Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/11-02-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/11-02-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

10-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/10-02-2016.htm

09-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/09-02-2016.htm

08-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/08-02-2016.htm

06-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/06-02-2016.htm

05-02-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/FEVEREIRO/05-02-2016.htm

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

     

 

   

 

 

 

 

Pedir e Conseguir

 

 “(...) A oração é emanação do pensamento bem-direcio­nado e rico de conteúdos vibratórios que se expande até sincronizar com as ondas equivalentes, assim estabelecendo o intercâmbio entre a criatura e o Criador.”

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda, 4ª ed. P. 253 – editora LEAL)

 

Disenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedir y obtener

 

 ...La oración es la emanación del pensamiento correctamente orientado y rico en contenidos vibratorios, que se expande hasta sintonizar con las ondas equivalentes, estableciendo de tal modo el intercambio entre la criatura y el Creador.

 

 

 

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Jesús y el Evangelio

a la luz de la Psicología Profunda – Editora LEAL

 

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil .

 

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

..................................

..........................

...................

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 

Frontspicio da primeira edição da Revista Espírita editada por Allan Kardec.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revue_Spirite#/media/File:Revue_Spirite_1%C2%AA_ed_1858.jpg

 

 

Amanhecer de uma Nova Era

 

 

Suely Caldas Schubert

           

            A promessa do amanhecer, que se realiza a cada dia, afugenta as sombras da noite, aos seus primeiros fulgores.

            Enquanto a escuridão, aparentemente impera, tem-se a impressão de que não há outra perspectiva senão a das sombras. Entretanto, percebe-se pontos de luz, aqui e ali, renovando a expectativa do que virá.

            É assim, que sem aviso algum, um clarão  maior se delineia no horizonte e, em poucos minutos, as sombras se diluem, porque o amanhecer se anuncia e nada pode detê-lo.

            Este é o nosso momento, na Terra em trânsito para um amanhecer de luz e paz.

            A noite sombria da maldade, do desequilíbrio, da loucura, parece não ter fim, como se o seu fosse o império das trevas, embora surjam os pontos de luz, de claridade que se expande, atestando o inexorável instante do perene alvorecer, assinalando um novo tempo para a humanidade.

            A transição planetária está em curso e obedece à lei do progresso, conforme estatui O Livro dos Espíritos.

            O ser humano, despertando do seu sono hibernal dos milênios, aos poucos deixa a horizontalidade da vida encetando a busca superior da verticalidade.

            Eis o momento decisivo, já não há mais tempo. A mudança é irreversível.

            Todavia, um sopro renovador, forte, poderoso, se faz sentir, são as presenças dos Espíritos de luz, oxigenando as densas brumas que teimam em permanecer, abrindo clareiras ensolaradas por todo o orbe terráqueo. Entre estes está um vulto querido dos espíritas, Manoel Philomeno de Miranda, que desde o ano de 2010 tem falado à Terra sobre as transformações que o planeta vem passando, no intuito de esclarecer, instruir e alertar a todos os que estão sintonizados e anelando por  um porvir melhor.

            No final de 2010, o citado autor espiritual, em parceria com o médium Divaldo Franco, lançou um dos mais importantes livros dos últimos tempos, TRANSIÇÃO PLANETÁRIA, o qual tive o cuidado de pesquisar a fundamentação doutrinária que alicerça a obra, pesquisa essa que publiquei, à época em artigo, evidenciando assim a sua integral consonância não apenas com a Codificação Kardequiana, mas igualmente com autores espirituais, como Emmanuel, Joanna de Ângelis, Bezerra de Menezes, com escritores clássicos como Léon Denis e, ainda mais: com o sermão profético de Jesus.

            Recentemente, em outubro de 2012, o mesmo autor espiritual, Manoel Philomeno de Miranda e o médium Divaldo Franco, brindaram o movimento espírita com um novo livro, AMANHECER DE UMA NOVA ERA, que desdobra e complementa o anterior, Transição Planetária.

            O autor relata uma programação espiritual de alta significação, presidida pelo nobre Dr. Bezerra de Menezes que com uma equipe de benfeitores espirituais, como Eurípedes Barsanulfo, José Petitinga, Jésus Gonçalves e outros, em atendimento a intrincados e graves processos obsessivos, que vão sendo deslindados gradativamente.

            É notável, sob todos os aspectos, a importância dessa obra, que apresenta uma abordagem de elevado teor espiritual, como é apanágio dos Espíritos de escol, propiciando reflexões profundas ao analisar o panorama mundial da atualidade, suas causas e consequências.

            Casos de processos obsessivos sofridos e graves, decorrentes de infiltrações espirituais perturbadoras no movimento espírita, retratam a necessidade de trazer Jesus de volta às nossas Casas espíritas, de mantermos o contato com os ensinamentos do Mestre, de buscarmos a vivência do Seu evangelho, conforme Ele nos conclama: “Eu sou o caminho, da verdade e da vida e ninguém vem ao Pai senão por mim.”

            Um trabalho de impressionante atualidade é realizado numa cracolândia, de grande cidade, mostrando as profundas e tristes  mazelas humanas.

            A obra apresenta algumas surpresas em relação à anterior, ensejando desfecho positivo diante dos meandros das obsessões gravíssimas e de longo curso, que não menciono aqui, a fim de permitir ao leitor a constatação por si mesmo.

            É imprescindível porém, ressaltar a presença, em algumas passagens, do iluminado Espírito FRANCISCO DE ASSIS, cujas intervenções sublimes elevam o padrão vibratório do leitor, trazendo-nos emoções superiores e de suavíssimas repercussões, enriquecendo-nos o psiquismo diante de tanta magnitude espiritual.

 

            A você, que está lendo este artigo, quero dizer o seguinte: os dois livros citados são da maior importância  nessa hora de tanta perplexidade, de dor e sofrimento que avassalam as criaturas.

            Neles você encontrará ensinamentos elevados, sem jamais baixar o nível do discurso que abordam, os temas são tratados com respeito e amor como convém às obras espíritas sérias e de conteúdo moral e espiritual, pois é este o legado de Jesus, que Allan Kardec transmitiu na sua essencialidade em toda a Codificação, e que Espíritos benfeitores dão prosseguimento, numa excelência plena e absoluta, visando abrir novos horizontes mentais, conscienciais e libertadores.

            Se você, amiga e amigo, quer entender e ampliar seus conhecimentos, se você tem como diferencial em sua vida o aprendizado de amar, como Ele exemplificou, se você quer iniciar uma nova etapa, libertando-se de aspectos depressivos, mágoas, ressentimentos, se procura a alegria de viver na solidariedade e fraternidade, se quer um mundo melhor, tudo enfim, você encontrará no Espiritismo, que traz Jesus para o mundo atual, nas estradas dos sentimentos humanos.

            Os autores espirituais, Espíritos de luz e orientadores da humanidade, jamais descambam para a vulgaridade, para as questões que abordam aspectos frívolos, são sempre sérios, têm um discurso elegante, visando modificar o padrão vibratório comum, de grande parte da população mundial, através dos conceitos que emitem, possibilitando novas formas-pensamento, hoje quase sempre cristalizadas nos vícios, perversões, ódio e degradação.

            É fundamental abrir os livros aqui analisados e enquanto você estiver conhecendo e apreendendo cada capítulo, mergulhando no universo que Manoel Philomeno de Miranda desvenda, estará também, amanhecendo para uma nova era, de luz e de paz.em sua vida.

 

 

(Texto recebido em email de Suely Caldas Schubert)

 

Amanhecer em Castro, PR. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Encerramento do Congresso Espírita de Goiás –

O Homem Integral. Goiânia, GO

 

 

O Homem Integral, encerramento do 32º Congresso Espírita do Estado de Goiás.

 

Apesar do clichê, o 32º Congresso Espírita do Estado de Goiás, cujo tema de fundo esse ano foi o de “Educação com o Cristo”, encerrou suas atividades com chave de ouro.

E nem poderia ser de outra forma. O concorrido evento contou com a presença de Divaldo Pereira Franco que por mais de 2 horas discorreu sobre o tema “O Homem Integral”.

Para aqueles que imaginam que o tema escolhido para o encerramento nada ter a ver com o assunto principal vale lembrar que o conceito de  homem integral refere-se, a um processo que tem por precípuo objetivo o aperfeiçoamento espiritual, a utilizar-se continuamente da educação.

De maneira segura e lúdica, referindo-se constantemente a fatos e exemplos, Divaldo deixa claro que não devemos confundir o homem integral com o homem perfeito, uma vez que os postulados Espíritas referem-se ao aperfeiçoamento moral e intelectual da criatura e não a busca da perfeição.

Iniciando sua narrativa pela evolução do psiquismo que transita do instinto para a razão culminado com o amor, Divaldo observa que nossa mais ancestral emoção é o medo.

Posteriormente aflora a razão e a criatura passa a ter a percepção da

divindade e o vislumbre da continuidade da vida no plano espiritual. A

cultura grega e os seus pensadores e filósofos intuíram esses fatos,

enquanto que os egípcios a eles chegaram pelo intercâmbio mediúnico.

Divaldo discorreu, então, de forma segura sobre o conhecimento e a

conscientização da realidade universal, como sendo os pilares de arrimo do homem integral. Aborda a seguir os níveis de consciência de Pedro Ouspensky:

1. Consciência de sono SEM sonhos (onde se demoram cerca de 90% da

humanidade)

2. Consciência de sono COM sonhos

3. Consciência de Si mesmo.

4. Consciência Cósmica. (Já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em

mim. Gálatas 2:20)

Divaldo, magistral e didaticamente, ilustrou cada um desses níveis

permitindo-nos a todos identificar aquele em que estagiamos, permitindo-nos, assim, estabelecer um programa pessoal de aperfeiçoamento.

Para abordar essa fase da conferência, Divaldo Franco cita, então, o

pensamento de Huberto Rohden, filósofo e Teólogo brasileiro, da abissal

diferença que existe entre os termos  cristão e crístico.

O primeiro se refere a todo aquele que professa ou adota quaisquer uma das diversas denominações religiosas cristãs, enquanto que a segunda é aplicada somente àqueles que vivem e praticam os ensinamentos e a moral de Jesus, muitos deles sem sequer serem cristãos.

A partir desse foco Divaldo discorre sobre os inúmeros fatos da vida e dos exemplos de homem integral vivídos por Mohandas Karamchand Gandhi, o Mahatma e a sua Satyagraha (um termo formado pelas palavras: Satya – Verdade – e agraha - Firmeza, constância). Ghandi sem ser cristão era, contudo, crístico.

De Ghandi – que afirmou amar o Cristo, mas temer aos cristãos – Divaldo

salta para Martin Luther King Junior que inspirado por Ghandi em um encontro entre ambos, deu início à luta pela igualdade racial nos EEUU.

Nesse ponto da narrativa, Divaldo emocionou a todos quando das lutas de

Martin Luther King saltou para o discurso do presidente dos EEUU Barak Obama do mesmo local onde teve início a luta pelos direitos civis.

Os aplausos demorados e em pé foram os mais eloquentes testemunhos da

grandiosidade da apresentação.

 

   Texto: Djair de Souza Ribeiro

   Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 


 
CIERRE DEL 32º CONGRESO ESPÍRITA DEL ESTADO DE GOIÁS -

EL HOMBRE INTEGRAL




     A pesar del lugar común, el 32º CONGRESO ESPÍRITA DEL ESTADO DE
GOIÁS, cuyo tema de fondo este año fue EDUCACIÓN CON EL CRISTO, finalizó
sus actividades con un broche de oro.
     No podía haber sido de otro modo. El concurrido acontecimiento contó con
la presencia de DIVALDO PEREIRA FRANCO, quien durante más de 2 horas
disertó sobre el tema EL HOMBRE INTEGRAL.
     Para aquellos que imaginan que el tema elegido para el cierre nada tiene que ver
con el asunto principal, vale mencionar que el concepto de hombre integral se
refiere a un proceso que tiene como principal objetivo el perfeccionamiento
espiritual, que apela continuamente a la educación.
    De un modo preciso y ameno, haciendo continuamente referencia a acontecimientos
y dando ejemplos, Divaldo deja en claro que no debemos confundir al hombre integral
con el hombre perfecto, dado que los postulados Espíritas se refieren al
perfeccionamiento moral e intelectual de la criatura humana, y no a la búsqueda
de la perfección.
    Da comienzo a su narración mediante la evolución de la psiquis, que transita del
instinto hacia la razón, para culminar con el amor. Divaldo manifiesta que nuestra
más ancestral emoción es el miedo.
    Posteriormente aflora la razón, y la criatura pasa a tener la percepción de la
divinidad y a vislumbrar la continuidad de la vida en el ámbito espiritual. La cultura
griega y sus pensadores y filósofos intuyeron tales acontecimientos,
mientras que los egipcios llegaron a ellos mediante el intercambio mediúmnico.
Divaldo explicó, entonces, con seguridad, lo relativo al conocimiento y la
concientización de la realidad universal, y su carácter de pilares de apoyo del
hombre integral. Aborda, luego, los niveles de conciencia de Pedro Ouspensky:

1. Conciencia de sueño SIN sueños (donde permanece alrededor del 90% de la
humanidad).
2. Conciencia de sueño CON sueños.
3. Conciencia de sí mismo.
4. Conciencia cósmica. (Ya no soy yo quien vive, sino el Cristo que vive en
mí. Gálatas, 2:20).

   Divaldo, en forma magistral y didáctica, ilustró cada uno de esos niveles,
permitiéndonos a todos identificar aquel en el cual nos encontramos, y dando lugar
a que de ese modo establezcamos un programa personal de perfeccionamiento.
   Para abordar esa fase de la conferencia, Divaldo Franco cita entonces el
pensamiento de Huberto Rohden, filósofo y teólogo brasileño, y se refiere a la
abismal diferencia que existe entre los términos cristiano y crístico.
El primero se refiere a todo aquel que profesa o adopta alguna de las
diversas denominaciones religiosas cristianas, mientras que la segunda se aplica
solamente a aquellos que viven y practican las enseñanzas y la moral de Jesús,
muchos de ellos sin siquiera ser cristianos.
A partir de ese concepto, Divaldo hace referencia a los innumerables acontecimientos
de la vida, y a los ejemplos de hombre integral vividos por Mohandas Karamchand
Gandhi, o Mahatma, y su Satyagraha (un término formado por las palabras: Satya: Verdad, y Agraha: Firmeza, constancia). Ghandi, sin ser cristiano, era sin embargo, crístico.
De Ghandi –que afirmó amar al Cristo pero temer a los cristianos– Divaldo pasa a
Martin Luther King Junior, quien inspirado por Ghandi en un encuentro entre ambos,
dio comienzo a la lucha por la igualdad racial en USA.
En ese punto de la narración, Divaldo emocionó a todos cuando, de las luchas de
Martin Luther King pasó al discurso del presidente de los Estados Unidos de Norteamérica,
Barak Obama, desde el mismo lugar donde comenzó la lucha por los derechos civiles.
Los aplausos interminables y de pie fueron los más elocuentes testimonios de la
magnificencia de la exposición.



  Texto: Djair de Souza Ribeiro
  Fotos: Sandra Patrocínio

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

Exposição Divaldo Franco, O Semeador de Estrelas

Goiânia, GO  

 

 

09/02/2016

 

Exposição Divaldo Franco, O Semeador de Estrelas.

Os organizadores do 32º Congresso Espírita do Estado de Goiás dedicaram um generoso espaço para homenagear Divaldo Franco.

A Exposição “Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas”, reverencia o maior

médium espírita da atualidade, nos fatos marcantes de sua trajetória assim como o de seu trabalho social desenvolvido pela Mansão do Caminho que já atendeu mais de 35 mil crianças carentes na periferia de Salvador. Dentre os vários prêmios, recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) de Embaixador da Paz.

Além de toda a historiografia de Divaldo a exposição homenageia

acertadamente o querido e saudoso Nilson de Souza Pereira (o inesquecível

tio Nilson) e a mentora Joanna de Ângelis

A exposição foi originalmente criada pela Federação Espírita Brasileira e

aberta ao público, em Brasília, entre novembro de 2014 e junho de 2015,

ocasião em que mais de 200.000 pessoas visitaram a referida exposição.

 

  Texto: Djair de Souza Ribeiro

   Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

(Texto em português recebido de Jorge Moehlecke)

 

 

 

EXPOSICIÓN: DIVALDO FRANCO, EL SEMBRADOR DE ESTRELLAS


Los organizadores del 32º CONGRESO ESPÍRITA del ESTADO DE GOIÁS, BRASIL,
dedicaron un amplio espacio para homenajear a Divaldo Franco.
La Exposición DIVALDO FRANCO, EL SEMBRADOR DE ESTRELLAS reverencia
al mayor médium espírita de la actualidad, a través de los acontecimientos sobresalientes
de su trayectoria, así como también de su tarea social, desarrollada a través de la
Mansión del Camino, que ya ha atendido a más de 35 mil niños carentes de la periferia
de la ciudad de Salvador. Entre los diversos premios, recibió el de la Organización de
las Naciones Unidas -ONU- de EMBAJADOR DE LA PAZ.
Además de incluir toda la trayectoria de Divaldo, la exposición rinde homenaje,
acertadamente, al querido y siempre presente Nilson de Souza Pereira (el inolvidable
Tío Nilson) y a la mentora Joanna de Ângelis.
La exposición fue originalmente creada por la Federação Espírita Brasileira y estuvo
abierta al público en Brasília, entre noviembre de 2014 y junio de 2015,
ocasión en que más de 200.000 personas la visitaron.


 Texto: Djair de Souza Ribeiro
 Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Atividades espíritas programadas em Santa Catarina

Lages, Chapecó e Concórdia

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; Jefferson Jornalista [[email protected]])

 

 

Site da BUSS- British Union of Spiritist Societies

Londres, Reino Unido

 

União das Sociedades Espíritas Britânicas

Acesse aqui:

http://bussuk.webs.com/

 

 

 

BUSS   Palestra com Marina Steagall

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação em http://bussuk.webs.com/)

 

 

3º. Encontro “Sob a luz do Evangelho”

São Carlos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Obreiros do Bem [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Joana D’Arc

Assis, SP

 

 

 

  

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Programação de palestras no Seara Espírita “Joanna de Ângelis”

Campinas, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

 

Olá, amigos,

 

Divulgamos o evento abaixo:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Endereço: Avenida Sampaio Vidal- Via Expressa, 2110-A 

Telefone: (14) 3113-8090

Dia: 13 DE FEVEREIRO DE 2016, sábado, 20 horas

Expositor: AINA BASSETO BILI

Tema: “

A Educação do Espírito e a Evolução 

Humana”

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Informativo Semanal do Centro Espírita “Seara do Mestre”

São Paulo, SP

 

 

Bom dia Amigos!

 

Segue o nosso informativo de 12/02 à 20/02.

 

Lembrando que nossos cursos irá começar na próxima semana.

Quem ainda não se inscreveu ainda dá tempo... 

 

Turmas de segunda - feira : 15/02/16 - 20h

Turmas de quarta - feira : 17/02/16 - 20h

Turmas de sábado : 20/02/16 - 10:30h e 12:30h.

 


--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Curso do ESDE no CEAK

Penápolis, SP

 

Imagem inline 1


--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

(Informação recebida no email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

Palestra musical no Lar Espírita Anselmo Gomes

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega [[email protected]])

 

 

Informativo Semanal do C.E.  Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

AVISOS

·       Estamos com inscrições para os cursos de Espiritismo aqui na casa – Venham estudar conosco – Informações na recepção

·       Educação Infantil Espírita – No próximo sábado ainda estaremos trazendo atividades de recreação com as crianças, mas retornam suas atividades de ensino com as crianças no dia 13/02, 14:30.

Aproveitamos e convidamos os pais a participarem de uma reunião com as educadoras no dia 20/02 às 13:00h

·       Juventude Zilda Gama – Novo dia e horário – Dia 13/02, sábado, 10:30, se você tem entre 13 e 20 anos venha conhecer o grupo

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

10/02/2016 – Hoje                                         20h – Reunião Pública

Orador: Sônia Maria Dahlke                             CE Zilda Gama

Tema: Livre

 

13/02/2016 – Próximo Sábado                    15h – Reunião Pública

Orador: Robson Santos                                     NE Semeador                  

Tema: A fé humana e a fé divina

 

16/02/2016 – Próxima Terça-feira              20h – Reunião Pública

Oradora: Maria Nanci                               Casa Maria de Nazaré

Tema: Suicídio, transtornos mentais e prevenção

 

17/02/2016 – Próxima Quarta-feira           20h – Reunião Pública

Oradora: Jobert Costa                                      CE Julio de Abreu

Tema: Livre

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

Site da UEM - União Espírita Mineira

Belo Horizonte, MG

 

Acesse:

http://www.uemmg.org.br/home

 

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado

muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: suco em pó, óleo vegetal, verduras, legumes, ovos, farinha

de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango,

bolacha, alho, cebola, chás, frutas, cuecas, calcinhas, toalhas de

banho, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua

colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de suco

em pó, óleo vegetal, verduras, legumes, ovos, farinha de trigo,

fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha,

alho, cebola, chás, frutas, cuecas, calcinhas, toalhas de banho,

desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os

123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou

alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues

diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim

Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Jornal Espírita de Uberaba

Uberaba, MG

 

Estimados irmãos,

Estamos enviado anexo o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA – Edição nº 113 –  Fevereiro de 2016.

Pedimos que encaminhem o Jornal para seus amigos e familiares.

Se puder, nos indique e-mail’s para o recebimento do nosso Jornal Espírita de Uberaba.

Você pode ler o Jornal no site: www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba.

Luiz Carlos de Souza

Telefone: (34) 99969-7191

E-mail: [email protected]

Sites: www.jornalespiritadeuberaba.com.br ou www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba

Twitter: @jornalespirita

Facebook: Jornal Espírita de Uberaba

 

 

 

(Informação recebida em emails de JORNAL ESPIRITA DE UBERABA [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Jornal “Caminheiros da Luz”

Osvaldo Cruz, SP

 

Amigos

 

Nosso informativo do mês de fevereiro já está disponível em nosso blog

 

www.caminheirosdaluz.wordpress.com

 

Tb enviamos em anexo.

 

Edson Luis

(Osvaldo Cruz)

 

(Informação recebida em email de caminheiros da luz [[email protected]])

 

 

A ressurreição é do espírito e do corpo espiritual, e não do carnal

 

Publicado originalmente em O TEMPO, BH, 08-02-2016.

 

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

 “Ressurreição” é a ação de elevar-se ou subir ao mundo espiritual, quando o corpo morre, e na carne, quando se encarna. Existe um dogma, que respeitamos como respeitamos todos os outros, que ensina que a ressurreição é do espírito e do corpo carnal: “Creio na ressurreição da carne”. Mas ela é do espírito e do períspirito ou corpo espiritual de são Paulo. “Se há corpo natural, há também corpo espiritual, e ressuscita corpo espiritual” (1 Coríntios 15: 44), o qual é de matéria quinta-essenciada (sutilizada no seu mais alto grau).

O corpo espiritual paulino é o que Kardec denominou de períspirito. São Paulo o chamou também de corpo incorruptível e celestial. E o perispírito já era conhecido dos médiuns videntes por todas as culturas antigas, de que passo a dar alguns exemplos de até 5.000 anos a. C.: “Ka” (Egito); “Linga Sharira”, “Kama-Rupa” e “Mano-Maya-Rosha” (Índia); “Corpo Aeriforme” e “Khi” (China); “Nephesh” (Israel); “Corpo Sutil da Alma”, “Ochema”, “Eldôlon” e “Corpo Luminoso” (Grécia); “Carne Sutil da Alma” (Pitágoras); “Corpo Astral” ou “Vestrum” (Paracelso); “Astroiedê” (Neoplatônicos); “Corpo Aéreo” e “Ígneo” (Plotino); “Veículo da Alma” (Próclus); “Corpo Fluídico” (Leibnitz); “Mediador Plástico” (Cudwerth); “Arqueu” (Van Helmont); “Influxo Físico” (Euler, matemático e astrônomo); “Modelo Ideal” (Saint Hilaire, naturalista); “Luz ódica” (Reichenbach); “Fantasma Póstumo” (Dassier); “Corpo Vital da Alma” (Tertuliano); “Aura” (Orígenes); Rouach (Kabala Hebraica); “Boadhas” (Zen Avesta); “Imago” (latinos); “Pneumá” (santo Hilário, são Basílio de Cesareia, santo Atanásio, são Cirilo de Alexandria, são Bernardo e santo Agostinho).

A existência do perispírito foi provada cientificamente por cientistas russos, ao qual deram o nome de “corpo bioplásmico”. A Igreja o tem chamado de corporeidade, corpo glorioso ou corporalidade, e deixa claro que não é com o corpo físico que temos. Mais recentemente, muitos teólogos católicos dão-lhe o nome de corpo pancósmico.

São Paulo pergunta: como ressuscitam os mortos? Em que corpo vêm? E Paulo compara o corpo enterrado com uma semente enterrada também na terra, a qual morre, não sendo ela, pois, o corpo novo que nasce ou ressuscita. Em outras palavras, não é o cadáver que ressuscita (1 Coríntios 15: 35 a 38).

Para o espanhol André Torres Queiruga, o maior teólogo católico vivo do momento, em “Repensar a Ressurreição”, a ressurreição é do espírito com o seu corpo espiritual, e não do carnal, e afirma que ela ocorre na hora da morte. E mais, segundo ele, a ressurreição de Jesus foi também de seu Espírito com o seu corpo espiritual e, igualmente, na hora de sua morte: “Pai, em vossas mãos entrego meu Espírito!” (Lucas 23: 46).

E terminamos com são Pedro, que nos demonstra também que a própria ressurreição de Jesus não é mesmo do corpo físico (Primeira Carta de Pedro 3: 18), pois ele diz, referindo-se a Jesus Cristo: “...morto, sim, na carne, mas ressuscitado em Espírito, no qual ele foi pregar aos espíritos que estavam no “hades” (inferno)”. E isso nos demonstra também que aqueles que vão para o “hades” ainda têm chance de regeneração, senão Jesus não iria perder seu tempo de pregar para os espíritos que foram para lá!

PS: Programa “Presença Espírita na Bíblia”, com este colunista, na TV Mundo Maior, por parabólica digital ou internet, em vários horários (ver a grade da programação em www.tvmundomaior.com.br).

 

A ressurreição de Cristo. Óleo sobre tela de Paolo Veronese. (cerca de 1570)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paolo_Veronese_-_The_Resurrection_of_Christ_-_WGA24817.jpg

 

 

Alcançando a felicidade

 

 

Janete era bibliotecária. Desprovida de qualquer atrativo físico, desde a infância ouvira sua família dizer que ela era feia.

Assumira sua feiúra, acreditando que nunca, ninguém a amaria. Na escola, as crianças debochavam dela. Na adolescência, os colegas a evitavam.

Jamais tivera um namorado. Aproximando-se os seus quarenta anos, ela entrou em depressão. Passava os dias na biblioteca e à noite, à frente da televisão.

Vivia sozinha. No trabalho, acreditava-se uma dessas pessoas invisíveis, isto é, que ninguém percebe.

Procurou uma terapeuta e iniciou as sessões, no intuito de se recuperar. Ali, enquanto aguardava, na sala de espera, ela foi olhando outras pessoas.

Pessoas que chegavam sem cabelo, por conta do tratamento quimioterápico; pessoas que tinham amputado um membro, por causa de alguma doença ou acidente; portadores de AIDS.

Quase todos chegavam acompanhados. Mas Will chegava sempre sozinho.

Embora tímida, ela começou a conversar. Ele era portador do vírus HIV. Tinha trinta e dois anos e era incrivelmente bonito.

Janete se ofereceu para ajudá-lo em suas idas ao consultório, e começou a levá-lo em seu carro.

Com o tempo, como ficasse mais fraco, ela passou a fazer as compras para ele.

Preparava comida extra em casa, congelava e levava para que Will jantasse. Tornaram-se amigos.

Quando ele começou a piorar, os pais o vieram visitar e desejaram levá-lo para sua cidade. Ele se recusou. Vivera na Califórnia tantos anos e queria continuar ali.

Um ano se passou e ele piorou ainda mais. Agora, precisaria de quem o cuidasse, todos os dias.

Mesmo com um emprego de horário integral, Janete mudou-se para a casa do amigo. Era uma grande responsabilidade. E um desafio.

Esqueceu de si mesma e dedicou-se a ele.

Semanas depois ele estava tão fraco que ficava na cama quase o tempo todo.

Um dia, quando voltou para casa, encontrou-o na sala. Ele estava recostado no sofá. Vestia terno e gravata. As roupas ainda lhe caíam com elegância, embora folgadas.

Estava de cabelos penteados, a barba feita. Ela imaginou o imenso esforço que tudo aquilo lhe devia ter custado.

Will olhou para ela, algum tempo. Então, se apoiou no sofá, dobrou o corpo sobre um dos joelhos e a pediu em casamento.

Pela primeira vez, Janete o abraçou e lhe disse como ele era importante para ela.

Dias depois, em plena primavera, ele se foi.

Quando retornou ao consultório da sua terapeuta, Janete estava diferente.

Havia um brilho diferente nos seus olhos acinzentados e uma doçura na voz, quando revelou: No meu coração, eu me casei com Will. Ele vai estar aqui comigo para sempre.

Deixara de ser a mulher amargurada e só.

*   *   *

Todos nascemos para a felicidade.

Quando alguém se dispõe a exercitar o amor, encontra significado para sua própria vida. E encontra alegria.

Não há limites para o que somos capazes de fazer. Desconhecemos nossa capacidade de amor e doação.

Quando nos dispomos a servir, projetamos luz em outras vidas. Luz que ilumina a nós mesmos, nos torna pessoas diferentes, mais doces, mais sensíveis.

Em uma palavra: pessoas mais felizes.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. O espelho, do livro
 
As bênçãos do meu avô, de Rachel Naomi Remen, ed. Sextante.
Em 10.2.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Flores - Hortências. Paranapiacaba (Santo André), SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]