Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/24-11-2016.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/24-11-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

23-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/23-11-2016.htm

22-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/22-11-2016.htm

21-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/21-11-2016.htm

19-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/19-11-2016.htm

18-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/18-11-2016.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Nereida.

Imagem/fonte : https://en.wikipedia.org/wiki/Nereididae#/media/File:Alitta_succinea_(epitoke).jpg

 

 

Nereididae (anteriormente soletrado Nereidae ) são uma família de poliquetas . Ele contém cerca de 500 - a maioria marine - espécies agrupadas em 42 gêneros. Eles podem ser comumente chamado ragworms ou vermes moluscos .

https://en.wikipedia.org/wiki/Nereididae

Fundo do mar no Fundo do mar no Royal National Park, NSW

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:NSW_seabed_1.JPG

Royal National Park. Sidney, Austrália

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Late_Afternoon_at_North_%26_South_Era.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Chico Xavier e Kennedy

 

 

          Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

 

 

            Em 22 de novembro de 1963 o mundo foi fortemente impactado com o assassinato do presidente americano John Kennedy. Ele era um líder nato e fonte de esperanças para o cenário mundial.

            Poucos anos depois, em meados de 1965, durante memorável e pioneira viagem para contatos espíritas aos Estados Unidos, Chico Xavier e Waldo Vieira, foram levados por amigos lá radicados para visitarem  o túmulo do presidente John Kennedy no histórico Cemitério de Arlington, na área de Washington (Vide foto). Aliás até nossos dias é local de visitas, na maioria das vezes, turísticas. Nós mesmos já tivemos oportunidade de conhecer o local.

            Destacamos que os dois médiuns citados mantiveram-se muito discretos durante toda a viagem. Não ofereceram informações e muito menos alimentaram especulações. As mensagens  psicografadas nos Estados Unidos foram publicadas no livro Entre irmãos de outras terras (1). Nesta obra não há nenhuma referência sobre o acima citado vulto americano.

            Um fato - provocado - ocorreu na noite de 28 de Julho de 1971. Momento histórico para São Paulo e para o Brasil: o marcante ”Pinga Fogo”do Canal 4 - TV Tupi de São Paulo. Francisco Cândido Xavier, o médium psicógrafo de Uberaba, submeteu-se aos entrevistadores em programa ao vivo.

            Lá pelas tantas, um dos entrevistadores, Almir Guimarães, indaga:

            "— Mauro Marcondes Filho, advogado, deseja saber se os seus guias espirituais já o informaram sobre a situação espiritual de Kennedy, De Gaulle, Stalin e Churchill, os maiores líderes políticos deste século."

            Chico Xavier responde:

            "— Seria para mim muito difícil estabelecer um sistema de informações nesse particular, conquanto admire profundamente o presidente Kennedy. Não tenho maior conhecimento dessa missão do general De Gaulle, que admiro também muitíssimo, e Churchill, por haver comandado a empresa de defender a civilização ocidental; e de Stalin também não tenho maior conhecimento. Sei por informações de amigos norte-americanos que o presidente Kennedy continua trabalhando (no mundo espiritual) pelo progresso das idéias de emancipação e pela integração das raças e pela fraternidade do povo americano e dos povos dos continentes do mundo. É o único de que eu posso dar informações." (2)

            Destacamos que o assunto se encerrou e Chico Xavier não fez especulações - como surgiram várias de outras origens - sobre pregressa existência de Kennedy.

            A propósito, destacamos trechos de mensagem do livro psicografado em território americano:

            "Fugir da exibição pessoal. Guardar discrição e simplicidade. Acatar os sistemas de trabalho espiritual que observe diferentes daqueles a que se afeiçoe. Evitar críticas e discussões. Furtar-se de comprometer a Doutrina Espírita em quaisquer atitudes, mormente aquelas que se relacionem com o interesse próprio." (1)

Referências:

1. Xavier, Francisco Cândido; Vieira, Waldo. Espíritos diversos. Entre irmãos de outras terras. 1a. parte, cap. 1. Rio de Janeiro: FEB. (Traduzido: Among Brothers of Other Lands, EDICEI).

2. Xavier, Francisco Cândido. Chico Xavier. Entrevistas. Araras: IDE.

 

(*) - Ex-presidente da USE-SP e da FEB.

 

De:http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/chico-xavier-e-kennedy?xg_source=msg_appr_blogpost

 

 

 (Texto e foto recebidos em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Chico Xavier e Waldo Vieira no túmulo de Kennedy

 

 

 

 

 Registro. Divaldo Franco-Seminário em

Araras, SP

 

 

 

 

 

20 de novembro de 2016

 

“A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não da situação material em que ele vive”. Allan Kardec 

Foi na Sede Social do Clube da Saudade na cidade de Araras – SP, que o Presidente Voluntário da Clínica Sayão, Sr. Ismael Biaggi, escolheu para receber Divaldo Franco e a um público de 1.400 pessoas para participar do seminário de quase 3 (três) horas sobre o tema “A Felicidade é Possível”.

Assumindo a tribuna Divaldo cita o pensamento humanista: “As pessoas foram criadas para serem amadas e as coisas foram feitas para serem usadas. A razão pela qual o mundo está um caos é porque as coisas estão sendo amadas e pessoas estão sendo usadas”.

Em seguida Divaldo Franco cita o pensamento do psicólogo existencialista norte americano Rollo Reece May, (1909 —1994) que afirma ter a sociedade elegida como parâmetros para a felicidade:

Individualismo: Doutrina moral  e social cujo conceito é o de valoriza a autonomia individual na busca da liberdade e satisfação das inclinações naturais e que se traduz na liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou às pessoas

Sexualismo: Comportamento ligado à sociedade mercantilista e consumista, na qual o ato sexual é priorizado e banalizado, desvirtuando sua razão natural.

Consumismo. Compulsão e modo de vida que leva o indivíduo a consumir de forma ilimitada bens, mercadorias e/ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade).

O Individualismo produz como uma das consequências o medo de amar uma vez que AMAR significa “aprisionar-se” conflitando com o conceito individualista de liberdade, mas que na realidade não passa de libertinagem.

Para melhor ilustrar o pensamento Divaldo Franco recorre à obra do escritor norte-americano Arthur Miller chamada “A Morte do Caixeiro Viajante” .

Nessa obra – uma crítica aos valores materialistas - o autor narra a história de Willy Loman um caixeiro-viajante, pai de família, que busca realizar o caminho percorrido por várias pessoas que, começando do nada, lograram obter riqueza, destaque social, fama, poder.

O sonho (ilusão) do personagem transforma-se em pesadelo, quando sua estratégia falha – após anos de muito sucesso – e ele se vê (na meia idade) fracassado e desempregado. Outro fator a angustiar o protagonista da história é o fato de que  seu fracasso não mais lhe permitirá dar aos seus filhos um futuro promissor como ele havia planejado.

Com sentimento de culpa, pelo destino de seus filhos e pela situação econômica em que vive, Willy busca o suicídio como meio de sua “purificação”.

Dando uma ligeira pausa para que os presentes assimilassem o impacto da narrativa, Divaldo retorna resumindo as conclusões.

O individualismo e seus comparsas – o egoísmo, a indiferença, a ausência dos sentimentos nobres da amizade e do amor – geram as tragédias humanas e sociais dos dias atuais.

Em seguida Divaldo formula uma questão: Quando foi que a criatura humana começou a pensar? E para respondê-la Divaldo recorre ao psicólogo norte-americano John Broadus Watson (1878 —1958) pesquisador do comportamento humano com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações) que apresenta o processo antropo-psicológico da criatura humana que inicia sua viagem com a manifestação do Instinto desdobrado em suas 3(três) abrangências: O Instinto de Reprodução; O instinto de Alimentação e o instinto de Repouso.

Logo mais o homem primitivo passa a observar as forças da Natureza agindo à sua volta, e desenvolve sua primeira emoção: O Medo que o capacita fisiologicamente para enfrentar ou fugir das situações perigosas.

A partir do medo surgem, então, a ira, a cólera, o ódio e o desejo de vingança.

O Doutor e professor Emilio Mira y Lopez (1896-1964) apresenta-nos o desenvolvimento do pensamento humano:

Pensamento Arcaico Fase na qual a criatura foca suas prioridades nas suas necessidades básicas (alimento, abrigo e reprodução).

Pensamento Egocêntrico Onde prevalece a individualização e onde tudo é meu e tudo que me pertence é melhor mais bonito, mais importante.

Pensamento Racional  Fase na qual se busca o apoio da convivência gregária (em grupo)

Pensamento Cósmico Fase na qual prevalecem os sentimentos nobres que culminaram no desenvolvimento do sentimento sublime do amor.

Amar, então, é uma meta que devemos perseguir em nossa existência.

Com o objetivo de ilustrar a solidariedade como caminho que nos leva ao amor, Divaldo nos narra a história do médico e escritor escocês Archibald Joseph Cronin (1896 —1981) conhecida como o Anjo da Noite.

Vítima do cansaço e esgotamento físico uma jovem enfermeira acaba dormindo no seu posto e em decorrência uma criança sob seus cuidados acaba morrendo.

O médico expulsa-a do hospital e ameaça denunciá-la, o que acaba não fazendo.

Anos mais tarde, agora, lendo o jornal londrino ele toma conhecimento de uma senhora conhecida pela abnegação e sacrifício que dedica aos órfãos da guerra de uma pequena cidade. Seu empenho é tão grande que ela jamais dormia cuidando das crianças traumatizadas e doentes.

Ela dedica ao médico que lhe havia perdoado a negligência do passado todo reconhecimento e amor pela nova oportunidade.

Após o intervalo Divaldo retoma ao tema do seminário, abordando as narrativas da escritora norte-americana Ruth Stout (1884 – 1980) que relata suas próprias experiências existenciais buscando auxiliar os jovens na busca de um propósito na vida  e aborda a lição inesquecível que recebeu na infância sobre as 2 (duas) janelas existentes na vida de todos nós, aquela que se abre para a tristeza e o sofrimento e uma outra que nos permite identificar  a alegria e a beleza da vida.

Com essa história tocante Divaldo deixa claro que diante das experiências de aflição, dor e sofrimento devemos nos lembrar de que há uma outra janela – a da alegria – que devemos buscar.

Mas a recíproca é também verdadeira e assim, todas as vezes que estivermos debruçados sobre a janela da alegria, devemos nos recordar que muitos de nossos irmãos encontram-se no sofrimento e tristeza e nos cabendo o dever de nos  deslocar na direção deles para lhes oferecer a nossa solidariedade e o nosso carinho.

Com a emoção dominando os corações dos atentos ouvintes, Divaldo inicia a abordagem sobre o real sentido da vida enfatizando a felicidade citando o pensamento de Vicente de Carvalho: “A felicidade está onde nós a pomos, mas nós nunca a pomos onde nós estamos”.

A psicóloga e antropóloga norte-americana Susan Andrews em o livro “A Ciência de Ser Feliz” define a felicidade como sendo a combinação entre o grau e a frequência das emoções positivas, o nível médio de satisfação que a criatura obtém durante um longo período e a ausência de sentimentos negativos (tristeza, mágoa, ressentimento e raiva).

A tristeza somatiza-se em Angústia. A angústia leva à Perda do Sentido existencial, que por sua vez gera a Perda de Afetividade que vai levar à Depressão.

A depressão gera o Vazio Existencial que leva, por final, ao desejo de morrer.

Não se trata de que desejamos a morte. Na realidade aspiramos a “libertação” da terrível Angústia e do Nada Interior.

Os modernos psiquiatras e psicólogos indicam a AÇÃO para evitar a tristeza e a angústia, evitando a mente vazia, mediante atividade física.

Evite o ressentimento mediante a aplicação do perdão àqueles que nos infelicitaram.

A seguir Divaldo desmistifica as ilusões daquilo que consideramos Felicidade o chamado “canto das sereias”

A primeira grande ilusão: A felicidade é proporcionada pela riqueza material.

Divaldo desmitifica que o dinheiro proporciona felicidade utilizando indicadores estatísticos socioeconômicos americanos:

Entre as décadas de 1950 a 1990 o PIB – a soma de todas as riquezas da sociedade -  americano multiplicou-se três vezes, mas ocorre um suicídio a cada 15 minutos e vem crescendo à taxas de 2% ao ano. Sem mencionar as tentativas frustradas que ocorrem a cada dois minutos

A segunda grande ilusão é: A felicidade é proporcionada pela juventude.

A felicidade é de qualquer época e não fica limitada a uma faixa etária exclusiva e que jovem somos todos nós quando podemos olhar para trás sem constrangimentos de nosso passado por termos vividos retamente, pois quando temos algo de que nos envergonhamos, perdemos a juventude.

Como a visão na juventude é, invariavelmente, desvirtuada, pelos fatores peculiares dessa idade (a imaturidade psicológica, a facilidade de se deslumbrar) o sentido da vida mostra-se sob a aparência que não corresponde à realidade. Só, posteriormente, quando a maturidade oferecida pela velhice envolvem nossas emoções é que adquirimos o conhecimento real do sentido da vida.

Citando, ainda, a psicóloga Susan Andrews as pessoas em torno dos 50 anos são as que se consideram mais felizes.

A terceira ilusão: A Felicidade é proporcionada pelo sucesso.

Fosse isso verdade os artistas, esportistas, executivos e todos aqueles que obtiveram sucesso em suas trajetórias amados ou invejados pelas multidões não cometeriam suicídio.

Sucesso nos dá alegria pois nos proporciona o prazer por atender ao nosso narcisismo, mas deixa um tremendo vazio quando, um dia, se acaba nos envolvendo na solidão e no desenvolvimento do vazio existencial.

“O maior perigo para a maioria de nós não está em definir o nosso objetivo muito alto e ficarmos aquém, está na definição do nosso objetivo muito baixo, e alcançarmos a meta.” Citou Michelangelo Buonarroti.

A quarta grande ilusão: Felicidade é igual a prazer.

“A visão hedonista sobre a existência humana tem levado multidões às alucinações do prazer, numa interpretação totalmente equivocada sobre a realidade do ser”. Ensina-nos Joanna de Ângelis em o livro Triunfo Pessoal (LEAL)

O ser humano deve aprender a ser feliz de acordo com as circunstâncias, incorporando e vivendo a certeza da transitoriedade do seu corpo físico e da sua eternidade espiritual.

Concluindo o seminário Divaldo estendeu a todos o convite que lhe foi formulado por Joanna de Ângelis de que devemos abrir o carinho das nossas emoções e sentimentos ao nosso próximo buscando aqueles que são “invisíveis” na sociedade, os esquecidos e marginalizados, contribuindo para torná-los dignos e socialmente visíveis.

Nesse sentido, Divaldo narra suas experiências pessoais quando foi procurado por um espírito desencarnado pelo suicídio e que teve seus sofrimentos mitigados pelas preces que Divaldo havia feito por 10 anos em favor desse desconhecido e invisível a todos. Narrou-no, ainda que, convidado por Joanna de Ângelis, abraçou um simples garçom e ao estabelecer diálogo com ele, veio a descobrir que o abraço recebido o fez abandonar a decisão de cometer suicídio, posto que experimentava a injunção do câncer.

Emocionados – e felizes - lentamente todos foram se retirando com os ensinamentos de Jesus ainda repercutindo na acústica da alma, convidando-nos a todos a sermos felizes, sendo instrumento da felicidade.

Fotos: Sandra Patrocinio
Texto: Djair de Souza Ribeiro

 

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

ESPANHOL

 

 

DIVALDO FRANCO - SEMINARIO EN ARARAS EL 20 DE NOVIEMBRE DE 2016.


    La felicidad depende de las cualidades inherentes al individuo y no de la situación material en que él vive. Allan Kardec 

    La sede social del Clube da Saudade en la ciudad de Araras, San Pablo, fue elegida por el Presidente Voluntario de la Clínica Sayão, Sr. Ismael Biaggi, para recibir a Divaldo Franco y a un público compuesto por 1.400 personas, para que participaran del seminario de casi 3 (tres) horas de duración, sobre el tema La felicidad es posible.

    Instalado en la tribuna, Divaldo cita el pensamiento humanista: Las personas fueron creadas para ser amadas, y las cosas fueron hechas para que sean usadas. La razón por la cual el mundo está en un caos, es porque las cosas están siendo amadas, y las personas están siendo usadas.

    A continuación, Divaldo Franco cita el pensamiento del psicólogo existencialista norteamericano Rollo Reece May (1909-1994), quien afirma que la sociedad ha elegido como parámetros para la felicidad, los siguientes:

Individualismo: Doctrina moral  y social cuyo concepto valoriza la autonomía individual, en busca de la libertad y la satisfacción de las tendencias naturales, que se traduce en la libertad del individuo frente a un grupo, a la sociedad o a otras personas.

Sexualismo: Comportamiento vinculado a la sociedad mercantilista y consumista, en el cual el acto sexual es priorizado y banalizado, desvirtuando su motivación natural.

Consumismo. Compulsión y modo de vida que conduce al individuo a que consuma bienes, mercaderías y/o servicios en forma ilimitada -en general superfluos- según su significado simbólico (placer, éxito, felicidad).

    El individualismo produce -como una de sus consecuencias- el miedo de amar, dado que AMAR significa convertirse en prisionero, en oposición al concepto individualista de libertad, que en la realidad no es otra cosa que libertinaje.

    Para mejor ilustrar ese pensamiento, Divaldo Franco recurre a la obra del escritor norteamericano Arthur Miller, denominada La muerte de un viajante.

    En esa obra –una crítica a los valores materialistas- el autor narra la historia de Willy Loman, un empleado de comercio, viajante, padre de familia, que intenta realizar el camino recorrido por algunas personas que, comenzando de la nada, lograron obtener riqueza, destaque social, fama, poder.

    El sueño (la ilusión) del personaje se transforma en una pesadilla, cuando su estrategia fracasa –al cabo de varios años de mucho éxito– y él se ve con mediana edad, fracasado y desempleado. Otro factor que angustia al protagonista de la historia, es el hecho de que su fracaso no le permitirá dar a sus hijos un futuro promisorio, como él había planeado.

    Con sentimiento de culpa, por el destino de sus hijos y por la situación económica en que vive, Willy busca el suicidio como un medio para su purificación.

    Luego de una breve pausa para que los presentes asimilaran el impacto producido por la narración, Divaldo retorna y resume las conclusiones.

    El individualismo y sus secuaces –el egoísmo, la indiferencia, la ausencia de los sentimientos dignos, como la amistad y el amor– generan las tragedias humanas y sociales de estos días.

    A continuación, Divaldo plantea una pregunta: ¿Cuándo fue que la criatura humana comenzó a pensar? Para responderla, Divaldo recurre al psicólogo norteamericano John Broadus Watson (1878-1958), investigador de la conducta humana, con énfasis en las fases objetivas (estímulos y reacciones) que presenta el proceso antropopsicológico de la criatura humana, que inicia su viaje con la manifestación del instinto, desdoblado en sus tres aspectos: El instinto de reproducción; el instinto de alimentación y el instinto de reposo.

    Seguidamente, el hombre primitivo comienza a observar las potencias de la Naturaleza, que se manifiestan alrededor suyo, y desarrolla su primera emoción: el miedo, que lo capacita fisiológicamente para enfrentar o huir de las situaciones peligrosas.

    A partir del miedo surgen, entonces, la ira, la cólera, el odio y el deseo de venganza.

    El Doctor y profesor Emilio Mira y Lopez (1896-1964) nos presenta el desarrollo del pensamiento humano:

Pensamiento Arcaico: fase en la cual la criatura enfoca sus prioridades en sus necesidades básicas (alimento, abrigo y reproducción).

Pensamiento Egocéntrico: Donde prevalece la individuación, y todo lo que es mío y todo lo que me pertenece es mejor, más bonito, más importante.

Pensamiento Racional:  Fase en la cual se busca el apoyo de la convivencia gregaria (en grupo).

Pensamiento Cósmico: Fase en la cual prevalecen los sentimientos dignos, que culminarán en el desarrollo del sentimiento sublime del amor.

    Amar es, pues, una meta que debemos perseguir en nuestra existencia.

    Con el objetivo de ilustrar la solidaridad como un camino que nos conduce al amor, Divaldo nos relata la novela del médico y escritor escocés Archibald Joseph Cronin (1896-1981), conocida como el Ángel de la Noche.

    Víctima del cansancio y del agotamiento físico, una joven enfermera acaba por quedarse dormida en su puesto, y como consecuencia, una criatura que estaba a su cuidado, muere.

    El médico la expulsa del hospital y la amenaza con denunciarla, lo que finalmente no hace.

    Años más tarde, al leer el periódico londinense, toma conocimiento de la existencia -en una pequeña ciudad- de una señora que se destaca por la abnegación y el sacrificio, que dedica a los huérfanos de la guerra de una pequeña ciudad. Su empeño era tan grande que ella jamás dormía, mientras tenía a su cuidado niños traumatizados y enfermos.

    Ella dedica, además, al médico que había perdonado su negligencia del pasado, pleno reconocimiento y amor, por la nueva oportunidad.

    Después del intervalo, Divaldo retoma el tema del seminario, y aborda las narraciones de la escritora norteamericana Ruth Stout (1884 – 1980), quien relata experiencias de su propia vida, al proponerse auxiliar a los jóvenes, en busca de un propósito para la existencia, y aborda una lección inolvidable que recibió en su infancia, relativa a las 2 (dos) ventanas que existen en la vida de todos: la que se abre hacia la tristeza y el sufrimiento, y otra, que nos permite identificar la alegría y la belleza de la vida.

    Con ese relato emocionante, Divaldo deja en claro que ante las experiencias afligentes, ante el dolor y el sufrimiento, debemos tener presente que hay otra ventana –la de la alegría– a la cual debemos buscar.

    Pero la acción recíproca es también valedera, y así, cada vez que estemos asomados a la ventana de la alegría, debemos recordar que muchos de nuestros hermanos se encuentran en medio del sufrimiento y de la tristeza, y que nos cabe el deber de acercarnos a ellos, para ofrecerles nuestra solidaridad y nuestro cariño.

    La emoción dominaba los corazones de los atentos oyentes, cuando Divaldo da comienzo al enfoque acerca del verdadero sentido de la vida, enfatizando la felicidad, y cita el pensamiento de Vicente de Carvalho: La felicidad está donde nosotros la ponemos, pero nunca la ponemos donde nosotros estamos.

    La psicóloga y antropóloga norteamericana Susan Andrews, en el libro La ciencia de ser feliz, define la felicidad como la combinación entre el grado y la frecuencia de las emociones positivas, el nivel medio de satisfacción que la criatura obtiene durante un largo período, y la ausencia de sentimientos negativos (tales como tristeza, angustia, resentimiento y rabia).

    La tristeza se somatiza en angustia. La angustia conduce a la pérdida del sentido existencial, que a su vez genera la pérdida de la afectividad, lo que conducirá a la depresión.

    La depresión genera el vacío existencial, que lleva, finalmente, al deseo de morir.

    No se trata de que deseemos la muerte. En realidad, aspiramos a la liberación de la terrible angustia y de la nada interior.

    Los modernos psiquiatras y psicólogos recomiendan la ACCIÓN para alejar la tristeza y la angustia, de modo de evitar la mente vacía, mediante la actividad física.

    Evitemos el resentimiento, mediante la aplicación del perdón a aquellos que nos ocasionaron desdicha.

    Seguidamente, Divaldo nos desengaña acerca de las ilusiones relativas a aquello que consideramos felicidad, o también denominado canto de las sirenas.

    La primera gran ilusión: La felicidad es proporcionada por la riqueza material..

    Divaldo nos desengaña en cuanto a la suposición de que el dinero proporciona felicidad. Aporta, seguidamente, resultados de estadísticas socioeconómicas norteamericanas, tales como las siguientes:

    Entre las décadas de 1950 y 1990, el PBI norteamericano –la suma de todas las riquezas de la sociedad - se multiplicó tres veces, pero se produce un suicidio cada 15 minutos, y van creciendo los porcentajes un 2% por año, sin mencionar los intentos frustrados que se producen cada 2 (dos) minutos.

    La segunda gran ilusión: La felicidad es proporcionada por la juventud.

    La felicidad es de todas las épocas, y no está limitada a una faja etaria exclusiva;  jóvenes somos todos nosotros cuando podemos mirar hacia atrás, sin descontento por nuestro pasado, cuando hemos vivido rectamente, pues cuando tenemos algo de que avergonzarnos, perdemos la juventud.

    Como el enfoque de la juventud, invariablemente, es desvirtuado por los factores peculiares de esa edad (la inmadurez psicológica, la facilidad para deslumbrarse), el sentido de la vida se presenta con una apariencia que no corresponde a la realidad. Sólo, más tarde, cuando la madurez que acompaña a la vejez caracteriza a nuestras emociones, es cuando alcanzamos el auténtico conocimiento del sentido de la vida.

    Citando, además, a la psicóloga Susan Andrews, las personas de alrededor de 50 años son las que se consideran más felices.

    La tercera ilusión: La felicidad es proporcionada por el éxito.

    Si eso fuera verdad, los artistas, los deportistas, los ejecutivos y todos aquellos que tuvieron éxito en sus trayectorias, siendo amados o envidiados por las multitudes, no incurrirían en el suicidio.

    El éxito nos proporciona alegría pues nos da  placer porque satisface nuestro narcisismo, pese a que deja un tremendo vacío cuando, un día, acaba envolviéndonos en la soledad y en el vacío existencial.

    El más grande peligro para la mayoría de nosotros, no está en que definamos un objetivo demasiado alto y no lo alcancemos, sino en que definamos nuestro objetivo demasiado bajo, y lleguemos a esa meta. Citó a Miguel Ángel Buonarroti.

    La cuarta gran ilusión: Felicidad es igual a placer.

    La visión hedonista acerca de la existencia humana, ha conducido a multitudes a las alucinaciones del placer, en una interpretación absolutamente equivocada sobre la realidad del ser. Eso nos enseña Joanna de Ângelis en el libro Triunfo Personal (LEAL).

    El ser humano debe aprender a ser feliz de acuerdo con las circunstancias, incorporando y viviendo la certeza de la transitoriedad de su cuerpo físico y de su eternidad espiritual.

    Para concluir el seminario, Divaldo hizo a todos la invitación que le formuló Joanna de Ângelis, en cuanto a que debemos abrir el cariño de nuestras emociones y sentimientos a nuestro prójimo, buscando a aquellos que son invisibles en la sociedad, los olvidados y los marginados, de modo que contribuyamos a hacerlos dignos y socialmente visibles.

    En ese sentido, Divaldo narra su experiencia personal en la ocasión en que fue a buscarlo un espíritu desencarnado mediante el suicidio, cuyos sufrimientos fueron aliviados por las plegarias que Divaldo había hecho durante 10 años, en favor de ese desconocido, invisible para todos. Relató, además, que a sugerencia de Joanna de Ângelis, abrazó a un humilde mozo de restaurant y, cuando entabló el diálogo con él, descubrió que el abrazo que le dio lo hizo abandonar la decisión de cometer suicidio, puesto que experimentaba la circunstancia de padecer un cáncer.

    Emocionados -y felices - lentamente, todos se fueron retirando, con las enseñanzas de Jesús, que aún resonaban en la acústica de sus almas, invitándonos a todos a que seamos felices, siendo instrumentos de la felicidad.

Fotos: Sandra Patrocinio
Texto: Djair de Souza Ribeiro

 

 

(Texto em espanhol recebido em email de MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

 

 Conferência com Divaldo Pereira Franco

Buenos Aires, Argentina

 

 

(Informação recebida em email de CEA [[email protected]]; em nome de; CEA [[email protected]])

 

 

Lanzamiento 23 y 24 de noviembre

 

 

Imágenes integradas 1

 

CONFEDERACIÓN ESPIRITISTA ARGENTINA
Sánchez de Bustamante 463
(C1173ABG) Ciudad de Buenos Aires
Tel./Fax: +54 11 4862-6314
e-mail: 
[email protected]
sitio web: www.ceanet.com.ar

Facebook: facebook.com/confederacion

 

 

 

 

 

 

 

 Campanha de Arrecadação do Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

 

 Programação do Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

*************************************

 

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

 

 

 25ª. Feira da Bondade em

Promissão, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

 Eventos espíritas com participação de Nazareno Feitosa. Vitória, Paulista e Recife, PE

 

Palestras com Nazareno Feitosa em Vitória, Paulista e Recife/PE

 

SÁB 26-DOM 27/11: Palestras com Nazareno Feitosa em Vitória, Paulista e Recife/PE

 

- Sábado 26/nov 9h-12h Seminário na U.E. Servidores do Cristo - R. Juarez Cândido Carneiro, 111 – Vitória de Santo Antão/PE:

Depressão, Caminhos da Espiritualidade e Cura - Nazareno Feitosa

Aborto: Uma Visão Médica e Espírita – Stevam Rios

Apres. Musical:  Eudes Firmo

 

- Sábado 19h30: Palestra no C.E. Seara de Deus – Paulista/PE c/ Nazareno Feitosa

 

- Dom 27/nov 8h-15h: II Simpósio Espírita Vida e Morte em Debate

Escola Esp. Maria de Nazaré R. Bom Conselho, 248 – Arruda-Recife

Gustavo machado, Amós Guimarães e Nazareno Feitosa. Grupo de Teatro Humberto de Campos

 

- Domingo 16h: Palestra na Federação Espírita Pernambucana

A Defesa da Vida na Transição Planetária c/Nazareno Feitosa

www.institutoespiritavida.blogspot.com

(81) 9-9980-3384 / 9-8159-9893

 


 

 

 

Informações:

www.institutoespiritavida.blogspot.com

(81) 9-9980-3384 / 9-8159-9893

Facebook:

https://www.facebook.com/instituto.espirito.vida/

 

Fraternalmente,

Nazareno Feitosa


Blog:
 www.nazarenofeitosa.com.br

Canal no YouTube: http://www.youtube.com/nazarenofeitosa

 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/Nazareno-Feitosa-Expositor-Esp%C3%ADrita-235714326492265/

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

Sessão Solene - 10 Anos do Movimento Brasil Sem Aborto na Câmara dos Deputados. Brasilia, DF  

 

 

Nesta SEXTA, 25/NOV/2016 15h: Sessão Solene de aniversário de 10 Anos do Mov. Brasil Sem Aborto no Plenário da Câmara dos Deputados. 

O nosso comparecimento é muito importante mostrar aos parlamentares o apoio da população ao Movimento Brasil Sem Aborto. 

Participe! Divulgue!

 

Se possível, coloque o banner como foto de capa do seu Facebook e ajude-nos na divulgação! 

 

Facebook:​

 

https://www.facebook.com/brasilsemabortooficial/

 

​Site:

http://brasilsemaborto.com.br/

​​


(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected]

 

 

 

 

 Palestra na Instituição Beneficente Nosso Lar

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo)

 

 

 

 Informativo Semanal do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

·        Almoço de domingo no Restaurante Pasta Grill, no Itaim Bibi, dia 04/12, domingo, das 12h às 15h, objetivando a manutenção e despesas da casa. Convide seus familiares e amigos para participarem, a comida é deliciosa, e o custo é de apenas R$ 60,00. Informações na recepção

 

·        Arrecadação de Fraldas para o Asilo Madre Teodora – Estamos novamente realizando uma campanha de arrecadação de fraldas geriátricas para o asilo Madre Teodora, e desta vez conseguimos uma pareceria com um fabricante, logo quem quiser fazer sua doação livre, fique à vontade, e temos esta opção de poder adquirir uma “quota” no valor de R$ 14,00 onde a fabricante nos fornece 14 fraldas

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

23/11/2016 – Hoje - Quarta-feira                   20h – Reunião Pública

Orador: Daniel Ferreira                                         CE Zilda Gama

Tema: Você acredita em você?

 

26/11/2016 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Antenor de Moraes                                   LEADE

Tema: Livre

 

29/11/2016 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                                    CE Maria de Nazaré

Tema: Livre

 

29/11/2016 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Eliana Fernandes                                      CE Zilda Gama   

Tema: Livre

 

30/11/2016 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Silvia Ricci e Grupo da Melhor Idade          CE Zilda Gama

Tema: Livre

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail [email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Kardecpedia I Acesse todas as obras de

Allan Kardec em uma plataforma gratuita

 

 

 

www.kardecpedia.com

Kardecpedia - Acesse o site

Uma plataforma completa e grátis para o estudo
de todas as obras de Allan Kardec

Allan Kardec

Estude Kardec

A KARDECPEDIA é uma plataforma interativa que facilita o
estudo das obras de Allan Kardec, o fundador do Espiritismo.
Palavra por ele criada para designar a doutrina exposta na sua
primeira grande obra: O Livro dos Espíritos.

Na KARDECPEDIA, todas
as obras de Kardec são
apresentadas nos idiomas português e francês.

Em inglês e espanhol,
serão apresentadas apenas
aquelas obras que já existem traduzidas e em domínio
público.

Saiba mais

Compreender Kardec

Site Kardecpedia

Acesse o site de Cosme Massi

Acesse KARDECPEDIA

Acesse o site da Nobiltà

 

Enviado por Nobiltà Empreendimentos Educacionais Ltda.
R. Barão do Rio Branco, 63 - Sala 1702 - CEP: 80.010-180 - Centro - Curitiba - PR - Brasil - E-mail: [email protected]
Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

Visualizar como página web

(Informação recebida em email de Kardecpedia [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

 Palestra no Instituto de Difusão Espírita

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

 

 

 Pintura Mediúnica: Valdelice Salum no F.E. Gina

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de ribeiroregi [[email protected]])

 

 

 

 

 

 Palestra no Centro Espírita Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

ESPÍRITOS EM SCOLE (UK) - (C.RAINHA)

Na sexta-feira, dia 25 de Novembro de 2016, às 21H00, no Centro de Cultura Espirita de Caldas da Rainha, haverá uma palestra pública alusiva ao tema "Espíritos em Scole (UK)".

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.


As entradas são livres e gratuitas.
Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

 

 

 

 

 

CURSO COMO PALESTRAR NOS CENTROS ESPÍRITAS (C.RAINHA)



O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai dar inicio no próximo dia 26 de Novembro um curso COMO PALESTRAR NOS CENTROS ESPÍRITAS, que terminará em 28 de Janeiro de 2017.



Sábados - 17H00 - Centro de Cultura Espírita, Caldas da Rainha
Inscrições - 
[email protected] (curso gratuito)



Destinado a:

- palestrantes de centros espíritas do Oeste, 

- a possíveis palestrantes, 

- aos grupos de jovens e 

- a trabalhadores dos centros espíritas



Falar e comunicar são coisas diferentes... 



O Centro de Cultura Espírita tem sede no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, e tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]



Fonte: CCE



_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

Sugestões:

https://cceespirita.wordpress.com/

http://adeportugal.org

 

"Começa, aceitando a própria vida, tal qual é, procurando melhorá-la com paciência" - Emmanuel

 

(Informações recebidas em email de António Luís [[email protected]])

 

 

 

 

XIX Encontro Para Estudo da Ciência Espírita

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de VisaoEspiritaTv [[email protected]])

 

 

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

Imagem inline 1

Obs.: Se não deseja receber esta programação semanal​, envie a palavra "CANCELAR" para email [email protected] , pelo que agradecemos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

 

 

 Programação de palestras no Centro Espírita Emmanuel

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo - RBN [[email protected]])

 

 

 

Evangelho Musical no LELA

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL 2016 11 26 rev0.png

 

(Informação recebida em email de Divulgacao Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 Boletim SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

ACESSE O BOLETIM NOVEMBRO/2016 AQUI: http://boletimsei.blogspot.com.br/2016/11/boletim-sei-de-novembro.html

 

 

 

2º. Encontro Nacional Espírita de Surdos e Ouvintes

São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

 

 

 Confraternização de Natal no CESAK

Bruxelas, Bélgica

 

 

Le Cesak Bruxelles vous invite

chaleureusement à sa traditionnelle
 


Fraternisation de Noël

  

Le dimanche 11 décembre 2016

15h00 ouverture des portes
15h30 évangile
16h00 rassemblement chaleureux autour de qeulques délicieuses petites spécialités culinaires 

Entrée libre et gratuite
Amenez si possible une petite spécialité à manger ou à boire (sans alcool)

Au 134 rue Louis Hap
1040 Bruxelles
Tel: 0491 / 749 234

 

 

 

 

Copyright © 2016 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
Vous êtes intéressés par le spiritisme et/ou avez participé un jour à nos activités

Our mailing address is:

Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL

Rue Louis Hap, 134

Bruxelles 1040

Belgium


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 

 

 

 

 

 

 

Evento beneficente em prol do C.E. Casa do Caminho

Poços de Caldas, MG

 

CENTRO ESPÍRITA CASA DO CAMINHO

Rua Benedito Quinteiro, 20

BAIRRO

COHAB – Poços de Caldas – MG 

 

Imagem inline 1

 

​CONTAMOS COM SUA PRESENÇA E GENTILEZA NA DIVULGAÇÃO!​

 

(Informação recebida em email de Domingos B. Rodrigures [[email protected]])

 

 

 

 Almoço Beneficente da Casa do Evangelho Irmã Marli

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 Bazar Beneficente Cecor/Cairbar Schutel

Diadema, SP

 

Bazar do Final de Ano do CECOR/Cairbar Schutel

 

      Boa tarde caros amigos,

 

     Vamos prestigiar o Bazar do CECOR de 2016, começa nesta segunda.

      Um forte abraço,

 

       Sandro Claro

       Voluntária do CECOR

     

 

Imagem inline 1

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

 Jantar Japonês no Maria Dolores

Jales

 

Jantar japonês, na Casa de Madô!

 

jantar
beneficente.

 

Ao contrário da nossa alegria em servir, os convites são limitados

Adquira já seu convite com um(a) trabalhador(a) da Casa de Madô, pois excepcionalmente neste jantar, não reservaremos ingressos tampouco venderemos na hora do evento!

É sempre bom lembrar que os recursos advindos destas promoções mensais sustentam também nossas atividades assistenciais com o Departamento de Promoção Humana (doação semanal de sopa, cestas básicas, etc.), daí por quê capricharmos tanto.

Sejam sempre bem-vindos aos nossos corações!

 

 

Copyright © 2016 Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, All rights reserved.
Por que recebeu este e-mail? Você recebe este e-mail por ter se cadastrado em nosso site ou junto ao nosso Departamento de Comunicação. Caso queira se descadastrar, fique à vontade para fazer o procedimento indicado no rodapé deste e-mail.

Our mailing address is:

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Rua Dezenove, 768, Jales - São Paulo, República Federativa do Brasil

Jales, São Paulo 15700-666

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 

 

 

 

 Bazar de Artesanato de Natal do SEOB

São Carlos, SP

 

: Bazar de Artesanato de Natal - Nesta quinta e sexta

 

A SEOB estende o convite a todos!... 


(Informação recebida em email de Associação Espírita Obreiros do Bem [[email protected]])

 

 

 

Retemperando a esperança

 

 

Quando o dia se apresentar tristonho e as nuvens da desesperança estiverem a nublar-nos o entusiasmo;

quando as dores se apresentarem de tal forma implacáveis e o cansaço nos envolver, com a intensidade que nos leva a desejar simplesmente fechar os olhos e esquecer tudo, façamos uma breve interrupção em nossas atividades.

Permitamo-nos olhar o nosso entorno e observar que tudo, no mundo, tem um tempo de execução, agitação, frenesi, seguido por períodos de repouso, descanso, hibernação.

Ante o inverno rigoroso, as árvores desfolhadas se recolhem à própria intimidade, diminuem as batidas do seu coração vegetal e aguardam. Simplesmente aguardam.

Aguardam que passe a tempestade, que os ventos amainem e o frio desista de castigá-las. Então, ante o sol de uma divina primavera, se permitem despertar.

E explodem em folhagem e flores, em exuberante alegria.

Os animais se recolhem às tocas, às cavernas, aos ninhos. Esperam. Esperam que a bonança chegue, que o sol os abençoe, que o vento se vista de brisa suave e retornam à faina de todo dia.

Voar, providenciar o alimento, preparar o aconchego para os filhos que virão, cantar, caçar, alimentar as crias, lutar contra o predador natural.

E se ainda assim, o dia nos parecer sombrio e a esperança não desejar se aninhar em nosso coração, então voltemos o olhar a quem vive com resignação a dureza da própria vida.

Alguém, como Cláudio Vieira de Oliveira, nascido no sertão baiano, há quarenta anos.

Desde o nascimento, ele convive com uma doença muitíssimo rara, chamada artrogripose múltipla congênita.

Por causa dela, tem as pernas atrofiadas, os braços colados no peito e a cabeça virada para trás.

Houve quem sugerisse, quando nasceu, em abril de 1976, que ele não fosse alimentado, finalizando assim, ainda bebê, o sofrimento.

De imediato, se opôs o pai, dizendo que era seu filho e o criaria, até quando Deus quisesse.

Graças à decisão dos pais e, principalmente, à força da mãe, Cláudio aprendeu a andar de joelhos e a fazer diversas atividades com a boca, como escrever, usar o computador e mexer no celular.

Ele afirma que mesmo com as suas diferenças, sente que tem duas asas para voar. Tem o mundo inteiro para conquistar.

Tenho, diz ele, consciência do meu potencial, e coragem de lutar por dias melhores.

Cláudio cursou a faculdade de contabilidade e passou a viajar pelo mundo ministrando palestras motivacionais.

A sua incrível história de superação ele mesmo conta no seu livro O mundo está ao contrário: a vida de um homem que nasceu com a cabeça para trás.

Olhando este ser humano que, ao nascer, teve o prognóstico de que não haveria de sobreviver por muito tempo, com certeza, haveremos de repensar nosso cansaço e nossa desesperança.

Como a natureza, aprenderemos que tudo tem seu tempo certo, sob o olhar de Deus. E prosseguiremos.

Prosseguiremos, inspirados pela garra e a coragem de pessoas como o baiano Cláudio Vieira de Oliveira.

Miremo-nos em exemplos assim. Ergamos o ânimo e prossigamos. Todos nascemos para ser vitoriosos.

Redação do Momento Espírita, com dados
 da vida de Cláudio Vieira de Oliveira.
Em 23.11.2016.

 

 

 (O texto foi copiado do site Feparana)

 

Inverno em Hitchim, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

Verão. Parque em Cambridge, Reino Unido. Foto Laura Emilia Michelin Gobbo.

 

 

 

Caridade-Atitude

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Linha 200. Lição nº 18. Página 90.

 

Caridade que se expresse tão-somente na cessão do supérfluo pode facilmente induzir-nos à vaidade.

Não é difícil dar o que retemos, no entanto, a virtude genuína pede a doação de nós mesmos, através do que temos e do que somos.

Em razão disso, é preciso não esquecer que a caridade é também e acima de qualquer circunstância, o sentimento que nos rege a atitude.

No templo doméstico, caridade é compreensão e gentileza.

Em família, caridade é cooperação desinteressada e fraterna.

Na profissão, caridade é a honestidade.

No trabalho, caridade é o dever bem cumprido.

Na dor, caridade é a fortaleza.

Na alegria, caridade é a temperança.

Na saúde, caridade é a presença útil.

Na enfermidade, caridade é a paciência.

Na abastança, caridade é o serviço a todos.

Na pobreza, caridade é a diligência.

Na direção, caridade é a respeitabilidade.

Na obediência, caridade é a humildade digna.

Entre amigos, caridade é a confiança.

Entre adversários, caridade é o perdão das ofensas.

Entre os fortes, caridade é o socorro aos mais fracos.

Entre os bons, caridade é o auxílio aos menos bons.

Na cultura, caridade é o amparo à ignorância.

No poder, caridade é a autoridade sem abuso.

Em sociedade, caridade é o apoio fraterno que devemos uns aos outros.

Na vida privada, caridade é a conduta reta ante o próprio julgamento.

Não vale espalhar um tesouro amoedado com as vítimas de penúria, alimentando o ódio e a incompreensão, a revolta e o pessimismo nas almas.

Aceitemos a experiência que o Senhor nos reserva cada dia, fazendo o melhor ao nosso alcance.

Seja a nossa tarefa um cântico de paz e esperança, eficiência e alegria, onde estivermos.

E recebendo o divino dom de pensar e entender, irradiando os mais belos ideais que nos enriquecem a vida, em forma de serviço aos semelhantes, a caridade será, em nossos corações, a luz constante clareando, desde as sombras da terra, os mais remotos horizontes de nosso luminoso porvir.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

A visita da mãe ao hospital. Óleo sobre tela de Enrique Paternina

Imagem/fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:La_visita_de_la_madre_al_hospital,_de_Enrique_Paternina_Garc%C3%ADa_Cid_(Museo_del_Prado).jpg

 

 

A obra retrata uma mãe visitando sua filha que está doente em uma enfermaria de hospital.

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]