Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, Segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/28-08-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/28-08-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

26-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/26-08-2017.htm

25-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/25-08-2017.htm

24-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/24-08-2017.htm

23-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/23-08-2017.htm

22-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/22-08-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

O que é o Espiritismo

 

 

 

.............................................

..................................

..........................

 

CONCLUSÃO DO EMAIL ANTERIOR

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Conforme a autora, o quadro retrata entidade espiritual feminina da falange de Meimei acolitando crianças.

Óleo sobre tela da artista plástica Nair Camargo, de São Paulo, SP.

Obra exposta no salão de reuniões do Fraternidade Espírita Gina, em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

Imagem divulgação do filme Nosso Lar.

A Mesquita à direita e a sepultura à esquerda da Rainha de Oude. Cemitério Père Lachaise. Paris, França. 1896.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:P%C3%A8re-Lachaise_-_Division_85_-_La_mosqu%C3%A9e_et_la_s%C3%A9pulture_de_la_reine_d%27Oude_01.jpg

Cemitério Père Lachaise em 1815. No canto superior direito o túmulo de Heloise e Abelard.

Imagem/fonte:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Cimeti%C3%A8re_du_P%C3%A8re-Lachaise#/media/File:Courvoisier_-_View_of_Pere_Lachaise_Cemetery_from_the_Entrance.jpg

Túmulo concebido em forma de Dólmen druida do Codificador do Espiritismo Allan Kardec.

Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Depressão

 

                       Richard Simonetti

                        [email protected]

 

 

1 –      Fala-se que a depressão é o mal do século. Estamos diante de um distúrbio próprio dos tempos atuais, uma síndrome da modernidade?

           Mais apropriado considerar que é um mal antigo com nome novo. Se falarmos em melancolia, perceberemos que ela sempre esteve presente na vida humana. Os melancólicos de ontem são os deprimidos de hoje. Hipócrates (460 a.C-370 a.C.) definia assim a melancolia: Uma afecção sem febre, na qual o Espírito, triste, permanece sem razão fixado em uma mesma ideia, constantemente abatido. É mais ou menos isso o que sente o indivíduo em depressão, com a impressão de que a vida perdeu a graça.

 

2 –      A origem é espiritual ou se trata de problema físico?

           É o caso da galinha e do ovo. Quem nasceu primeiro? A depressão pode ser consequência de influências espirituais, tanto quanto uma obsessão pode instalar-se a partir da vulnerabilidade provocada pela depressão. As duas causas confundem-se.

 

3 –      O tratamento espiritual no Centro Espírita ajuda?

           Sem dúvida. Considerando que sempre há um componente espiritual na origem ou na consequência da depressão, recursos como o passe magnético, as sessões de desobsessão, a água magnetizada, são extremamente eficientes.

 

4 –      E quanto ao tratamento médico?

           É indispensável. A medicação da Terra trata do aspecto físico do problema. A medicação do Céu trata do aspecto espiritual. Os médicos são agentes de Deus em favor da saúde humana, ainda que nem sempre tenham consciência disso, nem se comportem como tais.

 

5 –      Seu livro “Depressão, uma história de superação”, um estudo amplo sobre o assunto, é um romance. O que o levou a optar por esse gênero literário?

           Paciente com depressão experimenta dificuldade para concentrar a atenção numa leitura. O romance, tendo fio narrativo sustentado por uma história, exige menor esforço mental. Por outro lado, é sempre atraente para quem tem o problema, porquanto permite uma associação com o drama vivido pelo personagem.

 

6 – Funciona como tratamento para a depressão?

           Eu diria um coadjuvante, já que não podemos tratar de depressão apenas com leituras. Não obstante, há no livro esclarecimentos oportunos sobre o assunto e um roteiro existencial inspirado na Doutrina Espírita.

 

7 –      O subtítulo, uma história de superação, significa que o enredo gira em torno de um paciente que venceu a depressão. É alguém especial, com disposição para vencer o mal?

           Pessoas especiais, Espíritos iluminados, não sofrem desse mal. O livro narra a trajetória de um médico, alguém que, aparentemente, jamais deveria experimentar a depressão, em face dos recursos à sua disposição como profissional de saúde. Esse conceito é equivocado. Não há nenhuma raça, profissão ou posição social que nos isente. A árdua jornada desse homem em busca da cura, extrapolando as fronteiras da Medicina, exemplifica que é possível vencê-la. Depende do paciente.

                                 

8 –      Disseminam-se no meio espírita técnicas magnéticas específicas para tratamento da depressão? O que dizer a respeito?

           São eficientes, desde que os pacientes estejam informados de que se trata de um tratamento de superfície, cuida de sintomas. Como ensinava Jesus, todos os males procedem do coração, sustentados por nossa maneira de pensar e agir. Imperioso seja o tratamento magnético complementado com orientações doutrinárias, em palestras, cursos, livros, oferecendo-se aos pacientes subsídios para a cura definitiva, a partir de sincero trabalho de renovação, à luz do Evangelho.

No portão da eternidade. Óleo sobre tela por Vicente van Gogh

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Portal:Neuroscience#/media/File:Vincent_Willem_van_Gogh_002.jpg

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco em

Lajes, SC

 

25 de Agosto de  2017

 

Quer salvar o mundo, comece a arrumar a própria cama. (Divaldo Franco)

Ao chegar no Clube de Caça e Tiro, onde faria a conferência, Divaldo Franco, enquanto atendia aos autógrafos, concedeu entrevista aos meios de comunicação social da região. Com belas interpretações musicais o ambiente foi se harmonizando, preparando os assistentes para mais um grande evento.

O Dr. Juan Danilo Rodríguez, médico, terapeuta holístico, psicólogo transpessoal, residente na cidade de Quito, no Equador, fundador e atual presidente do Centro Espírita Francisco de Assis, em Quito, querido amigo de Divaldo Franco, está acompanhando o atual roteiro doutrinário em terras catarinenses. Instado a dirigir algumas palavras ao público, Dr. Juan apresentou os cumprimentos dos espíritas de Quito, discorrendo sobre o seu contato com a mediunidade, há 17 anos, deixando uma mensagem de otimismo e confiança nos propósitos divinos.

Divaldo Franco, aquele que decidiu servir Jesus onde quer que se encontre, destacou que na vida de todas as criaturas humanas sucede algo de inusitado, levando-as a reflexões profundas, ensejando oportunidade para compreensão da transitoriedade do corpo e sua finitude, bem como os eventos que corroboram as manifestações da vida além-túmulo.

O trator de Deus, assim denominado por Chico Xavier, Divaldo Franco narrou os fatos que levaram o Bispo James Pike (Fev 1913-Set 1969), da Igreja Anglicana nos Estados Unidos da América, a colocar a prova as suas convicções e fé sobre a vida espiritual e o destino daqueles que passaram a viver no mundo dos espíritos. O Bispo Episcopal Pike, americano, escritor foi uma das principais figuras religiosas anglicana.

Suas opiniões francas sobre muitas questões teológicas e sociais fez dele um respeitado religioso. Suas convicções teológicas e sua fé foram profundamente abaladas com o inusitado suicídio de seu filho Jim Pike. Destaca-se, nesta história, que o impacto emocional, aliado a muitas dúvidas teológicas sobre o destino dos que deixam o plano físico, provocam momentos de grandes reflexões, e que, se claras e profundas, conduzem a mudanças expressivas. O Bispo Pike escreveu sua autobiografia cujo título é: Do Outro Lado, narrando a sua saga e as convicções que foi conquistando ante fatos inegáveis.

Essa bela, real e comovente história, onde a mediunidade está muito presente, encontra-se catalogada, com detalhes, na obra Um Encontro com Jesus, da Editora LEAL.

Com sua verve esclarecedora e consoladora, o humanista Divaldo Franco foi acrescentando informações iluminativas, ensejando reflexões de cunho transformador, pois que, aos que o escutaram com atenção, lograram alcançar transformações éticas, morais e espirituais, preparando-se para compreender os eventos inusitados que costumam visitar a vida de muitos.

O Espiritismo, disse, é a ciência que estuda as relações entre o mundo espiritual e o físico, bem como os efeitos de um sobre o outro. O sentido da vida, tem ensinado Divaldo, é amar. E nesses tempos de crise econômica e moral, a necessidade de amar o próximo, como a si mesmo, é imperativa, sempre visando a construção da paz mundial a partir da pacificação de cada um, exercendo a fraternidade.

O Espiritismo é a mensagem do Cristo redivivo, enaltecendo e esclarecendo a proposta do amor incondicional. Para um mundo melhor será necessário construir uma família melhor, célula de suma importância na economia social, preparando ética e moralmente o ser humano. Nessa construção, a solidariedade não deve ser negligenciada. Assim, a felicidade, será a arte de ser útil ao outro. A proposta da Doutrina Espírita é a de tornar o ser humano melhor.

Narrando histórias de grande impacto emocional, onde o amor é o protagonista, consolando e acolhendo as almas aflitas e perturbadas, Divaldo destacou que o amor é o bálsamo reparador que se faz presente pelas mãos solidárias, fraternas e acolhedoras. Tocando os corações e as mentes dos atenciosos presentes, Divaldo colocou na intimidade de cada um os óleos do amor que acolhe e soergue os viajores da vida.

Quer salvar o mundo, comece a arrumar a própria cama, isto é, torne-se útil para si mesmo e para os que te estão próximos, sentenciou o nobre divulgador espírita.

Após encerrar a sua magnífica conferência, Divaldo Franco foi homenageado pela Federação Espírita Catarinense pelos seus 90 anos de existência e pelos 70 de oratória espírita, recebendo mais uma parte das homenagens que se iniciaram em Florianópolis e que se encerrarão em Chapecó. Os aplausos foram efusivos, demorados, com o público composto por 1.700 pessoas que se postaram de pé reverenciando e em gratidão ao emérito espírita de Feira de Santana/BA, símbolo do Espiritismo no Brasil e Exterior.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Chapecó, SC

 

Chapecó, 26 de agosto de 2017

Governador de Santa Catarina recebeu Divaldo Franco em Chapecó.

O Governador Raimundo Colombo recebeu Divaldo Franco no aeroporto de Chapecó. Divaldo procedia de Lages, onde na noite anterior havia proferido uma conferência espírita.

Inteiramente dedicado ao próximo e atendendo convite, Divaldo Franco manteve um diálogo com algumas famílias das 71 vítimas que pereceram no acidente aéreo em 19 de novembro de 2016, na Colômbia, sendo a maioria de jogadores da Chapecoense, dirigentes esportivos e profissionais da imprensa. O evento sensibilizou vários países, desencadeando um movimento de solidariedade e de fraternidade.

Ao chegar para desempenhar o seu compromisso na Arena Condá, Divaldo atendeu rapidamente os profissionais de imprensa da NSC – Rede de Televisão Catarinense e a Rádio Chapecó, passando a conceder autógrafos a seguir. O público presente foi estimado 7.500 presentes. A mídia eletrônica – FEBTV, FECTV e Web Rádio Fraternidade – somaram mais de 14.000 acessos registrados.

Diversas autoridades políticas, esportivas e espíritas estiveram presentes ou representadas, entre elas o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon e o representante da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O evento teve, também, por objetivo comemorar o centenário da aprazível Chapecó.

Divaldo foi homenageado pelo seu 90º aniversário e pelos 70 anos de oratória espírita, completando, assim, o destaque dessas ocorrências, que havia se iniciado em Florianópolis e depois em Lages. Os sentimentos expressos são de gratidão pela mensagem apostolar da fraternidade, divulgando as máximas do Cristo. Divaldo Franco é um idealista incomparável que esteve em Chapecó pela primeira vez no ano de 1979, retornando mais quatro vezes, fazendo-se ponte entre os homens e Deus.

O nobre orador, sensibilizado, agradeceu a lembrança da Federação Espírita Catarinense, dizendo que o registro o remete a fazer profundas reflexões, transferindo a homenagem aos lídimos trabalhadores espíritas catarinenses.

Com dois grandes pensamentos: o primeiro, de Marco Túlio Cícero, afirmava que a História é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a Verdade; o segundo, de Lord Francis Bacon, preconiza que uma filosofia superficial leva ao materialismo, mas uma filosofia profunda leva à Deus, à verdadeira religião. Apoiando-se nesses pensamentos, Divaldo demonstrou que a História, desde a Antiguidade Oriental até os dias atuais, é um manancial inexaurível de informações que comprovam a imortalidade da alma.

O inolvidável orador, como exímio professor, destacou vários fatos históricos envolvendo religiosos e pesquisadores, que através da mediunidade se expressaram sobre fatos ocorridos em locais distantes, guardando a hora precisa em que se desenvolveram. Outros, onde a mediunidade anuncia fatos a ocorrerem e que se concretizaram, confirmam os registros históricos.

A criatura humana na busca de conhecer-se e conhecer o mundo em que vive, emprega esforços para compreender fatos cujas origens são transcendentes e que boa parte dos homens de ciência rejeitam. A mediunidade, faculdade orgânica do ser humano, esteve e está presente nos atos de todos, colaborando para a construção de dias melhores.

Em sua narrativa histórica, Divaldo dissecou vários episódios, como a separação entre ciência e religião; o advento da Doutrina Espírita; o amor apresentado aos homens por Jesus. Coube ao Espiritismo revelar e comprovar, pela mediunidade, que a vida não se interrompe com a morte do corpo físico, que o ser pensante sobrevive e preexiste à indumentária carnal.

Jesus, o inigualável amigo, conjugando o verbo amar, ensinou a necessidade do perdão e da compreensão, da caridade e da solidariedade, da ética e da moral, da verdade que liberta e da mentira que aprisiona, da hipocrisia e da benevolência, da violência e da paz, tudo para que o homem tivesse vida em abundância. O amor é força criativa e sustentadora.

Modernos astrofísicos, pelas pesquisas, concluem que Deus e o Espírito são existências palpáveis, fazendo uma ponte entre a ciência e a religião. A mediunidade sempre esteve presente no curso da evolução humana, desde a sua criação. Na atualidade, homens notáveis se dedicam a comprovar a existência e a manifestação do Espírito. Assim, pouco a pouco o véu que encobria parcela da verdade está sendo levantado, deixando à mostra uma realidade insofismável, o Espírito e suas ações no meio físico e extrafísico.

Francisco de Assis, Francisco Cândido Xavier, e outros, são emissários divinos junto aos homens, auxiliando o progresso da humanidade. A Doutrina Espírita, com sua trilogia, ciência, filosofia e religião, é a expressão do amor de Deus se disseminando coletivamente. Vários casos de mediunidade foram apresentados, inclusive os referentes ao médium orador e conferencista Divaldo Franco, que, desde os quatros anos de idade, confabula com os Espíritos desencarnados.

É a sobrevivência da vida. O Espiritismo realizou a maior façanha filosófica, matou a morte. A Doutrina Espírita dá a certeza da imortalidade da alma. Os ditos mortos estão vivos.

Finalizando, Divaldo Franco destacou que, ao homenagear o centenário de Chapecó, felicitou os seus cidadãos, com a certeza de que o amor sobrevive a qualquer equação. Aos sobreviventes da tragédia que abalou o município, em especial, incentivou-os a dizerem que amam seus afetos e que lhes devotam gratidão. Recitando o Poema da Gratidão, Divaldo encerrou sua brilhante abordagem, demonstrando a sobrevivência da alma humana e suas relações com o mundo físico.

O Prefeito, tomando a palavra, agradeceu a visita de Divaldo, enaltecendo o amor, Os aplausos que se sucederam, atestaram o carinho e a devoção dos presentes, reconhecendo o quanto somos gratos ao nobilitante trabalho desenvolvido por esses Espírito de Escol, Divaldo Pereira Franco, o Semeador de Estrelas.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

(Recebido em email de JorgeMoehlecke)

 

 Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

1 - PALESTRA: AS CRIANÇAS DA NOVA ERA

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “As crianças da Nova Era” que se realiza no dia 01 de Setembro de 2017, pelas 21h00.

 

Este evento, com entrada livre e gratuita, terá lugar na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com)

 

 

 

2 - INSCRIÇÕES ABERTAS

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, informa que se encontram abertas as inscrições para as novas activiaddes que terão lugar a partir de 23 de Setembro de 2017:

 

- Curso Básico de Espiritismo (Sábados, 16h / 17h30)

- Educação Espírita Juvenil (Sábados, 15h / 16h30)

- Estudando Kardec (4ª feira, 20h / 21h)

 

As inscrições poderão ser efectuadas na sede do CCE ou via e-mail para [email protected]

Estes eventos, com entrada livre e gratuita, terão lugar na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com)

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita (C. Rainha)

 

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

Sugestões:

https://cceespirita.wordpress.com/

http://adeportugal.org

 

"Começa, aceitando a própria vida, tal qual é, procurando melhorá-la com paciência" - Emmanuel

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 Palestra no G.E. Joanna de Cuza

São Paulo, SP

 

O Grupo Espírita JOANNA DE CUZA, convida a comunidade para assistir a palestra a ser proferido pelo confrade José Maria Pontes e Silva.
Tema: ANIMISMO – fenômeno produzido pelo próprio encarnado.
Dia 27/08/2017 – próximo domingo.
Início às 17h00min.
Local: Rua Antonio Comenale 159, Pq Cocaia/Grajaú
Ref.: 3.755 da Av. Belmira Marin 159 (Rest. Feijão de Corda e Supermerc. Ricoy)
Entrada Franca

 

 

(Informação recebida em email de G. E. Joanna de Cuza [[email protected]])

 

 Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP  

 

Muito Bom Dia!!

Lembrete do Seara do Mestre:

·        Livro do mês – Todo mês o Seara do Mestre indicará um livro diferente para os frequentadores.

O livro indicado de Agosto: “Jesus no Lar” de Chico Xavier.

Procure a Livraria ou a Biblioteca do Seara para mais informações.

 

·        A Assistência Social pede para reforçarmos três campanhas:

1.   Campanha de Fraternidade Maria de Nazaré.
Uma forma de mais pessoas participarem na arrecadação dos alimentos para Assistência Social.
Para mais informações ou retirada do folheto, procure a secretaria.

2.   Campanha Anjos da Caridade. Os itens indicados para o kit dos bebês estarão nos murais do Seara.

3.   A Assistência Social convida a todos a participarem da Campanha de Fraternidade Auta de Souza.
Precisamos de mais trabalhadores para as visitas aos bairros e busca dos alimentos.
Eles acontecem sempre nos dois primeiros sábados de cada mês.
Por exemplo, a primeira fase de setembro será no dia 02 e, a segunda fase será no dia 09 – ambos às 12h30.

 

Palestras dessa Semana:

29-ago

ago

TER

20h

Glaucio

AS DUAS ESPÉCIES DE FAMÍLIA

1-set

set

SEX

20h

André

DEUS NÃO FAZ AS PROVAS SUPERIOR DAQUELES QUE A PEDEM

2-set

set

SÁB

09h

Antonio Roberto

A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS

set

15h

Não Haverá Palestra

 




--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 Encontro Amigos de Chico Xavier

Torres, RS

 

 

(Informação recebida em email de Cristiano Alves Locações Comerciais [[email protected]])

 

Atualização do site

Autores Espíritas Clássicos

 

Estamos novamente... Retornando com Kardec... O grande estrategista...

 

Com a biografia de Kardec por Andre Dumas... 

 

André Dumas - Allan Kardec sua Vida e sua Obra.... PENSE...

 

Como bem sabemos... Este autor foi muito mal compreendido no Brasil... E por elementos do Roustaiguistas... Viveu numa época...  De vacas magras... Do Espiritismo francês.... Foi um grande intelectual espírita francês...

 

Segue em anexo... E no Link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Allan%20Kardec/Biografias%20Allan%20Kardec/Obra%202/Andr%C3%A9%20Dumas%20-%20Allan%20Kardec%20sua%20Vida%20e%20sua%20Obra.htm

 

E NA SÉRIE O ESPIRITISMO SOB ATAQUE...

 

- O Movimento Espírita Brasileiro...  Esta reagindo... No Congresso Espírita do Aniversário da USE... Estiveram presentes... Os grandes pensadores do Espiritismo que fizeram um RX das grandes distonias dentro do Espiritismo... Teve como ponto alto... O Prof. Antonio César Perri de Carvalho... Com seus comentários...

 

Antonio César Perri de Carvalho - 17º Congresso Estadual de Espiritismo - USE 70 anos

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=Zr9jjKJo9Ak&t=4706s&list=PLbBAXq8ij9Ewft0wGV2AX2cz6z0cQU_iW&index=38

 

- Jorge Hessen - Programa Espiritismo em Foco

Tema: Resguardemos Kardec...

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=wtnsoemf2BQ&index=19&list=PLbBAXq8ij9EyQ4cHCMjhYOcNp5pzhHIcI

 

A luta segue com força total...

 

Fiquem com Deus

 

Deus

(Informação recebida em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

 

 Teatro: Maria de Nazaré

São Paulo, SP

 



Paz e Luz! 

 

Lurimar Vianna

 

Companhia Teatral Áquila Prisca

(11) 3399 4492 / 99173 7955 / 94364 1954

 

 

(Informação recebida em emails de Aquila Prisca [[email protected]] e de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]] )

 

 Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Imagem inline 1

Obs.:Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para [email protected]M pelo que agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP  

 

 

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE 0

 

 FRANCISCO ORTOLAN

 DA CIDADE DE

FERNANDÓPOLIS

 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 30-08-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " RECONCILIAI-VOS COM O VOSSO ADVERSÁRIO "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Com mais de 47 milhões de livros publicados, FEB Editora

marca presença na Bienal do Rio

 

Jornalista André Trigueiro, Anna Cláudia Ramos, Adeilson Sales, Lucy Dias e Geraldo Campetti serão alguns dos autores que estarão presentes no estande da FEB Editora ao longo da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Com mais de 600 títulos no catálogo, a Editora conceitua-se como uma das maiores editoras espíritas do mundo, já tendo publicado mais de 47 milhões de livros.

Dia 2/9 – Lucy Dias Ramos. Horário: das 15h às 16h30

Dia 7/9 – André Trigueiro. Horário: das 16h às 17h30

Dia 8/9 – Geraldo Campetti. Horário: das 15h às 17h

Dia 8 e 9/9 – Adeilson Salles. Horário: das 16h às 17h30

Dia 10/9 – Anna Cláudia Ramos. Horário: das 11h às 17h

 

Destaques da FEB Editora na Bienal

 

2017 é muito especial para o Movimento Espírita por ser o ano em que se comemoram os 160 anos de lançamento de O Livro dos Espíritos. Primeiro dos cinco livros da Codificação da Doutrina, esta obra contém a essência dos ensinamentos dos espíritos superiores com respostas que abordam, de forma lógica e racional, sobre os aspectos científico, filosófico e religioso questões essenciais para compreensão da vida. É um dos livros destaque do estande da FEB Editora, que também conta com a participação dos seguintes autores:

 

Lucy Dias: Autora dos livros como Lar, Alicerce de Amor e Folhas de Outono começou a escrever artigos espíritas na década de 1970 e desde então colabora publicando artigos em jornais e revistas além de livros do gênero. As obras desta autora ressaltam a importância do lar construído tendo o amor como base, contendo uma mensagem consoladora e edificante.

 

André Trigueiro: Especialmente para esta Bienal do Livro será feito o lançamento da edição revista e ampliada de Espiritismo e Ecologia. André Trigueiro, é atualmente repórter da TV Globo e colunista do Jornal da Globo, associa nesta a publicação as afinidades entre a visão de espíritas e ecologistas para defender a biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, o consumo consciente entre outros temas que inspiram novas ideias e atitudes.

 

Geraldo Campetti: Vice-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), coordenador da Comissão Editorial da FEB Editora e responsável pela Biblioteca de Obras Raras e Museu da Federação. Coordenou as publicações: A Vida no Mundo Espiritual: Estudo da Obra de André Luiz que apresenta estudos das obras desta coleção psicografada por Chico Xavier e o Espiritismo de A a Z glossário com aproximadamente dez mil conceitos e definições compilados das obras de diversos autores sob o olhar da Doutrina Espírita. É também autor do livro Biblioteca Espírita, obra voltada aos interessados em organizar suas bibliotecas por meio de método simples e eficaz.

 

Adeilson Salles: Publicou mais de 40 livros para diversos públicos. Pela FEB Editora possui 12 livros publicados voltados para jovens e crianças alguns traduzidos para o inglês e português. A Cura do Cego de Jericó, Fugindo Para Viver, O Menino Chico, Paulo e Estevão para Jovens Leitores, Um Por Todos e Todos Por Um estão entre as obras deste autor.

 

Anna Cláudia Ramos: Autora com mais de 70 livros publicados no seguimento da literatura infantil e juvenil, oferece cursos, oficinas e palestras sobre a formação de leitores, presta assessoria para projetos de incentivo à leitura e participa de feiras do livro em todo o mundo. Traz para esta bienal o livro Que história é essa? Voltado para o público infantil trata de forma simples e ilustrada questões muito importantes da Doutrina Espírita.

 

Livro Memórias de um Suicida: obra do autor espiritual Camilo Castelo Branco e psicografada pela médium Yvonne A. Pereira contém um importante relato sobre os sentimentos e experiências de um Espírito que desencarnou pelo suicídio. Demonstra a imortalidade da alma e a grandeza da Misericórdia divina para com os suicidas arrependidos.  Tema importante para o mês conhecido como Setembro Amarelo, quando várias entidades do segmento público e privado realizam campanhas para a valorização da vida e prevenção do suicídio. Neste mês também é celebrado no dia 10 o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar para este grave problema de saúde.

 

Sobre a FEB Editora

 

A FEB Editora é uma das maiores editoras espíritas do mundo. Possui 627 títulos de referência e estudo, sendo que 90 foram traduzidos para outras línguas. Soma 47.821.510 exemplares de livros publicados até o momento, entre estes estão: Nosso Lar, Paulo e Estevão, as obras da Codificação Espírita além de diversos títulos de grande importância para a história, estudo e compreensão da Doutrina. 

 

Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), Divaldo Franco, Haroldo Dutra Dias, André Trigueiro, Adeilson Salles, Suely Caldas Schubert, Yvonne A. Pereira, Arthur Conan Doyle estão entre os autores que contribuem para a divulgação, estudo e prática da Doutrina Espírita.

  

Informações:

FEB Editora: www.febeditora.com.br

Departamento Editorial

Telefone: (61) 2101-6198

E-mail: [email protected]

 

Sala de Imprensa

Telefone: (61) 2101-6175

E-mail: [email protected]

 

--

/ 

Federação Espírita Brasileira
Tel. (61) 2101-6161

(Informação recebida em email de Patrícia Cabri [[email protected]])

 

Informativo FEBtv

Brasília, DF

Mala-direta virtual da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

64ª Semana Espírita de Vitória da Conquista

De 02 a 10 de setembro de 2017, no Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista, Bahia.

O evento contará com a presença de Décio Iandoli Jr, Sandra Mussi, Max Lânio, Wesley Caldeira, Carlos Campetti, Marta Antunes, Lacordaire Faiad, Oscar de Lira Carneiro, Geraldo Campetti, José Mauro Mussi, André Luiz Peixinho, José Raul Teixeira, Jorge Godinho, Simão Pedro, Leonardo Machado, Alberto Almeida e Divaldo Franco.

Transmissão ao vivo pelo canal 20 da FEBtv.


Você conhece o Gotas de Luz?

É o canal de assinantes da FEBtv! Tornando-se assinante, você poderá assistir palestras, seminários, videoaulas e documentários diretamente em seu computador, smartphone, tablet ou smartTV. E com a sua assinatura, você também estará contribuindo para a manutenção e expansão da tv espírita.

http://www.febtv.com.br/gotasdeluz


Transmissões ao vivo (horários de Brasília)

Divaldo Franco em Santa Catarina - CANAL 8
Dia 24/08, das 19h às 22h, em Florianópolis
Dia 25/08, das 20h às 22h, em Lages
Dia 26/08, das 16h às 18h, em Chapecó
Realização: Federação Espírita Catarinense

6ª Jornada Espírita de Coromandel - CANAL 4
De 24 a 27 de agosto de 2017
Realização: Aliança Coromandel Espírita
Coromandel - Minas Gerais

Semana Espírita de Vitória da Conquista - CANAL 20
De 2 a 10 de setembro de 2017
Realização: União Espírita de Vitória da Conquista
Vitória da Conquista - Bahia

Acesse: www.febtv.com.br

 


Vídeos sugeridos

64ª Semana Espírita de Vitória da Conquista

Minha Nada Mole Encarnação
O homem de bem

Livros que Iluminam
Vida e Sexo

 

 

Preços e condições válidos somente para compra por meio deste email. Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site. As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas. Os preços anunciados neste e-mail são válidos até 30/08/2017 ou enquanto durarem os estoques.

Você está recebendo este email porque está cadastrado em nossa mala-direta, de acordo com nossa Politica de Privacidade. Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Se não quiser mais receber nossos e-mails, cancele seu cadastro clicando aqui.


--

Esta mensagem foi enviada para [email protected] por [email protected]

 

Palestra com Dr. César Geremia

Porto Alegre, RS

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Evento espírita aborda “Campanha de prevenção ao suicídio”

São Paulo, SP 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Teatro. Peça "O Cândido Chico Xavier"

São Paulo, SP


"O Cândido Chico Xavier", com direção de Ana Rosa. Apresentações no Teatro APCD - Sábado 02/Set às 21h - Domingo 03/Set às 19hs.
Teatro APCD, Rua Voluntários da Pátria, 547 - Santana (Estação de Metrô Portuguesa-Tietê) - São Paulo.

Acesse: https://www.bilheteriaexpress.com.br/agendas/o-candido-chico-xavier-sao-paulo.html

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Minicurso sobre saúde e vida

 

Olá! Boa tarde!

 

Tudo bem? Espero que esteja!

 

 

Espero que você tenha gostado da primeira aula do David Monducci sobre os vários modelos médicos, neste nosso interessante minicurso sobre saúde e vida.

 

Se você não assistiu, a aula ainda está disponível na mesma página do segundo vídeo, que apresento agora.

 

O assunto abordado é também de extrema relevância. Você sabe por que adoecemos? www.correiofraterno.com.br/saudeevida/aula2

 

Você vai aprender com o neurocirurgião David Monducci que a doença, quando se manifesta, está na verdade nos fazendo um bem, mandando o recado de que algo precisa ser mudado na nossa maneira de encarar a vida.

 

Qual seria, afinal, a causa das nossas doenças? Será que já não poderíamos evitá-las conhecendo a sua origem?

 

São tantos desafios que enfrentamos todos os dias, que nem percebemos como o estresse, a correria, a ansiedade e tantas outras dificuldades acabam afetando o nosso organismo.

 

Neste vídeo você vai conhecer uma análise diferente: o homem numa visão integral, que envolve emoção, sentimento, mente e corpo. Aí vai começar a ficar mais claro como podemos evitar muitas doenças.

 

Aproveite e assista AGORA: www.correiofraterno.com.br/saudeevida/aula2

 

Deixe também suas dúvidas e comentários na página.

 

Até o próximo vídeo!

 

Abraço,

 

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Correio Fraterno)

 

 I Simpósio de Cuidados Paliativos e Espiritualidade

São Paulo, SP



(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 Palestra no F.E. Irmã Maria

São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

Movimento Espírita multiplica contribuições

doutrinárias durante campanha Setembro Amarelo

 

 

Desde o ano de 2014, a cor amarela ganhou conotação especial no mês que marca o início da primavera. Setembro Amarelo tornou-se a identidade da campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito desta realidade, no Brasil e no mundo, incluindo formas de prevenção.

 

E, a partir de 2017, dirigentes de instituições espíritas mobilizam-se para apresentar contribuições doutrinárias à importante iniciativa, em um formato que visa ampliar ações já existentes no Movimento Espírita. “A Doutrina Espírita foi codificada por Allan Kardec, pseudônimo do reconhecido e influente pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, no século 19. E reúne há 160 anos – desde 18 de abril de 1857 – conceituações fundamentais para valorização da vida humana, uma oportunidade evolutiva que não pode ser desperdiçada”, explica a educadora Jane Maiolo, cocriadora do Projeto Amor à Vida!

 

Vice-presidente da Sociedade Espírita Allan Kardec, de Jales, no interior paulista e professora no Ensino Fundamental da rede pública municipal, Jane Maiolo acrescenta que “o Espiritismo é a religião cuja filosofia moral pode levar o ser humano ao entendimento da vida – passada, presente e futura. E a devolver-lhe a esperança, para sair das malhas do materialismo destruidor”.

 

A proposta é o engajamento de espíritas em iniciativas que visam o bem comum. “E muitas delas estão vinculadas a cores, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul. Neste momento, o objetivo é divulgar o conteúdo espírita em favor da vida, contra o suicídio. Por isto, multiplicadores abordarão o tema nas exposições habituais da Casa Espírita e em outros eventos especiais. A meta – já alcançada – é abranger as cinco regiões do Brasil”, dimensiona o jornalista e cocriador Sirlei Nogueira, que está presidente da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba, outra cidade paulista. USE identifica o movimento de unificação dos centros espíritas no Estado de São Paulo.

 

Além do conteúdo espírita sobre o tema, a formatação do Projeto Amor à Vida! inclui subsídios do CVV (Centro de Valorização da Vida) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), entidades que iniciaram Setembro Amarelo em 2014, ao lado do CFM (Conselho Federal de Medicina). Após o começo, em Brasília (DF), a campanha conseguiu rápida projeção com ações em todas as regiões do País. No exterior, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculada a 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

 

CONTEÚDO OPCIONAL

 

            Conteúdo da palestra “É caminhando que se faz o caminho: Uma reflexão sobre o suicídio e a depressão”, de Jane Maiolo, também está disponível aos multiplicadores do projeto. “Números e tabus, mitos e verdades, psicopatologias associadas e sintomas são elencados, com ênfase à constatação de que o silêncio não impediu os alarmantes números, caracterizando este grande problema de saúde pública. Ou seja: falar é a melhor solução, conforme alardeia a campanha Setembro Amarelo. Motivo a mais para que nós, espíritas, também façamos a nossa parte, mais uma vez, em um engajamento de ‘Amor à Vida!’”, reitera a professora.

 

A partir de Jales e de Araçatuba, cidades paulistas localizadas a mais de 500 km da Capital, multiplicadores espíritas já estão definidos nas cinco regiões do Brasil: Rondônia, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Vila Velha, Belo Horizonte, Juiz de Fora e São Paulo. As cidades de Auriflama, Birigui, Guararapes, Penápolis, Fernandópolis, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Severínia também estão representadas neste Estado.

 

 

SERVIÇO

 

Série ‘Amor à Vida’ | 1.ª Temporada | 2017

 

• Jane Maiolo, vice-presidente da Sociedade Espírita Allan Kardec, de Jales

[email protected] | 17 99714.0253

 

• Sirlei Nogueira, presidente da USE Regional de Araçatuba

[email protected] | 18 99709.4684

 

 

(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira)

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 469

TRÊS LAGOAS/MS – 28/AGOSTO A 4/SETEMBRO/2017

INFO PAN 469 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BAIRRO DOS VELEIROS / BELA VISTA / CAMPO GRANDE / CASA VERDE / FREQUESIA DO Ó / JARDIM CELESTE/ MOOCA / MORUMBI / PARQUE VITÓRIA / PERDIZES / PINHEIROS / SANTANA / SANTO AMARO / SAÚDE / TATUAPÉ / TUCURUVI / VILA ARICANDUVA / VILA BARUEL / VILA CLEMENTINO / VILA EMA / VILA FORMOSA / VILA GUIOMAR / VILA GUSTAVO / VILA JAGUARÉ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

SÃO PAULO INTERIOR

AMERICANA / ARAÇATUBA / ARAÇOIABA DA SERRA / ARARAQUARA / ARUJÁ / ASSIS / AVANHANDAVA / BAURU / BIRIGUI / CAÇAPAVA / CAMPINAS / EMBU DAS ARTES      

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

 FRANCA / GETULINA / GUARARAPES / GUARULHOS / ITAPIRA / JACAREÍ / JALES / LIMEIRA / LORENA / MOGI DAS CRUZES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PENÁPOLIS / PIRACAIA / PIRACICABA / PRAIA GRANDE / PROMISSÃO / REGISTRO / RIBEIRÃO PIRES / RIBEIRÃO PRETO / SALTO / SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO FRANCISCO / SOROCABA / TAPIRATIBA   / TAUBATÉ / VOTORANTIM / VOTUPORANGA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > ANDARAÍ /  BENTO RIBEIRO / BOTAFOGO / CAMPO GRANDE / CIDADE NOVA / ILHA DE PAQUETÁ / JACAREPAGUÁ / MADUREIRA / MARACANÃ / MEIER / PENHA / REALENGO / RIO DE JANEIRO / TIJUCA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / CABO FRIO / CAMPOS DE GOYTACAZES / MACAÉ / MANGARATIBA / MARICÁ / NITERÓI / NOVA FRIBURGO / NOVA IGUAÇU / RIO DAS OSTRAS / VALENÇA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > PIÚMA / VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / IPATINGA / PAPAGAIOS / POÇOS DE CALDAS / SACRAMENTO / SANTA RITA DO SAPUCAÍ / SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CAMBÉ / CAMPO MOURÃO / CASCAVEL / CIANORTE / CURITIBA / FÊNIX / GOIERÊ / JACAREZINHO / LONDRINA / PALOTINA / PEABIRU / RIO NEGRO / ROLÂNDIA / TERRA BOA / UBIRATÃ / UMUARAMA / UNIÃO DA VITÓRIA

RIO GRANDE DO SUL > BENTO GONÇALVES / PORTO ALEGRE

SANTA CATARINA > FLORIANÓPOLIS / JOINVILLE / PENHA / SÃO JOSÉ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / GUARÁ I (DF)

GOIÁS > ANAPOLIS / GOIÂNIA

MATO GROSSO DO SUL > TRÊS LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > SALVADOR / VITÓRIA DA CONQUISTA

PERNAMBUCO > OLINDA / PAULISTA / RECIFE

SERGIPE > AQUIDABÃ /  ARACAJU / CAPELA / GRACHO CARDOSO / NOSSA SENHORA DA GLÓRIA  / NOSSA SENHORA DAS DORES  / NOSSA SENHORA DE LOURDES / PROPRIÁ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

PARAÍBA >  JOÃO PESSOA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ > BELÉM

RONDÔNIA > PORTO VELHO

TOCANTINS > PALMAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > RAFAELA (SANTA FÉ)

AUSTRALIA > GOLD COAST

AUSTRIA > VIENA

COLÔMBIA > BOGOTÁ

ESPANHA > BARCELONA

ESTADOS UNIDOS > CHANTILLY (VA) / ASTORIA (NY) / ESTADOS UNIDOS / LUTHERVILLE TIMONIUM (MA) / NEWARK (NJ) / NOVA IORQUE / PALM BEACH / SMYRNA

FRANÇA > LION

SUIÇA > ST. GALLEN / ZURIQUE

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

     (Com informações de Décio Bressanin)

 

Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR  

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 Informativo “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

 

Edição 251 - 25 de agosto de 2017 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

Comunhão reúne palestrantes renomados, boa comida, música e pintura mediúnica neste final de semana

Mayse Braga faz palestra de encerramento da Mostra de Arte e Cultura



Alberto Almeida em dois encontros na Comunhão

 

Você conhece o Reformex? MACES vai distribuir a todos

Saulo Gouveia fala sobre Amar ao próximo como a si mesmo

Especialista em magnetismo, Jacob Melo participa da MACES

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Valorizemos o tempo

 

 A cada dia que passa, o ritmo da nossa vida parece estar mais acelerado.

Temos pressa, muita pressa para tudo.

Pressa de viver, pressa de ser feliz, pressa de ficar rico, pressa de ver a semana passar...

Queremos que as férias cheguem logo, que a promoção se faça imediata, que o salário aumente...

Em determinados momentos questionamos, brincando: Parece que o tempo se diverte com a gente, o que gostamos passa tão rápido, e o que detestamos demora a passar.

As pessoas a quem amamos partem mais rápido do que desejamos, e os que nos ferem parece que nunca se vão...

Observando seriamente, está cada vez mais difícil encontrar tempo para nós mesmos.

Nunca temos tempo para fazer um mergulho interior, buscar saber o que queremos da vida.

Cada vez mais difícil fazer uma introspecção, uma busca criteriosa e sincera de nossas reais ansiedades.

Lembrando que Jesus recomendou o amor a si mesmo, acabamos descobrindo que não nos amamos e nem sequer nos conhecemos.

O que estamos fazendo com o nosso tempo?

Nos dias atuais, a quantidade de compromissos, tarefas e informações que nos chegam, aumentou muito.

Quanto mais tarefas abraçamos, mais preenchemos nosso tempo, e ele parece ficar mais curto.

Importante buscarmos o significado que damos à nossa vida na Terra.

Ligamos nossos pensamentos em tantos fatos e ações alheios e não conseguimos registrar o que nos é importante.

O pensamento saudável é um requisito que não podemos dispensar para bem conduzir nossos passos e obrigações frente a vida.

Quando as ideias se atropelam e não reflexionamos conforme deveríamos, causamos uma intoxicação de informações.

Vemo-nos atolados em situações de ansiedade, impaciência e descontrole que nos impedem o correto discernimento.

Desconhecendo nossa individualidade, ignoramos que somos Espíritos imortais em um corpo material, necessitando de momentos de silêncio, de tranquilidade para nos conhecermos.

Por menos tempo que tenhamos, é necessário separarmos alguns minutos para usufruir a paz de espírito, que nos facilita o autoconhecimento.

Alguns momentos de silêncio interior para conectarmos com nossa consciência e saber o que realmente queremos de nossas vidas.

A preservação de um tempo mental para reflexionarmos, meditarmos, nos dará autocontrole para as decisões mais acertadas.

Nossas paisagens mentais precisam ser alimentadas com imagens saudáveis e com ensinamentos nobres, para termos boa disposição frente a vida.

Indispensável algum tempo para dedicar aos nossos cônjuges, filhos, pais, amores; para lermos nosso poema preferido e nos deixarmos levar pela sua sonoridade; para amarmos de verdade, abraçarmos fortemente, doarmos sorrisos; ligarmos para nossos pais e lhe falarmos de nossa gratidão; brincarmos com nossas crianças; tratarmos a todos com respeito; lermos mais livros e assistirmos menos televisão; criarmos uma atmosfera de amor onde estivermos; orarmos e confiarmos em Deus.

Utilizemos nosso tempo com sabedoria.

Redação do Momento Espírita.
Em 26.8.2017.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 Imagem do Pica-pau em sua faina. Foto Ismael Gobbo.

 

Não perdoar

 

Pelo Espírito Hilário Silva. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Almas em Desfile. Segunda Parte - Lição nº 16. Página 163.

 

Bezerra de Menezes, já devotado à Doutrina Espírita, almoçava, certa feita, em casa de Quintino Bocaiúva, o grande republicano, e o assunto era o Espiritismo, pelo qual o distinto jornalista passara a interessar-se.

Em meio da conversa, aproxima-se um serviçal e comunica ao dono da casa:

- Doutor, o rapaz do acidente está aí com um policial.

Quintino, que fora surpreendido no gabinete de trabalho com um tiro de raspão, que, por pouco, não lhe atingiu a cabeça, estava indignado com o servidor que inadvertidamente fizera o disparo.

- Manda-o entrar - ordenou o político.

- Doutor - roga o moço preso, em lágrimas -, perdoe o meu erro! Sou pai de dois filhos... Compadeça-se! Não tinha qualquer má intenção... Se o senhor me processar, que será de mim? Sua desculpa me livrará! Prometo não mais brincar com armas de fogo! Mudarei de bairro, não incomodarei o senhor...

O notável político, cioso da própria tranquilidade, respondeu:

- De modo algum. Mesmo que o seu ato tenha sido de mera imprudência, não ficará sem punição.

Percebendo que Bezerra se sentia mal, vendo-o assim encolerizado, considerou, à guisa de resposta indireta:

- Bezerra, eu não perdoo, definitivamente não perdoo...

Chamado nominalmente à questão, o amigo Bezerra exclamou desapontado:

- Ah!... você não perdoa!

Sentindo-se intimamente desaprovado, Quintino Bocaiúva falou irritado:

- Não perdoo erro. E você acha que estou fora do meu direito?

O Dr. Bezerra cruzou os braços com humildade e respondeu:

- Meu amigo, você tem plenamente o direito de não perdoar, contanto que você não erre...

A observação penetrou Quintino Bocaiúva como um raio.

O grande político tomou um lenço, enxugou o suor que lhe caía em bagas, tornou à cor natural, e, após refletir alguns momentos, disse ao policial:

- Solte o homem. O caso está liquidado.

E para o moço que mostrava profundo agradecimento:

- Volte ao serviço hoje mesmo, e ajude na copa.

Em seguida, lançou inteligente olhar para Bezerra, e continuou a conversação no ponto em que haviam ficado.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG

Quintino Bocayuva

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/73/Quintino_bocayuva.jpg

Ficheiro:Augusto Rodrigues Duarte - Bezerra de Menezes (detalhe).jpg

Detalhe de um retrato pintado a óleo de Bezerra de Menezes, por  Augusto Rodrigues Duarte

 ofertado como homenagem dos súditos portugueses residentes na Corte.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes

Vista da Baía do Rio de Janeiro e do Largo da Carioca tomada do jardim do convento de Santo Antonio, 1816.

Óleo sobre tela por Nicolas Antoine Taunay. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Homenagem  

 

Maria Dolores  

 

Texto copiado de:

http://www.mensagemespirita.com.br/autor/maria-dolores/biografia/

 

Maria Dolores

Foto internet

 

 

Maria de Carvalho Leite, a conhecida Maria Dolores no Espiritismo, renasceu em Bonfim da Feira (Bahia) em 10 de setembro de 1901 e desencarnou, vitimada por pneumonia, em 27 de julho de 1958; teve três irmãos e duas irmãs; seus pais terrestres foram Hermenegildo Leite e Balmina de Carvalho Leite. 

Maria Dolores, também chamada de Madô e de Mariinha, diplomou-se professora em 1916 e lecionou no Educandário dos Perdões e no Ginásio Carneiro Ribeiro, ambos em Salvador - Bahia; durante sua vida dedicou-se à Arte Poética e foi redatora-chefe, durante 13 anos, da página feminina do Jornal O Imparcial, além de colaborar no Diário de Notícias e nO Imparcial: sua produção poética foi reunida no livro Ciranda da Vida cujos recursos financeiros foram destinados à instituição Lar das Meninas sem Lar.

Casada com o médico Odilon Machado, após anos de sofrimento conjugal, desquitou-se sem ter filhos do próprio ventre; talvez por isso dedicou-se ao Lar das Meninas sem Lar, amparando crianças de outras mães, chegando, inclusive, a abrigar crianças em sua própria casa.

Posteriormente ao desquite e residindo em Itabuna – Bahia, conheceu o italiano Carlos Carmine Larocca, radicado no Brasil, e com ele constituiu novo lar.

Ainda em Itabuna, adotou por filha, em 1936, Nilza Yara Larocca; em 1947 mudou-se para Salvador com o novo companheiro e ajudando-o na administração do Café Baiano e da tipografia A Época, ambos de sua propriedade.

Em Salvador, adotou por filhas Maria Regina e Maria Rita (1954), Leny e Eliene (1956) e Lisbeth (1958).

Maria Dolores foi membro da Legião da Boa Vontade a quem prestou serviços de beneficência, partilhando seus dons de pianista, pintora, costureira e dedicada à arte culinária.

Maria Dolores também foi colaboradora ativa da obra de Divaldo Pereira Franco: em 15 de agosto de 1952 foi fundada a Mansão do Caminho, sendo que algumas das primeiras louças e talheres foram por ela doadas, além de trabalhar voluntariamente na Mansão, incluindo-se a confecção de cartões de Natal, pintados por suas mãos para serem vendidos em benefício daquela Casa. 

A partir do ano de 1971 e na condição de espírito livre tornou-se ativa escritora através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier: contos em versos, poemas e trovas.

A relação de suas obras individuais recebidas por Chico Xavier e publicadas por várias editoras espíritas do país é a seguinte:
-Antologia da Espiritualidade, publicada pela Federação Espírita Brasileira em 1971;
-Maria Dolores, publicada pelo Instituto Divulgação Editora André Luiz (IDEAL) em 1977;
-Coração e Vida, publicada pelo IDEAL em 1978;
-A Vida Conta, publicada pela Cultura Espírita União (CEU) em 1980;
-Caminhos do Amor, publicada pela CEU em 1983;
-Alma e Vida, publicada pela CEU em 1984;
-Dádivas de Amor, publicada pelo IDEAL em 1990.

Em várias obras mistas, em prosa e verso, de Chico Xavier existem dezenas de produções poéticas de Maria Dolores, sobretudo com temáticas para o Natal e dia das Mães: escreveu o livro mediúnico Somente Amor em parceria com o espírito MEIMEI e publicado pelo IDEAL no ano de 1978.

Em vários livros psicografados por Chico Xavier tem-se o acerco de 18 trovas escritas por Maria Dolores:
–duas em Chão de Flores, publicado pelo IDEAL em 1975;
-uma em Notícias do Além publicado pelo Instituto de Difusão Espírita (IDE) em 1980;
–uma em Praça da Amizade, publicado pela Cultura Espírita União (CEU), em 1982;
–uma em Recados da Vida, publicado pelo GEEM em 1983;
–três em Os Dois Maiores Amores, publicado pela CEU em 1983;
-uma em Sementes de Luz, publicado pelo IDEAL em 1987;
–duas em Roseiral de Luz, publicado pela União Espírita Mineira em 1988;
–duas em Pétalas da Primavera, publicado pela União Espírita Mineira em 1990;
-uma em Fulgor no Entardecer, publicado pela União Espírita Mineira em 1991;
–uma em Uma Vida de Amor e Caridade publicado pela Editora Fonte Viva em 1992;
–três em Preito de Amor, publicado pelo Grupo Espírita Emmanuel S/C Editora (GEEM) em 1993.

De 1971 a 2002 foram trinta e um anos em que Maria Dolores esteve associada ao mandato mediúnico de Chico Xavier: suas obras mediúnicas e individuais ultrapassam o número expressivo de 180 mil exemplares vendidos.

Prefaciando suas obras mediúnicas individuais, o espírito Emmanuel assim qualifica Maria Dolores: "denodada obreira do Bem Eterno", "intérprete de Jesus", "alma abnegada de irmã", "irmã querida", "poetisa da vida", "Mensageira da Espiritualidade", "devotada Seareira do Bem", "irmã e companheira nas tarefas da Vida Maior", "nossa irmã e benfeitora", "Poetisa da Espiritualidade Superior".

As criações poéticas de Maria Dolores, sob as formas de poemas e trovas, não fazem apologia da arte pela arte; pelo contrário, sua finalidade político-pedagógica é traduzir observações e vivências na "exaltação do Bem sob o patrocínio de Jesus" e contribuir para a sublimação dos sentimentos humanos.

 

 

Retrato de mãe 

 

Maria Dolores

Francisco Cândido Xavier

Depois de muito tempo, 
sobre os quadros sombrios do calvário. 
Judas, cego no além, errava solitário... 
Era triste a paisagem, o céu era nevoento... 

Cansado de remorso e sofrimento, 
Sentara-se a chorar... 
Nisso, nobre mulher de planos superiores, 
Nimbada de celestes esplendores, 
Que ele não conseguia divisar, 
Chega e afaga a cabeça do infeliz. 
Em seguida, num tom de carinho profundo, 
Quase que em oração ela diz: 
- Meu filho, porque choras?

Acaso não sabeis? – replica o interpelado, 
Claramente agressivo. 
Sou um morto e estou vivo. 
Matei-me e novamente estou de pé, 
Sem consolo, sem lar, sem amor e sem fé... 
Não ouvistes falar em Judas, o traidor? 
Sou eu que aniquilei a vida do Senhor... 
A princípio, julguei poder fazê-lo rei, 
Mas apenas lhe impus, sacrifício, martírio, sangue e cruz. 
E em flagelo e aflição 
Eis que a minha vida agora se reduz... 
Afastai-vos de mim, 
Deixai-me padecer neste inferno sem fim... 
Nada me pergunteis, retirai-vos senhora, 
Nada sabeis da mágoa que me agita... 
O assunto que lastimo é unicamente meu...

No entanto a dama calma respondeu: 
- Meu filho, sei que choras, sei que lutas, 
Sei a dor que causa o remorso que escutas... 
Venho apenas falar-te 
Que Deus é sempre amor em toda parte... 
E acrescentou serena: 
- A bondade de Deus jamais condena: 
Venho por mãe a ti, buscando um filho amado. 
Sofre com paciência a dor e a prova. 
Terás em breve, uma existência nova... 
Não te sintas sozinho ou desprezado!

Judas interrompeu-a e bradou, rude e pasmo: 
- Mãe? Não venhais aqui com mentira e sarcasmo. 
Depois de me enforcar num galho de figueira, 
Para acordar na dor, 
Sem mais poder fugir à vida verdadeira. 
Fui procurar consolo e força de viver. 
Ao pé da pobre mãe que forjara o ser !.. 
Ela me viu chorando e escutou meus lamentos. 
Mas teve medo dos meus sofrimentos. 
Expulsou-me a esconjuros, 
Chamou-me monstro, por sinal 
Disse que eu era 
Unicamente o espírito do mal,
Intimidou-me a terrível retrocesso, 
Mandando que apressasse o meu regresso
Para a zona infernal de onde eu vinha... 
Ah ! Detesto lembrar a horrível mãe que eu tinha... 
Não me faleis de mães, não me faleis de amor, 
Sou apenas um monstro sofredor... 

Inda assim – disse a dama docemente: 
- Por mais recuses, não me altero, 
Amo-te filho meu, amo-te e quero 
Ver-te de novo a vida 
Maravilhosamente revestida 
De paz e luz, de fé e elevação... 
Virás comigo à terra, 
Perderás pouco a pouco, o ânimo violento, 
Terás o coração 
Nas águas de bendito esquecimento. 
Numa existência de esperança, 
Levar-te-ei comigo 
A remansoso abrigo. 
Dar-te-ei outra mãe ! Pensa e descansa !...

E Judas neste instante. 
Como quem olvidasse a própria dor gigante, 
Ou como quem se desgarra 
De pesadelo atroz, 
Perguntou: - quem sois vós? 
Que me falais assim, sabendo-me traidor? 
Sois divina mulher, irradiando amor, 
Ou anjo celestial de quem pressinto a luz?

No entanto ela a fitá-lo frente a frente, 
Respondeu simplesmente: 
- Meu filho, eu sou a mãe de Jesus!!!

Do livro "Momentos de Ouro", Maria Dolores (Espírito), Francisco C. Xavier (psicografia)
NOTA: O link abaixo contém a relação de livros publicados por Chico Xavier e suas respectivas editoras:
http://www.institutoandreluiz.org/chicoxavier_rel_livros.html

 

Quadro “Mater Dolorosa”. Maria com as mãos abertas. Óleo no mármore por Tiziano.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mater_Dolorosa_with_open_hands.jpg

Remorso de Judas. Óleo sobre tela por José Ferraz de Almeida Junior.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil.Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]