Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 05 de maio de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/05-05-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/05-05-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-05-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/04-05-2016.htm

03-05-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/03-05-2016.htm

02-05-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/02-05-2016.htm

30-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/30-04-2016.htm

29-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/29-04-2016.htm

28-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/28-04-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

Perdoa-te

 

“(...) Quando erres, perdoa-te e arrebenta as algemas com a retaguarda, prosseguindo.

O homem que ama, a si mesmo se ama, tolerando-se e estimulando-se a novos e constantes cometimentos, cada vez mais amplos e audaciosos no bem.

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Filho de Deus, 10ª ed. p.   55  – editora LEAL)

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

Perdónate

 

...Cuando te equivoques, perdónate y corta las cadenas con la retaguardia, para proseguir.

 

El hombre que ama, a sí mismo se ama y se tolera, además de estimularse a nuevos y constantes cometidos, cada vez más amplios y audaces, en dirección al bien.

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Hijo de Dios – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

  (Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 

Apóstolo São Paulo. Capela Arcebispal de  Ravena, Itália. Séc. V .

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Paul_head_mosaic.jpeg

 

 

EMAIL ESPECIAL PARA DIVALDO PEREIRA FRANCO

Pelos seus 89 anos de existência exemplar!

Divaldo, receba o nosso abraço com o reconhecimento por tudo que tem feito em prol da humanidade e do Espiritismo. Sua imagem de homem probo é a do homem de bem a que o Evangelho alude. Deus te guarde em muita saúde e paz. Feliz aniversário! Muitos anos de vida!

Ismael Gobbo  

 

Dona Anna,  mãe de Divaldo Pereira Franco

Divaldo Pereira Franco em foto para documento no ano de 1945

 

 

Adilton Pugliese e Jucinara Pugliese. Salvador, BA

 

Semeando estrelas em nossos corações

 

            “Os homens grandes chamam a atenção e projetam sombra, mas os grandes homens, onde quer que se encontrem, tornam-se claridade inapagável, apontando rumos libertadores. Os verdadeiros heróis se ignoram, preocupados que vivem em ajudar mais do que fazer a propaganda dos próprios atos”. (Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – Vida Feliz cap.167).

            Convivendo com Divaldo por mais de vinte anos  concluímos e afirmamos que ele é o paradigma desses grandes homens que demarcam “estradas onde o mundo não tem caminhos”.

            Relembrando os comentários do Codificador da Doutrina Espírita, em O Evangelho segundo o Espiritismo, podemos enfatizar que Divaldo constitui o protótipo do Homem de Bem, aquele “que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.

            Suas atitudes e sua fidelidade irrestrita a Jesus e a Allan Kardec, sempre exemplares, motivam os neófitos a se manterem firmes e determinados no ideal espírita, sobretudo em atividades de divulgação doutrinária e aqueloutras vinculadas à Casa Espírita, que é, segundo Divaldo, “A cátedra da sabedoria universal” e “A célula viva da comunidade onde se encontra, criando uma mentalidade fraternal e espiritual das mais relevantes, onde as almas encarnadas e desencarnadas encontrarão diretrizes para uma vida feliz e, ao mesmo tempo, o alimento para sobreviver aos choques do mundo exterior”, conceitos que retratam O Centro Espírita Caminho da Redenção (Mansão do Caminho), fundado em Salvador (BA), por ele e pelo inesquecível Tio Nilson, há quase setenta anos.

            A esse amigo, de gestos sempre afáveis e de postura pedagógica e acolhedora, no ensejo das comemorações do seu natalício, em 5 de maio de 2016, expressamos nossos parabéns e especiais sentimentos de gratidão e afeto, e que Deus, Jesus e os Benfeitores do Mundo Maior o protejam e abençoem, sempre.

 

Divaldo e Adilton

Divaldo, Adilton e esposa Jucinara

Divaldo cumprimenta o casal Adilton e esposa Jucinara no Seminário realizado no dia 01-05-2016 em Salvador, BA

Divaldo Pereira Franco

Formatura como Professor Primário ano de 1943

Divaldo Pereira Franco, no centro, recebendo o titulo de Cidadão

Uberabense, em 1980, observado por Francisco Cândido Xavier (E)

Imagem do arquivo de César Perri

 

 

 

Almir Del Prette (São Carlos, SP)

 

Divaldo Pereira Franco e as Mocidades Espíritas

 

A história das mocidades espíritas no Brasil remonta à década de 30. Supõe-se que a primeira mocidade espírita teria sido fundada na cidade de Bebedouro, São Paulo. Pouco tempo depois, em 1948 ocorreu o 1º. Congresso de Mocidades Espíritas. Com o Pacto Áureo, as mocidades Espíritas deixaram de constituir um movimento à parte e se integraram ao movimento espírita em geral. Grandes nomes, como Leopoldo Machado e Lins de Vasconcelos, foram incentivadores da participação do jovem no movimento espírita.

Por volta de 1960, iniciei minha conversão ao Espiritismo. Primeiramente, pela leitura das obras básicas. Posteriormente, fui convidado a frequentar a Mocidade Espírita, do Centro Espírita “Deus, Cristo e Caridade”, na cidade de Lins. Foi ali que comecei a participar ativamente do movimento espírita. Fiquei muito feliz quando participei pela primeira vez da chamada “concentração de mocidades espíritas do noroeste do Estado de São Paulo”, que ocorreu na cidade de Bauru. O nome concentração foi posteriormente alterado para confraternização. Em geral, cada evento durava três dias, eventualmente quatro. Na ocasião, Divaldo Pereira Franco, ainda jovem, já era um orador consagrado e as lideranças da região noroeste do estado se esforçavam para trazê-lo para a abertura ou finalização do evento. Nesse evento de Bauru, troquei com o Divaldo algumas poucas palavras. A presença do Divaldo nessas cidades como Bauru, Araçatuba, Lins, Penápolis e outras dinamizava tanto a localidade como a região fortalecendo, especialmente, as mocidades espíritas e a participação do jovem no movimento espírita.

Em uma das últimas concentrações que participei na cidade de Lins, Divaldo iria encerrar o evento. Naquele dia, o tempo parecia conspirar contra o encontro. A comissão organizadora não obteve o empréstimo de espaço nos clubes e a chuva poderia inviabilizar a realização da conferência. O único espaço disponível era quase totalmente ao ar livre, no Lar Antonio de Pádua. Maria Eny, que estava à frente da organização contou-me ter procurado o Divaldo relatando a situação. Este, segundo relato de Maria Eny, fez uma pausa e respondeu que era para manter a conferência, no local e horário conforme planejado. A chuva ocorreria sim, mas depois. Durante o evento, preocupada, a maioria dos jovens olhava para o céu. Divaldo mantinha a mesma tranquilidade sempre. A conferência foi um sucesso, porém, cerca de 15 minutos após o encerramento um forte toró desabou sobre a cidade. Não sei se Divaldo se recorda desse acontecimento, mas, para mim, foi inesquecível.

      

Foto na manhã do dia 22 de abril de 1973, no encerramento da 16ª. COMENOESP, quando

Divaldo participou de uma entrevista com ampla participação dos presentes.  A partir da esquerda:

Ismael Gobbo, César Perri, Therezinha Oliveira, Divaldo Pereira Franco e Israel Antonio Alfonso.

Divaldo Pereira Franco. Conferência em Bonn, Alemanha, 2/6/2012. Fotos Paulo Salerno.

Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco (D) conversam em Peregrinação,

na cidade de Uberaba, MG, no ano de 1978. Na foto também aparecem

o casal Wealker e Zilda. Arquivo de César Perri.

 

 

Altamirando Carneiro (São Paulo, SP)

 

Divaldo Franco, o missionário de nossos dias

 

      Desde que a Humanidade existe, Deus envia à Terra missionários diversos, para instruir  o homem a respeito das Verdades Eternas.

      No século 19 antes de Cristo, Abraão, o patriarca dos hebreus, leva o seu povo à conscientização do Deus único; no século 13 antes de  Cristo, Moisés recebe, no Monte Sinai, os Dez Mandamentos, as chamadas Leis de Deus, e decreta  as leis civis ou disciplinares, apropriadas aos costumes e ao caráter do  povo.

      Aproximadamente 20 séculos depois, Jesus vem à Terra e simplifica os Dez Mandamentos em dois mandamentos principais: amar a Deus e ao próximo. As leis civis e disciplinares, decretadas  por Moisés e  baseadas no olho por olho, dente por dente, Jesus transforma em leis baseadas na caridade, na humildade e no amor ao próximo.

      Avancemos no tempo. No século 19, no dia 3 de outubro de 1804, nasce em Lion, França, aquele que viria codificar uma nova Doutrina, o Espiritismo, que interpreta os ensinamentos de Jesus não mais pela letra,  mas pelo espírito da letra.

A data em que o Espiritismo chega à Terra é 18 de abril de 1857, com o lançamento da  primeira edição de O Livro dos Espíritos. O Espiritismo vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e vem preparar a realização das coisas futuras.

      De lá para cá, muitos Espíritos reencarnam na Terra, com a missão de guiar  o homem pelos  caminhos retos, ensinando-o a conduzir-se pelas lições deixadas por Jesus, conforme os ensinamentos espíritas, como é o caso de Francisco Cândido Xavier, nascido em 2 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo (MG) e desencarnado em 30 de junho de 2002,  em Uberaba (MG).

      E no dia 5 de maio de 1927 nasce em Feira de Santana (BA) Divaldo Pereira Franco, que tanta luz tem derramado em direção a todos os corações, através de um trabalho edificante de amor e caridade.

Nesses 89 anos de vida útil  dedicados à divulgação dos ensinamentos de Jesus segundo a Doutrina Espírita e da exemplificação da caridade, Divaldo Franco  tem se destacado como um daqueles que fazem verdadeiramente a vontade do Pai.

Alegro-me em saudá-lo neste dia, importante para ele e para todos nós, que tivemos  a felicidade de conhecê-lo e de enriquecer-se culturalmente com os ensinamentos passados através de riquíssimas conferências, seminários, etc.,  e dos livros por ele psicografados. .

Para mim, que descrevi tantos e tantos de seus encontros e o entrevistei tantas e tantas vezes,  ocasiões em que aprendi cada vez mais, é uma oportunidade ímpar desejar-lhe muitos anos de vida e de trabalho,  sob as bênçãos de Jesus. Ele que está entre os primeiros, dentre os últimos que foram chamados. Como diz a mensagem de Constantino, no segundo item  do vigésimo capítulo de O Evangelho Segundo o Espiritismo:  o obreiro da última hora, que começa o trabalho ao alvorecer do  dia e só termina ao anoitecer. 

Todo  trabalho edificante como  este, permanece e frutifica. E podemos aplicar a ele a alegoria da Parábola do Semeador, (Mateus, 13: 18 a 23) quando se refere àqueles que receberam as  sementes  que caíram em boa terra e deram frutos, havendo grãos que renderam a cem por um, outros a sessenta, outros a trinta.  Aquele que recebeu as sementes que caíram em boa terra  – este é o caso em questão – é o que escuta a palavra, que lhe presta atenção e através do qual  ela produz frutos.

Divaldo é o exemplo daquele que age como o servo da Parábola dos Talentos (Mateus, 25: 14 a 30) que tendo recebido cinco talentos, apresentou ao seu Senhor outros cinco que ganhara com a aplicação do dinheiro.  O Senhor, que no caso é Deus, confia ao servo outros tantos talentos e compartilhará da alegria do Senhor.

Com vibrações de amor e  paz,  digo-lhe, inspirando-me na mensagem de  Erasto, no item 4 do capítulo  Os Trabalhadores da Última Hora, de O Evangelho Segundo o Espiritismo:    continue a levar os ensinamentos de Jesus  aos grandes e aos pequenos,  aos eruditos e aos simples,  enfim, às populações atentas, que as  recolherão ditosas as suas palavras de consolação, de fraternidade, de esperança e de paz.

Siga o seu caminho. Siga a Verdade. Você que já é conhecido pelos princípios da verdadeira caridade que ensina e pratica;  pelo número de aflitos a quem leva consolo; pelo seu amor ao próximo; pela sua abnegação; pelo seu desinteresse pessoal; pelo triunfo de seus princípios.

 

Divaldo P. Franco e Chico Xavier se cumprimentam sob olhar da poetisa e escritora uberabense, D. Altiva Noronha (já desencarnada), amiga de ambos. Foto colhida no dia 6/10/1977, quando Divaldo proferiu palestra em Uberaba, MG, assistida por Chico Xavier. Foto digitalizada e gentilmente cedida por Jorge Moehlecke para este trabalho

Divaldo Pereira Franco proferindo conferência em Novo Hamburgo, RS, 18-09-2010. Foto Jorge Moehlecke

Divaldo Pereira Franco (D) proferindo palestra em Cracóvia, Polônia, 30-05-2011.

Foto:  Jorge Moehlecke

Divaldo Pereira Franco em Frankfurt, Alemanha, 20/5/2012

Fotos Paulo Salerno

 

 

Ana Maria Spranger Luiz (Rio de Janeiro, RJ)

 

Parabéns,  Divaldo!

 

 

Andreia Marshall Netto e Marcelo Netto (Miami Beach, FL, USA)

 

Parabéns,  Divaldo,  pelo seu aniversário.

Obrigado por tudo que nos tem legado.

 

Divaldo Franco é muito mais do que uma figura conhecida no movimento espirita; ele é o ponto de referência de como ser, agir, sentir e vivenciar a Doutrina Espírita – de como ser Cristão! Como “viver a mensagem do Amor Imortal”.    Conheci a Doutrina Espírita em 1992 na America do Norte ainda muito jovem; mas foi através do contato com ele, que aprendi e vi como age o verdadeiro Homem de Bem que nos traz o Evangelho Segundo o Espiritismo; se hoje consigo ser melhor do que ontem, tentando divulgar a Doutrina Espirita, e florescer onde “Deus me plantou” é por causa dos exemplos dele.    Se hoje, consigo trabalhar nas “falhas”  da alma, é porque ele aponta o Caminho Seguro que devemos trilhar – o de Jesus! Não é questão de “endeusamento”  mas sim de reconhecimento! Reconheço haver somente uma forma de agradecer á Deus o presente que é Divaldo Franco em nossas vidas: mantendo a alegria e otimismo em servir – como ele faz - e trabalhar incessantemente na nossa reforma íntima, para que um dia possamos dizer “ já não sou eu quem vive, mas o Cristo que vive em mim.” Divaldo, nosso Semeador de Estrelas – nossa eterna gratidão! Nós o amamos!

 

Andreia Marshall Netto

Marcelo, Divaldo e Andréia

Divaldo Franco com Marcelo Netto e Piedade Bueno na abertura official da

Leal Publisher em Miami – braço da LEAL Livraria servindo a America do Norte. 03/2016

Ily Reis com Divaldo Franco e Piedade Bueno em um momento descontraído em Miami Beach. O3/2016

 

 

Antonio César Perri de Carvalho (Brasília, DF) *

 

Opiniões de Divaldo Franco

 

 

 

Durante 30 anos fomos anfitriões de Divaldo Pereira Franco em Araçatuba (SP), no lar de nossa genitora e no nosso próprio. Durante os programas de palestras praticamente anuais, sempre inseríamos um momento de entrevista de Divaldo com dirigentes espíritas locais e/ou com a imprensa local. Das gravações, fazíamos as transcrições e publicamos todas entrevistas, mesmo que parciais, em jornais da cidade de Araçatuba, em O Clarim e na Revista Internacional de Espiritismo. Posteriormente, vivendo em São Paulo e Brasília e na posição de presidente da USE-SP e diretor da FEB, prosseguimos coordenando ou atuando em algumas entrevistas de Divaldo, as quais foram publicadas nos livros: Diálogo. Diálogo com dirigentes e trabalhadores espíritas e Laços de família, ambos publicado pela Editora USE, e, Conversa fraterna e Em nome do amor, estes últimos da FEB Editora. Selecionamos trechos de algumas entrevistas com Divaldo:

Sobre pergunta relacionada com profecias:

“Segundo as mais antigas manifestações mediúnicas, em caráter profético, a Humanidade experimentaria no último quartel do século XX uma transformação radical. Allan Kardec, a seu turno, escreveu que a Terra é um ‘planeta de provas e expiações’ e que oportunamente se transladaria para um mundo melhor, que seria de ‘regeneração’. Acreditamos que na atualidade, em plena glória tecnológica, quando o homem puder interpretar um maior número de enigmas do Universo e da Vida, mas não conseguiu interpretar o enigma de si mesmo e nem a problemática do amor, inicia-se uma radical transformação que vai projetar as criaturas num outro ciclo evolutivo. Nostradamus, sem dúvida, foi um dos mais eficientes e lúcidos profetas dos últimos séculos, porque teve uma visão perfeita do que vem acontecendo na atualidade; e nós, espíritas, cremos perfeitamente que muitas das suas profecias, dentro da lógica hoje confirmada pela Parapsicologia, se realizam com exatidão, reafirmadas pelos postulados kardecianos, conforme o que se refere à mudança do Mundo de Expiação para o Mundo de Regeneração.” (O Clarim, 15/3/1974, p.4- 5).

Questão sobre a Confraternização de Espíritas da Alta Noroeste (de 1982):

“É justo que realizemos uma obra de inteireza, sem divisionismos a já nos acostumamos: um trabalho integral que reúna jovens, infantes, adultos, em torno da causa espírita. É indubitavelmente, o de maior relevância, não obstante coo se depreenderá, os interesses serão variados, e, referentes às faixas etárias a que cada um estagia, mas dando-se o sentido de globalidade aglutina-se todas essa gama de pessoas, em torno da causa comum que é o Espiritismo, evitando criar-se barreiras entre jovens e adultos, e implicâncias entre adultos e jovens. Acreditamos que, esse é o espírito da unificação, e que virá preencher uma grande lacuna, porque de qualquer forma os interesses de crianças, jovens, adultos e velhos são os mesmos, variando apenas a forma de colocação desses interesses.” (Revista Internacional de Espiritismo, 1982, p. 365-368).

E nessa mesma entrevista sobre homenagens programadas para Benedita Fernandes, em março de 1982:

“Trata-se de uma oportunidade muito feliz para se despertem sentimentos equivalentes [...] Benedita Fernandes é bem um exemplo de poder da fé, com a renovação espiritual, compreendendo a realidade da vida transcendente...”

A propósito de curso sobre mediunidade e sobre as curas realizadas por médiuns:

“A respeito de desenvolvimento mediúnico Divaldo se referiu à experiência local: O melhor método de orientação ao desenvolvimento mediúnico ainda é o COE, para estudo, porque predispõe, ensino; como o próprio nome diz orienta, naturalmente que adaptado a cada necessidade local. Como por exemplo, sei que aqui em Araçatuba – com conversei muito com o Cesar, através dos anos -, a aplicação do COEM é realizada dentro das chamadas necessidades do movimento espírita de Araçatuba [...] Mas este é o método kardequiano: estudo, reflexão, exercício, meditação...”

 “[...] Quanto às curas espirituais, hoje muito decantadas, elas são mais um ato de caridade do que de serviço doutrinário. [...] Deveremos ver nestes fenômenos um chamamento para a meditação em torno da sobrevivência da alma, mas divulgação da Doutrina é diferente. Uma noite de Chico Xavier, fenômeno dos mais notáveis, abala muito mais que 1001 espetáculos. A Doutrina tem a função de nossa renovação íntima, plena e total.” (Jornal A Comarca, Araçatuba, 12/7/1983).

Sobre a realização de estatísticas para subsidiar medidas de melhoria do Centro Espírita:

“Se a finalidade é de fazer uma análise da metodologia aplicada, é muito recomendável. Mas se o caráter é estatístico, para divulgação dos trabalhos que realizamos, não vemos aí, um fundamento doutrinário [...] O nosso trabalho é mais profundo e mais sutil, que é a cura interior... Temos visto, por exemplo, Instituições que fazem fichas muito bem elaboradas, praticamente adentrando-se no comportamento pessoal do indivíduo, para depois fazer uma consulta superficial, receber um conselho, uma orientação doutrinária. Ficamos técnicos nessa área e nos esquecemos daquele outro fator essencial em Doutrina Espírita, que é a ação da caridade anônima, despreocupada, gentil, sem constranger a pessoa a dar informações, muitas vezes, que a perturbam emocionalmente.” (Diálogo. Diálogo com dirigentes e trabalhadores espíritas e Laços de família. 4.ed., Item 2.3., Editora USE, 1995).

Nesse mesmo livro, em pergunta sobre receituário e cirurgias mediúnicas, de longa resposta, extraímos a frase: “[...] as pessoas mudam de doenças quando deveriam mudar de comportamento!” (item 2.7)

A respeito da força do jovem espírita no Centro e no Movimento, Divaldo respondeu em questão do mesmo livro da USE:

“[...] Engajá-los nas atividades habituais, procurando fazer com ele sinta a responsabilidade da Casa, que se vincule, que assuma compromissos dentro do seu nível de conhecimento e das suas possibilidades, são um grande passo. Deveremos honrar os nossos jovens, dando-lhes responsabilidades e oportunidades de serviços, aceitando-os conosco. Convidemo-los, pois que são a nova mentalidade, para que nos ajudem a arrebentar os ranços que trazemos do passado e deem ao nosso movimento uma dinâmica nova...”

A relação entre lar e sociedade, respondida durante o lançamento nacional da Campanha Viver em Família (São Paulo, janeiro de 1994):

“[...] Quando o lar está edificado sobre bases saudáveis, sempre a família se vincula a outra pessoa, por processo de afinidade, que também está edificada em estruturas de equilíbrio, e, em breve, formamos um grupo social, no qual nos movimentamos. Esse grupo familiariza-se com outro, logo influenciando a família social, universal.” (Laços de família, 8.ed., 1ª. parte, p.66-67, 2002).

Em entrevista para o CFN da FEB, em 1999, na condição de presidente da USE-SP, fizemos perguntas ao Divaldo. Eis trechos de uma delas, sobre Centro Espírita e relacionamento com o que chamamos de “engessamento” da mediunidade:

“Nós deveremos trabalhar muito pela disciplina na Casa Espírita, mas não podemos olvidar dos sentimentos, tendo em mente que um grande número de neófitos, que busca nossa Casa, é constituído por pessoas muito sofridas, que não encontraram respostas além, e vêm até nós buscando entendimento, cordialidade. Eis uma das funções do Atendimento Fraterno, porque graças a um bom atendimento Fraterno, a pessoa se sente em casa. [...] Será muito bom se meditarmos nessa proposta do Cesar e dermos mais espontaneidade às nossas reuniões.” (Conversa Fraterna: Divaldo Franco no Conselho Federativo Nacional. FEB, 2001, p.28). 

De entrevista que coordenamos durante a reunião do CFN da FEB, em 2011, e sobre questão relacionada com a administração de Centros:

“Considerando que o Centro Espírita é uma empresa, mas não segue os métodos empresariais do mundo, temo-la como sendo a Empresa de Jesus. Embora sejam necessárias as aplicações dos métodos administrativos conhecidos, o relacionamento deve ser sempre positivo, a solidariedade constante [...] A Empresa de Jesus é viva e vibrante. [...] O Centro não pode estar muito azeitado, como uma máquina, porque senão todo mundo fica muito profissional e perde a espontaneidade que deve viger em todas as nossas atividades.” (Em nome do amor, 2.ed. 2ª. parte. FEB Editora. 2013).

Sobre pergunta que fizemos sobre os preparativos – na época – para as comemorações dos 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo, e incluída no mesmo livro acima citado, eis uns trechos:

 “O evangelho segundo o espiritismo é a obra que coroa a Codificação. “ Depois de citar as demais Obras Básicas da Codificação comentou Divaldo: “Mas o Evangelho é apoio moral. É a estrutura básica. É o retorno dos dias encantadores em que Jesus esteve conosco. [...] O Evangelho é a água lustral para nos proporcionar a verdadeira harmonia interior.”

(*) Atuante e dirigente no Movimento Espírita de Araçatuba (SP) de 1965 a 1989; presidente da USE-SP (1990-1994 e 1997-2000); diretor da FEB a partir de 2004; presidente da FEB (interino: 2012/2013 e efetivo: 2013-2015); membro da Comissão Executiva do CEI.

 

Divaldo Pereira Franco

Centro Espírita “Bezerra de Menezes”

Araçatuba, SP, 1965

Foto de arquivo de César Perri

Divaldo com familiares de César Perri. Na foto: Paulo, César e Célia, Lourival, Suzi,

Divaldo, Rolando, Rodolfo, Josefina (Bebé)

Entrevista com Divaldo Pereira Franco, Ismael Gobbo e César Perri. Araçatuba, SP. 1973

CFN 2011. Entrevista com Divaldo, entre Nestor Masotti e César Perri.

Divaldo recebe troféu da FEB em novembro de 2014.

Congresso da FEEB. Divaldo entre César e Célia. Salvador, novembro de 2015.

 

 

CEJA, C.E. Padre Germán,  União Espírita Kardecista. (Lima, Perú)

 

Querido Divaldo: Feliz Cumpleaños!

 

 

 

 

 

Charles Kempf (Belfort, França

 

Obrigado, Divaldo!

 

Olá Divaldo, muita paz!

Vai ser um imenso prazer poder abraça-lo novamente em Paris este ano, no dia do seu aniversário!

Obrigado pelo imenso trabalho que você realiza pela divulgação e exemplificação da doutrina espírita.

Fraternalmente,

 

Charles.

 

4° Congresso Espirita Mundial promovido pelo CEI, em Paris em 2004, na ocasião do bicentenário

 do nascimento de Allan Kardec. Divaldo (E),  ao lado de Nestor Masotti e de Roger Perez.

Divaldo Pereira Franco recebe mensagem especular de Leon Denis (Lida no espelho).

Congresso Espirita Mundial promovido pelo CEI, em Paris em 2004, na ocasião do bicentenário

 do nascimento de Allan Kardec

Divaldo Pereira Franco recebe mensagem especular de Leon Denis (Lida no espelho).

Congresso Espirita Mundial promovido pelo CEI, em Paris em 2004, na ocasião do bicentenário

 do nascimento de Allan Kardec

 

 

Clovis Antonio de Lima (Campinas, SP)

 

A obra de Divaldo Pereira Franco

 

 

 

Já se disse que o acaso não existe. Não temos a menor dúvida de que Divaldo Pereira Franco é um dos vários cooperadores de Ismael que desceu à Terra para desempenhar relevante tarefa no campo da divulgação do Consolador Prometido. E como o tarefeiro completo não atua apenas em um setor, esta alma singular reencarna na cidade baiana de Feira de Santana, em 5 de maio de 1927, transfere-se para a capital Salvador em 1945, e lá inicia importante obra, no setor da beneficência e no da divulgação da Doutrina Espírita, por meio da sua extraordinária capacidade de oratória, aliada a vasta produção de mais de duzentos e cinquenta livros psicografados.

A obra de caridade tem seu núcleo na “Mansão do Caminho”, fundada em 1952 por ele e por Nilson de Souza Pereira, já desencarnado. Localizada no bairro Pau da Lima, periferia de Salvador, a instituição filantrópica atende diariamente em torno de seis mil pessoas e abriga mais de três mil. Algumas centenas delas foram registradas como filhos do professor primário e ex-escriturário do antigo “Instituto de Previdência e Assistência do Estado” (IPASE).

Na obra de divulgação, o “Paulo de Tarso do Espiritismo” viaja em média 230 dias por ano, realizando conferências e seminários, no Brasil e no exterior. Percorreu mais de 62 países, fez palestras em centenas de universidades na América e na Europa e proferiu três conferências na ONU. Em 2005, na cidade de Genebra, na Suíça, recebeu o título de “Embaixador da Paz no Mundo”.

Em 1964 tem início a sua obra psicográfica. O primeiro livro é Messe de Amor, de sua mentora Joanna de Ângelis. A partir daí diversos autores escrevem por suas mãos abençoadas.

E o incansável trabalhador da seara do Cristo não para. Quem assiste a suas palestras, nota que ele continua com a mesma vibração de sempre, apesar dos seus oitenta e nove anos.

 

Divaldo no Encontro Fraterno. Praia do Forte  17-10-2015.

Messe de Amor. 1º. Livro da psicografia de Divaldo Pereira Franco

Ditado pelo Espírito Joanna de  Ângelis

Divaldo em Bonn, Alemanha. 05/2011

 

 

David Liesenberg (Matão, SP)

 

Parabéns,  Divaldo, muitos anos de vida...

 

Hoje, nos 89 anos do querido Divaldo Pereira Franco, veio-me uma lembrança marcante: dentre as várias idas de Divaldo à Suécia para divulgar o Espiritismo, pudemos presenciar, e ter a honra de fazer parte da organização do primeiro seminário espírita na Escandinávia. Foi em Estocolmo, no mês de maio de 2001. 

Diante de todo aquele aprendizado, observando novos interessados na Doutrina, tive a certeza de estar diante de um autêntico apóstolo do Espiritismo. 

Que no seu dia, ele possa receber todas as bênçãos da espiritualidade, pelo seu exemplo de homem de bem, no Brasil e no mundo! 

Obrigado Divaldo!

 

Divaldo no primeiro seminário realizado na Suécia em maio de 2001.

 

 

Décio Bressanin (Três Lagoas, MS)

 

Parabéns, Divaldo!

 

Eis aqui na Terra radiante Luz

a serviço do Senhor.

Viajante das Estrelas.

Transformando almas,

expandindo Amor.

 

Divaldo.

Peregrino da palavra,

Da Mediunidade e da Paz.

Em seu aniversário.

Retribuímos com gratidão,

Todo bem que nos faz.

 

Todas dádivas daríamos neste dia.

Já é Divaldo de Deus,

Pereira de tantas crianças.

Franco de rosto sereno.

Parabéns neste 5 de maio:

Eterno trabalhador de Jesus, o Nazareno!

 

Divaldo Pereira Franco autografando livro de sua psicografia

Divaldo Pereira Franco. Cuiabá, MT, 16-04-2015.

Divaldo P. Franco. Campo Grande, MS. 05-02-2012.

 

 

Donizete Pinheiro (Marília, SP)

 

Gratidão a Divaldo

 

Segue Divaldo, estimado irmão,

Teu caminho de glória e louvor,

Por ter cumprido a tua missão

Sempre fiel ao Consolador.

 

Entra no gozo dos bens do Senhor,

Pelos talentos deixados em tua mão,

Multiplicados que foram com o penhor

Das lutas e dores do coração.

 

Ergueste obra nobre e louvável,

De serviço no bem inestimável,

Exemplo da lídima caridade.

 

Acolhe em tua alma a nossa oração

E, por tudo,  a sincera gratidão,

Aqui, agora e na eternidade.

 

Donizete Pinheiro

maio de 2016

 

Divaldo Pereira Franco em conferência no Teatro São Pedro de Porto Alegre, RS, no ano de 1956

Divaldo P. Franco e Donizete Pinheiro. Marilia, SP

Divaldo (D), na Califórnia. 15-03-2016.

Divaldo. Belém, PA. 16-01-2016.

 

 

Elsa Rossi (Londres, Reino Unido)

 

Divaldo, “Feliz Aniversário”

 

Encontrar Divaldo frente a frente pela primeira vez, foi um oásis que se fez presente no deserto das dores de minha vida, pela partida de meu esposo para a pátria espiritual. A perenidade desse oásis me encoraja dia a dia a prosseguir.

Palavas são poucas para homenagear o querido amigo, irmão, pai e mestre. Já la se vão 24 anos de amizade com Divaldo, diante da divulgação dos ensinos Espíritas no mundo. Tanto suporte recebido em muitas ocasiões de incertezas, nas tarefas que se avolumaram nestes anos.

Expresso aqui, o meus voto de Feliz Aniversário com Jesus abençoando seu jovial coração espiritual, cheio de energia que atravessará milenios. Obrigada meu amigo, de alma e coração. Gratidão, Elsa Rossi

Elsa Rossi ladeada por  Divaldo Pereira Franco (E)  e José Raul Teixeira

na visita ao túmulo de Allan Kardec, no Cemitério Pére Lachaise, em 1997.

Paris, França.

Elsa Rossi (D), ao lado de Divaldo Pereira Franco por ocasião

do 1º. Congresso Espírita Mundial, realizado em Brasília, DF, no ano de 1995.

Arquivo de Elsa Rossi

Divaldo recebe homenagem. Londres, 10-05-2014.

 

 

Enrique Eliseo Baldovino (Foz do Iguaçú, PR)

 

Sempre querido Divaldo Franco:

Muita paz e saúde com Jesus!

 

 

    Nesta data tão especial de 5 de maio de 2016, no seu 89º aniversário, Você, estimado amigo Divaldo, encontra-se agora novamente na Europa, em viagem espírita, como fazia outrora o ínclito Codificador do Espiritismo, Allan Kardec.

 

    Neste preciso momento, Você está saindo da França em direção à Irlanda, onde cumpre um exaustivo roteiro doutrinário, que começou em 02/05 e que vai até o dia 30/05/16, quando sairá da Alemanha, voltando ao nosso amado Brasil.

 

    Essa é sempre a sua forma de comemorar seus aniversários: no serviço de amor aos semelhantes, levando a nossa amada Doutrina Espírita a todos os cantos do mundo, de forma incansável e com tanta qualidade, na oratória impecável e na mediunidade com Jesus.

 

    Receba, querido educador e pai espiritual, o nosso abraço de ternura e de admiração, pela sua bondade e disciplina ímpares, nestes quase 70 anos de serviços espirituais ininterruptos, que já constituem o ápice do seu mediunato, atingindo, com grande sucesso espiritual, o reto cumprimento da missão dos médiuns na Terra, tão difícil de alcançar nestes tempos de perturbações espirituais e de transição planetária.

 

    Divaldo: você deu todo o seu melhor nestas 7 décadas (juventude, saúde, trabalho, tempo, educação, paciência, tolerância, viagens etc.), junto à formosa e laboriosa Equipe da Mansão do Caminho, tarefa incomparável que representa o seu testamento espiritual, marcado a fogo nas milhares de crianças, de jovens e de adultos que educou com Amor, graças à segura diretriz da veneranda Benfeitora Joanna de Ângelis, quem se espelha no "Paizinho" Francisco de Assis, o qual continua emulando o próprio Jesus.

 

    Di: o seu amor e dedicação à Humanidade, como cidadão do mundo, são as suas inconfundíveis marcas do Cristo, impregnando em todos nós o perfume que o caracteriza, Divaldo: ser um fiel servidor do Mestre

 

    Merecidas felicidades e congratulações, dileto Benfeitor, por seu grande sacrifício e abnegação de tantos anos, desde os tempos heróicos dos testemunhos silenciosos!

 

    Com o afeto de sempre, seu filho espiritual, que tanto o ama,

 

    Enrique Eliseo Baldovino.

 

Divaldo Pereira Franco, no centro da foto, em meio ao grande público que compareceu

a sua conferência no dia 5 de junho de 1957. Foto do acervo de Jorge Moehlecke

Divaldo ladeado pelo casal  Enrique Eliseo Baldovino e a esposa Regina Baldovino

Divaldo Pereira Franco com Enrique Eliseo Baldovino e a esposa Regina Baldovino

 

 

Equipe do Livro de Divaldo Franco- RS

 

Divaldo Pereira Franco, 89 anos de devotamento à humanidade

 

Ao completar mais um ano de existência no plano físico, Divaldo Franco é reverenciado como homem profundamente dedicado ao próximo, mormente às crianças e jovens da Capital da Bahia. Pai adotivo de mais de 600 filhos, soube bem conduzi-los pelos caminhos do conhecimento e da responsabilidade, contando com o auxílio de seus diletos companheiros e companheiras que acreditam em um mundo pacífico e ético.

Atento aos problemas e necessidades da criatura humana, seja do Brasil ou do Exterior, o Professor de Feira de Santana/BA, abdicou de si mesmo para devotar-se ao seu semelhante, munido do conhecimento que a amada Doutrina Espírita lhe proporciona. Ser de escol, notabiliza-se pela bondade, pela afabilidade. De raciocínio rápido e olhar perscrutador, antecipa-se para servir sem medir o esforço a ser empreendido.

Dotado de uma capacidade mediúnica incomum, colocou-a a serviço do bem, tendo Jesus por modelo e guia. O contato direto com os Espíritos incorpóreos é constante, servindo-os, sejam bons ou não. Aos da vilegiatura carnal dedica carinho, amor e compreensão, atendendo-lhes as necessidades que estejam ao seu alcance, sempre ofertando uma palavra de conforto e acolhimento. Os livros, que nos chegam através de sua psicografia, são mananciais de bênçãos e de ricos ensinamentos, verdadeiros oásis.

A instituição beneficente que fundou, com o concurso de amigos, a Mansão do Caminho, atesta a sua fé na criatura humana. Sólida, desempenha atividades inúmeras, dignificando, amparando e promovendo os indivíduos que a procuram. Exemplar, descobre o potencial de cada um, fazendo-o aflorar através do emprego da técnica do amor. A Mansão do Caminho é uma escola divina encravada em um bairro pobre e violento, o Pau da Lima, em Salvador/BA. Ali respira-se amor. Alimenta corpos e almas. Sustenta as criaturas em lutas consigo e com a vida. É um farol na imensidão das iniquidades humanas, sinalizando a rota segura.

Seus testemunhos são silenciosos, como sói acontecer com os altruístas e humildes. Nos limites de seu vigor físico, tem superado muitos obstáculos. Sua higidez moral é notável e contagiante. Sorrindo, tem sempre uma palavra de conforto, de esclarecimento e de otimismo. Antes das imperfeições, descobre e destaca as virtudes que cada um possui.

Obrigado querido e jovial irmão e amigo Divaldo. Que as luzes divinas e a harmonia do Mestre Jesus estejam sempre contigo. Serenidade, esperança e muitas felicidades. És para muitos o ideal a ser seguido. Jesus contigo, sempre, pois que és um de Seus maiores servidores e dedicado divulgador.

Felicidades!

Equipe do Livro Divaldo Franco/RS

 

Divaldo proferindo palestra aos 5 de junho de 1957

Foto cedida por Jorge Moehlecke

Divaldo Pereira Franco aos 8 de junho de 1957

Divaldo Pereira Franco com a Equipe em  Novo Hamburgo, RS. 11-07-2015.

Divaldo com Equipe em Tramandaí, RS.,  05-04-2011.  Foto Jorge Moehlecke

Divaldo Pereira Franco com a equipe. XIII Conferência Estadual Espírita. Paraná,  03-2011. Foto Jorge Moehlecke.

Divaldo com a Equipe do Livro em Maringá, PR. 11-03-2015.  Foto Jorge Moehlecke

Divaldo na ONU em  04-2013.

 

 

Fernanda Silveira (Austin,  Texas, EUA)

 

Feliz aniversário, Divaldo!

 

Querido Divaldo,

 

Que essa luz interior que você possui continue aumentando cada vez mais e iluminando o coração de muitas pessoas.

A sua humildade, sabedoria, e esse seu sorriso são cativantes! Muito obrigada pelo seu trabalho e por você existir!

 

Feliz Aniversário diretamente de Austin, Texas!

 

Fernanda Silveira

 

Divaldo nos Estados Unidos.  04-2013

Divaldo em Los Angeles, Califórnia. 04-2012.

Divaldo em Miami, EUA. 03-2015.

 

 

Fernanda Wienskoski (Austin, Texas, EUA

 

Divaldo, feliz aniversário!!!

 

Querido DIVALDO!!!

 

Que bom comemorar com você esse dia tão feliz!!

Feliz por te ver tão bem, com saúde, com energia e com alegria, espalhando sua tão importante mensagem de paz, luz e amor nos quatro cantos desse mundo!

 

Seu aniversário é um dia para comemorarmos com alegria a sua caminhada, a superação de obstáculos, tantas conquistas e o todo o bem que você traz para o mundo e pra todos nós, como mensageiro de amor! 

O seu sorriso constante é um presente para quem te vê e contagia a todos com seu otimismo, bom humor e energia positiva.

 

Seu trabalho na Mansão do Caminho é uma luz e os seus efeitos são imensuráveis! Quanto bem! Quantas vidas tocadas!

Sua mensagem chega longe! Seus CDs são ouvidos no carro todo dia. Sua revista, seus DVDs, suas palestras, seus livros são sementes de luz divina que chegam aos corações com sede de conhecimento e consolo. Uma bênção! 

 

Por isso comemoramos hoje!

A lembrança de tê-lo aqui em Austin em 24/fev/2011 nos traz sempre muita alegria e gratidão.

 

Receba o bem querer e o desejo de que hoje, no dia do seu aniversário, você receba de volta um banho de amor, um chuveiro de luz e paz. Que isso te dê muita alegria!!! E que você leve isso com você para sempre!!

 

Aqui vão as minhas vibrações de carinho, gratidão e muito amor! 

Feliz aniversário!!!

 

Fernanda Wienskoski

 

 

Divulgador

Incansável

Vencedor de

Amor e

Luz

Divina

Otimista!

 

Fernanda (E) e Divaldo. Miami, Flórida, EUA, 08-1994.

Divaldo e Fernanda

Divaldo com o grupo em Austin, EUA.

Grupo assistindo palestra de Divaldo em Austin, Texas, aos 24-02-2011

 

Gerson Simões Monteiro- Rio de Janeiro, RJ

 

Um depoimento sobre a missão de Divaldo Franco

 

 

Na década de 90 fui convidado pelo então Presidente da FEB, Nestor Masotti,  para participar como palestrante da Reunião do Conselho Espírita Internacional (CEI), na sede do Conselho Federativo Nacional, em Brasília, para falar sobre  a Divulgação do Espiritismo. 

Pois bem, durante a fala de todos os representantes dos diversos países, observei que era comum o seguinte comentário:

“Depois das palestras de Divaldo no meu país o Movimento Espírita se consolidou”.

Compreendi que isso aconteceu não só pelo número de pessoas que eram atraídas para ouvirem Divaldo, mas, o que é mais importante, foi pelo trabalho que ele realizou na orientação para formação de Centros Espíritas naqueles países.

Na hora do almoço, Divaldo estava sozinho, e aproveitei para sentar-me ao seu lado e dizer-lhe:

“Divaldo, se você não tivesse feito nada em favor do Espiritismo no Brasil, não precisaria se preocupar em fazer mais nada, pois hoje ao ouvir todos os representantes dos  países  afirmarem que  o Movimento Espírita só se desenvolveu após as suas palestras e orientação aos dirigentes dos grupos existentes, isso teria sido o bastante  para justificar o seu trabalho na Terra”.

Portanto, podemos comparar as viagens realizadas por  Divaldo Franco em centenas de países, palestrando e orientando o Movimento Espírita Internacional, na consolidação do Espiritismo na atualidade, com o seu sacrifício pessoal, como as viagens desenvolvidas por Paulo de Tarso na consolidação do Cristianismo em sua época.

Por tudo isso, temos imenso respeito e gratidão ao nosso querido médium e palestrante Divaldo Pereira Franco nesse cinco de maio de 2016. Deus o ampare sempre na sua missão abençoada. 

 

Gerson Simões Monteiro

Ex-Presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro

e atual

Presidente da Rádio Rio de Janeiro

www.radioriodejaneiro.am.br

 

Divaldo Pereira Franco em palestra no Rio de Janeiro no ano de 1956. Foto do arquivo de Jorge Moehlecke

Divaldo Pereira Franco na FEB. Foto do arquivo de Jorge Moehlecke

Divaldo Pereira Franco no Encontro Fraterno 2015. Praia do Forte, BA. Foto Jorge Moehlecke

Gerson Simões Monteiro

 

 

Glória Collaroy (Sydney, Austrália)

 

 

 

Querido Divaldo.

 

Eu e todos os frequentadores de  nossa Fundação Joana de Cusa e Casa Espirita  Franciscanos, enviamos nossas rogativas ao Criador, ao Mestre de todos os Mestres, Jesus, para que te enviem de presente, um feixe de luz, para iluminar teus passos em tua caminhada, em tua Missão Redentora.

Divaldo, você para nós daqui, tem sido o nosso Guia, o nosso irmão, o nosso amigo, que nos trouxe luz, do nosso Kardec,  nos ensinando a Doutrina Espirita, nos ensinando como caminhar na direção certa. Não sabíamos como dirigir nossa Casa e foi você quem nos orientou com o seu conhecimento, com seus esclarecimentos para levar nossa Casa avante.

Creio ser nosso egoísmo, mas se depender de nossas rogativas, iremos pedir a Deus que te mantenha entre nós por muitos  anos ainda. Você é o Marco Renovador em nossas vidas.

Te amamos Divaldo. Feliz Aniversário

Glória e todos os membros da Casa de Amor de Joana e Francisco

 

Divaldo Pereira Franco em Sydney, Austrália. 28-10-2012.

Glória e equipe comemoram aniversário de Divaldo à distância,  em Sydney. 05-2012.

Comemoração do aniversário de Divaldo à distância em Sydney. 05-2012

Divaldo em Natal, RN. 28-02-2016

 

 

Gorete Newton (Suiça)

 

Feliz é você,  Divaldo,  que perseverou!

 

Para nosso amado Di

Havia uma Terra árida, cheia de sombras, a tristeza campeava e a esperança se esvaía.

De repente um lavrador chegou um dia, trazendo nas mãos sementes de alegria.

Olhou a Terra e não se deixou abater, orou, e pediu ao seu Senhor que o inspirasse naquele dia.

Pensou de repente que aquela terra cheia de pedras poderia ser lavrada e quem sabe cultivada.

Meteu a mão da enxada e com forças redobradas percebeu que abaixo das pedras havia uma terra pronta para plantar.

Foi correndo por todos os lados e buscou a todos anunciar!

Vamos, vamos todos juntos trabalhar? Quem quer me ajudar?

Ouvi a voz de Deus que nos convocava para esta terra imensa arar!

Quem pode me ajudar?

Seu grito foi tão alto que foi ouvido aos quatro ventos.

Vieram muitos que estavam parados e desesperados, perdidos nos próprios sofrimentos

Mas aquele convite ao trabalho, lhes acendeu uma nova claridade,

Anunciava a esperança de uma nova oportunidade.

De repente se reergueram e caminharam em direção ao chamado daquele servo do Senhor,

Que confiante os entusiasmava a plantar sementes de consolo e de amor.

E todos unidos retiraram as primeiras pedras e para alegria e felicidade

Perceberam que a terra era fértil e que poderiam ali muitas sementes se multiplicar

A Lavoura foi plantada e cada semente se multiplicou em mil!

Foi o maior milagre que já se viu!

E os que não acreditavam mais na esperança foram os primeiros a se contentar,

Saíram e foram em outras terras este exemplo de perseverança copiar.

Mas ele que jamais se cansa sempre os vai visitar.

Sempre leva novas sementes nas mãos pois jamais para de plantar.

Semeou tantas esperanças, salvou tantas vidas, tantas crianças,

Que hoje de semeador de estrelas se transformou em semeador da PAZ e da esperança.

Em todo lugar que ele passa uma linda luz se acende, em todo lugar que ele fala mais eclodem sementes. Sementes de amor e de luz que recebem de seus lábios o adubo dos ensinamentos de nosso Mestre Jesus.

Agora, quase perto de voltar ao regaço de nosso Senhor nós que ficaremos aqui, jamais olvidaremos o seu exemplo de dedicação e de amor.

Feliz é aquele que ouve através de Divaldo o chamado do Senhor!

Feliz é aquele que diz: - Sirvamos juntos ao nosso Pai Criador!

Feliz é você Divaldo que perseverou!

 

Feliz aniversário com todo amor de todos nós da Suíça.

Gorete Newton

28.04.2016

 

Divaldo Pereira Franco entrevistado por Dr Mendes Ribeiro  na TV Gaúcha na década de 1970

Fotos gentilmente cedidas  por Jorge Moehlecke para este trabalho.

Divaldo Pereira Franco “Você e a Paz” em Zurique, Suiça. 26-05-2012.

 

 

Grupo Espírita Allan Kardec (Luxembourg)

 

 

 

Querido Divaldo

 

Aprendemos recentemente com Joanna de Ângelis no seu livro O Homem Integral que gratidão, infelizmente não é amor, porque AMOR é DOACÃO…..Essa doação constante que parte de você nos faz desejar e lutar para sermos melhores e mais felizes !! Com certeza você é co-criador, ou colaborador do PAI para a construção da nossa realidade.

Por isso diante, de você, alguns dizem UAU !, outros MEU DEUS ! quando conseguirei ser assim, outros AJUDE-ME SENHOR  a me sobrepor e os mais adiantados dizem OBRIGADO DIVALDO, muito OBRIGADO por ser o que é e nos puxar contigo.

Da nossa parte SÓ GRATIDAO, infinita GRATIDÃO por haver lhe conhecido.

Abraços carinhosos dos membros do Grupo Espirita Allan Kardec de Luxembourg.

Esch/Alzette, 29 abril 2016

 

Divaldo em Luxemburgo. 07-06-2013.

Divaldo em Luxemburgo. 13-05-2014.

 

 

Isabel Porras González (Cádiz, Espanha)

 

Parabéns, muitas felicidades,  Divaldo Pereira Franco.

 

Querido Divaldo, faz 24 anos que noz conhecemos. Temos estado muitas vezes reunidos, como é nos Congressos Espíritas da cada ano. Minhas palavras são muito pobres para agradecer-te todo quanto tens feito pela Doutrina Espírita. Tua entrega a ela, ejemplificando a cada dia como devemos actuar os bons espíritas. Levar a cabo a tarefa da Mansâo do Caminho, até o dia de hoje, é todo um exemplo de abnegasâo, esforço e vontade, em bem dos mas desabrigados. Só posso te dizer muito obrigada caro Divaldo, amigo e irmão, por teu cariño e ensinos, por ter entregado quase toda tua existência em acordar almas para seguir a Jesus. Parabens por teu 89 aniversário terrenos e que Deus e nosso amado Jesus, te abençoem com muita saúde e amor. Um grande abraço querido Divaldo…Isabel Porras

 

Divaldo Pereira Franco, segundo a partir da esquerda, abraçado a  Isabel P. Gonzales

Divaldo com participantes do XX Congresso Espirita Nacional, realizado pela Federação Espírita Espanhola,

de 6 a 8 de dezembro de 2013, no hotel Diamante Beach de Calpe - Espanha. Campetti está á frente,

de blusa escura e crachá,  ao lado de Divaldo.

Divaldo no XX Congresso Espírita Nacional. Espanha 08-12-2013.

Divaldo Pereira Franco, no centro, em Salou, Espanha. 04-2014.

 

 

Ismael Gobbo (São Paulo, SP)

 

Divaldo: “Um homem de bem aos 89...”

 

 

Divaldo P. Franco em Araçatuba, SP, 24/07/2013.

César Perri (C),  entrega opúsculo a Divaldo P. Franco (E)  quando  Divaldo recebia o titulo de

 cidadão araçatubense, em  1984. Na época presidia a Câmara  Valdir Nascimbene (D)

Foto do arquivo de César Perri.

Divaldo Pereira Franco recebe titulo de cidadão araçatubense no ano de 1984

Foto do arquivo de César Perri.

Foto recebida de Fábio Augusto

Foto recebida de Fábio Augusto

Divaldo Pereira Franco em Aracajú, SE. Julho/2011

 

 

Ivan Franzolim (São Paulo, SP)

 

Parabéns, Divaldo!

 

No dia do aniversário de 89 anos de Divaldo Pereira Franco quero enviar minha melhor energia de gratidão pelos trabalhos que vem desenvolvendo e pelo exemplo de bom senso e ponderação nas suas comunicações.

Destaco a obra social  Mansão do Caminho, que enfrentou e certamente continua enfrentando dificuldades de toda ordem, mas persiste com bons resultados por meio de sua liderança.

Saliento sua produção literária com mais de 250 obras que divulgam a doutrina, consolam e educam.

Realço seu trabalho incansável de divulgador internacional do Espiritismo, desbravando outras culturas e plantando sementes de novas ideias que certamente se desenvolverão produzindo resultados sociais relevantes.

Pessoas assim são altamente desejáveis em qualquer sociedade, para transmitir a certeza da potencialidade para o bem do ser humano.

Parabéns Divaldo!

 

O conferencista Divaldo Pereira Franco tendo à sua direita Miguel de Jesus Sardano em evento na  cidade de São Paulo

Divaldo em Auckland, Nova Zelândia. 22-10-2012

Divaldo P. Franco em Birigui, SP. 14-08-2006. Foto Ismael Gobbo

Divaldo Pereira Franco: “Workshop” sobre o tema “Em Busca da Plenitude”, no

Centro de Convenções da Bahia, na cidade do Salvador. 03-05-2015. Foto Jorge Moehlecke

Divaldo Pereira Franco. Camboriú, SC.  Foto Jorge Moehlecke

 

 

Jussara Korngold (Nova Iorque, EUA)

 

Poema de uma vida

 

Na formosa Bahia, gloriosa terra

Nasce o semeador

Divulgador da nova era.

 

O pequeno Divaldo viu espírito logo cedo

Coitadinho, isto é coisa de dar medo.

 

Ouviu um espírito ainda menino

Mas a mãe logo lhe disse

Pare com este desatino.

 

Fala primeiro com sua avó

Mas nele ninguém acredita

E quase leva uma surra de dar dó.

 

Mas os espíritos não paravam de falar

E ao menino atazanar

Pobrezinho, o que fazer? Não queria mais apanhar.

 

Mas em breve veio a salvação.

Em meio a tristeza e emoção

Sem andar o menino ficou

Por causa da morte do irmão.

 

Dona Ana Borges a ele veio

E acertou em cheio

O menino eu posso curar,

com um passe ele vai andar.

 

E assim o menino andou e  falou

em moço se tornou

E com sua voz a todos encantou.

 

Vianna veio recomendar

O livro dos espíritos você deve estudar

Pois só assim, a doutrina poderá abraçar.

 

Sua mentora Joanna

À disciplina recomendou.

O mesmo que mãe Ana

muitas vezes lhe falou.

 

E assim já moço partiu

Falando da Bahia ao Rio

Encantando todo o Brasil.

 

Mas vendo a fome do irmão

A quem faltava agasalho e pão.

Com Nilson abriu a Mansão.

 

Começa assim a trajetória

Desta vida cheia de glória

Que vai ficar para a história.

 

Nossa carência o levou a viajar

Por terra por mar

Subterrâneo e pelo ar

Para o espiritismo disseminar.

 

Muitas décadas se passaram

E ele segue sem esmorecer

Para nossas mentes esclarecer.

 

És ainda o mesmo menino

Que nasceu com glorioso destino

De compreender e louvar o divino

e nos amar de todo seu imo.

 

A ti agradecemos seu desprendimento

E neste solene momento

Buscamos o que melhor temos cá dentro

Para lhe ofertar nosso mais puro sentimento.

 

21 de Março, 2016. New York City

Divaldo Pereira Franco no ano de 1955. Imagem fornecida por  Jorge Moehlecke

Nova Iorque, EUA. 21-03-2016.

 

 

Lucy Dias Ramos (Juíz de Fora, MG)

 

Divaldo – Missionário do Bem

 

 

Mais um ano no calendário da vida e o querido irmão – missionário do bem – prossegue em sua romagem terrena, semeando estrelas, consolando e instruindo a todos nós com seus ensinamentos de amor e luz.

Estendendo suas atividades a outros países ele prossegue com coragem e denodado entusiasmo a propagação da Doutrina Espírita...

Meu primeiro contato com ele aqui em Juiz de Fora aconteceu há muitas décadas atrás quando proferiu uma palestra na formatura de uma amiga espírita e desde então tenho procurado estar presente, sempre que me é possível, para desfrutar de sua generosidade, de sua gentileza e acolhimento, nos seminários e eventos que realiza.

O Encontro Fraterno que é realizado anualmente em Salvador, marcou minha vida profundamente, pelos ensinamentos assimilados, pela comunhão fraterna e amiga com os espíritas de várias regiões do Brasil e outros países que lá se congregam.... Guardo em meu coração lembranças edificantes e confortadoras dos momentos ali vivenciados.

Falar do Divaldo, que me denomina com carinho velha amiga, porque estamos ambos adentrando na longevidade com otimismo e fé, sensibiliza-me o coração pelo afeto, admiração e respeito que lhe devoto sabendo-o um Espírito iluminado, missionário que tem sido fiel aos compromissos que com abnegação desempenha.

Nada o detém, nada o impede de seguir em frente com elegância e dignidade, influenciando beneficamente a todos que tem o prazer de ouvir suas preleções e ler os livros que através da psicografia enriquece a literatura espírita.

Deus o abençoe, querido irmão. Vibrações de paz, saúde. Que benéficas e renovadas energias o envolvam neste aniversário e perdurem em seu coração generoso. Nossa gratidão por sua presença em nossas vidas...

Lucy Dias Ramos – 24/04/2016.

 

Divaldo recebendo a Comenda Chico Xavier em abril/2013. Belo Horizonte, MG

Divaldo em Bruxelas, Bélgica. 16-05-2012.

3a. Conferencia Espirita - Federação Espirita da Florida - 2 e 3 de março de 2013

Lucimar Inacio (Massachusetts), Akemi Adams (California), Daniel Assisi (California); Divaldo;

Mimi Lo (California).

O jovem Divaldo Pereira Franco proferindo palestra.

Foto cedida poro Jorge Moehlecke

Divaldo Pereira Franco em Juíz de Fora, MG. 17-08-2013.

 

 

Marco Milani (São Paulo, SP)

 

Parabéns educador Divaldo Pereira Franco pelos seus 89 anos de atividade nesta encarnação

 

Reconhecidamente, as suas obras em prol da divulgação espírita e do desenvolvimento humano, de forma geral, exemplificam o ideal da caridade e servem de inspiração para milhões de pessoas que buscam o aprimoramento moral e intelectual.

Por seu intermédio temos a oportunidade de conhecer os esclarecedores e elevados pensamentos de Espíritos como Joanna de Ângelis, Vianna de Carvalho e Manoel Philomeno de Miranda, dentre outros, publicados em centenas de livros que auxiliam a desvendar a realidade espiritual já apresentada por Allan Kardec.

As palavras semeadas em suas milhares de palestras e entrevistas no Brasil e no exterior certamente contribuíram para a compreensão da moral de Jesus interpretada objetivamente pelo Espiritismo e permanecem motivando a todos aqueles interessados no autoconhecimento.

A sua colaboração direta para a estruturação de centros espíritas também tem sido uma marca em sua jornada terrena, favorecendo a organização de pólos irradiadores do conhecimento teórico e prático do Espiritismo.

Atualmente, o movimento espírita nacional é o mais desenvolvido do planeta e, nesse sentido, é natural que alguns de seus expoentes sejam convidados a participar de conferências e proferir palestras sobre temas variados em diferentes países. Trata-se de situação interessante, que expressa o dinamismo da cultura espírita no mundo. Esse fato, também, estimula-nos a refletir sobre as responsabilidades assumidas perante a divulgação doutrinária. Se, por um lado, hoje existem em todos os continentes representantes brasileiros espíritas que procuram disseminar o conhecimento e as práticas experimentadas no Brasil, por outro lado, o modelo brasileiro de centro espírita e de eventos para a divulgação do Espiritismo deve ser repensado e adaptado diante de contextos culturais diferentes.

Ao surgir em um ambiente intelectualizado e que testemunhava a eclosão de movimentos e ideias que rompiam com tradições políticas, sociais e religiosas da época, como era a França no século XIX, o Espiritismo caracterizou-se pela fé raciocinada e destacou a necessidade da prática da caridade para a evolução dos indivíduos e, consequentemente, da própria sociedade. Ainda no século XIX, ao tomar contato com essas novas ideias, por intermédio de brasileiros que se interessaram pela proposta espírita que desvendava o mundo invisível e libertava consciências dos grilhões da ignorância sobre a realidade do ser, o Brasil presenciou o desenvolvimento do Espiritismo, particularmente concentrado nas maiores cidades.

Nessa primeira metade do século XXI, deparamo-nos com uma situação peculiar. O Brasil é o país que reúne a maior quantidade de espíritas, ainda que esses representem cerca de 2% da população nacional, segundo o último censo oficial. Porém, não é a quantidade mas a influência qualitativa que esses espíritas podem promover que se torna a força do movimento. Não é o rótulo religioso que transforma alguém ou uma sociedade, mas as obras que são realizadas em prol da evolução espiritual de cada um. Por isso não é o proselitismo sectário que demonstrará a força de uma ideia, mas o quanto essa ideia pode educar pessoas.

Assim, mais uma vez congratulo Divaldo por seu valoroso trabalho educativo.

 

Marco Milani

Maio/2016

 

Divaldo em São Paulo. 19-02-2016.

Divaldo Pereira Franco. Singapura, 21-10-2012.

Divaldo em Istambul, Turquia.  06-2010. Foto Jorge Moehlecke

Divaldo em Istambul, Turquia.  31-06-2010. Foto Jorge Moehlecke

Divaldo em Manaus, AM.   04-2014.

 

 

Maria Aparecida Bergman (Matão, SP)

 

Viva Divaldo Pereira Franco, nos seus bem vividos 89 anos de vida luminosa! Te amamos, Di!

 

Quando eu nasci, em maio de 1947, ele acabara de completar 20 anos de idade e já havia iniciado seu apostolado de amor, quando a maioria dos moços de seu tempo pensava em romances e aventuras fugazes. Ele, porém, vivenciando, desde a infância, provações e dificuldades inerentes à sua condição de médium, funda em setembro deste mesmo ano, em Salvador, Bahia, o Centro Espírita Caminho da Redenção, cujo próprio nome já indicava a história de abnegação e de renúncias que ele haveria de escrever com a própria vida a fim de edificar o caminho de redenção para si mesmo e para milhares de irmãos seus.   No ano de 1962 um amigo meu, colega da Mocidade Espirita que eu frequentava, convidou-me para viajar com ele a cidade vizinha para assistir a uma palestra que seria proferida por um orador baiano, que já se tornara famoso no meio espírita por sua oratória vibrante e emocionada, que a todos empolgava. Eu, que acabara de despedir-me de meu pai e de meu avô materno pela desencarnação deles, aceitei feliz o convite e depois daquele primeiro encontro com Divaldo, nunca mais fui a mesma pessoa. A vibração amorosa de sua voz missionária abalou o íntimo de meu ser, num convite a adentrar aquele caminho da redenção, nas pegadas do Divino Mestre e Senhor Jesus, seu Mestre e Senhor.  E um laço de amor e ternura, desde então uniu-me a Divaldo, desviando-me também , quem sabe, dos romances e das aventuras fugazes, que me poderiam ter infelicitado. Voltei a encontrar Divaldo em diversas oportunidades, até que, já adulta, casada e mãe de três filhos voltamos a nos encontrar no ano de 1988, nos labores espíritas em Santo André, junto dos amigos Terezinha e Miguel de Jesus Sardano. Ali firmamos com ele, meu marido e eu, o pacto de trabalho na Seara do Divino Mestre, para apresentá-lo na Suécia, onde, na década anterior, eu já plantara a sementinha do labor Espirita Cristão junto à corações nórdicos, simpatizantes da causa nobre.    Minha família e eu voltamos para a Suécia no ano seguinte e passamos a trabalhar ininterruptamente para tornar possível a chegada do "Semeador de Estrelas" no solo bendito dos países nórdicos, o que conseguimos a partir de 1993, com muito trabalho edificante durante mais de uma década de bênçãos luminosas.  Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira são os faróis de luz que nossa amada Joana de Angelis permitiu adentrarem nossa vida, minha, de meu marido, meus filhos, nossos amigos, para nos iluminarem, nos perfumarem, nos protegerem, nos sustentarem e encaminharem para o caminho da redenção, com Jesus. Vivam, para sempre, em nossos corações agradecidos, esses dois apóstolos do bem e do amor, que, com centenas de bons exemplos, nos edificaram as almas, para sempre! Viva Divaldo Pereira Franco, nos seus bem vividos 89 anos de vida luminosa! Te amamos, Di!

​Cidinha Bergman​

 

Casa dos Bergman, onde funcionou os trabalhos do GEEAK-Suécia por 12 anos seguidos,  tendo hospedado centenas de pessoas, espíritas, simpatizantes e não espíritas.

Na fila de trás, da esquerda para a direita, Nils e Ilda Hansson, Cidinha Bergman, Divaldo Franco, Olof Bergman

e Nilson S. Pereira. Na fila da frente, na mesma ordem, Jade Ekström,  Jan-Axel Norlund e Solveig Nordström.  Em Estocolmo, durante a 9ª visita de Divaldo Pereira Franco  à Suécia, em maio de 2002. (Arquivo O Clarim)

Divaldo Franco, Cidinha Bergman, Claudia Bonmartin e Nilson Pereira em casa dos Bergman,

lançamento do “Andarnas Bok” (Arquivo Cidinha Bergman)

Divaldo em Santo André, SP . 27-09-2015.

 

 

Mariza e Ed De Melo (Filadélfia, PA, EUA)

 

 

 

Obrigada Companheiro!

 

Querido Divaldo

Feliz aniverssario!  Muitosanos de vida entre nós!

Vieste la do infinito, enxugando lágrimas e aquecendo coracões!

Rogo a Jesus, Maria e  Joanna,que te abencõe e proteja hoje e sempre,

Te amamos,

Mariza e Ed De Melo(Philadelphia)

O jovem Divaldo Pereira Franco. Foto fornecida por Jorge Moehlecke

Yolanda, Mariza  Divaldo,Reverendo do São José (já desencarnado) e Sr Luis

Centro e Spiritist Society of Philadelphia, primeiro Centro fundado desde 1975.

Da esquerda para a direita a partir do fundo:  Adalberto, Dina, Costa (esposo da Erika),  Erika, Lednor (esposa do Adalberto, Alice Matias, Mariza E Ed De Melo, Divaldo, Kirsten De Melo(filha) Sararah Insinga Dos Santos(filha da Kirsten)e Estrelbin Rabii

 

 

Rejane, Josef e todos os amigos do VAK  (Viena, Áustria)

 

Parabéns,  Divaldo,  pelo seu dia.

 

Querido amigo Divaldo

Diante dessa tão bela data do seu aniversário, Divaldo, recordamo-nos com gratidão dos momentos felizes de convivências anuais, curtas mas intensas, durante suas visitas a Viena, na Áustria, desde 1989.

Eu, Josef, já residia em Viena desde 1983, e através de amigos estava iniciando no Espiritismo. Rejane havia chegado uns meses antes para trabalhar na Agência Internacional de Energia Atômica, uma das organizações da ONU com sede em Viena, Áustria, e ouvido falar no famoso médium que proferia palestra sobre manifestações mediúnicas no centro da cidade. Um momento muito marcante nas nossas vidas. Ao escrevermos estas linhas relembramos da sala, do video sobre curas espirituais e de sua voz forte e pausada.

Foi a primeira porta que você nos abriu.

Para mim, Rejane, a sua palestra resgatou o interesse pela Doutrina Espírita. Nossa curiosidade avivou-se, relembramos momentos passados em família, e a partir daí começamos a ler mais e nosso interesse pela Doutrina foi aumentando cada vez mais. Mais tarde, quase por acaso, organizamos sua primeira palestra na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU) em Viena e junto a Josef, seguimos sob sua orientação.

Seu exemplo de coragem, abrindo novos caminhos e levando a mensagem espírita para antiga Tchecoslováquia, recentemente libertada do comunismo, foi somente um de seus inúmeros exemplos de dedicação e coragem. Lembro-me (Josef) bem da primeira visita em Praga, onde o público marcado pelo tempo de escuridão, isolamento e clausura do regime ditador veio ouvir a sua palestra sobre a mensagem da vida eterna e de reencarnação.

Começamos a conhecer o nobre amigo e benfeitor.

Divaldo, você nos cativou com seu pensamento claro e objetivo, com sua postura elegante, séria e fraternal, sempre transmitindo carinho e compreensão, e um comportamento social digno e nobre.

A cada ano, acompanhado do também querido Nilson, retornastes à Viena, e nós a cada vez mais nos engajávamos na Doutrina, lendo, aprendendo, e esperávamos sua vinda para os esclarecimentos tão necessários aos nossos estudos. Tínhamos pouca literatura espírita, e sempre estávamos cheios de perguntas… Você chegava, assistíamos suas palestras, e as dúvidas desapareciam, como se o entendimento desse um salto quântico, tudo ficava claro.

Em 1999, sob sua orientação e incentivo fomos co-fundadores da atual Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec, o VAK (VAK é abreviação do nome da sociedade em alemão), cujos estudos vinham desde muitos anos. Ano após ano, você esclareceu e aconselhou com respeito a casa espírita. Sob sua orientação iniciamos palestras espíritas em Bratislava, depois em Brno e em Praga, e assumimos novas responsabilidades no âmbito da doutrina.

Divaldo, você ofereceu ao longo dos anos, não somente o esclarecimento de nossas dúvidas quanto a Doutrina, mas nos ajudou com palavras sábias, em momentos desafiadores de nossas vidas.

Lembramos de convivências ricas de aprendizagens, belas pelo exemplo ímpar de apóstolo incansável do Espírito Consolador no mundo, que tivemos a honra de conhecer. Convivências inesquecíveis pelas quais fomos prestigiados por você e pelo teu fiel companheiro Nilson todos estes anos.

Passamos a acompanhá-lo a Budapeste, Praga, Bratislava, depois fomos a Varsóvia, Roma, Istambul, Zagreb, Ljubljana. Viagens que se tornaram oportunidade de aprendizado, e também de muita alegria. Vivenciamos sua mediunidade missionária, fenômenos de psicofonia, psicografia,  materialização de perfumes, fluidificação de águas perfumadas com essências diversas, que eram ofertadas pelos benfeitores espirituais.

Nestes anos em que tivemos a honra de estar ao seu lado em palestras, viagens e outras reuniões de caráter familiar, vivenciamos a sua alegria de viver, o seu amor e compaixão, ofertados a todos que te encontram.

Divaldo, você sempre tem uma palavra alegre, uma piada saudável ou uma estória edificante para contar. Nestes momentos – silêncio total! Ouvíamos e meditávamos, como ainda hoje fazemos, em cada oportunidade de colóquio esclarecedor.

Divaldo, você é o nosso professor e educador por excelência, mas também é o amigo e o pai do coração.

Imparcial, digno, um amigo exemplar, que nos conquistou por todo o sempre! 

Parabéns Divaldo pelo seu dia, que o Mestre Jesus proteja seus passos na caminhada missionária!

Seus filhos vienenses

Rejane e Josef

e todos os amigos do VAK de Viena, Bratislava, Brno e Praga, e aqueles que você conquistou em Budapeste, Istambul, Zagreb e Ljubljana!

Viena, 3 de maio de 2016

 

Público na conferência com Divaldo Pereira Franco em sua primeira visita a Sankt Johann, Áustria. 22-05-2012

Divaldo em sua fala com a intérprete Edith Burkhard. Sankt Johann, Áustria. 22-05-2012

Divaldo em sua fala, equipe do livro e autógrafos. Sankt Johann, Áustria. 22-05-2012. Fotos Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Rosângela Pires (Arujá, SP)

 

Gratidão para Divaldo

 

 

 

E Divaldo saiu a semear, semeou em terras férteis e outras nem tanto. Emocionou, sensibilizou e instruiu e quando se deu conta longos anos haviam passado. No rosto e no corpo a marca o tempo estampou. Na alma a semeadura deixou marcas de amor e muitas lições, de modo a amar ainda mais, a confortar, a fazer muito e sempre mais para que não falte a côdea do pão nosso de cada dia na mesa dos seus irmãos.

 

Levou o pão do amor, da fé, da esperança, da alegria e da gratidão, pão que se multiplicou em cada irmão que soube aproveitar a semente derramada, tornando-se um multiplicador de Jesus.

 

Dia houve que as próprias limitações humanas o faziam considerar todo esforço que a empreitada demandava, noutros, as lágrimas escorriam vendo da sementeira pouca luz que se fazia. Os mesmos pedidos, as mesmas pessoas e os mesmos lugares apontando a necessidade do pão nosso, alimento do espírito que ele sempre soube colocar à mesa. Vestia-se Divaldo de fé e saia a semear.

 

Sem contar as inúmeras vezes que a insensibilidade alheia sequer percebia através das portas de sua alma, que ela também carregava dissabores, clamava por afago e carinho, ao menos uma palavra de bom ânimo, mas vinham pedidos e mais pedidos, clamores sem fim, esquecendo que um homem imperfeito naquela carne habitava.

 

E ainda assim saiu a semear um, dois, tantos e quantos anos sob o cajado do Cristo redivivo, secou lágrima, levou esperança e apagou a ignorância. Doce Divaldo, Divaldo de todos nós, quão pouco lhe devolvemos, mas nesta singela expressão de gratidão receba as bênçãos de luz que tanto oferta, receba chuvas de alegrias e contentamento do Senhor nosso Deus.

 

Gratidão pelos anos de serviço, pelos anos de esforços desmedidos, pelos olhares, palavras de bom ânimo, por aquele sorriso animador. Pela palavra vivificada por Jesus, por ascender a luz da esperança apagando a da ignorância.

 

Gratidão Divaldo!

 

 

 

Palestra pública por Divaldo Pereira Franco no Instituto de Belas Artes de

Porto Alegre, RS, no dia 22 de setembro de 1956.

Divaldo. São José do Rio Preto. 12-11-2014.

Divaldo Pereira Franco. Goiânia, GO.  08-02-2016.

Divaldo em Aracajú, SE. 07-2011.

 

 

 

Simoni Privato Goidanich (Montevidéu, Uruguai)

 

Feliz aniversário, Divaldo

 

 

 

 

Sirlei Nogueira (Araçatuba, SP)

 

Divaldo, parabéns a você. Araçatuba te agradece

 

Em nome da USE Regional de Araçatuba, Face Espírita [25 anos em 2016] e jornal Ata Espírita Unificar, é um prazer enaltecer e falar – FRANCAMENTE e com GRATIDÃO – de um jovem senhor que, ao longo de 89 anos, nessa vida, tornou-se referência do HOMEM DE BEM e ícone da Divulgação Espírita, no Brasil e no mundo. E que, para espíritas como nós, do Movimento de Unificação, representa exemplo e motivação extra, para seguir em frente. Araçatuba, no interior paulista e Divaldo Pereira Franco são parceiros há 61 anos. Mais um motivo para comemorar essa data querida...    

 

Sirlei Nogueira

 

Peregrinação em Uberaba, MG, tendo à frente Divaldo Pereira Franco (E) e

Chico Xavier, no ano de 1978. César Perri ao fundo à esquerda. Foto César Perri

Divaldo em Araçatuba, SP. 24-07-2013

Divaldo em Portugal. 09-2012

Divaldo em Assunção, Paraguai. 13-09-2013.

 

Solveig Nordström  (Benidorm, Espanha)

 

Divaldo feliz cumpleaños

 

“Vivir, morir y vivir otra vez y así en adelante  – esto es la ley”  estas palabras estaban escritas en un gran indicador a la entrada del Palacio de Congresos de Madrid, en el que se celebraba el Congreso Mundial del Espiritismo 1992; estaba allí con un pequeño grupo de alumnos de Benidorm

- Había muchos oradores, hablando de temas profundos. 

Pero de golpe la sala comenzó a dar vueltas. Tuve que cogerme con fuerza a la silla para no caer. Había subido al escenario un hombre de pelo negro que hablaba un español con acento exótico, o quizás era portugués. Pero, como hablaba!!! Hablaba de su madre, Ana  Franco y del resto de su familia. Él era el Nº 13 y el más pequeño de los hermanos. Ya cuando tenía 4 años, era médium y tenía contacto con el mundo espiritual. En aquellos tiempos, en Brasil la mediumnidad era obra del diablo y se miraba mal, todas las expresiones de este fenómeno. Pero Ana comprendió a su hijo y le ayudaba a seguir adelante, a veces con mucha seriedad.

Pasaron los años. Y Ana Franco desencarnó, pero el día 11 después de su desencarnación volvió, diciendo:”Todo lo que tú has dicho Divaldo, es verdad. Aquí estoy con tu hermana y tu padre” Estaba vestida con el vestido blanco con flores azules que Divaldo le había comprado con su primer sueldo, cuando tenía 18 años

En ese momento empecé a ver una cosa muy clara:”Si alguna vez en mi vida voy a tener un Centro Espírita, lo llamaré “Centro Espírita ANA FRANCO”.

Parece increíble pero ahora se ha realizado mi sueño. Existe un Centro en Benidorm, muy frecuentado, con una de las bibliotecas más grandes y mejor inventariadas de España, con libros en español, portugués, francés, sueco, inglés, alemán y hasta en esperanto. Es un  pequeño centro internacional, abierto todos los días.

El camino ha sido largo, pero bonito. Yo iba cada año a Suecia para servirle de interprete a Divaldo. Al principio nos concentrábamos en Estocolmo pero luego fuimos también a Karlstad, Västerås, Malmö, Gotenburgo, llegamos hasta Oslo y Copenhaguen, siempre con ayuda de los amigos Cidinha y Olof Bergman, Ilda y Nils Hanson.

Una vez, cuando estábamos en Estocolmo, pasó una cosa muy interesante. La noche del 24 de junio de 1994, Divaldo se alojaba en el hotel  City de Estocolmo, apareció Selma Lagerlöf* diciéndole que quería escribir a través de su mano. Divaldo entró en trance y con rapidez electrónica, su mano escribió sobre el papel. . Resultó un cuento, perfectamente al estilo de Selma Lagerlöf. Trata del poder de la bondad y del amor; de Värmlandia y los seres elementales de sus bosques mágicos; cómo intervienen en la vida de los seres humanos; de “trolls”, hadas y elfos, seres que Divaldo antes no había  visto y que no existen en Brasil. De  árboles típicos nórdicos, “värmlandeses”, como el abedul y el serbal. Resultó una leyenda que luego se publicó en Brasil y en muchos otros sitios. Yo tuve la suerte de hacer la traducción al español y al sueco. Ahora existe en diez idiomas, incluso en esperanto, traducida por otra sueca.

La capital de Värmlandia es Karlstad. Fuimos invitados a Karlstad para dar conferencias y conceder entrevistas. Naturalmente hemos llevado unos cuantos ejemplares de la “Leyenda” en la maleta, que se vendieron enseguida. Una pequeña mujer que había comprado el libro, se acerco, muy emocionada y nos dijo: “Cuando abrí el libro, salió un exquisito perfume de flores. “ Divaldo sonrió y dijo “Son los buenos Espíritus”. Ha sido el fenómeno de la “olorización”, que con frecuencia ocurre con Divaldo. Lo he podido apreciar muchas veces estando junto a él.

*Selma Lagerlöf es una de las escritoras más grandes de Suecia y del mundo. Premio Nobel de Literatura en 1909

 

Yo ya había empezado a traducir libros; el primero fue “Momentos de Iluminación” de Joanna de Ângelis. A Divaldo le dio mucha alegría cuando se lo presenté. “Has hecho una cosa fantástica”.

 Todos los Espiritas saben quién es Joanna de Ângelis, la mentora de Divaldo, en sus dos últimas reencarnaciones, monja en Argentina y Brasil respectivamente. Pero quizá no conocen la riqueza de su personalidad. Comenzó como un hada azul que le consolaba cuando de pequeño sufría ataques asmáticos. Luego ha sido su fiel compañera y consejera durante toda su vida, a veces dictándole obras de su propia cosecha, otras supervisandolo, como cuando vinieron grandes Espiritus como Victor Hugo y  Rabindranath Tagore; en algunas ocasiones muy seria, como  cuando Divaldo estaba casi moribundo después del gran terremoto en Mejico y le dijo: “ Levántate y trabaja. Es más bonito morir trabajando que reposando”.

He traducido varios libros de Joanna de Ângelis, entre los que quisiera destacar: “Momentos de Saude”, “Filho de Deus”, “No Limiar do Infinito”, “Amor Imbativel Amor”. Traduciendo, hay que penetrar en el alma del libro. Por esto recomiendo a todo el mundo  hacer traducciones  en su propio idioma, aunque el resultado no sirva para publicar, sirve para tu evolución  espiritual.  Quiero agradecerle a la espiritualidad que me ha concedido fuerza y capacidad para realizar este trabajo.

Hay algunos investigadores modernos que no entienden bien la cristalina  mediumnidad de Divaldo, comparándola con la de otros de tipo más robusto. El médium más grande, no es el que escribe más cantidad de libros de temas difíciles. Existen muchos médiums, y si queremos leer libros más especiales podemos leer los libros de Filomeno de Miranda.

Bueno, hay que saber, que hay personas que no saben leer o que no entienden lo que leen. Por eso hay que hacer palestras – en todo el mundo y bajo todas las condiciones

 climatológicas e higiénicas- y en relación a las  palestras  hay que firmar libros, hay que  apretar manos,  hay que abrazar a  leprosos….. Además ser padre de 3000 niños abandonados …

Todo eso lo sabe Divaldo ya que una vez me dijo: “Cuando me encuentre frente al escabel del Señor,  me dirá: “Divaldo, has hecho muy pocas palestras””

“Mansão do Caminho , el paraíso de los niños de  la calle, la obra gigantesca de Divaldo y Nilson Pereira, es demasiado grande para caber en este pequeño artículo

Esto no pretende ser una biografía de Divaldo, sino solamente vislumbrar algunos detalles de su vida. 

Aquí, en la Costa Levantina de España, detrás de una fachada de bienestar y lujo, hay también mucha hambre, no sólo spiritual, sino hambre de pan viejo. Hay mucha gente que vive por la calle, muchos niños encerrados en lugares  destruidos por alcohol y drogas.

Ojalá que nuestro humilde Centro Espírita “Ana Franco” pudiera llegar a ser la primera piedra –siempre guardando la distancia- de una institución parecida a “Mansão do Caminho!

Una vez, encontrándome en “Mansão do Caminho” recibí a través de Divaldo este mensaje de Joanna de Ângelis:” Hay muchas cosas para hacer en este mundo y nosotros estamos invitados a hacerlos.”

Solveig Nordström  

 Servidora del Centro Espírita ANA FRANCO, Benidorm.

 

 

Conferencia en Estocolmo de drcha a izq. Cidinha Bergman, Divaldo, Solveig, Ilda Hanson

Visita en ”Millesgården”, casa- museo de Carlos Milles , creador de ”La Fuente de la Resurrección ”.De drha a izqda., Nilson,  Divaldo, Solveig. familia Bergman.

 

 

União Espírita de Vitória da Conquista, BA

 

Feliz aniversário, Divaldo!

 

Foi em 1955. 2ª Semana Espírita de Vitória da Conquista. O jovem e eloquente tribuno Divaldo Pereira Franco, então com 28 anos, chegava pela primeira vez a Vitória da Conquista para participar deste evento que começara um ano antes com a proposta de divulgar o Cristianismo à luz da  Doutrina Espírita, nestas terras altiplanas da Bahia.

Naquela ocasião, o jovem tribuno e médium, que havia pouco iniciara sua bela e nobre missão de amparo a crianças e iluminação de almas, encantara a todos com sua palavra vibrante e viva, rica de ensinamentos acerca da vida imortal e da mensagem sublime de Jesus.

De lá para cá, se passaram mais de 60 anos em que, com alguns intervalos em que não pôde vir, ele deixou sua cálida Salvador para enfrentar o frio do Planalto da Conquista e aquecer  os nossos corações e mentes com a riqueza das suas elucidações espirituais.

Mais de 60 anos trazendo  lições imorredouras que enriquecem as nossas vidas e nos despertam para a consciência da imortalidade e para a efemeridade da vida terrena.

Ele nos ajudou a consolidar as lições imortalistas da Doutrina Espírita. A vida não começa no berço. A vida não termina no túmulo. Prossegue vitoriosa além da carne no belo espetáculo da evolução em direção a Deus. Nosso destino é a felicidade, canta sempre o poeta da oratória, relembrando a mensagem sublime do Mestre Nazareno.

Nestas seis décadas acompanhamos seu périplo incansável pelos cinco continentes despertando consciências; vimos seus quase 300 livros virem dos imortais através de sua psicografia, para ajudarem a alargar os horizontes mentais do mundo.

Por tudo isso, Divaldo, pelos mais de sessenta anos de sua presença em nossa Vitória da Conquista, nós lhe agradecemos e pedimos a Deus por sua vida, sua paz e sua saúde. E neste dia especial, desejamos a você um feliz aniversário, rogando a Jesus, a quem você serve com tanto amor, que abençoe sempre seus caminhos iluminados.

União Espírita de Vitória da Conquista

 

Divaldo Pereira Franco no ano de 1955. Foto do arquivo de  Jorge Moehlecke

Divaldo (C) quando recebeu o título de Cidadão Conquistense em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Vitoría da Conquista aos 16-12-1979.

Divaldo em momento de autógrafos durante a 38ª. Semana Espírita de Vitória da Conquista em 1991.

Nilson de S. Pereira e Divaldo Pereira Franco na 53ª. Semana Espírita de Vitória da Conquista, em 2006.

Divaldo no 3º. Congresso Espírita Sul Americano, Santiago, Chile, 2015.

 

 

Wellerson Santos (Belo Horizonte, MG)

 

Ao querido Tribuno

 

Deus te abençoe,

Incansável trabalhador do Espiritismo,

Volvemos os olhos a Deus para

Agradecer as bênçãos da tua tarefa que

Lega a todos nós luzes de discernimento e paz,

Doação e consolo, exemplos de coragem,

Obediência, paciência e resignação.

 

Pedimos ao Pai que te

Envolva sempre em vibrações de bom ânimo,

Revigorando-te as forças para que a luz

Esteja sempre sobre o candeeiro,

Irradiando a mensagem do Evangelho e

Refletindo a vontade de Deus,

A fim de rebrilhar a Fraternidade e se instaurar a Regeneração.

 

Felizes por mais um ano de semeadura fecunda

Rejubilamo-nos por teu octogésimo nono

Aniversário,

Neste educandário terreno

Convencidos, pelos teus muitos exemplos, de que

O salário do trabalhador de Jesus é a alegria de servir.

 

(Homenagem de Wellerson Santos por ocasião do aniversário de 89 anos de Divaldo Pereira Franco).

Wellerson e Divaldo

Divaldo no Dia dos Pais. Mansão do Caminho, 08-2015.

Divaldo Pereira Franco (C), em Belo Horizonte, recebendo o titulo de Cidadão Honorário Mineiro. 16/04/2012.

Foto Lucas Milagre

Divaldo Pereira Franco (E)  em Belo Horizonte, MG. 04-2012.

 

 

 

Yvon Doyle (Quebec, Canadá)

 

Divaldo, amor-sempre amor

 

Querido Divaldo,

como se fosse por acaso, nos reencontramo-nos nos caminhos da difusao do Espiritismo em Bruxelas, em Paris, em Nova Iorque, em Valencia, em Havana, em Montreal e em Quebec, no nosso tao querido grupo de estudos do CEAK.

A cada vez voce sempre respondeu com ternura a minhas salutaçoes "meu amigo".

Agradeçemos sua gentileza inspiradora e desejo para voce bençoes aleviadoras em gratidao a este corpo de 89 anos que sustentou um caminho de realizaçoes iluminadas e iluminadoras para muitos.

Voce trouxe para o Canada, em varias visitas, a sua harmonia e sua paz como modelo de saude mental para ajudar aqueles que buscam reparaçao e elevaçao. Constatamos o beneficio na caminhada de cada um, à cada pequeno passo, do trabalho cumprido em nome de Jesus. Entao louvamos sua dedicaçao fazendo o bem no limite das forças e tambem agradecemos de ter aberto humildemente tantos caminhos permitindo e facilitando o trabalho enobrecedor para tantos. Compartilhando com a Joanna de Ângelis, o Manoel Philomeno de Miranda e tantos outros enviados de Jesus, voce nos traz notadamente a Serie Psicologica que me tocou pessoalmente. Assim tivemos a oportunidade de conviver com esta obra transformadora, que me revolucionou a vida intima, durante o periodo de traduçao para o frances, resultando na La psychologie de la gratitude. No limite das palavras para expressao dos conteudos afetivos: Parabens e muito obrigado.

Seu amigo,

Yvon

e os amigos deste canto da Terra

 

Divaldo no CEAK de Quebec em 2013

 

Divaldo em Montreal, Canadá. 2013.

Conferência por Divaldo Pereira Franco,  no ano de 1956,

no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, RS, Brasil. Foto do arquivo de Jorge Moehlecke

 

 

Poema de Gratidão

Amélia Rodrigues- Divaldo Pereira Franco

 

Acessar aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXItA6sKN_Q

 

 

 

 

Informativo Semanal do Centro Espírita  Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

AVISOS

·       A partir de 10/05 iniciaremos reuniões públicas as terças pela manhã. Convidem seus amigos e vizinhos a visitarem a casa neste novo dia e horário.

 

·       Grupo da Melhor Idade – toda sexta-feira a partir das 8:30 da manhã. Ótima oportunidade de fazer amizade, contar casos, fazes dinâmicas, dar boas risadas e aprender sempre.

·       Juventude Zilda Gama – Novo dia e horário – Dia 13/02, sábado, 10:30, se você tem entre 13 e 20 anos venha conhecer o grupo

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

04/05/2016 – Hoje                                           20h – Reunião Pública

Orador: Jobert Costa                                            CE Júlio de Abreu Filho

Tema: Livre

 

07/05/2016 – Próximo Sábado                       15h – Reunião Pública

Oradora: Neide Guerra                                         Educar. Esp. Simão Pedro

Tema: Maria de Nazaré (homenagem ao dia das mães)

 

10/05/2016 – Próxima Terça-feira                  9h – Reunião Pública

Orador: Valter Afonso                                           CE Zilda Gama

Tema: Livre

 

10/05/2016 – Próxima Terça-feira                  20h – Reunião Pública

Orador: Flávio Rey                                                FEB

Tema: A trajetória da Boa Nova de Jesus à atualidade

 

11/05/206 – Próxima Quarta-feira                  20h – Reunião Pública

Oradora: Katia Penteado                                      USE - SP

Tema: Livre

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

(Informação recebida em email de  Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Palestra na FEESP

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de damiao - FEAL [[email protected]] e  de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Suely Caldas Schubert

São Paulo, capital e região

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

SEOS - Oficina de Dança - Mostra Nacional de Dança Espírita - Inscrições Gratuitas.  Salvador, BA

 

 

 

OFICINA DE DANÇA - Vagas limitadas - Inscrição Gratuita

Inscreva-se: http://bit.ly/24eexsa

A oficina tem como intuito vivenciar algumas práticas em dança afim de potencializar o ser criativo em cada participante, entendendo sempre qual o seu papel enquanto Espírito no mundo e qual o papel da dança enquanto arte em harmônia com os ensinamentos da doutrina Espírita, sendo uma proposta que gira em torno da frase dita por Jesus: "Meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem."

Na oficina conterá algumas das propostas que serão realizadas em dois workshops na Mostra Nacional de Dança Espírita, em maio em São Paulo.

Objetivo: Descobrir e indicar possíveis "caminhos" para o processo de criação em Dança em harmônia com o Espiritismo.

Você é o nosso convidado!​​

 

(Informação recebida em email de Miranda 6 Edward [[email protected]])

 

 

Somos todos irmãos

 

                                  

                                                                            Richard Simonetti

                                                                [email protected]

 

            O Brasil vive hoje uma das maiores crises de sua história, em vários setores: político, administrativo, econômico e social com repercussões lamentáveis em setores básicos como educação, saúde, emprego, segurança pública…

            A população acompanha, estarrecida, o desdobramento de investigações que ampliam cada vez mais o quadro de instituições governamentais, partidos políticos e empresas comprometidos com o desvio de recursos públicos para proveito próprio, em escandalosas transações.

            Considerando, como ensina Jesus, que os escândalos são necessários, há uma grande utilidade nessas investigações, desenvolvidas com seriedade, em favor da justiça.

            É preciso que a verdade apareça, corrigindo os desvios de comportamento dos agentes sociais e favorecendo reajustes que reconduzam o Brasil ao caminho do progresso, para realização do seu potencial de riquezas e de bem-estar para a população.

 

 

                                                           ***

 

            Há um problema preocupante: O país está literalmente dividido entre os que defendem o statu quo, deixar estar como é para ver como fica, e os que propugnam por mudanças radicais, envolvendo até mesmo a destituição do atual governo.

            O problema é a radicalização, com a tendência dos dois grupos em dividirem-se entre mocinhos e bandidos. Os primeiros seriam sempre os que comungam de nossas ideias; bandidos, os contrários.

            Isso tem gerado sérios conflitos entre as partes, em princípio na base de palavras, a partir da mídia, mas principalmente pelas redes sociais, gerando tensões que tendem a gerar confrontos físicos.

            A história está repleta de episódios dessa natureza. Um bem atual diz respeito ao conflito entre xiitas e sunitas, adeptos de uma mesma religião, o islamismo, que se digladiam, até em lutas armadas, no Oriente Médio, defendendo interpretações diferentes quanto aos sucessores de Maomé.

            Oração e vigilância é a recomendação de Jesus para todos os momentos, particularmente na atualidade brasileira, pedindo a Deus que inspire os que são chamados a exercitar o julgamento, nos domínios da justiça, fazendo o que é certo, justo e verdadeiro, e, sobretudo, vigiando nossos impulsos e pensamentos, evitando radicalismos contra os que pensam diferente, que, em última instância, são nossos irmãos.

 

Av. São João, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]