Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/20-01-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/20-01-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/19-01-2016.htm

18-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/18-01-2016.htm

16-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/16-01-2016.htm

15-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/15-01-2016.htm

14-01-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JANEIRO/14-01-2016.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

.....................................................

..........................................

..............................

 

 

 

CONTINUA.................................

............................................

...............................

 

 

 (Texto Copiado do site Febnet)

Muro de Berlim.

Portão de Brandenburgo, em 1º. de dezembro de 1989.  A estrutura já está livremente acessível a partir do Oriente, no entanto, a passagem para o lado ocidental  foi oficialmente aberta aos  22 de dezembro.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/BrandenburgerTorDezember1989.jpg

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

O Bem é Meta

“(...) Filhos da alma, nunca desistam de fazer o bem, em face do aparente triunfo do mal em desgoverno, em torno de suas vidas.

Passada a tempestade, a luz volta a fulgir.

A sombra é somente ausência da claridade. Não é real.

Só Deus é Vida: somente o Bem é  meta.”

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco-  livro – Momentos Enriquecedores, - 2ª ed. - p  59 – editora – LEAL)

 

 

 

 

 

 

 

El bien es la meta

 

...Hijos del alma, nunca desistan de hacer el bien, en vista del aparente triunfo del mal, descontrolado, en torno de vuestras vidas.

Superada la tempestad, la luz vuelve a brillar.

La sombra sólo es ausencia de la claridad. No es real.

Sólo Dios es Vida; solamente el Bien es la meta.

 

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco

Libro Momentos enriquecedores – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Diante da caridade

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Irmãos Unidos.  Lição nº 09. Página 51.

 

Em todos os temas da caridade, lembra-te de Jesus que jamais desistiu do culto incessante ao Eterno Bem.

Recusado por aqueles mesmos que se diziam escolhidos para garantir-lhe a missão, aceita a estrebaria singela para o ingresso à experiência dos homens.

Incompreendido pelos sacerdotes, que se declaravam habilitados à interpretação das Leis Divinas, acolhe-se no lar de pescadores humildes, utilizando-lhes as possibilidades diminutas, para administrar a Boa Nova, em favor de sábios e ignorantes, justos e injustos.

Negado por Simão Pedro, no lance mais difícil do apostolado, longe de condená-lo à reprovação, procura meios de reconduzi-lo indiretamente à responsabilidade e à confiança.

Conhece a fraqueza de Judas e percebe-lhe as negociações infelizes, mas, nem por isso o expulsa do Cenáculo ou se furta a receber-lhe o ósculo de imaginário carinho.

Crucificado e esquecido pelos amigos e beneficiários da véspera, não se volta em definitivo para o Céu, à distância das deserções e pedradas humanas, mas, sim retorna à comunidade dos aprendizes, ofertando-lhes, devotado, o sol da ressurreição.

Escarnecido e odiado gratuitamente por Saulo de Tarso não se ofende perante a ironia e a crueldade, que o famoso doutor lhe lança à memória, e sim, reconhecendo-lhe as reservas de nobreza moral, vai ao encontro dele, pessoalmente, às portas de Damasco, trazendo-o, generoso, das trevas para a luz.

Recorda o Mestre dos Mestres e não olvides que a caridade, sem humildade e renúncia, é quase sempre flor ressequida, que o espinheiro da vaidade cobre e consome.

Dar do que Deus nos empresta e auxiliar constantemente é simples dever, que nos cabe a todos, de vez que nenhum de nós consegue respirar sem a bênção do auxílio alheio.

Caridade é o amor espontâneo e infatigável que colocamos em nossos menores gestos, para que a vida seja um cântico de progresso e alegria para todas as criaturas, exaltando em toda parte a eterna glória de Deus.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Judas devolve as trinta moedas de prata. Pintura de Rembrandt.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Thirty_pieces_of_silver#/media/File:Judas_Returning_the_Thirty_Silver_Pieces_-_Rembrandt.jpg

 

 

Registro. III Congresso Espírita Paraense

Belém, PA

 

 

III Congresso Espírita Paraense, manhã de 16 de janeiro de 2016

 

 

Com o tema: “Justiça Divina: Consolo para a Humanidade”, o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco abriu o 2º dia do III Congresso Espírita Paraense na manhã de 16 de janeiro de 2016. Com o pensamento do notável filósofo latino Cícero, “ A história é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a verdade”, Divaldo citou que dezesete séculos depois, o notável cientista Lord Bacon, estabeleceu que uma filosofia superficial leva a mente humana ao materialismo, mas uma filosofia profunda conduz a mente humana a verdadeira religião. 

 

Recorrendo a Heródoto de Halicarnasso narra que no século VII a.C. vivia na Lídia, país que hoje corresponde à Turquia, o homem mais feliz do mundo.

Creso, Rei da Lídia, fora famoso pela sua riqueza, a qual foi atribuída à exploração das areias auríferas do Pactolo, rio afluente do Hermo onde, segundo a lenda, se banhara o Rei Midas (que transformava em ouro tudo o que tocava). Mandou construir o Templo de Ártemis em Éfeso.

Creso tinha dois filhos, um deles era surdo-mudo e o outro, naturalmente seria seu sucessor. E o rei sabendo de uma previsão de um grande clarividente grego, cego, de que, o reino da Lídia seria destruído e seu filho sucessor morto com uma lança, resolve fazer uma experiência, que hoje chamaríamos de uma investigação parapsicológica, testar se existiam os deuses. Reuniu os embaixadores no palácio e os mandou a diferentes países para que eles em contato com os sacerdotes os consultassem sobre o que estaria fazendo Creso em Sardis. Os embaixadores que haviam ido ao mais famoso templo da Grécia, os disseram: estávamos em Delfos defronte da Pitonisa que se encontrava numa convulsão e por sua boca falava o deus Apolo, que disse: vejo nesse momento na cidade de Sardis, o rei ensangüentado, ele acaba de matar uma tartaruga velha e está matando agora um cordeiro novo, pega os pedaços dos dois animais coloca dentro de uma panela de metal com água e ervas perfumadas e começa a coser, o perfume sai do subsolo e toma conta do palácio. Foi então, que o rei levantou-se e gritou: existem os deuses, é verdade, eu fiz uma coisa exótica que não passaria pela cabeça de ninguém, exatamente como relatado. Este é o primeiro fato paranormal da história.  

Tempos depois, conforme profetizado pelo médium, seu filho fora assassinado pelo filho do rei Midas, no bosque enquanto se divertiam. Creso lembrou-se que haviam três anos que passava por Sardis o homem mais sábio do mundo, Sólon, entre os 7 sábios da Grécia, Sólon era o mais destacado. Resolveu convidá-lo para um banquete. O filósofo visitou todas as dependências do palácio afim de que avaliasse as riquezas de Creso. Mas olhava tudo com indiferença. Então, Sólon, conheces alguém mais feliz do que eu? - perguntou o rei. E Sólon, decepcionando o rei respondeu que sim. E em sua despedida deu-lhe um conselho: rei, a gente só sabe se a criatura é realmente feliz depois que ela morre. É preciso aguardar a última cena para então sabermos se fomos vitoriosos.

Levado pelo orgulho, Creso declarou guerra aos persas mas foi derrotado e feito prisioneiro. Os persas o amarraram para queimá-lo vivo. Foi quando, já esperando seu destino final, gritou: Oh, Sólon, como tu tinhas razão, a desgraça acompanhou a minha vida, matou meu filho amado, deixou-me só e agora não posso defender nem meu filho doente. Ciro que era perverso, tinha em Sólon o seu pedagogo  e seu mestre e quando ouviu Creso referir-se a ele, comovido com a história,  mandou que o libertassem, colocando-o ainda como seu tesoureiro na Pérsia, para que administrasse os seus bens, para que nunca viesse a esquecer que a felicidade é fugaz mas a sabedoria é para sempre. 

Todo o efeito, dirá Allan Kardec, vem de uma causa, logo todo efeito inteligente vem de uma causa inteligente. A base  filosófica da doutrina espírita não é superficial porque se assim fosse levaria o pensamento da criatura humana ao materialismo. É uma base sólida da ciência física. É uma base lógica, então leva à reflexão, a verdadeira religião. O efeito é o nosso processo de evolução. Deus nos criou porque ele é a fonte geradora da vida e ele nos criou como essência, o psiquismo porém com todas as propriedades divinas. Por isso Jesus disse: vós sois deuses, podem fazer tudo que eu faço e muito mais. O espírito Joanna de Ângelis nos garante que nós somos luz, da divina luz gerados. E  temos que desenvolver esse Deus interno, que é esse Cristo interior porque o Reino dos Céus está dentro de nós. E aquilo que é verdade, diz a filosofia psicológica, está em nosso mundo íntimo. Para que nós encontremos a felicidade teremos que viajar para dentro. Toda viagem pra fora é dos sentidos, é do extinto, é do prazer, é do poder, transitórios. Toda viagem para dentro é do saber, é do identificar, é do descobrir-se. Por isso, na questão 919 do Livro dos Espíritos, o codificador pergunta: qual o método mais eficaz para ser feliz neste mundo e superar as más inclinações?

A doutrina de Carlos Jung  nos diz que as más inclinações são a nossa sombra, o arquétipo, sombra, a nossa herança, antropossociopsicológica, porque aquele psiquismo passou pelos diferentes reinos da natureza foi aglutinação de moléculas na pedra, no mineral; foi a sensibilidade da seiva no vegetal; foi o instinto no animal; é a inteligência no homem; a intuição no anjo, assim sucessivamente, até a perfeição relativa porque a absoluta é Deus e não nos está destinada.

Então nesse processo evolutivo vamos acertando e errando. Os acertos nos promovem, os erros nos estancam. A reencarnação nos permite repetir a experiência para que os erros sejam transformados em conquistas. É necessário que nos curemos do individualismo, do sexismo, do consumismo, que são os três gigantes da alma da atualidade. São as três fases básicas da função animal, comer, dormir e fazer sexo. Todas são automáticas. Prazer que proporciona satisfação e raramente a emoção.

O Conferencista ainda discorre sobre as primeiras emoções que surgiram: o medo, a ira e o amor. São as três emoções básicas. Essas duas primeiras devem ter aproximadamente 100 mil anos. O amor é mais jovem. Por isso é mais difícil amar do que ter raiva. E Divaldo ensina que através do nosso autoconhecimento, vamos identificando nossos pontos vulneráveis, as nossas fragilidades emocionais, e corrigindo-as,  para que as nossas imperfeições morais sejam convertidas em manifestações de amor .  Que jamais poderemos nos colocar numa postura agressiva,  vingativa, porque é uma causa e o efeito virá inadivertidamente. ...”Se ele me apunhalou é porque eu devo, estou me liberando das leis que eu violei”...

Conhece-se o verdadeiro espírita pelo esforço que depreende para ser hoje melhor do que ontem para ser amanhã melhor do que hoje. Lutando sempre contra as más imperfeições. Lutando contra a sombra para podermos encontrar o Reino dos Céus.

Logo, essa doutrina da lógica é a do bom tom, é a doutrina da razão. Tudo obedece a Lei de causa e efeito, daí não existe justiça. A misericórdia divina chama-se amor.

Citando uma lição de Emmanuel para Chico Xavier, esclarece-nos que, a lei não cobra dente por dente, olho por olho porque o amor cobre a multidão dos pecados, o bem que nós fazemos anula o mal que nós fizemos. Se erramos, nem por isso devemos nos atormentar, é como ficássemos em débito para com a Luz Divina. Mas a medida que amamos, protegendo uma criança desamparada, uma pessoa idosa e sofrida, desenvolvendo o sentimento da solidariedade, todo o amor que eu fizer, anula o mal que eu fiz. E consigo quitar-me. Talvez o espírito vítima fique com mágoa de mim e um dia nós dois acertaremos na grande jornada da evolução. Daí a doutrina espírita é consoladora, ela é portadora de um consolo extraordinário para a humanidade.

E encerra com mais alguns ensinamentos: ...”que não devemos nos perturbar com a morte, e sim agradecer a Deus a presença desse ser espiritual, que se foi bom na Terra estará melhor, e se não foi tão bom assim estará necessitando de nós, que devemos orar por ele; que o significado da vida é construir nossa imortalidade. E em nome dessa imortalidade e triunfo eu vos convoco para entenderes da Justiça Divina e nunca reagir-lhes. Reagir é o extinto, fase primária. Agir é reflexionar, logicar e tomar a atitude correta”... Que a vida só tem um sentido: servir, aquele que não aprender a servir não encontrará a felicidade que Creso não encontrou com o dinheiro.

Ao final da Conferência, Divaldo respondeu às perguntas de presentes e internautas, dentre elas: O passe espírita: O que é o passe e quando nós devemos nos dirigir a uma Casa Espírita para receber o passe; Qual a diferença entre provação, expiação e reparação; como amar a Deus acima de todas as coisas; Se há um tempo determinado para reencarnar ou depende de merecimento; Como podemos controlar o desejo sexual; e se tem se encontrado com freqüência com Chico Xavier.

               Texto: Maria Rachel Coelho Pereira

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

EM ESPANHOL

 

 

III CONGRESO ESPÍRITA PARAENSE, mañana del 16 de enero de 2016.


Con el tema Justicia Divina: consuelo para la humanidad, el médium y orador espírita Divaldo Pereira Franco comenzó el segundo día del III Congreso Espírita Paraense,  por la mañana del 16 de enero de 2016. A partir del pensamiento del ilustre filósofo latino Cicerón La historia es la piedra de toque que desgasta el error y hace brillar la verdad, Divaldo manifestó que diecisiete siglos después, el destacado científico Lord Bacon estableció que una filosofía superficial conduce a la mente humana al materialismo, pero una filosofía profunda conduce a la mente humana a la verdadera religión. 

 

Haciendo referencia a Herodoto de Halicarnaso, narra que en el siglo VII a.C. vivía en Lidia -un país que hoy pertenece a Turquía-, el hombre más feliz del mundo.

Creso, rey de Lidia, era famoso por su riqueza, la cual fue atribuida a la explotación de las arenas auríferas del Pactolo, un río afluente del Hermo donde, según la leyenda, se había bañado el Rey Midas, que transformaba en oro todo lo que tocaba. Ordenó construir el Templo de Artemisa en Éfeso.

Creso tenía dos hijos: uno de ellos era sordomudo y el otro, naturalmente, sería su sucesor. El rey tenía conocimiento de la premonición de un famoso clarividente griego, ciego, acerca de que el reino de Lidia sería destruido, y que su hijo -que lo sucedería- iba a morir atravesado por una lanza, por lo tanto resolvió hacer una experiencia a la que hoy denominaríamos investigación parapsicológica, a fin de verificar la existencia de los dioses. Reunió a los embajadores en el palacio, y los envió a diferentes países de modo que, en contacto con los sacerdotes, ellos los consultaran sobre qué estaría haciendo Creso en Sardis. Los embajadores, que habían ido al más famoso templo de Grecia, le informaron: estábamos en Delfos delante de la pitonisa, que se encontraba en una convulsión y por su boca hablaba el dios Apolo, quien dijo: Veo en este momento, en la ciudad de Sardes, al rey ensangrentado, porque acaba de matar a una tortuga vieja, y ahora está matando un cordero joven; toma los pedazos de los dos animales y los coloca dentro de una olla de metal que contiene agua y hierbas perfumadas, y comienza a cocinarlos; el aroma se expande desde el subsuelo a todo el palacio. Fue, entonces, que el rey se puso de pie y exclamó: Existen los dioses, es verdad, hice algo extravagante que no pasaría por la cabeza de nadie, exactamente según lo relatado. Este es el primer acontecimiento paranormal de la Historia.  

Algún tiempo después, de conformidad con lo profetizado por el médium, su hijo fue asesinado por el hijo del rey Midas en el bosque, mientras se divertían. Creso recordó que hacía tres años que pasaba por Sardis el hombre más sabio del mundo: Solón. Entre los siete sabios de Grecia, Solón era el más destacado. Decidió invitarlo a un banquete. El filósofo visitó todas las dependencias del palacio, a fin de que evaluase las riquezas de Creso. No obstante, Solón miraba todo con indiferencia. Entonces el rey le preguntó: -Solón ¿conoces a alguien más feliz que yo? Y Solón, decepcionando al rey, respondió que sí. Luego, en el momento en que se despedía, le dio un consejo: -Rey, sólo se sabe si una persona es realmente feliz, después de que muere. Es preciso esperar la última escena, para saber si hemos salido victoriosos.

Impulsado por el orgullo, Creso declaró la guerra a los persas, pero fue derrotado y tomado prisionero. Los persas lo ataron con intención de quemarlo vivo. Fue entonces que, aguardando su destino final, gritó: ¡Oh, Solón, cuánta razón tenías; la desgracia acompañó a mi vida, mató a mi hijo amado, me dejó solo y ahora no puedo defender siquiera a mi hijo enfermo. Ciro, que era perverso, consideraba a Solón como su pedagogo y su maestro, de modo que cuando escuchó que Creso hacía referencia a él, conmovido con su relato, ordenó que lo liberasen y, además, lo nombró su tesorero en Persia, para que administrase sus bienes, a fin de que nunca se olvidara de que la felicidad es fugaz, pero la sabiduría siempre permanece. 

 

Todo efecto, dirá Allan Kardec, proviene de una causa; luego, todo efecto inteligente proviene de una causa inteligente. La base  filosófica de la Doctrina espírita no es superficial, porque si así fuera conduciría el pensamiento de la criatura humana al materialismo. Es una base sólida de la ciencia física. Es una base lógica, que por consiguiente conduce a la reflexión, a la verdadera religión.El efecto es nuestro proceso de evolución. Dios nos creó porque Él es la fuente generadora de la vida, y nos creó como esencia; la psiquis, por consiguiente, contiene todas las propiedades divinas. Por eso, Jesús dijo: Vosotros sois dioses; pueden hacer todo lo que yo hago y mucho más. El Espíritu Joanna de Ângelis nos garantiza que somos luz, generados por la divina Luz. Y nos cabe desarrollar ese Dios interno, que es el Cristo interior, porque el Reino de los Cielos está dentro de nosotros. Y aquello que es verdad, expresa la filosofía psicológica, está en nuestro mundo íntimo. A fin de encontrar la felicidad, deberemos viajar hacia adentro. Todos los viajes hacia afuera implican los sentidos, corresponden al instinto, al placer, al poder, son viajes transitorios. Todos los viajes hacia adentro corresponden al saber, pertenecen al proceso de identificarse, de descubrirse. Por eso, en la pregunta 919 de El Libro de los Espíritus, el Codificador pregunta: ¿Cuál es el método más eficaz para ser feliz en este mundo y superar las malas inclinaciones?

La doctrina de Carl Jung expresa que las malas inclinaciones son nuestra sombra, el arquetipo sombra, nuestra herencia antroposociopsicológica, porque ese psiquismo pasó por los diferentes reinos de la naturaleza, fue aglutinación de moléculas en la piedra, es decir en el mineral; fue la sensibilidad de la savia en el vegetal; fue el instinto en el animal; es la inteligencia en el hombre; la intuición en el ángel, y así sucesivamente, hasta alcanzar la perfección relativa, porque la perfección absoluta es Dios y no nos está destinada.

Entonces, en ese proceso evolutivo vamos acertando y errando. Los aciertos nos promueven, los errores nos estancan. La reencarnación nos permite repetir la experiencia para que los errores sean transformados en conquistas. Es necesario que nos curemos del individualismo, del sexismo, del consumismo, que son los tres gigantes del alma de la actualidad. Son las tres fases básicas de la función animal: comer, dormir y hacer sexo. Todas son automáticas. Un placer que proporciona satisfacción, pero que raramente involucra a la emoción.

El disertante alude, además, a las primeras emociones que surgieron: el miedo, la ira y el amor. Son las tres emociones básicas. Las dos primeras deben tener aproximadamente 100 mil años. El amor es más joven. Por eso es más difícil amar que tener rabia. Y Divaldo enseña que a través de nuestro autoconocimiento, vamos identificando nuestros puntos vulnerables, nuestras fragilidades emocionales, y las vamos corrigiendo,  para que nuestras imperfecciones morales sean convertidas en manifestaciones de amor . Que jamás podamos colocarnos en una actitud agresiva, vengativa, porque es una causa y el efecto vendrá sin que lo advirtamos. ...Si él me apuñaló es porque yo tengo una deuda; me estoy liberando de las leyes que he violado...

Se conoce al verdadero espírita por el esfuerzo que realiza para ser hoy mejor que ayer, y para ser mañana mejor que hoy. Luchando siempre contra las malas inclinaciones. Luchando contra la sombra para que podamos encontrar el Reino de los Cielos.

Por consiguiente, esa doctrina de la lógica es la doctrina del buen tono, es la doctrina de la razón. Todo obedece a la Ley de causa y efecto, fuera de ella no existe justicia. La Misericordia divina se denomina amor.

Citando una lección de Emmanuel para Chico Xavier, nos explica que la Ley no se cobra diente por diente, ojo por ojo, porque el amor cubre la multitud de los pecados. El bien que hacemos anula el mal que hemos hecho. Si nos equivocamos, no por eso debemos atormentarnos, es como si quedásemos en deuda con la Luz Divina. Pero, a medida que amamos, protegiendo a un niño desamparado, a una persona anciana y sufrida, desarrollando el sentimiento de solidaridad, todo el amor que experimente, anula el mal que haya hecho. Y consigo liberarme. Tal vez el Espíritu que es víctima quede con resentimiento por mí, y un día nosotros dos confluiremos en la gran jornada de la evolución. Por eso la Doctrina espírita es consoladora, porque es portadora de un extraordinario consuelo para la humanidad.

Y concluye con algunas otras enseñanzas: ...que no debemos perturbarnos con la muerte, sino agradecer a Dios la presencia de ese ser espiritual, que si ha sido bueno en la Tierra estará mejor, y si no fue tan bueno estará necesitándonos, para que oremos por él; que el significado de la vida es construir nuestra inmortalidad. Y en nombre de esa inmortalidad triunfal, os convoco a que entendáis la Justicia Divina, y a que nunca nos rebelemos. Reaccionar es el instinto, la fase primaria. Actuar es reflexionar con lógica y adoptar la actitud correcta... Que la vida sólo tiene un sentido: servir. Aquel que no aprende a servir no encontrará la felicidad, como Creso no la encontró con el dinero.

Al finalizar la conferencia, Divaldo respondió a las preguntas de los presentes y de los internautas; entre otras, las siguientes: El pase espírita; qué es el pase y cuándo debemos dirigirnos a una Casa Espírita para recibir el pase; cuál es la diferencia entre prueba, expiación y reparación; cómo amar a Dios por encima de todas las cosas; si hay un tiempo determinado para reencarnar, o depende del merecimiento; cómo podemos controlar el deseo sexual; y si se ha encontrado con frecuencia con Chico Xavier.

 

               Texto: Maria Rachel Coelho Pereira

 

(Texto em espanhol recebido em email da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Registro. Eventos com César Perri no Estado de São Paulo

Rio Claro, São Carlos

 

Eventos no Estado de São Paulo

A USE Intermunicipal de Rio Claro organizou um roteiro de eventos com atuação de Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB e da USE-SP; integrante do CEI e do GEECX), na semana passada. Em Limeira, proferiu palestra sobre o tema “O Cristo Consolador”, na Associação de Estudos Espíritas Francisco de Paula Victor, contando com a presença de dirigentes locais e também do 1º Secretário da USE-SP Newton Carlos Guirau. Em São Carlos proferiu palestra na Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida, sobre o tema “A trajetória espiritual de Emmanuel”, reencontrando o atual dirigente Nilvan Torres, que se iniciou no Espiritismo em instituições fundadas pela família Perri, em Araçatuba. Na cidade de Rio Claro, foram cumpridos vários compromissos: visita à sede e nova livraria da USE Intermunicipal de Rio Claro (dirigida por Cláudia Rosalem); visita ao notável Lar Espírita Espiridião Prado; entrevista na Rádio Clube AM de Rio Claro com o conhecido jornalista local Sérgio Carnevale; visita a todos os departamentos da Casa dos Espíritas, onde houve almoço coletivo com seus dirigentes e colaboradores e reunião informal de dirigentes espíritas da cidade com o visitante. A palestra pública comemorativa dos 70 anos da Casa dos Espíritas, coordenada pelos dirigentes Urbano Salmazo, Paulo Schabu e José Carlos da Costa Custódio, ocorreu na sede do auditório do Núcleo Administrativo Municipal, onde o visitante proferiu palestra sobre o tema “As cartas de Paulo”. Fotos feitas por Valdinei Prochnow. Informações:https://www.youtube.com/watch?v=YOwv-eeGB8Qwww.facebook.com/userioclaro

http://grupochicoxavier.com.br/eventos-no-estado-de-sao-paulo/

 (Recebido em emails de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

A.E.E.E.Francisco de Paula Victor-Limeira-Dirigentes e diretor da USE-SP com Perri

Casa dos Espíritas-Rio Claro-Após palestra comemorativas dos 70anos, homenagem a Perri.

Confraternização dirigentes.  Casa dos Espíritas

Dirigentes do Seara Espírita em São Carlos com César Perri.

César Perri em entrevista na Rádio Clube AM de Rio Claro.

Lar Espiridião Prado em Rio Claro. Colaboradora e César Perri.

Lar Espiridião Prado, Rio Claro, SP. Valdinei e colaboradora.

Livraria USE-RioClaro-Presidente da USE-R.Claro e colaboradores

 

 

 

 

Site da União Espírita Mineira

Belo Horizonte, MG

 

Acesse:

http://www.uemmg.org.br/home

 

 

 

 

16º. Encontro de Educadores Espíritas 2016

São Paulo, SP

 

** FELIZ 2016!! **

 Aproveite dois dias do carnaval e venha para a FEESP para o 16o Encontro de Educadores Espíritas.

Dias 6 e 7 de fevereiro/2016

Acesse a nova página, veja as novidades e inscreva-se!!

 https://sites.google.com/site/feespcarnaval/ 

(Informação recebida em email de Tathyane Chaves [[email protected]])

 

 

28ª CONJEB - Inscrições até 31 de Janeiro de 2016 –

Jovens Espíritas. Salvador, BA

 

 

 

A Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB), através do Núcleo da Juventude, informa que as inscrições para a 28ª Confraternização de Juventude Espírita do Estado da Bahia (CONJEB) estão abertas e vão até dia 31 de janeiro de 2016. As inscrições podem ser feitas através do preenchimento do formulário eletrônico que está no seguinte endereço: http://conjeb.feeb.org.br.

Para realizar a inscrição, o coordenador de juventude ou o responsável pela instituição deverá cadastrar o centro espírita e, posteriormente, cadastrar os participantes que irão para o evento. Todo o cadastro será realizado através do e-mail da instituição. Caso o centro espírita já tenha efetuado o cadastro anteriormente, é preciso informar o e-mail cadastrado e clicar em “consultar” para ter acesso às informações cadastradas previamente.

PAGAMENTO – O processo de pagamento será realizado mediante envio de comprovante de depósito ou transferência bancária para a conta da FEEB para o e-mail: [email protected], descriminando quais participantes estão sendo pagos naquele comprovante.

Os dados bancários da FEEB são:

Banco do Brasil

Agência: 2971-8

Conta Corrente: 1242-4

Caso seja DOC, o CNPJ da FEEB é o seguinte: 151717540001-81

SOBRE A 28ª CONJEB – A 28ª CONJEB será realizada no período de 06 a 09 de fevereiro de 2016 e irá abordar o tema Sou Espírito, e daí?. O evento experimentará pela primeira vez a realização em três pólos ao mesmo tempo: em Feira de Santana, em Vitória da Conquista e em Itabuna. A CONJEB é voltada para jovens de 13 a 21 anos, adultos jovens de 22 a 25 anos e contará com atividades para o grupo de família, com os trabalhadores e evangelizadores das instituições participantes. O investimento para o evento é de R$ 220, que inclui hospedagem e alimentação para todos os dias de evento.

FEEB - Federação Espírita do Estado da Bahia

 

Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110 – Bela Vista de Brotas

 

Salvador- BA

 

Informações: (71) 3359-3323 

 

http://feeb.org.br/inscricoes-para-conjeb-estao-no-ar/

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Seminário com Dr. Andrei Moreira no ‘Ave Cristo”

Birigui, SP

 

Querido Amigo,

 

É com satisfação que convidamos você para um importante Seminário com o Dr. Andrei Moreira.

Andrei Moreira é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerias. Especializado em Homeopatia. Presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AMEMG). Participa ativamente do movimento espírita nacional e internacional, proferindo palestras e seminários. Autor de diversos livros, com destaques para: Autoamor e Outras Potências da Alma e Cura e Autocura - Uma visão Médico-Espírita, tema do seminário.

 

Seminário: CURA E AUTOCURA - Uma visão médico-espírita.

Local: Centro de Promoção Humana Ave Cristo

Rua: Ave Cristo, 600 - Bairro Colinas - Birigui SP

Data: Domingo, dia 31 de janeiro de 2016

Horário: Das 15 às 17h30.

Contamos com sua presença amiga e também sua divulgação.

Depto. de comunicação

Ave Cristo

 

 

(Informação recebida em email de Fábio Ramos [[email protected]])

 

 

Palestra com Dr. Francisco Cajazeiras

Araraquara, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

Informações do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

Olá amigos 

Estamos enviando nosso informativo semanal com nossa programação de palestras e avisos.

Tenham todos uma boa semana

 

AVISOS

 

·         Estamos com inscrições para os cursos de Espiritismo aqui na casa – Venham estudar conosco – Informações na recepção

·         Grupo da Melhor Idade – sextas-feiras, as 8h30. Convidamos todos a participar dessa nova atividade. Diversão, arte, vivência, porque a vida merece ser vivida intensamente sempre!

 

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

19/01/2016 – Hoje                                     20h – Reunião Pública

Orador: Paulo Bomfim                                   CE Seara do Mestre

Tema: O Mundo e o Mal

 

20/01/2016 – Quarta-feira                         20h – Reunião Pública

Orador: Lirálcio Ricci                                     Depto. Artes/ USE-SP

Tema: A Fé e a Caridade

 

23/01/2016 – Próximo Sábado                  15h – Reunião Pública

Oradora: Wagner Algozino                             Casa do Caminho      

Tema: Não te Canses

 

26/01/2016 – Próxima Terça-feira                    20h – Reunião Pública

Orador: Lirálcio Ricci                                    Depto. Artes/USE-SP

Tema: Livre

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

 

 

De onde viemos? Para onde vamos? Por que sofremos? Deus existe mesmo?

 

Nossos cursos oferecem a oportunidade de reflexão sobre essas e muitas outras questões importantes para entendermos nossa vida e o mundo que nos cerca, de uma forma muito gostosa, em um ambiente descontraído e dinâmico.

 

Venha estudar conosco!

 

Dias:

  • Segundas das 20h às 21h30 - inicio 22/02
  • Sábados das 17h às 18h30 - inicio 26/2

 

Cursos

  • Básico (Introdução à Doutrina Espírita)
  • Evangelho mod. 2 
  • Mediunico mod. 1
  • Livro dos Espíritos - mod. 1

 

As matriculas para o Básico podem ser feitas diretamente na nossa recepção nos dias de reunião pública.

 

Para a matricula nos demais cursos, é necessário passar no Atendimento Fraterno.

 

Os alunos que concluiram o curso em 2015 não precisam fazer nova matricula.

 

Contate-nos em caso de dúvidas!

 

Esperamos vocês lá!

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o Centro Espírita

“Francisco Cândido Xavier”. São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra com

 

JAMIRO DOS SANTOS FILHO,

 

de Araguari - MG, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 20 de janeiro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

O inferno de Dante coloca o pai terreno acima do pai celestial

 

José Reis Chaves

 

 

O abuso das interpretações bíblicas, ora alegóricas, ora literais, é a causa principal das confusões doutrinárias da Bíblia que sempre dividiu os povos judaico-cristãos. 
 

Os teólogos antigos interpretavam a Bíblia literalmente. E foi Dante Aliguieri (século XIII) que, em “A Divina Comédia”, retratou bem as ideias erradas deles, principalmente as sobre o inferno bíblico e mitológico “hades”. A Igreja se libertou desse inferno exotérico ou literal. Hoje, ela interpreta-o de modo esotérico ou figurado, como deve ser. Mas, infelizmente, nossos irmãos evangélicos, que estão uns cem anos atrás da Igreja em questões bíblico-teológicas, continuam defendendo ainda aquelas mesmas ideias medievais erradas católicas sobre o inferno. E perguntamos quem sabe mais de Bíblia e de teologia, os teólogos antigos ou os atuais?


Os termos grego “aionios”, hebraico “ôlam” e o latino “aeternus” significam tempo longo e indefinido, e não eterno ou sem fim como se passou a entender na sua tradução para o português. Tempo sem fim seria em grego “áidios”, e em latim “sempiternus” (sempiterno). E a hermenêutica nos ensina que as traduções dos textos antigos devem seguir o significado das palavras da época em que eles foram escritos. 


E quem, primeiramente, chamou a atenção para esse erro de tradução da Bíblia não foram os teólogos mergulhados nos seus enganos, mas os cientistas iluministas europeus do século XIX. E contra a ciência, em vão, reagem pastores evangélicos conservadores, com seus argumentos insustentáveis. E credite neles quem quiser!


E vamos ver alguns textos bíblicos que nos comprovam que a eternidade do inferno é mesmo um tempo indefinido (“ôlam”, “aionios” e “aeternus”). Aliás, até os anjos têm suas fases de eternidades evolutivas: querubins, serafins e arcanjos.
 

Mas antes afirmamos que aceitamos somente em parte as teses bíblicas do Seminário de Jesus, que ensina que é verdade apenas 18% do que diz a Bíblia que Jesus disse. Não podemos atribuir a Deus tudo dela, porque ela tem coisas de espíritos atrasados que foram tomados como sendo do Espírito do próprio Deus: 


“Bendito seja o Senhor Deus de Israel, ‘de eternidade a eternidade’...” (16: 36); “...Bendito és tu, ó Senhor, Deus de nosso pai Israel, ‘de eternidade em eternidade’...” (1 Crônicas 29: 10); “Mas a misericórdia do Senhor é ‘de eternidade em eternidade’ sobre os que o temem...” (Salmo 103: 17); “...Levantai-vos, bendizei ao Senhor vosso Deus ‘de eternidade em eternidade’...” (Neemias 9: 5); “...Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, ‘de eternidade em eternidade’...” (Salmo 106: 48); “...Onde está, ó inferno, a tua destruição? Meus olhos não veem em mim arrependimento algum” (Oseias 13: 14); e “Não deixarás minha alma no inferno” (Salmo 15: 10).


Os textos bíblicos citados por si mesmos demonstram que o tal de inferno é mesmo de tempo indefinido, como o é o purgatório da Igreja elogiado por Kardec.


Se só um espírito se perdesse irremediavelmente, Deus teria falhado em seu projeto, e teríamos, pois, que admitir que “entrou um vírus, o diabo, no computador divino”! 


Se existisse mesmo o tal de inferno de Dante, ainda aceito por muitos cristãos, teríamos o absurdo de que os pais terrenos amam mais seus filhos do que o Pai Celestial!

 

**********************

(Texto publicado originalmente em O Tempo, Belo Horizonte, MG, PUBLICADO EM 18/01/16 - 03h00).

Recebido em email de José Reis Chaves

Dante. Bronze de Jeroni Suñol

Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Grupo de Estudos Espíritas “Chico Xavier”

Brasília, DF

 

Acesse artigos e informações

http://grupochicoxavier.com.br/

 

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 359

TRÊS LAGOAS/MS – 19 A 22/JANEIRO/2016

 

Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: 

http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

https://infopanespirita.wordpress.com/

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 

 

O servidor medroso

 

 

A parábola dos talentos é uma das mais conhecidas dentre as contadas por Jesus.

Segundo ela, um senhor que se ausentaria em viagem chamou seus servidores e lhes confiou seus bens.

A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro deu um.

Ao retornar de sua viagem, chamou os servidores para uma prestação de contas.

Os dois primeiros tinham multiplicado os talentos recebidos.

O senhor ficou satisfeito com sua fidelidade e prometeu lhes confiar mais coisas.

Entretanto, o terceiro limitou-se a enterrar o tesouro recebido.

Ao falar com o senhor, disse estar ciente da severidade dele e de que ele colhia onde nada semeara.

Por medo, não agira para multiplicar o talento que lhe fora confiado.

O senhor determinou que lhe tirassem o recurso que restara inútil em suas mãos.

É interessante observar a postura desse último servidor.

Por medo, ficou inerte.

Entendeu melhor enterrar seu talento do que se arriscar a cometer algum erro.

Terminou por perdê-lo de qualquer modo, tanto que foi entregue ao que já tinha dez talentos.

São inúmeras as leituras que se podem fazer dessa parábola.

Uma delas é que esses talentos representam os variados dons e recursos de que os homens são dotados.

A Providência Divina lhes faculta acesso a tesouros de inefável valor.

Pode ser a riqueza material, o dom da palavra, a vocação para as artes, para a maternidade, a medicina, o magistério.

Antes de retomar nova existência, renascendo, cada Espírito elabora, em linhas gerais, uma programação de vida.

Na existência terrena, lentamente os meios para cumprir o acordado e fazer o bem lhe chegam às mãos.

Nem sempre a criatura é feliz em suas opções.

São frequentes os êxitos parciais e mesmo os fracassos.

Como são imperfeitos e vivem para aprender, não é raro que homens se equivoquem.

Apenas é necessário tentar de verdade.

Dos equívocos surge a experiência, que facilitará o acerto mais tarde.

Nesse contexto, torna-se evidente o grave equívoco do servidor medroso.

Ele não se permitiu errar no empenho de acertar e ser útil.

Terminou por perder tudo sem ter auferido sequer a experiência oriunda da tentativa.

Convém refletir sobre isso sempre que surgir o desejo de desistir antes mesmo de tentar.

A prudência é uma virtude que mensura a eficiência dos meios de que se dispõe para a realização dos objetivos.

Se ela aponta alguma deficiência, esta deve ser trabalhada.

Entretanto, o medo é um péssimo conselheiro de vida.

Ele pode colocar a perder oportunidades valiosas de aprendizado e progresso.

Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 19.1.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Parábola dos talentos. Gravura por Jan Luyken.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Parable_of_the_talents_or_minas#/media/File:Teachings_of_Jesus_30_of_40._parable_of_the_talents._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]