Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 06 de abril de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/06-04-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/06-04-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

05-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/05-04-2017.htm

04-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/04-04-2017.htm

03-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/03-04-2017.htm

01-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/01-04-2017.htm

31-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/31-03-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

.....................................

...............................

.......................

 

47. Médiuns inspirados — Nestes médiuns, muito menos aparentes são do que nos outros os sinais exteriores da mediunidade; é toda intelectual e moral a ação que os Espíritos exercem sobre eles e se revela nas menores circunstâncias da vida, como nas maiores concepções. Sobretudo debaixo desse aspecto é que se pode dizer que todos são médiuns, porquanto ninguém há que não tenha Espíritos protetores e familiares a empregar todos os esforços por lhe sugerir salutares idéias. No inspirado, difícil muitas vezes se torna distinguir as idéias que lhe são próprias do que lhe é sugerido. A espontaneidade é principalmente o que caracteriza esta última.

Nos grandes trabalhos da inteligência é onde mais se evidencia a inspiração. Os homens de gênio, de todas as categorias, artistas, sábios, literatos, oradores, são sem dúvida Espíritos adiantados, capazes, por si mesmos, de compreender e conhecer grandes coisas; ora, precisamente porque são considerados capazes, é que os Espíritos que visam à execução de certos trabalhos lhes sugerem as idéias necessárias, de sorte que na maioria dos casos eles são médiuns sem o saberem. Têm, contudo, vaga intuição de uma assistência estranha, porquanto aquele que apela para a inspiração nada mais faz do que uma evocação. Se não esperasse ser atendido, por que exclamaria, como tão amiúde sucede: Meu bom gênio, vem em meu auxílio!

48. Médiuns de pressentimentos — Pessoas há que, em dadas circunstâncias, têm uma imprecisa intuição das coisas futuras. Essa intuição pode provir de uma espécie de dupla vista, que faculta se entrevejam as conseqüências das coisas presentes; mas, doutras vezes, resulta de comunicações ocultas, que fazem de tais pessoas uma variedade dos médiuns inspirados.

49. Médiuns proféticos — É igualmente uma variedade dos médiuns inspirados. Recebem, com a permissão de Deus e com mais precisão do que os médiuns de pressentimentos, a revelação das coisas futuras, de interesse geral, que eles recebem o encargo de tornar conhecidas aos homens, para lhes servir de ensinamento.

De certo modo, o pressentimento é dado à maioria dos homens, para uso pessoal deles; o dom de profecia, ao contrário, é excepcional e implica a idéia de uma missão na Terra.

Todavia, se há verdadeiros profetas, maior é o número dos falsos, que tomam os devaneios da sua imaginação como revelações, quando não são velhacos que por ambição se fazem passar como profetas.

O profeta verdadeiro é um homem de bem, inspirado por Deus; pode ser reconhecido pelas suas palavras e pelas suas ações. Não é possível que Deus se sirva da boca do mentiroso para ensinar a verdade. (O Livro dos Espíritos, nº 624.)

50. Médiuns escreventes ou psicógrafos — Essa denominação é dada às pessoas que escrevem sob a influência dos Espíritos. Assim como um Espírito pode atuar sobre os órgãos vocais de um médium falante e fazê-lo pronunciar palavras, também pode servir-se da sua mão para fazê-lo escrever. A mediunidade psicográfica apresenta três variedades bem distintas: os médiuns mecânicos, os intuitivos e os semimecânicos.

Com o médium mecânico, o Espírito lhe atua diretamente sobre a mão, impulsionando-a. O que caracteriza este gênero de mediunidade é a inconsciência absoluta, por parte do médium, do que sua mão escreve. O movimento desta independe da vontade do escrevente; movimenta-se sem interrupção, a despeito do médium, enquanto o Espírito tem alguma coisa a dizer, e pára desde que este último haja concluído.

Com o médium intuitivo, à transmissão do pensamento serve de intermediário o Espírito do médium. O outro Espírito, nesse caso, não atua sobre a mão para movê-la, atua sobre a alma, identificando-se com ela e imprimindo-lhe sua vontade e suas idéias. A alma recebe o pensamento do Espírito comunicante e o transcreve. Nesta situação, o médium escreve voluntariamente e tem consciência do que escreve, embora não grafe seus próprios pensamentos.

Torna-se freqüentemente difícil distinguir o pensamento do médium do que lhe é sugerido, o que leva muitos médiuns deste gênero a duvidar da sua faculdade. Podem reconhecer-se os pensamentos sugeridos pelo fato de não serem nunca preconcebidos; eles surgem à proporção que o médium vai escrevendo e não raro são opostos à idéia que este previamente concebera. Podem mesmo estar fora dos conhecimentos e da capacidade do médium.

Há grande analogia entre a mediunidade intuitiva e a inspiração; a diferença consiste em que a primeira se restringe quase sempre a questões de atualidade e pode aplicar-se ao que esteja fora das capacidades intelectuais do médium; por intuição pode este último tratar de um assunto que lhe seja completamente estranho. A inspiração se estende por um campo mais vasto e geralmente vem em auxílio das capacidades e das preocupações do Espírito encarnado. Os traços da mediunidade são, de regra, menos evidentes.

O médium semimecânico, ou semi-intuitivo participa dos outros dois gêneros. No médium puramente mecânico, o movimento da mão independe da sua vontade; no médium intuitivo, o movimento é voluntário e facultativo.

O médium semimecânico sente na mão uma impulsão dada mau grado seu, mas ao mesmo tempo tem consciência do que escreve, à medida que as palavras se formam. Com o primeiro, o pensamento vem depois do ato de escrever; com o segundo, precede-o; com o terceiro, acompanha-o.

51. Não sendo o médium mais do que um instrumento que recebe e transmite o pensamento de um Espírito estranho, que obedece à impulsão mecânica que lhe é dada, nada há que ele não possa fazer fora do campo de seus conhecimentos, se possui a maleabilidade e a aptidão mediúnica necessárias.

Assim é que há médiuns desenhistas, pintores, músicos, versejadores, embora estranhos às artes do desenho, da pintura, da música e da poesia; médiuns iletrados, que escrevem sem saber ler, nem escrever; médiuns polígrafos, que reproduzem escritas de diversos gêneros e, algumas vezes, com perfeita exatidão, a que o Espírito tinha quando encarnado; médiuns poliglotas, que escrevem ou falam em línguas que lhes são desconhecidas, etc.

52. Médiuns curadores — Consiste a mediunidade desta espécie na faculdade que certas pessoas possuem de curar pelo simples contacto, pela imposição das mãos, pelo olhar, por um gesto, mesmo sem o concurso de qualquer medicamento. Semelhante faculdade incontestavelmente tem o seu princípio na força magnética; difere desta, entretanto, pela energia e instantaneidade da ação ao passo que as curas magnéticas exigem um tratamento metódico, mais ou menos longo. Todos os magnetizadores são mais ou menos aptos a curar, se sabem proceder convenientemente; dispõem da ciência que adquiriram. Nos médiuns curadores, a faculdade é espontânea e alguns a possuem sem nunca ter ouvido falar de magnetismo.

A faculdade de curar pela imposição das mãos deriva evidentemente de uma força excepcional de expansão, mas diversas causas concorrem para aumentá-la, entre as quais são de colocar-se, na primeira linha: a pureza dos sentimentos, o desinteresse, a benevolência, o desejo ardente de proporcionar alívio, a prece fervorosa e a confiança em Deus; numa palavra: todas as qualidades morais. A força magnética é puramente orgânica; pode, como a força muscular, ser partilha de toda gente, mesmo do homem perverso; mas, só o homem de bem se serve dela exclusivamente para o bem, sem idéias ocultas de interesse pessoal, nem de satisfação de orgulho ou de vaidade. Mais depurado, o seu fluido possui propriedades benfazejas e reparadoras, que não pode ter o do homem vicioso ou interesseiro.

Todo efeito mediúnico, como já foi dito, resulta da combinação dos fluidos que emitem um Espírito e um médium. Pela sua conjugação esses fluidos adquirem propriedades novas, que separadamente não teriam, ou, pelo menos, não teriam no mesmo grau. A prece, que é uma verdadeira evocação, atrai os bons Espíritos sempre solícitos em secundar os esforços do homem bem-intencionado; o fluido benéfico dos primeiros se casa facilmente com o do segundo, ao passo que o do homem vicioso se junta ao dos maus Espíritos que o cercam.

O homem de bem, que não dispusesse da força fluídica, pouca coisa conseguiria fazer por si mesmo, só lhe restando apelar para a assistência dos Espíritos bons, pois quase nula seria a sua ação pessoal; uma grande força fluídica, aliada à maior soma possível de qualidades morais, pode operar, em matéria de curas, verdadeiros prodígios.

53. A ação fluídica, ao demais, é poderosamente secundada pela confiança do doente, e Deus quase sempre lhe recompensa a fé, concedendo-lhe o bom êxito.

54. Somente a superstição pode emprestar qualquer virtude a certas palavras e unicamente Espíritos ignorantes ou mentirosos podem alimentar semelhantes idéias, prescrevendo fórmulas. Pode, entretanto, acontecer que, para pessoas pouco esclarecidas e incapazes de compreender as coisas puramente espirituais, o uso de uma fórmula de prece ou de determinada prática contribua a lhes infundir confiança.

Nesse caso, porém, não é na fórmula que está a eficácia e sim na fé que aumentou com a idéia ligada ao emprego da fórmula.

55. Não se devem confundir os médiuns curadores com os médiuns receitistas, que são simples médiuns escreventes, cuja especialidade consiste em servirem mais facilmente de intérpretes aos Espíritos para as prescrições médicas; absolutamente mais não fazem que transmitir o pensamento do Espírito, sem exercerem, de si mesmos, nenhuma influência.

 

(Texto copiado de Febnet)

O médium Zé Arigó (José Pedro de Freitas). Congonhas, MG

Imagem/fonte:  http://www.autoresespiritasclassicos.com

Trabalho de cura pelo médium João Berbel. IMA, Franca, SP. Foto Ismael Gobbo.

 

 

'Divaldo Franco: 70 anos de oratória', por Ismael Gobbo

 

Publicado originalmente no jornal

Folha da Região, Araçatuba, SP,

05-04-2017.

Conhecido mundialmente, Divaldo Pereira Franco, o notável tribuno baiano, é lembrado com intensidade neste 2017: 90 anos de idade em 5 de maio; 70 anos de atividade na oratória. E, no feriado de 7 de setembro, o Centro Espírita Caminho da Redenção, entidade fundada por ele e berço de uma das mais importantes obras de filantropia e prestação de serviços do Brasil, completará sete décadas de trabalho.

Nesse artigo, nos fixaremos na atividade do conferencista. Em 1945, Divaldo aportou em Salvador, vindo de sua cidade natal, Feira de Santana. Estudando Allan Kardec – codificador da Doutrina Espírita – em reuniões na casa de dona Nanã, ele embevecia a todos ao falar de suas experiências mediúnicas desde a meninice, agora explicitadas pelo Espiritismo. Numa das reuniões, um amigo lhe pergunta se poderia aproveitar suas férias de trabalho para proferir palestras aos sergipanos. A estreia na tribuna aconteceu em Aracajú, na União Espírita Sergipana, aos 27 de março de 1947.

Segundo o médium, a experiência não foi fácil. Dificuldades no preparo, treinos na véspera e, no grande dia, noite mal dormida e nervosismo. Apresentado, cumprimenta o público, e nada do que preparara consegue exprimir. Veio o pedido de desculpas e o esboço de se sentar. Um espírito lhe aparece, o encoraja e diz: “Sou Humberto de Campos, levanta-te! Para falar de Jesus, é preciso colocar-se em pé. Vamos, te ajudo. Falarei por ti”. O público de 27 pessoas – no dia 27 – sorveu seu verbo eloquente e cheio de sabedoria por mais de hora. Aplausos, cumprimentos, elogios, afagos...

Convidado para nova palestra no dia seguinte, levou em conta a ajuda e o sucesso da véspera para não se preparar, e novo fiasco se desenhou. Com novas desculpas e novo ímpeto para desistir, eis Humberto de novo: “Por que não estudaste? Vou te ajudar novamente, não por teu mérito, mas em consideração ao público presente”. Desde então, Divaldo não mais deixou de fazer sua parte, estudando as obras espíritas e outras que lhe serviriam de base sólida para ser inigualável orador, embora ressalte que nas conferências os temas e o que fala se lhe descortinam como um filme na tela, o qual passa a narrar.

Nas pesquisas de Washington Fernandes, os números do orador são impressionantes: mais de 15 mil palestras em cinco Continentes; dez vezes em salas da ONU (EUA e Áustria); viajou mais de 15 milhões de km por 73 países (Europa, 30; Américas, 24; Ásia, 9; África, 7; Oceania, 3); concedeu mais de 2000 entrevistas, mais de 1400 horas no ar, em mais de 730 emissoras/retransmissoras (rádio/TV/Web), no Brasil e exterior.

Completar 90 anos com saúde é um privilégio. A diferença está em continuar trabalhando com interesse e disposição de um jovem de 18 anos. É só pesquisar nas redes sociais: a agenda de Divaldo; a condição de Embaixador da Paz; a Mansão do Caminho, em Salvador. Assim será possível avaliar a extensão da obra de um dos mais respeitados vultos do Espiritismo da atualidade. Parabéns, Divaldo! Muitos anos de vida, com saúde e paz!

 

(Texto publicado no jornal Folha da Região, 05-04-2017

http://www.folhadaregiao.com.br/ara%C3%A7atuba/divaldo-franco-70-anos-de-orat%C3%B3ria-por-ismael-gobbo-1.329869)

 

Obra consultada: DIVALDO FRANCO (Ana Landi)

image022

Divaldo Pereira Franco

Formatura como Professor Primário ano de 1943

Divaldo Pereira Franco em foto para documento no ano de 1945

imagem

Conferência por Divaldo Pereira Franco,  no ano de 1956,

no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, RS, Brasil. Foto do arquivo de Jorge Moehlecke

imagem

Divaldo Pereira Franco sendo entrevistado por Dr Mendes Ribeiro na TV Gaúcha na década de 1970

Foto gentilmente cedida por Jorge Moehlecke para este trabalho.

DIVALDO-ISMAEL-ARAÇATUBA

Foto na manhã do dia 22 de abril de 1973, no encerramento da 16ª. COMENOESP, quando

Divaldo participou de uma entrevista com ampla participação dos presentes.  A partir da esquerda:

Ismael Gobbo, César Perri, Therezinha Oliveira, Divaldo Pereira Franco e Israel Antonio Alfonso.

Divaldo em Assunção, Paraguai, em 10/2012.

 

DIVALDOCHARLES

Divaldo Pereira Franco (E) e Charles Kempf

Participando do II Taller  Espírita Internacional,  em Cuba, abril de 2008

Divaldo Franco em Los Angeles, EUA. 04-2012.

Divaldo em Dubai.

Sydney Austrália recebe Divaldo Pereira Franco. 27-10-2012

Divaldo. Londres, 10-05-2012.

Divaldo na ONU em 2013.

Divaldo em Milão, 2014.

Divaldo em Istambul, Turquia, 2010.

 

Comemoração de 160 anos de O Livro dos Espíritos

Lima, Perú

 

Queridos hermanos:

Dando inicio a la Semana de Divulgación de Espiritismo, la Unión Espírita del Perú ofrecerá dos conferencias en conmemoración el 160 Aniversario de El Libro de los Espíritus.Las disertaciones estarán a cargo de la Hna. Isabel Loo, Presidenta de la UEP y el Hno.David Ochoa, Vicepresidente de la UEP.

La cita será el martes 18 de abril a las 7:30 en el local del CEJA, Manuel Fuentes 903 San Isidro, Lima. El ingreso es libre.

 

Con votos de paz,

Unión Espírita del Perú

 

 

(Informação recebida em email de Union Espirita del Peru [[email protected]])

 

Palestra no LELA- Lar Espírita Luz e Amor

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Mário F. Barreira

Cândido Mota, SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Congresso Espírita FEESP 2017

São Paulo, SP

 

CONGRESSO ESPÍRITA FEESP 2017
OBJETIVOS

A Federação Espírita do Estado de São Paulo realizará o Congresso FEESP 2017, de 28 de abril a 1° de maio.

O tema central será “O grão de mostarda”, com abertura de Divaldo Franco, eminente orador espírita.

O objetivo principal desse tema é incentivar a capacitação do trabalho dos Espíritas em relação à fé, esperança e caridade no cumprimento de suas metas dentro dos afazeres na Casa Espírita, pois em Matheus XVIII, 14:20 amplamente comentado no Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XIX, Jesus elucida seus mais próximos discípulos que se consideravam incompetentes para curar um enfermo, que se tivessem a fé como um grão de mostarda, nada lhes seria impossível de realizar.

A capacitação que Jesus fez com seus discípulos sobre a Fé é o exemplo ideal para que consigamos transformar nosso ambiente de trabalho, não só espírita, mas também dos diversos setores da sociedade, cuidando das mazelas que nos são expostas diariamente através da mídia e dos que procuram o Espiritismo através da dor.

O incentivo à compreensão e prática da Doutrina, é necessário para que a fé cega se transforme em fé raciocinada dando qualidade de vida material e espiritual ao individuo.

Multiplicando as ações decorrentes da fé raciocinada de cada cidadão, conseguiremos transformar a psicosfera do planeta Terra, garantindo a felicidade e a Paz que desejamos.

Livro que será editado no Congresso:
“O grão de mostarda – Problemas da atualidade em relação à fé raciocinada”

Visando perpetuar os conteúdos vastíssimos e profundos das conferências dos ilustríssimos convidados, vamos editar um livro com o conteúdo das mesmas para a melhoria dos atendimentos realizados não só dentro dos Núcleos Espíritas, como também para o público simpatizante da Doutrina Espírita poder engajar-se no movimento em prol da Fé Raciocinada.

EMINENTES ESPÍRITAS JÁ CONFIRMADOS

 

 

 

 


(Informação recebida em email de Valentina Way [[email protected]])

 

Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo recebe a Comenda da Paz Chico Xavier. Uberaba, MG

 

por Célia Maria de Oliveira Soares

 

 

Solenidade foi realizada no último dia 31 de março, 

no Memorial Chico Xavier, em Uberaba

 

Instituída pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de agraciar anualmente aqueles que se destacaram na promoção da paz e do bem-estar social, a Comenda da Paz Chico Xavier referente ao ano de 2016 foi entregue na última sexta-feira, dia 31 de março, durante cerimônia realizada no Memorial Chico Xavier, em Uberaba. 

 

O secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo, representando o governador Fernando Pimentel, efetuou a entrega das comendas aos agraciados deste ano numa solenidade que contou com a presença de diversas autoridades mineiras, dentre elas o secretário de Estado de Fazenda José Afonso Bicalho, o prefeito de Uberaba Paulo Piau, o deputado estadual Tony Carlos, o presidente da Câmara de Vereadores de Uberaba Luiz Humberto Dutra, o presidente do Comitê Permanente da Comenda da Paz Chico Xavier procurador de Justiça Joaquim Cabral, e o defensor público Marcelo Tonus de Melo Furtado Mendonça, que representou a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG). 

 

Frisando a importância cultural e social da vida e da obra de Chico Xavier no Estado, no Brasil e no mundo, o secretário Angelo Oswaldo destacou o papel da cidade de Uberaba no cotidiano do maior brasileiro de todos os tempos, local que o médium escolheu para dar sequência ao trabalho na Doutrina Espírita, iniciado em Pedro Leopoldo, sua terra natal. “Vir a Uberaba é sempre um ato de reencontro com as raízes de Minas Gerais e do Brasil. Trazemos a palavra de solidariedade ao povo da cidade e reverenciamos a memória, a força da espiritualidade e a obra de Chico Xavier. Viemos saudar todos aqueles que, inspirados por Chico Xavier, lutam pela paz”, ressaltou.

 

Foram contemplados com a Comenda - medalha e diploma - o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania Nilmário Miranda, o corregedor-geral do Ministério Público de Minas Gerais Paulo Roberto Moreira Cançado, o missionário Adelino Carvalho Lino, a Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, representada por seu idealizador e mantenedor Geraldo Lemos Neto, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Mariana, a entidade Obras Sociais Vovô Faleiro e o professor Jair Leonardo Lopes (in memoriam).

 

 

Casa de Chico Xavier - Memória viva da vida e da obra do maior médium de todos os tempos

 

A Casa de Chico Xavier é referencial obrigatório para quem deseja conhecer melhor a vida do médium mineiro. Residência de Chico entre 1948 e 1959, a edificação foi reformada para abrigar o centro de referência à vida e obra do médium Francisco Cândido Xavier em sua cidade natal. Embora remodelada visando melhorias estruturais, as principais características da casa foram mantidas, seguindo orientação do próprio Chico.

 

Inaugurada em 2 de abril de 2006, a Casa de Chico Xavier conta com um acervo de quase 500 livros psicografados pelo médium, 200 livros editados sobre sua vida e obra, além de objetos pessoais, cartas, anotações, documentos e fotografias. O quarto de dormir de Chico foi mantido exatamente como era. A reforma ampliou a sala de reuniões e o local onde diversos livros foram psicografados. No espaço foi construído o Auditório Zeca Machado, com capacidade para abrigar até 100 pessoas, e a Sala de Passes Neném Aluotto. Idealizada por Geraldo Lemos Neto, amigo de Chico Xavier, a reforma contou com a colaboração da equipe da arquiteta Mary Machado de Faria. Em janeiro de 2010, o imóvel foi cedido ao Grupo Espírita Scheilla, de Pedro Leopoldo, fundado há 62 anos por Zeca Machado, a pedido do próprio Chico.

 

Em 11 anos de funcionamento, a Casa de Chico Xavier já registrou a visita de mais de 100 mil pessoas, em caravanas de todo o Brasil e até do Exterior, sem contar aqueles que não assinaram o livro de presença. A Casa funciona de terça-feira a domingo e a entrada é gratuita. 

 

Atividades da Casa de Chico Xavier

 

Às terças-feiras, a partir das 19h30, o Grupo Fraterno Veneranda se reúne na Casa de Chico Xavier para o trabalho de assistência social às famílias carentes da periferia de Pedro Leopoldo, notadamente o bairro Vera Cruz. 

 

Aos domingos, às 18 horas, é realizado o “Culto do Evangelho de Jesus no lar de Chico Xavier”, com o estudo das obras de sua psicografia. Ao seu término, funciona a tarefa do passe magnético. 

 

Além disso, a Casa promove e realiza periodicamente encontros, reuniões de estudo, eventos, entre eles o Projeto de Estudos Lítero-Musicais da Arte Espírita de Pedro Leopoldo, e o curso de Esperanto ministrado pelo Professor Alberto Minard Chueiri, nas tardes de domingo. 

 

Destacam-se também a Vinha de Luz Editora, departamento editorial responsável pela publicação de obras inéditas da lavra do médium mineiro e a participação dos integrantes da Casa de Chico Xavier na coordenação nacional das edições anuais do Encontro Nacional/Internacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, já realizados nove vezes no Brasil e uma vez em Portugal, em 2015. Os seus integrantes igualmente atuam na direção da Fundação Cultural Chico Xavier de Pedro Leopoldo e da Associação Municipal Espírita (AME).

 

Para saber mais sobre a Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, acesse www.casadechicoxavier.com.br

 

Para saber mais sobre a obra de Chico Xavier, acesse www.vinhadeluzeditora.com.br.

 

 

O Governo de Minas Gerais realizou, em Uberaba, a entrega da Comenda da Paz Chico Xavier. 

A cerimônia, que teve o apoio da prefeitura do município, tem por objetivo homenagear, por meio da honraria, pessoas físicas e jurídicas que se destacaram na promoção da paz e do bem-estar social

 

Geraldo Lemos Neto representou a Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, que neste ano completou

 11 anos de fundação

 

 

Geraldo Lemos Neto recebendo a Medalha da Paz Chico Xavier, na manhã do dia 31 de março de 2017,

no Memorial Chico Xavier, em Uberaba

 

 

(Informações recebidas em emails de GeraldoLemos Neto e de Regina Bachega)

 

Video durante o “Fraternidade Sem Fronteiras”

Campinas, SP

 

USE 70 anos

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=9W1pJzcHC8Y

 

 

Informativo do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Seminário “Pedagogia do Afeto – O Espiritismo por Dentro” – com Joelson Pessoa. No domingo dia 09/04, das 9h às 12h30. Venham e compartilhem de momentos de reflexões e interações conosco

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

05/04/2017 – Hoje - Quarta-feira                   20h – Reunião Pública

Oradora: Katia Penteado                                      USE - SP

Tema: “Amai-vos e Instrui-vos”

 

08/04/2017 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Joelson Pessoa                                        USE - SP

Tema: Vitória sobre a Depressão

 

11/04/2017 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: José Júlio Gonçalves                                 CE Zilda Gama/CEAK       

Tema: Livre

 

11/04/2017 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Jim Jeferson Lhara                                           

Tema: Lei de Adoração

 

12/04/2017 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Fabiana Tófoli                                         Seara de Jesus

Tema: Sempre à Vida

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Jornal Terceiro Milênio

Assis, SP

 

SOLICITAR POR EMAIL PARA:

[email protected]

 

 

(Com colaboração de Sidney Fernandes)

 

Eventos Espíritas programados para

Aracajú, SE

 

 

*******************************

 

 

 

*******************************

 

 

 

*******************************

 

ENCONTRO ESPÍRITA DO NORDESTE EM ARACAJU:

Dias:  7, 8 e 9 de abril a CRN-Comissão Regional Nordeste compreendendo os nove estados da região e mais os dirigentes da FEB estarão reunidos em Aracaju para  um Encontro, onde serão debatidos assuntos pertinentes ao Movimento Espírita regional, dando ênfase às atividades relacionadas ás áreas:  Dirigentes - Mediunidade - Estudos Doutrinários - Infância e Juventude - Atendimento Espiritual - Assistência e Promoção Social - Comunicação Social Espírita. Vai acontecer nas dependências do Hotel Aquários, na orla da atalaia. A abertura será franqueada ao público.

 

(Informações recebidas em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

 

Palestra no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas. SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Allan Kardec

Matão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Valentim Fernandes [[email protected]])

 

 

Palestra programada para o C.E. Joana D’Arc

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Evento programado para

Guarulhos, SP

 

 

(Informação em email de Claudio Palermo)

 

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

 

**********************************

 

 

D

 

**********************************


--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

1º. Simpósio Espiritismo na Atualidade

Araraquara, SP

 

Amigos muita paz!!! Na próxima semana dia 14/04 começam as inscrições no site da USE Araraquara para o 1º. Simpósio Espiritismo na Atualidade, não percam esta grande oportunidade.

Abraço fraterno

Sandra

 

(Recebido em email de Sandra Fiore)

 

 

Palestra comemorativa no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

1º. Congresso dos Militares Espíritas

Pirassununga, SP

 

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Claudio Palermo e Regina Bachega)

 

 

USE/LINS: Ciclo de Palestras

Lins e região, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de José Roberto [[email protected]])

 

Em Defesa da Vida

 

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Lucidez terminal

 

 

Quantas vezes já ouvimos falar a respeito de pacientes em fase terminal que, de forma repentina, acusam melhora do seu estado, surpreendendo médicos e familiares?

Quantas vezes ouvimos histórias a respeito de enfermos que, apresentando confusão mental ou demência, desde algum tempo, adquirem plena lucidez, conversando com quem esteja ao lado, de forma plena e consciente?

Também ouvimos que isso dura pouco. Talvez algumas horas, um dia, para depois morrerem.

Isso é tão verdadeiro que o dito popular denominou tais questões de a melhora da morte.

Aquele médico, cientista de primeira linha, tinha uma história muito peculiar, vivenciada por ele próprio.

Não havia explicação científica para o que ele presenciara e o assombrara.

No entanto, ele não pôde se furtar a admitir a verdade profunda e confortante: somos Espíritos imortais.

E todos os que nos amamos estamos interconectados, nesta vida e na outra. A morte não apaga os luminosos raios da estrela do amor nem destrói os laços do afeto.

Seu pai estava enfermo há cinco anos e entrara em uma fase bastante difícil, nos últimos vinte e quatro meses. Incapaz, demente, sentia muita dor e insistia que queria morrer.

Não suportava mais viver daquela forma, confessava.

Então, de repente, pareceu tomado de lucidez. Fixou o olhar no pé da cama e se pôs a fazer observações a respeito da vida e da família.

O filho, John, prestou atenção no que dizia seu velho pai e se deu conta de que ele conversava com alguém. Ninguém menos do que a sua mãe, morta há uns sessenta e cinco anos, quando ele era apenas um adolescente.

John pouco ouvira falar a respeito dessa avó, mas agora verificava que seu pai mantinha com ela uma animada conversa.

E pelo tom do diálogo, John deduziu que ela estava dando as boas vindas ao Espírito de seu pai.

Depois de alguns minutos, o enfermo se voltou para ele com uma expressão totalmente diferente no olhar. Nada lembrava aquela alienação dos últimos dois anos.

Ele sorriu, irradiando uma aura de paz jamais antes apresentada.

Durma, papai. – Disse o médico. Descanse, está tudo bem.

E foi exatamente o que ele fez. Fechou os olhos, e se deixou levar, com uma expressão de serenidade no rosto.

Ele partiu e John guardou a certeza de que a sua avó estivera ali, recebendo nos braços o Espírito do filho do qual se apartara fisicamente há mais de sessenta anos.

*   *   *

Nossos amores não nos abandonam. Partem para a pátria espiritual mas mantém os olhos fixos nos que permanecemos por cá, ainda com tarefas a realizar, missões a desempenhar.

Periodicamente, nos enviam suas vibrações de bom ânimo, por vezes nos visitam nas asas do sonho, arrefecendo as saudades da separação.

Finalmente, quando se aproxima o momento da nossa partida, ei-los a postos, encorajando-nos para a grande viagem a empreender.

Eles vêm nos tranquilizar, falando de sua própria experiência e do que nos espera, do outro lado da vida.

Estão ali para nos recepcionar, para nos abraçar e nos dizer: Sejam bem-vindos. Demorou um pouco mas nos reencontramos.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 31,
 do livro 
Uma prova do céu, de Eben Alexander III,
 ed. Sextante.
Em 5.4.2017.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

O homem enfermo. Óleo sobre tela por Laurits Andersen Ring.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Laurits_Andersen_Ring_-_The_sick_man_-_Google_Art_Project.jpg

 

Apoio Divino

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Rumo Certo. Lição nº 05. Página 27.

 

Seja onde seja, recorda que Deus está sempre em nós e agindo por nós.

Para assegurar-nos, quanto a isso, bastar-nos-á a prática da oração, mesmo ligeira ou inarticulada, que desenvolverá em nós outros a convicção da presença divina, em todas as faixas da existência.

Certamente, a prece não se fará seguida de demonstrações espetaculares, nem de transformações externas imprevistas.

Pensa, todavia, no amparo de Deus e, em todos os episódios da estrada, senti-lo-ás contigo no silêncio do coração.

Nos obstáculos de ordem material, esse apoio não te chegará na obtenção do dinheiro fácil que te solva os compromissos, mas na força para trabalhar a fim de que os recursos necessários te venham às mãos;

nas horas de dúvida, não te virá em fórmulas verbais diretas que te anulem o livre arbítrio e sim na inspiração exata que te ajude a tomar as decisões indispensáveis à paz da própria consciência;

nos momentos de inquietação, não surgirá em acontecimentos especiais que te afastem dos testemunhos de fé, mas percebê-los-ás contigo em forma de segurança e bom ânimo, na travessia da aflição;

nos dias em que o mal te pareça derrotar a golpes de incompreensão ou de injúria, não se te expressará configurado em favores de exceção que te retirem dos ombros a carga das provas redentoras e sim na energia bendita da fé viva que te restaure a esperança, revestindo-te de coragem, a fim de que não esmoreças na rude jornada, em direção à vida nova.

Seja qual seja a dificuldade em que te vejas ou a provação que experimentes, recorda que Deus está contigo e nada te faltará, nos domínios do socorro e da bênção, para que atravesses todos os túneis de tribulação e de sombra, ao encontro da paz e a caminho da luz.

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 IMG_7931

Estudo para Fuga da Sacra Família para o Egito. Óleo sobre tela de Almeida Júnior.

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]