Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 06 de dezembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/06-12-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

05-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/05-12-2017.htm

04-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/04-12-2017.htm

02-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/02-12-2017.htm

01-12-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/01-12-2017.htm

30-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/30-11-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

São Vicente de Paulo. Pintura por Simon François de Tours.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_de_Paul.PNG

 

Uma filha da caridade mostrada com o equipamento de cabeça distintivo, Irlanda, 1964.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Daughters_of_Charity_of_Saint_Vincent_de_Paul#/media/File:Nun_with_a_most_remarkable_veil_head_dress_waiting_for_a_bus_outside_the_Rotunda_Hospital_on_Parnell_Street,_Dublin.jpg

 

 

 

A mensagem cristã

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Roteiro. Lição nº 13. Página 59.

 

Não se reveste o ensinamento de Jesus de quaisquer fórmulas complicadas.

Guardando embora o devido respeito a todas as escolas de revelação da fé com os seus colégios iniciáticos, notamos que o Senhor desce da Altura, a fim de libertar o templo do coração humano para a sublimidade do amor e da luz, através da fraternidade, do amor e do conhecimento.

Para isso, o Mestre não exige que os homens se façam heróis ou santos de um dia para o outro.

Não pede que os seguidores pratiquem milagres, nem lhes reclama o impossível.

Dirige-se a palavra Dele à vida comum, aos campos mais simples do sentimento, à luta vulgar e às experiências de cada dia.

Contrariamente a todos os mentores da Humanidade, que viviam, até então, entre mistérios religiosos e dominações políticas, convive com a massa popular, convidando as criaturas a levantarem o santuário do Senhor nos próprios corações.

Ama a Deus, Nosso Pai - ensinava Ele -, com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todo o teu entendimento.

Ama o próximo como a ti mesmo.

Perdoa ao companheiro quantas vezes se fizerem necessárias.

Empresta sem aguardar retribuição.

Ora pelos que te perseguem e caluniam.

Ajuda aos adversários.

Não condenes para que não sejas condenado.

A quem te pedir a capa cede igualmente a túnica.

Se alguém te solicita a jornada de mil passos, segue com ele dois mil.

Não procures o primeiro lugar nas assembléias, para que a vaidade não te tente o coração.

Quem se humilha será exaltado.

Ao que te bater numa face, oferece também a outra.

Bendize aquele que te amaldiçoa.

Liberta e serás libertado.

Dá e receberás.

Sê misericordioso.

Faze o bem ao que te odeia.

Qualquer que perder a sua vida, por amor ao apostolado da redenção, ganhá-la-á mais perfeita, na glória da eternidade.

Resplandeça a tua luz.

Tem bom ânimo.

Deixa aos mortos o cuidado de enterrar os seus mortos.

Se pretendes encontrar-me na luz da ressurreição, nega a ti mesmo, alegra-te sob o peso da cruz dos próprios deveres e segue-me os passos no calvário de suor e sacrifício que precede os júbilos da aurora divina!

E, diante desses apelos, gradativamente, há vinte séculos, calam-se as vozes que mandam revidar e ferir!...

E a palavra do Cristo, acima de editos e espadas, decretos e encíclicas, sobe sempre e cresce cada vez mais, na acústica do mundo, preparando os homens e a vida para a Soberania do Amor Universal.   

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Savio, Belo Horizonte, MG)

Maria com Jesus. Óleo sobre tela por Adolf Hitler. (1913)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HitlerMaryWithJesus.jpg

 

Confiança e trabalho

 

Publicado originalmente em

O Consolador, 03-12-2017.

Leda Maria Flaborea

 


“Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo”. (Tiago, 4:15.)


(...) “Age para o bem, sabendo que apenas o bem guarda força bastante para o sustento da paz”. ¹


Se imaginarmos o mundo como um templo respeitável, onde cada pessoa permanecesse em estado de adoração contínua, certamente, de nada adiantaria, pois os problemas que surgissem, fossem quais fossem eles, não seriam resolvidos e o mundo que nos foi confiado, morreria.

A cada dia da nossa existência, somos abençoados com infinitas possibilidades de fazer o bem, o útil ou o nobre, e somente a incorporação dessa atitude, no nosso dia a dia, será capaz de promover e sustentar a paz, iniciada sempre – já tantas vezes – dentro de nós.

Se não estamos em paz conosco, não somos capazes de fazê-lo com o mundo, porque nenhum culto exterior, mesmo cuidadoso, não importa a crença, salvaria o planeta ou nosso mundo íntimo.

(...) “Se o conhecimento superior já te clareia o espírito, não desconheces que todas as realizações estão subordinadas à Divina Supervisão.”¹

O conhecimento que possuímos – vale lembrar que são migalhas diante da Sabedoria de Deus – é o que temos para ofertar a Ele, aguardando que Sua misericórdia conceda-nos a oportunidade de compartilhá-lo com nossos companheiros de jornada. O conhecimento nobre exige atividade nobre – “A fé, se não tiver obras, é morta em si mesmo e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”. (Tg, 2:17).

Dentro e fora de nós a fé deve reinar sublime. De nada adiantam orações primorosas, louvores e cânticos se, ao nosso redor, existem campos de trabalho ao desamparo. Fundamental se torna, portanto, a materialização desse conhecimento.

“Não te creias, desse modo, em comunhão com a Divina Majestade, simplesmente porque te faças cuidadoso no culto externo da religião a que te afeiçoas.”² Emmanuel com clareza adverte a todos nós da necessidade de estabelecermos, em nossa vida, os binômios: Prece – Trabalho; Santuário – Oficina; Cultura – Caridade e Ideal – Realização. Jesus é o exemplo indiscutível e não há como fugir dessa realidade.

“A criatura humana dispõe de livre arbítrio para criar o destino, porém, cada individualidade, nesse ou naquele plano de existência, atua num campo determinado de tempo.” ¹

Cada criatura encontra-se, por ora, em um momento evolutivo próprio, o que nos mostra que – se quisermos ver – não é possível cobrar do outro o que ele ainda não tem para nos dar. É como pretender que uma criança que se inicia nas primeiras letras leia e compreenda um texto complexo. É como querer que amemos a Deus quando, na verdade, mal conseguimos amar o próximo.

Continuamos, ainda, de situação em situação, queixando-nos de Deus, da sorte, do abandono dos santos de nossa devoção, dos nossos guias espirituais, culpando o outro pelas nossas aflições, com tempo sobrando para lamúrias e queixumes, sentindo-nos perseguidos e desamparados, sem terminarmos o serviço pelo qual nos responsabilizamos e repetindo as mesmas lições, como aluno que não aprende. Insistimos em não aceitar a ideia de que somos os gestores de nossa existência, mas, sim, subordinados passivos de ordens superiores. Tão mais fácil culpar o outro – não importando quem ou o que seja... Tão menos trabalhoso que aceitar a realidade, refazendo caminhos...

Entretanto, o tempo – Ah, o tempo!... – nosso grande aliado, vem em nosso socorro. Todos nós paramos um dia para o exame das nossas obras: tiranos, santos, malfeitores ou heróis... Porque, indiscutivelmente, em cada um de nós, a consciência se apresentará, frente à Justiça Divina, a nos cobrar exame e reparação. É a Vida a nos dizer: “Basta! Não mais”.

Por tudo isso, mister se faz que formemos nossos planos de ação – com erros, acertos ou novos aprendizados – na busca da elevação, tudo fazendo, tudo usando, seja inteligência, autoridade, palavras, laços afetivos, dinheiro, atendendo ao Bem, pois crendo ou não, aceitando ou não, a verdade é que caminharemos com nossa tarefa até o ponto em que Deus permitir.

Somente quando aprendermos – e aprenderemos!  - a confiar na Lei da Vida, é que reconheceremos que tudo é patrimônio divino.

 

Bibliografia:

XAVIER, F. C. – Palavras de Vida Eterna – ditado pelo Espírito Emmanuel – 20ª edição – CEC Editora – Uberaba/MG – lição 105 (1), lição 5 (2) e lição 106.

 

 

(Texto copiado em http://www.oconsolador.com.br/ano11/545/ca4.html)

Relógio. Estação ferroviária Gare de Lyon Part Dieu. Lião, França. Foto Ismael Gobbo

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

 

 

***********************************

 

 

 

 

 

 

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Programação do SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

 

 

 

 

--

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

Programação no Lar Amelie Boudet

Marília, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]] – Donizete Pinheiro)

 

“Digam sim à vida”. Encontro em

Amsterdam, Holanda

 

Dia 21/12 acontecera o encontro do Say Yes to Life para informar as pessoas na praca central de Amsterdan sobre como prevenir o suicidio e reconhecer os sinais. Holanda-Amsterdam- Say Yes to Life facebook

https://www.facebook.com/events/312639169235937??ti=ia

www.facebook.com/ambassadorsoflife

--

Dear friend: please, note:

If your email is about any concern or Spiritism in the UK, please, write to [email protected].  - www.buss.org.uk

If your question/email is about Spiritism in the WORLD, please, write to me to [email protected]

 

Kind Regards

Elsa Rossi

www.elsarossi.com

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

Palestra no C.E. Joana D’Arc

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Boletim da SEF- Socidade Espírita Fraternidade

Niterói, RJ

 

Esta mensagem contém imagens. Se você não as estiver visualizando, abra-a em seu navegador (browser)

   http://sef.org.br/sef/images/logo_450.png

http://sef.org.br/sef/media/com_acymailing/templates/newsletter-4/message_icon.pngBoletim de Notícias nº 003-2017

Grupo de Estudos da Segunda-Feira

A SEF, por meio desta mensagem, anuncia que o Grupo de Estudos da Segunda-Feira iniciará o Estudo das Obras de YVONNE AMARAL PEREIRA.

A primeira obra a ser estudada é:

Recordações da Mediunidade

Local: Sede da SEF.
Dia: Segunda-Feira
Horário: 20h00

Atenciosamente,

Marcos Alves
Diretor de Doutrina

http://sef.org.br/sef/images/gallery/eventos/ge_seg_1_600.jpg

Sociedade Espírita Fraternidade - SEF

Rua Passo da Pátria, 38 - São Domingos - Niterói/RJ

CEP: 24210-240 - Telefone: +55 21 2717-8235

E-mail: [email protected]

Não deseja mais receber nossas mensagens? Cancele sua assinatura

http://sef.org.br/sef/index.php?option=com_acymailing&ctrl=statistics&mailid=21&subid=5424

Powered by AcyMailing

 

Quadro de atividades do GEPAR atualizado 12/2017

Acesse:  https://www.gepar.org.br/so/eM0XVfTd?cid=9279d831-9ad6-4aa3-bb56-3361c1dffa22

 

 

Programação de palestras no Maria Dolores

Jales, SP

 

VENHA NOS VISITAR

https://gallery.mailchimp.com/a52caddf551d02ce62ff3b2e6/images/6f35213f-3153-4e4e-951f-f7c3e81875c7.jpg

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/color-twitter-48.png

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/color-facebook-48.png

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/color-link-48.png

 

 

Copyright © 2017 Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, All rights reserved.
Por que recebeu este e-mail? Você recebe este e-mail por ter se cadastrado em nosso site ou junto ao nosso Departamento de Comunicação. Caso queira se descadastrar, fique à vontade para fazer o procedimento indicado no rodapé deste e-mail.

Our mailing address is:

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Rua Dezenove, 768, Jales - São Paulo, República Federativa do Brasil

Jales, São Paulo 15700-666

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by MailChimp

https://madoespirita.us7.list-manage.com/track/open.php?u=a52caddf551d02ce62ff3b2e6&id=fa95097fae&e=4a4f1096b4

 

 

Programação na Mansão do Caminho

Salvador, BA

 

 

 

Mansão do Caminho

 

Endereço: Rua Jayme Vieira Lima, 104 - Pau da Lima, Salvador - BA, 41235-000

 

Telefone: (71) 3409-8312 ou (71) 3409-8304

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Palestras no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 Movimento “Você e a paz”

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

  

 Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

PALESTRA: CASAMENTO OU TORMENTO?

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Casamento ou tormento?".

Será feita uma análise espírita do casamento na sociedade.


Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 8 de Dezembro de 2017, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - 
www.cceespirita.wordpress.com).
As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected], pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

 

*********************************

 

 

(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

 Palestras no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

                                           

Boletim eletrônico da AME-Brasil

Acesse pelo link

 

Clique:

http://amebrasil.org.br/2017/news/dezembro_2017.html

 

 

 

Jornal “Terceiro Milênio”

Assis, SP

 

Solicite por email para:

[email protected]

 

 

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Um convite à ação

À margem noroeste do mar da Galileia, entre Cafarnaum e Genesaré, eleva-se o monte Eremos.

É região bucólica, fértil, onde os lírios e as tulipas se multiplicam em campos verdejantes, e os damasqueiros se arrebentam em flores e frutos, pincelados pelas multicoloridas tintas do poente que revelam, em beleza e verdade, o Criador.

Nessa paisagem tudo são convites à meditação, às coisas divinas, fazendo com o que o homem se apequene diante da grandeza de Deus.

Nesse cenário de exuberante beleza, o Mestre, subindo ao monte e nele se assentando, ensinou:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.

Regozijai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

*    *   *

Nesse breve e ordenado sistema filosófico universal, o Espírito encontra tudo que necessita saber a respeito de Deus, além de consolo diante dos desafios que se apresentam no curso de sua jornada evolutiva.

Por meio das bem-aventuranças, Jesus sintetiza as leis morais que regem a Humanidade.

Bem-aventurados são os pobres de ambições escusas, de sonhos vãos, de projetos vazios e de ilusões desvairadas.

Bem-aventurados os mansos, os gentis, os generosos.

Bem-aventurados os que se compadecem dos justos e dos injustos, dos ricos e dos pobres, dos bons e dos maus, e que compreendem que somos todos devedores, em maior ou em menor grau, no tribunal da consciência.

Bem-aventurados os que semeiam a paz e que são tolerantes com as fraquezas e com as dificuldades, próprias ou alheias.

Bem-aventurados os que silenciam diante das ofensas, das mágoas, da ira, dos sentimentos mesquinhos, e que se utilizam de todas as oportunidades para progredir, moral e intelectualmente.

Bem-aventurados os que vivem com alegria, que percebem que o que temos está de acordo com a exata medida de nossas necessidades e que a tão almejada felicidade é fruto de nossas escolhas.

*   *   *

Afirmou Mahatma Gandhi, o homem-paz: Se se perdessem todos os livros sagrados da Humanidade, e só se salvasse o sermão da montanha, nada estaria perdido.

As bem-aventuranças são, acima de tudo, um convite à ação. Assim, façamos o bem, pratiquemos a caridade, sejamos a paz. Tornemo-nos bem-aventurados!

Redação do Momento Espírita, com base no Evangelho de Mateus,
cap. 5, vers. 1 a 12 e no cap. 
Versão moderna, do livro Relicário de luz,
por autores diversos, psicografia de Francisco Cândido Xavier,  ed. FEB.
Em 5.12.2017.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Descendo o Monte das Bem-aventuranças em direção ao Mar da Galiléia. Foto Ismael Gobbo.

Planície de Genesaré (em hebraico Ginnosar)  com o Mar da Galiléia no canto superior

 esquerdo. Israel. Foto Ismael Gobbo

 

Genesaré (em hebraicoGenossar) é um kibutz na região norte de Israel, à margem do mar da Galileia. Localizado ao norte de Tiberíades na estrada 90, ela cai na jurisdição do Conselho Regional de Emek HaYarden. Em 2006 sua população era de 472 habitantes. A cidade é citada na bíblia no livro de Matheus 14.34 , quando Jesus andou sobre as águas antes de chegar a Genesaré e curar todos os enfermos. (Wikipedia)

No alto o Monte das Bem-aventuranças ladeado pelo Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]