do amor e da caridade;
            Se vivermos conscientemente, sem dúvida, teremos a indispensável auto-estima que nos proporcionará o auto-respeito e a autoconfiança.
            No entanto, não é fácil concretizarmos esses conceitos, de certa forma, abstratos em atos concretos de nossa vida diária.
            Viver conscientemente implica em alterações de padrões de comportamento, o que, pela prática e persistência, possibilitará o desenvolvimento de novos padrões de comportamento. Todavia, para que isso aconteça é necessário o uso da inteligência, possibilitando a compreensão dos nossos atos que deverão ser devidamente avaliados quanto à sua adequação e oportunidade.
            Assim, vivermos conscientemente exige o uso da inteligência e a escolha do “melhor a fazer”, no exercício do livre arbítrio.
            Desta maneira, durante o dia, deveremos pensar e escolher dentro dos critérios do bem e do mal, do justo e do injusto, do verdadeiro e do falso, da cooperação e da competição, do altruísmo e do egoísmo, humildade e orgulho, os atos que praticaremos e que se refletirão no próximo e em nós mesmos.
Não obstante, não significa que devamos gostar e aceitar tudo o que vemos, mas a capacidade de vermos o que é e o que não é, tanto quanto, consciência de que medos, desejos e negações não alteram a realidade – aquilo que é.
            Para exemplificarmos as formas de viver consciente ou inconscientemente, analisemos dois casos:
Alberto começou a trabalhar em uma grande empresa. Desde o momento que assumiu o seu setor de trabalho, procurou conhecer e entender todos os aspectos do que lhe competia fazer. Estudou as rotinas de trabalho. Prontificava-se a ajudar e a colaborar com os colegas de trabalho. Preocupava-se em manter um bom clima no relacionamento profissional, assumindo que os seus problemas pessoais eram seus e no trabalho não era momento para partilhar com os companheiros as suas dificuldades emocionais, sentimentais ou econômicas. Não se conformava com a rotina e sempre estava procurando aprender algo novo dentro da empresa.
Passado o período de experiência, quando surgiu uma vaga para o cargo mais elevado  daquele em que estava, foi convidado a assumi-lo, tendo o seu merecimento reconhecido.
            Alberto viveu conscientemente, demonstrando autoconhecimento de suas possibilidades e, conseqüentemente, demonstrou elevada auto-estima.
Ivan, à mesma época de Alberto, foi admitido a trabalhar na empresa. A sua postura era a de aprender o necessário para cumprir as suas funções. Quando lhe era solicitada alguma tarefa nova, ele queria saber se fazia parte das atribuições do seu cargo. Não tinha interesse em aprender coisas novas, pois segundo pensava tinha um salário para pagar o que já fazia. Não cultivava amizade mais próxima com os colegas, pois, em sua análise, permitir muita familiaridade possibilitaria que os companheiros de trabalho tivessem facilidade para explorá-lo.
Quando Alberto foi promovido, Ivan julgou-se injustiçado e considerou que ele fora promovido porque bajulava os chefes e  permitia ser explorado pelos colegas de trabalho. Passou a sentir-se muito mal,  de forma depressiva e pensava que não melhorava de vida porque as pessoas tinham inveja dele.
                        Ivan viveu inconscientemente, não avaliando seus pensamento e atos, por conseqüência a sua auto-estima era baixa.
Viver conscientemente é assumirmos aquilo que motiva os nossos atos, objetivos, valores e refletidos em  nosso comportamento, com base no que sabemos e no que pensamos. De certa forma, é assumirmos a responsabilidade  pela percepção consciente e adequada à ação que estamos praticando. Isso é indispensável para a nossa autoconfiança e auto-estima.
É vivermos de forma responsável ante a realidade.

 O Bom Samaritano. Vincent Van Gogh

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Conscience#/media/File:Vincent_Willem_van_Gogh_022.jpg

 

 

Artigo por Divaldo Franco no jornal “A Tarde”: Jogos Olímpicos

Salvador, BA

 

 

 

 

 

JOGOS OLÍMPICOS

 

                                                                                    Divaldo Franco

Professor, médium e conferencista

 

 

 

E os Jogos Olímpicos chegaram ao Brasil! Todos nos regozijamos com o magnífico espetáculo de abertura, demonstrando a nossa posse de valores de alto significado, numa apresentação que se deve considerar uma das mais belas jamais apresentadas. Até o momento conseguimos a primeira medalha de ouro através de uma jovem de modesta condição socioeconômica, que conseguiu o triunfo depois de haver sido educada em uma ONG dedicada a crianças pobres do seu bairro, em zona perigosa do Rio de Janeiro.

 

Os Jogos Olímpicos chegam-nos em momento grave de convulsões de vária ordem, apresentando o seu belo espetáculo de competições, nas quais se destacam os mais preparados indivíduos do mundo, em intérmino desfile de harmonia. Jogos variados e fascinantes alguns, desviam-nos a atenção das crises e aberrações que nos vêm sacudindo nos últimos tempos, direcionando-nos para outros valores que estão ao alcance de quantos a eles se possam dedicar.

 

Durante este período, poderemos discutir outros temas que não os do suborno, da indignidade, da malversação de recursos, mas dialogar em torno dos esforços e sacrifícios pessoais no investimento da ação chegando à perfeição possível. Reflexionando em torno desse notável esforço generalizado que se iniciou em Olímpia, na Grécia antiga, pensamos em um outro tipo de Olimpíadas, as que dizem respeito aos sentimentos de amor e de fraternidade entre os povos. As atuais já conseguem reunir as nações de diferentes comportamentos num interesse comum, o que torna factível a aquisição de outras de natureza espiritual, felicitando o mundo.

 

Nestes futuros dias, poderemos aspirar aos campeonatos da solidariedade, da compaixão, da caridade, auxiliando-nos reciprocamente, a fim de que a miséria de qualquer natureza fuja envergonhada, cedendo lugar ao esplendoroso comportamento do amor conforme Jesus o viveu e nos ensinou. Poderemos impor-nos o exercício da solidariedade, dando início às Olimpíadas espirituais...

 

 

Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em  11-08-2016.

                                      

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -

              Redação: (71) 3340 - 8800

                                                Email - [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

JUEGOS OLÍMPICOS

 

                                                                                    Divaldo Franco

Profesor, médium y conferencista.

 

 

 

¡Y los Juegos Olímpicos llegaron al Brasil!

 

Todos nos regocijamos con el magnífico espectáculo inaugural, que fue una muestra de que poseemos valores de elevada significación, durante una apertura que se debe considerar entre las más bellas jamás presentadas.

 

Hasta este momento hemos conseguido la primera medalla de oro, a través de una joven de modesta condición social y económica, que obtuvo el triunfo después de haber sido educada en una ONG dedicada a niños carentes de su barrio, en una zona peligrosa de Río de Janeiro.

 

Los Juegos Olímpicos nos llegan en un momento de convulsiones de diverso orden, para presentar su bello espectáculo de competencias, en las cuales se destacan los más preparados individuos del mundo, en un interminable desfile de armonía. Juegos variados y fascinantes algunos, desvían nuestra atención de las crisis y las aberraciones que nos han estado sacudiendo en los últimos tiempos, orientándonos hacia otros valores que están al alcance de todos quienes a ellos se puedan dedicar.

 

Durante este período podremos discutir acerca de otros temas, que no son los relativos al soborno, a la falta de dignidad, a la malversación de recursos; y dialogar acerca de los esfuerzos y los sacrificios personales invertidos en la acción, hasta llegar a la perfección posible.

 

Cuando reflexionamos acerca de ese gran esfuerzo generalizado que tuvo comienzo en Olimpia, en la Grecia antigua, pensamos en otro tipo de Olimpíadas, las relacionadas con los sentimientos de amor y de fraternidad entre los pueblos. Las actuales ya consiguen reunir a las naciones de diferentes comportamientos en un interés común, lo que torna factible la conquista de otras de naturaleza espiritual, para felicidad del mundo.

 

En estos futuros días podremos aspirar a los campeonatos de la solidaridad, de la compasión, de la caridad, mediante el auxilio recíproco, a fin de que la miseria -cualquiera sea su naturaleza- huya avergonzada, cediendo lugar al esplendoroso comportamiento del amor según Jesús lo vivió y nos lo enseñó.

 

Podremos imponernos el ejercicio de la solidaridad, dando comienzo a las Olimpíadas espirituales...

 

 

Artículo publicado en el periódico A Tarde, columna Opinión, el  11-08-2016.

                                      

Achou interessante? Passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -

              Redação: (71) 3340 - 8800

                                                Email - [email protected]

 

 

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Programação de palestras com Wellerson Santos

Agosto/2018-  MG

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

Noticia publicada pelo SEI

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2016/08/febtv-transmitira-homenagem-aos-cem.html

 

 

 

Informativo do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Boa tarde!

 

Segue nosso informativo semanal de 12/08 a 16/08...

 

Lembrando que amanhã é a segunda fase da Campanha Auta de Souza, participem!!!

 

 


 

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Educandário Eurípedes retoma as atividades e agradece à Sociedade de Campinas e Região

 

  

12 de agosto 2016
 

DE: EDUCANDÁRIO EURÍPEDES

PARA: SOCIEDADE DE CAMPINAS E REGIÃO

 

GRATIDÃO INFINITA

 

5 DE JUNHO DE 2016
Uma tempestade sem precedente se abate sobre Campinas, durante a madrugada.
O Educandário Eurípedes, assim como muitas outras sólidas construções, é duramente atingido. Nossos trabalhadores do dia procuraram socorre-lo na emergência da manhã chuvosa, dando o melhor de si para minimizar os estragos e as dores. Muitas lágrimas foram vertidas, brotando diretamente de corações ainda mais feridos que a casa querida.
Quem conteve as lágrimas, a duras penas, não conteve o nó que apertava a garganta. Porém, em meio aos escombros, todos os presentes deram as mãos e entoaram um hino de amor e de esperança.
Começava ali a reconstrução. Começava pelo material mais importante para qualquer obra, qualquer construção - o Amor, energia Divina que move o Universo.

 
5 DE AGOSTO DE 2016
Dois meses se passaram com muito trabalho, muito envolvimento e muita união dentro e fora do Centro Espírita Allan Kardec. Muitas outras mãos se juntaram à corrente do Bem. E eis que novas lágrimas voltam a rolar, a garganta novamente se aperta.
Mas, agora as lágrimas são de alegria. As feições de dor agora foram substituídas por sorrisos. A tristeza cedeu lugar à certeza de que nossa Casa recomeça mais forte, mais unida, mais bela que nunca.
A VOCÊ, que tornou esta conquista possível, queremos ir muito além do agradecimento. Queremos que você compartilhe conosco este momento mágico. Que o seu coração esteja assim tão feliz!
Você que tornou essa conquista possível participando com trabalho voluntário, doações de numerário, materiais de construção, ações beneficentes em favor da Obra, sinta-se abraçado por todos nós, diretoria e funcionários do Centro Espírita Allan Kardece por todas as crianças, jovens e famílias assistidas pelo Educandário Eurípedes.
FOMOS TODOS EDUCANDÁRIO E JUNTOS, SAÍMOS MAIS FORTES!
GRATIDÃO INFINITA!

 
Educandário Eurípedes / Centro Espírita Allan Kardec

 
APÓS 2 MESES DE INTENSO TRABALHO AS ATIVIDADES SÃO RETOMADAS:
CRECHE MÃE LUIZA - voltou no dia 8/8/2016 - já em pleno funcionamento.
ÁREA SOCIAL/ADOLESCENTES e ADULTOS - 16/08/2016 (terça feira)
ÁREA DOUTRINÁRIA: cursos, assistência espiritual (plantões, preleção, passe, reuniões mediúnicas), educação espírita infantil, Mocidade e Grupo de Família - em 21/08 (domingo)
 
 

 

Depto. Comunicação CEAK – Centro Espírita Allan Kardec

Rua Irmã Serafina, 674 – Centro – 13015-201 – Campinas/SP

www.ceak.org.br   –  [email protected]

   

 

 

(Informação recebida em email de CEAK Noticias [[email protected]])

 

 

Palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

Olá, amigos.

 

Próxima palestra:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Endereço: Avenida Sampaio Vidal- Via Expressa, 2110-A 

Telefone: (14) 3113-8090

Dia: 13 de agosto de 2016, sábado, 20 horas

Expositor: NELSON FERREIRA LIMA

Tema: "O Amor"

 

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Encontro de “Amor à Família”

Promissão,  SP

 

 

Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra musicada no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

IMPERDÍVEL!!!!

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522- AVANHANDAVA

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA MUSICADA

QUE O

SÉRGIO  SANTOS E A MARLENE

DA CIDADE DE

UBERABA / MG.

FARÃO NO SABADO DIA 13-08-2016

ÀS 20 HORAS

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e  de João Marchesi Neto)

 

 

9º. Entremediuns 2016 – Noroeste Paulista

Votuporanga, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Concerto Beneficente no Teatro São Pedro

São Paulo, SP

 

Prezados amigos,

 

Chegaram os convites para o concerto beneficente que está sendo promovido pelo Rotary Clube Sul de São Paulo e a Fundação Porta Aberta (FPA), que acontecerá no dia 13 de setembro de 2016, às 20h, no Theatro São Pedro (Rua Dr. Albuquerque Lins, 207, Campos Elíseos, São Paulo).

 

Juntamente com os demais companheiros, colaboradores da FPA, e também os  rotários, estamos empenhados na venda de convites, pois toda a arrecadação será destinada ao patrocínio de uma Oficina de Panificação para a nossa Fundação Porta Aberta, que apoia o tratamento de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas.

 

Como bem sabemos, a dependência química é uma enfermidade que atinge pessoas de todas as classes sociais, homens e mulheres, indistintamente.

 

A Fundação Porta Aberta dedica-se à qualificação profissional e reinserção social de pessoas que passam ou já passaram pelo tratamento de desintoxicação e necessitam de apoio para retomar o comando de suas vidas, sendo um de seus pilares, a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

 

Ficaremos imensamente agradecidos se tivermos a honra da sua presença. Além disso, caso possa divulgar o evento entre seus amigos e parentes, esclareçam que se trata de um evento cultural de alto nível, além de uma excelente oportunidade para apoiarem um projeto sério, tocado por pessoas idôneas, com um propósito inquestionável.

 

No convite anexo (pdf) seguem informações sobre o Concerto Beneficente:

Construindo um Modo de Vida!

 

Orquestra Instituto GPA (regente Daniel Misiuk) e

Coral A Tempo (regente Walter Chamun).

 

Imensamente agradecida por sua atenção e pela divulgação que puder dar a este pedido, pois da venda desses convites dependerá muito o avanço do trabalho da Fundação Porta Aberta (FPA).

 

Os amigos de Santos que se interessarem por adquirir o convite, ou apenas por ajudar a vender, podem entrar em contato com a Bete, nossa Conselheira Fiscal.

Em São Paulo, vários de nós temos convites à venda.

 

Grande abraço.

 

Jacira

 

 

Teatro São Pedro. São Paulo, Brasil. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

 Palestra no Grupo Espírita União Fraterna

Ribeirão Preto, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de  Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

 

 

 I Seminário Médico-Espírita de

Mossoró, RN

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 Palestras programadas para

Matão,   SP

 

 

(Informação recebida em email de  [email protected])

 

 

 

Saúde e espiritualidade em Pernambuco

Recife, PE

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Cobem Play - O Novo Canal da Cobem

Salvador, BA

 

 

VOCÊ é o nosso convidado a acessar e se inscrever no Cobem Play

 

Cliquem no link - www.youtube.com/c/CobemPlay

 


 

 

 

(Informação recebida em email de Edward Miranda 2 [[email protected]])

 

 

 

 Pinga Fogo com Dr. Andrei Moreira

Santos, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

26º. Feirão Beneficente pró Mansão do Caminho

Rio  de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de  Helena Alves [[email protected]])

 

 

Newsletter Dirigente Espírita. USE/SP

 

Acesse aqui:

http://us8.campaign-archive1.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=1090b9cfa2&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

Informativo do SEF – Sociedade Espírita Fraternidade

Niterói, RJ

 

Acessar aqui:

https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/17777/messages/[email protected]&c=1471033636&contact_id=5119

 

 

 

 

Almoço na Creche Lar do Alvorecer Marlene Nobre

Diadema, SP

 

cid:image001.jpg@01D1EF4F.70CDB7C0

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Casa de Repouso Bom Jesus precisa de ajuda

Salvador, BA

 

 

 

Endereço:

 Primeira Travessa Bela Vista de Tubarão, nº 15, Paripe - Salvador(BA)

 

Contatos:

 

(71) 33074561 / (71) 985170803 / (71) 983259383

 

e-mail Luis Santana:

 

[email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Edward Miranda 2 [[email protected]])

 

 

Perante a criança

 

 

 

Do livro Conduta Espírita

Ditado pelo espírito André Luiz

Médium Waldo Vieira

FEB

 

 

Ver no coração infantil o esboço da geração próxima, procurando ampará-lo em todas as

direções.

Orientação da infância, profilaxia do futuro.

Solidarizar-se com os movimentos que digam respeito à assistência à criança, melhorando métodos e ampliando tarefas.

Educar os pequeninos é sublimar a Humanidade.

Colaborar decididamente na recuperação das crianças desajustadas e enfermas, pugnando

pela diminuição da mortalidade infantil.

Na meninice corpórea, o Espírito encontra ensejo de renovar as bases da própria vida.

Os pais espíritas podem e devem matricular os filhos nas escolas de moral espírita cristã,

para que os companheiros recém-encarnados possam iniciar com segurança a nova experiência terrena.

Os pais respondem espiritualmente como cicerones dos que ressurgem no educandário da

carne.

Distribuir incessantemente as obras infantis da literatura espírita, de autores encarnados e

desencarnados, colaborando de modo efetivo na implantação essencial da Verdade Eterna.

O livro edificante vacina a mente infantil contra o mal.

Observar quando se deve ou não conduzir as crianças a reuniões doutrinárias.

A ordem significa artigo de lei para toda idade.

Eximir-se de prometer, às crianças que estudam, quaisquer prêmios ou dádivas como

recompensa ou (falso) estímulo pelo êxito que venham a atingir no aproveitamento escolar, para não viciar-lhes a mente.

A noção de responsabilidade nos deveres mínimos é o ponto de partida para o cumprimento das grandes obrigações.

Não permitir que as crianças participem de reuniões ou festas que lhes conspurquem os

sentimentos, e, em nenhuma oportunidade, oferecer-lhes presentes suscetíveis de incentivar-lhes qualquer atitude agressiva ou belicosa, tanto em brinquedos quanto em publicações.

A criança sofre de maneira profunda a influência do meio.

Furtar-se de incrementar o desenvolvimento de faculdades mediúnicas em crianças, nem lhes permitir a presença em atividades de assistência a desencarnados, ainda mesmo quando elas apresentem perturbações de origem mediúnica, circunstância esta em que devem receber auxílio através da oração e do passe magnético.

Somente pouco a pouco o Espírito se vai inteirando das realidades da encarnação.

Em toda a divulgação, certame ou empreendimento doutrinário, não esquecer a posição

singular da educação da infância na Seara do Espiritismo, criando seções e programas dedicados à criança em particular.

Sem boa semente, não há boa colheita.

 

“Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque deles é o reino de Deus.” — Jesus.

(LUCAS, 18:16.)

 

 Jesus Cristo e as crianças. Óleo sobre cobre de Carl H. Bloch

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Carl_Heinrich_Bloch_-_Suffer_the_Children.jpg

 

 

Casar todos os dias

 

 

 

Para nós, quando efetivamente uma pessoa se casa? Quando entendemos que alguém está casado com outro alguém?

Para alguns de nós, a resposta pode ser no sentido legal. Afirmamos, portanto, que casar é mudar o estado civil, é regulamentar uma situação perante a sociedade, é registrar a relação a dois em um cartório.

Se entendemos dessa forma, a concretização se dá com a certidão de casamento.

Mas, outros entendemos que o casamento se efetiva com uma cerimônia religiosa.

Independente de culto ou rito, da liturgia ou do credo, imaginamos que nos casamos após as promessas trocadas e o vincular a Deus a relação a dois.

Entretanto, não poucos de nós cremos que para estarmos casados basta ter a vida em comum, uma vida de relação na intimidade, dividindo o teto, o tempo vago, as preocupações.

Então, quando, efetivamente, casamos?

Todo relacionamento inicia com um certo encantamento, um sentimento diferente no peito, uma atração peculiar, quase irresistível.

A convivência ao longo dos dias, as experiências compartilhadas, permitem que o sentimento passe a diferentes patamares, ganhando raízes e profundidade.

Sutil no seu desenvolver, quando nos damos conta esse sentimento vai nos vinculando a quem nos permitimos nessa vida de relação.

Portanto, o casar é apenas o coroamento de uma relação que iniciou despretensiosa, e que se instalou, ganhando importante espaço emocional em nossa intimidade.

Não importa se para essa relação buscamos uma cerimônia civil, ou se nos vinculamos sem o compromisso da certidão de casamento.

Não importa se buscamos ou não alguma cerimônia religiosa.

Estar casado será muito mais a postura íntima que temos para com quem elegemos estar conosco do que as exterioridades que possam nos indicar o vínculo matrimonial.

E essa postura íntima se constrói aos poucos, e para a vida toda.

Ninguém está definitivamente casado e nenhum sentimento está pronto, acabado e congelado no tempo.

Casar é o reafirmar do compromisso, diariamente, em pequenos detalhes, ou grandes momentos.

Isso quer dizer que casamos todos os dias.

Casamos com o outro quando chegamos em casa à noite com o doce preferido do nosso par, porque lembramos de fazer uma pequena parada, na confeitaria, a fim de surpreender e agradar.

Casamos quando as preocupações do outro passam a ser as nossas, em uma postura não invasiva, mas de solidariedade, a fim de estarmos sempre prontos quando nos requisitar o apoio.

Casamos quando vibramos com as conquistas do outro como se nossas fossem, seja no reconhecimento profissional, nas conquistas pessoais, nas lutas que vence.

Casamos quando na doença conseguimos nos colocar como enfermeiro, nas dores como psicólogo, nas frustrações como amigo solidário, nas conquistas como aquele que mais vibra.

Sem esses cuidados e conquistas diárias, talvez o casamento feneça, arrefeça seu brilho e se perca no emaranhado de emoções desencontradas, que ainda carregamos no peito.

Redação do Momento Espírita.
Em 12.8.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

O gigantesco e belo quadro “As Bodas de  Cana” de Paolo Veronese. Museu do Louvre, Paris, França.

 Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]