Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 23 de maio de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/23-05-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/23-05-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

21-05-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/21-05-2016.htm

20-05-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/20-05-2016.htm

19-05-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/19-05-2016.htm

18-05-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/18-05-2016.htm

17-05-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MAIO/17-05-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

 

                              

 

Deus Permanece

 

 

“(...) Quando as circunstâncias se apresentem aziagas, fomentando sombras e amarguras; quando as enfermidades predominem, diminuindo as resistências; quando as ne­cessidades se multipliquem em turbilhão de inquietudes; quando os apodos invistam sem piedade e todos se tenham ido, Deus permanece contigo..”

 

 

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Filho de Deus, 10ª ed. pp.   155/156  – editora LEAL)

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

  

 

 

 

 

 

                              

 

Dios permanece

 

 

...Cuando las circunstancias se presenten aciagas, estimulando las sombras y las amarguras; cuando las enfermedades predominen, ocasionando la disminución de las resistencias; cuando las ne­cesidades se multipliquen y generen un torbellino de inquietudes; cuando los desaires te ataquen sin piedad y todos se hayan ido, Dios permanecerá contigo.

 

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco 

Libro Hijo de Dios – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

  

 

 

 (Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Ruínas do templo de Apolo. Corinto, Grécia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Chegar junto aos simples

 

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.” – Paulo1

“A bandeira que desfraldamos bem alto é a do Espiritismo cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que aí é que está a âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública, o sinal de uma era nova para a humanidade.” – Allan Kardec2 

 

Após deixarmos os encargos na FEB, voltamos a ter contato com algumas realidades mais próximas de situações de vida das pessoas que habitam a periferia de grandes cidades.

Atualmente, em atividade junto a um Centro Espírita que atua em bairro e que presta apoio a famílias carentes, integramos a equipe que visita lares. Várias situações dramáticas vieram à tona. Entre elas, em visita a um casebre extremamente precário, próximo a uma ribanceira – e, paradoxalmente, com vista a distância para um belo bairro da cidade – vários dramas estavam presentes. A senhora responsável pela família, já com mais de 40 anos, estava grávida. Relatou que a gestação era resultante de violência sexual, mas que ela se recusou a praticar o aborto porque entendia que a criança não tinha nada a haver com a triste ocorrência. Um de seus filhos foi levado à força para o Estado de origem de antigo companheiro. O casal de filhos adolescentes, que conhecemos, também já tinham sido vítimas de violência sexual. A impunidade de tanta tragédia se oculta pela localização da “moradia” e de seus “vigilantes”... Além do apoio material e moral, o grupo espírita visitante presta também apoio espiritual. Ao se abrir O evangelho segundo o espiritismo – e que coincidência - foi lida a página “Os infortúnios ocultos” (Cap.XIII), seguida de uma prece.

Em outro momento totalmente distinto, precisamos comparecer a um órgão previdenciário, em momentos de demanda reprimida após uma greve, tendo sido agendado nosso comparecimento em agência de bairro periférico. Ao chegarmos ao local, enquanto aguardávamos nosso atendimento, observávamos o público presente: que tristeza! Pessoas idosas, doentes, com deficiências de locomoção; mães com crianças no colo e nas mãos... A aparência geral era sugestiva de vida extremamente difícil. E o detalhe extra, pois imaginávamos o óbvio, de que os presentes ali chegaram vencendo ainda distâncias grandes a pé ou de ônibus.

De outra feita, em outro ambiente, nos saguões de hospitais, observamos a situação terrível dos usuários da assistência de saúde estatal e a brutal diferença dos que tem garantia financeira ou de um razoável plano de saúde. Estes, em poucos minutos, passam pela burocracia do atendimento inicial e já tem acesso até a exames e tratamentos sofisticados.

Nesses três “flashes” vivenciados em poucos meses - um autêntico “choque de realidades” - provocaram-nos profundas reflexões sobre o papel dos espíritas junto ao meio social, e fazendo-se recordar, meio século atrás, quando nos períodos de adolescência e juventude labutávamos com nossa família na Instituição Nosso Lar – que vimos nascer – localizada num então bairro periférico da cidade de Araçatuba (SP).

Mesmo considerando as alterações que o país e o movimento espírita sofreram nesse período de tempo, há necessidade de se refletir sobre a atuação dos espíritas junto aos segmentos mais simples de nossa população. E há componentes agravados pela maior violência e pela disseminação das drogas e também há indícios de que há algumas incompatibilidades entre propostas e realidades.

Os Centros Espíritas – que representam a base do Movimento Espírita –, local onde as ações se corporificam, devem merecer atenção de seus dirigentes promovendo estudos, análises e diálogos, sobre as demandas da cidade ou dos bairros de uma cidade, sobre a adequação dos planos de trabalho – atendendo todas as faixas etárias e sociais – à efetiva realidade em que se encontram inseridos.

Em momentos preditos como o do “Consolador Prometido” são sugestivas as ações dos primeiros agrupamentos cristãos, reportados por Emmanuel nos livros Paulo e Estêvão, 50 anos depois e em Ave, Cristo! O registro do ex doutor da Lei é muito oportuno, ao se tornar homem do povo como na condição do apóstolo Paulo e que ele registrou na acima citada I Epístola aos Coríntios.1

Com essas anotações reiteramos as preocupações já externadas em Correio Fraterno do ABC3 e na Revista Internacional de Espiritismo4, onde registramos experiências notáveis de Espiritismo em ambientes simples, respectivamente, no Brasil, incluindo o exemplo de Chico Xavier, e na Guatemala.

 

Referências:

1.      I Cor., 9.22-23.

2.      Kardec, Allan. Trad. Ribeiro, Guillon. O livro dos médiuns. Item 350. Brasília: FEB.

3.      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Espiritismo em ambientes simples. Correio Fraterno do ABC. Edição julho-agosto de 2015, p.7.

4.      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Junto aos simples nas montanhas da Guatemala. Revista Internacional de Espiritismo. Edição de setembro de 2015, p.445.

(*) – Ex presidente da FEB e da USE-SP; membro da Comissão Executiva do CEI.

(Parte de artigo do autor publicado em Revista Internacional de Espiritismo. Edição de abril de 2016. Ano XCI, No. 3, p.37-38; e no Blog do GEECX  na Rede Amigo Espírita).

 

Chico Xavier conversando com o repórter de “O Globo”, Clementino Alencar,  que fez várias reportagens

para o jornal do Rio de Janeiro,  no ano de 1935. Foto ilustrativa de  uma das reportagens,  realizada em Pedro Leopoldo, MG, republicada no livro  Notáveis Reportagens com Chico Xavier, IDE, Araras, SP.  Com colaboração de Leopoldo Zanardi.

 

 

Programação de palestra para o Centro de Cultura Espírita em

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Na sexta-feira, dia 27 de maio de 2016, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema SER ESPÍRITA... NO MUNDO.

 

Como levar a cabo este desafio? Como fazer? Uma viagem interior ao espiritismo e ao nosso íntimo... 

Venha daí...


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)


Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Conferência com DivaldoPereira Franco

Mannheim,  Alemanha

 

Invitation conférence avec DIVALDO FRANCO à Mannheim

 

Bonjour à tous,

 

Voici, en annexe, l'invitation pour la conférence avec DIVALDO FRANCO à Mannheim- Allemagne, ce mardi 24 mai 2016 à 19:00 heures. Sera traduit en allemand.

 

Fraternellement,

Zelina P.

 

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Informações da Associação Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acessar aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?m=1115737685645&ca=b3a08e20-21d9-49a1-ae21-aed37c5c3327

 

 

 

Palestras e Seminário Espírita com Vinícius Lara

Jales  e região

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

Simpósio: Filhos da dor

Jales, SP

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

Seminário: O Despertar da Consciência

Castilho, SP

 

 

 

SEMINÁRIO - O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA

11  e 12  de junho de 2016

Local: Anfiteatro – Av. Adnaldo Rodrigues Medeiros,72 – Castilho-SP.

Sejam Bem vindos.

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome:

 

E-mail:

Telefone:

Endereço:

 

Centro Espírita:

 

Confirmar

Opção 1   (   )       Opção  2  (     )       Opção   3   (    )                                                                           

 

                                                                                                                     Informações Necessárias

                    Horários: Sábado: 15h às 20h   //  Domingo: 9h às 12h30

 

Opção 1-VALOR DA INSCRIÇÃO (02 dias): R$ 50,00 (Cinquenta reais)

            Sábado: Lanches e jantar // Domingo: Café da manhã e almoço.

Opção 2- VALOR DA INSCRIÇÃO (01 dia): R$ 25,00 (Vinte e cinco reais)

                Sábado: Lanches e jantar (OU) Domingo: Café da manhã e almoço.

Opção 3- VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 15,00 (Quinze reais)

                Café da manhã  e  lanches

 

PAGAMENTO: Mediante depósito bancário (ATÉ O DIA 05/06/2016)

Banco do Brasil - Conta Corrente: 40.598-1 Agência 6890-X

Fraternidade Espírita André Luiz de Castilho – CNPJ 04.146.527/0001-80

Enviar comprovante e ficha para: [email protected] ou [email protected]

(Caso desista, fique ciente não haverá devolução do deposito)

 

Opção de HOSPEDAGEM (Não incluso na Inscrição)

Cali Hotel – Av. Adinaldo Rodrigues Medeiros, 659 – Centro- Castilho

www.calihotel.com.br – fone (18) 3741.2457

Se preferir Andradina-SP. (Ibis (Shopping), Roda D’agua) - Cidade vizinha

 

(Informação recebida em email de Elisabete Henrique henrique <[email protected]>)

 

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

 

 

 

XI Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade

Lisboa, Portugal

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Palestra no Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA QUE A

 

MARGARETE  APARECIDA  BORGHI

DA CIDADE  DE

AVANHANDAVA

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 25-05-2016

ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA:

"  LIVRE  "

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva [[email protected]])

 

 

Noite de Saúde e Espiritualidade na FMB

Botucatu, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

6º. Congresso Espírita de Sergipe

Aracajú, SE

 

Acesse todas as informações aqui:

http://www.congressoespiritadesergipe.com.br/#Action_bar

 

 

 

 

 

 

 Encontro Espírita de Inverno

Poços de Caldas, MG

 

 

 

(Informação recebida em email de Rede Amigo Espírita)

 

 

Kardec rádio (em inglês)

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Revista semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acessar:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Aceitação

 

Richard Simonetti

[email protected]

            Perguntavam a Chico como conseguia conservar a tranquilidade ante tantas solicitações de multidões ávidas de consolo e conforto que o procuravam.

O médium respondia com uma única palavra: aceitação.

            Se bem analisarmos, verificaremos que muitas de nossas perturbações e desajustes nascem de reações negativas, ante as situações que se sucedem no cotidiano:

            – O trânsito lento.

            – A agressividade do familiar.

            – A sobrecarga no serviço.

            – As críticas do companheiro.

            – O problema inesperado.

            Em situações mais graves, a não aceitação gera sérios problemas, passíveis de nos desajustarem.

            – A morte de um ente querido

            – A doença grave.

            – O prejuízo financeiro.

            – A deserção de um amigo.

            – A traição de um afeto.

            Chico nos oferece a chave mágica para não nos perturbarmos: aceitar.

            Eu diria, leitor amigo, que noventa por cento de nossos sofrimentos, tensões e angústias, ante os desafios da existência, desde os simples contratempos às cobranças cármicas, sustentam-se em reações negativas, quando nos irritamos ou nos rebelamos.

            Toneladas de tranquilizantes e analgésicos são consumidas no Mundo por pessoas inquietas, irritadas, em face de situações que fogem ao seu controle.

            Crimes, agressões, desentendimentos, afligem multidões atormentadas porque não admitiram algo que lhes aborreceu ou prejudicou.

            Há o desastroso suicídio, cometido por aqueles que não se dispõem a enfrentar uma situação difícil.

 

                                                           ***

            A cruz simboliza, tradicionalmente, a carga das atribulações que devemos carregar na jornada humana.

            No Espiritismo aprendemos que ela representa, acima de tudo, o resgate de nossos débitos do pretérito, quando infringimos as Leis Divinas que nos regem na intimidade da própria consciência.

            Considerando que jamais Deus colocaria sobre nossos ombros peso insuportável, é óbvio que a transportadora celeste jamais comete equívocos na entrega dos madeiros.

            Nossa cruz é exatamente aquela que nos foi destinada.

            Ocorre que sentimentos negativos – revolta, irritação, desespero, funcionam como sobrecarga indevida, pesos que subtraem méritos e acrescentam deméritos que complicam a jornada.

            Ao cultivar a aceitação, livramo-nos desses indesejáveis adicionais e a cruz nos parecerá bem leve, tolerável.

 

                                                           ***     

 

            Considere, entretanto, leitor amigo, duas nuances importantes no ato de aceitar.

            A primeira é a aceitação passiva de quem simplesmente se dispõe a carregar sua cruz sem murmúrios e queixas.

            A segunda é a aceitação ativa de quem faz dela um arado para fertilizar o solo dos corações, com exemplos de dedicação ao Bem, conservando a disposição de servir.

            Na primeira, acertamos nossas contas com o passado.

            Na segunda, investimos para o futuro.

            Exatamente como fazia Chico.

Aceitava de forma positiva os percalços de sua condição de missionário sem contas do passado, para investir em favor do futuro de todos aqueles que têm a felicidade de conhecer os livros que psicografou e de mirar-se em seus exemplos de dedicação ao Bem.

           

 

 

 

Parnaso do Além Túmulo. Primeira obra da extensa bibliografia mediúnica de Chico Xavier. Capa da edição de 1939.

Imagem: FEB

 

 

 

O sorriso

 

 

Apolônia de Alexandria, que mais tarde veio a ser conhecida como Santa Apolônia, fez parte de um grupo de mártires que padeceram em Alexandria, no Egito, durante um levante local contra o cristianismo.

Torturada, teve os dentes violentamente quebrados e arrancados. Por essa razão, é popularmente considerada a protetora dos dentistas e daqueles que sofrem de problemas dentais.

*   *   *

Sensibilizado com os dados alarmantes de violência doméstica no Brasil, o dentista Fábio Bibancos criou o projeto Apolônias do Bem.

Há quatro anos, a iniciativa oferece tratamento integral e gratuito, realizado por dentistas voluntários, para mulheres que foram agredidas.

A marca da violência estava na boca dessas mulheres. Depois de passar pelo tratamento elas renascem, afirma Bibancos.

As Apolônias fazem parte de um grupo de mulheres, vítimas da violência. Segundo dados da Fundação Perseu Abramo, a cada dois minutos, cinco mulheres sofrem agressão domiciliar.

E, via de regra, elas são atingidas, principalmente, no rosto, motivo pelo qual perdem os dentes.

Nascido como projeto piloto para atender mulheres que passaram por situação de violência em São Paulo, atualmente a iniciativa se estende para o Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A meta é ampliar Apolônias do Bem para todo o território nacional, no intuito de, ao menos, remover as marcas físicas, permitindo que elas voltem a sorrir.

*    *   *

Quanto custa um sorriso?

Custa o tempo de, num mundo tão ligeiro, que corre tão depressa, no qual tantos são os compromissos e as exigências, pararmos e observarmos.

Olhemos uns para os outros: ao nosso lado, tantos são os que perderam a vontade de sorrir. Será que percebemos?

Nas ruas, nos hospitais, nos asilos, nos centros de recuperação, incontáveis são os que, ansiosos, aguardam um motivo para novamente sorrir.

Eles aguardam uma mão amiga, uma conversa fraterna, um abraço consolador, o apoio de uma amizade ou um sorriso...

O nosso sorriso!

Quanto vale um sorriso?

Não custa nada, mas desperta esperanças. Dura apenas um momento, mas sua lembrança permanece por largo tempo.

Não se pode comprá-lo, mendigá-lo, pedi-lo emprestado ou furtá-lo. E não tem utilidade enquanto não é oferecido.

Assim, se encontrarmos alguém em nosso caminho, por demais cansado para sorrir, ofertemos o nosso, pois ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aquele que não mais o possui.

Nosso sorriso será tão precioso a essa pessoa que lhe permitirá sentir o bálsamo da felicidade e da paz, mesmo que por alguns instantes apenas.

Por gratidão, ela retornará um sorriso, mesmo que tímido e fugaz.

O sorriso é o som do silêncio nos momentos em que as palavras não couberem ou não existirem. O sorriso apoia, conforta, nos torna presentes, faz-nos irmãos.

Para nós, caminheiros do progresso e que muito temos a aprender sobre o amor, sorrir é guia seguro na jornada.

Pensemos nisso!          

Redação do Momento Espírita, com base
 em dados da 
Fundação Perseu Abramo.
Em 21.5.2016.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Santa Apolônia. Óleo sobre tela de Francisco de Zurbarán.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d7/Francisco_de_Zurbar%C3%A1n_035.jpg

 

 

Espiritismo para crianças

Espiritismo para niños

 

 

 


Autora: Célia Xavier Camargo
Edição 304 – 24 de março de 2013

Edición 304 – 24 de marzo de 2013

 

 

Vida nova

Vida nueva

 


Carlos era um menino muito pobre. Sua família era honesta e boa, mas passava sempre por muitas privações.  

Carlos era un niño muy pobre. Su familia era honesta y buena, pero pasaba siempre por muchas privaciones.  

Quando Carlos reclamava, seu pai, que era um homem de fé, respondia:

Cuando Carlos protestaba, su padre, que era un hombre de fe, respondía:

− Meu filho, o pouco com Deus é muito para nós. Mais vale ter paz de espírito do que viver atormentados no mundo. Tenha fé, tudo vai mudar. Vamos confiar em Jesus.

− Mi hijo, lo poco con Dios es mucho para nosotros. Más vale tener paz de espíritu que vivir atormentados en el mundo. Ten fe, todo va a cambiar. Vamos a confiar en Jesús.

− Mas, papai, o senhor podia arranjar outro emprego! O nosso vizinho disse que vão se mudar para uma casa melhor porque o pai dele agora arranjou um novo emprego.

− ¡Pero, papá, tú podrías conseguir otro empleo! Nuestro vecino dijo que van a cambiarse para una casa mejor porque el padre de él ahora consiguió un nuevo empleo.

 − Eu sei, filho. Porém, nosso vizinho estudou e eu não. Preciso contentar-me com o que posso fazer− respondeu o pai, pesaroso.  

− Yo sé, hijo. Sin embargo, nuestro vecino estudió y yo no. Necesito contentarme con lo que puedo hacer - respondió el padre, pesaroso.  

Revoltado diante dessa situação, Carlos cresceu decidido a mudar sua vida. Alguns anos depois, seus pais faleceram e ele deixou sua cidade natal e foi para uma cidade grande. Trabalhou muito para pagar seus estudos, mas sentia-se vitorioso. Tornou-se advogado e começou a trabalhar em um escritório de advocacia.

Rebelado delante de esa situación, Carlos creció decidido a cambiar su vida. Algunos años después, sus padres fallecieron y él dejó su ciudad natal y fue para una ciudad grande. Trabajó mucho para pagar sus estudios, pero se sentía victorioso. Se hizo abogado y comenzó a trabajar en una oficina de abogacía.

Trabalhando, logo o dinheiro começou a chegar aos montes. Carlos aceitava qualquer serviço, mesmo que não fosse muito correto.

Trabajando, luego el dinero comenzó a llegar a montones. Carlos aceptaba cualquier trabajo, aunque no fuera muy correcto.

Assim, ele enriqueceu. Casou-se e constituiu uma família; um casal de filhos veio alegrar o seu lar. No entanto, Carlos trabalhava muito, não tinha horário para o merecido repouso e, não raro, durante a noite, era chamado para atender um cliente que fora preso.

Así, él enriqueció. Se casó y constituyó una familia; una pareja de hijos vino a alegrar su hogar. Sin embargo, Carlos trabajaba mucho, no tenía horario para el merecido reposo y, no era raro, durante la noche, era llamado para atender a un cliente que fuera prendido.

Os recursos continuavam a chegar, abundantes. Agora, eles moravam em bairro nobre da cidade, em um verdadeiro palacete. Por necessidade de maior segurança, tiveram de proteger os muros, que já eram altos, com sistema de alarme.

Los recursos continuaban llegando, abundantes. Ahora, ellos vivían en un barrio noble de la ciudad, en un verdadero palacete. Por necesidad de mayor seguridad, tuvieron que proteger los muros, que ya eran altos, con sistema de alarma.

Agora, sentiam-se mais protegidos contra assaltos, porém, pelo tipo de trabalho que Carlos exercia, precisou também contratar seguranças para ele, para a esposa e para os filhos.

Ahora, se sentían más protegidos contra asaltos, sin embargo, por el tipo de trabajo que Carlos ejercía, necesitó también contratar seguridades para él, para la esposa y para los hijos.

Apesar da bela casa e de todas essas providências, ninguém estava feliz! Os filhos reclamavam que não podiam brincar livremente com seus amigos. A esposa reclamava que, apesar da linda piscina, não conseguia tomar sol durante o dia e, à noite, não conseguia ver o céu estrelado naquela cidade onde a poluição cobria tudo.

¡A pesar de la bella casa y de todas esas providencias, nadie estaba feliz! Los hijos protestaban que no podían jugar libremente con sus amigos. La esposa protestaba que, a pesar de la linda piscina, no conseguía tomar sol durante el día y, a la noche, no conseguía ver el cielo estrellado en aquella ciudad donde la polución cubría todo.

− Do que é que vocês estão reclamando? – ele retrucava inconformado – Afinal, agora temos tudo que poderíamos desejar! Somos invejados por todas as pessoas. Meus pais, se ainda fossem vivos, com certeza teriam orgulho de mim!

− ¿De qué estáis vosotros protestando? – él replicaba sin conformarse – ¡Finalmente, ahora tenemos todo lo que podríamos desear! Somos envidiados por todas las personas. ¡Mis padres, si aún estuvieran vivos, con seguridad tendrían orgullo de mí!

A esposa e os filhos baixavam a cabeça, conformados, pois não adiantava contradizê-lo. 

La esposa y los hijos bajaban la cabeza, conformados, pues no servía contradecirlo.

Todavia, no fundo, Carlos também não se sentia feliz. Era pressionado de todos os lados. Os figurões, políticos e até bandidos que eram seus clientes, não lhe davam paz e faziam ameaças. Pagavam bem, porém exigiam que ele esquecesse o respeito próprio e a dignidade para fazer-lhes as vontades.

Sin embargo, en el fondo, Carlos tampoco se sentía feliz. Era presionado por todos los lados. Los personajes, políticos y hasta bandidos que eran sus clientes, no le daban paz y le hacían amenazas. Pagaban bien, sin embargo exigían que él olvidara el respeto propio y la dignidad para hacerles la voluntad.

Certo dia, Carlos sonhou com seu velho pai que o fitava com profunda piedade e dizia:

Cierta noche soñó con su viejo padre que lo miraba con profunda piedad y decía:

− Você sente-se um vitorioso, meu filho. Conseguiu o que queria. Está feliz agora?

− Tú te siente un victorioso, mi hijo. Conseguiste lo que querías. ¿Estás feliz ahora?

Carlos sentiu reprovação nos olhos do pai, mas também muita compaixão.

Carlos sintió reprobación en los ojos del padre, pero también mucha compasión.

− Não, papai. Não estou feliz – reconheceu, inclinando a cabeça e deixando que lágrimas amargas corressem pelo seu rosto.

− No, papá. No estoy feliz – reconoció, inclinando la cabeza y dejando que lágrimas amargas corrieran por su rostro.

− Pois então, meu filho, sempre é tempo de mudar. Nas horas de dificuldade, não se esqueça do Senhor, que está sempre pronto a acolher-nos em seus braços amorosos. Confie!

− Pues entonces, mi hijo, siempre es tiempo de cambiar. En las horas de dificultad, no te olvides del Señor, que está siempre listo a acogernos en sus brazos amorosos. ¡Confía!

Na manhã seguinte, Carlos acordou com a certeza de que precisava mudar de vida. Não se recordava do sonho, mas os conselhos do pai ficaram gravados em sua mente.

A la mañana siguiente, Carlos despertó con la seguridad de que necesitaba cambiar de vida. No se acordaba del sueño, pero los consejos del padre quedaron grabados en su mente.

Sentou-se à mesa do café da manhã mais animado. A esposa e os filhos estranharam.

Se sentó a la mesa del desayuno más animado. La esposa y los hijos se extrañaron.

− O que aconteceu, querido? Você está diferente hoje! – indagou Clara.

− ¿Qué ocurrió, querido? ¡Tú estás diferente hoy! – indagó Clara.

− Estou com algumas ideias na cabeça. Creio que vocês irão gostar. Mas é surpresa!

− Estoy con algunas ideas en la cabeza. Creo que a vosotros os va a gustar. ¡Pero es sorpresa!

Chegando ao luxuoso escritório, Carlos começou a tomar providências, telefonou para alguns contatos e durante aquele dia inteiro não atendeu nenhum cliente.

Llegando a la lujosa oficina, Carlos comenzó a tomar prevención, telefoneó para algunos contactos y durante aquel día entero no atendió a ningún cliente.

Uma semana depois ele convidou a família para fazer curta viagem. Misterioso, disse apenas que iriam visitar sua cidade natal.

Una semana después él invitó a la familia para hacer un corto viaje. Misterioso, dijo sólo que irían a visitar su ciudad natal.

Chegando ao destino, uma pequena e simpática cidade do interior, Carlos levou-os pelas ruas, pacatas e tranquilas; mostrou-lhes os locais mais importantes, o comércio, o clube e a escola. Depois, tomando a direção de um bairro residencial, parou diante de uma casa simples, mas confortável. À entrada, belo jardim florido os recebeu.

Llegando al destino, una pequeña y simpática ciudad del interior, Carlos los llevó por las calles, sosegadas y tranquilas; les mostró los lugares más importantes, el comercio, el club y la escuela. Después, tomando la dirección de un barrio residencial, paró delante de una casa simple, pero confortable. A la entrada, un bello jardín florido los recibió.

Clara perguntou curiosa: − De quem é esta casa, querido?

Clara preguntó curiosa: − ¿De quién es esta casa, querido?

O marido convidou-os a entrar, fingindo não ouvir a pergunta. Tirou a chave do bolso e abriu a porta.

El marido los invitó a entrar, fingiendo no oír la pregunta. Cogió la llave del bolsillo y abrió la puerta.

A casa, grande e espaçosa, era um primor de bom gosto. Andaram pelos cômodos, salas, quartos, banheiros, copa, cozinha. Depois de conhecerem o interior, foram para o quintal, que encantou os garotos. Vendo que a família tinha gostado, Carlos esclareceu:

La casa, grande y espaciosa, era un primor de buen gusto. Anduvieron por las habitaciones, salas, cuartos, cuartos de baño, despensa, cocina. Tras conocer el interior, fueron para el patio, que encantó a los chicos. Viendo que a la familia le había gustado, Carlos aclaró:

− Esta casa é nossa! Comprei para nós morarmos. Aqui, meus filhos, vocês poderão brincar com os amigos, sua mãe poderá caminhar pela cidade sem problema algum. Tudo com liberdade. Aquela escola é onde vocês vão estudar; é muito boa! Além de todas essas vantagens, ainda poderemos ver o céu sempre azul!

− ¡Esta casa es nuestra! La compré para que nosotros vivamos. Aquí, mis hijos, vosotros podréis jugar con los amigos, vuestra madre podrá caminar por la ciudad sin problema alguno. Todo con libertad. ¡Aquella escuela es donde vosotros vais a estudiar; es muy buena! ¡Además de todas esas ventajas, aún podremos ver el cielo siempre azul!

− E o seu escritório, querido?

− ¿Y tu oficina, querido?

− Vendi minha parte para os colegas. E já consegui um bom ponto para abrir meu próprio escritório. Aqui, terei menos trabalho, porém mais dignidade e respeito íntimo. Além disso, podemos colaborar na comunidade, ajudando entidades necessitadas, como você sempre sonhou, querida. Isto é, se vocês aprovarem! – disse ele, feliz e aliviado.

− Vendí mi parte para los compañeros. Y ya conseguí un buen punto para abrir mi propia oficina. Aquí, tendré menos trabajo, sin embargo más dignidad y respeto íntimo. Además de eso, podemos colaborar en la comunidad, ayudando a personas necesitadas, como tú siempre soñaste, querida. ¡Es decir, si vosotros lo aprobareis! – dijo él, feliz y aliviado.

Os quatro se abraçaram contentes. Vendo a aprovação no sorriso deles, com lágrimas nos olhos, Carlos murmurou:

Los cuatro se abrazaron contentos. Viendo la aprobación en la sonrisa de ellos, con lágrimas en los ojos, Carlos murmuró:

− Sinto que meus pais também devem estar felizes com estas mudanças. Graças a Deus, teremos uma vida nova daqui por diante, com as bênçãos de Jesus. Voltaremos para a cidade grande só para arrumar nossas coisas e trazer a mudança. Aqui, seremos felizes, tenho certeza!

− Siento que mis padres también deben estar felices con estos cambios. Gracias a Dios, tendremos una vida nueva en lo sucesivo, con las bendiciones de Jesús. Volveremos para la ciudad grande sólo para arreglar nuestras cosas y traer la mudanza. ¡Aquí, seremos felices, tengo seguridad!

 

                                                                                  MEIMEI

 

(Recebida por Célia X. de Camargo em Rolândia-PR, aos 4/03/2013.)

   

 

(Texto recebido em email de Isabel Porras González [[email protected]], Cádiz, Espanha)

Fogoão de lenha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]