Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 10 de junho de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/10-06-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/10-06-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

09-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/09-06-2017.htm

08-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/08-06-2017.htm

07-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/07-06-2017.htm

06-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/06-06-2017.htm

05-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/05-06-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Parable_of_the_Good_Samaritan#/media/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_033.jpg

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: http://www.institutoandreluiz.org/allan_kardec.html

 

Capacete da esperança

 

 

Livro Fonte Viva

Ditado pelo espírito Emmanuel

Médium Francisco Cândido Xavier

Editora: FEB

 

“Tendo por capacete a esperança na salvação.” – Paulo. (1ª Epístola aos Tessalonicenses, 5:8.)

O capacete é a defesa da cabeça em que a vida situa a sede de manifestação do pensamento e Paulo não podia lembrar outro símbolo mais adequado à vestidura do cérebro cristão, além do capacete da esperança na salvação.
Se o sentimento, muitas vezes, está sujeito aos ataques da cólera violenta, o raciocínio, em muitas ocasiões, sofre o assédio do desânimo, à frente da luta pela vitória do bem, que não pode esmorecer em tempo algum.
Raios anestesiantes são desfechados sobre o ânimo dos aprendizes por todas as forças contrárias ao Evangelho salvador.
A exigência de todos e a indiferença de muitos procuram cristalizar a energia do discípulo, dispersando-lhe os impulsos nobres ou neutralizando-lhe os ideais de renovação.
Contudo, é imprescindível esperar sempre o desenvolvimento dos princípios latentes do bem, ainda mesmo quando o mal transitório estenda raízes em todas as direções.
É necessário esperar o fortalecimento do fraco, à maneira do lavrador que não perde a confiança nos grelos tenros; aguardar a alegria e a coragem dos tristes, com a mesma expectativa do floricultor que conta com revelações de perfume e beleza no jardim cheio de ramos nus.
É imperioso reconhecer, todavia, que a serenidade do cristão nunca representa atitude inoperante, por agir e melhorar continua damente pessoas, coisas e situações, em todas as particularidades do caminho.
Por isso mesmo, talvez, o apóstolo não se refere à touca protetora.
Chapéu, quase sempre, indica passeio, descanso, lazer, quando não defina convenção no traje exterior, de acordo com a moda estabelecida.
Capacete, porém, é indumentária de luta, esforço, defensiva.
E o discípulo de Jesus é um combatente efetivo contra o mal, que não dispõe de muito tempo para cogitar de si mesmo, nem pode exigir demasiado repouso, quando sabe que o próprio Mestre permanece em trabalho ativo e edificante.
Resguardemos, pois, o nosso pensamento com o capacete da esperança fiel e prossigamos para a vitória suprema do bem.

 

(Texto copiado do site http://www.febnet.org.br/blog/geral/mensagens-espiritas/capacete-da-esperanca/)

 

Busto de Péricles. Cópia romana em mármore  a  partir de original grego.

Museu Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

 

Leia sobre Péricles: https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9ricles

No centro da foto os Museus Vaticanos vistos da cúpula da Basílica de São Pedro. Foto Ismael Gobbo

 

Divaldo Franco na Europa

Viena, Áustria

 

 

 

08 de junho de 2017

Na noite de 08 de junho de 2017, quinta-feira, nas instalações do Regina Hotel, no centro da bela Viena, Áustria, foi onde se deu o encerramento do que podemos denominar como um roteiro de luz. Estava, pois, se concluindo mais uma grande jornada de divulgação da Doutrina Espirita. Ao longo dos últimos 30 dias, o incansável Divaldo Pereira Franco percorreu 12 países e 22 cidades da Europa levando sua palavra de estímulo, sua alegria de viver, a renovação e a esperança à muitos corações afetuosos e a todos que o ouviram. Somente os obstinados possuem as fibras necessárias para realizarem uma atividade desta magnitude. Foi um trabalho hercúleo, levando os ensinamentos de Jesus Cristo aos famintos da alma, que todos somos.

Desenvolvendo o tema autoiluminação, atendendo ao convite dos amigos do Verein für spiritistische Studien Allan Kardec - VAK/Viena, e contando com o valioso auxílio de Edith Burkhard, que verteu a conferência para o idioma alemão, Divaldo Franco, com seu verbo iluminado, sensibilizou os presentes, tocando-lhes as suas fibras íntimas, falando-lhes ao coração, destacando a fundamental importância na transformação interior.

Como habitualmente vem fazendo neste roteiro de luz, Divaldo apresentou o seu amigo, que o acompanhou por todo o percurso, o Dr. Juan Danilo Rodríguez, médico, fundador de uma instituição holística em Quito, no Equador, dedicada ao tratamento e cura do autismo, e também fundador do primeiro centro espírita do Equador. Dr. Juan fez referência à sincronicidade e a Lei de Causa e Efeito, onde cada indivíduo encontra-se no local e na situação que necessita para evoluir, referindo-se especialmente àqueles que deixaram o país onde nasceram para florescer em outras pátrias, buscando, todos, a autoiluminação, o crescimento espiritual.

O trator de Deus, nas palavras de Chico Xavier, Divaldo Franco, asseverou que a criatura humana necessita alcançar a finalidade para qual veio à Terra, isto é, a plenitude, o estado numinoso, o Reino dos Céus. Esta é uma busca inevitável, uma vez que todos marcham na direção do progresso. Segundo o experiente expositor, o progresso moral não atingiu, ainda, os mesmos níveis do progresso intelectual, a humanidade prossegue sob o jugo das paixões inferiores, dos instintos agressivos e das necessidades imediatas do ego.

O psicólogo e professor Mira y Lopez (1896-1964), em seus estudos concluiu que existem gigantes devoradores de vidas. Assim, ele escreveu o livro Os Quatro Gigantes da Alma, comprovando que esses gigantes conduziram e ainda conduzem os homens às paixões, afastando-os da plenitude. A solidão, a ansiedade, o medo e o sexo tomaram conta do pensamento humano. Outros pensadores apresentaram projetos de autoajuda, em uma tentativa de buscar a própria paz. Muito se tem feito em benefício da humanidade, no oriente, por exemplo, a prática da meditação, a contemplação, as artes marciais são propostas para a conquista da autoiluminação.

O Espiritismo, uma ciência filosófica e moral, veio à lume em 1857, apresentando recursos para iluminar a criatura humana. Descobriu-se que o grande problema do homem é o próprio homem, que atribuindo aos outros a sua culpa, se permite vitimizar, sem coragem para assumir a realidade de sua fragilidade. O grande vazio que o ser humano enfrenta é a falta de um sentido existencial, vivendo sem um rumo norteador, sem objetivos. Apresentando exemplos de pessoas estoicas, que não se curvaram diante das negativas da vida, e sem desistirem, triunfaram, deixando um legado de ensinamentos. Divaldo demonstrou ser possível alcançar a plenitude, sentindo-se feliz onde e como se encontra a criatura humana.

Com a sua verve característica, Divaldo narrou a bela Lenda da Calhandra, ou do Rouxinol, história real vivida e atribuída a Ernestine Schumann-Heink, famosa cantora de ópera, e Elizabeth Gladich, a pequena violinista. Inspirado, o incansável orador sensibilizou os ouvintes. A lenda é um exemplo de amor à vida, de valorização da presença de Deus no ser humano destacou o Embaixador da Paz no Mundo, afirmando que todos somos calhandras de Deus, que a cada um de nós Ele falou, vai e faz a tua parte, seja ela qual for. Assim, cantando as Glórias de Deus, os indivíduos devem buscar a felicidade, construindo-se no amor e plenificando-se.

O Espiritismo, afirmou o nobre orador, propõe a autoiluminação através da caridade, por ser a mais nobre autotransformação para melhor. A maior caridade é transformar o coração, amando-se, para poder amar aos outros. Espíritos nobres, interessados em nossa plenitude, são atraídos e nos ajudam a compreender que só estaremos realmente bem, quando tudo ao nosso redor estiver bem, salientou o venerando orador.

A verdadeira felicidade está na alegria de encontrar-se bem, fazendo todo o bem possível. A maioria das pessoas deseja uma felicidade sensorial, que cansa, enquanto uma felicidade transcendental plenifica. Quando damos, repartimos o amor, multiplicamos e nos plenificamos.

Concluindo a brilhante conferência, Divaldo deixou algumas interrogações com o objetivo de estimular reflexões:

- Qual é o ideal que você abraça?

- Qual o anseio que você possui para uma vida melhor?

- O que você está fazendo para o mundo melhorar?

Ao encerrar, deixando mais um estímulo, Divaldo Franco propôs o desenvolvimento da fraternidade, do amor, afinal, o caminho para a plenitude sempre será o amor.

Após a conferência o querido expositor ainda respondeu vários questionamentos, apresentando respostas calcadas em sua vasta experiência de vida, o que muito enriquece aos que o ouvem, afinal, a sua história se constitui em uma longa existência dedicada ao amor, ao próximo, à educação.

Para sua surpresa, os amigos locais o presentearam com uma linda torta, alusiva ao seu 90º aniversário transcorrido no último 05 de maio. Todos saíram repletos de alegria e felizes pela abençoada oportunidade de estar na companhia deste querido amigo, um verdadeiro apóstolo do Espiritismo.

Texto e fotos: Ênio Medeiros

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 MEDNESP 2017.

Rio de Janeiro, RJ

 

Últimos dias para inscrições online

 

http://www.gapcongressos.com.br/correio/MEDNESP2017_NEWS_010C.jpg

 

 

http://gapnews.entregadeemails.com/registra_exibicao.php?id=168956%7C234920%7C814

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 Programação de conferências com Divaldo Pereira Franco

Roteiro 2017

 

 

 

(Recebido em email de Terezinha e Miguel Sardano [[email protected]])

 

Palestra na A.A.E. Messe de Amor

Ponta Grossa, PR

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 Programação no C.E. Mensageiros da Luz

Bariri, SP

 

SIDNEY FERNANDES

EM BARIRI

SIDNEY FERNANDES – de BAURU (SP)

AUTOR DOS LIVROS

REENCONTRO, EM SINTONIA COM O AMOR, SER FELIZ É UMA ARTE, SER FELIZ É UMA DECISÃO,  DOUTOR GALTON - O RESTAURADOR DE PASSADOS, AMOR PURO E VERDADEIRO, LUZES EM PARIS E LUZES NO BRASIL (EM EDIÇÃO)

 

13 DE JUNHO DE 2017 – TERÇA-FEIRA

20 horas

CENTRO ESPÍRITA

MENSAGEIROS DA LUZ

RUA JOÃO LEMOS, 530 - BARIRI

 

 

LUZES EM PARIS

Perguntas e Respostas

 

(Informação recebida em email de Sidney Fernandes)

 

 Palestra e música no C.E. Amor e Caridade

Pereira Barreto, SP

 

 

(Informações recebidas em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 Palestra programada para o C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A

 

   SUZÉL HECHT PIZZO VALENTE

 

DA CIDADE  DE

PENÁPOLIS

 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 14-06-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " COMPAIXÃO "

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Simpósio: Transtornos Psicológicos e Obsessivos

São Paulo, SP 

 

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

 

·         Curso Básico de Espiritismo durante a semana, no período da manhã. A Partir do dia 25 de maio, quinta-feira, das 9:00 às 10:30h. Inscrições na recepção, ou no dia com a Irene ou Ester;

·         Projeto Mãos Amigas: Aos sábados, 17h. Informe-se e agende atendimento na recepção!

·         Campanha de Fraldas Geriátrica – Doações de fraldas geriátricas durante o mês de junho para o asilo Madre Teodora. Quem preferir pode adquirir uma cota de contribuição no valor de R$14,00, que equivale a 14 fraldas. Informações na recepção

·         Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi: A partir do dia 01/06, quinta-feira, 19:30 – 21:30 aproximadamente, terá início nesta casa as reuniões deste grupo com objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

07/06/2017 – Hoje - Quarta-feira                  20h – Reunião Pública

Orador: Andrea Murad Basile                              CE Renovação Espiritual

Tema: Termômetro da Paciência

 

10/06/2017 – Próximo Sábado                      15h Reunião Pública

Orador:    a confirmar                       

Tema:

 

13/06/2017 – Próxima Terça-feira                9h – Reunião Pública

Orador: Carlos Silva                                          CE Zilda Gama

Tema: Pedi e obtereis

 

13/06/2017 – Próxima Terça-feira                20h – Reunião Pública

Orador: Valter Afonso e Marcela Troiano              CE Zilda Gama

Tema: Grupos Terapêuticos de Reconhecidos Valores

 

14/06/2017 – Próxima Quarta-feira              20h – Reunião Pública

Orador: Paul Bueno                                           CE Zilda Gama

Tema: Falo ou não falo? – Assertividade e Reforma Intima

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Palestras no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

Palestra no Centro Espírita Allan Kardec

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

Palestra no Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP  

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 Informações da Livraria IDE

Araras, SP

 

Acesse aqui:

https://samuel64239.mediapost.com.br/mpview.php?ln=4UX0MAQ9zC-BBpTTywCbNMzvgPc8wrL-ufd0od974Ck,

 

 

 

 

 

 

 

 Leia jornal “O Arauto” da USE Piracicaba

Acesse no link

 

Clique aqui:

http://neticombrasil.smartpost.com.br/mpview.php?ln=Rt1R1zPr_eGwNR5DmCueqX1XqKjD-hO5R1GpbDV9fvM,

 

 

Jornal O Arauto

 

 

COBEM. Festa fraterna do Forrobem

Salvador, BA

 

Olá amigos queridos

 

No próximo domingo, a Cobem espera você para a festa fraterna do Forrobem!!!

 

A AMOROSA COBEM CONVIDA TODOS VOCÊS PARA O FORROBEM

 

Data: 11/06/2017 (Domingo)

Início da Festa: 17h

Investimento - Convite individual: R$20,00 (Entrada)

Banda: Delmário Ribeiro

Comidas Típicas e Regionais

Loca da festa FORROBEM: Quartel de Amaralina

Endereço Quartel de Amaralina: Avenida Amaralina,S/N Bairro: Amaralina, Salvador-BA

 


​Endereço da Cobem: Rua Bezerra de Menezes,n° 90, Brotas, Salvador(BA)

 

                                                                                                        Informações: (71) 3356-0256

 

Local de vendas dos convites: Livraria da Cobem

 

(Informação recebida em email de Edward Miranda 2 [[email protected]])

 

 Publicação do jornal Correio Fraterno

Maio/junho 2017

 

 

PARA CONTATO E ASSINATURA DO CORREIO FRATERNO:

 

 

 

Agir ou reagir?

 

 

Vez ou outra ela nos alcança. É a violência que existe nas almas e se exterioriza em palavras e ações grosseiras.

Por vezes, a impressão que temos é que a grande maioria dos seres anda armada contra seu semelhante.

São funcionários em estabelecimentos comerciais ou serviços públicos que parecem abarrotados de tarefas e, por isso mesmo, estressados.

Basta que peçamos algo a mais e pronto: lá vem uma resposta grosseira, que soa como um desabafo.

Às vezes, o que diz o funcionário não é verdadeiramente grosseiro, mas o tom de voz ou a inflexão que imprime aos seus vocábulos, agride.

São clientes que aguardam o atendimento nota dez e reclamam por não ser como desejavam.

Assim, em consultórios, é bastante comum ouvirmos reclamações acerca do atraso do profissional.

O telefone tem se tornado uma arma violenta, na boca de muitos. Através dele, as criaturas se permitem gritar, esbravejar e dizer palavras que, normalmente, face a face, corariam de vergonha em utilizar.

Pelas mídias sociais, a violência se mostra, diariamente, nos comentários amargos, críticas terríveis, como se todos tivéssemos sido eleitos juízes do comportamento alheio.

Por tudo isso é deveras importante que principiemos a nos exercitar para agir nas mais intrincadas situações, a fim de evitar cedermos à onda de agressividade e má educação, que parece levar de roldão a quase todos.

Usar expressões mágicas como: Por favor, Seria possível, Poderia me fazer a gentileza, Com licença, funcionam muito bem.

Contudo, nos prepararmos para desarmar quem agride, é imprescindível, mesmo para evitar sermos envolvidos em situações constrangedoras.

Ante um funcionário que reclama do que lhe é solicitado, podemos demonstrar solidariedade, com frases como: Você deve estar tendo um dia difícil! ou  Este trabalho é desgastante, não é mesmo?

Perante o cliente aborrecido pela mercadoria não recebida, no prazo estipulado, ou pelo horário não respeitado, nos mostrarmos dispostos a ajudar, verificar as razões da demora e informar com paciência.

Temos, de um modo geral, medo de pedir desculpas pois acreditamos que isso significa estar assumindo um erro, que nem sempre é nosso.

Entretanto, desculpar-se significa tomar ciência da frustração do cliente e atender a sua reclamação.

Em todo momento, buscar soluções é melhor do que perdermos tempo com discussões e resolve os problemas, antes que mais se agravem.

Promover a paz nem sempre significa sentar-se à mesa internacional das negociações para decidir sobre a extinção de minas terrestres ou de armas nucleares.

Mas, com certeza, quer dizer desarmar-se, amar-se e amar o próximo, propondo e dispondo-se à calma, à sensatez e ao entendimento.

*   *   *

Um sábio, andando pelas terras do Oriente, cantou versos de paz, dizendo Bem-aventurados os mansos e pacíficos porque serão chamados filhos de Deus.

Isso nos estimula a sermos amáveis, gentis com o próximo e promovermos a paz. Porque ser pacífico é ser amigo da paz.

Dessa forma, realizemos o imprescindível investimento em prol da nossa paz interior, que se estenderá ao nosso redor, beneficiando quem conosco conviva, trabalhe ou simplesmente cruze nossos caminhos.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo
 
Só discute quem quer, da Revista Seleções
Reader´s Digest, de junho de 1997.
Em 9.6.2017.

 

 

 (Texto copiado do site Feparana)

 Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Estrada moderna de Jerusalém a Jericó cortando o Deserto da Judéia de. Foto Ismael Gobbo

 

Artigo: Por que o orgulho pode nos prejudicar? 

 

com base em Dr. David Hawkins

Acesse aqui:

http://www.queroevoluir.com.br/por-que-o-orgulho-pode-nos-prejudicar/

 

Vitor Esprega

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]