Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sexta-feira, 09 de setembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/09-09-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/09-09-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/08-09-2016.htm

07-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/07-09-2016.htm

06-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/06-09-2016.htm

05-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/05-09-2016.htm

03-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/03-09-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 

 O Semeador. Pintura de  Vincent  van Gogh.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Sower_-_painting_by_Van_Gogh.jpg

 

 

 

Perante a Pátria

 

 

Do livro “Conduta Espírita”

Ditado pelo espírito André Luiz;

Médium Waldo Vieira;

FEB.

 

Ser útil e reconhecido à Nação que o afaga por filho, cumprindo rigorosamente os deveres que lhe tocam na vida de cidadão.

Somos devedores insolventes do berço que nos acolhe.

No desdobramento das tarefas doutrinárias, e salvaguardando os patrimônios morais da Doutrina, somente recorrer aos tribunais humanos em casos prementes e

especialíssimos.

Prestigiando embora a justiça do mundo, não podemos esquecer a incorruptibilidade da Justiça Divina.

Situar sempre os privilégios individuais aquém das reivindicações coletivas, em todos os setores.

Ergue-se a felicidade imperecível de todos, do pedestal da renúncia de cada um.

Cooperar com os poderes constituídos e as organizações oficiais, empenhando-se

desinteressadamente na melhoria das condições da máquina governamental, no âmbito dos

próprios recursos.

Um ato simples de ajuda pessoal fala mais alto que toda crítica.

Quando chamado a depor nos tribunais terrestres de julgamento, pautar-se em harmonia com os princípios evangélicos, compreendendo, porém, que os irmãos incursos em teor elevado de delinqüência necessitam, muitas vezes, de justa segregação para tratamento moral, quanto os enfermos graves requisitam hospitalização para o devido tratamento.

Diante das Leis Divinas, somos juizes de nós mesmos.

Nunca adiar o cumprimento de obrigações para com o Estado, referendando os elevados princípios que ele esposa, buscando a quitação com o serviço militar, mesmo quando chamado a integrar as forças ativas da guerra.

Os percalços da vida surgem para cada Espírito segundo as exigências dos próprios débitos.

Expressar o patriotismo, acima de tudo, em serviço desinteressado e constante ao povo e ao solo em que nasceu.

A Pátria é o ar e o pão, o templo e a escola, o lar e o seio de Mãe.

Substancializar a contribuição pessoal ao Estado, através da execução rigorosa das obrigações que lhe cabem na esfera comum.

O genuíno amor à Pátria, longe de ser demagogia, é serviço proveitoso e incessante.

“Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” — Jesus. (LUCAS, 20:25.)

 

 

“Túnel do Tempo”  do Senado Federal.  Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo.

Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

 

Registro. Suely Caldas Schubert no Rio Grande do Sul

 Porto Alegre

 

 

 

06 de setembro de 2016.

O profano insinua-se no divino, o vulgar no especial, o ridículo no ideal. (Bezerra de Menezes/Psicofonia de Divaldo Franco).

É importante a autotransformação, o trabalho no bem, preparando o futuro, tal qual preparamos no passado o presente. (Suely Caldas Schubert)

A Sociedade Espírita Allan Kardec, na sua sede da Rua Fernando Machado, recebeu calorosamente a conferencista, escritora e médium espírita Suely Caldas Schubert para apresentar o trabalho que teve por título: Muitos os chamados, poucos os escolhidos – com destaque para as perturbações espirituais. Disse que ao voltar ao ambiente que lhe acolhia, sentia-se tocada por emoções, reconhecendo o esforço despendido pelos que ali se encontravam, vencendo dificuldades, agradecendo-lhes por estarem presentes. Classificou o momento como uma preciosa oportunidade em realizar a atividade, percebendo a interconectividade entre todos e com os benfeitores espirituais.

Apresentando os enfoques da obra Perturbações Espirituais de Manoel Philomeno de Miranda e psicografada por Divaldo Franco, Suely salientou que a humanidade está vivendo grave momento da transição planetária. É um momento difícil, de muita violência, de buscas de objetivos, nem sempre definidos. Identifica-se, também, as ações nefastas sobre as Instituições Espíritas e outras organizações que promovem o bem e o esclarecimento das pessoas e dos que trabalham em prol do bem.

O momento atual se reveste de grande importância, pois que, nesta reencarnação, os seres humanos experimentam momentos de definição, de mudanças de valores, conforme anunciado pelo Cristo em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XX, item 5. Definindo quem são os trabalhadores, a conferencista apresentou e discorreu sobre os registros expressos no Evangelho de Mateus, cap. 20/4; na obra Pão Nosso, cap. 29 (Emmanuel/Chico Xavier), com destaque para: “Onde quer que estejas, recorda-te que te encontras na Vinha do Cristo. Vives sitiado pela dificuldade e infortúnio? Trabalha para o bem geral, mesmo assim, porque o Senhor concedeu a cada cooperador o material conveniente e justo”.

O material conveniente e justo concedido pelo Senhor é composto pela reencarnação; os pais e a família; o corpo; o berço; a inteligência; as tendências; o trabalho; e o espiritismo. A vinha do Cristo é o campo de trabalho, o justo trabalho para o crescimento.

Na obra Perturbações Espirituais, na Introdução e no cap. 1, Manoel Philomeno de Miranda faz um alerta: “Desejamos com a presente obra alertar os companheiros inadvertidos ou descuidados dos deveres espirituais assumidos antes do renascimento carnal (...) Não ignoramos que as forças do Mal, ensandecidas ante o crescimento dos adeptos do Consolador, sentem-se ameaçadas e atacam-nos com inclemência. (...) Utilizando-se da debilidade moral de muitos que não amadureceram nos estudos sérios do Espiritismo, deles se utilizam, perturbadores das hostes doutrinárias, de modo a criarem situações embaraçosas, de difícil solução, pelos arrastamentos de outros invigilantes que a ação maléfica proporciona”.

O alerta do lúcido benfeitor Manoel P. Miranda, assinala que “alguns se atrevem a dar nova interpretação às Obras da Codificação, em um alucinado projeto de atualizar a Verdade, as reflexões do codificador inspirado pelo Senhor e vaso escolhido para a construção de um mundo melhor (...)”. Da obra acima referenciada, Suely destacou um caso para elucidar o trabalho de auxílio aos que se encontram envolvidos por ações nefastas e maléficas. É o caso das irmãs Cenira e Carolina, dirigentes de uma casa espírita, onde fica evidente a ação divisionista, criando cizânia e perturbação e, por outro lado, a intervenção socorrista de esclarecimento, fortalecimento e amparo aos envolvidos.

Lançando o olhar sobre as casas espíritas atuais, a dinâmica e esclarecida conferencista registrou que os obsessores assinalam, entre os trabalhadores e médiuns, os mais suscetíveis de serem influenciados devido as imperfeições, atacando os elos mais fracos. O projeto de vulgarizar o Espiritismo é o grande projeto da atualidade, segundo informações dos próprios obsessores. O profano insinua-se no divino, o vulgar no especial, o ridículo no ideal. (Bezerra de Menezes/Psicofonia de Divaldo Franco).

Buscando informações em obras de Joanna de Ângelis, Manoel Philomeno de Miranda e Emmanuel, Suely salientou a importância da autotransformação, do trabalho no bem, preparando o futuro, tal qual preparamos no passado o presente.

Sempre muito bem-disposta e otimista, Suely teve a oportunidade de responder inúmeras questões, oferecendo informações, ampliando conhecimentos, esclarecendo pormenores, orientando procedimentos, incentivando ao trabalho no bem. Encaminhando-se para o encerramento, Suely Schubert destacou as informações contidas em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 18, item 12; cap. 20, item 15; e cap. 22, item 14.

Após ler o texto intitulado Oração, de José Silvério Horta, em Parnaso de Além-Túmulo, psicografia de Chico Xavier, a expositora mineira foi aplaudida por mais de duzentos e cinquenta pessoas que se puseram de pé, reverenciando Suely, reconhecendo o trabalho profícuo e esclarecedor. Ato contínuo, a direção da Instituição anfitriã presenteou Suely com um exemplar da obra Sociedade Espírita Allan Kardec – 120 anos de Memórias – O Encontro dos Missionários.

            Texto: Paulo Salerno

            Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido em ail de Jorge Moehlecke)

 

 

Espanhol

 

 

SUELY CALDAS SCHUBERT EN RIO GRANDE DO SUL -

Porto Alegre, 06 de septiembre de 2016.

 

 

Lo profano se insinúa en lo divino; lo vulgar, en lo especial; lo ridículo, en lo ideal. (Bezerra de Menezes/Psicofonía de Divaldo Franco).

Es importante la autotransformación, el trabajo en el bien, para preparar el futuro, así como en el pasado hemos preparado el presente. (Suely Caldas Schubert)

 

La Sociedad Espírita Allan Kardec, en su sede de la calle Fernando Machado, recibió cordialmente a la conferencista, escritora y médium espírita Suely Caldas Schubert, quien expondría el tema que llevaba como título: Muchos son los llamados, pocos los escogidos – Destacando las perturbaciones espirituales. Manifestó que al regresar al ámbito donde se la recibía, se sentía dominada por emociones, en reconocimiento del esfuerzo realizado por quienes se encontraban allí, superando dificultades, y les agradeció que estuvieran presentes. Calificó ese momento como una valiosa oportunidad para realizar la tarea programada, percibiendo la comunicación entre todos, y con los benefactores espirituales.

Se refirió a la obra Perturbaciones Espirituales de Manoel Philomeno de Miranda, psicografiada por Divaldo Franco, y destacó que la humanidad está experimentando un grave momento de transición planetaria. Es una etapa difícil, de mucha violencia, de búsquedas de objetivos que no siempre están definidos. Se identifica, también, por las acciones nefastas contra las instituciones espíritas, y otras organizaciones que promueven el bien y el esclarecimiento de las personas y de quienes trabajan a favor del bien.

El momento presente reviste gran importancia, pues en esta reencarnación, los seres humanos experimentan ocasiones decisivas de cambios de valores, según lo anunciado por el Cristo en El Evangelio según el Espiritismo, capítulo XX, ítem 5. Para definir quiénes son los trabajadores, la conferencista expuso y aludió a los conceptos que constan en el Evangelio de Mateo, cap. 20, ítem 4; y en la obra Pan Nuestro, cap. 29 (Emmanuel/Chico Xavier), destacando que donde quiera que estés, ten presente que te encuentras en la Viña del Cristo. ¿Vives acosado por la dificultad y el infortunio? Trabaja, aún así, para el bien general, porque el Señor ha concedido a cada colaborador el material conveniente y justo.

El material conveniente y justo concedido por el Señor, consiste en: la reencarnación; los padres y la familia; el cuerpo; el lugar de nacimiento; la inteligencia; las tendencias; el trabajo; y el espiritismo. La viña del Cristo es el campo de trabajo: el trabajo necesario para el crecimiento.

En la obra Perturbaciones Espirituales, en la Introducción y en el cap. 1, Manoel Philomeno de Miranda hace una advertencia: Deseamos que la presente obra alerte a los compañeros desprevenidos o descuidados de los deberes espirituales asumidos antes del renacimiento en el cuerpo de carne (...) No ignoramos que las fuerzas del Mal, furiosas ante el aumento de los adeptos del Consolador, se sienten amenazadas y nos atacan despiadadamente. (...) Aprovechando la debilidad moral de muchos, que no han madurado mediante los estudios serios del Espiritismo, se valen de ellos como perturbadores de las huestes doctrinarias, de modo de crear situaciones embarazosas, de difícil solución, porque atraen a otros, faltos de vigilancia, que son proporcionados por la acción maléfica.

El alerta del lúcido benefactor Manoel P. Miranda, registra que algunos se atreven a dar una nueva interpretación a las Obras de la Codificación, en un alucinado proyecto de actualizar la Verdad, las reflexiones del Codificador inspirado por el Señor, y recipiente escogido para la edificación del mundo mejor. (...). De la obra referida, Suely destacó un caso, a fin de explicar la tarea de auxilio a aquellos que se encuentran involucrados en acciones nefastas y maléficas. Es el caso de las colaboradoras Cenira y Carolina, dirigentes de una Casa espírita, en el cual queda en evidencia la acción tendiente a generar divisiones, cultivando cizaña y perturbación; y, por otro lado, la intervención de socorro mediante el esclarecimiento, para fortalecer y amparar a los involucrados.

Dirigiendo la mirada hacia las casas espíritas de la actualidad, la dinámica e ilustrada conferencista mencionó que los obsesores indican quienes, entre los trabajadores y los médiums, son los más susceptibles de recibir influencias, debido a las imperfecciones, para atacar los eslabones más débiles. El proyecto de divulgar el Espiritismo es el gran proyecto de la actualidad, según informaciones de los obsesores. Lo profano se insinúa en lo divino; lo vulgar, en lo especial; lo ridículo, en lo ideal. (Bezerra de Menezes/Psicofonía de Divaldo Franco).

Mediante informaciones extraídas de obras de Joanna de Ângelis, Manoel Philomeno de Miranda y Emmanuel, Suely destacó la importancia de la autotransformación, del trabajo al servicio del bien, preparando el futuro, así como en el pasado hemos preparado el presente.

Siempre muy bien dispuesta y optimista, Suely tuvo la oportunidad de responder numerosas preguntas, brindando informaciones, ampliando conocimientos, ilustrando detalles, orientando procedimientos, incentivando el trabajo en el Bien. Encaminándose hacia el final, Suely Schubert destacó las informaciones contenidas en El Evangelio según el Espiritismo, cap. 18, ítem 12; cap. 20, ítem 15; y cap. 22, ítem 14.

Después de la lectura del texto intitulado Oración, de José Silvério Horta, en Parnaso de Além-Túmulo, psicografía de Chico Xavier, la expositora mineira fue aplaudida por más de doscientas cincuenta personas, que se pusieron de pie, reverenciando a Suely, y en reconocimiento a su trabajo fecundo y esclarecedor.

A continuación, la dirección de la Institución anfitriona hizo entrega a la señora Suely, de un ejemplar de la obra Sociedad Espírita Allan Kardec – 120 años de Memorias – El Encuentro de los Misioneros.

 

            Texto: Paulo Salerno

            Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

Registro. Suely Caldas Schubert no Rio Grande do Sul

 Porto Alegre

 

 

 

07 de setembro de 2016.

 

O aprendizado se aprofunda na medida do interesse do indivíduo.¹

O preconceito não pode estar presente na vida do espírita.¹

A oração é o nosso escudo de defesa.¹

O Mundo de regeneração é um mundo de padrão vibratório mais elevado.¹

(¹) Frases de Suely C. Schubert

Na data máxima da Pátria, e reverenciando-a através do trabalho, Suely Caldas Schubert esteve reunida no Instituto Espírita Dias da Cruz, onde foi recebida com amabilidade e alegria. Sua visita estava sendo aguardada com expectativa, todos desejavam assistir o trabalho que a escritora mineira abordaria: Desafios para a Vivência do Evangelho. Cercada de carinho, disse que o Evangelho deve ser vivido como ideal, devendo estar presente nos atos diários da vida de cada indivíduo, aceitando o desafio de colocá-lo em prática no lar e fora dele. Com exercícios evangélicos diários os cristãos vão penetrando e compreendendo os ensinamentos do Mestre Nazareno.

Discorrendo sobre o Reino de Deus, conforme está no item 3 da introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo, enfatizou que o mesmo se encontra na intimidade da criatura humana. Suely frisou que todos possuem acesso ao Código Divino, uma regra de bem proceder e que abrange todas as circunstâncias da vida privada e pública. O incrédulo se curva, é terreno onde todos os cultos podem reunir-se. É o princípio básico de todas as relações sociais que se fundem na mais rigorosa justiça. É, também, um roteiro infalível para a felicidade vindoura e que levanta uma ponta do véu que oculta a vida futura.

O código é inerente ao ser humano, e se evidencia na medida em que evolui. É o código de moral universal, sem distinção de culto. Em o Céu e o Inferno, uma das obras fundamentais da Doutrina Espírita, no capítulo VII, está elencado o Código Penal da Vida Futura, composto de trinta e três itens, que balizam como deve o homem proceder na vida. De acordo com Allan Kardec, toda imperfeição é causa de infelicidade.

Segundo Allan Kardec, a felicidade só pode ser experimentada, sentida, quando o indivíduo cumprir a Lei Divina, quando, então, ele se afasta das imperfeições.  A Justiça Divina é perfeita e equânime, alcançando a todos.

Com relação a fé inabalável, ensinou que fé inata é a condição que o indivíduo possui de aceitar com facilidade as verdades espirituais. Para crer não basta ver, é preciso, sobretudo, compreender. A fé inabalável é a que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade. A fé raciocinada é aquela que compreende os fatos da vida.

Para viver o evangelho é fundamental atentar-se para a família, entendendo-a como espaço para aprender; a educação para a Nova Era deve estruturar-se no conceito de realização integral, abrangendo os valores culturais, sociais, econômicos, morais e espirituais do ser humano. O estudo, a aquisição de conhecimento, sobretudo da Doutrina Espírita, são instrumentos para a vivência do evangelho nos dias atuais. O aprendizado se aprofunda na medida do interesse do indivíduo.

Apresentando uma página da obra Desafios da vida familiar, do Espírito Camilo, psicografada por José Raul Teixeira, Suely destacou que a vivência no âmbito da família é espaço de aperfeiçoamento moral e espiritual, sentimental e intelectual, visando, no futuro, condições para o ser humano poder compreender, cooperar e amar a imensa família universal.

O preconceito não pode estar presente na vida do espírita. Ensina a nobre conferencista que é necessário pensar o Espiritismo e pensar como espirita. Sandra Borba em sua obra Reflexão Pedagógica à Luz do Evangelho, cap. 1, esclarece que Jesus, enquanto Mestre por excelência, adotou uma postura por demais inovadora no que diz respeito à aprendizagem e aos métodos e procedimentos de ensino que lhe possibilitava a construção. Afastou-se da verbosidade do formalismo da memorização, da lição ex-cathedra, demonstrando Sua preocupação com a assimilação ativa do conteúdo com uma aprendizagem verdadeiramente significativa.

O Mundo de regeneração é um mundo de padrão vibratório mais elevado. Em Palavras de Vida Eterna, cap. 16, Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, leciona: Metamorfose essencial para nós, será sempre aquela que nos alcance o imo da alma. Isto equivale dizer que, para renovar-nos, em verdade, no modelo do Cristo, é necessário, acima de tudo, sentir nos padrões do Cristo, para pensar, observar, ouvir e agir com acerto, na realização da tarefa que o Cristo nos reservou.

Pensar o espiritismo e pensar como espírita, para tal, é fundamental estudar, comparar e aprofundar e expandir a consciência. Com outras passagens de O Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. XX, item 5) e do Livro Fonte Viva (Emmanuel/Chico Xavier), Suely objetivou motivar o público para a transformação íntima, assumindo as próprias responsabilidades, colocando-se em serviço ao próximo, destacando que Deus está em nós, tanto quando estamos em Deus.

A educação familiar, os exemplos e as vivências no lar terão reflexos na vida de relação fora do lar. A oração, disse a inspirada conferencista, é o nosso escudo de defesa. Salientou o item 4 do cap. XX de O Evangelho Segundo o Espiritismo que aborda a missão dos espíritas: Marcha, pois, avante, falange imponente pela tua fé! Diante de ti os grandes batalhões dos incrédulos se dissiparão, como a bruma da manhã aos primeiros raios do sol nascente. (...). Arme-se a vossa falange de decisão e coragem!

Assim, a lúcida escritora e médium encerrou sua atividade, recebendo uma forte salva de palmas do público composto por cerca de 250 pessoas que se puseram de pé, reverenciando Suely e seu trabalho. Após, a Diretoria do Instituto Espirita Dias da Cruz, oferecendo um lanche para o ensejo de uma confraternização, entregou-lhe um cartão de reconhecimento, gratidão e felicitações.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido em ail de Jorge Moehlecke)

 

 

Espanhol

 

 

SUELY CALDAS SCHUBERT en RIO GRANDE DO SUL -
PORTO ALEGRE – 07 de septiembre de 2016.


El aprendizaje se profundiza según el interés del individuo.(¹)

El prejuicio no puede estar presente en la vida del espírita.(¹)

La oración es nuestro escudo de defensa.(¹)

El mundo de regeneración es un mundo de nivel vibratorio más elevado.(¹)

(¹) Frases de la Sra. Suely C. Schubert

 

    En coincidencia con la fecha máxima de la Patria, reverenciada a través de la tarea, Suely Caldas Schubert estuvo reunida en el Instituto Espírita Dias da Cruz, donde fue recibida con amabilidad y alegría. Su visita era aguardada con expectativa; todos deseaban asistir al tema que la escritora mineira abordaría: Desafíos para la Vivencia del Evangelio. Rodeada de cariño, manifestó que el Evangelio debe ser vivido como un ideal; debe estar presente en los actos de la vida cotidiana de cada individuo, aceptando el desafío de ponerlo en práctica, tanto en el hogar como fuera de él. Con ejercicios evangélicos diarios, los cristianos van compenetrándose de las enseñanzas del Maestro Nazareno y comprendiéndolas.

   En alusión al Reino de Dios, según consta en el ítem 3 de la Introducción de El Evangelio según el Espiritismo, enfatizó que el mismo se encuentra en el interior de la criatura humana. Suely citó que todos tienen acceso al Código Divino, una regla para el bien proceder, que abarca todas las circunstancias de la vida privada y pública. El incrédulo lo reverencia; es un terreno donde todos los cultos pueden confluir. Es el principio básico de todas las relaciones sociales que confluyen en la más rigurosa justicia. Es, también, un rumbo seguro hacia la felicidad venidera, que levanta una punta del velo que oculta la vida futura.

El código es inherente al ser humano, y se hace evidente a medida que este evoluciona. Es el código de moral universal, sin distinción de cultos. En El Cielo y el Infierno -una de las obras fundamentales de la Doctrina Espírita, en el capítulo VII, está incluido el Código Penal de la Vida Futura, compuesto por treinta y tres ítems, que orientan sobre cómo debe el hombre proceder en la vida. De acuerdo con Allan Kardec, cada  imperfección es una causa de desdicha.

Según Allan Kardec, la felicidad sólo se puede experimentar, sentir, cuando el individuo cumple la Ley Divina, cuando se despoja de las imperfecciones. La Justicia Divina es perfecta y ecuánime, y abarca a todos.

Con relación a la fe inconmovible, enseñó que fe innata es la condición que posee el individuo para aceptar con facilidad las verdades espirituales. Para creer no alcanza con ver, es preciso -sobre todo-, comprender. La fé inconmovible es la que puede mirar a la razón cara a cara, en todas las épocas de la humanidad. La fé razonada es aquella que comprende los acontecimientos de la vida.

Para vivir el Evangelio es fundamental considerar a la familia, entendiéndola como un espacio para aprender; la educación para la Nueva Era debe fundamentarse en el concepto de realización integral, incluyendo los valores culturales, sociales, económicos, morales y espirituales del ser humano. El estudio, la conquista del conocimiento -sobre todo de la Doctrina Espírita-, son instrumentos para la vivencia del Evangelio en los días actuales. El aprendizaje se profundiza según la medida del interés del individuo.

    Al considerar una página de la obra Desafíos de la vida familiar, del Espíritu Camilo, psicografiada por José Raul Teixeira, Suely destacó que la vivencia en el ámbito de la familia es un espacio de perfeccionamiento moral y espiritual, sentimental e intelectual, vislumbrando -en el futuro- condiciones para que el ser humano pueda comprender, amar y cooperar con la inmensa familia universal.

El prejuicio no puede estar presente en la vida del espírita. Enseña la ilustre conferencista que es necesario pensar el Espiritismo, y pensar como espírita. Sandra Borba, en su obra Reflexión Pedagógica a la Luz del Evangelio, cap. 1, explica que Jesús, en su condición de Maestro por excelencia, adoptó una actitud por demás innovadora, en lo atinente al aprendizaje y a los métodos y procedimientos de enseñanza, la cual le hacía posible la edificación. Dejó de lado la verbosidad del formalismo de la memorización, de la lección ex-catedra, demostrando su preocupación por la asimilación activa del contenido, con un aprendizaje verdaderamente significativo.

El mundo de regeneración es un mundo de nivel vibratorio más elevado. En Palabras de Vida Eterna, cap. 16, Emmanuel, mediante la psicografía de Chico Xavier, enseña: Metamorfosis esencial para nosotros, será siempre aquella que llegue a lo profundo del alma. Esto equivale a decir que para renovarnos, en verdad, según el modelo del Cristo es necesario, por encima de todo, sentir según los moldes del Cristo, para pensar, observar, escuchar y obrar con acierto, en la realización de la tarea que el Cristo nos ha confiado.

Para pensar el espiritismo y pensar como espírita es fundamental estudiar, comparar, profundizar y, además, expandir la conciencia. A través de otros pasajes de El Evangelio según el Espiritismo (Cap. XX, ítem 5) y del libro Fuente Viva (Emmanuel/Chico Xavier), Suely se propuso motivar al público a la transformación íntima, asumiendo cada uno sus propias responsabilidades, ubicándose al servicio del prójimo, destacando que Dios está en nosotros, tanto como nosotros estamos en Dios.

La educación familiar, los ejemplos y las vivencias en el hogar tendrán reflejos en la vida de relación fuera del hogar. La oración, manifestó la inspirada conferencista, es nuestro escudo de defensa. Destacó el ítem 4 del cap. XX de El Evangelio según el Espiritismo, que enfoca la misión de los espíritas: ¡Marcha, pues, hacia adelante, falange imponente por tu fe! Los numerosos batallones de los incrédulos se dispersarán ante ti, como la bruma de la mañana ante los primeros rayos del sol naciente. (...) ¡Que vuestra falange se arme con decisión y valor!

De este modo, la lúcida escritora y médium concluyó su actividad, y recibió abundantes aplausos del público, que estuvo compuesto por alrededor de 250 personas, que se pusieron de pie, en reconocimiento a Suely por su trabajo. Con posterioridad, la Comisión Directiva del Instituto Espírita Dias da Cruz, ofreció un lunch, favoreciendo la confraternización, y le entregó una tarjeta a modo de reconocimiento, gratitud y felicitaciones.

 

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 Programações do  C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Boa noite!

 

Segue o informativo de 09/09 á 13/09

 



 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

*************************

 

Boa noite!!

 

Não perca!!!

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

 

(Informação receida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

 42º. Mês de Kardec- outubro/2016

Franca, SP

 

Mês de Kardec, USE Intermunicipal de Franca, SP, Divulgação

 



Saiba mais sobre os oradores do mês de Kardec:

 

Antônio César Perri de Carvalho é professor universitário aposentado da UNESP; educador, conhecido dirigente espírita, palestrante, escritor e presidiu até recentemente a Federação Espírita Brasileira (FEB) e que chegou a dirigir a União das Sociedades Espíritas (USE) do Estado de São Paulo. Secretário Geral do Conselho Federativo Nacional (CFN) da FEB e membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional (CEI). É autor e coautor de diversas obras editadas pela USE e pela Federação Espírita Brasileira e lançará em Franca o livro “Epístolas de Paulo à Luz do Espiritismo”. O livro Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo destaca as recomendações morais do Apóstolo, procurando-se captar a essência das mesmas, com abordagens simples, objetivas e fundamentadas nas obras de Allan Kardec e do Espírito Emmanuel em obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier.

 

Cia. Amigos da Luz. É possível tratar de espiritismo com humor, em poucos minutos, sem desviar-se da profundidade que o tema exige? Essa é a proposta do Canal Amigos da Luz (https://www.youtube.com/user/CiaAmigosDaLuz/about) (www.amigosdaluz.com). A Cia. Amigos da Luz é uma companhia de teatro carioca, que já leva pros palcos a ideia da comédia como instrumento a serviço da divulgação de mensagens edificantes.

 

Cosme Massi é educador, filósofo, palestrante e escritor, conhecido por ser um grande estudioso da ciência e filosofia espíritas baseadas nas obras de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IPEAK – Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec (http://ipeak.net/site/index.php), que disponibiliza todos os livros de Allan Kardec, em português e francês; Clube Kardec (www.clubekardec.com.br), um site onde Cosme Massi, através de videoaulas, explica o pensamento e a obra de Kardec; e da Editora Nobiltà, que comercializa os livros e DVDs do prof. Cosme Massi e de autores que pesquisam os princípios fundamentais do Espiritismo. Cosme Massi é autor de materiais e tecnologias educacionais de nível superior. E de publicações Espíritas e do Livro: A Estrutura didática do Livro dos Espíritas.

 

Felipe Salomão é formado em Ciências Sociais pela Faculdade Pestalozzi de Ciências, Educação e Tecnologia, atualmente denominada UNIFRAN. Funcionário aposentado do Banco do Brasil. Atualmente é presidente do Templo Espírita Vicente de Paulo e 2º secretário do Instituto de Divulgação Espírita de Franca (IDEFRAN). Escreve coluna semanal no jornal “O Comércio de Franca”, abordando temas da atualidade sob a luz da Doutrina Espírita.

 

Junior Silva é cantor romântico. Canta clássicos da MPB e música internacional. Ex-integrante da Dupla 2 e 1, grupo musical baiano onde tinha como base interpretação de músicas internacionais. Em 4 anos de carreira com o grupo, participou de vários eventos espíritas, em Salvador, e Simões Filho, além dos eventos do Movimento Você e a Paz do médium e amigo Divaldo Franco desde 2011. Lançou 4 Cds independentes, com boa repercussão em várias rádios web do Brasil, da América do Sul, México e Canadá. Agora cantando com o seu filho, Lucas, lançou seu primeiro CD onde reúne suas maiores interpretações. Sendo também compositor.

 

Leleco (Sidirlei Ferreira) é colaborador da Doutrina Espírita com a mediunidade e na divulgação como cantor e compositor. Vice-presidente da Associação Chico Xavier para divulgação espírita e dirigente no Centro Espírita Luz Divina (Bauru-SP). Gravou 6 CDs em que 5 se juntaram numa coletânea em MP3, no projeto “Aprendendo a amar cantando”. E o lançamento “Tributo a Chico Xavier”.

 

Marcos Faleiros é Diretor do Instituto de Divulgação Espírita de Franca (IDEFRAN) e do Templo Espírita Vicente de Paulo. Participa das atividades doutrinárias do Educandário Pestalozzi e muito atuante no Movimento Espírita francano. Poeta, tem se apresentado nas tertúlias da Semana do Livro Espírita e Mês de Kardec.

 

Orson Peter Carrara é aposentado e consultor editorial, integrando o Conselho do IDE-Instituto de Difusão Espírita de Araras-SP. É escritor com 17 livros publicados e palestrante espírita. Articulista de vários jornais, revistas e sites, sendo colaborador do Jornal A Nova Era, de Franca-SP. Seu trabalho está disponível no blog: orsonpetercarrara.blogspot.com. Tem participado de eventos espíritas em vários Estados do país. Preside o Instituto Cairbar Schutel, entidade virtual responsável pela edição do jornal Tribuna do Espiritismo.

 

Rodolfo Moraes Silva é Médico Clínico e plantonista do Hospital Regional de Franca, Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca e São Joaquim Hospital e Maternidade – Unimed Franca. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Clinica da dor e cuidados paliativos. Coordenador Nacional do comitê de dor oncológica da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor-SBED. Articulista, orador e Presidente da Associação Médica Espírita da cidade de Franca. Professor tutor no curso de Medicina da Universidade de Franca – UNIFRAN.

 

Rogério Barbosa de Castro é formado em Direito pela UNESP/Franca; advogado com especializações em Direito Criminal, Empresarial e Tributário; conselheiro da Associação Jurídico-Espírita de São Paulo AJE-SP e Diretor Financeiro da Associação Jurídico-Espírita do Brasil AJE-BR.

 

Sônia Lúcia da Silva Rodrigues é evangelizadora e oradora. Pedagoga, Supervisora de Ensino da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo e Professora de História da Secretaria Municipal de Educação de Franca. Já atuou na APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). No meio espírita atua no NECE (Núcleo de Estudos e Convivência Espírita) Dr. Ismael Alonso Y Alonso, da cidade de Franca-SP.

 

Vera Márcia Silva, a Verinha (como é conhecida no Movimento Espírita) é Professora e Orientadora Educacional. Integrante do Centro Espírita Meimei, Vila Santa Terezinha, onde atua como oradora, evangelizadora infantil e coordenadora do Departamento de Assuntos da Mediunidade.

 

-- 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca


(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

 

Uma nova edição da Resenha Espírita on line

Acesse nos links abaixo

 

 

 

https://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_135

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-135

http://www.4shared.com/web/preview/pdf/C2STsyBxba?

https://pt.scribd.com/document/323248080/Resenha-Espirita-on-Line-135

 

 

 

 

 Agenda de palestras do C.E. João Batista

Guararapes, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

 Palestra no C.E. Paiva Júnior

Cordeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 Informações do 8º. Congresso Espírita Mundial

Lisboa, Portugal

 

Leia aqui:

http://us11.campaign-archive1.com/?u=42a7d7cbdd3f48669bc4de1c3&id=e8d0cbe9a0&e=e1ba956272

 

falta apenas 1 mês ... 

setembro 2016 

 

   Companheiro e Amigo,
 

O 8º Congresso Espírita Mundial está à distância de apenas 30 dias!
Seremos cerca de 2000 encarnados, provenientes de 35 países para celebrarmos a  oportunidade de nos conhecermos e partilharmos o que temos de melhor
em nosso íntimo. O tema do 8º Congresso Espírita Mundial não poderia ser mais adequado: Em Defesa da Vida!

Infelizmente, por limitações que as regras de segurança nos impõem, não poderemos aceitar mais inscrições... lamentamos que alguns, que desejavam estar
presentes,  não tenham tido oportunidade de se inscreverem em tempo. Ainda assim, certamente, poderão reunir-se a nós em vibrações de amor e paz,
naqueles dias.
O Programa, assim como outras informações úteis, estão disponíveis no website e no facebook do 8º CEM - consulte!
O nosso trabalho e dedicação, ao longo de mais de dois anos, teve como objetivo essencial poder servi-lo de forma organizada e sem contratempos.
Pedimos-lhe, a si, que traga consigo o seu sorriso, a sua melhor disposição e se junte a nós para, em conjunto, transformarmos este encontro de corações
amigos  em momentos especiais de convívio e de permuta de emoções, de sentimentos e de pensamentos positivos que, de Lisboa, faremos extensivos
a todo o mundo ...

Fomos todos convidados!
Eu vou!


Vitor Mora Féria  
Coordenador Geral

 

 

 

9º. Entremediuns 2016 – Noroeste Paulista

Votuporanga, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Concerto Beneficente no Teatro São Pedro

São Paulo, SP

 

Prezados amigos,

 

Chegaram os convites para o concerto beneficente que está sendo promovido pelo Rotary Clube Sul de São Paulo e a Fundação Porta Aberta (FPA), que acontecerá no dia 13 de setembro de 2016, às 20h, no Theatro São Pedro (Rua Dr. Albuquerque Lins, 207, Campos Elíseos, São Paulo).

 

Juntamente com os demais companheiros, colaboradores da FPA, e também os  rotários, estamos empenhados na venda de convites, pois toda a arrecadação será destinada ao patrocínio de uma Oficina de Panificação para a nossa Fundação Porta Aberta, que apoia o tratamento de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas.

 

Como bem sabemos, a dependência química é uma enfermidade que atinge pessoas de todas as classes sociais, homens e mulheres, indistintamente.

 

A Fundação Porta Aberta dedica-se à qualificação profissional e reinserção social de pessoas que passam ou já passaram pelo tratamento de desintoxicação e necessitam de apoio para retomar o comando de suas vidas, sendo um de seus pilares, a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

 

Ficaremos imensamente agradecidos se tivermos a honra da sua presença. Além disso, caso possa divulgar o evento entre seus amigos e parentes, esclareçam que se trata de um evento cultural de alto nível, além de uma excelente oportunidade para apoiarem um projeto sério, tocado por pessoas idôneas, com um propósito inquestionável.

 

No convite anexo (pdf) seguem informações sobre o Concerto Beneficente:

Construindo um Modo de Vida!

 

Orquestra Instituto GPA (regente Daniel Misiuk) e

Coral A Tempo (regente Walter Chamun).

 

Imensamente agradecida por sua atenção e pela divulgação que puder dar a este pedido, pois da venda desses convites dependerá muito o avanço do trabalho da Fundação Porta Aberta (FPA).

 

Os amigos de Santos que se interessarem por adquirir o convite, ou apenas por ajudar a vender, podem entrar em contato com a Bete, nossa Conselheira Fiscal.

Em São Paulo, vários de nós temos convites à venda.

 

Grande abraço.

 

Jacira

 

 

Teatro São Pedro. São Paulo, Brasil. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

26º. Feirão Beneficente pró Mansão do Caminho

Rio  de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de  Helena Alves [[email protected]])

 

 

XXIII Fórum Espírita Nacional

Leiria, Portugal

 

 

(Informações recebidas em email de Isabel Saraiva [[email protected]])

 

 

 

15º. Encontro Espírita Nacional

Amsterdã, Holanda

 

Queridos amigos,

 

É com grande alegria que o Conselho Espírita Holandês lhes convida a participar do nosso 15o Encontro Espírita Nacional.

 

Nesse ano teremos a honra de receber o senhor Godinho - atual presidente da Federação Espírita Brasileira. Ele trabalhará o tema - A Vivencia da Caridade - numa palestra pela manhã e uma dinâmica no período da tarde.

 

Como sempre procuramos trazer temas atuais, que nos ofereça mais ferramentas para melhor viver e conviver no mundo e momento/contexto em que estamos inseridos. Temas para toda a família e para todos aqueles que procuram se desenvolver e melhorar como seres humanos.

 

Portanto, venham participar conosco nesse momento único de luz e aprendizado. Tragam os familiares, amigos e aqueles interessados. E, divulguem essa oportunidade. Em paralelo teremos também atividades para crianças e jovens de 5 a 18 anos trabalhando o mesmo tema dos adultos.

 

Para mais informações vejam os folders em anexo ou visite o nosso site www.nrsp.nl para informações e inscrições.

 

Aguardamos vocês!

 

Abraços fraternos,

Equipe NRSP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de  Nederlandse Raad v Spiritisme [[email protected]])

 

 

 

 

 Encontro Paulista de Atendimento Espiritual no Centro Espírita.   São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de  Mauro Santos [[email protected]])

 

 

 

9o. Congresso Alemao de Medicina da Alma da AME-Internacional. Bad Honnef, Alemanha.

 

 

 

(Informação recebida em email de Fernanda Marinho-Göbel)

 

 

 

Evento importante

 

Inscreva-se para o 17º. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

arte_destaque-Portal-1038x324.jpg

 

Um Congresso para você e sua família!

 

Participar deste 17º Congresso Estadual de Espiritismo, na bela estância turística de Atibaia, é uma experiência duplamente agradável. Além de abastecer-se de conhecimentos e cultura espírita, o congressista poderá desfrutar também de lindo passeio com toda a família.

 

 

A Comissão Organizadora optou por fechar “um hotel inteiro” para os congressistas, permitindo que não só os casais, mas também os filhos pudessem desfrutar desses momentos. Por isso, firmou parceria com o Tauá Hotel Atibaia, um dos mais requisitados da região no chamado Turismo de Negócios.

 

Além da ampla infraestrutura para eventos, o Tauá Hotel pode hospedar até quatro pessoas adultas por apartamento. Além disso, dispõe de Monitores para acompanhar e divertir a criançada nos vários espaços lúdicos do hotel, que conta, inclusive, com brinquedoteca e piscina aquecida.

 

 

 

Ao fazer sua reserva, o congressista estará, automaticamente, garantindo sua inscrição e as diárias dos três dias do evento, com café da manhã, almoço e jantar. Os valores totais, por pessoa, estão fixados em R$ 870, para apartamento duplo ou triplo, e R$ 1.500 para apartamento single. Crianças até seis anos de idade estão isentas de pagamento!

 

 

O pagamento poderá ser parcelado em até sete vezes (a partir de 30/06/2016), via PagSeguro, depósito em conta, cartão de crédito ou débito e ainda em cheques pré-datados nominais à USE. Acesse www.usesp.org.br/congresso ou escreva para [email protected]. Telss (11) 2950-6554 e 3564-6536.

Assessoria de Imprensa/DECOM-USE    

Rubens Toledo – MTb 13776.

Tel. 11 2950-6554 – 19 3837-2035

Celular 19 9 9705-9059.

E-mail [email protected]

Imagens em alta podem ser baixadas no site www.usesp.org.br/congresso

 

(Informação recebida em email de RUBENS TOLEDO [[email protected]])

Coreto “Silvio Caldas”  na Praça Aprigio de Toledo. Atibaia, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Encontro Estadual de Atendimento Espiritual no

Centro Espirita. São Paulo, SP

 

Prezados Companheiros de Ideal,

No próximo dia 24/09/2016, a nossa USE – União das Sociedades Espiritas do Estado de São Paulo, através do seu Departamento Estadual de AECE, irá realizar o Encontro Estadual de Atendimento Espiritual no Centro Espirita. Serão abordadas questões a respeito do Atendimento Fraterno; Exposição de Temas Doutrinários; Recepção na Casa Espirita e Evangelho no Lar e no Coração.
  
As Expositoras convidadas são a Sra. Maria Euny Masotti (DF) – Assessora da Área nas Comissões Regionais do CFN da Federação Espirita Brasileira. E Helena Bertoldo da Silva (RS) – Coordenadora da Comissão Regional Sul, do CFN da FEB.

Aos interessados, solicitamos realizarem a inscrição com a máxima urgência pois as vagas são limitadas (apenas 100) em virtude do Espaço disponível na sede da USE, bem como para melhor aproveitamento das oficinas previstas. Informamos também que embora seja um Encontro Paulista, já temos inscrições confirmadas dos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul e os interessados do Interior ou outros Estados poderão hospedar-se no  seguinte hotel que fica apenas a 400 metros da Sede da USE: Brasília Santana Gold Flat – R. Dr. Olavo Egídio, 170 – Santana – Single -  R$ 220,00 – Duplo R$ 250,00 – Tel. 2972-6311 – E-mail [email protected]. – Com café da manhã e sem taxa de estacionamento (indicação apenas orientativa, fora da responsabilidade da organização do evento). Há também outras opções de hotel nas proximidades e os valores podem serem consultados no site do booking 

Segue o cartaz de divulgação.


Fraternalmente,
Mauro A. Santos
Diretor da Área de Atendimento Espiritual no Centro Espirita – USE

 

 

(Informação recebida em email de  Mário [[email protected]])

 

 

43ª. Semana Espírita de

Guarulhos e região

 

 

(Informação recebida em emails de Claudio Palermo - RBN [[email protected]] e  de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

18ª. Semana Espírita de

Diadema, SP

 

panfleto_21x15_frente.png

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

 23º. Encontro de Mocidades Espíritas do

C.E. Humberto de Campos. Votuporanga, SP

 

 

23º Encontro Regional de Mocidades Espíritas do Centro Espírita “Humberto de Campos”, Votuporanga/SP

 

A MEHC - Mocidade Espírita "Humberto de Campos", de Votuporanga/SP, promoverá nos próximos dias 17 e 18 de setembro o seu 23º EncontroRegional de Mocidades Espíritas.

 

No Dia 17 (Sábado) a programação terá inicio às 20 horas, com apresentação, pela Mocidade Espírita "Humberto de Campos", da peça teatral "Paulo e Estevão", com base no livro do mesmo nome, de autoria de Emmanuel/Chico Xavier, em seguida será servido um lanche.

 

Dia 18 (Domingo), às 8h30 horas estará à disposição dos presentes um café da manhã. Às 9h horas, teremos abertura Musical e às 9h30, palestra a cargo do Dr. Luiz Carlos Barros Costa, versando sobre o mesmo tema.

Às 12h, encerramento do Encontro com um almoço fraternal ao público presente.

 

Não haverá cobrança de taxa. Programação completa e inscrições: www.mehc.com.br

 

Contato para maiores informações [email protected] ou WhatsApp (17) 98111-5225

O convite é extensivo a todos os interessados. ​​

 

--

Marcelo Cuin  |  twitter: @marcelocuin
[email protected]

facebook.com/marcelocuin

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Marcelo Cuin [[email protected]])

 

 

 

 

Cinco preciosidades

 

 

 

Na Sua infinita bondade, Deus providenciou que nosso corpo fosse feito maravilhosamente, com sentidos que nos ajudam a perceber Suas obras e ter prazer com elas.

Se estamos ouvindo esta mensagem, é porque somos dotados do sentido da audição.

Graças a essa preciosidade, podemos notar as nuances de tom de voz de uma pessoa querida, o sussurro do vento entre as árvores, o farfalhar das folhas caídas, roçando o chão, a risada gostosa de uma criancinha.

E quantas emoções nos são propiciadas graças à audição? A doçura da canção de ninar, o encanto de uma sinfonia, a cadência ritmada dos versos de um poema, uma declaração de amor.

Mas Deus, que nos criou no íntimo de nosso ser e nos teceu no ventre de nossa mãe, nos brindou ainda com o sentido da visão.

É Ele  que nos proporciona momentos agradáveis de contemplação da natureza.

Graças à visão, nos extasiamos com as bochechas coradas de uma criança feliz; com a chuva caindo sobre os campos; o vermelho, dourado e violeta do pôr do sol; a escala de cores do arco-íris.

Tudo graças ao olho humano, que é capaz de distinguir mais de trezentas mil cores!

Artefato inimaginável, próprio de um Deus infinito em Seus atributos.

Um Deus que se esmerou ainda mais e nos deu o olfato, que nos permite distinguir uns dez mil odores: o aroma da nossa comida favorita; o delicado perfume da violeta, que se distingue do jasmim, do cravo, da sutileza da camélia, da exuberância da lavanda.

Quem já não se extasiou com o cheiro da terra molhada pelas primeiras gotículas da chuva?

E que se dizer, então, do tato? Esse sentido que nos permite sentir a brisa suave no rosto, o abraço caloroso de quem amamos...

O tato que nos permite sentir o aveludado pelo do gato manhoso, que se espreguiça na tarde quente. Também a aspereza da lixa e a suavidade de uma fruta.

E basta que demos uma mordida numa fruta para que entre em ação o paladar. Nossa boca é inundada por uma mistura de sabores sutis, à medida que as papilas gustativas captam a sua complexa composição química.

De fato, temos motivos de sobra para exclamar com o salmista: Quão abundante é a tua bondade, ó Deus!

*   *   *

É bom que pensemos a respeito dessas preciosidades que são os nossos cinco sentidos para que os utilizemos de forma mais plena.

Portanto, que nossos olhos saibam descobrir a beleza, o encanto da manhã que se lança, luminosa, espancando a noite.

Que nossos ouvidos se aprimorem na captação dos sons mais delicados, descobrindo a gota que cai, devagar, escorrendo da nuvem preguiçosa, o canto longínquo de alguém saudoso...

Que nosso olfato se detenha na descoberta de aromas sempre novos que a natureza oferece.

Que nosso tato se aprimore no abraço, na carícia, no aperto de mão espontâneo e fraterno.

E, quando estivermos à mesa, sentindo o sabor que nos causa prazer, lembremos de Deus e aprendamos a louvá-lo enquanto nos deliciamos com a pizza, o cachorro-quente, o sanduíche predileto, o sorvete, o arroz com feijão.

Aprendamos a agradecer ao Pai por nos ter oferecido, para nosso prazer na Terra essas cinco gemas preciosas.

Pensemos nisso hoje, amanhã e sempre.

Redação do Momento Espírita, com
citação do Salmo 31, versículo 19.
Em 8.9.2016.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

 

Painel alusivo ao olfato. Estação de Metrô Saldanha, Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Homenagem

 

Eugène Osty

 

 

O GRANDE PESQUISADOR FRANCÊS DOS FENÔMENOS ESPÍRITAS

(1874 - 1938)

O pesquisador Eugène Osty teve como material de pesquisa o médium Jean Guzik ver LINK

Foi médico neurologista de fama internacional.

Vice-Presidente Honorário da Nacional Harry Laboratório de Pesquisas Psíquicas e Fundador e Diretor do IMI (Instituto de Metapsíquica Internacional) entre os anos de 1924-1938, sendo que atualmente ainda existente este Instituto em Paris. E foi o mais destacado pesquisador Psíquico da França de sua época.

Eugène Osty começou o seu interesse pela paranormalidade em 1909 quando uma cartomante lhe deu uma leitura incrivelmente precisa. No ano seguinte ele começou a sua investigação sobre o que ele chamou “Metapsiquica” e resumiu as suas pesquisas em 1913 na sua obra Lucidité et Intuition (Lucidez e Intuição). Em seu retorno da guerra, Gustave Geley convidou a participar do Comitê Gestor do IMI aonde colaborou ativamente com outros pesquisadores espíritas, incluindo o ilustre fisiologista Charles Richet e o astrônomo Camille Flammarion.

Com a morte de Gustave Geley que era seu amigo, Charles Richet lhe pediu para suceder como Diretor do IMI. Osty assim permanecerá até sua morte em 1938.

Eugène Osty abandonou a sua carreira como médico, para se dedicar inteiramente ao IMI e ao estudo da psicologia aonde ele organiza e supervisiona as experiências, especialmente com Jean Guzik, em seguida, com o médium austríaco Rudi Schneider. Além disso, ele estabeleceu durante os anos de sessões espíritas com o médium Pascal Joan Fortuny Laplace.

Em seus trabalhos de pesquisas no campo experimental da fenomenologia espírita, ele declarou, em sua obra "La Connaissance Supranormale", o seguinte:

"Impõe-se a evidência de que estamos diante de um foco dínamo-psíquico, donde emanam manifestações de ilimitado poder. Além do consciente, encontra-se a propriedade de transformar a matéria viva, de torná-la amorfa, de exteriorizá-la e de fazer dela novas formas vivas. Além do consciente, encontra-se a propriedade de perceber o imperceptível, de conhecer o ignorado.

Desconhecem-se, ainda, limitadamente, no fundo do ser humano, os atributos de que os filósofos ornaram o conceito divino - potência criadora, fora do tempo e do espaço. E ninguém está autorizado a presumir o que a investigação precisa, metódica, progressiva, poderá ainda descobrir."

Como se vê, o Dr. Osty foi um dos que mais se preocuparam com a pesquisa dos fenômenos espíritas abordando-os sob o aspecto puramente científico.

Publicações de Eugène Osty: Lucidité et Intuition (1913), Le Sens de la Vie humaine (1919), La Connaissance supranormale (1925), Les Pouvoirs Inconnus de l’Esprit sur la Matière (1932).

Fontes: ABC do Espiritismo de Victor Ribas Carneiro

             

(Texto Copiado do site http://www.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/Eugene%20Osty/Eug%C3%A8ne%20Osty.htm

Jean Guzik

Imagem/fonte: http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Jean%20Guzik/Jean%20Guzik.htm

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]