Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 28de setembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/28-09-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/28-09-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/27-09-2016.htm

26-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/26-09-2016.htm

24-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/24-09-2016.htm

23-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/23-09-2016.htm

22-09-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/22-09-2016.htm

 

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

As  asas  da libertação

 

“(...) Se desejas permanecer em paz integral, consolidando as conquistas espirituais, renuncia e esquece todo o mal.

A renúncia ensinar-te-á a libertação das coisas e das conjunturas afligentes, e o esquecimento de qualquer mal ser-te-á o piloti para a libertação plena.”

 

(Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco – livro,  Otimismo, 12ª   ed. - p. 63 -editora, LEAL)

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

Las  alas  de  la liberación

 

...Si deseas permanecer en paz integral, para consolidar las conquistas espirituales, renuncia y olvídate de todo el mal.

 

La renuncia te enseñará a liberarte de las cosas y de las circunstancias aflictivas, y el olvido de todo mal será el fundamento para la liberación plena.

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Optimismo - Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 Dante encontra  Beatriz (centro)  na Ponte Santa Trinita, sobre o rio Arno  em Florença. Óleo sobre tela de Henry Holiday.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatrice_Portinari#/media/File:Henry_Holiday_-_Dante_meets_Beatrice.jpg

 

 

 

A verdadeira honestidade

 

 

                                                                       Richard Simonetti

                                                                            [email protected]  

 

            José Brê faleceu em 1840. Dois anos depois, numa reunião mediúnica, em Bordéus, foi evocado por sua neta, em manifestação registrada no livro O Céu e o Inferno, de Allan Kardec. O diálogo entre ambos é um repositório marcante de ensinamentos que merecem nossa reflexão.

            – Caro avô, o senhor pode dizer-me como vos encontrais no mundo dos Espíritos e dar-me quaisquer pormenores úteis ao meu progresso?

            – Tudo o que quiser, querida filha. Eu expio a minha descrença, porém grande é a bondade de Deus, que atende às circunstâncias. Sofro, mas não como poderias imaginar. É o desgosto de não ter melhor aproveitado o tempo aí na Terra.

            – Como não o empregou? Pois o senhor não viveu sempre honestamente?

            – Sim, no juízo dos homens; mas há um abismo entre a honestidade perante os homens e a honestidade perante Deus.

             O Espírito coloca o dedo na ferida, porquanto o grande problema no estágio em que nos encontramos é harmonizar a honestidade perante os homens com a honestidade perante Deus.

            O rico empresário que explora seus funcionários, pagando-lhes salário irrisório para ampliar os lucros. O investidor que se vangloria de ter comprado imóvel por fração de seu valor, porque o proprietário estava com a corda no pescoço. O funcionário que aciona a empresa de onde foi demitido, reivindicando benefícios imerecidos; O médico que mantém o paciente terminal numa UTI, prolongando sua agonia para engordar sua remuneração. O governante que, para conquistar adesões, nomeia para cargos de confiança pessoas sem qualificação profissional…

            Atuam todos estritamente dentro das leis humanas, mas infringem leis divinas, enquadrados em hipocrisia, um dos delitos mais veementemente condenados por Jesus. Diz o Espírito:

            Não é difícil ter epitáfio de honestidade perante os homens, pagando as contas em dia, não emitindo cheque sem fundos, não tendo o nome sujo na praça...

            José Brê explica o que é não transgredir as leis divinas:

            Honesto aos olhos de Deus será aquele que, possuído de abnegação e amor, consagre a existência ao bem, ao progresso dos semelhantes.

            Aquele que, animado de um zelo sem limites, for ativo no cumprimento dos deveres materiais, ensinando e exemplificando aos outros o amor ao trabalho. Ativo nas boas ações sem esquecer a condição do servo ao qual o Senhor pedirá contas um dia do emprego do seu tempo. Ativo finalmente na prática do amor de Deus e do próximo.

            Assim, o homem honesto, perante Deus, deve evitar cuidadosamente as palavras mordazes, veneno escondido nas flores, que destrói reputações e acabrunha o homem, muitas vezes cobrindo-o de ridículo.

            O homem honesto, segundo Deus, deve ter sempre cerrado o coração a quaisquer germes de orgulho, de inveja, de ambição.

            Deve ser paciente e benévolo para com aqueles que o agredirem. Deve perdoar do fundo d’alma, sem esforços e sobretudo sem ostentação, a quem quer que o ofenda.

– Estou perdido! – espantava-se um amigo, após a leitura desse trecho da comunicação – Acabo de descobrir que sou extremamente desonesto no contexto das leis divinas.

Forçoso reconhecer, entretanto, que raros podem dizer que cumprem integralmente preceitos dessa natureza e, sobretudo, a regra áurea de Jesus, no exercício do amor.

José Brê tinha a seu favor o fato de desconhecer a vida espiritual, o que nos espera na grande transição, e o que é, legitimamente, ser honesto aos olhos de Deus.

Dessa vantagem não desfrutamos nós, espíritas, não desfrutará você, caro leitor, após ler essa mensagem tão significativa que anula para nós o benefício da ignorância.

                       

                                               ***

 

Excerto de meu livro Morte, o que nos espera, que será lançado em sessões de autógrafos nos dias 3 e 5 de outubro, às 20 horas, 6 de outubro, às 15 horas, e 9 de outubro, às 9 horas, no Centro Espírita Amor e Caridade, à Rua 7 de Setembro, 8-30, Bauru SP.

 

Monumento em bronze retratando o encontro de Alexandre, O Grande e Diógenes.

Corinto, Grécia. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alexander_Th_Great_and_Diogenes.jpg

 

 

 

 

Registro. Divaldo Franco no XXVI Feirão pró

Mansão do Caminho . Rio de Janeiro, RJ

 

 

25 de setembro de 2016

 

Solidariedade, confraternização, encontros, reencontros, e muita alegria. Assim foi XXVI FEIRÃO PRÓ-MANSÃO DO CAMINHO, realizado no Museu Militar Conde de Linhares (Avenida Pedro II, 383, São Cristóvão, Rio de Janeiro), neste domingo dia 25 de setembro, no horário de 09 às 17:30 horas. Com um público aproximado de 1000 pessoas, o evento promovido há 26 anos pelo Grupo Espirita Caminho da Esperança (GECE) - Rua Aristides Lobo, 51 - Rio Comprido, Rio de Janeiro -, começou com uma caminhada de agradecimento feita por Divaldo Pereira Franco, de baixo de uma garoa que se transformou em chuva, visitando cada uma das barracas, distribuindo uma pequena lembrança.

Esta edição contou com a participação de Instituições do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Comendador Levy Gasparian, Rio Bonito (todas do Estado do Rio de Janeiro), São Paulo, Mogi das Cruzes, Fernandópolis, Buritama (do Estado de São Paulo), Santos Dumont e Leopoldina (de Minas Gerais), Salvador e Itabuna (Bahia), Santa Cruz do Capibaribe (de Pernambuco), Curitiba-PR e Porto Alegre-RS, além de barracas da Flórida, Massachusetts, Nova York (dos Estados Unidos da América).
Após visitar os expositores, num total de cinquenta e quatro, Divaldo Franco proferiu um minisseminário sobre o tema "A Felicidade é Possível", com presença de um público em torno de 700 pessoas.
Divaldo começou por perguntar: Será possível ser feliz? O que é a felicidade afinal? Buscou mostrar que a felicidade é algo que está dentro de cada um. A felicidade consiste na busca da plenitude, apesar dos percalços e desencantos com que o indivíduo se depara ao longo de sua vida. É preciso a vontade de ser feliz, buscando erradicar todos os sentimentos de tristeza, de apatia, tornando-se alegre e desta forma contagiar todos à sua volta.

Citando Joanna de Ângelis, além de grandes pensadores e estudiosos, como Gregg Eaterbrook, Ed Diener, Dan Gilbert, Dra. Susan Andrews, psicóloga pela Universidade Harvard, Divaldo Franco discorreu sobre as cinco ilusões a respeito da felicidade: a riqueza, a juventude, o sucesso, o prazer, e a felicidade condicional, ou a expectativa de viver a felicidade.
Uma das razões pela qual ter mais não significa ser mais feliz fica por conta daquilo que os sociólogos chamam de "ansiedade de referência" - a tendência que temos de nos comparar com os outros. Nos sentimos contentes em possuir algo, desde que nossos vizinhos ou famílias não a tenham o mesmo ou melhor, escreveu Easterbook em "Paradoxo do Progresso".
Na verdade, os idosos costumam ser mais felizes do que os jovens. De acordo com a pesquisa realizada no Reino Unido, para muitas pessoas o pior período da vida é por volta dos 40 anos. Depois dessa fase, o nível de felicidade da maioria das pessoas aumenta, especialmente após os 50 anos, lemos em "A Ciência de Ser Feliz", de Susan Andrews.
Há uma terrível preocupação para ser visto, fotografado, comentado, vendendo saúde, felicidade, mesmo que fictícia. A conquista desse triunfo e a falta dele produzem solidão, menciona Joanna de Ângelis em O Homem Integral.

Costumamos nos adaptar facilmente, e "coisas maravilhosas são especialmente maravilhosas na primeira vez em que acontecem, mas sua fascinação se dissipa com a repetição, disse Dan Gilbert.
Para muitos ser feliz e quando perde alguns quilos. Quando se casam. Quando têm filhos. Quando se aposentam. Quando terem netos...
A felicidade não é a riqueza, embora a riqueza possa gerar momentos de bem-estar; ser feliz é preocupar-se em ser melhor, e não em possuir muito; a felicidade real é sentir-se pleno consigo e com as circunstâncias da vida; e, a felicidade é desenvolver-se o bom hábito de tratar com fraternidade a todos.
A felicidade e as realizações pessoais decorrem de atitudes corretas, não deixando que a vida não tenha utilidade para você e para os outros. Dê o melhor de si e seja sempre bom. A verdadeira felicidade e dar-se mais. Busque a felicidade e seja feliz, mesmo sem motivo algum.
À tarde, concedeu entrevista ao repórter Pedro Figueiredo da Rede Globo de Televisão, cujo conteúdo foi veiculado no Bom Dia Rio e RJTV do dia seguinte e em seguida inciou a sessão de autógrafos.
Com uma palestra final proferida da sacada do museu com todo o público o assistindo, Divaldo Franco, O Paulo de Tarso de Nossos Dias, encerrou sua temporada de palestras, 2016, no Rio de Janeiro.

 

                Fotos e texto: Luismar Ornelas de Lima

 

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehleck)

 

 

Espanhol

 

 

 

DIVALDO FRANCO - XXVI GRAN FERIA PRO-MANSIÓN DEL CAMINO

25 de septiembre de 2016.

 

 

    Solidaridad, confraternización, encuentros, reencuentros y mucha alegría.

Así transcurrió la XXVI GRAN FERIA PRO-MANSIÓN DEL CAMINO, realizada en el Museo Militar Conde de Linhares (Avenida Pedro II, 383, São Cristóvão, Rio de Janeiro), el domingo último, día 25 de septiembre, en el horario de 09 a 17:30 horas. Con un público aproximado de 1000 personas, el acto promovido hace 26 años por el Grupo Espírita Caminho da Esperança (GECE) -Rua Aristides Lobo, 51 - Rio Comprido, Rio de Janeiro-, comenzó con una caminata de agradecimiento realizada por DIVALDO PEREIRA FRANCO, debajo de una garúa que se transformó en lluvia, para visitar cada una de las barracas y distribuir un pequeño recuerdo.

    Esta edición contó con la participación de Instituciones de Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Comendador Levy Gasparian, Rio Bonito (todas del Estado de Rio de Janeiro), San Pablo, Mogi das Cruzes, Fernandópolis, Buritama (del Estado de San Pablo), Santos Dumont y Leopoldina (de Minas Gerais), Salvador e Itabuna (Bahia), Santa Cruz do Capibaribe (de Pernambuco), Curitiba-Paraná y Porto Alegre - Rio Grande do Sul, además de barracas de Florida, Massachusetts, Nueva York (de los Estados Unidos de Norteamérica - USA).

 

    Después de visitar a los expositores -un total de cincuenta y cuatro-, Divaldo Franco pronunció un miniseminario sobre el tema LA FELICIDAD ES POSIBLE, con la presencia de un público aproximado de 700 personas.
    Divaldo comenzó preguntando: ¿Será posible ser feliz? ¿Qué es la felicidad al fin? Trató de mostrar que la felicidad es algo que está dentro de cada uno. La felicidad consiste en la búsqueda de la plenitud, a pesar de las dificultades y las decepciones con las que el individuo se encuentra a lo largo de su vida. Es necesaria la voluntad de ser feliz, buscando eliminar todos los sentimientos de tristeza, de apatía, para volverse alegre, y de esta forma contagiar a todos los de su entorno.

    Citó a Joanna de Ângelis -además de grandes pensadores y estudiosos, tales como Gregg Eaterbrook, Ed Diener, Dan Gilbert, Dra. Susan Andrews, psicóloga por la Universidad de Harvard-, e hizo alusión, Divaldo Franco, a las cinco ilusiones respecto de la felicidad: la riqueza, la juventud, el éxito, el placer, y la felicidad condicional o la expectativa de experimentar la felicidad.
    Una de las razones por la cual tener más no significa ser más feliz, queda por cuenta de aquello que los sociólogos denominan ansiedad de referencia - la tendencia que tenemos a compararnos con los otros. Nos sentimos contentos de poseer algo, a partir de que nuestros vecinos o familiares no lo tengan, e incluso mejor, escribió Easterbook en Paradoja del Progreso.
  En realidad, los ancianos suelen ser más felices que los jóvenes. De acuerdo con una investigación realizada en el Reino Unido, para muchas personas el peor período de la vida es alrededor de los 40 años. Después de esa etapa, el nivel de felicidad de la mayoría de las personas aumenta, especialmente después de los 50 años, según leemos en La Ciencia de Ser Feliz, de Susan Andrews.
    Existe una terrible preocupación para ser visto, fotografiado, comentado, vendiendo salud y felicidad, incluso ficticia. La conquista de ese triunfo y la falta de él producen soledad, menciona Joanna de Ângelis en El Hombre Integral.

    Solemos adaptarnos fácilmente, y las cosas maravillosas son especialmente maravillosas la primera vez que ocurren, pero su fascinación se disipa con la repetición, dijo Dan Gilbert.
Para muchos, ser feliz ocurre cuando pierden algunos kilos, cuando se casan, cuando tienen hijos, cuando se jubilan, cuando tienen nietos...

 

    La felicidad no es la riqueza, pese a que la riqueza pueda generar momentos de bienestar; ser feliz es ocuparse en ser mejor y no en poseer mucho; la felicidad verdadera es sentirse pleno consigo y con las circunstancias de la vida; y la felicidad es cultivar el buen hábito de tratar con fraternidad a todos.
La felicidad y las realizaciones personales son la consecuencia de las actitudes correctas, no dejando que la vida no tenga utilidad para usted ni para los demás. Dé lo mejor de sí, y sea siempre bueno. La verdadera felicidad es darse más. Busque la felicidad y sea feliz, incluso sin tener un motivo.
    Por la tarde, concedió una entrevista al reportero Pedro Figueiredo de la Red Globo de Televisión, cuyo contenido fue divulgado en el Bom Dia Rio y en RJTV al día siguiente y, a continuación, dio comienzo a una sesión de autógrafos.


    Con una última disertación, pronunciada desde el balcón del Museo, con todo el público atento, Divaldo Franco -el Pablo de Tarso de nuestros días-, dio por concluida la temporada de conferencias 2016, en Rio de Janeiro.

 

                Fotos y texto: Luismar Ornelas de Lima

 

 

 

(Texto em espanhol recebido em email da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

 

Manifestação pela vida

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Encontro de dirigentes e colaboradores espíritas

Limeira, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

 

 

Seminário e palestras no SEJA

Campinas, SP

 

 

 

(Informações  recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

 

42º. Mês de Kardec –outubro 2016

Franca, SP

 

 




 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

Filme: Deixe-me viver

 

 

Obs: Nas cidades onde não há cinemas da rede Cinépolis, a organização está tentando outras redes.

Os pedidos dos clientes e de instituições serão importantes para esse objetivo.​

 

 

(Informação em emails de Associação Estação da Luz <[email protected]> ;  de  [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

Crianças carentes recebem brinquedos e amor, no seu dia

Três Lagoas, MS

 

O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, de Três Lagoas (MS), em meio às homenagens aos 212 anos do nascimento de Allan Kardec (3 de outubro de 1804, em Lion, França), na Sexta Feira dia 07 de Outubro às 19 hs comemorará o mês de Kardec e  Dia das Crianças, com festa e presentes.

A festa terá farta distribuição de bolo, refrigerante e muitos  brinquedos,  e também balas e doces. A empresária de energias dona Maria Lima, de Três Lagoas, é quem fará a palestra.

A festa já começou Luizinho visitando famílias nos bairros e distribuindo alimento e amor, colaborando sempre com os eventos  casal de empresário Luiz Márcio e Maria Veronica.

O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus é dirigido pelo casal espírita Jornalista Luiz Corrêa da Silveira filho e a assistente social  Elzi Garcia Corrêa, que realizam esta festa há mais de 22 anos ininterruptos

Sempre com o coração bondoso no bem,  Luizinho e Elzi   realizam também,  há mais de 22 anos, a festa de Natal, da Páscoa e do  Dia  das Mães.

Muitas outras atividades são também desenvolvidas pelo casal durante o ano inteiro, visando o desenvolvimento da Doutrina Espírita, o ensinamento do Evangelho segundo as lições de Allan Kardec e a expansão da prática da caridade.

 

Jornalista Luiz Corrêa

  (Informações recebidas em emails de Jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho [[email protected]])

Festa para as crianças em anos anteriores

 

 

 

10º. Encontro Espírita da Família

Taboão da Serra, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Mauro Santos [[email protected]])

 

 

 

9º. Congresso Francophone de Medicina e

Espiritualidade -2016. Toulouse, França

 

Venez nombreux,

Le 9ème congrès médecine et spiritualité se déroulera à Toulouse (31),

à l’hôtel Mercure 8 boulevard Lascrosse Esplanade Compans Caffarrelli,

les 12 et 13 novembre 2016. Pour tous renseignements veuillez contacter

[email protected]  pour vous inscrire en ligne www.congres.lmsf.org   Vous

pouvez propager ce message à tous les intéressés, dans tout votre carnet

d’adresses, amis et connaissances. Pensées fraternelles – Jean-Pierre

 

image

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Conferência gratuita: “As forças sexuais da alma”

Barcelona, Espanha

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Seminário no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

Seminário | O PASSE NA CASA ESPÍRITA | 01-OUT 10h às 17h

 

Prezado(a),

 

Convidamos para o Seminário "O passe na Casa Espírita" com TITO VERSIANE, no dia 1/out das 10h às 17h.

 

O intervalo para refeição será das 12h30 às 13h30, aproximadamente. 

Solicitamos que cada participante traga o seu lanche individual, as bebidas poderão ser adquiridas na cantina do NECX.

 

Fraternalmente.

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)
Mapa de Acesso
NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

 

 Dia Municipal do Espiritismo

Limeira, SP

 

 

 

(Informação em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=865323233569105&set=p.865323233569105&type=3&theater)

 

 

 

 

30º. Encontro Fraternal com Divaldo Pereira Franco

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de C.E. Dr. Bezerra de Menezes  [[email protected]])

 

 

 

9o. Congresso Alemao de Medicina da Alma da AME-Internacional. Bad Honnef, Alemanha.

 

 

 

(Informação recebida em email de Fernanda Marinho-Göbel)

 

 

 

Revista: Direito e Espiritualidade

Informações no link abaixo

 

 


Acaba de chegar a edição 01 da revista Direito e Espiritualidade, que traz entrevista exclusiva com Divaldo Pereira Franco. Ele fala da importância da ética e do amor para o século 21, entre diversos pontos. Ainda não é assinante? Não perca tempo.
Direito e Espiritualidade, a revista que veio para ficar.

Para assiná-la: www.ajebrasil.org.br/revista

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

--

 

 

 

 Entrevista com

Antonio César Perri de Carvalho

 

Acesse aqui:

http://aluznamente.com.br/entrevista-com-antonio-cesar-perri-de-carvalho-ex-presidente-da-feb/

 

 

 

 

 Newsletter do Dirigente Espírita da

USE/SP

 

Acesse aqui:

http://us8.campaign-archive2.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=6a22fa25cc&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 

Matéria publicada pelo Jornal Espírita

Três Lagoas, MS

 

 

(Informação recebida em email de Correio de Três Lagoas [[email protected]])

 

 

 

O vestibular da graça divina perdura pelas eternidades afora

 

 

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

26/09/16

 

A graça da salvação ou libertação foi mesmo de graça, pois foi-nos dada quando fomos criados. Não tínhamos, portanto, nenhum mérito, ainda, para ganharmos antecipadamente essa graça. E ganhamos de graça também a inteligência e o livre-arbítrio, através dos quais temos que fazer a parte que nos toca fazer! “Faça da sua parte e Deus o ajudará!” E o excelso Mestre nos indica como fazer a nossa parte. É com a vivência de uma síntese que Ele fez do Decálogo e de seu Evangelho: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. E que Ele reforçou com este ensinamento: “Conhecereis meus discípulos por se amarem uns aos outros como eu vos amei”. Ora, são seus discípulos os que praticam esse seu ensino, e não os que seguem ou deixam de seguir outras doutrinas!

Realmente, Deus, do qual só emanam o amor e o bem, criou-nos com o poder de, um dia, chegarmos à felicidade perene e infinita por nós mesmos, pois Deus e o excelso Mestre respeitam religiosamente o nosso livre-arbítrio, expondo-nos princípios e não impondo-os pela força. E foi para nos ensinar o caminho da graça de nossa salvação que Ele, Jesus, foi enviado por Deus a nosso mundo, e não para morrer na cruz, pois, se fosse por isso, Deus seria cúmplice de seu assassinato! E, se não fosse essa a verdade real de nos ensinar o caminho do bem, Jesus teria perdido o seu tempo em vir ao nosso mundo trazer-nos o seu evangelho, e poderíamos, então, rasgá-lo e jogá-lo de vez no lixo!

A misericórdia de Deus é infinita, o que quer dizer que ela é imensurável e para sempre, transcendendo o tempo e o espaço. Mas uma parte de líderes religiosos, querendo amedrontar seus fiéis, limita essa misericórdia de Deus infinita, ensinando que Deus é também justo. Sim, Ele é também justo. Mas, com o seu ensino de que ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo (Mateus 5: 26), Jesus deixa claro que somos nós mesmos que pagamos nossos pecados, desde o primeiro até o último, do que podemos concluir que pago o último centavo, nós ficamos quites, e não vamos, pois, pagar mais nada. E isso joga totalmente por terra as chamadas penas sempiternas e de apenas uma vida terrena. Esse ensino do maior Mestre escancara as portas para a ideia da reencarnação, do purgatório católico elogiado por Kardec, e para a ideia da falsidade do inferno de Dante Alighieri tão exaltado, ainda hoje, pelos nossos irmãos evangélicos.

Na justiça imperfeita humana, quem toma bomba na escola ou no vestibular, tem novas chances. Por que na justiça divina perfeita, e em se tratando de uma questão de vida e de morte metafísica muito mais importante, pois, do que passar de ano numa escola ou no vestibular, por que não haveria novas chances? Onde ficariam a regeneração e a chamada misericórdia infinita de Deus? Deus é amor e misericórdia infinitos, mas com a justiça da reencarnação, de novas chances, pois, como foi dito, pagamos tudo, mas só até o último centavo!

Novas chances da graça de salvação devem ser dadas realmente a todos nós, agora com nosso intelecto e livre-arbítrio amadurecidos, e mesmo porque Deus não quer que nenhuma de suas ovelhas se perca (João 8: 23).

Teólogos e dirigentes religiosos, não cometam blasfêmias contra Deus, apresentando-o como um pai celestial carrasco e inferior, pois, aos pais terrenos!

PS: Recomendo “Kardec & Chico, 2 Missionários – Pesquisa sobre a possibilidade de Allan Kardec ser Chico Xavier”, Paulo Neto, Ethos Editora, Divinópolis (MG), 2016.

 

Ficheiro:Christ Carrying the Cross 1580.jpg

Cristo carregando a cruz. El Greco.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Christ_Carrying_the_Cross_1580.jpg

 

 

 

Ágape

 

 

           Os gregos antigos eram muito sofisticados ao falar sobre o amor.

Segundo eles, era impossível utilizar uma única palavra para definir tudo aquilo que a nossa cultura chama, unicamente, amor.

Para eles, havia seis formas de amor, cada qual com suas características.

O primeiro tipo, o amor Eros, era nomeado assim por conta do deus grego da fertilidade, representando a ideia de paixão.

Eros era o amor capaz de dominar e eximir o ser de sua racionalidade. Envolvia uma falta de controle, que assustava os gregos.

A segunda variedade, o Philia, era relativo à amizade, à fidelidade entre companheiros unidos por laços fraternos.

Essa forma de amor era muito mais valorizada do que a primeira.

O Ludus, terceira forma, guardava relação com a diversão, com a afeição, com as boas companhias e com o prazer de se estar ao lado de quem se quer bem.

O amor Àgape, quarto tipo, era a mais radical das formas. Foi traduzido mais tarde para o latim como Caritas, do qual se originou o termo caridade.

Ágape representava o amor abnegado, desinteressado. Aquele que se estende ao próximo, a fim de transformá-lo em um irmão.

Essa é a forma de amor ensinada na maioria das tradições religiosas.

No cristianismo, representa o amor divino que deve ser cultivado e estendido aos nossos semelhantes, seguindo o ensinamento de Jesus: Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a vós mesmos.

Ainda, o amor Pragma, o amor maduro, resultado de profundo entendimento, consideração, respeito e admiração, que se desenvolve entre casais de longo matrimônio e entre pessoas que convivem muitos anos.

Passadas as ilusões, deixam se levar pela alegria da convivência.  É o júbilo de saber que o outro ali está, em todos os momentos e circunstâncias, por mais difíceis e dolorosas que elas sejam.

Finalmente, a última forma, o amor Philautia ou autoamor. Não se trata de narcisismo, mas sim de uma maneira muito mais elevada de amor.

Os gregos entendiam que, quanto mais a criatura se ama, mais amor tem a oferecer.

        *   *   *

De que forma entendemos o amor? O que ele representa para nós? Como damos, recebemos e vivenciamos o amor?

Entregamo-nos aos preceitos de Jesus, buscando o autoamor, o amor ao próximo, o amor familiar e fraternal, o amor abnegado?

Ou ainda nos perdemos nas teias de Eros, das ilusões e paixões, dos interesses?

Qual a nossa verdadeira compreensão do que é o amor?

Importante se faz a reflexão a respeito. Importante que analisemos nossas ações, nossos sentimentos, a fim de bem avaliarmos de que espécie é o amor que nos move.

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, dizia o Apóstolo Paulo.

Pensemos nisso! Pensemos sobre o amor. Busquemos o amor que se oferece, que é fiel, que vive a alegria de ver o outro feliz.

Vivenciemos o amor, em suas nuances mais sublimes, sempre, diária e constantemente.

 

Redação do Momento Espírita, com base na obra
 
How should we live, de Roman Krznaric,
 ed. BlueBridge.
Em 27.9.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

 Afresco de uma festa (Ágape) na Catacumba dos Santos Pedro e Marcelino. Via Labicana, Roma, Itália.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Agape_feast_03.jpg

 

 

 

 

 

Homenagem

 

Ernesto Bozzano

 

Ernesto Bozzano

 

Nasceu em 9/01/1862, em Gênova, Itália e desencarnou em 1943, na mesma localidade. Professor da Universidade de Turim, foi, antes de se converter ao Espiritismo, materialista, céptico, positivista. Numa época em que o Positivismo empolgava muitas consciências, Bozzano demonstrava-lhe nítida inclinação. Dos postulados positivistas gravitou para uma forma intransigente de materialismo, o que o levou a proclamar mais tarde: Fui um positivista materialista a tal ponto convencido, que me parecia impossível pudessem existir pessoas cultas, dotadas normalmente de sentido comum, que pudessem crer na existência e sobrevivência da alma. O fato de representantes da Ciência oficial levarem a sério a possibilidade da transmissão de pensamento entre pessoas que vivem em continentes diferentes, a aparição de fantasmas e a existência das chamadas casas mal-assombradas escandalizava Bozzano. Somente após ler diversas outras obras é que Ernesto Bozzano resolveu dedicar- se com afinco e verdadeiro fervor ao estudo aprofundado dos fenômenos espíritas, fazendo-o por meio das obras de Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, William Crookes e outros. Como medida inicial para um estudo profundo, Bozzano organizou um grupo experimental, do qual participaram muitos professores da Universidade de Gênova. No decurso de cinco anos consecutivos, graças ao intenso trabalho desenvolvido, esse pequeno grupo propiciou vasto material à imprensa italiana e, ultrapassando as fronteiras, chegou a vários países. Havia-se obtido a realização de quase todos os fenômenos, culminando com a materialização de seis Espíritos, de forma bastante visível, e com a mais rígida comprovação. Dentre as mais de trinta e cinco obras escritas, citamos "A Crise da Morte", "A Hipótese Espírita e as teorias Científicas", "Animismo ou Espiritismo", "Comunicações Mediúnicas entre Vivos", "Pensamento e Vontade", "Fenômeno de Transfiguração", "Metapsíquica Humana", "Os Enigmas da Psicometria", "Fenômenos de Talestesia", etc. O seu devotamento ao trabalho fez com que se tornasse um dos mais salientes pesquisadores dos fenômenos espíritas, impondo-se pela projeção do seu nome e pelo acendrado amor que dedicou à causa que havia esposado e que havia defendido com todas as forças de sua convicção inabalável. Um fato novo veio contribuir para robustecer a sua crença no Espiritismo. A desencarnação de sua mãe, em julho de 1912, serviu de ponte para demonstração da sobrevivência da alma. Bozzano realizava nessa época sessões semanais com um reduzido grupo e com a participação de famosa médium. Realizando uma sessão na data em que se marcava o primeiro ano da desencarnação de sua genitora, a médium escreveu umas palavras num pedaço de papel, as quais, depois de lidas por Bozzano o deixara assombrado. Ali estavam escritos os dois últimos versos do epitáfio que naquele mesmo dia ele havia deixado no túmulo de sua mãe. Fonte site: www.folhaespirita.com.br

 

 (Copiado do site http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Ernesto-Bozzano.pdf)

Ernesto Bozzano.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ernesto_Bozzano#/media/File:Ernesto_Bozzano.jpg

Livros de Ernesto Bozzano. Imagem-internet

 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]