Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 30 de agosto de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/30-08-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/30-08-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/29-08-2016.htm

27-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/27-08-2016.htm

26-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/26-08-2016.htm

25-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/25-08-2016.htm

24-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/24-08-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

AMOR ACIMA DE TUDO

“(...) Dedica-te à meditação salutar em torno das tuas defi­ciências, para corrigi-las, e dos teus valores, para ampliá-los. Usa de severidade sem crueza e de amor sem pieguismo, para te colocares em rota de equilíbrio, de crescimento.”

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Livro Momentos de saúde e de consciência, 1ª   ed. - p. 32 -editora, LEAL

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

AMOR

por encima de ToDO

 

...Dedícate a la meditación saludable acerca de tus defi­ciencias -para corregirlas- y de tus valores, para ampliarlos.

Utiliza la severidad sin llegar a ser cruel, y el amor sin sentimentalismo, a fin de ubicarte en una lucha para equilibrio, para crecimiento.

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Momentos de salud y de conciencia - Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Emma Livry  *(24-09-1842/ 26-07-1863)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Emma_Livry_-Sylphide_1.JPG

 

(*)  Ela morreu de complicações após queimaduras sustentada quando seu traje pegou fogo durante um ensaio. 

 

Emma Livry

Image/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Emma_Livry.jpg

Louis Mérante    e Emma Livry

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Louis_M%C3%A9rante_Emma_livry.jpg

 

 

 

Homeopatia

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

1 –     A Homeopatia é uma terapia espírita?

                        Tem alguma relação, porém não podemos situá-la como terapia genuinamente espírita, até porque é anterior ao Espiritismo. Seus princípios foram estabelecidos por Samuel Hahnemann (1755-1843) no final do século dezoito. Sua obra fundamental, Organon da Arte de Curar, foi publicada em 1810, 47 anos antes de O Livro dos Espíritos.

2 –     Por que, então, há tantos médicos homeopatas espíritas e no receituário mediúnico os Espíritos dão preferência à homeopatia?

                        Ocorre certa identidade de conceitos. Hahnemann proclamava que as enfermidades decorrem de problemas com a energia vital dos pacientes. O Espiritismo confirma a existência de correntes magnéticas a circularem em nosso organismo, cujos desajustes afetam o perispírito, com reflexos no corpo físico, originando variadas enfermidades.

3 –     Qual seria a ação da homeopatia?

                        Numa manifestação publicada na Revista Espírita, em outubro de 1863, Santo Agostinho refere-se à homeopatia como matéria espiritualizada. Na homeopatia temos a alma do medicamento ou, mais exatamente, seu componente energético, liberado a partir do processo de dinamização da substância utilizada. Em tal condição, ela atua diretamente sobre o espírito, com reflexos salutares na economia física.

 

4 –     Algo semelhante à ação do passe magnético?

                        Exatamente. Na homeopatia temos o magnetismo liberado da substância dinamizada, com propriedades específicas. No passe temos o magnetismo fornecido pelo passista e pelos Espíritos que o assistem, direcionado aos males do paciente. Tanto a homeopatia quanto o passe magnético estão nos domínios da medicina espiritual.

5 –     É possível fazer uso de ambos?

                        Sem dúvida. É uma associação muito produtiva, geralmente recomendada por médicos desencarnados em receituário mediúnico nos Centros Espíritas.

6 – Eliminando os problemas perispirituais, essa associação produz a cura definitiva?

                        Não é tão simples. Embora seu alcance maior, tanto a homeopatia quanto o passe magnético ainda representam um tratamento de superfície, que atinge efeitos. É preciso eliminar as causas geradoras de nossos males. Estas residem em nosso íntimo, em nossa maneira de ver o Mundo e de viver.

7 –     E quando a doença é um problema cármico?

                        Desajustes perispirituais mais graves, produzidos por um comportamento desatinado em vidas anteriores, podem ser amenizados com a homeopatia e o passe magnético, mas não nos isentam, paralelamente, dos depurativos da dor, cuja duração é imprevisível.

8 –     Kardec teve algum contato com Hahnemann?

                        Hahnemann viveu seus últimos anos na França, onde foi sepultado, em 1843, aos 88 anos.  Desconheço qualquer referência sobre essa possibilidade. Não obstante, por seus méritos o grande médico foi um dos mentores espirituais da Codificação. Em Obras Póstumas há duas consultas que Kardec lhe fez sobre questões doutrinárias. Em O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo nove, há belíssima mensagem de sua autoria, abordando o problema do temperamento, segundo ele subordinado muito mais às tendências do Espírito do que às características do corpo. Conclui, dizendo: Todas as virtudes e todos os vícios são inerentes ao Espírito. A não ser assim, onde estariam o mérito e a responsabilidade? O homem deformado não pode tornar-se direito, porque o Espírito nisso não pode atuar; mas, pode modificar o que é do Espírito, quando o quer com vontade firme. Não vos mostra a experiência, a vós espíritas, até onde é capaz de ir o poder da vontade, pelas transformações verdadeiramente miraculosas que se operam sob as vossas vistas? Compenetrai-vos, pois, de que o homem não se conserva vicioso, senão porque quer permanecer vicioso; de que aquele que queira corrigir-se sempre o pode. De outro modo, não existiria para o homem a lei do progresso.

 

Samuel Hahnemann “Pai da Homeopatia”

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Hahnemann#/media/File:Hahnemann.jpg

 

Túmulo de Hahnemann, o criador  da Homeopatia,  no Cemitério do Père Lachaise,  em Paris, França.

 Foto: Ismael Gobbo

 

 

Registro. Divaldo Franco no Rio Grande do Sul

 Porto Alegre

 

 

27 de agosto de 2016.

 

Com sua alegria habitual e disposição para o trabalho, Divaldo Pereira Franco foi recepcionado pelo público com uma grande salva de palmas ao entrar no salão lotado. Eram mil pessoas acolhendo-o carinhosamente, reverentemente. Falando inicialmente sobre os conceitos de Fritjof Capra, autos da obra O Tão da Física, onde um desses conceitos diz: O ser é imortal. A vida não se extingue com a morte do corpo físico. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente, o homem se esforça para alcançar a felicidade. Sendo a vida de natureza transcendente, cada indivíduo deve expandir o Reino dos Céus que está dentro si para o exterior, visando atender todos os que lhe estão próximos, construindo a sua felicidade.

Será possível ser feliz? O que é a felicidade afinal? Assim, o orador por excelência disse que a felicidade parte do coração para o exterior. A felicidade é um estado de plenitude. O importante, frisou, é que o sol da alegria brilhe na intimidade da alma, apesar das dores, dos percalços que a vida oferece. A felicidade consiste em lutar internamente para sentir-se plenificado apesar dos desencantos. Entre outros, os conceitos filosóficos de Anaxágoras e de Anaxímenes foram abordados de forma rápida, preparando o desenvolvimento para o estudo da conquista da felicidade sob a ótica dos filósofos gregos Epicuro, Diógenes, Zenão e Sócrates.

Epicuro, com sua filosofia hedonista, afirmava que o indivíduo para ser feliz necessitaria possuir e desfrutar de recursos materiais, retendo-os consigo. Para Diógenes, ao contrário, a felicidade seria não possuir nada, pois entendia que aquele que tem não é o possuidor, mas é possuído pelo que tem, tornando-se seu escravo. A terceira vertente filosófica grega é a doutrina estoica, de Zenão de Cítio. Ele incentivava que a pessoa deveria abandonar-se a um estado de apatia, resistindo à dor, em uma demonstração de virtude.

A verdadeira felicidade é a plena consciência, cheia de ideais, de beleza, do mundo interior. A felicidade e a desdita estão vinculadas à emoção. Ser feliz é uma possibilidade que está ao alcance do indivíduo, bastando para tal, amar. Quando se ama, não se perde, ao contrário, ganha-se.

O conceito socrático, por sua vez, preconizava que a felicidade não consiste no ter, no possuir, mas sim em ser, em cultivar os valores ético-morais, vivendo de acordo com a consciência. Essa proposta de Sócrates, sobre a felicidade, está em perfeito acordo com os ensinamentos contidos em o Evangelho de Jesus, onde a criatura busca o sentido da vida, quando entende que a morte não é o fim, antes, é a porta para outra dimensão da mesma realidade, a espiritual.

Incentivando a conquista da felicidade, desde agora, Divaldo sugere que os bens materiais não sejam retidos pelos seus donos, mas que os doe, permanecendo tranquilos por já não possuir a posse, que em muitos casos é a verdadeira possuidora. Exerça o prazer de doar, ensinou o orador baiano, veja sempre o lado bom da vida, seja altruísta, desprendido, otimista, caridoso, doando-se, tanto quanto seja possível. Esteja sempre disposto a aprender, mesmo nos infortúnios.

A felicidade é possível. Para tal, é necessário que o indivíduo se utilize do recurso terapêutico de sentir-se feliz, erradicando a tristeza, a apatia, tornando-se alegre e contagiando com essa alegria os que estão próximos. Sempre entremeando conceitos e histórias de diversos pensadores, algumas para provocar o riso, Divaldo Franco, servidor incondicional do Cristo, e com base nos estudos da Dra. Susan Andrews, psicóloga pela Universidade Harvard, atualmente radicada no Brasil, discorreu sobre as cinco ilusões a respeito da felicidade: a riqueza, a juventude, o sucesso, o prazer, e a felicidade condicional, ou a expectativa de viver a felicidade.

Com base em vários pensadores e pesquisadores do psiquismo humano, Divaldo Franco apresentou alguns conceitos, entre outros, como: a felicidade não é a riqueza, embora a riqueza possa gerar momentos de bem-estar; ser feliz é preocupar-se em ser melhor, e não em possuir muito; a felicidade real é sentir-se pleno consigo e com as circunstâncias da vida; e, a felicidade é desenvolver o bom hábito de tratar com benignidade a todos com quem se relaciona.

Segundo Rollo May, psicólogo americano, o homem da atualidade vive para atender a três necessidades: sexismo, consumismo e o individualismo, que invariavelmente aturde e perturba o ser em busca de felicidade. Apoiando-se nos ensinamentos do filósofo grego Epicteto, Divaldo discorreu sobre como viver em plenitude, ter uma vida feliz, com boas qualidades morais. A felicidade e as realizações pessoais decorrem de atitudes corretas. Com informações sobre a felicidade e sua construção na intimidade do ser, o emérito conferencista apresentou diversos conceitos exarados por Joanna de Ângelis, Carl Gustav Jung, Hanna Wolff e Sidarta Gautama, o Buda.

Como exemplo de alguém que se sentia feliz, o Professor e pacifista Divaldo Franco, discorreu sobre a vida e a obra de Francisco e Clara de Assis, que despojados de bens materiais, sentiam-se felizes, apesar do sofrimento e aspereza da vida, sensibilizando os corações afetuosos que os buscavam.

A felicidade é possível, apesar das circunstâncias. Dê o melhor de si e seja sempre bom. A felicidade é dar-nos mais. O amor, força sustentadora da vida e do Universo, se expressa pela aceitação e pela compreensão. A felicidade começa nesse mundo, estabelecendo o Reino de Deus nos corações do homem. É necessário que cada um busque se aprimorar, deixando de lado o queixume, a vitimização. Finalizando esse encontro de emoções e sentimentos, Divaldo Franco, valoroso trabalhador espírita, encerrou o enriquecedor minisseminário A Felicidade é Possível.

Após declamar o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, o intimorato orador foi homenageado, novamente, quando, então, o público de pé o aplaudiu demoradamente.

 

           Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Jorge Mohlecke

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

PORTO ALEGRE – DIVALDO FRANCO EN RIO GRANDE DO SUL –
27 de agosto de 2016.

 

Con su alegría habitual y su predisposición para el trabajo, Divaldo Pereira Franco fue recibido por el público con efusivos aplausos, cuando ingresó al salón, que estaba repleto. Eran mil personas las que lo recibían con cariño y reverencia.

 

Se refirió, al principio, a los conceptos de Fritjof Capra, autor de la obra El Tao de la Física, donde en uno de sus conceptos expresa: El ser es inmortal. La vida no se extingue con la muerte del cuerpo físico. Tanto en Oriente como en Occidente, el hombre se esfuerza para alcanzar la felicidad. Dado que la vida es de naturaleza trascendente, cada individuo debe expandir el Reino de los Cielos, que está dentro de él, hacia el exterior, tendiendo a estar atento a todos aquellos que se encuentran alrededor suyo, para edificar su felicidad.

 

¿Será posible ser feliz? ¿Qué es la felicidad, finalmente? El orador por excelencia manifestó que la felicidad parte del corazón hacia el exterior. La felicidad es un estado de plenitud. Lo importante, manifestó, es que el sol de la alegría brille en la intimidad del alma, pese a los padecimientos, las dificultades que la vida nos depara. La felicidad consiste en una lucha interna para sentirse pleno, a pesar de las decepciones.

 

Entre otros, abordó brevemente los conceptos filosóficos de Anaxágoras y de Anaxímenes, preparando el desarrollo del estudio de la conquista de la felicidad, desde el punto de vista de los filósofos griegos Epicuro, Diógenes, Zenón y Sócrates. Epicuro, con su filosofía hedonista, afirmaba que para ser feliz, el individuo necesitaría disfrutar de recursos materiales, conservándolos como propios. Para Diógenes, por el contrario, la felicidad consistiría en no poseer cosa alguna, pues entendía que aquel que tiene no es el poseedor, sino que es poseído por lo que tiene, y se convierte en su esclavo. La tercera corriente filosófica griega es la doctrina estoica, de Zenón de Citio. Él incentivaba a la persona a que se abandonara en un estado de apatía, resistiendo al dolor, en una demostración de virtud.

 

La verdadera felicidad es la conciencia plena, caracterizada por los ideales de belleza del mundo interior. La felicidad y la desdicha están vinculadas a la emoción. Ser feliz es una posibilidad que está al alcance del individuo, bastando para ello con amar. Cuando se ama no se pierde, al contrario, se gana. El concepto socrático, a su vez, preconizaba que la felicidad no consiste en tener, en poseer, sino en ser, en cultivar los valores ético-morales, viviendo de acuerdo con la conciencia. Esa propuesta de Sócrates, relativa a la felicidad, está en perfecta concordancia con las enseñanzas contenidas en el Evangelio de Jesús, donde la criatura busca el sentido de la vida, cuando entiende que la muerte no es el final, sino la puerta hacia otra dimensión de la misma realidad: la dimensión espiritual.

 

A modo de incentivo a la conquista de la felicidad, a partir de ahora, Divaldo sugiere que los bienes materiales no sean retenidos por sus dueños, sino que los donen y permanezcan tranquilos, porque ya no tienen la posesión, la cual en muchos casos es la verdadera poseedora. Ejercite el placer de donar -enseñó el orador bahiano-, vea siempre el lado bueno de la vida; sea altruista, generoso, optimista, caritativo, dónese tanto como le sea posible. Esté siempre dispuesto a aprender, aun en el infortunio. La felicidad es posible. Para ello es necesario que el individuo utilice el recurso terapéutico de sentirse feliz, erradicando la tristeza, la apatía, volviéndose alegre y contagiando con esa alegría a quienes están cerca.

 

Siempre mezclando conceptos y anécdotas de diversos pensadores -algunas para provocar la risa-, Divaldo Franco, servidor incondicional del Cristo, basado en los estudios de la Dra. Susan Andrews, psicóloga de la Universidad de Harvard que actualmente se ha radicado en el Brasil, se refirió a las cinco ilusiones respecto de la felicidad: la riqueza, la juventud, el éxito, el placer y la felicidad condicional, o la expectativa de vivir la felicidad.

 

Con base en diversos pensadores e investigadores de la psiquis humana, Divaldo Franco expuso algunos conceptos, entre otros, tales como: la felicidad no es la riqueza, aunque la riqueza pueda generar momentos de bienestar; ser feliz es proponerse ser mejor, lo que no depende de poseer mucho; la felicidad auténtica es sentirse pleno consigo mismo y con las circunstancias de la vida; la felicidad es desarrollar el buen hábito de tratar con benignidad a todos aquellos con quienes se relacione.

 

Según Rollo May, psicólogo norteamericano, el hombre de la actualidad vive para atender a tres necesidades: sexismo, consumismo y el individualismo, lo que invariablemente aturde y perturba al ser que busca la felicidad. Basándose en las enseñanzas del filósofo griego Epícteto, Divaldo se refirió a cómo vivir en plenitud, tener una vida feliz, con buenas cualidades morales. La felicidad y las realizaciones personales son la consecuencia de actitudes correctas. Con informaciones relativas a la felicidad y a cómo edificarla en el interior del ser, el emérito conferencista expuso diversos conceptos elaborados por Joanna de Ângelis, Carl Gustav Jung, Hanna Wolff y Siddartha Gautama, el Buda.

 

A modo de ejemplo, acerca de quienes se sentían felices, el Profesor y pacifista Divaldo Franco aludió a la vida y la obra de Francisco y Clara de Assís, quienes habiéndose despojado de los bienes materiales se sentían felices, pese al sufrimiento y las dificultades de la vida, y sensibilizaban a los corazones afectuosos que los buscaban.

La felicidad es posible, a pesar de las circunstancias. Dé lo mejor de usted mismo, y sea siempre bueno. La felicidad consiste en entregarnos más aún. El amor, fuerza sustentadora de la vida y del Universo, se expresa mediante la aceptación y la comprensión. La felicidad comienza en este mundo, instalando el Reino de Dios en los corazones de los hombres. Es necesario que cada uno se proponga superarse, dejando de lado las quejas y la victimización.

 

Para finalizar ese encuentro de emociones y sentimientos, Divaldo Franco, valiente trabajador espírita, concluyó el enriquecedor miniseminario La felicidad es posible, después de declamar el Poema de la Gratitud, de Amélia Rodrigues. El valeroso orador fue homenajeado, nuevamente, cuando el público se puso de pie y lo aplaudió largamente.

 

           Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Jorge Mohlecke

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Registro. Divaldo Franco no Rio Grande do Sul

Novo Hamburgo, RS

 

 

28 de agosto de 2016.

 

Em tarde/noite agradabilíssimos, foi realizado o Minisseminário O Ser Humano em Busca de Deus, com o conferencista incomparável Divaldo Pereira Franco. O evento, promovido pela União Municipal Espírita de Novo Hamburgo, foi realizado no Teatro da FEEVALE, na mesma cidade.

Apresentando os principais acontecimentos históricos, notadamente na França a partir do Século XVIII, Divaldo promoveu uma viagem ao passado. O empirismo filosófico cedeu lugar ao Iluminismo, a queda da nobreza, o coroamento de Napoleão e sua queda, a reencarnação de Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais tarde conhecido como Allan Kardec, a importância e a crença em Deus e a repercussão da fé, do amor.

Citando Abraham Cressy Morrison, químico americano, O Semeador de Estrelas discorreu sobre a tese em que o químico descreve sete razões pelas quais um cientista acredita na existência de Deus: a lei de probabilidades; a vida; os instintos dos animais; os genes e cromossomos; a inteligência/razão; o equilíbrio do ecossistema; e a imaginação.

A constatação de Cressy Morrison está em concordância com os ensinamentos espíritas, notadamente no que diz respeito ao conteúdo das perguntas e respostas de números 1 e 4 de O Livro dos Espíritos, onde se lê que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas, e que a prova de sua existência está neste axioma aplicado à Ciência: "todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente".

 

Após narrar a comovente história de Leland Stanford Junior e de sua família, que deu origem à Instituição Stanford, nos Estados Unidos, uma das mais reconhecidas universidades no mundo, Divaldo falou da proposta da Doutrina Espírita e dos benefícios proporcionados por ela em nossas vidas.

O Projeto Genoma Humano, formado por renomados pesquisadores, concluiu que há no homem, um gene divino, o que significa que Deus está no gene do homem.

Deus é amor, quem ama deixa pegadas de luz na noite escura. Pesquisas científicas realizadas pelo Dr. Michael Persinger e Dr. Vilayanur Ramachandran, neurocientistas que descobriram o denominado “Ponto de Deus” no cérebro humano, e pela Dra. Danah Zohar, física que falou por primeira vez da existência da inteligência espiritual, estabelecendo-se, dessa maneira, uma ponte entre a Ciência e o Espiritismo e demonstrando-se que ambos os conhecimentos estão em perfeita sintonia entre si e apontam o ser profundo que somos como a fonte geradora da saúde integral.

O Espiritismo, segundo Divaldo, conduz os indivíduos para além da simples crença nos seus postulados básicos. Oferece as provas da existência de Deus, da imortalidade da alma, da comunicabilidade dos Espíritos e da reencarnação, convidando a todos a cultivar a beleza da vida e a alegria de viver, por meio da adoção de um sentindo psicológico profundo para a existência e da transformação moral para melhor. Destacando a necessidade da autoavaliação e levando em conta a evolução do homem e da natureza que o cerca, colhe ao mesmo tempo o produto de sua semeadura.

A criatura humana é o resultado do somatório das suas próprias aspirações. O homem deve vencer com sacrifício e vontade bem direcionada. Tendo como referência o livro “Os Quatro Compromissos” do autor americano-mexicano tolteca Miguel Ruiz, Divaldo falou sobre a civilização Tolteca surgida há 5.000 anos.

 

Os Toltecas viveram há muitos milhares de anos e habitavam as regiões onde hoje se situa o México e em algumas áreas do atual Panamá. Vários filósofos e cientistas Toltecas se concentraram na cidade de Teotihuacán, com o propósito de estudar a sabedoria espiritual de seus antepassados que era encarada como uma fonte Divina de felicidade e amor, demonstrando que a ética contemporânea é tão remota quanto a arte de pensar. Nessa cultura, a vida está vinculada a quatro compromissos morais, que são atualíssimos. A verdadeira felicidade é consequência daquilo que se pensa e faz.

Os Xamãs Toltecas elaboraram um método que permitia ao povo assumir uma nova postura na vida, mediante o desenvolvimento de um novo comportamento, onde as pessoas deveriam assumir quatro compromissos em todas as atitudes na vida para consigo, com o próximo e para com a Força Geradora. 1. Seja a vossa palavra incorruptível; 2. Viva de tal forma que não perturbes o outro, ajude, ajudando; 3. Tenha em mente que o mal dos maus não te faz mal; 4. Quando você fizer algo, faça-o muito bem, dando sempre o melhor de si.

Aproximando-se do final do enriquecedor trabalho, o Professor Divaldo Franco narrou a comovente história de sua mãe, Ana Franco, notadamente a sua desencarnação, sua preocupação com a família e as suas atividades no mundo dos Espíritos, em uma demonstração de amor irrestrito e de confiança em Deus. Com a habitual declamação final, momento de enlevo e de oração, as bênçãos divinas se faziam presentes, envolvendo o público composto por 1850 pessoas. Em reconhecimento e gratidão, Divaldo foi amplamente aplaudido.

          

           Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Leandro Cunha

 

 (Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

NOVO HAMBURGO – DIVALDO FRANCO en RIO GRANDE DO SUL –

28 de agosto de 2016.

 

En una tarde/noche agradabilísimos, se realizó el miniseminario EL SER HUMANO EN BUSCA DE DIOS, con el conferencista incomparable, Divaldo Pereira Franco. El acto, promovido por la União Municipal Espírita de Novo Hamburgo, se llevó a cabo en el Teatro de la FEEVALE, en la misma ciudad.

Exponiendo los principales acontecimientos históricos, sobre todo en Francia, a partir del siglo XVIII, Divaldo propuso un viaje al pasado. El empirismo filosófico, que cedió lugar ao Iluminismo, la decadencia de la nobleza, la coronación de Napoleón y su caída, la reencarnación de Hippolyte Léon Denizard Rivail, más tarde conocido como Allan Kardec, la importancia de la creencia en Dios y la repercusión de la fe, del amor.

 

Citando a Abraham Cressy Morrison, químico norteamericano, el Sembrador de Estrellas aludió a la tesis en la cual, el químico describe siete razones por las cuales un científico cree en la existencia de Dios: la ley de probabilidades; la vida; los instintos de los animales; los genes y los cromosomas; la inteligencia/razón; el equilibrio del ecosistema; y la imaginación.

La constatación de Cressy Morrison es concordante con las enseñanzas espíritas, especialmente en lo relativo al contenido de las preguntas y las respuestas correspondientes a los números 1 y 4, de El Libro de los Espíritus, donde se lee que Dios es la inteligencia suprema, causa primera de todas las cosas, y que la prueba de su existencia reside en el siguiente axioma, aplicado a la Ciencia: todo efecto tiene una causa; todo efecto inteligente tiene una causa inteligente.

 

Después de narrar la conmovedora historia de Leland Stanford Junior y de su familia, que dio origen a la Institución Stanford, en USA, una de las más reconocidas universidades en el mundo, Divaldo habló sobre la propuesta de la Doctrina Espírita, y los beneficios que ella proporciona a nuestras vidas.

El Proyecto Genoma Humano, compuesto por renombrados investigadores, arribó a la conclusión acerca de que existe, en el hombre, un gen divino, lo que significa que Dios está en los genes del hombre.

Dios es amor; quien ama deja huellas de luz en la noche oscura. Investigaciones científicas llevadas a cabo por los doctores Michael Persinger y Vilayanur Ramachandran, neurocientíficos, quienes descubrieron el denominado punto de Dios en el cerebro humano, y por la Dra. Danah Zohar, física, quien fue la primera en aludir a la existencia de la inteligencia espiritual, estableciéndose -de esa manera- un puente entre la Ciencia y el Espiritismo, y demostrando que ambos conocimientos están en perfecta sintonía entre sí, y aluden al ser profundo que somos, como la fuente generadora de la salud integral.

El Espiritismo -según lo manifiesta Divaldo- conduce a los individuos hacia más allá de la simple creencia en sus postulados básicos. Ofrece las pruebas de la existencia de Dios, de la inmortalidad del alma, de la comunicabilidad de los Espíritus y de la reencarnación, invitando a todos a que cultiven la belleza de la vida y la alegría de vivir, por medio de la adopción de un sentindo psicológico profundo para la existencia y para la transformación moral para mejor. Destacando la necesidad de la autoevaluación y teniendo en cuenta la evolución del hombre y de la naturaleza que lo rodea, cosecha al mismo tiempo el producto de su siembra.

 

La criatura humana es la sumatoria de sus propias aspiraciones. El hombre debe triunfar con sacrificio y con la voluntad correctamente orientada. Tomando como referencia el libro Los cuatro compromisos, del autor americano-mexicano tolteca Miguel Ruiz, Divaldo hizo alusión a la civilización tolteca, surgida hace 5.000 años. Los toltecas vivieron hace varios miles de años; habitaban las regiones donde hoy está ubicada México, y algunas zonas de la actual Panamá. Ciertos filósofos y científicos toltecas confluyeron en la ciudad de Teotihuacán, con el propósito de estudiar la sabiduría espiritual de sus antepasados, la cual era considerada una fuente divina de felicidad y amor, y demostraron que la ética contemporánea es tan remota como el arte de pensar. En esa cultura, la vida está vinculada a cuatro compromisos morales, que tienen mucha vigencia. La verdadera felicidad es la consecuencia de aquello que se piensa y se realiza.

Los chamanes toltecas elaboraron un método que posibilitaba al pueblo adoptar una nueva actitud en relación con la vida, mediante el desarrollo de una nueva conducta: las personas deberían asumir cuatro compromisos en cada una de las actitudes de la vida: para consigo mismos, con el prójimo y para con la Energía Generadora. 1. Sea vuestra palabra incorruptible; 2. Viva de tal forma que no perturbe al otro; ayude, ayudando; 3. Tenga en la mente que el mal de los malos no le hace mal; 4. Cuando haga algo, hágalo muy bien, entregando siempre lo mejor de sí.

 

Acercándose al final del enriquecedor trabajo, el Profesor Divaldo Franco narró la conmovedora historia de su madre, Ana Franco, especialmente acerca de su desencarnación, de su preocupación por la familia y de sus actividades en el mundo de los Espíritus, en una demostración de amor sin límites y de confianza en Dios. Con la habitual declamación final, momento de elevación y de oración, las bendiciones divinas se hicieron presentes, envolviendo al público compuesto por 1850 personas. A modo de reconocimiento y gratitud, Divaldo fue aplaudido prolongadamente.

          

           Texto: Paulo Salerno
           Fotos: Leandro Cunha

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

IV Fórum CEECAL

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em emails de [email protected] e de Cesare, Fausto (GE Aviation, Non-GE) [[email protected]])

 

 

11ª. Feira do Livro Espírita do GEBEM-2016

Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em email de Divulgação Gebem [[email protected]])

 

 

Curso de Espiritismo para Iniciantes

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Registro:

Caravana Yvonne Pereira – Fraternidade e intercâmbio

 

A já tradicional Caravana Yvonne Pereira, promovida anualmente pelo IEBM, de Niterói, contou nesse ano como convidado Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex presidente da FEB. Entre os dias 26 e 28 de agosto, o visitante proferiu palestras focalizando a obra de Yvonne Pereira e a interação com o espírito Bezerra de Menezes, que dia 29 tem sua data de nascimento. Foram realizados também autógrafos no livro do expositor – “Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo” (Ed. O Clarim). A caravana, com um ônibus fretado lotado, e coordenada por Hélio Ribeiro Loureiro, em ambiente fraternal, visitou com palestras e momentos de confraternização as instituições: C.E. Luiz Gonzaga, em Miguel Pereira; Lar Bezerra de Menezes, em Vassouras; C.E.Alvorecer, em Barra do Piraí. Em Niterói, houve palestra no Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação, dentro do programa dos 25 anos da instituição. Preliminarmente, o visitante proferiu palestras no C.E.Irmã Rosa e Instituto Espírita Bezerra de Menezes, em Niterói, e na sede do CEERJ, no Rio de Janeiro. Informações: https://www.facebook.com/gestudoschicoxavier/;  http://www.iebm.org.br/; http://www.gepar.org.br/

 

Miguel Pereira, RJ. C.E. Luiz Gonzaga. Palestra César Perri. Na foto também Hélio e o dirigente Wanderlei.

Vassouras, RJ. Lar Bezerra de Menezes. César com Hélio e dirigentes.

Vassouras, RJ. Lar Bezerra. Refeição e confraternização.

Barra do Piraí, RJ. Dirigentes do C.E. Alvorecer com Hélio Ribeiro e César Perri autografando.

GEPAR. Niterói, RJ. Dirigentes com César Perri.

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra com

 

JOSÉ RONALDO - ZELÃO,

 

de Cajobi, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 31 de Agosto, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

(Informação recebida em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

Reunião mensal da AME- Lagos. Palestra programada para

Cabo Frio, RJ

 

Irmãos,

Com muita alegria, lembramos a todos da Reunião Mensal da AME-LAGOS que acontece sempre no 1º domingo. A próxima, acontecerá no dia 04/09/2016, às 18:00hs, na sede do Centro Espírita Leon Denis - Rua Piracicaba, 01 (SEDE NOVA) - PARQUE BURLE - Cabo Frio/RJ. Nesta oportunidade, convidamos a todos para assistir a palestra com a Dra. Dirce Oliveira - Psicóloga, expondo o tema: “Melancolia, O Espírito Em Busca Da Liberdade"Acreditamos ser este um tema bastante interessante para todos que militam na Seara Espírita, bem como para qualquer estudioso dos avanços científicos. Por isso, contamos com todos que puderem participar, comparecendo ao evento e nos ajudando na divulgação do mesmo.

 

Aguardamos sua presença, para mais uma vez compartilharmos deste estudo!!!

Muita Luz!


ASSOCIAÇÃO MÉDICO ESPÍRITA DA REGIÃO DOS LAGOS / AME-LAGOS

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Programação do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

Pintura Mediúnica com LAYRTON VARGAS, dia 3/set sábado às 17h.
Evento beneficente em prol das obras assistenciais do Núcleo Espírita Chico Xavier e da Casa de Frei Fabiano.
Ao final da apresentação, as telas serão vendidas aos interessados.

"Popularmente conhecido como pintura mediúnica, o ato de transmitir visualmente uma mensagem, seja em forma de arte ou não, tem outro nome. De acordo com a Doutrina Espírita, esse ato de transmissão mediúnica se chama psicopictografia, ou pictografia, como é mais comumente chamado.
a pintura mediúnica já foi prevista e explicada pelo próprio Allan Kardec no Livro dos Médiuns em 1861. 
Eis o que Allan Kardec disse sobre o tema no capítulo XVI do livro: '(são médiuns pintores ou desenhistas) os que pintam ou desenham sob a influência dos Espíritos.'
O objetivo das pinturas mediúnicas é sensibilizar as pessoas e também servir como ponte de comunicação entre os espíritos e nós, os encarnados. O objetivo final da psicopictografia é mostrar através da arte que existe vida após a morte.
Resumindo, como disse Chico Xavier, a pintura mediúnica nada mais é do que a evangelização através das cores."


 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)
Mapa de Acesso
NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

UNIFESP/NUSE: Palestra “Espiritualidade e Saúde Mental”

São Paulo, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o C.E. Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

(Informação recebida em emails de Cleide Bucalon [[email protected]] e de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Clodoaldo de Lima Leite, [email protected])

 

 

 

 Ciclo de palestras programado com Ivana Raisky

Região dos Lagos, RJ

 

 

 

(Informação recebida  com email de Nelio Luzze)

 

 

 

 XX Semana Espírita

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

30º. Encontro Fraternal com Divaldo Pereira Franco

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de C.E. Dr. Bezerra de Menezes  [[email protected]])

 

 

 

9o. Congresso Alemao de Medicina da Alma da AME-Internacional. Bad Honnef, Alemanha.

 

 

 

(Informação recebida em email de Fernanda Marinho-Göbel)

 

 

 

Evento importante

 

Inscreva-se para o 17º. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

arte_destaque-Portal-1038x324.jpg

 

Um Congresso para você e sua família!

 

Participar deste 17º Congresso Estadual de Espiritismo, na bela estância turística de Atibaia, é uma experiência duplamente agradável. Além de abastecer-se de conhecimentos e cultura espírita, o congressista poderá desfrutar também de lindo passeio com toda a família.

 

 

A Comissão Organizadora optou por fechar “um hotel inteiro” para os congressistas, permitindo que não só os casais, mas também os filhos pudessem desfrutar desses momentos. Por isso, firmou parceria com o Tauá Hotel Atibaia, um dos mais requisitados da região no chamado Turismo de Negócios.

 

Além da ampla infraestrutura para eventos, o Tauá Hotel pode hospedar até quatro pessoas adultas por apartamento. Além disso, dispõe de Monitores para acompanhar e divertir a criançada nos vários espaços lúdicos do hotel, que conta, inclusive, com brinquedoteca e piscina aquecida.

 

 

 

Ao fazer sua reserva, o congressista estará, automaticamente, garantindo sua inscrição e as diárias dos três dias do evento, com café da manhã, almoço e jantar. Os valores totais, por pessoa, estão fixados em R$ 870, para apartamento duplo ou triplo, e R$ 1.500 para apartamento single. Crianças até seis anos de idade estão isentas de pagamento!

 

 

O pagamento poderá ser parcelado em até sete vezes (a partir de 30/06/2016), via PagSeguro, depósito em conta, cartão de crédito ou débito e ainda em cheques pré-datados nominais à USE. Acesse www.usesp.org.br/congresso ou escreva para [email protected]. Telss (11) 2950-6554 e 3564-6536.

Assessoria de Imprensa/DECOM-USE    

Rubens Toledo – MTb 13776.

Tel. 11 2950-6554 – 19 3837-2035

Celular 19 9 9705-9059.

E-mail [email protected]

Imagens em alta podem ser baixadas no site www.usesp.org.br/congresso

 

(Informação recebida em email de RUBENS TOLEDO [[email protected]])

Coreto “Silvio Caldas”  na Praça Aprigio de Toledo. Atibaia, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Programação de palestras no NEALUZ

Carapicuiba, SP

 

NEALUZ - Núcleo Espirita Amor e Luz
Rua Maria Helena, 174 - Centro - Carapicuíba

Coordenação de Palestras  4559-7538

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestras programadas para Ana Jaicy Guimarães

Jales e Santa Fé do Sul, SP

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

 

Palestras e Seminários com Dr. Sérgio Thiesen

Jales e região

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

2º. Simpósio Saúde e Espiritualidade. Depressão e Suicídio

Jales, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

 

Inscrições para a CONEAN/2016

Araçatuba, SP

 

Bom dia!

 

Estamos encaminhando abaixo link para a inscrição da CONEAN 2016 para aqueles que o desejarem:

 

https://goo.gl/forms/s7GBi3RrOgtoBzSX2

 

Programação:

 

Dia 03/09 - Sábado (NÃO PRECISA FAZER INSCRIÇÃO)

10h30min Início da Feira do Livro que estará acontecendo no Araçatuba Shopping (Av Pompeu de Toledo, 601)

Palestra com Célia Diniz - Tema: E a Dor da Morte?

 

Dia 04/09 - Domingo (NECESSÁRIO INSCRIÇÃO)

08h - Palestra n o Centro Espírita Luz e Fraternidade - Rua São Vicente, 336 - Bairro Paraíso.

Palestras:

Saulo Gomes - Tema: Bastidores com Chico Xavier

Paulo Perri - Tema: Evangelhoterapia

 

Após a palestra teremos almoço cujo valor será de R$ 20,00 para aqueles que desejarem participar. O valor deverá ser pago na retirada do crachá. Portanto, pedimos informar no ato da inscrição.

 

Abraços,

 

Use Regional Araçatuba.

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAC

 Bauru, SP

 

Acesse no link:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_setembro_2016/1

 

 

 

Boletim do C.E. Ismênia de Jesus

Santos, SP

 

Boletim Informativo do CEIJ 07/2016

 

topo_email_sup
topo_email

Informativo 007/2016                                                                             agosto/2016

__________________________________________________________
Não esqueça!!!!!
Programação para Setembro/2016
___________________________________________________

Paula zamp          6_Encontro da família

Você está recebendo a

Edição de setembro/outubro de 2016 - nº 270

do Boletim Informativo do C.E.I.J.

Boletim Informativo 270
__________________________________________________________
Não esqueça!!!!!
Programação para Outubro/2016
___________________________________________________
Semana Espírita 2016

Noite da Pizza
__________________________________________________________
Não esqueça!!!!!
Natal está chegando!!!!
___________________________________________________

Sacolinha_2016
base_email_79

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

(Recebido em email de Centro Espírita Ismênia de Jesus [[email protected]])

 

 

A mudança da tradução do nascer “de novo” para o “do alto”

 

 

Publicada originalmente em

Coluna de O Tempo, BH, MG.

29/08/16

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

 

Reportemo-nos à coluna “Antes Era Nascer ‘De Novo’, Por Que Hoje é ‘Nascer do Alto’?” (João 3: 3). A tradução do adjunto adverbial “anothen” em grego, tanto pode ser em português um adjunto adverbial de tempo (de novo ou novamente) ou de lugar (do alto ou de cima). Mas o que queremos destacar é, por que, durante quase 2.000 anos, a tradução era é necessário nascer de “novo”, e agora, mudaram-na para é necessário nascer “do alto”!

Para este colunista e qualquer estudioso da Bíblia que examine bem essa frase: é necessário nascer “de novo”, o que é notório é que ela traz à nossa memória a ideia de reencarnação muito aceita hoje, e que é, pois, por isso que a modificaram. A explicação é que, mesmo que os tradutores creiam na reencarnação, eles têm que seguir o cristianismo oficial, que ainda não a aceita. E assim, os tradutores, deram um jeito de ocultá-la nessa conhecida passagem evangélica de são João, trocando o adjunto adverbial “de novo” pelo “do alto”. E isso que acabamos de ver é apenas um exemplo de outras alterações de textos bíblicos originais para ocultarem as ideias de reencarnação e do espiritismo. Mas em vão, fazem essas adulterações da Bíblia, pois os cristãos de hoje, mais evoluídos culturalmente, percebem claramente essas manobras dos tradutores para esconderem verdades contrárias às doutrinas dogmáticas que os teólogos criaram ao longo dos séculos.

Os antigos acreditavam que tudo que é matéria surge da água. Daí que Jesus disse que é necessário nascer “de novo” da água. Mas depois, falando mais claro, Ele disse para Nicodemos que há nascido do espírito, isto é, mudança espiritual ou moral de vida para melhor, e nascido da carne (João 3: 6), ou seja, dos pais, o que é a reencarnação, pois toda criança que nasce tem um espírito reencarnando nela.

Como já dissemos, o adjunto adverbial grego “anothen” admite os significados “de novo” e “do alto” em português. Assim tanto faz dizer nascer “de novo” ou “do alto”, referindo-se ao espírito reencarnante, ou quando já reencarnado, faz a sua mencionada mudança de vida moral e espiritual.

E queremos reiterar o que já foi dito, e que é notório, nesses dois sentidos: nascer “de novo” e “do alto” (“anothen”) é que, durante quase dois mil anos, os teólogos e tradutores da Bíblia traduziam essa palavra grega “anothen” por “de novo” e que, só recentemente, eles optaram para a troca de “de novo” para a “do alto”. E, principalmente, queremos destacar que essa mudança foi feita para ocultar a ideia clara de reencarnação contida nesse texto do evangelho joanino. E queremos destacar, ainda, que essa mudança demonstra por si própria que, realmente, a expressão original “de novo” na frase: “é necessário nascer de novo”, tem mesmo o sentido de reencarnação que, eles, os tradutores, quiseram ocultar. Não fora assim, eles não teriam feito essa mudança. Mas não foram felizes com essa emenda, pois o espírito reencarnante nasce também “do alto”, já que ele vem da dimensão espiritual tida como localizada no alto! E até o Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), a reencarnação era aceita entre os teólogos cristãos de modo velado, assunto esse que foi tratado em troca de cartas entre são Jerônimo e santo Agostinho! (Meu livro “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, pág. 210, Ed. EBM, SP, 2006).

 

Jesus falando com Nicodemos. Obra de William Brassey

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Nicodemus#/media/File:William_Brassey_Hole_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  

 

 

 

O oleiro e o poeta

 

 

Há muito tempo, na cidade de Zahlé, ocorreu uma rixa entre um jovem poeta, de nome Fauzi, e um oleiro, chamado Nagib.

Para evitar que o tumulto se agravasse, eles foram levados à presença do juiz do lugarejo.

O juiz, homem íntegro e bondoso, interrogou primeiramente o oleiro, que parecia muito exaltado.

Disseram-me que você foi agredido. Isso é verdade?

Sim, senhor juiz. – Confirmou o oleiro. – Fui agredido em minha própria casa por este poeta.

Eu estava, como de costume, trabalhando em minha oficina, quando ouvi um ruído e a seguir um baque.

Quando fui à janela, pude constatar que o poeta Fauzi havia atirado com violência uma pedra, que partiu um dos vasos que estava secando, perto da porta.

Exijo uma indenização! – Gritava o oleiro.

O juiz voltou-se para o poeta e perguntou-lhe serenamente:

Como justifica o seu estranho proceder?

Senhor juiz, o caso é simples. – Disse o poeta. Há três dias, eu passava pela frente da casa do oleiro Nagib, quando percebi que ele declamava um dos meus poemas.

Notei com tristeza que os versos estavam errados. Meus poemas estavam sendo mutilados por ele.

Aproximei-me e lhe ensinei a declamá-los da forma certa, o que ele fez sem grande dificuldade.

No dia seguinte, passei pelo mesmo lugar e ouvi novamente o oleiro a repetir os mesmos versos de forma errada.

Cheio de paciência, tornei a ensinar-lhe a maneira correta e pedi-lhe que não tornasse a deturpá-los.

Hoje, finalmente, eu regressava do trabalho quando, ao passar diante da casa do oleiro, percebi que ele declamava minha poesia estropiando as rimas e mutilando vergonhosamente os versos.

Não me contive. Apanhei uma pedra e parti com ela um de seus vasos.

Como vê, meu comportamento nada mais é do que uma represália pela conduta dele.

Ao ouvir as alegações do poeta, o juiz dirigiu-se ao oleiro e declarou:

Que este caso, Nagib, sirva de lição para o futuro.

Procure respeitar as obras alheias a fim de que os outros artistas respeitem as suas.

Se você equivocadamente se julgava no direito de quebrar o verso do poeta, achou-se também o poeta egoisticamente no direito de quebrar o seu vaso.

E lavrou a sentença:

Determino que o oleiro Nagib fabrique um novo vaso de linhas perfeitas e cores harmoniosas, no qual o poeta Fauzi escreverá um de seus lindos versos.

Esse vaso será vendido em leilão e a importância obtida pela venda deverá ser dividida em partes iguais entre ambos.

A notícia sobre a forma inesperada como o sábio juiz resolveu a disputa espalhou-se rapidamente.

Foram vendidos muitos vasos feitos por Nagib, adornados com os versos do poeta.

Em pouco tempo Nagib e Fauzi prosperaram.

Tornaram-se amigos e cada qual passou a respeitar e a admirar o trabalho do outro.

O oleiro mostrava-se arrebatado ao ouvir os versos do poeta, enquanto o poeta encantava-se com os vasos admiráveis do oleiro.

*   *   *

Cada ser tem uma função específica a desenvolver na sociedade. Por isso, há grande diversidade de aptidões e de talentos.

Respeitar o trabalho e a capacidade de cada um possibilita-nos aprender sobre o que não conhecemos e aprimorar nosso conhecimento.

Respeito e colaboração são ferramentas valiosas para o desenvolvimento individual e coletivo.

Redação do Momento Espírita, com base em capítulo
 de 
O livro de Aladim, de Malba Tahan, ed. Record.
Em 29.8.2016.

 

(Copiado do site Feparana)

Jarros, ânforas e outros objetos romanos de Pompéia em depósito naquele sítio arqueológico. Itália.

 Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]